Vous êtes sur la page 1sur 5

N-2155

REV. C

MAI / 2004

LISTA DE DADOS PARA CLASSIFICAO DE REAS


Padronizao
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 06
Eletricidade

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

3 pginas, 1 formulrio e ndice de Revises

N-2155
PREFCIO

REV. C

MAI / 2004

Esta Norma PETROBRAS N-2155 REV. B MAI/2004 a Revalidao da norma PETROBRAS N-2155 REV. A JUN/99, no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO
1.1 Esta Norma padroniza a lista de dados para classificao de reas usada nos projetos para a PETROBRAS. 1.2 Esta Norma se aplica padronizao da lista de dados para classificao de reas a partir da data de sua edio. 1.3 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-381 PETROBRAS N-2040 PETROBRAS N-2154 PETROBRAS N-2166 PETROBRAS N-2167 - Execuo de Desenho e Outros Documentos Tcnicos em Geral; - Apresentao de Projetos de Eletricidade; - Classificao de reas para Instalaes Eltricas em Regies de Perfurao e Produo; - Classificao de reas para Instalaes Eltricas em Refinarias de Petrleo; - Classificao de reas para Instalaes Eltricas em Unidades de Transporte de Petrleo, Gs e Derivados.

3 CONDIES GERAIS
3.1 O cabealho e o rodap da lista de dados para classificao de reas devem ser preenchidos de acordo com a norma PETROBRAS N-381. 3.2 A lista de dados deve ser utilizada conforme previsto na norma PETROBRAS N-2040. 3.3 A terminologia empregada no preenchimento da lista de dados deve estar de acordo com as normas PETROBRAS N-2154, N-2166 e N-2167, onde aplicvel. 3.4 A projetista deve revisar esta lista de dados para classificao de reas sempre que surgirem novos dados ou que dados antigos sejam modificados.

N-2155

REV. C

MAI / 2004

3.5 As colunas da lista de dados devem ser preenchidas conforme as seguintes instrues: a) na coluna IDENTIFICAO deve ser colocado o nmero de identificao do equipamento que seja ou contenha a fonte de risco: ex.: TQ-533201; b) na coluna DESCRIO deve ser informado o tipo de equipamento: ex.: Tanque; c) na coluna LOCAO deve ser indicada, literalmente, a rea de atividades: ex.: Unidade de Gerao de Hidrognio; d) na coluna MATERIAL INFLAMVEL/EXPLOSVEL deve ser indicado o material em questo cujo dado de CLASSE DE TEMPERATURA E GRUPO deve ser obtido do Anexo A da norma PETROBRAS N-2166; e) na coluna VENTILAO deve ser indicado o grau de ventilao do ambiente onde se situa a fonte de risco conforme apresentada na normas PETROBRAS N-2154, N-2166 ou N-2167; f) na coluna FONTE DE RISCO - DESCRIO deve ser informado o ponto ou o componente do equipamento que est sendo considerado como fonte de risco: ex.: Flange, Selo Mecnico; g) na coluna FONTE DE RISCO-GRAU deve ser indicado o grau conforme apresentado nas normas PETROBRAS N-2154, N-2166 ou N-2167; h) na coluna DISTNCIA HORIZONTAL devem ser indicadas as distncias referentes aos limites de extenso das zonas 0, 1 e 2. _____________

/ANEXO A

EQUIPAMENTO DE PROCESSO

IDENTIFICAO

DESCRIO

LOCAO

MATERIAL INFLAMVEL / EXPLOSVEL

TEMPERATURA / PRESSO / VOLUME DE OPERAO 3 C / kPa / m

FONTE DE RISCO DISTNCIA HORIZONTAL (m) VENTILAO DESCRIO GRAU LIMITE DA ZONA 0 LIMITE DA ZONA 1 LIMITE DA ZONA 2

CLASSE DE TEMPERATURA E GRUPO

OBSERVAO

REV. J REV. I REV. H REV. G REV. F REV. E REV. D REV. C REV. B REV. A REV. DESCRIO DATA EXEC. VERIF. APROV.

AS INFORMAES DESTE DOCUMENTO SO PROPRIEDADE DA PETROBRAS, SENDO PROIBIDA A UTILIZAO FORA DA SUA FINALIDADE. FORMULRIO PERTENCENTE A NORMA PETROBRAS N-2155 - REV.C - ANEXO A - FOLHA 01/01.

CLIENTE: PROGRAMA: REA: TTULO:

LISTA DE DADOS PARA CLASSIFICAO DE REAS


PROJ. ESPAO PARA NOTAS E OBSERVAES NOTAS: NORMAS DE REFERNCIA: PETROBRAS N-2154
SIM NO

EXEC.

VERIF.

APROV. PETROBRAS N-2166


SIM NO

PETROBRAS N-2167

SIM

NO

DATA N

FOLHA

de

N-2155

REV. C

MAI / 2004

NDICE DE REVISES REV. A e B


No existe ndice de revises.

REV. C
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

_____________

IR 1/1

Vous aimerez peut-être aussi