Vous êtes sur la page 1sur 5

UMA HORA NTIMA COM DEUS Pr. Jim Elliff o fundador e presidente da organizao Christian Comunicators Worldwide (CCW).

. Obteve seu mestrado pelo Southwestern Baptist Theological Seminary. membro da diretoria da FIRE (Fellowship of Independent Reformed Evangelicals) e fundador do ministrio Christ Fellowship, uma igreja constituda de congregaes nos lares; autor de vrios livros, alguns deles publicados em portugus pela Editora Fiel. Jim casado com Pam e o casal tem trs filhos. O Senhor nos convida a conhec-Lo melhor. Que privilgio! Se a alegria celestial consiste em estar na presena do Senhor, sem qualquer pecado a obstruir-nos, certamente buscar a presena dEle agora tem de ser aquilo que mais almejamos. Voc sente necessidade de orar? Uma pessoa que no tem essa necessidade no pode estar vivendo pela f. Deixar de orar o mesmo que dizer: Sou suficiente em mim mesmo para fazer tudo o que as pessoas me pedem. Isto realmente verdadeiro? Por meio de sua persistente auto-suficincia, voc no ofende a Deus? A Bblia afirma: Sem f impossvel agradar a Deus (Hb 11.6). As seguintes sugestes tm o propsito de ajud-lo a gastar um tempo mais longo na orao e na meditao com Deus. Voc pode ter esse tempo sozinho ou com outros crentes. A ordem das sugestes no essencial; todavia, elas fornecero um recurso proveitoso para se obter progresso espiritual. Esse instrumento pode ser utilizado diariamente ou em ocasies especiais de comunho com Deus. Alguns talvez desejaro seguir essa hora com leitura bblica mais intensa. s vezes, ser bom ajoelhar-se ou prostrar-se diante do Senhor Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou (Sl 95.6). Orar enquanto caminhamos tambm se mostrar proveitoso ou assentar-se quieto em uma cadeira confortvel, de modo que focalizemos todos os nossos pensamentos em Deus. Certifique-se de encontrar um lugar tranqilo. 1. Aproxime-se em Nome de Cristo O encontro que temos com o Pai est completamente fundamentado nos mritos de Cristo.

Em outras palavras, somente porque Cristo viveu de maneira perfeita, morreu para a satisfao do Pai e ressuscitou vitoriosamente por ns, temos o privilgio de nos achegarmos presena de Deus. Devido ao fato de que o Pai aceita o Filho, o Pai nos aceita nEle. Deus, o Pai, nos tornou aceitveis em Cristo. No o diga simplesmente em palavras, mas realmente creia em Cristo como seu mediador. Expresse em alguns detalhes a sua dependncia da dignidade de Cristo e da sua obra vicria em nosso favor. Mas, agora, em Cristo Jesus, vs, que antes estveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Esprito Ef 2.13, 18). 2. Deleite-se nEle Expresse sua admirao e deleite em Deus. Louve-O por seu carter e seu poder. Nesta ocasio, no O adore por causa das atividades em sua vida, mas centralize-se na pessoa e nos atributos dEle: seu amor, sua pacincia, sua infinitude, seu poder, sua santidade, sua graa, seu conhecimento, sua sabedoria, sua bondade, etc. Agrada-te do Senhor, e ele satisfar os desejos do teu corao (Sl 37. 4). 3. Expresse-Lhe Seus Anseios Conte para Deus o que voc deseja mais do que todas as outras coisas. Expresse seus mais profundos anseios por comunho com Ele e por santidade de vida ou qualquer outro anseio que houver em seu corao. Esse no um tempo para orar a respeito de todas as coisas que voc necessita, e sim de tornar conhecidos os seus mais profundos e permanentes desejos. Talvez voc queira transformar Efsios 1.15-23 em seu guia. Como suspira a cora pelas correntes das guas, assim, por ti, Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (Sl 42.1-2).

4. Leia um Salmo Talvez voc deseje ler um salmo para o dia, de acordo com o dia do ms. Acrescente 30 ao nmero do dia do ms, para conhecer os cinco salmos que poderiam ser lidos naquele dia. Por exemplo, no dia 15, os salmos seriam 15, 45, 75, 105 e 135). Pode ser proveitoso ler em voz alta o salmo escolhido. 5. Louve-O com Cnticos Utilize um hinrio, recorde cnticos ou hinos de memria ou componha seu prprio hino a partir das Escrituras. Celebrai com jbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cntico (Sl 100.1-2). 6. Interceda Pelos Outros Lembre-se Daqueles que lhe pediram sua orao em favor deles; Dos lderes de sua igreja; Dos missionrios que voc conhece; Das autoridades de seu pas; Dos que ainda no so salvos; De seus amigos; Daqueles que esto em problemas, aflio, etc. Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vs; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito (1 Sm 12.23). 7. Coloque seu Dia Diante do Senhor Se voc estiver orando pela manh, talvez queira apresentar todos os aspectos do dia ao Senhor, citando um item de cada vez Senhor, d-me pacincia para com minha irm, quando ela vier mesa para o caf, ajude-me a mostrar-lhe amor e bondade;

Senhor, quando eu tentar realizar aquele negcio s duas horas da tarde, ajude-me a falar como um cristo deve faz-lo e d-me sabedoria. Ao citar cronologicamente cada possvel acontecimento de seu dia, voc est aprendendo a confiar em Deus quanto aos detalhes de sua vida. Confia no Senhor de todo o teu corao e no te estribes no teu prprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitar as tuas veredas (Pv 3.5-6). 8. Faa-Lhe Splicas Sobre Outras Necessidades Especiais Existem assuntos que exigem ateno em sua prpria vida e na vida de outros, tais como a igreja ou a sua famlia. Conte esses assuntos a Deus e suplique-Lhe orientao, livramento, sabedoria ou qualquer outra coisa que voc necessite. Nesse tempo de comunho, voc desejar lidar com algum arrependimento que Deus esteja exigindo. Confie que Ele lhe conceder graa para ser vitorioso. S, pois, zeloso e arrependete (Ap 3.19). Suplique com f e verdadeira humildade. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graa, a fim de recebermos misericrdia e acharmos graa para socorro em ocasio oportuna Hb 4.16); Pedi e recebe- reis, para que a vossa alegria seja completa ( Jo 16. 24). 9. Medite na Palavra de Deus Meditar significa ponderar, refletir, contemplar, pensar demoradamente a Palavra de Deus. Se este seu nico tempo de ler a Bblia, continue lendo a passagem de seu plano de leitura. Leia pelo menos um captulo das Escrituras. Procure os versculoschaves e medite sobre eles, pedindo a Deus que lhe mostre o que significam. Marque-os em sua Bblia e rogue a Deus que lhe ajude a lembrar o que Ele est querendo mostrar-lhe.

Pea ao Senhor que lhe d uma maneira humilde de compartilhar essas verdades com outras pessoas. Leia para obedecer. Se voc estiver em um grupo de pessoas, permita que haja um tempo em que cada um poder ler a Palavra. O lder talvez queira sugerir a passagem a ser lida pelo grupo. Se houver tempo, opinies podem ser compartilhadas com os outros. Bem-aventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer est na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele como rvore plantada junto a corrente de guas, que, no devido tempo, d o seu fruto, e cuja folhagem no mucha; e tudo quanto ele faz ser bem sucedido (Sl 1.1-3). 10. Expresse gratido a Deus Ainda que haja dificuldades em sua vida, o Senhor tem sido bondoso para voc. Expresse-lhe sua apreciao por atos especficos de bondade que Ele tem feito luz daquilo que voc realmente mereceria. Por meio de Jesus, pois, ofereamos a Deus, sempre, sacrifcio de louvor, que o fruto de lbios que confessam o seu nome (Hb 13. 15).

Vous aimerez peut-être aussi