Vous êtes sur la page 1sur 3

1

Sociologia e Direitos Humanos:


Informao sobre o projeto intelectual do Livro Comunicao e Sociologia, de Jacob (J.) Lumier.
Comunicao e Sociologia - artigos crticos / 2 edio modificada; Bubok Publishing, Madrid; 143 pgs; tamao: 150x210; ISBN: 978-84-9981-937-2
http://www.bubok.es/libros/191754/Comunicacao-e-Sociologia--artigos-criticos--2-edicao-modificada

Neste ensaio "Comunicao e Sociologia", o autor Jacob (J.) Lumier elabora sobre as relaes entre Sociologia e Direitos Humanos tomando como ponto de partida a concepo concreta que afirma a efetividade da Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organizao das Naes Unidas ONU (1). A compreenso sociolgica assim aplicada pe em perspectiva as quatro liberdades que se compreendem por elas prprias por serem liberdades humanas essenciais, a saber: Liberdade de Expresso, Liberdade de Culto, Liberdade para Querer, Liberdade contra o medo (Four Freedoms: Freedom of Speech, Freedom of Worship, Freedom from Want, and Freedom from Fear), cujos comentrios o autor publica no artigo anexo intitulado "Efetivismo e Sociologia" (2), que inclui no final do seu livro.

Os Direitos Humanos tomam parte das foras produtivas em sentido lato e, desta forma, desempenham um papel constitutivo nos prprios quadros sociais.

Mas no tudo. A compreenso sociolgica de que os focos dos Direitos Humanos so as liberdades humanas essenciais, que se compreendem por elas prprias e, em razo deste fato, so mais do que variveis lgicas, pe em relevo no s o pluralismo efetivo da realidade social, mas, igualmente, o fato de que os conjuntos prticos so abertos criao e, com sua variabilidade efetiva, ultrapassam a reproduo dos paradigmas do sistema. Deste ponto de partida, o autor defende a proposta de que um bom caminho para explicitar as relaes entre Sociologia e Direitos Humanos passa pela crtica aos paradigmas de localizao (3), amplamente aplicados nos conhecidos estudos de estratificao social, onde prevalecia a antiga concepo ideolgica de que os conjuntos prticos seriam inertes, de tal sorte que, inseridas no determinismo das posies, as mudanas sociais se restringiriam busca das vantagens, que diferenciam as posies na hierarquia de prestgio e fortuna. Quer dizer, uma vez situados na sociabilidade, como aspectos da vida espontnea do Direito portanto includos no ambiente microssociolgico que reproduz o equilbrio parcial entre as prerrogativas de uns e as obrigaes de outros , juntamente com as demais manifestaes da conscincia tais como a linguagem e a interveno do conhecimento , os Direitos Humanos tomam parte das foras produtivas em sentido lato e, desta forma, desempenham um papel constitutivo nos prprios quadros sociais.

O problema sociolgico da conscincia coletiva tornar possvel compreender a prpria possibilidade de comunicao universal entre os seres humanos.

2 Por via do reconhecimento do papel constitutivo da conscincia nos quadros sociais, Jacob (J.) Lumier revaloriza no s a introduo do problema da conscincia coletiva, por Emile Durkheim (1858-1917), que trouxe a psicologia coletiva para o domnio da sociologia, mas, igualmente, pe em relevo a descoberta por Karl Marx (1818-1883) da realidade social por trs da dialtica das alienaes, que consolidou a pesquisa em psicologia coletiva como aquisio sociolgica. Neste marco, o autor socilogo adota a mirada diferencial (4) e expe que o problema sociolgico da conscincia coletiva tornar possvel compreender a prpria possibilidade de comunicao universal entre os seres humanos, o que est a exigir uma interpretao realista da conscincia, como virtualmente aberta e imanente ao ser. Partindo da constatao de que, sem prejudicar o seu esvaziamento eventual, e para servirem de base comunicao universal, os smbolos devem ter para todas as conscincias individuais um significado, a orientao em realismo sociolgico pe em relevo que isto pressupe uma unio, uma fuso parcial das conscincias, anterior a qualquer comunicao simblica. Tal a orientao que o autor considera dever contrapor concepo que reduz a conscincia coletiva a uma simples resultante das conscincias individuais isoladas, tidas como ligadas entre si pelas suas manifestaes exteriores nos signos e nos smbolos. Quer dizer, Jacob (J.) Lumier partilha a constatao de que a realidade dos nveis culturais na vida coletiva os nveis simblicos e significativos, as ideias, os valores e os ideais desempenha um papel de primeiro plano que ultrapassa a considerao dogmtica dos mesmos como simples epifenmenos, projees ou produtos. Pelo contrrio, a conscincia coletiva os apreende, sendo, portanto, uma conscincia situada no ser, intuitiva e capaz de se multiplicar em um mesmo quadro social. Da, a conscincia coletiva estudada (a) no s nas suas manifestaes na base morfolgica das sociedades, nas condutas organizadas e regulares, nos modelos, signos, atitudes, funes sociais, smbolos, ideias, valores e ideais coletivos, obras de civilizao; (b) principalmente nas estruturas e nos fenmenos no estruturais (estudados em microssociologia); mas, (c) igualmente em si prpria, j que a conscincia coletiva no se realiza inteiramente em qualquer desses elementos, e pode extravas-los em expresses imprevisveis, inesperadas e at surpreendentes (5).

As manifestaes da sociabilidade so as primeiras antteses salutares que se opem aos campos prtico-inertes.

A tese fundamental de pesquisa, nesta obra Comunicao e Sociologia - artigos crticos, afirma que as manifestaes da sociabilidade so as primeiras antteses salutares que se opem aos campos prtico-inertes (6). Em razo deste fato, as mesmas viabilizam a dialtica das trs escalas descobertas na realidade social (7), de tal sorte que nenhuma teoria de passagem histria ainda que privilegiem a prxis das classes sociais alcanar e incluir os nveis mais elementares e irredutveis da realidade sem levar em conta tais maneiras de ser ligado pelo todo no todo, que so as manifestaes da sociabilidade.

Duas sees

O texto de "Comunicao e Sociologia" pode ser classificado em duas sees. Uma que agrupa a exposio sobre a mirada diferencial, e inclui os seguintes captulos: "A Mirada Diferencial", "Notas Crticas sobre as Teorias de Interao", "A Ausncia de Mirada Diferencial em Satre", "Efetivismo e Sociologia".

3 Na outra seo do livro, incluindo os demais captulos, questo, notadamente, das aplicaes da dialtica das trs escalas, como recurso para elucidar o posicionamento crtico do socilogo em face do utilitarismo, estudado (a) em relao ao problema do conhecimento e das tecnologias de informao e comunicao (tics); (b) em relao aos determinismos da vida moral. Deve-se notar, ademais, que a crtica tecnificao do saber e imposio do primado da lgica nas relaes humanas, comentada em alguns captulos, faz par com a oposio sociolgica ao utilitarismo doutrinrio. NOTAS COMPLEMENTARES
1) 2) 3) 4) 5) 6) Declarao adotada pela Organizao das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948 (A/RES/217) http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Introduction.aspx Ver "Efetivismo e Sociologia: Uma reflexo em vista dos Direitos Humanos e Sociais", pg 125 do livro em pauta. Esta orientao sustentada pelo autor em seus comentrios sobre as contribuies de Gastn Bachelar (1884 -1962) em "Le nouvel esprit scientifique (1934)". A mirada diferencial assimila e desenvolve no plano da teoria sociolgica e da dialtica a diferena de que a cultura dos de cima no a mesma dos de baixo. Esse carter imprevisvel, inesperado e surpreendente da conscincia coletiva pode ser facilmente constatado hoje em dia, na profuso de movimentos sociais que se mobilizam e irrompem tanto nas sociedades mais desenvolvidos quanto em pases com pouca experincia de Democracia. Os campos prtico-inertes (termo introduzido pelo filsofo Jean Paul Sartre / 1905-1980) formam a base morfolgica das sociedades, onde se inclui a instrumentalizao da realidade material, com toda a aparelhagem tcnica que circunda o homem e, mais amplamente, com todas as expresses exteriormente perceptveis dos produtos humanos. A realidade social descoberta nas trs escalas seguintes: [1] em escala microssociolgica inclui (a) os Ns, os seus trs graus de intensidade e coeso, afirmados, respectivamente, como Massa, Comunho, Comunidade; e (b) as relaes com outrem; [2] em escala parcial inclui os agrupamentos sociais particulares, (dentre eles o Estado, como bloco de localidades) e as classes sociais; [3] em escala das sociedades globais. Veja Gurvitch, Georges: (1894-1965): "Dialectique et Sociologie", Flammarion, Paris 1962, 312 pgs. Col. Science.

7)

Vous aimerez peut-être aussi