Vous êtes sur la page 1sur 4

Colgio SOTER - Caderno de Atividades - 6 Ano - Matemtica - 1 Bimestre

1) Os povos que viviam no Egito, mais ou menos 5.000 anos atrs, criaram um sistema de nmeros que permitia escrever desde nmeros pequenos at nmeros bem grandes. um dos sistemas mais antigos que conhecemos. Observe a seguir os smbolos utilizados pelos egpcios, em seu sistema de numerao.

Para representar nmeros maiores que 9, os egpcios utilizavam outros smbolos, como na tabela a seguir:

voc pode ver

Os romanos tambm desenvolveram o seu sistema de numerao. Isso aconteceu h cerca de 2.000 anos, mas o seu sistema de numerao ainda hoje utilizado em alguns casos. Em vez de desenhos, os romanos usaram smbolos parecidos com letras para representar os nmeros ( veja na tabela abaixo ) e estabeleceram regras para utilizao desses smbolos. Comparando esses dois sistemas de numerao, o dos egpcios e o dos romanos, marque, a seguir, a afirmativa CORRETA: a) Em ambos os sistemas de numerao, a ordem em que os smbolos aparecem influencia no valor do nmero a ser representado. b) No sistema de numerao egpcio, apenas o smbolo I, que representa o nmero um, poder ser utilizado nove vezes. c) Se o smbolo X estiver escrito antes dos smbolos L e C, seu valor dever ser subtrado dos valores desses, de acordo com a regra do sistema de numerao romano. d) O maior nmero que pode ser representado no sistema de numerao romano o 3.999, j que cada smbolo no poder ser utilizado mais de trs vezes. 2) Lendas so narrativas escritas ou orais em que um fato histrico modificado pela imaginao dos seus autores. Leia atentamente a lenda apresentada a seguir: Conta uma lenda que, gerados por Marte, o deus da guerra, os gmeos Rmulo e Remo foram abandonados s margens do rio Tibre para que as guas os levassem. No entanto, acabaram sendo salvos e criados por uma loba, que os amamentou. Quando cresceram, os gmeos comearam a planejar a construo de uma cidade. Para Rmulo, o local mais adequado era uma ngreme e densamente arborizada elevao, conhecida como monte Palatino, totalmente cercada por pntanos, que ofereciam uma proteo natural contra os inimigos. Na realidade, o monte Palatino era a mais segura das sete colinas sobre as quais seria construda a cidade de Roma. Assim, diz a lenda que Rmulo teria fundado Roma no dia 21 do ms 4 do ano 753 a.C.;aps assassinar o irmo em conseqncia de uma discusso sobre em qual colina se levantaria a cidade. De acordo com a lenda, d a resposta para cada item a seguir com smbolos romanos.

Colgio SOTER - Caderno de Atividades - 6 Ano - Matemtica - 1 Bimestre


a) Em que dia, ms e ano foi fundada a cidade de Roma?

b) DCVII anos depois da fundao de Roma, os exrcitos romanos destruram a cidade de Cartago. Em que ano se deu esse acontecimento?

c) DCLXXX anos aps a fundao, Roma foi sacudida por uma grande revolta de escravos, chefiados por um gladiador de nome Spartacus. Em que ano se deu essa revolta?

3) Escreva somente com algarismos os nmeros correspondentes a : a) 3 unidades de Milho + 4 centenas de milhar + 7 centenas + 2 dezenas b) 8 unidades de milhar c) 4 dezenas de bilho + 2 unidades de milhar + 6 unidades 4) Registre a quantidade de vrtices, faces e arestas de cada um destes slidos geomtricos.

V= F= A= 5) Determine: a) b) c) d) e) f) O O O O O O sucessor de 1 049 antecessor de 5 127 consecutivo de 589 sucessor de 784 antecessor de 199 consecutivo de 9 876

V= F= A=

V= F= A=

6) Complete com sinais < (menor) > ( maior) ou = (igual) a) b) c) d) e) 7 centenas ______ 80 dezenas 1 unidade de milhar + 2 unidades _____ 102 dezenas 20 centenas _____ 2 unidades de milhar 300 unidades _____ 3 dezenas 50 dezenas _______ 5 centenas

7) Utilizando somente os algarismos 1,2,3 e 4, sem repeti-los responda: a) Qual o maior numero par de 4 algarismos que podemos formar? Escreva este numero por extenso. b) Qual o menor algarismo impar de 4 algarismos que podemos formar? Escreva este numero por extenso. c) Forme um nmero em que: - o valor do algarismo 2 seja 2000; - o valor do algarismo 4 seja 40; - o valor do algarismo 1 seja 100 - o valor do algarismo 3 seja 3;

Colgio SOTER - Caderno de Atividades - 6 Ano - Matemtica - 1 Bimestre


8) Na tabela de controle de estoque da cantina da escola do ms de maro ( seis primeiros dias ) ficou ilegvel o nmero de litros de refrigerantes vendidos no dia 6. Veja a tabela a seguir:

Marque a afirmativa CORRETA, a seguir, referente a situao descrita acima. a) Os dados do problema so insuficientes para determinar a quantidade de litros de refrigerantes vendidos no dia 6. b) A soma da quantidade de litros de refrigerante vendidos nos trs primeiros dias menor que a soma dos demais dias. c) O dia 1 foi o dia correspondente a maior venda de litros de refrigerante na cantina da escola no ms de maro. d) A quantidade de litros de refrigerante vendidos no dia 6 corresponde a 4 litros a menos que a quantidade vendida no dia 5. 9) Preencha a tabela, tornando a igualdade verdadeira: Linguagem escrita Linguagem Matemtica Multipliquei cinco por trs e adicionei oito Calculei o produto de cinqenta por trs e subtrai o resultado de trezentos Subtrai trs do produto de dois por cinco Adicionei vinte a trinta e dois e multipliquei o resultado por quatro Adicionei trinta ao quociente de quarenta e dois por setembro 10) Resolva as expresses do exerccio anterior.

11) Mestre da pizza uma pizzaria que oferece 20 tipos de pizzas e 8 tipos de sucos. De quantas maneiras diferentes se pode escolher uma pizza e um suco?

12) Resolva as operaes: a) 25 : 4 = b) 80 : 8 = c) (25 x 4) : 2 = 13) Observe a localizao do ponto P na reta numrica.

O ponto P representa o nmero natural: A) 2. B) 3. C) 4. D) 5.

Colgio SOTER - Caderno de Atividades - 6 Ano - Matemtica - 1 Bimestre


14) Observe a seqncia: 57 66 75 84 102 111

O nmero que deve ser colocado na casa vazia desta seqncia A) 85. B) 90. C) 93. D) 101. 15) Caio quer dividir uma garrafa de 2 litros de refrigerante com seus amigos.

Sabendo que um copo contm 200 ml de refrigerante, Caio conseguir encher A) 1 copo. B) 10 copos. C) 20 copos. D) 30 copos. 16) Na sala de cinema h 10 fileiras com 9 cadeiras. O total de cadeiras da sala A) 100. B) 90. C) 19. D) 10. 17) Observe a reta numrica.

O nmero indicado pela seta na reta numrica : A) 2,9. B) 2,8. C) 2,7. D) 2,6. 18) Subtraindo 429 de 2.362, obtemos: A) 1.241. B) 1.933. C) 2.147. D) 2.943. 19) Em uma biblioteca foram colocadas 8 fileiras de estantes com 3 estantes em cada uma. A quantidade de estantes na biblioteca A) 12. B) 13. C) 24. D) 25.

Vous aimerez peut-être aussi