Vous êtes sur la page 1sur 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS FACULDADE DE MEDICINA/HOSPITAL DAS CLNICAS COMISSO DE RESIDNCIA MDICA / COREME

RESIDNCIA MDICA

ACESSO DIRETO

2012

11/12/2011
S ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES
1. Este caderno consta de 100 questes objetivas, assim distribudas: Clnica Cirrgica, Clnica Mdica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrcia e Ginecologia e Pediatria. 2. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele est completo ou se apresenta imperfeies grficas que possam gerar dvidas. Se houver algum defeito dessa natureza, pea ao aplicador de prova para entregar-lhe outro exemplar. 3. No permitida a consulta a pessoas, livros, dicionrios, apostilas ou a qualquer outro material. 4. Cada questo apresenta quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma a correta. Preencha no carto-resposta a letra correspondente resposta assinalada na prova. 5. Transfira as respostas para o carto, observando atentamente a numerao das questes. 6. No carto, as respostas devem ser marcadas com caneta esferogrfica de tinta PRETA, preenchendo-se integralmente o alvolo, rigorosamente dentro dos seus limites e sem rasuras. 7. Esta prova tem a durao de quatro horas, incluindo o tempo destinado coleta de impresso digital, s instrues e transcrio para o carto-resposta. 8.Voc s poder retirar-se definitivamente da sala e do prdio aps terem decorridas duas horas de prova e poder levar o caderno de prova somente no decurso dos ltimos trinta minutos anteriores ao horrio determinado para o trmino da prova. 9. AO TERMINAR, DEVOLVA O CARTO-RESPOSTA AO APLICADOR DE PROVA.

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 01 Nas leses vasculares da vida civil, predominam os ferimentos penetrantes causados por (A) acidentes automobilsticos. (B) arma de fogo. (C) acidentes de trabalho. (D) arma branca. QUESTO 02 Dentre as complicaes mais frequentes dos aneurismas da aorta abdominal, a mais comum a (A) trombose aguda. (B) disseco. (C) embolia distal. (D) ruptura. QUESTO 03 A pancreatite aguda representa um processo de grande repercusso no organismo acometido, que deve ser abordado com presteza pelo corpo clnico assistente. Desse modo, na pancreatite aguda, (A) a ultrassonografia de abdome o padro-ouro para sua identificao. (B) a necrose infectada pode permitir um criterioso acompanhamento clnico-laboratorial. (C) a lama biliar responde pela maioria das pancreatites idiopticas. (D) o abscesso pancretico ocorre precocemente (1 semana) na sua evoluo. QUESTO 04 O cisto de coldoco tem etiologia controvertida e quadro clnico varivel. Desse modo, (A) a presena de clculos e infeco rara na doena de Caroli. (B) o transplante o tratamento que se impe nos casos de leses intra-hepticas. (C) o tipo V o mais comum, geralmente extra-heptico. (D) a exerese da leso o tratamento mais apropriado, nos extra-hepticos.

QUESTO 05 Analise a figura a seguir.

A cirurgia para tratamento da obesidade, representada nessa figura, denominada tcnica de: (A) Scopinaro. (B) Mason. (C) Duodenal Switch. (D) Capela. QUESTO 06 Durante uma gastrectomia parcial (antrectomia), que estrutura serve de referncia para delimitar o antro gstrico? (A) Artria gstrica esquerda. (B) Ramo de Latarget do nervo vago. (C) Borda superior do pncreas. (D) Ligamento redondo. QUESTO 07 Uma paciente, submetida a cesariana h cerca de 10 anos, refere aparecimento de nodulao de consistncia fibroelstica na regio umbilical, que apresenta aumento de volume e piora da dor por uma semana em cada ms. Nesse caso, qual o diagnstico provvel? (A) Hrnia umbilical. (B) Onfalite. (C) Endometriose. (D) Corpo estranho no umbigo.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 08 Uma paciente vtima de acidente automobilstico, com politraumatismo, foi atendida no pronto-socorro. Por apresentar sinais de irritao peritoneal, foi submetida laparotomia exploradora, quando foram encontradas: leso heptica com 5 cm de extenso e 2 cm de profundidade, leso de borda antimesentrica de clon com 2 cm de extenso, leso de veia esplnica polar inferior, seco pancretica na transio corpo-caudal. Nesse caso, como deve ser priorizada a sequncia de abordagem das leses? (A) Bao, pncreas, clon, fgado. (B) Pncreas, bao, clon, fgado. (C) Clon, pncreas, bao, fgado. (D) Fgado, bao, pncreas, clon. QUESTO 09 No tratamento imediato de um paciente grande queimado, qual conduta deve ser evitada? (A) Analgesia intramuscular com opioide. (B) Acesso venoso. (C) Manuteno das vias areas. (D) Hidratao abundante com soluo cristaloide. QUESTO 10 A classificao de Rene Lefort para fraturas de face, datada de 1900, vastamente usada nos textos que tratam do tema. Assim, na fratura (A) tipo l, o osso malar acometido, gerando compresso do nervo infraorbitrio. (B) tipo II, a sutura frontomalar acometida pelo trao de fratura. (C) tipo l, os ossos envolvidos so em nmero de cinco. (D) tipo II, os ossos acometidos so os palatinos e os maxilares. QUESTO 11 A displasia do desenvolvimento do quadril pode levar a graves sequelas e distrbios de marcha se no for diagnosticada precocemente. Nessa doena, (A) o comprimento dos membros inferiores simtrico, na luxao congnita. (B) a cabea femoral est deslocada parcialmente, na subluxao congnita. (C) a evoluo para luxao, mesmo com diagnstico precoce. (D) a evoluo para subluxao, mesmo nos casos graves.

QUESTO 12 O grande aumento da incidncia de pacientes politraumatizados j se tornou uma epidemia e um problema de sade pblica. O primeiro atendimento fundamental para o melhor prognstico do paciente. No tratamento das fraturas expostas, para um melhor prognstico, (A) a limpeza da ferida com soro fisiolgico e curativo no atendimento pr-hospitalar dispensvel. (B) o uso de antibiticos dever ser institudo aps o procedimento cirrgico, sendo dispensvel antes dessa interveno. (C) a cirurgia de limpeza mecnica e debridamento, dada a natureza da leso, pode ser postergada. (D) a estabilizao da fratura exposta grave com mtodos de fixao interna inicialmente desnecessria. QUESTO 13 Na anestesia geral balanceada, o mtodo que melhor monitoriza o grau de hipnose : (A) frao inspirada do anestsico inalatrio. (B) ndice bispectral (BIS). (C) avaliao do bloqueio neuromuscular. (D) taquicardia. QUESTO 14 Para tratar de fibrilao ventricular, num paciente adulto, as diretrizes de 2010 sobre reanimao cardiopulmonar (RCP) preconizam (A) relao compresso-ventilao nica (15:2). (B) insero imediata de via area avanada. (C) choque (desfibrilao) nico seguido de incio imediato de massagem cardaca. (D) imediata utilizao de drogas. QUESTO 15 Um paciente vtima de acidente automobilstico chega ao pronto-socorro, politraumatizado, apresentando quadro de grave insuficincia respiratria e choque. Ao exame fsico, constatam-se cianose, abaulamento do hemitrax direito, timpanismo percusso e murmrio vesicular abolido no mesmo hemitrax, associados a turgncia jugular. Nesse caso, qual conduta deve ser adotada? (A) Puno de Marfan. (B) Toracocentese. (C) Drenagem torcica fechada. (D) Radiografia de trax para definir diagnstico e tratamento.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 16 Uma criana de trs anos de idade evolui com quadro de dispneia aos esforos. O exame fsico revela ritmo cardaco regular, taquicrdico (FC: 120 bat/min), desdobramento fixo da segunda bulha e sopro mesossistlico ejetivo (+/++/4+) em foco pulmonar. O ECG evidencia sobrecarga de cmaras direitas e o RX de trax mostra presena de cardiomegalia (++/4+) e sinais de hiperfluxo pulmonar. Nesse caso, qual o provvel diagnstico? (A) Comunicao interatrial (CIA). (B) Comunicao interventricular (CIV). (C) Persistncia do canal arterial (PCA). (D) Estenose pulmonar valvar (EPV). QUESTO 17 Um paciente relata histria de sangramento vermelho vivo s evacuaes, sem dor. Refere sensao de exteriorizao de massa pelo nus durante o esforo evacuatrio, que reduz espontaneamente. Nesse caso, o diagnstico mais provvel : (A) doena hemorroidria interna de 2 grau. (B) fissura anal crnica. (C) adenoma de reto inferior. (D) papiloma de canal anal. QUESTO 18 Um paciente com histria de obstipao intestinal de longa data, com piora progressiva dos sintomas nos ltimos meses e exame de sorologia de Guerreiro-Machado positiva, deu entrada no servio de emergncia com quadro de dor e distenso abdominal volumosa, e parada de eliminao de fezes h cerca de 12 horas. Nega vmitos ou febre. A conduta para o caso : (A) tomografia de abdome total com contraste baritado, via retal, para adequada visualizao do clon. (B) radiografia simples de abdome (ortosttico e deitado) e de trax, alm de exames bioqumicos. (C) tratamento cirrgico de emergncia, com realizao de colectomia total, pelo risco de perfurao do sigmoide. (D) lavagem retal retrgrada com soluo salina morna, seguida de laparoscopia diagnstica.

QUESTO 19 Um rapaz de 22 anos sofreu acidente de trnsito e deu entrada na unidade de urgncia em choque, sem leses externas, com relato de trauma em regio lombar D, com baixa importante do Hb e Ht, alm de exame de urina normal. Na hiptese de leso renal, (A) a arteriografia o exame que define a conduta, apesar de a tomografia computadorizada de abdmen fornecer uma viso global do rim. (B) a ausncia de hematria no exclui grave leso renal. (C) a ressonncia magntica o padro-ouro na investigao do trauma renal. (D) a excluso funcional do rim D na tomografia computadorizada fecha o diagnstico de exploso do parnquima renal. QUESTO 20 uma caracterstica dos tumores vesicais: (A) a maioria dos tumores de bexiga so superficiais (no musculoinvasivos ou profundos) quando do diagnstico. (B) a incidncia de neoplasia vesical semelhante em homens e mulheres. (C) o paciente com carcinoma in situ associado tem baixa probabilidade de desenvolver doena musculoinvasiva. (D) a alterao clnica mais frequente em pacientes com tumor de bexiga a disria. RASCUNHO

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

Leia o caso a seguir para responder s questes 21 e 22.


Mulher de 60 anos, com hipertenso arterial de longa data em tratamento irregular, apresenta-se no pronto-socorro com queixa de dispneia progressiva aos esforos, desconforto para dormir com travesseiro, tosse ao deitar e edema nos tornozelos. Em uso de propranolol e hidroclorotiazida. Ao exame fsico observa-se sobrepeso, frequncia cardaca de 70 bpm, frequncia respiratria de 20 irpm, presso arterial 170/90 mmHg. Ausculta cardaca com RCR em 3T com B4, sem sopros. Ausculta pulmonar com estertores bibasais. Edema de membros inferiores bilateral. Eletrocardiograma revela ritmo sinusal com sinais de sobrecarga ventricular esquerda. RX de trax com rea cardaca normal e derrame pleural discreto bilateral, com leve edema intersticial. O ecocardiograma confirmou hipertrofia ventricular esquerda concntrica e frao de ejeo estimada em 65%.

QUESTO 23 Um homem de 55 anos admitido no pronto-socorro com dor retroesternal iniciada h 30 minutos, com irradiao para regio cervical e dorso, de forte intensidade, sem fator de alvio, acompanhada de sudorese fria, nuseas e vmitos. Antecedentes: refere hipertenso arterial sistmica, diabetes mellitus, tabagismo e dislipidemia. Eletrocardiograma: supradesnivelamento do segmento ST de 3 mm em DII, DIII e AVF. Nesse paciente, pode-se encontrar a seguinte alterao: (A) bradicardia com hipotenso devido ao reflexo vagal de Bezold-Jarisch, comum no infarto agudo de parede anterior. (B) supradesnivelamento do segmento ST em V1, V3R e V4R, secundrio ao infarto agudo do ventrculo direito. (C) presena de pulsos assimtricos, o que exclui o diagnstico de IAM concomitante disseco de aorta. (D) cineangiocoronariografia demonstrando ocluso da coronria circunflexa. QUESTO 24 Um dos efeitos do GLP-1 e seus anlogos sintticos : (A) aumento da saciedade e do esvaziamento gstrico. (B) aumento da secreo de insulina, levando a grande risco de hipoglicemia. (C) diminuio da secreo de glucagon em jejum e psalimentao. (D) aumento da apoptose de clulas beta em estudos experimentais com modelos animais. QUESTO 25 Paciente de 27 anos, do sexo masculino, encaminhado para avaliao de ndulo tireoidiano aps realizao de USG de pescoo, que revelou ndulo hipoecoico de 0,9 cm, com margens bem definidas e fluxo perifrico maior que o central ao Doppler. O paciente apresenta-se assintomtico, com funo tireoidiana normal. Trabalha no servio de radiologia h oito anos e relata que frequentemente esquece a proteo cervical contra a radiao externa. Nesse caso, (A) o achado de incidentaloma, e ndulos menores de 1 cm no devem ser puncionados. (B) o achado de incidentaloma e deve ser submetido puno por agulha fina (PAAF) por ter um importante fator de risco associado. (C) a PAAF desnecessria por se tratar de incidentaloma, sendo rara a ocorrncia de carcinoma tireoidiano. (D) a presena de hipoecogenicidade, microcalcificaes, bordas com limites mal definidos e fluxo perifrico ao Doppler, na ultrassonografia do ndulo, sugere malignidade.

QUESTO 21 Nesse caso, para o diagnstico da paciente, deve ser considerado o seguinte achado: (A) RX de trax com derrame pleural bilateral, mais acentuado esquerda. (B) ECG demonstrando ndice de Morris positivo, com fase negativa da onda P em DII maior ou igual a 0,04 segundos. (C) ecocardiograma com alterao diastlica de grau discreto, caracterizado pelo fluxo mitral com padro E<A. (D) dosagem plasmtica de BNP (peptdeo natriurtico cerebral) menor que 50 pg/ml. QUESTO 22 No manejo teraputico dessa paciente, deve-se indicar o uso de (A) diurtico para controle dos sintomas e sinais congestivos, sendo a espironolactona o de primeira escolha. (B) digoxina para aumento do inotropismo miocrdico e, consequentemente, melhora da classe funcional. (C) inibidores da enzima conversora da angiotensina, pois atuam diminuindo a presso arterial e a hipertrofia ventricular. (D) hidralazina e dinitrato de isossorbida, que demonstram aumento de sobrevida nesse tipo de paciente.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 26 Um paciente de 26 anos, do sexo masculino, assintomtico, ao se candidatar para doao de sangue recebeu resultado de HBsAg reagente e Anti-HBc IgG reagente. Vai consulta no ambulatrio de gastroenterologia j com os seguintes exames: HBeAg reagente, Anti-HBe negativo, ALT= 21 mg/dl, Gama GT= 18 mg/dl, TAP 100% e Bilirrubina total= 0,95. Realizou ainda PCR quantitativo HBV-DNA, que mostrou resultado acima de 40.000.000 UI/ml (valor mximo detectvel pelo mtodo). Qual o prximo passo neste caso? (A) Realizar acompanhamento, pois provavelmente se trata de um paciente em fase de imunotolerncia. (B) Realizar bipsia heptica imediatamente para estadiamento da doena heptica. (C) Indicar tratamento imediato devido alta carga viral e ao HBeAg reagente. (D) Administrar HBIG (Imunoglobulina hiperimune) na tentativa de eliminao do vrus, pois se trata de uma provvel hepatite B aguda. QUESTO 27 Classicamente, os critrios de Ranson so utilizados para avaliar a gravidade da pancreatite aguda, fazendo-se uma avaliao na internao, seguida de outra aps 48 horas. Nessa reavaliao aps 48 horas, pode ser utilizado o seguinte parmetro: (A) leucocitose maior que 16000/mm3. (B) glicemia maior que 200 mg/dl. (C) desidrogenase ltica maior que 350 UI/l. (D) clcio srico menor que 8 mg/dl. QUESTO 28 As leucemias agudas so patologias graves, que acometem todas as faixas etrias e que exigem encaminhamento para centros especializados em seu tratamento. Nas leucemias agudas, (A) o diagnstico descartado em um paciente com 21% de blastos na medula ssea, mas sem blastos no sangue perifrico. (B) o subtipo mieloide mais comum em crianas e o subtipo linfoide mais comum em adultos. (C) a presena de manifestaes leves pode ocorrer por semanas a meses, antes que o paciente receba o diagnstico. (D) a incidncia na populao similar em indivduos que j tenham sido submetidos ou no quimioterapia.

QUESTO 29 Uma idosa refere fraqueza h dois meses e apresenta esplenomegalia a 2 cm da borda costal esquerda. O hemograma mostrou Hb-9g/dl, Leuc.- 4.200/l (50% de neutrfilos, 42% de linfcitos e <1% de moncitos) e Plaq.50.000/l. O mielograma revelou medula normocelular, com predomnio de eritroblastos atpicos, 20% de sideroblastos em anel e 3% de blastos. Foi realizado o tratamento com vitaminas B12, B6 e cido flico, porm, sem resposta e com piora da anemia e da plaquetopenia. Nesse caso, qual o diagnstico? (A) Leucemia mieloide aguda. (B) Anemia sideroblstica. (C) Sndrome de deleo do 5q (sndrome do 5q-). (D) Sndrome mielodisplsica. QUESTO 30 Um paciente do sexo masculino, de 58 anos, 70 kg, portador de diabetes mellitus tipo 2 h cinco anos. Faz uso de metformina e insulina. Foi internado na enfermaria da clnica mdica com pneumonia comunitria, quando foi iniciado o antibitico ceftriaxone. Evoluiu nas ltimas 12 horas com quadro de sepse grave e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Aps 12 horas da admisso, o paciente apresentava volume urinrio de 350 ml, creatinina srica de 2,1 mg/dl (creatinina na admisso de 1,0 mg/dL) ureia de 102 mg/dL (admisso: 42 mg/dL). O plantonista da UTI fez a classificao de RIFLE para insuficincia renal aguda (IRA) e solicitou avaliao do servio de nefrologia. Nesse caso, qual a classificao da IRA? (A) R (risco). (B) I (injria). (C) F (falncia). (D) L (leso). QUESTO 31 Uma paciente do sexo feminino, de 52 anos, portadora de diabetes tipo 2 h 15 anos, com retinopatia diabtica, encaminhada ao nefrologista devido filtrao glomerular estimada de 18ml/min. A classificao de doena renal crnica e o plano de ao a ser institudo para essa paciente so, respectivamente, (A) estgio 2: tratar as complicaes e reduzir a progresso. (B) estgio 3: reduzir o fator de risco cardiovascular. (C) estgio 4: preparar para terapia renal substitutiva. (D) estgio 5: iniciar terapia renal substitutiva.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 32 A esclerose mltipla (EM) e a esclerose lateral amiotrfica (ELA) so doenas distintas. No entanto, as duas (A) so doenas inflamatrias no SNC. (B) tm perda sensitiva. (C) tm hiporreflexia. (D) so doenas de etiologia indeterminada. QUESTO 33 Quais so os diagnsticos diferenciais das cefaleias em salvas? (A) Migrnea sem aura, cefaleia tensional e neuralgia do trigmio. (B) Migrnea com aura, neuralgia do trigmio e meningite viral. (C) SUNCT, hemicrania paroxstica e neuralgia do trigmio. (D) Hemorragia subaracnoidea, cefaleia hpnica e migrneacom aura. QUESTO 34 A.A.M., de oito anos, do sexo feminino, foi ao ambulatrio com queixa de dificuldade escolar. Durante a consulta, a paciente apresentou perda de conscincia sbita, acompanhada de piscamento, com durao de cerca de 30 segundos. Houve recuperao total e rpida do quadro. A me afirmou que j observou vrios episdios semelhantes anteriormente. Qual o diagnstico etiolgico e como proceder a investigao diagnstica? (A) Epilepsia tipo ausncia e eletroencefalografia. (B) Transtorno do dficit de ateno e avaliao neuropsicolgica. (C) Tique e tomografia computadorizada de crnio. (D) Mioquimia ocular e eletroneuromiografia.

QUESTO 35 Um paciente de 25 anos procurou o hospital com queixa de tosse seca, dor torcica ventilatrio-dependente, dispneia leve e febre baixa h 40 dias. O exame fsico demonstrou: abaulamento discreto do hemitrax direito, onde se observavam diminuio da expansibilidade, submacicez, ausncia de frmito toracovocal e do murmrio vesicular. A radiografia de trax mostrou velamento at 1/3 mdio do hemitrax direito. Nesse quadro clinico, (A) o paciente apresenta uma pneumonia e um pequeno derrame pleural transudativo. (B) o paciente tem um empiema pleural, a toracocentese diagnstica desnecessria e a antibioticoterapia deve ser iniciada. (C) a idade, os sintomas e a histria natural da doena sugerem diagnstico de tuberculose pleural. (D) a toracocentese deve revelar um exsudato e a drenagem torcica estar indicada. QUESTO 36 Um paciente de 50 anos, portador de DPOC de grau leve, apresenta quadro clnico sugestivo de pneumonia bacteriana adquirida na comunidade, que pode ser tratada ambulatorialmente. Nesse paciente, (A) o isolamento do agente etiolgico de fcil obteno, sendo imprescindvel para o diagnstico. (B) a confirmao de pneumonia pelo hemograma e pela radiografia de trax indica o incio de cefotriaxona. (C) a DPOC sugere pseudmonas sp. como agente etiolgico, e ciprofloxacino o antibitico apropriado. (D) a presena de doena concomitante indica o uso de quinolonas ou betalactmico associado a um macroldeo. QUESTO 37 A determinao dos autoanticorpos nas doenas reumticas til na classificao clnica, na caracterizao de alvos antignicos e no monitoramento teraputico. A pesquisa no plasma do anticoagulante lpico mostra uma associao importante com a (A) sndrome do anticorpo antifosfolpide. (B) artrite reumatoide. (C) doena de Behet. (D) sndrome de Sjgren.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 38 O fenmeno de Raynaud pode estar presente em doenas arteriais oclusivas, em intoxicaes, aps traumas repetitivos e aps gangrena. Nas doenas reumticas, est associado, principalmente, (A) osteoporose. (B) arterite de Takayasu. (C) esclerose sistmica. (D) poliangite microscpica. QUESTO 39 Um paciente comparece ao consultrio psiquitrico alegando ter um problema, pois sofre, h anos, prejuzos em compras que faz em lojas, supermercados etc. Se compra mercadorias das quais se arrepende ou se elas tm algum defeito, no consegue voltar loja para devolv-las ou reclamar, porque isso lhe gera tremendo desconforto, ansiedade e insegurana. Diante dessa queixa, o psiquiatra deve ter, como primeira hiptese diagnstica: (A) transtorno de ansiedade generalizada. (B) distimia. (C) transtorno afetivo bipolar, com comprar compulsivo. (D) fobia social. QUESTO 40 Uma paciente de 45 anos apresentou episdio depressivo h cerca de cinco anos, com remisso sob uso de paroxetina. No ano passado, foi submetida cirurgia por cncer da mama esquerda. Desde ento usa tamoxifeno. As avaliaes regulares pelo ginecologista demonstram que a mama direita est normal. Apresenta-se novamente no consultrio do psiquiatra com o segundo episdio depressivo. Nesse momento, o psiquiatra reconhece que a melhor alternativa teraputica seria voltar ao uso da paroxetina. No entanto, decide lhe prescrever outro antidepressivo, porque a paroxetina (A) inibe o efeito do tamoxifeno em seus receptores e ela perderia essa proteo, correndo o risco de desenvolver cncer na outra mama. (B) inibe o metabolismo do tamoxifeno, que deixa de se transformar no endoxifeno, metablito que realmente protege contra o desenvolvimento do cncer na segunda mama. (C) tem sua ao inibida pelo tamoxifeno, o que impediria sua ao antidepressiva. (D) tem comprovadamente ao cancergena em pessoas cuja gentica indica probabilidade de desenvolvimento de cncer.

QUESTO 41 O reconhecimento do papel do trabalho na determinao e evoluo do processo sade-doena dos trabalhadores tem implicaes ticas, tcnicas e legais que se refletem sobre a organizao e o provimento de aes de sade para esse segmento da populao, na rede de servios de sade. Nesse sentido e em conformidade com a Resoluo CFM 1488/98, para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de sade e as atividades do trabalhador, alm do exame clnico (fsico e mental) e os exames complementares (quando necessrios), o mdico deve considerar (A) as avaliaes de atividade laboral realizadas em outras empresas, desde que sejam do mesmo ramo. (B) o estudo do local de trabalho. (C) os riscos inerentes de cada atividade profissional. (D) os casos similares diagnosticados em outros pacientes. QUESTO 42 Em caso de necessidade de afastamento mdico superior a 15 (quinze) dias, o paciente/trabalhador, uma vez emitido o atestado mdico correspondente, dever se apresentar (A) Percia Mdica do INSS, onde o mdico perito ir se pronunciar sobre a necessidade de afastamento decorrente da existncia, ou no, de incapacidade laborativa. (B) Percia Mdica do INSS, a quem corresponde realizar o diagnstico mdico, conferir o tratamento e manifestar-se quanto ao afastamento prescrito. (C) ao Sindicato da categoria para posterior avaliao da Percia Mdica do INSS, a quem compete definir o diagnstico mdico e emitir o parecer conclusivo. (D) Percia Mdica do INSS, independente do regime de trabalho, seja CLT, estatutrio, profissional autnomo ou outro.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 43 Uma das preocupaes nas atividades laborais exercidas em Servios de Sade so os possveis acidentes de trabalho com material perfurocortante. Neste sentido, o Ministrio do Trabalho e Emprego publicou a Portaria n. 1.748, de 30 de agosto de 2011, instituindo o Anexo III da Norma Regulamentadora n. 32, Plano de preveno de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, indicando que a comisso gestora deve (A) ser constituda por mdicos que tenham interesse em atender aos pacientes que foram vtimas de acidentes com materiais perfurocortantes. (B) indicar um plano de preveno com objetivo de contemplar uma srie de aes a fim de eliminar todos os materiais perfurocortantes do ambiente de trabalho. (C) deve analisar as informaes referentes aos acidentes do trabalho ocorridos com materiais perfurocortantes e possveis situaes de risco. (D) vistoriar mensalmente todos os ambientes de trabalho para proceder s anlises dos acidentes do trabalho ocorridos, dos atos inseguros e das situaes de risco com materiais perfurocortantes. QUESTO 44 A Lei Orgnica da Sade, Lei n. 8.080/90, estabeleceu as atribuies comuns das trs esferas de governo, de forma bastante genrica e abrangendo vrios campos de atuao. direo municipal do Sistema nico de Sade compete (A) identificar estabelecimentos hospitalares e gerir os sistemas pblicos de alta complexidade, de referncia estadual e regional. (B) coordenar e executar aes e servios de vigilncia epidemiolgica, vigilncia sanitria, alimentao, nutrio e sade do trabalhador, em carter complementar. (C) celebrar contratos e convnios com entidades prestadoras de servios privados de sade, bem como controlar e avaliar a sua execuo. (D) participar da definio de normas e mecanismos de controle, com rgos afins, de agravo sobre o meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercusso na sade humana.

QUESTO 45 O Pacto pela Sade um instrumento de gesto do Sistema nico de Sade, que integra trs componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gesto. O Pacto pela Vida visa, entre suas prioridades, (A) ao fortalecimento da capacidade de resposta do sistema de sade s doenas emergentes e endemias, com nfase na dengue, hansenase, tuberculose, malria e influenza. (B) implantao da estratgia de sade da famlia como modelo de ateno bsica sade. (C) implementao da fiscalizao sanitria nos estabelecimentos de interesse sade da populao e na rede de diagnstico de cncer de mama e tero. (D) reduo da incidncia dos agravos imunoprevenveis, priorizando o controle das meningites, da influenza, tuberculose e hansenase. QUESTO 46 A vigilncia em sade tem por objetivo a observao e anlise permanente da situao de sade da populao, articulando-se em um conjunto de aes destinadas a controlar os fatores determinantes, os riscos e danos sade de populaes que vivem em determinados territrios. A vigilncia em sade pblica constitui um conjunto de (A) prticas de sade focadas nas campanhas de vacinao e no fornecimento de orientaes tcnicas para o controle de doenas e agravos prioritrios. (B) prticas de sade que visa ao controle e preveno dos fatores determinantes do processo sade-doena, incluindo as condies sociais e de vida da populao. (C) servios de sade voltados para os problemas relevantes de sade pblica e para o planejamento em sade. (D) estratgias de sade pblica destinadas ao controle e preveno das doenas infectocontagiosas.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 47 O quadro a seguir apresenta os dados resultantes de um ensaio clnico randomizado para avaliao da eficcia de uma nova vacina contra meningite.
Nmero de indivduos que apresentaram meningite 50 500 550 Nmero de indivduos que no apresentaram meningite 4.950 4.500 9.450

QUESTO 50 Um estudo busca mtodos para diagnstico de um tipo de cncer uterino relacionado mortalidade elevada. Nesse cenrio, (A) a sensibilidade do teste importante, tendo em vista as consequncias de se deixar passar a doena sem diagnstico. (B) a especificidade torna-se pouco importante, j que no haver impactos maiores, mesmo que o teste seja positivo na ausncia da doena. (C) o valor preditivo negativo a caracterstica mais importante do teste, tendo em vista as consequncias de um alto nmero de casos falsos positivos diagnosticados. (D) a busca de outros mtodos diagnsticos no justificada, j que a histologia suficiente por ter tima performance, sendo, inclusive, o padro-ouro desse estudo. QUESTO 51 Um ensaio clnico foi realizado em unidades bsicas de sade para testar o efeito de um novo medicamento associado ao tratamento convencional para reduzir os ndices de obesidade em indivduos com sndrome metablica (comparado ao tratamento convencional + placebo). A alocao dos participantes a um dos grupos de interveno foi definida pelo carter par ou impar do dia do ms. Assim, em dias pares, novos participantes eram alocados para a interveno com o novo medicamento, enquanto nos dias mpares novos participantes eram alocados para o grupo placebo. Como resultado principal, a obesidade central (estimada pela circunferncia da cintura) foi reduzida em 10,5 2,0 cm no grupo interveno e em 6,5 1,8 cm no grupo placebo (p<0.05). Considerando-se essa metodologia, constata-se que (A) a obteno de resultados opostos ocorreria se novos participantes fossem alocados para o grupo placebo em dias pares. (B) a obteno de resultados mais fidedignos ocorreria se, ao invs do dia do ms, o dia da semana definisse a alocao dos participantes a um dos grupos de interveno. (C) a ocorrncia de vis de aferio dos ndices de obesidade dar-se-ia caso os aferidores descobrissem a qual grupo os participantes pertenciam. (D) a observao de menor perda de participantes durante o estudo ocorreria se a alocao dos participantes a um dos grupos de interveno fosse aleatria.

Situao

Vacinados No vacinados Total

A eficcia da vacina, com base nesses dados, de (A) 10% (B) 16,6% (C) 52,4% (D) 90% QUESTO 48 Uma escola de ensino fundamental do municpio de Saralndia tem 300 alunos. Em 2010, durante o perodo de 1 de agosto e 30 de setembro, ocorreram 100 casos de doena exantemtica febril entre os alunos da escola. Esses 100 alunos com doena exantemtica residiam com outras 100 crianas em seus domiclios. Destas, 50 tambm desenvolveram doena febril exantemtica. Nesse caso, as taxas de ataque primria, entre os alunos da escola, e secundria, entre os contatos domiciliares, foram, respectivamente, de (A) 25% e 50% (B) 33,3% e 37,5% (C) 33,3% e 50% (D) 37,5% e 12,5% QUESTO 49 A vacinao contra influenza realizada nas campanhas anuais recomendada a (A) idosos com idade de 60 anos ou mais e a crianas portadoras de doenas crnicas. (B) idosos com idade de 60 anos ou mais, crianas entre seis meses e dois anos de idade, gestantes no segundo e no terceiro trimestres de gravidez e a portadores de doenas crnicas e imunodeprimidos. (C) idosos com idade de 60 anos ou mais, crianas entre dois meses e dois anos de idade, gestantes no primeiro, segundo e terceiro trimestres de gravidez e a portadores de doenas crnicas e imunodeprimidos. (D) crianas e adultos com risco de exposio ao vrus da influenza, independente de outras condies de risco.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 52 Um estudo de caso-controle foi realizado durante a investigao de um surto de meningite meningoccica em uma fbrica de alimentos. O nmero de trabalhadores por seo da fbrica foi avaliado como um potencial fator de risco associado ao adoecimento. Observou-se que seis dos oito casos e trs dos 32 controles trabalhavam em uma seo com 20 ou mais trabalhadores. O Odds Ratio observado para o fator de trabalhar em uma seo com 20 ou mais trabalhadores foi de: (A) 6,2 (B) 8,0 (C) 10,3 (D) 29,0 QUESTO 53 A mortalidade materna representa um indicador da condio socioeconmica da mulher, seu acesso assistncia sade e a adequao do sistema de assistncia sade em responder s suas necessidades. bitos maternos so aqueles decorrentes de qualquer causa relacionada com a gravidez ou agravada por ela ou por medidas em relao a ela, independente da durao ou da localizao da gravidez, porm no devidos a causas acidentais ou incidentais que ocorreram durante a gestao ou at (A) 7 dias aps o trmino da gestao. (B) 14 dias aps o trmino da gestao. (C) 30 dias aps o trmino da gestao. (D) 42 dias aps o trmino da gestao. QUESTO 54 Um estudo de coorte envolveu 5.545 recm-nascidos acompanhados por at sete dias de vida para se estudar a mortalidade neonatal precoce, suas causas e as variveis a ela relacionadas. A anlise da varivel peso materno evidenciou um coeficiente de mortalidade infantil neonatal precoce de 12,4/1.000 nascidos vivos para mes com peso menor que 50 quilos e de 6,1/1.000 nascidos vivos para mes com peso igual ou superior a 50 quilos. Na determinao da associao entre a varivel baixo peso materno (mes com menos de 50 quilos) e a ocorrncia de bitos neonatais precoces, o risco relativo observado foi de (A) 0,49 (B) 2,03 (C) 6,10 (D) 6,30

QUESTO 55 Em um estudo conduzido para avaliao de um teste rpido para diagnstico de sfilis, foram observados 100 pacientes positivos e 340 negativos por essa tcnica. O valor preditivo positivo observado foi de 79,0%, enquanto o valor preditivo negativo foi de 90,0%. Nesse estudo, o total de pacientes falsos negativos foi: (A) 21 (B) 34 (C) 79 (D) 306 QUESTO 56 Uma paciente do sexo feminino, de 17 anos, apresenta, h aproximadamente um ms, quadro de bolhas no corpo que se rompem com facilidade. As leses localizam-se principalmente na face e no tronco superior. Apresenta ainda reas de eroso e crostas associadas sensao de queimao nas leses. Relata frequentar chcaras nos finais de semana. Nega uso de medicamentos. Esse quadro clnico caracterstico de: (A) pnfigo vulgar. (B) penfigoide bolhoso. (C) pnfigo foliceo endmico. (D) penfigoide cicatricial. QUESTO 57 Um paciente do sexo masculino, de 20 anos, branco, solteiro, estudante, relata histria de prurido no corpo e surgimento de leses liquenificadas nas reas do pescoo, nas regies antecubital, popltea e periorbital. Relata, ainda, a ocorrncia de alergias cutnea e respiratria na infncia. Ao exame dermatolgico, apresentava, alm das placas liquenificadas em reas flexurais, mculas hipocrmicas levemente descamativas nos braos, queratose pilar, xerose cutnea e hiperlinearidade palmar. Esses dados so sugestivos de: (A) lquen plano. (B) dermatite de contato. (C) dermatite numular. (D) dermatite atpica.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 58 Um paciente do sexo masculino, de 38 anos, em tratamento para celulite facial ps-trauma com amoxicilina h quatro dias. Foi atendido no pronto-socorro com febre alta, cefaleia, vmitos e rigidez de nuca. O exame do liquor mostrou: 600 leuccitos/mm3, 95% polimorfonucleares, glicose 15 mg/dl e protenas 60mg/dl; bacterioscopia de Gram negativa. O diagnstico etiolgico e o tratamento recomendado, nesse caso, so: (A) Escherichia coli e ceftazidime. (B) Neisseria meningitidis e penicilina cristalina. (C) Staphylococcus aureus e oxacilina. (D) Streptococcus pneumoniae e ceftriaxone. QUESTO 59 Uma criana de 10 anos, procedente da zona rural de Niquelndia (GO), encaminhada ao hospital regional com quadro de febre diria h oito semanas, emagrecimento e aumento de volume abdominal. Ao exame fsico, apresentava-se com mucosas hipocoradas, anictrica, linfonodos cervicais palpveis bilateralmente com 0,5 a 1,0 cm de dimetro, mveis, indolores, de consistncia habitual, fgado a 2 cm do rebordo costal direito e bao a 4 cm do rebordo costal esquerdo. Laboratorialmente, foram evidenciados Hb = 10 g/dl; Leuccitos totais = 2.900/mm 3 com contagem diferencial normal; Plaquetas = 110.000/mm3; TGO = 58 U/l e TGP = 65 U/l; Albumina = 2,8 g/dl e Globulinas = 4,0 g/dl. O diagnstico e o exame de escolha para sua confirmao so: (A) toxoplasmose linfonodal aguda e sorologia. (B) leishmaniose visceral e mielograma. (C) tuberculose ganglionar e bipsia de linfonodo. (D) malria e pesquisa de hematozorios. QUESTO 60 Uma adolescente de 17 anos, sem histria de relaes sexuais anteriormente, vtima de violncia sexual, foi encaminhada para conduta mdica. A vtima relata no conhecer o agressor. Informa tambm que houve penetrao vaginal com ejaculao e que no conhece seu prprio status vacinal. O exame fsico mostrou a presena de escoriaes na genitlia externa e lacerao sangrante da membrana himenal. Neste caso, a conduta inclui (A) a prescrio da vacina, da imunoglobulina humana anti-hepatite B e de contraceptivo hormonal injetvel. (B) a prescrio de cefoxitina, gentamicina e doxiciclina, respectivamente, para preveno da sfilis, do cancro mole e da infeco pelo gonococo. (C) a prescrio de zidovudina e lamivudina associados ao lopinavir e ritonavir para preveno da infeco pelo HIV. (D) a solicitao de VDRL, HBsAg, teste rpido para HIV e anti-HCV, quinze dias aps a violncia sexual.

QUESTO 61 A vacinao, inserida sob o prisma da assistncia global, o procedimento mdico que possibilita grande impacto na reduo de doenas e de bitos. Neste contexto, a vacinao da mulher (A) apresenta benefcios adicionais, uma vez que pode reduzir o risco de doenas congnitas, de infeco durante a passagem do feto pelo canal do parto, alm de induzir a transferncia placentria passiva de anticorpos. (B) induz malformaes congnitas com frequncia elevada pelo emprego de vacinas contendo vrus vivos e atenuados, como a vacina contra a rubola, aplicada durante a gravidez. (C) permite prolongar por quatro anos o intervalo da triagem citolgica do colo uterino, com a aplicao da vacina contra o HPV, antes do inicio da atividade sexual. (D) representa, no perodo puerperal, estratgia eficiente para contornar as contraindicaes da vacinao durante a gravidez, porm, no apresenta impacto na preveno de doenas no lactente. QUESTO 62 O objetivo da triagem citolgica do colo do tero rastrear as leses precursoras do cncer, para que possam, em um passo seguinte, ser diagnosticadas e tratadas. Nessa triagem citolgica, (A) a sensibilidade elevada tanto para deteco das leses precursoras quanto do cncer do colo do tero, em exame nico. (B) os programas organizados em base populacional so de baixo custo, fceis de serem implementados e apresentam grande impacto na incidncia e mortalidade por cncer do colo do tero. (C) o exame citolgico deve ser repetido a cada trs anos, aps dois esfregaos consecutivos negativos, na faixa de idade dos 25 aos 64 anos, de acordo com as recomendaes do Instituto Nacional do Cncer (Inca). (D) o impacto na preveno do cncer da triagem por convenincia, como a realizada na assistncia prnatal e no planejamento familiar, semelhante triagem em base populacional.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 63 O diagnstico citolgico de leso intraepitelial cervical de alto grau (A) apresenta elevado valor preditivo positivo. (B) indica a repetio da citologia aps seis meses. (C) implica na realizao da captura hbrida para o HPV. (D) preconiza a repetio anual da citologia na eventualidade de achado colposcpico insatisfatrio. QUESTO 64 A cervicite por Chlamydia trachomatis (A) uma infeco de transmisso sexual bacteriana pouco frequente. (B) cursa com sintomatologia exuberante em todas as infectadas. (C) deve ser diagnosticada por mtodos sorolgicos em casos de infeco aguda. (D) causa frequente de doena inflamatria plvica aguda e de infertilidade tubria. QUESTO 65 Entende-se por planejamento familiar o conjunto de aes de regulao da fecundidade que garanta direitos iguais de constituio, limitao ou aumento da prole, pela mulher, pelo homem ou pelo casal. Neste contexto, a contracepo, principal preocupao das mulheres em idade frtil, (A) proporciona benefcios para a sade que vo alm da prpria contracepo, com todos os mtodos empregados. (B) reduz o risco de cncer de vagina, de vulva e de mama quando o mtodo empregado so os contraceptivos orais. (C) oferece alguma proteo contra DST, cncer cervical e infertilidade tubria, pelo emprego de mtodos de barreira. (D) aumenta o risco de trombose venosa quando o mtodo empregado utiliza progestgeno isoladamente. QUESTO 66 O sangramento uterino anormal uma das principais queixas ginecolgicas e pode acometer mulheres de todas as faixas de idade. Dentre as causas de sangramento, devese considerar que, (A) no perodo pr-puberal, exclui-se a causa tumoral. (B) na adolescncia, a causa mais frequente o sangramento uterino disfuncional. (C) na idade reprodutiva, a causa mais frequente a hiperplasia endometrial. (D) aps a menopausa, a causa mais frequente o cncer de endomtrio.

QUESTO 67 A incontinncia urinria, sintoma frequente nos ambulatrios de ginecologia, considerada problema social devido a repercusses negativas na qualidade de vida das pacientes acometidas. Assim, a incontinncia urinria de esforo (A) a segunda causa mais comum de incontinncia urinria. (B) exige exames urodinmicos formais para o diagnstico. (C) evidencia, no estudo urodinmico, perda involuntria de urina durante o aumento da presso intrauretral, na ausncia de contrao do detrusor. (D) tem como base para o tratamento cirrgico a suspenso do colo vesical. QUESTO 68 Uma paciente de 60 anos, queixando-se de prurido vulvar h vrios anos, apresenta mcula hipocrmica, acompanhada de apagamento dos grandes e pequenos lbios. Neste caso, (A) o diagnstico provvel eczema. (B) o exame cuidadoso da vulva, sob luz forte, com auxlio de uma lente de aumento, recomendvel. (C) a confirmao diagnstica dispensa a bipsia. (D) o tratamento tem como base o uso de anti-histamnicos. QUESTO 69 Uma paciente que no se lembra da data da ltima menstruao faz um exame de -hcG quantitativo com resultado de 800 mUI. Em se tratando de gravidez tpica, a ultrassonografia endovaginal mostrar (A) gestao de 6,0 semanas. (B) gestao de 7,0 semanas. (C) endomtrio trilaminar. (D) endomtrio ecognico descidualizado. QUESTO 70 O partograma uma representao esquemtica do trabalho de parto. Assim, ele (A) deve ser aberto com o incio das contraes. (B) opcional em gestaes de baixo risco. (C) implica que a linha de alerta seja traada quatro horas aps a linha de ao. (D) obrigatrio segundo a OMS.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 71 Durante a fecundao pode ocorrer o surgimento de doena trofoblstica gestacional. Ento, na mola hidatiforme, (A) a mola completa tem material gentico exclusivo de origem paterna. (B) a mola completa pode apresentar partes ou anexos fetais. (C) as metstases so frequentes para crebro e osso, quando ocorre transformao maligna. (D) o coriocarcinoma origina-se obrigatoriamente de uma gestao molar anterior. QUESTO 72 Durante a gravidez, caso ocorra a rotura prematura de membranas, (A) o tempo de latncia ps-ruptura inverso ao tempo de gestao. (B) a inibio do trabalho de parto est proscrita. (C) a corticoterapia est proscrita. (D) a corioamnionite ps-parto ocorrer em 50% dos casos. QUESTO 73 A alterao histopatolgica renal especfica da DHEG (doena hipertensiva especfica da gestao) a: (A) glomerulonefrite difusa aguda (GNDA). (B) glomeruloendoteliose. (C) necrose tubular aguda (NTA). (D) glomerulolitase. QUESTO 74 Uma paciente de 19 anos, em uso de contracepo hormonal h trs anos, com fluxo menstrual regular de 28:3 dias, esqueceu-se de tomar os dois ltimos comprimidos da ltima cartela h vinte dias. No tem relaes sexuais h um ms e ainda no menstruou. A causa mais provvel da amenorreia : (A) gravidez. (B) amenorreia ps-plula. (C) hiperplasia endometrial. (D) metrose de receptividade.

QUESTO 75 O diabetes uma patologia importante na gravidez. Nesse sentido, o diabetes mellitus gestacional (DMG) (A) requer o uso obrigatrio de insulina. (B) ocorre na gestante independente de quando o diagnstico foi feito. (C) o tipo em que a gestante permanece diabtica aps seis semanas ps-parto. (D) aquele diagnosticado durante a gravidez. QUESTO 76 Durante a gravidez, a mulher corre o risco de ser acometida por algumas doenas infecciosas que podem atingir o feto. Dessa forma, na toxoplasmose, (A) o teste de avidez de IGG elevado indica infeco antiga. (B) a espiramicina usada quando h infeco fetal. (C) a principal complicao fetal a cardiopatia e a surdez. (D) o diagnstico feito pela anlise do lquido amnitico. QUESTO 77 O Programa Viva Mulher do MS/Inca tem como foco as prevenes das neoplasias do colo uterino e das mamas femininas. Neste programa, o exame de preveno do colo uterino, tambm chamado de citologia oncoparasitria, exame de Papanicolau ou exame preventivo, (A) de alto poder discriminatrio, quando a coleta do material feita na ectocrvice. (B) de baixo poder discriminatrio entre as leses do colo uterino. (C) deve apresentar coleta trplice, e o material ser fixado em formol a 10%. (D) deve apresentar coleta trplice, e o material ser fixado em polietilenoglicol, soluo alcolica saturada. QUESTO 78 A Sndrome de Stein-Leventhal, tambm conhecida como doena dos ovrios policsticos (DOP), uma condio funcional benigna que acomete mulheres em idade reprodutiva, sendo uma importante causa de infertilidade. Essa sndrome (A) de alta prevalncia, acometendo de 30% a 60% das mulheres em idade reprodutiva. (B) caracteriza-se pela presena de obesidade, hirsutismo, anovulia crnica, oligomenorreia e virilismo ocasional. (C) tem relao direta com hiperplasia ou com o microadenoma hipofisrio. (D) apresenta ovrio com superfcie homognea brancopardo-acinzentada e raros cistos de tamanhos variados na cortical, alguns de contedo hemorrgico.
ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 79 Um beb com sete dias de vida admitido no servio de emergncia com quadro clnico de letargia, suco dbil, vmitos e distenso abdominal h dois dias. Ao exame fsico, apresenta-se plido, ictrico leve (Zona III de Kramer), hipotnico, hipoativo, mas reativo aos estmulos, com frequncia cardaca de 180 bpm, frequncia respiratria de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5 C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dL. O diagnstico provvel e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, so, respectivamente, (A) hipoglicemia neonatal; coleta de sangue para confirmar a glicemia plasmtica, seguida de correo intravenosa da hipoglicemia em bolus e aumento da velocidade de infuso da glicose (VIG). (B) sepse neonatal tardia; coleta de hemograma, protena C reativa (PCR), glicemia plasmtica, liquor (quimiocitolgico e cultura) e hemocultura, seguidas de antibioticoterapia intravenosa e correo da hipoglicemia em bolus. (C) ictercia neonatal por galactosemia; coleta de bilirrubina total e fraes, glicemia plasmtica e dosagem de galactase, seguidas de retirada do leite materno e introduo do uso de frmula de soja. (D) hipotiroidismo neonatal; coleta de T4 livre, TSH ultrassensvel e glicemia plasmtica, seguidas de correo da hipoglicemia em bolus e reposio oral do hormnio tiroideano. Leia o caso clnico a seguir para responder s questes 80 e 81.
O mdico plantonista de uma maternidade chamado para realizar uma sala de parto de uma gestante em perodo expulsivo. O obstetra informa que a paciente tem 24 anos, primpara, tem tipagem sangunea A+, est com 32 semanas de idade gestacional e no apresenta nenhuma intercorrncia no pr-natal, at entrar em trabalho de parto prematuro sem causa aparente. No foi realizado corticoide materno. O mdico recebe um neonato por parto normal, hipotnico, sem choro, respirao irregular e frequncia cardaca (FC) de 80 bpm, auscultado com estetoscpio no precrdio. So realizados aquecimento em campos estreis sob calor radiante, liberao de vias areas superiores por adequado posicionamento, aspirao gentil de vias areas superiores e estmulo ttil. A FC continua menor que 100 bpm e a respirao, irregular.

QUESTO 80 Considerando o exposto, a conduta a ser tomada : (A) ofertar oxignio inalatrio sob cateter, com fluxo de 2l/min. (B) realizar ventilao por presso positiva com bolsa-vlvula-mscara em ar ambiente. (C) realizar ventilao por presso positiva com bolsa-vlvula-mscara com frao de oxignio de 40%. (D) realizar ventilao por presso positiva com bolsa-vlvula-mscara com frao de oxignio de 100%. QUESTO 81 Aps 30 segundos da primeira conduta, o neonato reavaliado, j monitorizado com o oxmetro de pulso, e constata-se que, alm da FC permanecer abaixo de 100 bpm, a respirao continua dbil e a saturao de oxignio de 75%. A prxima conduta deve ser a realizao de (A) ventilao por presso positiva, com bolsa-vlvulamscara em ar ambiente. (B) ventilao por presso positiva, com bolsa-vlvulamscara com frao de oxignio de 40%. (C) ventilao por presso positiva, com bolsa-vlvulamscara com frao de oxignio de 100%. (D) intubao orotraqueal com administrao de adrenalina na cnula. RASCUNHO

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

Leia o caso clnico a seguir para responder s questes 82 e 83


Recm-nascido com idade gestacional de 35 semanas, peso de nascimento de 3.350 gramas, filho de me diabtica, nascido por parto cesrea devido a sofrimento fetal agudo, APGAR de 8 e 9, evolui com desconforto respiratrio precoce, sendo necessrio realizar intubao orotraqueal nas primeiras duas horas de vida. Aps iniciar a assistncia ventilatria realizou-se a radiografia de trax, conforme a figura apresentada a seguir.

QUESTO 84 O diagnstico de asma no lactente difcil de ser realizado. Muitos lactentes sibilantes so considerados transitrios, e a exposio a vrus, especialmente o vrus sincicial respiratrio, pode ser a maior causa da hiper-responsividade brnquica. No entanto, com base em critrios diagnsticos, alguns lactentes podem ser considerados de alto risco para sibilncia persistente, com diagnstico provvel de asma. Desse modo, (A) a presena de asma em um dos pais e de dermatite atpica no lactente so critrios maiores para diagnstico de asma. (B) o teste cutneo alrgico positivo e espirometria alterada so critrios para diagnstico de asma. (C) os broncodilatadores de longa ao (formoterol ou fenoterol) so drogas seguras e eficazes para o tratamento. (D) os corticosteroides inalatrios devem ser usados independente da classificao de gravidade, para prevenir evoluo para asma.

RX trax

QUESTO 85 As crianas apresentam predisposio a alergia alimentar em consequncia da imaturidade da barreira intestinal. O desmame com introduo precoce de alimentos so fatores predisponentes. Tendo por base este tipo de alergia, (A) os alimentos mais frequentemente envolvidos so leite de vaca, ovo, trigo e soja, responsveis por cerca de 90% dos casos. (B) o cacau e os corantes so as principais causas em pacientes peditricos. (C) a lactose a protena responsvel pela maioria das reaes alrgicas ao leite de vaca. (D) a doena aguda intestinal pode predispor a alergia transitria ao leite de vaca. RASCUNHO

Foram realizados, ainda, os seguintes exames: Hemograma = Hemoglobina 17 g/dl, Hematcrito 54%; leuccitos 9.200, sendo 4% bastonetes, 40% segmentados, 3% linfcitos, 15% moncitos, 3% basfilos e 6% eosinfilos, plaquetas 180.000/mm3 Protena C reativa = negativa Gasometria arterial = pH 7,35, PCO 58 mmHg, PO 55 mmHg, bicarbonato 17 mEq/L, BE-6 saturao de O 89%

QUESTO 82 Com base nestas informaes, possvel excluir o seguinte diagnstico: (A) sndrome do desconforto respiratrio do recm-nascido. (B) hipertenso pulmonar. (C) pneumonia congnita. (D) sndrome de aspirao meconial. QUESTO 83 Considerando-se a possvel causa do desconforto respiratrio, recomendvel o seguinte tratamento inicial: (A) reposio de surfactante, antibioticoterapia e analgesia/sedao. (B) xido ntrico, analgesia/sedao e inotrpico positivo. (C) reposio de surfactante, analgesia/sedao e inotrpico positivo. (D) antibioticoterapia, analgesia/sedao e inotrpico positivo.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 86 Dona C. traz sua filha A., de quatro anos, para avaliao por ter apresentado muitas pneumonias, a primeira aos 18 meses. Trata-se de uma criana sem doena de base, com peso e estatura no percentil 50 e curva ascendente, sem anormalidades ao exame fsico. Ao analisar as radiografias das trs ltimas pneumonias, o mdico nota opacidade homognea em lobo mdio, que se mantm inalterada. Neste caso, qual a melhor conduta a ser seguida? (A) Investigao das causas das pneumonias, solicitando inicialmente a dosagem de cloro e sdio no suor e a dosagem de alfa 1 antitripsina. (B) Bipsia pulmonar, para diagnstico da imagem mantida em lobo mdio. (C) Broncoscopia, pois o achado de imagem mantida pode ser compatvel com aspirao de corpo estranho, malformao congnita ou tuberculose. (D) Medida do pH esofgico de 24 horas, que o exame mais indicado devido possibilidade de doena do refluxo gastroesofgico. QUESTO 87 R., 12 anos, vai para consulta em companhia da me, por estar preocupado com o seu desenvolvimento. Acha que seus colegas esto mais desenvolvidos do que ele, e isso o preocupa. Considerando-se as mudanas corporais na adolescncia, (A) a magnitude da velocidade de crescimento entre meninos e meninas no apresenta diferena, ocorrendo um pico de 10 a 12 cm/ano em ambos. (B) o aparecimento de caracteres sexuais secundrios antes dos oito anos em meninas e antes dos nove anos em meninos considerado precoce. (C) a idade mdia do incio do aumento testicular de 14 anos, precedendo o aumento peniano, motivo clssico de preocupao comum entre os meninos. (D) o atraso puberal considerado, nas meninas com ausncia de desenvolvimento de mamas aps os 11 anos de idade ou de menarca at os 13 anos e, nos meninos, ausncia de crescimento testicular at os 12 anos.

QUESTO 88 As dores peridicas so eventos comuns em consultas peditricas. Em crianas com dor abdominal recorrente, (A) a avaliao com exames de imagem (ultrassom, radiografia simples, tomografia computadorizada), endoscopia digestiva e colonoscopia indicada para investigao inicial. (B) o uso de pizotifeno, um antagonista de serotonina, tem se mostrado efetivo nos casos de migrnea abdominal. Analgsicos de ao central so recomendados para as dores de outras etiologias. (C) as doenas orgnicas, como infeco do trato urinrio, doenas parasitrias, obstipao e doenas inflamatrias intestinais so as principais causas. (D) a origem da dor complexa, no havendo um nico modelo de casualidade. De modo geral, as doenas orgnicas so identificadas em pequena porcentagem nas crianas. QUESTO 89 Diante de um paciente com diagnstico de anafilaxia, a prescrio imediata deve ser a aplicao de (A) hidrocortisona, via intramuscular. (B) adrenalina, via intramuscular. (C) hidrocortisona, via endovenosa, seguida de adrenalina, que pode ser por via endovenosa ou inalatria. (D) anti-histamnico, via intramuscular, seguido de hidrocortisona por via endovenosa. QUESTO 90 Ao atender a crianas com relato de traumatismos acidentais, importante realizar o diagnstico diferencial com traumatismos ocasionados por violncia domstica causada, muitas vezes, pelos prprios familiares. A suspeita de maus-tratos deve ser considerada na presena de (A) hematoma nico na cabea, principalmente na regio frontal. (B) hematomas em ambos os membros inferiores, localizados principalmente na regio anterior da perna. (C) hematomas e petquias difusamente distribudos no tronco e nos membros. (D) hematomas em reas diversas e com coloraes diferentes.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 91 No planto em uma unidade de urgncia peditrica, o mdico recebe uma criana de 10 meses, pesando 10 kg, previamente hgida, com histria de diarreia e vmitos incoercveis; no h relato de febre. O pediatra observa que a criana est incapaz de ingerir a gua que a me oferece, tem os olhos encovados, apresenta o sinal da prega cutnea com retorno muito lento (>2 segundos) e est letrgica. A conduta imediata mais apropriada, nesse caso, ser: (A) iniciar soro oral: 1000 ml em quatro horas, pois no h ainda evidncia de desidratao grave. (B) soro fisiolgico: 300 ml em 30 minutos e 700 ml restantes em 2 horas e 30 min. (C) soro fisiolgico: 300 ml na primeira hora: e 700 ml nas prximas cinco horas. (D) soro fisiolgico: 1000 ml na primeira hora: e 500 ml nas prximas 2 horas e 30 min. QUESTO 92 Diante de uma criana com quadro de febre superior a cinco dias, a doena de Kawasaki deve fazer parte do diagnstico diferencial. um elemento norteador do diagnstico a presena de (A) hepatoesplenomegalia, que ocorre em cerca de metade dos casos, geralmente acompanhada de infartamento ganglionar cervical. (B) erupo eritematosa, que geralmente aparece dentro de cinco dias do incio da febre e pode assumir diversas formas, sendo mais comum uma erupo maculopapular difusa. (C) plaquetopenia, frequente na fase final da doena, e que, na nossa regio, pode ser fator de confuso para o diagnstico diferencial com dengue. (D) hiperemia conjuntival bilateral, que geralmente precoce (comea logo aps o incio da febre) e se associa a intenso exsudato conjuntival ou corneal.

QUESTO 93 No atendimento a uma criana com choque hipovolmico decorrente de desidratao, ao realizar a prescrio, devese observar o seguinte: (A) os sinais de perda de volume significativo podem ser menos evidentes entre as crianas com desidratao hipertnica, dificultando o rpido diagnstico. (B) o objetivo da terapia do choque hipovolmico a rpida restaurao do volume intravascular, com bolus de 20 ml/kg de cristaloide isotnico, que deve ser infundido rapidamente em duas horas. (C) as drogas vasoativas so essenciais no tratamento de choque hipovolmico para evitar grave e irreversvel hipxia tecidual, preferindo-se a dopamina. (D) a criana com desidratao e hiponatremia grave deve receber soluo glicofisiolgica em partes iguais (100 ml/kg em duas horas) para se evitar o desenvolvimento de desmielinizao osmtica, com leses neurolgicas irreversveis. QUESTO 94 A imunodeficincia congnita mais comum em crianas a: (A) Sndrome de Chediak-Higashi. (B) deficincia de IgA srica. (C) deficincia de complemento. (D) Sndrome de DiGeorge. QUESTO 95 Lactente de seis meses de idade trazido para consulta de puericultura. O paciente mora em zona rural com a famlia e no recebeu nenhuma vacina aps a alta da maternidade, onde foi imunizado com BCG e vacina contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida. So indicadas para atualizar o carto vacinal desse paciente as vacinas contra (A) paralisia infantil (Sabin); hepatite B; pneumoccica conjugada; meningococo C; DPT e hemfilos (tetravalente) e rotavrus. (B) paralisia infantil (Salk); hepatite B; pneumoccica conjugada e meningococo C. (C) paralisia infantil (Sabin); hepatite B; pneumoccica conjugada; meningococo C; DPT e hemfilos (tetravalente). (D) paralisia infantil (Salk); hepatite B; pneumoccica conjugada; meningococo C; DPT acelular; hemfilos e rotavrus.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

UFG/CS

CONCURSO PBLICO

COREME/2012-1

QUESTO 96 Paciente de seis anos de idade vai ao pronto-socorro com histria de febre alta (at 39,3 C) h trs dias, odinofagia e exantema h dois dias. Os dados positivos do exame fsico incluem: exantema micropapular, eritematoso e spero em face, tronco e membros, poupando a regio periorbital e mais acentuado nas dobras axilares e anticubitais. Exsudato em amgdalas e petquias em palato. Lngua com superfcie esbranquiada e papilas salientes e avermelhadas. Nesse caso, a etiologia mais provvel : (A) autoimune. (B) parvovrus B19. (C) herpes vrus tipo 6. (D) estreptococo beta-hemoltico. QUESTO 97 A vacina contra varicela ainda no est inserida no Programa Nacional de Imunizaes, o que proporciona um grande nmero de casos na pediatria. A complicao mais comum da varicela : (A) encefalite. (B) sndrome de Reye. (C) infeco secundria das leses. (D) artrite reativa. QUESTO 98 Qual dos antimicrobianos abaixo NO apresenta cobertura adequada para o estafilococo meticilino-resistente (MRSA)? (A) Cefalotina. (B) Linezolide. (C) Teicoplanina. (D) Vancomicina. QUESTO 99 So tpicas de carcinoma mamrio, calcificaes (A) em pipoca. (B) em palito. (C) em alfabeto chins. (D) em leite de clcio.

QUESTO 100 Uma mulher de 74 anos submetida a tomografia computadorizada, a qual mostra leso slida, expansiva de 4 cm no rim esquerdo, deformando seu contorno. Neste caso, o diagnstico mais provvel : (A) oncocitoma. (B) hipernefroma. (C) tumor de clulas transicionais. (D) linfoma.

ACESSO_DIRETO_PROVA_A

Vous aimerez peut-être aussi