Vous êtes sur la page 1sur 12

A V I S O

Este manual contm informaes sobre limitaes a respeito do uso e funo do produto e informaes sobre limitaes quanto responsabilidade do fabricante. Todo o manual deve ser lido cuidadosamente.

Manual de Instrues

PC1565
2002 Digital Security Controls Ltd. Toronto, Canada Impresso no Canada 29034610 R001

GARANTIA LIMITADA
A Digital Security Controls Ltd. garante ao comprador original que durante um perdo de 12 meses a partir da data da compra o produto estar isento de defeitos materiais e de fabricao, sub uso normal. Durante o perodo de garantia, a Digital Security Controls Ltd. dever, sua escolha, reparar ou substituir qualquer produto defeituoso, mediante retorno do produto fbrica, sem custo de mo-de-obra ou de material. Qualquer substituio e/ou reparo de partes do produto ser garantida por noventa (90) dias ou at que se expire a garantia original o prazo que for maior. O comprador original dever notificar prontamente a Digital Security Controls Ltd. relatando que h um defeito material ou de fabricao, e a notificao dever ser recebida antes do trmino do perodo de garantia. No h nenhuma espcie de garantia relacionada a software e todos os softwares so vendidos como licena de uso sob os termos do acordo de licena de uso includo no produto. O Cliente assume toda a responsabilidade pela devida seleo, instalao, operao e manuteno de qualquer produto comprado da DSC. Produtos-padro s so garantidos na medida em que eles no funcionem quando de seu recebimento. Nesses casos, a DSC pode substituir o produto ou devolver o valor da compra, como opo. para um pedido de garantia. Cartes de acesso ou tags devolvidas para substituio nos termos da garantia podero ser trocadas ou creditadas em dinheiro, sob deciso da DSC. Produtos no cobertos por essa garantia, ou que estejam fora da Garantia pela sua data de fabricao, uso inadequado, ou que estejam danificados devero ser avaliados, e uma estimativa de conserto ser providenciada. Nenhum trabalho de reparo ser feito at que um pedido seja feito pelo Clienhte e uma Autorizao de Retorno de Mercadoria seja emitida pelo Servio ao Cliente da DSC. A resposabilidade legal da Digital Security Controls Ltd. devido falha no reparo do produto sob esta garantia aps um nmero razovel de tentativas ser limitada substituio do mesmo, como nica alternativa violao da garantia. Em nenhuma circunstncia a Digital Security Controls Ltd. dever ser responsabilizada por nenhum dano especial, incidental ou sucessivo baseado em violao da garantia, quebra de contrato, negligncia, responsabilidade estrita, ou qualquer outra teoria jurdica. Esses danos incluem, mas no so limitados a, perda de lucro, perda do produto ou qualquer equipamento associado, custo de capital, custo de substituio ou de equipamento provisrio, aparelhos ou servios, gasto de tempo, o tempo do comprador, reclamaes de terceiros, incluindo clientes, e danos propriedade. As leis de algumas jurisdies limitam ou no permitem a advertncia sobre danos consequentes. Se a legislao de uma dessas jurisdies se aplicar a alguma determinao da DSC ou contra ela, as limitaes e as advetncias aqui contidas devero cobrir a mxima extenso permitida pela lei. Alguns estados no permitem a excluso ou a limitao de danos incidentais ou consequentes, de maneira que as advertncias acima podem no se aplicar ao seu caso.

AVISO Favor ler cuidadosamente


Nota para os Instaladores
Este aviso contm informaes vitais. Como a nica pessoa em contato com os usurios do sistema, sua responsabilidade trazer cada item deste aviso ateno dos usurios deste sistema.

Falhas do Sistema
Este sistema foi cuidadosamente projetado para ser to eficiente quanto possvel. Entretanto, existem circunstncias que envolvem incndio, roubo, ou outros tipos de emergncias em que ele pode no dar proteo. Qualquer sistema de alarme de qualquer tipo pode ser comprometido deliberadamente ou pode deixar de funcionar como esperado por uma variedade de razes. Algumas, porm no todas dessas razes podem ser:

paredes ou telhados, ou do outro lado de portas fechadas. Os detectores de fumaa podem no detectar a fumaa de incndios ou de um outro nvel da residncia ou prdio. Todo incndio diferente no que concerne quantidade de fumaa produzida e ao ritmo da queima. Os detectores de fumaa no pode detectar todos os tipos de incndio igualmente bem. Os detectores de fumaa podem no dar aviso a tempo sobre incndios causados por descuido ou riscos de segurana tais como fumar na cama, exploses violentas, gs escapando, armazenagem imprpria de materiais inflamveis, circuitos eltricos sobrecarregados, crianas brincando com fsforos ou incndio criminoso. Mesmo que os detectores de fumaa funcionem como pretendido, pode haver circunstncias em que h aviso insuficiente para permitir que todos os ocupantes escapem a tempo de evitar ferimentos ou morte.

s Detectores de Movimento
Os detectores de movimento s podem detectar movimento dentro das reas designadas como mostrado em suas respectivas instrues de instalao. Eles no conseguem distinguir entre intrusos e ocupantes autorizados. Os detectores de movimento no do proteo de rea volumtrica. Eles tm mltiplos feixes de deteco e o movimento somente pode ser detectado em reas no obstrudas cobertas por esses feixes. Eles no conseguem detectar movimentos que ocorrem atrs de paredes, tetos, pisos, portas fechadas, divisrias de vidro, e portas ou janelas de vidro. Qualquer tipo de violao, quer seja intencional ou no intencional tal como mascaramento, pintura, ou pulverizao de qualquer material sobre as lentes, espelhos, janelas ou sobre qualquer outra parte do sistema de deteco prejudicar sua operao adequada. Os detetores de movimento passivos de raios infravermelhos funcionam sentindo as mudanas de temperatura. Entretanto, sua eficincia pode ser reduzida quando a temperatura ambiente se eleva para perto ou para acima da temperatura do corpo humano ou se existem fontes de calor intencionais ou no intencionais na ou perto da rea de deteco. Algumas dessas fontes de calor podem ser aquecedores, radiadores, foges, grelhas de churrasco, lareiras, luz solar, sadas de escapamento de fumaa, iluminao e coisas similares.

s Instalao Inadequada
Um sistema de segurana deve ser instalado apropriadamente para dar proteo adequada. Cada instalao deve ser avaliada por um profissional de segurana para assegurar que todos os pontos e reas de acesso sejam cobertos. As travas e ferrolhos em janelas e portas devem ser seguros e funcionar como pretendido. Janelas, portas, paredes, tetos e outros materiais de construo devem ser de resistncia e construo suficiente para dar o nvel de proteo esperado. Deve ser feita uma reavaliao durante e aps qualquer atividade de construo. Uma avaliao pelo departamento de bombeiros e de polcia altamente recomendvel se esse servio estiver disponvel.

s Conhecimento Criminal
Este sistema contm recursos de segurana que se sabia serem eficientes na ocasio da fabricao. possvel que pessoas com inteno criminosa desenvolvam tcnicas que reduzam a eficincia desses recursos. importante que um sistema de segurana seja revisado periodicamente para assegurar que seus recursos permaneam eficientes e que ele seja atualizado ou substitudo se for descoberto que ele no fornece a proteo esperada.

Garantia Internacional
A garantia para clientes internacionais a mesda de qualquer cliente no Canad e nos Estados Unidos, com a ressalva de que a Digital Secutiry Controls Ltd. no dever ser responsvel por quaisquer taxas aduaneiras, impostos ou VAT que possam incidir sobre os produtos.

s Acesso por Intrusos


Intrusos podem entrar atravs de um ponto de acesso no protegido, contornarem um dispositivo sensor, evitarem a deteco movimentando-se por uma rea de cobertura insuficiente, desligarem um dispositivo de aviso, ou interferirem com ou evitarem a operao adequada do sistema.

s Dispositivos de Aviso
Dispositivos de aviso tais como sirenes, campainhas, buzinas, ou emissores de pulsos de validao podem no avisarem as pessoas ou no acordarem algum que est dormindo se houver uma parede ou porta no meio do caminho. Se dispositivos de aviso estiverem localizados num nvel diferente da residncia ou local de trabalho, ento menos provvel que os ocupantes sejam alertados ou acordados. Dispositivos de aviso audveis podem sofrer a interferncia de outras fontes de rudos tais como aparelhos estereofnicos, rdios, televisores, aparelhos de ar condicionado, ou outros eletrodomsticos, ou pelo trfico de veculos local. Os dispositivos de aviso audveis, por mais estridentes que sejam, podem no ser ouvidos por uma pessoa que tenha deficincia auditiva.

Procedimentos da Garantia
Para obter os servios sob os termos dessa garantia, por favor retorne o (s) item (s) em questo ao local de compra do produto. Todos os distribuidores autorizados e revendedores possuem um programa de garantia. Todo cliente que devolver um produto Digital Security Controls Ltd. dever obter, de incio, um nmero de autorizao. A Digital Security Controls Ltd. no ir aceitar absolutamente nenhuma remessa para a qual no tenha sido emitida uma prvia autorizao.

s Falha de Energia
Unidades de controle, detectores de intruso, detectores de fumaa e muitos outros dispositivos de segurana requerem um suprimento de energia adequado para a operao adequada. Se um dispositivo funciona movido a baterias, possvel que as baterias falhem. Mesmo que as baterias no tenham falhado, elas devem ser carregadas, estar em boas condies e corretamente instaladas. Se um dispositivo funciona alimentado somente por fora de CA, qualquer interrupo, por mais breve que seja, tornar esse dispositivo inoperante enquanto ele no tiver energia. As interrupes de energia por qualquer perodo de tempo so geralmente acompanhadas por flutuaes de voltagem que podem danificar equipamentos eletrnicos tais como um sistema de segurana. Aps a ocorrncia de uma interrupo de energia, faa imediatamente um teste completo do sistema para assegurar que o sistema funcione como pretendido.

Advertncia sobre as garantias


Essa garantia contm todo o corpo de garantia cabveis e dever estar alinhada a toda e qualquer outra garantia, explcitas ou implcitas (incluindo todas as garantias implcitas de negociabilidade ou adequao a objetivos especficos) e a todas as outras obrigaes e responsabilidades da parte da Digital Security Controls Ltd. A Digital Security Controls Ltd. no assume a responsabilidade e nem autoriza qualquer outra pessoa a pretender agir em seu nome para modificar ou alterar essa garantia, e no assume nenhuma outra garantia ou responsabilidade legal em relao a este produto. A advertncia das garantias e garantia limitada so governadas pelas leis da provncia de Ontario, Canad. ADVERTNCIA: A Digital Security Controls Ltd. recomenda que todo o sistema seja testado completamente em uma base regular. No entanto, apesar do teste frequente e devido, mas no limitado, a interveno criminosa ou interrupo eltrica, possvel que esse produto falhe quanto peformance esperada.

Situaes no cobertas pela Garantia


Essa garantia se aplica apenas a defeitos em peas e relacionadas fabricao do produto, sob condies normais de uso. Esto isentos de garantia: danos ocorridos no transporte ou na entrega danos causados por desastres como incndio, inundao, intempries, terremotos ou raios; danos devidos a causas fora do controle da Digital Security Controls Ltd. como voltagem excessiva, choques fsicos ou contato com gua; danos causados por anexao no autorizada, alteraes, modificaes ou objetos estranhos; danos causados por perifricos (salvo em relao a perifricos fornecidos pela Digital Security Controls Ltd.) defeitos causados pela falha de no se providenciar um ambiente de instalao adequado aos produtos; danos causados por usos dos produtos diferentes daqueles para os quais eles foram fabricados; danos por manuteno imprpria; danos surgidos de qualquer outra forma de abuso, mau manuseio ou utilizao imprpria dos produtos.

s Linhas Telefnicas
Se linhas telefnicas forem usadas para a transmisso de alarmes, elas podem estar fora de servio ou ocupadas durante certos perodos de tempo. Tambm, um intruso pode cortar a linha telefnica ou impedir sua operao por meios eletrnicos mais sofisticados que podem ser difceis de serem detectados.

s Falha de Baterias Substituveis


Os transmissores sem fio do sistema foram projetados para proporcionar vrios anos de vida da bateria em condies normais. A expectativa de vida da bateria uma funo do ambiente, uso e tipo do dispositivo. Condies ambientais tais como alto teor de umidade, temperaturas altas ou baixas, ou grandes flutuaes de temperatura podem reduzir a expectativa de vida da bateria. Embora cada dispositivo de transmisso tenha um monitor de intensidade de carga da bateria que identifica quando a bateria precisa ser substituda, esse monitor pode deixar de funcionar como esperado. O teste e a manuteno regulares mantero o sistema em boa condio operacional.

s Tempo Insuficiente
Podem haver circunstncias nas quais o sistema funcionar como intencionado, no entanto, os ocupantes no sero protegidos da emergncia devido sua incapacidade de reagirem aos avisos dentro de um tempo hbil. Se o sistema for monitorado, a resposta pode no ocorrer a tempo de proteger os ocupantes ou seus pertences.

s Falha de Componente
Embora todos os esforos possveis tenham sido feitos para tornar este sistema o mais confivel possvel, o sistema pode deixar de funcionar como pretendido devido falha de um componente.

s Comprometimento dos Dispositivos de Radiofreqncia (Sem Fio)


Os sinais podem no chegar ao receptor em todas as circunstncias que podem incluir objetos metlicos colocados no ou prximo do curso das ondas de rdio ou interferncia deliberada ou outra interferncia inadvertida no sinal de rdio.

s Teste inadequado
A maioria dos problemas que impediriam um sistema de alarme de funcionar como pretendido poderiam ser detectados por teste e manuteno regulares. Todo o sistema deve ser testado semanalmente e imediatamente aps uma invaso, uma tentativa de invaso, um incndio, uma tempestade, um terremoto, um acidente, ou qualquer tipo de atividade de construo dentro ou fora das instalaes do local do sistema. O teste deve incluir todos os dispositivos sensores, teclados, consoles, dispositivos indicadores de alarme e quaisquer outros dispositivos operacionais que sejam parte do sistema.

Reparos fora da Garantia


A Digital Security Controls Ltd. ir de acordo com sua opo reparar ou substituir produtos fora-de-garantia que sejam retornados sua fbrica de acordo com as seguintes condies. Qualquer mercadoria que seja retornada Digital Security Controls Ltd. dever obter um nmero de autorizao. A Digital Security Controls no ir aceitar nenhum carregamento para o qual no tenha sido emitida uma autorizao. Os produtos que a Digital Security Controls Ltd. determina que sejam reparveis sero reparados e retornados. A Digital Security Controls Ltd.ir cobrar uma taxa de servio que predeterminada e que ser revista periodicamente, para cada produto reparado. Os produtos que a Digital Security Controls Ltd.determina que no sejam reparados sero substitudos pelo equivalente mais similar disponvel no momento. O preo de mercado do produto substitudo ser cobrado por cada unidade substituda.

s Usurios do Sistema
Um usurio pode no ser capaz de operar um boto de pnico ou de emergncia possivelmente devido a incapacidade fsica permanente ou temporria, incapacidade de atingir o dispositivo a tempo, ou no familiaridade com a operao correta. importante que todos os usurios do sistema sejam treinados na operao correta do sistema de alarme e que eles saibam como responder quando o sistema indicar um alarme.

s Segurana e Seguro
Independentemente de suas capacidades, um sistema de alarme no um substituto para um seguro de patrimnio ou de vida. Um sistema de alarme tambm no um substituto para o fato dos proprietrios, locatrios ou outros ocupantes agirem com prudncia para evitar ou minimizar os efeitos perniciosos de uma situao de emergncia.

s Detectores de Fumaa
Detectores de fumaa que so parte deste sistema podem no alertar apropriadamente os ocupantes sobre um incndio por vrias razes, algumas das quais esto citadas a seguir. Os detectores de fumaa podem ter sido instalados ou colocados impropriamente. A fumaa pode no estar alcanando os detectores de fumaa, tal como acontece quando o fogo dentro de uma chamin,

Itens no cobertos pela garantia


Alm dos j mencionados, os seguintes itens tambm no so cobertos pela Garantia: (i) custo de frete at a assistncia tcnica; (ii) produtos no-identificados pelo selo DSC, pelo lote ou pelo nmero de srie; (iii) produtos danificados ou consertados de maneira a afetar a sua performance, prevenir sua inspeo adequada ou o teste de veriricao

ndice
SOBRE SEU SISTEMA DE SEGURANA ____________________________________________ 1 Deteco de incndio ........................................................................................................ 1 Teste .................................................................................................................................. 1 Monitorao ...................................................................................................................... 1 OPERAO GERAL DO SISTEMA _________________________________________________ 1 NOTICIA IMPORTANTE ...................................................................................................... 1 INFORMAES DO SISTEMA _____________________________________________________ 2 CDIGOS DE ACESSO __________________________________________________________ 4 ARMANDO O SISTEMA __________________________________________________________ 4 Armando o sistema em um teclado de LED: ...................................................................... 4 Armando o sistema em um teclado de LCD: ..................................................................... 4 MTODOS ALTERNATIVOS DE ARMAO: _________________________________________ 4 Armao Fora de Casa: ..................................................................................................... 5 Armao em Casa: ............................................................................................................ 5 Armao sem Tempo de Entrada: ...................................................................................... 5 Armao Rpida: ............................................................................................................... 5 Auto - Armao: ............................................................................................................... 5 Sada Rpida ..................................................................................................................... 6 DESARMANDO O SISTEMA ______________________________________________________ 6 Desarmando o sistema em um teclado de LED: ................................................................ 6 Desarmando o sistema em um teclado de LCD: ................................................................ 6 SE UM ALARME OCORRER. ______________________________________________________ 7 Alarme de Fogo ................................................................................................................. 7 Alarme de Intruso ............................................................................................................ 7 TECLA DE FUNES ____________________________________________________________ 7 PROGRAMANDO CDIGOS DE ACESSO ___________________________________________ 7 Programando cdigos em um teclado LED: ....................................................................... 7 Programando cdigos em um teclado LCD: .................................................................... 10 INIBINDO ZONAS ______________________________________________________________ 10 Para inibir zonas em um teclado LED: ............................................................................. 11 Para inibir zonas em um teclado LCD: ............................................................................. 11 VISUALIZANDO CONDIES DE PROBLEMA ______________________________________ 11 Para ver problemas em um teclado LED: ......................................................................... 11 Para ver problemas em um teclado LCD: ......................................................................... 12 AJUSTANDO A DATA E HORA DO SISTEMA ________________________________________ 12 TESTANDO O SISTEMA _________________________________________________________ 13 Teste de Alarme .............................................................................................................. 13 Teste completo do Sistema .............................................................................................. 13 BIP DE PORTA ________________________________________________________________ 14 Para ativar o Bip de Porta em um teclado LED: ............................................................... 14 Para ativar o Bip de Porta em um teclado LCD: ............................................................... 14 OPES DO TECLADO _________________________________________________________ 14 Todos os teclados ............................................................................................................ 14 Apenas Teclados LCD ...................................................................................................... 14 OPERAO DO ALARME DE INCNDIO ___________________________________________ 14 Alarme ............................................................................................................................ 14 Silenciar ........................................................................................................................... 15 Resetando Detectores de Incndio .................................................................................. 15 REVISO DE SEGURANA DOMSTICA CONTRA INCNDIO _________________________ 15 PLANO DE ESCAPE EM CASO DE INCNDIO ______________________________________ 15 MANUTENO ________________________________________________________________ 16
FCC COMPLIANCE STATEMENT
CAUTION: Changes or modifications not expressly approved by Digital Security Controls Ltd. could void your authority to use this equipment. This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device, pursuant to Part 15 of the FCC Rules. These limits are designed to provide reasonable protection against harmful interfer-ence in a residential installation. This equipment generates, uses and can radiate radio frequency energy and, if not installed and used in accordance with the instructions, may cause harmful interference to radio communications. However, there is no guarantee that interference will not occur in a particular installation. If this equipment does cause harmful interference to radio or television reception, which can be deter-mined by turning the equipment off and on, the user is encouraged to try to correct the interference by one or more of the following measures: Re-orient the receiving antenna. Increase the separation between the equipment and receiver. Connect the equipment into an outlet on a circuit different from that to which the receiver is connected. Consult the dealer or an experienced radio/television technician for help. The user may find the following booklet prepared by the FCC useful: How to Identify and Resolve Radio/Television Interference Problems. This booklet is available from the U.S. Government Printing Office, Washington D.C. 20402, Stock # 004-000-00345-4. IMPORTANT INFORMATION This equipment complies with Part 68 of the FCC Rules and the requirements adopted by the ACTA. On the side of this equipment is a label that contains, among other information, a product identifier in the format US:AAAEQ##TXXXX. If requested, this number must be provided to the Telephone Company. Product identifier: US: F53AL01BPC1555 USOC Jack: RJ-31X Telephone Connection Requirements A plug and jack used to connect this equipment to the premises wiring and telephone network must comply with the applicable FCC Part 68 rules and requirements adopted by the ACTA. A compliant telephone cord and modular plug is provided with this product. It is designed to be connected to a compatible modular jack that is also compliant. See installation instructions for details. Ringer Equivalence Number (REN) The REN is used to determine the number of devices that may be connected to a telephone line. Excessive RENs on a telephone line may result in the devices not ringing in response to an incoming call. In most but not all areas, the sum of RENs should not exceed five (5.0). To be certain of the number of devices that may be connected to a line, as determined by the total RENs, contact the local Telephone Company. For products approved after July 23, 2001, the REN for this product is part of the product identifier that has the format US: AAAEQ##TXXXX. The digits represented by ## are the REN without a decimal point (e.g., 03 is a REN of 0.3). For earlier products, the REN is separately shown on the label. Incidence of Harm If this equipment PC1565 causes harm to the telephone network, the telephone company will notify you in advance that temporary discontinuance of service may be required. But if advance notice is not practical, the Telephone Company will notify the customer as soon as possible. Also, you will be advised of your right to file a complaint with the FCC if you believe it is necessary. Changes in Telephone Company Equipment or Facilities The Telephone Company may make changes in its facilities, equipment, operations or procedures that could affect the operation of the equipment. If this happens the Telephone Company will provide advance notice in order for you to make necessary modifications to maintain uninterrupted service. Equipment Maintenance Facility If trouble is experienced with this equipment PC1565, for repair or warranty information, please contact the facility indicated below. If the equipment is causing harm to the telephone network, the Telephone Company may request that you disconnect the equipment until the problem is solved. This equipment is of a type that is not intended to be repaired by the end user. Simplex Time Recorder Co. 100 Simplex Drive, Westminster MA 01441-0001 USA, Tel: (978) 731-2500 Additional Information Connection to party line service is subject to state tariffs. Contact the state public utility commission, public service commission or corporation commission for information. Alarm dialing equipment must be able to seize the telephone line and place a call in an emergency situation. It must be able to do this even if other equipment (telephone, answering system, computer modem, etc.) already has the telephone line in use. To do so, alarm dialing equipment must be connected to a properly installed RJ-31X jack that is electrically in series with and ahead of all other equipment attached to the same telephone line. Proper installation is depicted in the figure below. If you have any questions concerning these instructions, you should consult your telephone company or a qualified installer about installing the RJ-31X jack and alarm dialing equipment for you.
Network Service Provider's Facilities

RJ-31X Jack Alarm Dialing Equipment

Computer Unused RJ-11 Jack

Telephone Line Telephone Network Demarcation Point

Telephone Answering System

Fax Machine Telephone

Unused RJ-11 Jack

Considere o seguinte, quando estiver desenvolvendo o seu plano: Tenha certeza que todas as portas e janelas perimetrais so abertas facilmente. Assegure-se de que elas no sejam fechadas artificialmente e que seu mecanismo de trava seja suave. Se a abertura ou usar a sada for muito difcil para as crianas, pessoas idosas ou deficientes, um plano de resgate deve ser desenvolvido. Isto inclui ter certeza de que aquele que ir desempenhar o resgate possa ouvir prontamente o sinal de alarme. Se a sada acima do andar trreo, uma escada de fogo ou de cordas aprovada deve ser providenciada bem como o treinamento de como us-la. Sadas no andar trreo devem ser mantidas claras. Tenha certeza de ter retirada a neve nos ptios externos no inverno; materiais externos ou equipamentos no devem bloquear as sadas. Cada pessoa deve saber de um determinado ponto de encontro, onde todos vo se encontrar, pode ser do outro lado da calada ou na casa de um vizinho. Uma vez que todos estiverem fora do prdio, chame os Bombeiros. Um bom plano d nfase ao escape rpido, no investigue ou tente lutar contra o fogo, e no esforce-se em salvar objetos ou pequenos animais porque isso pode ser um desperdcio do tempo disponvel. Uma vez fora da casa, no entre novamente. Espere pelos Bombeiros. Escreva o seu plano de escape e ensaie freqentemente para que voc possa coloc-lo em prtica em uma emergncia, cada pessoa deve saber o qu fazer. Revise o plano assim que mudarem as condies, como o nmero de pessoas na casa, ou se houver alguma mudana nos padres da construo. Tenha certeza de que o seu sistema de deteco de incndio est funcionando por fazer os testes semanais ( Operao do Alarme de Incndio). Se voc estiver com alguma dvida, contate seu revendedor. Ns recomendamos que voc contate o corpo de bombeiros local e pea mais informaes sobre segurana em caso de incndio e sobre o plano de escape. Se possvel tenha seu sistema de deteco de incndio inspecionado sempre.

SOBRE SEU SISTEMA DE SEGURANA


Seu equipamento de segurana DSC tem sido projetado para prover a voc flexibilidade e convenincia. Leia esse manual com cuidado e pea para seu instalador instruir voc sobre a operao do sistema e quais so as caractersticas implementadas no seu sistema. Todos os usurios do sistema devem ser igualmente instrudos sobre o seu uso. Preencha a pgina de Informaes do Sistema com todas as informaes sobre as zonas e cdigos de acesso e guarde esse manual em um lugar seguro para referncia futura.

Deteco de incndio
Este equipamento capaz de monitorar deteco de sensores de incndio como sensores de fumaa e prover um aviso quando uma condio de fogo detectada. Uma boa deteco de incndio depende da quantidade adequada de sensores, colocados em locais apropriados. Este equipamento deve ser instalado de acordo com a NFPA 72 (N.F.P.A, Batterymarch Park, Quincey MA 02269). Revise cuidadosamente o Plano de Escape da Famlia fornecido nesse manual. Nota: Seu instalador deve habilitar a parte de deteco de incndio deste equipamento para que se torne funcional.

Teste
Para assegurar que seu sistema continue funcionando conforme tencionado, voc deve test-lo semanalmente. Por favor verifique o subtpico Teste Seu Sistema desse manual. Se o seu sistema no estiver funcionando apropriadamente chame a companhia instaladora para manuteno.

Monitorao
O sistema capaz de transmitir alarmes, problemas e informaes emergenciais atravs da linha telefnica para a central de monitorao. Se voc iniciou um alarme inadvertidamente, ligue imediatamente para a central de monitoramento para prevenir uma providncia desnecessria. Nota: Seu instalador deve habilitar a funo de monitoramento deste equipamento para que se torne funcional.

MANUTENO
Com um uso normal o sistema requer um mnimo de manuteno. Os seguintes pontos devem ser observados. 1. No limpe seu sistema de segurana com panos molhados. Um pano limpo, um pouco umedecido deve remover as acumulaes normais de sujeira. 2. O teste de Sirene/Bateria projetado para determinar a condio da bateria. Ns recomendamos, contudo, que a bateria seja recolocada a cada 3 anos. 3. Para outros acessrios do sistema como detectores de fumaa, infravermelhos passivo, detetores de microondas ou ultra-som, sensores de quebra de vidro, consulte o respectivo manual do instalador para teste e manuteno.

OPERAO GERAL DO SISTEMA


Seu sistema de segurana formado por um painel de controle DSC, um ou mais teclados e vrios sensores e detetores. O painel de controle ser montado fora da vista, em um armrio de utilidades ou no poro. O gabinete metlico contm o sistema eletrnico, fusveis e uma bateria de stand-by. No h normalmente razo para ningum mais alm do instalador, ter acesso ao painel de controle. Todos os teclados tem um indicador audvel e um comando de teclas de entrada. Os teclados LED tem um grupo de zonas e luzes de estado do sistema. O teclado LCD tem um mostrador de cristal lqido (LCD) alfanumrico. O teclado usado para mandar comandos ao sistema e mostrar o corrente estado desse. Os teclados sero montados em um local conveniente dentro da propriedade protegida perto da(s) porta(s) de entrada/sada. O sistema de segurana tem muitas zonas de proteo de rea e cada uma dessas zonas sero conectadas a um ou mais sensores (detetores de movimento, quebra de vidro, contatos magnticos, etc.) Um sensor em alarme ser indicado pelos LEDs das zonas correspondentes piscando no teclado LED ou pelas mensagens escritas no teclado LCD.
NOTICIA IMPORTANTE Um sistema de segurana no pode prever emergncias. Ele apenas alertar voc e - se includo- uma central de monitoramento da situao de emergncia. Sistemas de Segurana so geralmente muito confiveis, porm eles podem no funcionar diante de todas as condies e no so substitutos de prticas prudentes ou seguro de vida ou propriedade. Seu sistema de segurana deve ser instalado e mantido por profissionais de segurana qualificados que devem instru-lo sobre o nvel de proteo provido e as operaes do sistema.

16

INFORMAES DO SISTEMA
Preencha as informaes seguintes para referncias futuras e guarde este manual em um lugar seguro.

Silenciar
Para silenciar a sirene pressione a tecla [#]. Se um alarme for silenciado e um detetor de fumaa no for resetado o alarme soar novamente dentro de 90 segundos.

CDIGOS DE ACESSO
SEU CDIGO MESTRE : ________________________ Cdigos de Acesso Adicionais: 01 __________________ 02 __________________ 03 __________________ 04 __________________ 05 __________________ 06 __________________ 07 __________________ 08 __________________ 09 ____________________ 10 ____________________ 11 ____________________ 12 ____________________ 13 ____________________ 14 ____________________ 15 ____________________ 16 ____________________ 17 ____________________ 18 ____________________ 19 ____________________ 20 ____________________ 21 ____________________ 22 ____________________ 23 ____________________ 24 ____________________ 25 ________________ 26 ________________ 27 ________________ 28 ________________ 29 ________________ 30 ________________ 31 ________________ 32 ________________

Resetando Detectores de Incndio


Uma vez que o detetor resetado, se ainda existir fumaa, a seqncia de alarme ressoar como descrito acima. Se no houver fumaa, o sistema retornar ao seu estado normal. Para resetar detectores de fumaa em um teclado LED: Pressione [*][7][2]. Para resetar detectores de fumaa em um teclado LCD: Pressione [*] para entrar na lista de funes. Role at encontrar:
Pressione (*) para Controle de Sada

Pressione [*] para selecionar o controle de sada. O visor mostrar...

Selecionar Sada < > Sada Utilitria Selecionar Sada < > Sada Utilitria

Use as setas para encontrar a mensagem a seguir e pressione [*] para selecion-la...

INFORMAES DE ZONA
Existem ________ zonas ativas no sistema. Zona 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 2 rea Protegida ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ Tipo de Zona _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

Nota: Se voc suspeitar que um alarme de fogo foi transmitido e no h incndio, contate a central de monitoramento evitando uma providncia desnecessria. Se aparentar uma condio de incndio verdadeira, siga o seu plano de evacuao imediatamente. Se o alarme soar a noite, evacue a propriedade imediatamente. Nota: A descrio acima pode no se aplicar dependendo de como o seu instalador programou as operaes de alarme de incndio em seu sistema. Pea mais informaes sobre a operao do seu sistema.

REVISO DE SEGURANA DOMSTICA CONTRA INCNDIO


Muitos incndios ocorrem dentro da casa. Para minimizar este perigo, ns recomendamos que seja feita uma reviso da segurana da casa contra incndio e um plano de escape em caso de incndio e seja desenvolvido um plano de escape em caso de incndio. 1. Todas as instalaes eltricas e tomadas esto em condies seguras? Verifique desgastes na fiao, circuitos eltricos sobrecarregados, etc. Se voc est incerto sobre suas instalaes eltricas ou manuteno da casa, chame um profissional para as avaliar. 2. Todos os lquidos inflamveis esto armazenados em recipientes fechados em uma rea bem ventilada? Deve ser evitada a limpeza com lquidos inflamveis. 3. Todos os materiais inflamveis (fsforos) esto fora do alcance de crianas? 4. As fornalhas e instrumentos de queima de madeira esto propriamente instalados, limpos e em bom estado? Tenha uma avaliao profissional desses utenslios.

PLANO DE ESCAPE EM CASO DE INCNDIO


H freqentemente muito pouco tempo entre a deteco de incndio e o tempo em que ele se torna mortal. Por isso muito importante que o plano de escape em famlia seja desenvolvido e ensaiado. 1. Todo membro da famlia deve participar do desenvolvimento do plano de escape. 2. Estude as possibilidades de rota de escape de cada local dentro da casa. Como muitos incndios acontecem a noite, deve ser dada uma ateno especial para as rotas a partir dos quartos. 3. Deve ser possvel escapar do quarto sem abrir a porta para o interior da casa. 15

BIP DE PORTA
O Bip de Porta usado para fornecer um tom no teclado cada vez que uma porta ou janela for aberta. As portas ou janelas que tero essa caracterstica sero programadas por seu instalador.

15 16 17 18 19 20

___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________

_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ _____________________________________

Para ativar o Bip de Porta em um teclado LED:


Entre [*][4] para habilitar/desabilitar a caracterstica de bip de porta. Quando este comando for digitado, o teclado ir soar a cigarra 3 vezes se a funo estiver sendo habilitada e dar um longo bip se a funo estiver sendo desabilitada.

Para ativar o Bip de Porta em um teclado LCD:


Pressione [*] para entrar na lista de funes, ento role as setas at encontrar...
Pressione (*) <> Pressione [*] ou [4] para habilitar ou desabilitar essa funo. para Bip de Porta retornar ao estado Pronto.

Pressione [#] para

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32

OPES DO TECLADO
Todos os teclados
Controle da Cigarra do Teclado O teclado LCD permitir a seleo de 21 tons diferentes. A partir de um teclado LCD, digite [*][6][Cdigo Mestre], e use as setas de rolagem (< >) para encontrar a mensagem "Controle do Cigarra do Teclado". Pressione [*] para selecionar a opo. Use as setas de rolagem para escolher o tom desejado. Pressione [#] para sair. Esta caracterstica pode ser acessada de um teclado LED pressionando-se a tecla [*].

Apenas Teclados LCD


As seguintes trs opes so acessadas pela entrada [*][6][Cdigo Mestre]. Use as setas de rolagem (< >) para encontrar a mensagem apropriada e pressione [*] para selecion-la. Controle de Brilho do Teclado. Quando esta opo selecionada, o teclado permitir a escolha de 10 diferentes nveis de brilho. Use as setas de rolagem (< >) para encontrar o nvel desejado de brilho e pressione [#] para sair. Controle de Contraste do Teclado. Quando esta opo selecionada, o teclado permitir a escolha de 10 diferentes nveis de contraste. Use as setas de rolagem ( < > ) para encontrar o nvel desejado de contraste e pressione [#] para sair. Ver Buffer de Eventos atravs de um teclado LCD O painel armazenar os ltimos 128 eventos que ocorreram no sistema. Para ver o Buffer de Eventos, selecione a entrada "Ver Buffer de Eventos" na lista de funes. O teclado mostrar o nmero do evento, partio, hora e data de cada evento. Para alternar para o nome do evento, pressione [*]. Use as setas de rolagem (< >) para rolar atravs de todos os eventos do buffer. Quando voc tiver acabado de ver os eventos, pressione [#] para sair. Habilitar Downloading Para habilitar uma janela de 6 horas de downloading, a partir de qualquer teclado, digite [*][6][Cdigo Mestre][5]. Durante este tempo, o painel responder as chamadas de downloading recebidas. Para mais informaes, favor contatar se instalador.

Zona [F] Fogo do Teclado ____________________________ Zona [A] Auxiliar do Teclado _________________________ Zona [P] Pnico do Teclado __________________________ O tempo de sada _____ segundos. O tempo de entrada ___ segundos.

PARA MANUTENO
Informaes da Central de Monitoramento: Cdigo de Identificao #: _________________Telefone #:______________________________ Informaes do Instalador : Companhia: ____________________________ Telefone #:_____________________________

OPERAO DO ALARME DE INCNDIO


Alarme
Em caso de alarme de incndio, a sirene pulsar ligada/desligada. A transmisso do alarme para a central de monitoramento atrasada em 30 segundos. Se o alarme no for cancelado dentro desses 30 segundos, ele ser transmitido para a central de monitoramento. 14

CDIGOS DE ACESSO
Os cdigos de acesso so usados para armar e desarmar o sistema. H 37 cdigos de acesso disponveis: um cdigo mestre, 32 cdigos de acesso, 2 cdigos de coao e 2 cdigos de superviso. Somente o Cdigo Mestre pode ser usado para programar cdigos de segurana adicionais e para mudar algumas caractersticas do sistema, bem como para armar e desarmar o sistema. O Cdigo Mestre ser fornecido a voc pelo seu instalador. Todas as entradas no teclado so feitas pressionandose uma tecla de cada vez. Todos os cdigos de acesso podem ser programados pelo procedimento determinado em Programando Cdigos de Segurana. Nota: Um cdigo de acesso pode ser um nmero de 4 ou 6 dgitos dependendo de como o seu instalador programou o sistema. Pea ao seu instalador mais informaes sobre cdigos de acesso.

Nota: Se voc tem um teclado LCD, seu instalador pode programar o sistema para mostrar a data e hora enquanto o teclado est inoperante. Se este for o caso, voc deve pressionar [#] para limpar a data e hora antes de entrar com o cdigo de acesso para armar o sistema, ou antes de programar qualquer outra funo.

TESTANDO O SISTEMA
Teste de Alarme
Teste de Alarme prov um teste de 2 segundos da cigarra do teclado e da sirene. Comece com o painel no estado Pronto. A partir de um teclado LED, Digite [*][6][Cdigo Mestre][4] ento pressione [#] para retornar ao estado Pronto. A partir de um teclado LCD, Pressione [*] para entrar na lista de funes. Use as setas de rolagem para encontrar Funes de Usurio e pressione [*] para selecionar. Entre seu Cdigo Mestre e role at encontrar a seguinte mensagem...
Sel. Opao <> Teste do Sistema
Teste do Sistema em Progresso

ARMANDO O SISTEMA
Armando o sistema por meio de um teclado LED:
Se a luz Pronto no teclado estiver acesa o sistema estar pronto para armar. Se a luz de Pronto no teclado estiver apagada, cheque o sistema para ver se todas as portas e janelas esto fechadas e se no h movimento em reas cobertas por sensores de movimento. O sistema no poder ser armado sem que a luz Pronto esteja acesa, indicando que todas as zonas esto fechadas e o sistema j pode ser armado. Entre o seu cdigo de acesso. Assim que cada dgito for pressionado o teclado emitir um bip. Se o cdigo de acesso digitado estiver incorreto, o teclado soar um bip longo por 2 segundos. Se isto ocorrer, pressione a tecla [#] e reentre seu cdigo de acesso. Se o cdigo for o correto dessa vez , o teclado soar alguns bips rpidos e a luz de Armado ficar acesa. Saia da propriedade atravs da porta indicada como Porta Temporizada pelo seu instalador. O painel prover um perodo de sada, indicado por bips no teclado, para que voc possa sair da propriedade sem causar nenhum alarme. No final desse tempo, todas as luzes do teclado, exceto a luz de armado, se apagaro e o sistema j estar armado. O tempo de sada pode ser mudado pelo seu instalador.

Pressione [*] para desempenhar um Teste de Alarme. O teclado ir mostrar a seguinte mensagem... Pressione [#] para retornar ao estado Pronto.

Teste completo do Sistema


Ns recomendamos que voc teste o sistema semanalmente. Caso o sistema no esteja funcionando apropriadamente, chame imediatamente a companhia de instalao para servio. Nota: Desempenhe testes fora dos horrios de pico, como de manh cedo ou tarde da noite. 1. Informe a central de monitoramento que voc est testando o seu sistema. 2. Comece com o sistema no estado Pronto. 3. Efetue um teste de Sirene/Bateria pressionando [*][6][Cdigo Mestre][4]. A sirene e a cigarra do teclado iro tocar por 2 segundos e todas as luzes do teclado acendero. Pressione [#] para sair. 4. Ative cada sensor, um de cada vez ( por exemplo abra as portas e janelas ou ande nas reas de detetores de movimento). A partir de um teclado LED, observe a luz da zona acendendo quando esta ativada. A luz da zona apagar quando esta for restaurada ao seu estado normal ( por exemplo a porta e janela fechadas). A partir de um teclado LCD, a seguinte mensagem ser mostrada quando cada zona for ativada..
Assegure Sistema Antes de Armar <>

Armando o sistema por meio de um teclado LCD:


Quando esta mensagem aparecer, uma ou mais zonas esto abertas. Para assegurar Sistema Seguro Antes de Armar<> o sistema, feche todas as portas e janelas e cesse qualquer movimento em reas protegidas por detectores.
Entre Cdigo p/ Quando esta mensagem aparecer use as setas de rolagem para verificar se o sistema Armar Sistema <> est livre de problemas e se nenhuma zona est inibida sem inteno (veja

Use as setas de rolagem para ver qual zona est aberta. Esta mensagem desaparecer quando a zona for restaurada.

Condies de Problema e Inibindo Zonas ).


Entre Cdigo p/ Armar Sistema Tempo Sada em Andamento

Se esta mensagem estiver sendo mostrada, o sistema est Pronto e pode ser completamente armado. Para armar o sistema, entre o seu cdigo de acesso. Uma vez que o cdigo de acesso correto for digitado, esta mensagem ser mostrada. O painel prover um perodo de sada, indicado por bips no teclado, para que voc possa sair da propriedade sem causar nenhum alarme. O tempo de sada pode ser mudado pelo seu instalador. Saia da propriedade atravs da porta indicada como Porta Temporizada pelo seu instalador.

5. Se o painel tiver algum sensor de incndio, a ativao desses ir causar um alarme com a sirene no modo pulsado Cuidado: No use chama aberta ou materiais em combusto para testar o sensor de fumaa. Contate seu instalador para informaes sobre mtodos seguros de testar os detetores. 6. Quando o teste for completado, ligue e avise a central de, monitoramento. Caso o sistema falhe nos testes, contate seu instalador. Nota: Algumas caractersticas descritas acima no estaro funcionando a menos que habilitadas por seu instalador. Por favor assegure-se de que seu instalador tenha explicado quais so as caractersticas que esto funcionando em seu sistema.

13

Para ver que tipo de condio de problema h, pressione [*][2]. Uma ou mais luzes das zonas acendero, indicando vrias condies de problema: LED DE ZONA TIPO DE PROBLEMA 1 ................... Requer Servio. Chame a assistncia tcnica para manuteno 2 ................... Indica perda de energia AC. Quando este problema ocorre, a luz de Problema (Sistema), ir acender, porm o buzzer do teclado no soar 3 ................... Problema de Linha Telefnica 4 ................... O painel falhou na comunicao na central de monitoramento. 5 ................... Falha de Zona. Pressione [5] e a luz de zona correspondente a falhas acendero. 6 ................... Tamper de Zona. Pressione [6] e a luz de zona correspondente s zonas adulteradas acendero. 7 ................... Zona com bateria baixa. Este problema gerado quando zonas sem fio exibem uma zona de bateria baixa. Pressione [7] uma, duas ou trs vezes para ver quais os acessrios que tem bateria baixa. O seguinte ocorrer: .............................................. Bips de Teclado Visor do Teclado Pressione [7] ...................................... 1 .................... Zonas com bateria baixa (teclado LED - luzes de zona 1 a 8) Pressione [7] novamente ................... 2 .................... Teclados com bateria baixa (Teclado LED - luzes de zona 1 a 4) Pressione [7] novamente ................... 3 .................... Chaveiros com bateria baixa (Teclado LED - luzes de zona 1 a 8) Para ver condies de problema dos chaveiros 9 a 16, voc deve ter um teclado LCD. 8 ................... Perda da hora do relgio. Para ajustar a data e hora do sistema, siga as instrues em Ajustando a Data e Hora do Sistema

Entre Cdigo p/ Desarmar Sist. * Atenao * Inib. Ativa

Esta mensagem ser mostrada uma vez que o tempo de sada expire e o sistema esteja completamente armado. Se esta mensagem aparecer, certifique-se de quais so as zonas inibidas e porque. Nota: Se o seu sistema for armado com uma zona inibida ou com algum problema presente, a sua proteo ser reduzida.

MTODOS ALTERNATIVOS DE ARMAO:


Armao Fora de Casa:
Armando o sistema no modo fora de casa, todas as zonas interiores e perimetrais estaro ativadas. Se um movimento for detectado nas zonas interiores, ou se uma zona perimetral for violada, a seqncia de alarme ser iniciada. Para armar no modo Fora de Casa, entre o seu cdigo de acesso e saia da propriedade atravs da porta temporizada. O sistema reconhecer que os ocupantes deixaram a propriedade. Uma vez que o tempo de sada expire, o sistema estar totalmente armado. Voc pode reiniciar o tempo de sada uma vez, pressionando a tecla Sair antes do tempo de sada terminar. Falha de Sada Audvel: Com a inteno de reduzir alarmes falsos, a Falha de Sada Audvel foi projetada para notific-lo de uma falha na sada quando estiver armando o sistema no modo Fora de Casa. No caso de haver uma falha na sada da propriedade durante o perodo do tempo de sada, ou se voc no tiver fechado bem a porta temporizada, o sistema avisar que houve uma armao imprpria de duas maneiras: o teclado emitir um bip contnuo e a sirene tocar. Se isto ocorrer, voc deve entrar novamente na propriedade, digitar o seu cdigo de acesso para desarmar o sistema e ento seguir o procedimento de armao novamente, deixando a propriedade de modo correto desta vez. O seu instalador ir inform-lo se a Falha de Sada Audvel foi habilitada em seu sistema.

Armao em Casa:
Esta caracterstica, se habilitada pelo seu instalador, permitir a voc armar as zonas perimetrais enquanto as zonas interiores permanecero inativas, fazendo com que voc possa permanecer na propriedade enquanto o sistema estiver armado. Quando voc digitar o seu cdigo de acesso para armar o sistema e no sair de casa, pela porta temporizada designada, o sistema se armar no Modo em Casa, inibindo automaticamente as zonas interiores. As zonas interiores podem ser reativadas durante a qualquer momento, digitando [*][1] em qualquer teclado. Se voc reativar tais zonas, tenha certeza que no penetrar em reas protegidas por detectores de movimento. Para acessar tais reas, voc deve digitar o seu cdigo de acesso e desarmar o sistema.

Para ver problemas em um teclado LCD:


A partir do estado Pronto, use as setas de rolagem para escolher a seguinte mensagem.
Prob. no Sist. (*2) p/ Ver <>

Pressione [*][2] para ver o problema. A seguinte mensagem ser mostrada... de rolagem (< >) para ver quais problemas esto presentes no vez que voc tenha visto a lista de problemas, o visor mostrar...

Armao sem Tempo de Entrada:


Se voc deseja armar o sistema sem um tempo de entrada, digite [*][9] e mais o seu cdigo de acesso. A luz de armado piscar para lembr-lo que o sistema est armado e no tem mais tempo de entrada. Qualquer entrada em qualquer zona programada como temporizada criar um alarme instantneo.

Use as setas Ver Problema <> Mensagem de problema sistema. Uma

Pressione [#] para sair do modo de Visualizao de Problemas e retornar ao estado Pronto.

Armao Rpida:
Quando a caracterstica de Armao rpida estiver habilitada, o sistema poder ser armado por simplesmente se pressionar [*][0], ao invs de digitar o seu cdigo de acesso. Por favor, note que pressionando [*][0] voc apenas conseguir armar o sistema; para desarmar voc deve entrar com um cdigo de acesso vlido. Seu instalador informar voc se a caracterstica de armao rpida est ou no habilitada em seu sistema.

AJUSTANDO A DATA E HORA DO SISTEMA


Para ajustar a data e hora do sistema, pressione [*][6] seguido pelo Cdigo Mestre. Pressione [1]. O teclado aceitar ento 10 dgitos consecutivos: Entre a Hora em Horas e Minutos usando o formato 24 horas (00:00 s 23:59). Entre a Data em Ms, Dia e Ano (MM DD AA) 12

Auto - Armao:
Seu sistema pode ser programado para se auto-armar de acordo com uma programao de horrio. Para programar o horrio de auto-armao, entre [*][6] seguido pelo seu cdigo mestre. Pressione 3. 5

Entre o horrio usando formato 24 horas. (00:00 - 23:59). Para habilitar ou desabilitar a caracterstica de auto-armao, entre [*][6] seguido do seu cdigo mestre. Pressione [2] para habilitar/desabilitar a funo. O teclado ir dar 3 bips se esta caracterstica estiver habilitada e 1 bip longo se estiver desabilitada. Nota: A hora e data corretos do sistema devem ser programadas, para que a funo de auto-arme funcione corretamente. Por favor veja Ajustando a Data e Hora do Sistema.

Zonas inibidas no causaro um alarme. Zonas no podem ser inibidas aps o sistema estar armado. Zonas inibidas so automaticamente canceladas cada vez que o sistema desarmado e devem ser inibidas de novo antes da prxima armao. NOTA: Por razes de segurana seu instalador poder programar o sistema para que algumas zonas no possam ser inibidas. A inibio de zonas reduz a proteo do seu sistema de segurana. Se voc inibir as zonas devido a danos na fiao ou em alguns contatos, por favor chame o servio tcnico imediatamente para que o problema seja resolvido e seu sistema retorne ao funcionamento apropriado. Tenha certeza que nenhuma zona seja inibida no deliberadamente quando armar o sistema.

Sada Rpida
Quando a caracterstica de Sada rpida estiver habilitada, pressionando [*][0] enquanto o sistema est armado voc ter uma janela de 2 minutos para sair da propriedade. Durante este tempo voc poder apenas abrir e fechar a porta designada como temporizada uma vez. Assim que a porta temporizada for fechada o painel terminar a janela de 2 minutos para a sada rpida. Se a porta no for fechada em at 2 minutos, ou se outra zona for aberta, o painel comear o tempo de entrada. Seu instalador informar voc se a caracterstica de sada rpida est ou no habilitada em seu sistema.

Para inibir zonas em um teclado LED:


Comece com o sistema no estado de Pronto. Entre [*][1] [Nmero das zonas a serem inibidas]. Entre o nmero das zonas com 2 dgitos de 01 a 32. Assim que cada zona for inibida a luz da zona correspondente ir acender. Se a zona foi inibida por engano, pressione o nmero da zona novamente e a luz da zona se apagar, indicando que a zona no est inibida. Pressione [#] para retornar ao estado Pronto. Quando o sistema est armado, a luz de inibio acender se uma ou mais zonas forem inibidas.

DESARMANDO O SISTEMA
Desarmando o sistema por meio de um teclado LED:
Entre na propriedade atravs da porta temporizada designada; entrando por qualquer outra porta, a sirene de alarme soar imediatamente. Assim que a zona temporizada foi violada o teclado comear a dar um bip para indicar que o sistema precisa ser desarmado. V at o teclado e digite o seu cdigo. Se o cdigo de acesso digitado estiver incorreto, pressione a tecla [#] e reentre seu cdigo de acesso. Se o cdigo for o correto dessa vez , a luz de armado desaparecer e o teclado parar de bipar. O correto cdigo de acesso deve ser digitado antes que o perodo do tempo de entrada expire. Se um cdigo de acesso vlido, no for digitado neste tempo, o sistema soar o alarme. O tempo de entrada pode ser mudado pelo instalador. Se ocorrer algum alarme enquanto o sistema estiver armado, a luz de Memria do teclado teclado (ou a luz Sistema no teclado PC1555RKZ) e a luz de zona correspondente a que causou o alarme, iro piscar por 30 segundos. Depois de um perodo de 30 segundos a luz de Memria (ou Sistema) j ter apagado e o painel voltar ao estado Pronto. Pressionando-se [#] durante o perodo de 30 segundos cancelar a memria de alarme. Para ver outros alarmes, pressione [*][3]. Se um problema foi detectado com o painel desarmado, a luz de Problema (ou a luz Sistema no teclado PC1555RKZ) acender. (Veja Condies de Problema, para detectar qual o problema). Por favor, note que estes problemas no aparecero enquanto voc estiver no modo de Memria de Alarme.

Para inibir zonas em um teclado LCD:


Comece com o sistema no estado de Pronto. O visor mostrar...
Entre Cdigo para Armar o Sistema
Pressione (*) para <> Inibio de Zona

Pressione a tecla [*] para entrar no menu de funes. O visor mostrar... Pressione a tecla [*] para entrar no modo inibio. O visor mostrar...

Busca de Zona <> Nome da Zona Busca de Zona <> Nome da Zona B

Use as teclas de rolagem ( < > ) para encontrar a zona que ser inibida e pressione [*] para selecion-la. O visor mostrar...

Desarmando o sistema por meio de um teclado LCD:


Tempo de Entrada Ativo Entre seu Cdigo

Entrando por uma porta de entrada e sada, o teclado dar alguns bips para indicar a contagem do tempo de entrada, lembrando que o sistema deve ser desarmado. O teclado ir mostrar a seguinte mensagem... Entre seu cdigo de acesso. Se voc digitar um cdigo errado, pressione [#] e digite-o novamente. Quando um cdigo de acesso vlido for digitado, o teclado ir parar de tocar. Se nenhum alarme ocorreu enquanto o painel esteve armado e no h problemas, o visor mostrar... Aps 5 segundos o sistema retornar o estado de Pronto e o visor mostrar... Se um alarme ocorreu enquanto o sistema esteve armado, esta mensagem ser mostrada. Use as setas de rolagem (< >) para ver em que zonas o alarme foi ocasionado. Se a zona ainda estiver em alarme, o visor mostrar a seguinte mensagem para indicar a zona aberta....

B aparecer no visor para mostrar a zona que est inibida. Para desinibir uma zona , entre o nmero da zona; B desaparecer do visor para mostrar que a zona no est mais inibida. Busca de Zona <> Este visor ser mostrado se uma zona estiver aberta quando voc entrar o comando de inibio. A zona aberta ser representada por O. Se voc inibir uma zona Nome da Zona O aberta, o O ser substituda por B. Para sair do modo de inibio e retornar ao estado de Pronto, pressione a tecla [#].

Sist. Desarmado Nenhum Alarme na Memria

VISUALIZANDO CONDIES DE PROBLEMA


O painel de controle monitora continuamente um nmero de possveis condies de problema. Se uma dessas condies de problema ocorrer, o teclado bipar 2 vezes por cada 10 segundos at que voc pressione qualquer tecla no teclado. Nota: Uma condio de problema reduz a proteo do seu sistema de segurana. Chame a sua companhia instaladora para manuteno.

Entre Cdigo para Armar o Sistema

Para ver problemas em um teclado LED:


Um problema ser indicado pela luz de problema acesa ( ou luz do Sistema num teclado PC 1555RKZ) a qual permanecer dessa maneira at que a condio de problema seja solucionada. Se voc no puder determinar ou solucionar a causa dessa condio de problema, contate seu instalador para manuteno. 11

Ver Memria <> Zona de Alarme Assegure Sistema antes de Armar

Para apagar cdigos: Entre [*][5][Cdigo Mestre][nmero do cdigo de 01 a 32][*]. Pressione [#] para retornar ao estado de Pronto. O Cdigo Mestre no pode ser apagado.

Entre Cdigo para Armar o Sistema <>

Programando Cdigos em um teclado LCD:


Cdigo Mestre Pressione a tecla [*] para entrar na lista de funes. Use as setas de rolagem (< >) at ...
Aperte (*) p/ <> Cdigo de Acesso Entre Mestre Cd. de Acesso (*) p/ Editar <> Cod. Usurio40 P
Entre Novo Cdigo 1234 <>

Pressione 5 ou (*). O visor mostrar... Entre seu Cdigo Mestre Atual. O visor mostrar... 40 P representa o Cdigo Mestre. Pressione a tecla [*] para indicar que voc deseja programar o Cdigo Mestre. O visor mostrar... Entre o novo Cdigo Mestre. O Cdigo Mestre deve ser de 4 dgitos a no ser que outro modo seja indicado pelo seu instalador. Entre apenas dgitos de 0 a 9. Uma vez digitado o novo cdigo, o teclado soar 3 bips e o visor mostrar ... Pressione [#] para sair da funo de programao

Aps desarmar o sistema e se houver algum problema presente, esta mensagem ser mostrada. Utilize as setas de rolagem para ver quais so os problemas que esto afetando o sistema (veja " Condies de Problema"). Nota: Se voc retornar e encontrar uma mensagem de que um alarme ocorreu enquanto o sistema estava armado, possvel que o intruso ainda esteja na propriedade. V at um vizinho e chame a polcia local para investigar. A memria de alarme limpa cada vez que o teclado for armado, por isso qualquer alarme mostrado ser referente ao ltimo perodo de armao.

SE UM ALARME OCORRER.
Alarme de Fogo
Se o seu sistema foi instalado com detetores de incndio e o alarme soar de modo pulsado, siga as instrues para evacuao de emergncia imediatamente (veja "Plano de Escape em Incndio").

Alarme de Intruso
Se um alarme de intruso soar, indicado pela sirene contnua, o alarme pode ser silenciado pela entrada de um cdigo de acesso. Se um alarme foi disparado acidentalmente, ligue para as autoridades, ou empresa de monitoramento, para evitar uma providncia desnecessria. Voc pode determinar a fonte de alarme seguindo as instrues da seo de "Desarme". Uma vez que o problema for corrigido, o painel pode ser restaurado ao estado Armado original. Nota: Um alarme de fogo tem prioridade sobre alarmes do tipo violao.

(*) p/ Editar <> Cod. Usurio40 P

Esteja certo de gravar o seu novo Cdigo Mestre na pgina de Informaes do Sistema deste manual. Nota: Ns recomendamos que o cdigo de fbrica [1234] no seja usado. Programando Cdigos em um teclado LCD: Cdigos Adicionais Para apagar, adicionar ou mudar um cdigo de usurio, pressione a tecla [*] para entrar na lista de funes. Use as setas de rolagem (< >) at a seguinte mensagem...
Pressione (*) para <> Cdigos de Acesso

TECLAS DE FUNES
Os teclados PC5508Z,PC5516Z, PC5532Z, e LCD5500Z tem 5 teclas com funes especiais - Ficar, Sair, Alerta, Reset e Sada Rpida - localizadas ao lado direito do teclado de nmeros, que permitir uma fcil ativao das funes mais comuns por apenas um boto. Se essas teclas foram habilitadas pelo seu instalador, voc poder executar as funes programadas por pressionar e segurar a tecla correspondente por 2 segundos. O teclado PC 1555RKZ tem essas respectivas teclas de funo correspondendo aos nmeros de teclas de 1 a 5 . Para mais informaes sobre as funes dessas teclas, converse com o seu instalador.

Pressione (*). O visor mostrar... Entre seu Cdigo Mestre Atual. O visor mostrar...

Entre Cdigo Mestre


(*) para Editar <> Codigo Usurio 01 P

Use as setas de rolagem ( < > ) para encontrar os cdigos de acesso - indicados por 02 P a 32P - que voc deseja adicionar, mudar ou apagar. Pressione a tecla [*] para selecionar os cdigos que voc deseja alterar. O visor mostrar... Entre Novo Cdigo Para adicionar ou modificar, entre o novo cdigo. Os cdigos devem ser de 4 dgitos a 1234 <> no ser que outro modo seja indicado pelo seu instalador. Entre apenas dgitos de 0 a 9. Para apagar um cdigo de acesso, entre [*]. Uma vez digitado o novo cdigo ou que voc tenha entrado com [*], o teclado soar 3 bips e o visor mostrar ...
(*) p/ Editar <> Cod. Usurio01 P cdigo foi deletado. Pressione [#] para sair da funo de programao. O

PROGRAMANDO CDIGOS DE ACESSO


Programando cdigos em um teclado LED:
O Cdigo Mestre Para programar o Cdigo Mestre, digite [*][5] [cdigo mestre corrente][40][novo cdigo mestre]. O cdigo mestre deve ser de 4 dgitos, a no ser que seu instalador indique outra maneira. Entre dgitos apenas de 0 a 9. Pressione [#] para retornar ao modo "Pronto". Tenha certeza de gravar o seu novo cdigo mestre na pgina de "Informaes do Sistema" deste manual. Nota: Ns recomendamos que no seja usado o Cdigo Mestre de fbrica [1234] ou outros cdigos bvios como [1111]. Cdigos Adicionais: At 32 cdigos de acesso adicionais (01 at 32) podem ser programados. Para Programar um novo cdigo: Digite [*][5][Cdigo Mestre][nmero do cdigo de 01 a 32] [novo cdigo de acesso]. O nmero do cdigo um nmero de dois dgitos de 01 a 32. Cdigos de acesso devem ser de 4 dgitos, a menos que seja indicado outro modo pelo seu instalador. Entre apenas dgitos de 0 a 9. Pressione [#] para retornar ao estado de pronto. Se um cdigo de acesso j existir para o nmero que voc escolheu, ele ser substitudo por este ltimo. Tenha certeza de gravar seu novo cdigo na pgina de Informaes do Sistema deste manual.

O "P" significa que o cdigo foi programado . Se o "P" no aparecer, aquele cdi

cdigo Mestre no pode ser apagado Lembre-se de gravar o(s) seu(s) novo(s) cdigo(s) na pgina de "Informaes do Sistema" deste manual. A funo de inibio de zonas usada quando necessrio o acesso a parte da rea protegida enquanto o sistema estiver armado. Zonas que esto temporariamente fora de servio devido a danos na fiao ou nos contatos podem ser inibidas para permitir a armao do sistema at que os reparos possam ser feitos.

INIBINDO ZONAS

10

TECLADOS LED PC1555RKZ

TECLAS DE EMERGNCIA (TODOS OS TECLADOS) PC 5508Z, PC5516Z, PC5532Z, LCD5500Z: Pressione as duas teclas * por dois segundos para mandar um transmisso de Fogo. Pressione as duas teclas * por dois segundos para mandar um transmisso Auxiliar. Pressione as duas teclas * por dois segundos para mandar um transmisso de Pnico.
PC1555RKZ: Pressione a tecla [F] por dois segundos para mandar um transmisso de Fogo. Pressione a tecla [A] por dois segundos para mandar um transmisso Auxiliar. Pressione a tecla [P] por dois segundos para mandar um transmisso de Pnico.
NOTA IMPORTANTE (TODOS OS TECLADOS): AS TECLAS FOGO, AUXILIAR E PNICO NO FUNCIONARO SEM SEREM PROGRAMADAS PELO INSTALADOR. SE ESSAS TECLAS ESTIVEREM HABILITADAS E O INSTALADOR TIVER HABILITADO UMA RESPOSTA AUDVEL, SEGURANDO A TECLA POR DOIS SEGUNDOS O TECLADO SOAR UM BIP INDICANDO QUE A ENTRADA FOI ACEITA E A TRANSMISSO EST A CAMINHO. NOTA: Nos Estados Unidos as teclas auxiliares so programadas para serem usadas apenas em emergncias no mdicas, de acordo com os requerimentos UL.

Teclado PC5508Z

Teclado LCD5500Z

Luz Sistema (Apenas PC1555RKZ): Se a luz Sistema estiver Acesa , uma ou mais destas condies podem estar presentes no sistema: Sistema Ocupado Problema de Sistema ( Veja "Condies de problema"). Memria de Alarme ( Veja "Desarmando o Sistema") Inibio de Zona (Veja "Inibindo Zonas") Programando A luz sistema estar piscando quando voc estiver programando cdigos de acesso, ou desempenhando outras funes de programao. Se algum estiver programando em outro teclado, a luz de programa acender para indicar que o sistema est ocupado.
NOTA: SE VOC TIVER UM TECLADO PC 1555RKZ, A LUZ SISTEMA AGIR COMO PROBLEMA, MEMRIA, PROGRAMAO E INDICADOR DE INIBIO. DIFERENTE DOS OUTROS TECLADOS, ESTAS CONDIES SERO REPRESENTADAS APENAS PELA LUZ SISTEMA. POR FAVOR, TENHA ISTO EM MENTE QUANDO LER OUTRAS FUNES NESTE MANUAL.

Teclado LED PC5516Z

Luzes do Display ( Teclados PC5508Z, PC5516Z, PC5532Z)


Luz de Memria Depois de desarmar, se algum alarme ocorreu enquanto o sistema esteve armado, a luz de memria acender (Veja "Desarmando o Sistema"). Luz de Inibio Se a luz de Inibio est acesa, uma ou mais zonas esto inibidas (Veja, "Inibindo Zonas"). Luz de Fogo Se a luz de fogo estiver acesa, um alarme de fogo ocorreu.(Veja "Operao Alarme de Incndio"). Luz de Programa A luz do Programa piscar quando voc estiver programando cdigos de acesso, ou executando outras funes programveis. Se algum estiver programando em outro teclado, a luz de Programa ir se acender para indicar que o sistema est ocupado. Os teclados PC5516, PC5516Z, PC5532 e PC5532Z so utilizados para aplicaes com mais de 8 zonas. As funes explicadas nesse manual so as mesmas parea todos os 3 tipos de teclados LED. Teclado LED PC5532Z

Luzes do Display (Todos teclados)


Luz Pronto Se a luz Pronto estiver acesa, o sistema est pronto para armar. O sistema s pode ser armado se a luz pronto estiver acesa ( veja "Armando o Sistema"). Luz Armado ISe a luz Armado estiver acesa, o sistema foi armado com sucesso. Luz Problema ou Sistema Se a luz Problema estiver acesa, consulte "Vendo Condies de Problema".

O teclado com Visor (Display) de Cristal Lquido (LCD), mostra prompts (comandos rpidos) e informaes do sistema em 2 linhas de 16 caractres. Se "< >" aparecer, voc pode acessar mais informaes usando as setas de rolagem (< >). Pressione [<] para ver as funes prvias ou itens de informao. Pressione [>] para avanar o visor para a prxima funo ou item de informao. Pressione as teclas do teclado numrico, como pedidas pelo visor LCD para ver alarmes ou problemas, para armar e desarmar o sistema e para inibir zonas. Para sair de uma funo e retornar ao estado de Pronto, pressione [#]. Para selecionar uma funo pressione [*].

Nota Importante: Teste seu sistema semanalmente e tenha qualquer condio de problema corrigida pelo seu instalador de alarme.

Vous aimerez peut-être aussi