Vous êtes sur la page 1sur 5

Termo de Referncia Barraginhas

Produtor de guas no PCJ

Termo de Referncia para a implantao das Bacias de conteno de guas pluviais barraginhas.

1. O Projeto Produtor de guas no PCJ O Instituto de Conservao Ambiental The Nature Conservancy - do Brasil com o apoio da Agncia Nacional de guas, do Projeto de Recuperao de Matas Ciliares PRMC, SMA-SP, da Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral - CATI SAA-SP e a Prefeitura de Extrema criaram um Projeto denominado Produtor de gua no PCJ. Este projeto uma experincia piloto de Pagamento por Servios Ambientais a Proprietrios Rurais, realizadas nas microbacias dos ribeires do Moinho e Cancan localizadas nos municpios de Nazar Paulista e Joanpolis, em So Paulo. O Projeto Produtor de guas no PCJ segue as diretrizes e conceitos do Programa de Incentivo ao Produtor de gua, desenvolvido pela ANA, que um programa voluntrio de restaurao do potencial hdrico e do controle de poluio difusa no meio rural. Prev pagamentos a produtores rurais que, por meio de prticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuio da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltrao de gua e para o abatimento efetivo da eroso, sedimentao e incremento de biodiversidade. O Pagamento por Servios Ambientais a Proprietrios Rurais nestas microbacias sero baseados na realizao e manuteno das prticas recomendadas pelos tcnicos do projeto Produtor de guas no PCJ. Uma das prticas adotadas neste projeto a conservao de solos em reas agrcolas e ou pastagem, esta pratica de extrema importncia pelo fato da degradao do solo ser um problema ambiental muito crtico que o Brasil est enfrentando atualmente, refletindo-se diretamente nos segmentos da segurana, do econmico, do social e do poltico. Na Sub - bacia do Cancan um grande volume de gua deixa de infiltrar naturalmente nos solos em decorrncia da reduo da cobertura vegetal e do uso incorreto do solo. O dficit, aliado ampliao das demandas de consumo de gua, pode provocar um colapso no abastecimento. Outro aspecto que os sedimentos provenientes da eroso podem ser carregados para corpos de gua superficiais, provocando o assoreamento de vrzeas, de rios, de lagos e reservatrios. Isso diminui a disponibilidade de gua para o ecossistema e para o consumo humano.

Portanto, para combater a eroso e aumentar a infiltrao da gua no solo, se pretende utilizar a tcnica de Bacia de conteno de gua pluvial barraginha. Esta uma alternativa a prtica ao terraceamento, tendo em vista a limitao ou impossibilidade dessa prtica com declividades acima de 15%. 2 - Objetivo Implementar uma malha de barraginhas que possibilitem coletar e infiltrar a maior parte de escoamento superficial, reduzindo a eroso e melhorando a alimentao do lenol fretico. 3 - Localizao A Sub bacia piloto denominada Cancan est localizada no municpio de Joanpolis, no estado de So Paulo, o projeto ser implementado em 6 propriedades rurais, totalizando uma rea superior a 220 hectares. Sendo as atividades agrcolas dominantes nestas propriedades o plantio para a subsistncia, silvicultura e a pecuria de leite. 4 - Declividade do terreno Temos que considerar as declividades mdias dos trechos onde sero implementadas as barraginhas assim como a distncia entre cada uma delas. Uma vez que embora no contribua para o aumento do volume da gua, determina variaes na velocidade da mesma, motivo pelo qual o espaamento entre as bacias deve sofrer redues, diminuindo a capacidade erosiva da gua e aumentando a segurana do sistema. As bacias de captao de gua so recomendadas para reas com declividade at 20%, acima desse limite sua implantao torna-se dispendiosa, alm de comprometer a segurana da estrutura. 5 - Precipitaes intensas So definidas como o conjunto de chuvas originadas de um mesmo evento meteorolgica, cuja intensidade ultrapassa o valor de mdia de precipitao na regio. Esses eventos podem variar de minutos at algumas horas. Ao dimensionar as bacias de captao de gua, deve-se levar em conta estas precipitaes intensas, ocorridas no local de interesse, para definio da vazo e o volume crtico a ser utilizado na formao de cada barraginha.

6 - Clculo de espaamento entre bacias O sistema de bacias ser dimensionado considerando-se bacias em srie ao longo da rea a ser implementada. A recomendao do clculo de espaamento entre bacias deve considerar a declividade do terreno e a resistncia do solo a eroso hdrica (erodibilidade). O espaamento entre bacias deve ser determinado empregando a frmula para espaamento entre terraos proposta por Bertoni (1959), conforme a equao 1. EH = 0,4518 * K * D-0,42 Onde: EH = espaamento entre bacias, em m; K= fator de resistncia do solo a eroso, adimensional; D = declividade, em %. (1)

6.1. Clculo do volume de gua captado nos trechos de estradas a ser retido pela bacia: O volume da enxurrada a ser retido pela bacia, deve ser calculado pela equao 2: VT = EH * L * I (2) Onde: EH = espaamento entre bacias, em m; L = largura da estrada, em m; I = intensidade da chuva em 24h, em m. 6.2. Clculo do volume da bacia de captao de gua O volume correspondente bacias de formatos circulares definido pela equao 3 VB = * P2 (R (P/3) (3) Onde: P = profundidade da bacia, em m; R = raio da bacia, em m; O volume total (VT) igual ao volume da bacia (VB). VT = VB

6.3. Clculo da profundidade e do raio da bacia da bacia de captao de gua A profundidade e o raio da bacia devem ser determinados pelas equaes 4 e 5, respectivamente; Dedues: Sen (45) = 0,707 Cos (45) = 0,707 Relao R/P = 0,707/(1-0,707) = 2,41 Maior inclinao do talude = 100%

Talude = 1/1 P = (VB/6,52)1/3 (4) Onde: P = profundidade, em m; VB = volume, em m3: R = 2,41 * P (5) Onde: R= raio, em m; P= profundidade, em m.

7 - Equipe Tcnica Apresentar equipe tcnica para a execuo das atividades previstas neste Termo, observando as seguintes recomendaes: Profissional 01 - Coordenador(a) tcnico(a) das atividades previstas neste Termo, com graduao em nvel superior em engenharia, geografia, geologia, engenharia florestal, agronomia. Profissional 02 - Tcnicos(as) de nvel superior com experincia em cartografia e sistemas de informaes geogrfica. 8 - Resultados Aes de articulao e mobilizao socioambientais de uso e conservao do solo nas propriedades rurais de reas prioritrias da microbacia do ribeiro do Cancan, para evitar possveis eroses e assoreamentos dos cursos de gua. Com isso pretendemos realizar: Uso sustentvel dos recursos naturais; Aprimoramento das atividades produtivas atravs do aumento da produo e renda de forma sustentvel; Recuperao e preservao de reas degradadas; Replicao das tecnologias desenvolvidas no combate aos processos erosivos.

Vous aimerez peut-être aussi