Vous êtes sur la page 1sur 72

Universidade do Porto - FEUP

Geologia e Captagens

Apontamentos da Disciplina de Geologia e Captagens do Curso de Climatologia e Hidrologia da Universidade do Porto

Ablio A.T. Cavalheiro - Prof. Catedrtico 19991999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

1. INTRODUO OBJECTIVO DA DISCIPLINA.

incluindo as constries legais em que se movem. Em suma, estabelecer pontes conceptuais que facilitem o dilogo entre protagonistas com formao diferenciada e cujas aces, em ltima instncia, vo condicionar o sucesso da utilizao das guas minero-medicinais junto do paciente.

A circulao da gua subterrnea d-se atravs de formaes geolgicas dos mais diversos tipos. A gua subterrnea que aps um longo percurso no interior da crusta acaba por ressurgir nas fontes ou captada em profundidade, apresenta caractersticas fsico-qumicas condicionadas pelo seu percurso nas formaes geolgicas que atravessou e, consequentemente, das espcies minerais com que interagiu durante esse percurso, num ambiente fsico-qumico determinado. A presente disciplina de Geologia e Captagens do Curso de Climatologia e Hidrologia, destina-se ps-graduao de licenciados em medicina, pretende leccionar os conhecimentos de hidrogeologia necessrios sua futura actividade em estncias termais.

O curso divide-se nos seguintes grandes captulos: Captulo I e II Reviso de alguns conceitos fundamentais em mineralogia e em geologia; Captulo III Noes bsicas de hidrogeologia; Captulo IV guas termo-minerais. No primeiro e segundo captulos procurarse- relembrar alguns conceitos bsicos da mineralogia e da geologia, a fim de estabelecer uma base mnima de conhecimentos necessria ao entendimento dos captulos seguintes. No terceiro captulo ser abordada a hidrogeologia, numa perspectiva naturalista e qualitativa, embora se faa uma breve referncia a alguns modelos matemticos muito compactos que sintetizam conhecimentos existentes naquela rea.

OBJECTIVO DA DISCIPLINA: Dotar o licenciado em medicina com um conjunto de conhecimentos que permitam uma viso de conjunto das realidades naturais que esto subjacentes ao aparecimento das guas mineromedicinais. Dotar o licenciado em medicina com um conjunto de conhecimentos genricos dos mtodos e das tcnicas que enquadram os procedimentos dos profissionais responsveis pela prospeco, pesquisa e explorao das guas minero-medicinais,

Finalmente, no ltimo captulo ser abordado o tema das guas termominerais, com uma descrio geral dos fenmenos que esto na sua origem e com uma breve descrio das ocorrncias no nosso pas. Dado o pouco tempo disponvel, optou-se por nestes apontamentos apresentar os temas de uma forma ilustrada, com texto relativamente reduzido, a fim de poder ser complementado com notas tiradas pelos participantes ao longo do curso. Os participantes ficam assim com um texto bsico e com imagens usadas no curso.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

2. CONCEITOS BSICOS DE MINERALOGIA. Entende-se por mineral uma substncia inorgnica formada naturalmente, com estrutura cristalina, propriedades nicas e uma distinta composio qumica.

Diversas variedades de quartzo (SiO2, hexagonal)

Os minerais so os principais constituintes da parte inerte da crusta terrestre (no viva). Formam-se, na generalidade, por processos inorgnicos.

A maior parte das rochas so constitudas por partculas minerais ligadas umas s outras. Na figura seguinte pode ver-se um granito constitudo fundamentalmente por quatro minerais: quartzo, dois feldspatos e mica.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

gata SiO2 coloidal

Mica preta (biotite)

Plagioclases (feldspato)

Feldspato potssico

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Plagioclases (feldspato) Areia com quartzo e granada

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

granulometria mais fina, em particular por argilas, apresentam uma maior capacidade de reteno. Com efeito a reteno especfica depende da rea por unidade de superfcie que tanto maior quanto menor for a dimenso mdia dos gros dos minerais integrantes do solo. Os minerais tm uma determinada composio qumica e estrutura cristalina, isto , um determinado arranjo molecular tridimensional. O microscpio electrnico permite observar essas estruturas; na figura seguinte pode ver-se a estrutura da galena observada com microscpio electrnico.

Solo constitudo por argila, quartzo, granada e mica

Os minerais de argila aparecem em cristais microscpicos que abundam nos solos; a estrutura em lamelas justapostas (ver figura seguinte) facilita o aprisionamento de gua; quando o solo seca, a gua anteriormente aprisionada evapora-se, fazendo encolher, como um harmnio, os aglomerados de cristais de argila. O aparecimento de fendas no solo por contraco dos minerais de argila facilita o arejamento do solo e facilita a penetrao das razes; nos perodos em que no est seco, as razes abastecem-se na gua retida pelas argilas. A agricultura seria muito mais difcil sem a presena das argilas!

Galena. Bossas brancas = enxofre, cavidades negras = chumbo.

A figura seguinte mostra, lado a lado, a imagem de microscpio electrnico e um modelo tridimensional da galena.

Fotografia de microscpio electrnico da cauliniteelectrnico da caulinite Os solos constitudos por materiais arenosos deixam-se atravessar facilmente pela gua isto , apresentam baixa capacidade de reteno, enquanto que os solos constitudos por materiais de Modelo tridimensional do arranjo cristalino da galena

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

Os mineralogistas usam o termo mineral indiferentemente para significar: Uma determinada espcie mineral, por exemplo, ortclase, espodumena; uma determinada variedade de mineral de uma mesma espcie, por exemplo quartzo hialino e quartzo fumado; uma determinada srie de minerais, por exemplo plagioclases. um determinado grupo de diferentes espcies minerais por exemplo, anfbolas piroxenas ou micas. Segundo Dana [1], em geral podem ser considerados minerais os materiais que constituem as rochas da crusta terrestre e, como tal, constituem o testemunho mais importante da histria da Terra. O objectivo fundamental do mineralogista o de desvendar os aspectos histricos, qumicos e fsicos da crusta terrestre, pelo que a denominao mineral e o estudo da Mineralogia limita-se a materiais de origem natural. Desta forma, o ao, o cimento, o gesso e o vidro, ainda que todos eles derivados de minerais naturais como matria prima, no se consideram como tal, j que sofreram uma transformao operada pelo homem. O rubi sinttico, ainda que seja idntico, fsica, qumica e estruturalmente ao rubi no seu estado natural, no considerado como sendo um mineral. Outra limitao imposta aos minerais serem de origem inorgnica. Assim ficam eliminados o carvo, os leos, o mbar, ainda que se apresentem naturalmente na crusta terrestre. A prola e a concha da madreprola, ainda que qumica e estruturalmente sejam idnticas aos minerais aragonite e calcite, no so classificadas como minerais. Talvez que a maior limitao na definio de mineral resida no facto de ele dever ser um elemento ou um composto qumico. Ainda que seja possvel haver variaes dentro da frmula qumica, deve ser possvel expressar a composio de um mineral por uma frmula qumica. De esta forma ficam eliminadas as misturas mecnicas, ainda que homogneas e uniformes.

Agora que referimos o que inclui e o que exclui o termo mineral, podemos dar uma definio do mesmo como devendo ser um elemento ou um composto qumico formado mediante um processo inorgnico natural. Alguns exemplos que ilustram os conceitos anteriores:

A espcie mineral espodumena distingue-se das outras espcies minerais pelas suas propriedades nicas fsicas e qumicas

A variedade do berilo designada gua marinha um mineral que se distingue dentro da espcie berilo pela sua cor verde caracterstica, que lembra o verde da gua do mar.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

O grupo escapolite apresenta apenas duas espcies.

A escapolite um grupo com apenas duas espcies minerais: marialite e meionite.

H toda uma srie de minerais cuja composio qumica varia entre a albite (NaAlSi3O8) e a anortite (CaAl2Si2O8); esta srie designa-se por plagioclases.

Marialite

Um grupo de minerais como por exemplo anfbola, piroxena ou mica, designa um conjunto de espcies minerais, cuja estrutura cristalina a mesma, havendo diferentes composies qumicas. Esta designao costuma dar-se a uma amostra de mo ainda no identificada completamente. H grupos com numerosas espcies, como o caso das plagioclases, que so feldspatos triclnicos, calco-sdicos, que formam uma srie isomorfa, cuja composio varia desde a albite pura, Si3AlO8Na, at anortite pura Si2Al2O8Ca. Neste caso a srie subdivide-se em seis termos arbitrrios, de acordo com as quantidades relativas de albite e anortite: %Albite 100-90 90-70 70-50 50-30 30-10 10-0 %Anortite 0-10 10-30 30-50 50-70 70-90 90-100

Meionite

Albite Si3AlO8Na Oligoclase Andesina Labradorite Bitounite Anortite Si2Al2O8Ca

costume, para efeitos de sistematizao, apresentar o estudo da mineralogia nas seguintes divises: Cristalografia, Mineralogia Fsica, Mineralogia Qumica, Mineralogia Descritiva e Mineralogia Determinativa.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

1. CONCEITOS DA CRISTALOGRAFIA. Os minerais, com poucas excepes, apresentam uma estrutura interna ordenada em padres repetitivos; quando as condies so favorveis, durante a cristalizao, as estruturas regulares desenvolvem-se por extensas regies do espao, resultando desse facto o aparecimento, a olho nu, de faces cristalinas planas bem expostas. Neste caso o slido cristalino, com faces bem desenvolvidas, designa-se por eudrico, se as faces aparecerem imperfeitamente desenvolvidas denomina-se subdrico; no caso de no surgirem designa-se por andrico. O que caracteriza a regularidade do estado cristalino a repetio na vizinhana dos tomos que se situam nessa rede; se um observador imaginrio se deslocasse ao longo de uma rede cristalino, deveria notar padres de vizinhana repetitivos, sendolhe impossvel, se deslocado de um ponto para outro homlogo da rede cristalina, distinguir um do outro. Bravais em 1848 provou que existem apenas catorze tipos de redes espaciais, conhecidas actualmente por redes de Bravais. As catorze redes critalinas de Bravais

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo I

Exemplo: dureza Um hbito cristalino da pirite Dureza resistncia que a superfcie de um mineral oferece a ser riscada; uma escala comummente usada a escala de durezas de Mohs: 1. Talco 2. Gesso 3. Calcite 4. Fluorite 5. Apatite 6. Ortclase 7. Quartzo 8. Topzio 9. Corindo hialino 10. Diamante Outro hbito cristalino da pirite

Como consequncia da regularidade da estrutura espacial Passam-se a referir muito brevemente algumas das propriedades que permitem caracterizar os minerais: Como consequncia da geometria e das ligaes existentes entre os tomos da rede cristalina surgem as diferentes propriedades fsicas e qumicas que permitem, conjuntamente, caracterizar e, consequentemente, identificar as diferentes espcies minerais, como por exemplo: dureza, cor, densidade, brilho, risca, fractura, hbito, reaco com cido, clivagem , magnetismo, etc
Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

2. CONCEITOS DE GEOLOGIA

Na figura anterior pode ver-se uma rocha gnea extrusiva, em plena fase da extruso da lava vulcnica que, mais tarde, aps arrefecer, ir constituir a rocha extrusiva.

Costuma-se dividir as rochas em trs tipos fundamentais: gneas, sedimentares e metamrficas. O quadro anterior evidencia um ciclo de transformao muito frequente.

Na figura anterior aparece representada uma formao basltica e na figura seguinte uma intruso grantica que, ao contrrio da anterior, cristalizou em profundidade.

As rochas gneas resultam da consolidao do magma. Vejamos agora uma situao tpica de meteorao de uma rocha gnea, por ciclos de gelo - degelo.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

pelo vento

pelos glaciares

A eroso pode dar-se por aco da gua, do vento, dos glaciares, etc Os materiais erodidos podem, em seguida, ser transportados, pela gua,.

pelas correntes marinhas.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

Quando o meio perde energia, os materiais transportados sedimentam.

Os sedimentos podem, em seguida, ser litificados.

por compactao,

por cementao

dando origem a rochas sedimentares.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

Se as condies forem favorveis pode, em seguida, iniciar-se um processo de metamorfismo da rocha sedimentar.

Aco da presso e do calor: metamorfismo.

Outras relaes genticas possveis:

Ao longo dos tempos tm sido adoptadas diferentes classificaes das rochas eruptivas, metamrficas e sedimentares. Em seguida apresentamos uma classificao possvel.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

UMA POSSVEL CLASSIFICAO DAS ROCHAS ERUPTIVAS cidas (com quartzo abundante + rtoclase)

Biognicas

siliciosas - calcreo-siliciosas, tripoli. clcicas - calcreos. Fosfatadas - calcreofosfatadas, fosforite. Carbonosas - turfas, carves, betuminosas, petrleos

Neutras

Granitos, riolitos, prfiros quartzticos, retinitos


Bsicas

sienitos, traquitos, ortfiros, dioritos e andesitos (sem quartzo e c/ortclase) dioritos e dacitos (s/quartzo, c/ plagioclase cida)

gabros, doleritos, basaltos (s/quartzo e c/plagioclase bsica)

CLASSIFICAO DAS ROCHAS SEDIMENTARES Detrticas

siliciosas (calhaus e conglomerados grosseiros) areias, grs ou arenitos

Qumicas

alcalinas - sal gema, silvite. Clcicas - calcrio, gesso e anidrite. Calco-magnesianas dolomias e calcreos dolomticos. Siliciosas - silex

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

UMA POSSVEL CLASSIFICAO DAS ROCHAS METAMRFICAS Paraectinitos (origem sedimentar)

srie argilosa- argiltos, sericitos e cloritoxistos, micaxistos, gnaisses. Srie siliciosa - quartztos, quartzitos micceos, leptinitos Srie carbonatada mrmores, calcoxistos, serpentinitos Srie carbonosa - antracite, grafite

Ortoectinitos (origem eruptiva)

Srie grantica - ortognaisses e ortoleptinitos Srie gabrodiorticaanfibolitos e piroxenitos

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

A DERIVA DOS CONTINENTES. O reconhecimento por sonar em meados do SEC XX permitiu obter levantamento batimtrico dos fundos ocenicos, que, aliado aos estudos de paleomagnetismo e de paleontologia vieram tornar muito forte e dificilmente contestvel a hiptese de deriva dos continentes. Nas figuras seguintes surge a evoluo da configurao dos continentes actualmente aceite.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

10

Actualmente, como no passado, a movimentao das placas continentais faz-se sentir pela actividade ssmica, cujos picos so os terramotos.

Essa actividade origina fracturas, que, no seu incio podem nem apresentar movimento:

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

11

Mas que, mais tarde, permitem a movimentao relativa dos blocos por elas definido, constituindo as assim designadas falhas:

As falhas podem permitir a movimentao vertical dos blocos, podendo ento ser falhas normais:

ou inversas:

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

12

consoante os blocos apresentam movimentos de escorregamento gravtico ou de cavalgamento contra a gravidade.

A direco e a inclinao das falhas aparecem representadas nas cartas geolgicas por simbologia intuitiva,

bem como outras informaes estruturais

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

13

A legenda tambm contm informao relevante.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

14

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo II

15

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

CONCEITOS DE HIDROGEOLOGIA 1. INTRODUO A Hidrogeologia um dos ramos especializados da Geologia. Exemplos de disciplinas cientficas que se inter-relacionam ou fazem parte da Geologia : Astronomia a Terra no Universo Geofsica do globo - Constituio interna da Terra. Geoqumica - A distribuio dos elementos qumicos na Terra. Mineralogia - Estuda os minerais constituintes das rochas. Petrologia - Estuda a composio, origem e histria das rochas. Geodinmica interna - Estuda a tectnica, a ssmica e o vulcanismo. Geodinmica externa - Ciclos erosivos, eroso e sedimentao, fenmenos meteorolgicos e ocenicos. Meteorologia Fotogeologia A Hidrogeologia ocupa-se da gua subterrnea e das sua relao com as unidades geolgicas em que circula. So subsidirias da Hidrogeologia, para alm das cincias bsicas, entre outras, as seguintes disciplinas ou ramos de conhecimento:

Climatologia - enquadra o estudo do ciclo hidrolgico. Petrologia - enquadra o estudo das propriedades das rochas enquanto unidades portadoras de gua. Geologia estrutural - enquadra o estudo da circulao da gua em meios fissurados. Geoqumica - enquadra as relaes entre a composio da gua e das rocha por onde esta circula. Mecnica dos meios contnuos enquadra o estudo da circulao da gua em meios porosos, quando o meio contnuo considerado a gua. Permite estudar o comportamento do macio rochoso submetido a tenses, sendo o meio contnuo neste caso uma simplificao do prprio macio rochoso. A Estatstica, nomeadamente nas anlises de sries temporais relacionadas com a climatologia A Geoestatstica, que estuda as variveis regionalizadas. A Anlise Numrica, enquanto ferramenta matemtica para resoluo das equaes s derivadas parciais dos modelos hidrogeolgicos. As cincias da computao nas suas ligaes com: - Anlises de dados - Representaes grficas - Simulao numrica Microbiologia Qumica Analtica. Etc.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

2. Modelao hidrogeolgica Com o concurso dos gelogos, dos petrologistas, dos mineralogistas, etc.., possvel construir modelos hidrogeolgicos que constituem snteses interpretativas muito teis no estudo das guas subterrneas. Na figura seguinte aparece um modelo hidrogeolgico interpretativo da regio Aveiro-Vagos, realizado pelo IGM (Instituto Geolgico e Mineiro), da autoria do Doutor Bernardo Barbosa.

zona no saturada e uma zona saturada de gua.

O ciclo da gua aparece representado de uma forma naturalista na figura seguinte.

O corte assinalado ESE-WNW aparece na figura seguinte.

A gua de circulao subterrnea resulta, na maioria das situaes, da infiltrao da gua precipitada pela atmosfera. A superfcie do solo, que est em contacto com o ar, est separada da zona saturada por uma zona intermdia, sendo corrente distinguir as zonas representadas na figura seguinte. possvel, pelo menos durante os perodos de estiagem, considerar uma

O conceito de bacia hidrogrfica tem um correspondente para a gua subterrnea, que o de bacia hidrogeolgica, que no coincide obrigatoriamente com a hidrogrfica. Se pretendermos estimar os caudais de gua que se infiltram ao longo do tempo numa dada bacia hidrogeolgica, no podemos basear essa estimativa em leituras directas. Apenas podemos deduzir a quantidade de gua que se infiltra por uma equao de balano, de acordo com o esquema seguinte.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Parmetros relevantes

hidrogeolgicos

mais

Existem diversos quantificadores que permitem caracterizar as formaes geolgicas quanto sua aptido como unidades portadoras de gua. A primeira noo a de porosidade.

Assim, o escoamento subterrneo pode obter-se indirectamente subtraindo gua precipitada a gua que sofreu evapotranspirao e a gua que abandonou a bacia hidrogeolgica pelos cursos de superfcie. A gua precipitada mede-se nos udmetros. A sada superficial consegue medir-se atravs da medio dos caudais dos cursos de gua. A evapo-transpirao consegue estimar-se atravs de frmulas previsoras, que entram com a temperatura do ar, com a insolao, com o estado higromtrico do ar, etc. Percebe-se assim que o grau de preciso da estimativa que se faz da infiltrao da gua subterrnea bastante falvel. Um procedimento comum para realizar o referido clculo fazer um balano para cada um dos meses, apurando, no fim de cada ms qual a gua que se infiltrou. Para esse efeito considera-se que existe uma reserva de gua disponvel no solo, correspondente zona de solo que fica entre a superfcie e a zona fretica. Enquanto que essa zona no for saturada, no se d infiltrao para a gua subterrnea. Ainda para cada ms calculase a evapo-transpirao potencial, isto , a evapo-transpirao que poder dar-se, caso exista gua disponvel no solo. No fim de cada ms realiza-se o balano gua infiltrada = gua precipitada evapotranspirao real. Este processo repete-se ao longo dos meses do ano, obtendo-se assim uma estimativa da gua infiltrada.

Na figura anterior podemos ver um solo que se apresenta impermevel gua, um que se deixa atravessar com alguma dificuldade e outro que apresenta grandes fissuras e que, consequentemente, se deixa atravessar facilmente pela gua. No significa que no primeiro caso o solo no seja poroso. Com efeito define-se porosidade total como sendo o seguinte cociente:

volume de vazios volume total de meio poroso

Enquanto que porosidade efectiva ou porosidade cintica se define como sendo:


=
volume de vazios por onde pode circular a agua volume total de meio poroso

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

A razo da distino entre aquelas duas porosidades decorre de, para meios porosos constitudos por poros muito pequenos, a gua ficar prisioneira por adeso superficial aos minerais constituintes da matriz porosa, incapaz de circular. Para efeitos prticos tudo se passa como se a porosidade que interessa circulao da gua ficasse reduzida de forma drstica. A figura seguinte mostra como as foras de adeso superficial variam com o afastamento da gua em relao superfcie do gro mineral.

granitos, xistos, gnaisses0,02 - 0,56% diabase, gabros.. 0,37 - 1,85% quartzitos .. 0,84 - 1,13%

Rochas compactas com fendas largas calcrios e dolomites .. 0,53 13,36% calcrios oolticos .. 3,28 - 12,44% gesso . 1 - 4%

Rochas porosas e permeveis


Percebe-se assim que para calibres muito pequenos a uma mesma porosidade total corresponde uma menor porosidade efectiva. Esse facto est patente no grfico seguinte.

grs .22 - 37% areias uniformes .. 26 - 47% areias misturadas .. 35 - 40% areias finas . 55% aluvies . 48%

Rochas porosas e impermeveis

argilas .44 - 47% lodo lacustre .. 36% solos de cultura . 45 - 65%

Porosidade efectiva

Alguns valores tpicos de porosidade total: Rochas compactas com fendas estreitas
Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

6 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

V-se, pelos exemplos anteriores, que a porosidade no chega, por si s, para caracterizar a maior ou menor facilidade com que um meio porosos se deixa atravessar pela gua. Mesmo estabelecendo a distino entre porosidade efectiva e porosidade total, fcil constatar que, para uma mesma porosidade efectiva, pode haver diferenas substanciais na facilidade com que a gua se escoa atravs do meio poroso. Um aparelho experimental que se pode usar para o efeito o permemetro representado na figura seguinte.

condutividade hidrulica K , o parmetro que caracteriza essa propriedade.


Q= AK h L lei de Darcy

Esta ltima expresso costuma-se designar-se por lei de Darcy, que chegou s concluses anteriores quando estudava as fontes da cidade de Dijon em 1856. Se naquela expresso passarmos a rea para o primeiro membro, ficamos com
U= h Q =K A L

designando-se U por velocidade de filtrao. Com efeito U representa a velocidade com que a gua atravessaria o meio se ele fosse 100% poroso. Se estivermos interessados em saber qual a velocidade mdia real com que a gua atravessa o meio poroso, deveremos recordar-nos que a porosidade efectiva, ou cintica, permite obter esse valor:
v= U

h designaL se por gradiente hidrulico, porque nos indica por unidade de comprimento qual a perda ou ganho de coluna hidrulica que est a ocorrer. A gua desloca-se dos pontos de maior coluna hidrulica para os de menor, pelo que a lei de Darcy aparece por vezes escrita na forma

O cociente adimensional

possvel verificar experimentalmente que o caudal de gua directamente proporcional rea da seco do meio poroso A e altura da coluna de gua do permemetro h , inversamente proporcional distncia que tem que atravessar no meio poroso L . Se variarmos o tipo de meio poroso, o caudal variar tambm, tendo sido designado por

U = K . i
h e L o sinal menos indicando que o sentido do escoamento se d dos pontos de maios para os de menor coluna hidrulica.

sendo i o gradiente hidrulico i =

O conceito de condutividade hidrulica, que tem o seu homlogo na condutividade elctrica e na condutividade calorfica,

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

7 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

contribui para o esclarecimento das propriedades dos aquferos. Vejamos algumas relaes entre porosidade total e condutividade hidrulica: A porosidade adimensional A condutividade hidrulica exprime-se em [LT-1] (m3/m2/s), isto , tem as dimenses de uma velocidade. Uma grande porosidade total pode no corresponder a uma boa condutividade hidrulica. Exemplo argilas. A uma maior porosidade efectiva corresponde, para o mesmo tipo de formao hidrogeolgica, uma maior condutividade hidrulica. Exemplo: aqufero coincidente com uma camada sedimentar de areia.

de fracturas preexistentes. O conceito de porosidade pode continuar a aplicar-se, se considerarmos blocos de grandes dimenses, da ordem das dezenas ou centenas de metros. Nesta situao diz-se que a formao geolgica apresenta porosidade em grande. Aquferos, aquitardos, aquicludos. As rochas, enquanto entidades portadoras de gua, podem apresentar diferentes condutividades hidrulicas e diferentes porosidades cinticas. Desde que estejam localizadas na zona saturada, a gua acaba por impregnar a matriz rochosa, que pode apresentar porosidade efectiva muito baixa. Assim, sob o ponto de vista da sua explorao, as rochas podem dividir-se em aquferas, aquitardas e aquicludas: Aqufero - fero : levar -> formaes geolgicas em que as rochas circulam facilmente. Tm interesse enquanto formaes adequadas instalao de captaes. Aquitardo - tardare : tardar -> a gua armazenada pode ser cedida lentamente. Apesar de no servirem para nelas serem instaladas captaes, podem desempenhar um papel essencial na recarga dos aquferos com que contactam, a nvel local. Aquicludo - cludere : fechar -> absorvem a gua mas no permitem a sua circulao. Ainda mais impermeveis que os aquicludos podem, ainda assim, a nvel regional ter uma aco de recarga no negligencivel. Valores indicativos da velocidade da gua subterrnea

Na figura seguinte aparece um permemetro especialmente construdo para pr em evidncia a linearidade da queda da coluna hidrulica dentro do meio poroso.

Porosidade em pequeno e porosidade em grande meios fissurados. A lei de Darcy foi estabelecida experimentalmente para meios porosos em pequeno, isto , para meios em que os poros apresentam pequenas dimenses (alguns milmetros). No caso dos macios rochosos constitudos por rochas compactas, a circulao da gua frequentemente faz-se sobretudo atravs

Argilas 0 - 0,0003 m/dia Areia fina 0,013 m/dia Areia ou grs de gro mdio . 0,30 m/dia Areia grossa ou gravilha siliciosa 2 m/dia Gravilha mdia . 7,5 m/dia Gravilha grossa 35 m/dia Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

8 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Exemplos de aquferos H, basicamente, dois tipos de aqufero, consoante a gua se encontra contida entre um tecto e um muro relativamente impermeveis, caso em que o aqufero se designa por confinado, ou a gua apenas est retida na base, caso em que a superfcie do aqufero est livre, designando-se ento por aqufero livre. Alm destes, considera-se tambm o caso mais raro de aquferos cativos, que so depsitos de gua fsseis, no sentido em que no h percolao e consequente renovao da gua ao longo do tempo e os aquferos suspensos, que so assim designados por a sua superfcie livre ficar acima do nvel fretico vizinho. As figuras seguintes ilustram diferentes tipos de aquferos. Livre

Confinados

Suspenso
Aqufero livre

Livre e confinado

Alm destes consideram-se tambm os aquferos, aquferos em meio fissurado, etc...

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

9 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Fontes As fontes esto de um modo geral associadas a solues de continuidade geolgicas. Nas figuras seguintes podem ver-se diversas situaes que enquadram o surgimento de fontes.

Rebaixamento topogrfico

Fontes no contacto permevel/impermevel


Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

10 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Fontes no afloramento de uma falha

Rebaixamento do solo em terreno crsico

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

11 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Fontes alinhadas (1 - diaclases)

Alinhadas no afloramento de uma fractura ou falha

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

12 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Fonte num vale de eroso

Fonte numa falha e num dobramento

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

13 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Fonte com origem num rio subterrneo

Piezometria na zona de recarga e de descarga de um aqufero livre

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

14 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

As fontes apresentam um caudal desfasado em relao aos valores da precipitao. O regime de precipitao cclico, com um perodo correspondente a um ano.

Caracterizao da gua - perspectiva geolgica e hidrogeolgica. As guas superficiais e subterrneas apresentam as seguintes caractersticas distintivas: guas superficiais- (cursos de gua e lagos) propriedades dependentes do solo e da atmosfera Temperatura dependente da temperatura mdia do ar. Matrias em suspenso, orgnicas e inorgnicas Materiais em dissoluo dependentes das formaes geolgicas que percorrem superfcie e da composio das guas subterrneas que as alimentam guas subterrneas Propriedades dependentes das rochas por onde circulam Temperatura dependente da temperatura das formaes que atravessam Matrias em suspenso, orgnicas e inorgnicas: efeito de filtragem Materiais em dissoluo dependentes das formaes geolgicas que atravessam

As fontes localizadas em formaes crsicas, caracterizadas pela existncia de cursos de gua subterrnea onde a circulao rpida e muito frequentemente em regime turbulento, so muito vulnerveis sob o ponto de vista da contaminao. Com efeito a hidrogeologia dos terrenos calcrios caracteriza-se por: permeabilidade em grande; alargamento progressivo das fissuras por dissoluo; permeabilidade crescente (aumenta em profundidade) drenados pelo nvel do vale principal da regio; reduzido escorrimento superficial dificulta abertura de vales secundrios; vales secos; regatos e rios subterrneos, que por vezes circulam superfcie

As fontes localizadas em formaes intrusivas, como por exemplo em granitos, so menos vulnerveis contaminao. A gua circula atravs de diaclases, que abastecem a fonte, sendo as diaclases por sua vez alimentadas pela circulao microscpica da gua na matriz da rocha. Se a gua que acorre para a diaclase provier da matriz da rocha, a fonte correspondente apresentar grande pureza bacteriolgica, dado o efeito filtrante resultante da passagem da gua atravs da matriz da rocha.

A temperatura da gua subterrnea reflecte a temperatura das zonas que atravessa. costume distinguirem-se as seguintes zonas do solo: Zona influenciada pelo calor atmosfrico: zona de heterotermia heterotermia diria : 1 a 2 metros heterotermia anual: 15 a 40 metros de profundidade Linha neutra

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

15 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Zona influenciada pelo fluxo de calor do interior da terra, dependendo do gradiente geotrmico (20 a 40m/C), 33C/m: Zona de homotermia: da linha neutra para baixo, temperatura crescente em profundidade

A presena de fendas e de passagens francas no subsolo impede a aco de filtragem. Se a passagem da gua se fizer pela matriz de uma rocha, pode ser perfeitamente filtrada de qualquer microorganismo em suspenso. A qualidade do filtro natural pode verificarse indirectamente: constncia de caudal da fonte; constncia de temperatura; constncia da composio qumica; constncia da limpidez.

Percebe-se assim que a medio da temperatura de uma fonte constitua uma informao importante que permite, indirectamente, estabelecer hiptese sobre o percurso das guas subterrneas que a alimentam. Uma nascente cuja temperatura sofra variaes dirias atravessa zonas muito superficiais, logo est muito sujeita a contaminao. Uma nascente cuja temperatura sofra variaes anuais indica uma influncia da zona heterotrmica do solo: 15 a 40 m de profundidade. Uma nascente cuja gua apresente uma temperatura praticamente constante revela uma predominncia de guas provenientes de profundidade.

Composio qumica Caracterizao qumica da gua subterrnea Gases mais frequentes: N, O, H, He, Ar, CO2, NH3, CH4, C2H6, C3H8; Sais: CaCO3, (Ca,Mg)CO3, CaSO4, NaCl, KCl, SiO2, nitratos, silicatos, compostos de ferro, . Factores que intervm na composio qumica da gua: terrenos que atravessa <-> tempo de contacto temperatura - aumenta a dissoluo de sais com a temperatura; presso - aumenta a dissoluo de gases com o aumento de presso; clima: aco de dissoluo pela chuva, aco de concentrao pela evaporao;

A filtragem natural O solo, se percolado pela gua de infiltrao, funciona como um filtro que retm as partculas em suspenso.

Qualidades exigidas s guas gua potvel: fresca, clara, lmpida, incolor, inodora, sabor agradvel, arejada; controlo por anlise qumica e bacteriolgica;

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

16 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Quanto pureza bacteriolgica (microorganismos / cm3): 0 -10 - excessivamente pura 10-100 : muito pura 100-1 000: pura 1 000-10 000 - medocre 10 000 -100 000: impura >100 000 - muito impura guas para consumo humano guas de rios e lagos - necessitam de tratamento prvio para precipitao de partculas em suspenso e para desinfeco. guas subterrneas - em certos casos podem ser usadas directamente, em abastecimentos particulares; sempre que so lanadas em redes pblicas devem ser tratadas a fim de prevenir possveis contaminaes nos depsitos e canalizaes da rede pblica.

do nvel do mar. Se bombearmos a gua atravs de uma captao, o nvel assinalado por t rebaixado e consequentemente h diminui, sendo muito sensvel diminuio de t. A gua para abastecimento humano muito frequentemente captada em vales de rios, directamente do aluvio. As relaes entre as encostas do vale e o aluvio aparecem ilustradas na figura seguinte.

No caso da figura anterior verifica-se que a encosta permevel, pelo que o aqufero livre representado por N descarrega as suas guas no aluvio, podendo assim existir um caudal subterrneo nos perodos de estiagem em que o rio se apresenta seco.

No caso das ilhas ou das zonas costeiras, necessrio ter em conta a presena de uma cunha salina que pode contaminar o aqufero onde se est a bombear gua para abastecimento das populaes.

No caso da figura anterior a encosta impermevel, pelo que a gua presente no aluvio provm do abastecimento feito pelo leito do rio. Tanto num caso como noutro, a localizao da captao no aluvio beneficia de um efeito de diluio de eventuais contaminantes esporadicamente transportados e difundidos no rio.

H = h + t = d h, h = t / ( d 1) H espessura total de agua doce h profundidade de agua doce abaixo do nivel do mar t altura da toalha de agua doce acima do nivel do mar d densidade da agua do mar

Pesquisa de guas subterrneas Nas situaes de abastecimento de populaes, que envolvam caudais apreciveis, so realizados os seguintes estudos, total ou parcialmente: Estudo hidrogeolgico da regio

Na expresso anterior verifica-se que a altura de gua doce abaixo do nvel do mar h depende da altura de gua doce acima

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

17 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Identificao de indcios : sinais meteorolgicos e biolgicos; turfeiras ou charcos na base de encostas; crostas calcrias ou ferrferas; terrenos aluvionares; aparecimento de determinada vegetao contrastante; files ou falhas; contactos; Pesquisa por fotografia area; Pesquisa geofsica; Pesquisa mecnica

correces qumicas: floculao e precipitao, permuta inica, eventual dessalinizao; correces biolgicas e bacteriolgicas: desinfeco por agentes fsicos (luz solar, raios ultravioleta), desinfeco por agentes qumicos (tratamento pelo cloro, ozonizao).

O consumo por habitante costuma estimarse em cerca de 200 l/dia. Principais parmetros que afectam a capacidade de um aqufero Tipo de aqufero - livre ou confinado Possana do aqufero Condutividade hidrulica do meio poroso Coeficiente de armazenamento Fronteiras - infinito, circular, linear, barreira impermevel, aquitardos, aquicludos, Grau de explorao Clima - precipitao, evapotranspirao -> infiltrao

A pesquisa mecnica deve ser finalizada com a realizao de ensaios de bombagem. Finalmente eliminam-se as captaes que se localizem em zonas que apresentem risco eminente de contaminao Para a captao eleita: Determinar a origem da gua - bacia hidrogeolgica; nas regies calcrias estudos experimentais Determinao de itinerrios: exame da temperatura, exame de caudal, exame da composio qumica, anlise bacteriolgica, uso de corantes (fluorescena), uso de NaCl; Estabelecer permetros de proteco permetro imediato de 10 a 250 m em volta da nascente, da ordem de 25 m em volta do poo, 10 a 100m transversal de uma vala ou galeria de drenagem; permetro geral .

Exemplo de algumas obras de captao. No caso das fontes localizadas em aquferos livres emergentes, a captao limita-se a proporcionar um isolamento da gua, tornando-a menos vulnervel a contaminaes. As figuras seguintes ilustram as solues construtivas mais vulgares.

Abastecimento de gua potvel A gua antes de ser consumida pelas populaes humanas deve receber um conjunto de tratamentos, dependendo do seu estado inicial, que pode incluir alguns ou a totalidade das seguintes correces: correces fsicas: decantao, filtrao;
Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Captao simples

18 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Captao por travessa

Barragem interna

Captao por poo

Barragem externa

Barragem interna
Captao por galeria

As fontes por vezes apresentam caudais bastante baixos na estiagem e demasiado altos no perodo das chuvas. Quando a drenagem do aqufero se faz predominantemente atravs da prpria fonte, haver vantagem em regularizar o caudal, atravs da implantao de barragens, internas ou externas, conforme aparece nas figuras seguintes.

Regularizao por sifonagem

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

19 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Captaes por poos e furos Em muitas situaes capta-se a gua antes de ela emergir espontaneamente. As obras de captao realizam-se por algumas das seguintes razes: porque no h fontes que possam ser usadas; porque necessrio aumentar o caudal de abastecimento; porque a gua superficial apresenta episdios de contaminao; porque necessrio assegurar uma maior constncia da composio fsico-qumica da gua.

Muitas vezes as captaes so colocadas onde anteriormente existiam fontes naturais. Algumas das captaes apresentadas anteriormente podem localizar-se em antigas fontes. Existe uma grande variedade de execuo de poos, dependendo a sua forma e dos conhecimentos construtivos da respectiva regio. Os poos tradicionais, que atingem profundidades da ordem das dezenas de metros, apresentam, em determinadas regies, grandes dimetros, da ordem da dezena de metros, porque funcionam simultaneamente como reservatrios de gua. Nas ltima dcadas surgiram e implantaram-se firmemente captaes caracterizadas por terem um pequeno dimetro, da ordem de dois decmetros, mas atingindo grandes profundidades em relao aos poos tradicionais, da ordem das centenas de metros. Estas ltimas captaes designam-se por furos. Na figura seguinte aparece representado uma captao deste tipo com o respectivo cone de depresso.

Cone de depresso piezomtrica em torno da captao

O furo, uma vez realizado por um equipamento pneumtico ou hidrulico, desenvolvido, isto , limpo, a fim de desobstruir o caminho da gua numa aurola em torno da captao. O desenvolvimento levado a cabo recorrendo a diverso processos: sobre-bombagem; ciclos de bombagem e de recuperao; ciclos de bombagem interrompidos, com descarga da coluna de gua ascendente; por pistonagem processo que consiste em fazer subir e descer um pisto que movimenta a gua em sentidos opostos, movimentando as areias dos interstcios do meio poroso vizinho da captao, que acabam por cair na albraca da captao de onde so removidas mais tarde; por lavagem com jacto de gua da zona de tubo ralo; por injeco de cido desenvolvimento qumico (raramente usado); por ar comprimido - processo mais corrente.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

20 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Finalmente revestido com um tubo impermevel que permite isolar as zonas do furo que devem ficar isoladas. Nas zonas onde se pretende captar gua, colocam-se tramos de tubo com aberturas, normalmente designadas por tubo ralo, facultando-se assim a entrada da gua para dentro do tubo. Dentro do tubo instala-se uma bomba submersvel, designada por bomba de fundo de furo, que eleva a gua do interior da captao para o exterior. Simultaneamente instalado no interior do furo um sistema de sensores de nvel, que permitem controlar os perodos em que a bomba est desligada ou ligada. No caso de uma captao que est a ser permanentemente bombeada, o ciclo o seguinte: a) gua a ser bombeada e o nvel no interior do furo a ser rebaixado; b) atingido o elctrodo de mnimo a bomba desligada; c) gua a recuperar dentro do furo, elevando-se o nvel ao longo do tempo; d) atingido o nvel mximo, a bomba de novo accionada, passando situao a). O grau de rebaixamento imposto pelos elctrodos de mnimo e de mximo, condiciona a velocidade com que a gua aflui captao. essa velocidade no deve ser excessiva explorao gananciosa sob pena de se dar o arrastamento de pequenas partculas minerais que acabam por colmatar as grelhas atravs das quais a gua entra no tubo, comprometendo a eficcia da captao. Esporadicamente, durante o perodo de menor escassez de gua, que coincide com o perodo das chuvas, so realizados trabalhos de desenvolvimento das captaes que se encontram parcialmente obstrudas, o que facilmente se constata pela diminuio do caudal que apresentam.

Na figura seguinte est representado um corte de uma captao. As zonas onde est representada a entrada de gua correspondem a zonas de tubo ralo.

Equaes dos poos A ttulo de mera curiosidade passamos a referir algumas equaes que descrevem matematicamente a circulao da gua subterrnea. No caso do aqufero confinado existe um cone piezomtrico, cuja representao grfica foi atrs apresentada. A seguinte frmula, devida a Dupuit, permite prever o rebaixamento em torno de uma captao que est a bombear um caudal Q numa captao localizada no meio de uma ilha problema do poo no meio da ilha cujo raio R, dada a transmissividade do aqufero T, para um ponto que diste do centro da ilha r.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

21 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

h( r ) H =

Q r ln 2T R

A transmissividade T de uma aqufero de condutividade hidrulica em toda a espessura igual ao produto dela pela possana do aqufero. Na figura anterior supe-se que o aqufero confinado coincide com a zona sombreada. A expresso anterior significa que o rebaixamento do nvel piezomtrico varia linearmente com o caudal bombeado da captao.

conceito de raio de influncia, como sendo a distncia a partir da qual se deixa de sentir a influncia do rebaixamento induzido por uma captao, em relao ao nvel piezomtrico da zona onde a captao est instalada. Assim, para situaes de uma captao localizada num terreno do interior, as frmulas de Dupuit continuam a ser vlidas, desde que se substitua o raio da ilha pelo raio de influncia.

A figura seguinte representa um poo no meio de uma ilha porosa, representada a cinzento, onde a gua percola atravs livremente, ou seja, problema do poo em aqufero livre no meio de uma ilha.

A partir da expresso de Dupuit para aqufero confinado possvel obter-se o cone de de depresso representado na figura seguinte.

Neste caso, do aqufero livre, a variao do rebaixamento no se d de forma linear com o caudal:
h2 = H 2 + Q r ln K R

As expresses anteriores no aparentam ter qualquer interesse prtico. Com efeito, a situao de um poo centrado no meio de uma ilha perfeitamente circular algo que nunca se encontra na prtica. Contudo, frequente recorrer-se ao

As expresses at agora apresentadas foram obtidas para regime permanente, isto , sups-se que o tempo que decorreu desde o incio da bombagem foi infinito e que o cone piezomtrico est com uma forma inaltervel. evidente que este tipo de situao resulta das necessidade inerentes s hipteses simplificadoras que permitem obter solues analticas para um determinado problema. Na situao real no existe uma ilha mas sim um aqufero que, para efeitos prticos se pode

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

22 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

considerar infinito; nesta situao o cone de depresso vai evoluindo ao longo do tempo, atingindo zonas sucessivamente mais distantes da captao. Neste caso j no se est na presena de regime permanente, mas sim de um regime transitrio., para o qual tambm possvel obter soluo analtica e, a partir dela, o rebaixamento piezomtrico em torno da captao ao longo do tempo, que aparece nas figuras seguintes. Ateno escala vertical!

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

23 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo III

Classificao da gua segundo a legislao portuguesa (guas no minerais) Legislao portuguesa - Dec.Lei 236/98 ARTIGO 2 Categorias de gua 1. So definidas, em funo dos seus usos principais, as seguintes categorias de gua a) gua para consumo humano: a1) guas doces superficiais destinadas produo de gua para consumo humano; a2) guas subterrneas destinadas produo de gua para consumo humano; a3) guas de abastecimento para consumo humano; b) guas para suporte da vida aqucola: guas doces superficiais para fins aqucolas - guas pisccolas; b1) guas do litoral e salobras para fins aqucolas - guas conqucolas; b2) guas do litoral e salobras utilizadas para criao b3) guas do litoral e salobras utilizadas para fins aqucolas - guas pisccolas; c) guas balneares; d) guas para rega; Excludas: guas minerais naturais e guas de nascente ; guas para recarga de lenis freticos; .; guas para fins teraputicos; que tm legislao especfica: Prospeco, pesquisa e explorao de guas minerais, que se integram no domnio pblico do Estado, DL86/90; Prospeco, pesquisa e explorao de guas de nascente, que se integram no domnio privado, DL84/90; Prospeco, pesquisa e explorao de recursos geolgicos, DL 90/90.

A explorao das guas minerais, termominerais, etc.., esto enquadradas na

Legislao sobre Prospeco, Pesquisa e Explorao de Recursos Geolgicos


LEI-BASE: Decreto-Lei n. 90/90, de 16 de Maro Depsitos Minerais: Decreto-Lei n 88/90, de 16 de Maro guas Minerais Naturais: DecretoLei n 86/90, de 16 de Maro guas Minero-Industriais: Decreto-Lei n 85/90, de 16 de Maro Recursos Geotrmicos: DecretoLei n 87/90, de 16 de Maro guas de Nascente: Decreto-Lei n 84/90, de 16 de Maro Massas Minerais (Pedreiras): Decreto-Lei n 270/2001, de 6 de Outubro Petrleo: Decreto-Lei n 109/94 de 26 de Abril

isto , so consideradas como um recurso geolgico. Em http:/www.ineti.igm.pt pode ser consultada a legislao aplicvel (2005)

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

1 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

guas termais As guas termais ou termo-minerais gozaram durante muitos sculos de uma grande reputao curativa. Dada a sua utilizao ancestral, baseada muitas vezes em crenas cientificamente difceis de aceitar ou rejeitar, recebem aquela designao as guas que tradicionalmente so usadas com fins teraputicos, cujas virtudes lhes so atribudas como provenientes da sua temperatura e da sua mineralizao. A sua termalidade uma das caractersticas que normalmente as distingue e que despertou o interesse das populaes desde remotas eras. Numa perspectiva meramente fsica, em relao temperatura na nascente, pode usar-se a seguinte classificao para as guas : GUAS FRIAS T<20C GUAS TPIDAS 21C<T<30C GUAS QUENTES 31C<T<35C GUAS MUITO QUENTES T>35C A designao de termas aplica-se s instalaes onde se utilizam guas para fins teraputicos. O nome advm de muitas dessas guas apresentarem uma temperatura anormalmente alta, mas estendeu-se s estncias balneares com guas com temperatura normal. O termalismo, pujante no sculo XVIII e XIX, durante a segunda metade do sculo XX sofreu um certo declnio, desde que os avanos da medicina propiciaram a cura de doenas para as quais anteriormente s oferecia meros paliativos. J nos finais do sculo XX recuperou um pouco, em parte pelas componentes de lazer, repouso e contacto com a Natureza que faculta. Os Romanos tinham uma especial predileco pelas fontes termais, que inventariaram e captaram, nas regies por onde o seu imprio se estendeu, nomeadamente na Itlia, Frana, Espanha, Portugal, Arglia, sia Menor,

etc A civilizao romana, com uma cultura marcadamente hedonista, dedicou grande ateno s actividades de lazer, onde os grandes balnerios pblicos tinham uma grande importncia social. Na maior parte desses balnerios a gua era aquecida pela combusto da lenha; nas localidades onde existiam fontes termais estas foram naturalmente aproveitadas para banhos cujas propriedades teraputicas acabaram por ser identificadas. Os trabalhos romanos de aproveitamento das guas eram frequentemente realizados com grande mestria, tendo muitos deles sobrevivido at aos nossos dias. Eis algumas temperaturas de emergncias termais portuguesas: Aores - Ilha de S. Miguel ..15-98C S.Pedro do Sul (a mais quente) .....68,7C Chaves....68C Aregos...38 - 59,7C Vizela ..31 - 67C Alcachefe ..49,8C Gers ..42,7 a 46,4C Moledo.39,1C Caldelas..30,9C

As guas termais que apresentam uma temperatura superior temperatura mdia das outras guas, so guas que vm de regies profundas da crusta, onde so aquecidas, aps o que ascendem rapidamente por fracturas existentes nas rochas; com efeito, se a ascenso fosse lenta, haveria tempo para ser estabelecido o equilbrio trmico com as zonas superficiais da crusta, mais frias. um dado conhecido que, em mdia, por cada 33 metros que se desce na crusta, a temperatura sofre um incremento de um grau. Facilmente se constata que a

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

2 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

profundidade mnima de provenincia de uma gua termal pode ser estimada por:
profundidade = (tnascente tambiente ) * tg

seguintes aparecem cartas das nascentes minerais, termais e de guas de mesa. No Quadro I apresenta-se um resumo com dados sobre temperatura, caudal, caracterizao qumica e localizao geolgica das principais guas termais portuguesas.

em que tg o gradiente geotrmico, que tem o valor mdio j referido de 1C/33m, podendo nas regies vulcnicas assumir valores de 1C/5 a 15m. Nas pginas

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

3 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

4 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

5 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

6 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

QUADRO I - RESUMO DAS PRINCIPAIS TERMAS


Q l/h 163 25000 2800 39500 240 6250 10800 990 5200 100 8300 40000 51300 14800 5000 36000 180000 1200 64800 10800 48500 2088 1850 4100 20000 30000 36000 36000 1800 3960 15000 9000 8100 10200 5700 860 36000 950 5500 9000 7900

PORTUGUESAS

Termas do Vale da M Caldas de Monchique Termas de Castelo de Vide Termas de Caldelas Termas de Melgao Caldas Santas de Carvalhelhos Termas de Pedras Salgadas Termas de Vidago Banhos da Azenha Termas dos Cucos Termas da Piedade Termas do Vimeiro Termas do Luso Termas da Ladeira de Envendos Caldas do Gers Termas de Monfortinho Termas da Curia Termas de Monte Real Caldas da Rainha Banhos de Alcachefe Caldas de Aregos Caldas de Canaveses Caldas do Carlo Caldas da Cavaca Caldas da Felgueira Caldas de Manteigas Caldas de Moledo Caldas de Mono Caldas da Sade Caldas de S.Gemil Caldas de S.Jorge Caldas das Taipas Caldas de Vizela Termas do Carvalhal Termas do Eirogo Termas de Entre-os-Rios Termas de S.Pedro do Sul Termas de S.Vicente Termas de Unhais da Serra Fadagosa de Nisa Termas de Cabeo de Vide

T C 14.9 31 15.1 32.8 15.8 19.8 16.5 8.7 28 35.3 24.2 25 22.2 21.8 47.1 26.5 19.5 18.1 34.8 48.2 61.8 30.2 28.9 67.5 35.8 21.5 45.4 49 26.5 48 23 30.5 50.2 23 24.1 19.3 67 18.6 28 18.8 17.5

Tipo Carbonatada magnesiana - orlas ceno-mesozoicas Carbonatada sdica - orlas ceno-mesozoicas Carbonatadas - Submeseta meridional Carbonatadas clcicas - Submeseta setentrional Carbonatadas clcicas - Submeseta setentrional Carbonatadas sdicas - Submeseta setentrional Carbonatadas sdicas frias - Submeseta setentrional Carbonatadas sdicas frias - Submeseta setentrional Cloretadas - orlas ceno-mesozoica Cloretadas - orlas ceno-mesozoica Cloretadas - orlas ceno-mesozoica Cloretadas - orlas ceno-mesozoica Hipossalinas - orlas ceno-mesozoicas Hipossalinas - Submeseta meridional Hipossalinas - Submeseta setentrional Hipossalinas - Submeseta setentrional Sulfatadas Clcicas - orlas ceno-mesozoica Sulfatadas Clcicas - orlas ceno-mesozoica Sulfuradas Clcicas - orlas ceno-mesozoica Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfuradas sdicas - Submeseta setentrional Sulfrea - carbonatada, sdica - submeseta meridional Sulfrea - cloretada, sdica - submeseta meridional

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

7 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

A partir do quadro anterior obteve-se a curva com a distribuio da frequncia dos

caudais e das temperaturas que aparecem nas figuras seguintes.

A localizao geolgica referida na ltima coluna do Quadro I pode ser identificada na figura seguinte.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

8 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

9 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

10 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

As regies geolgicas em que se costuma dividir o territrio continental aparecem referidas na carta anterior e so: Submeseta Setentrional

Compreende as zonas a norte do Tejo e as provncias do Minho, Trs-os-Montes, Douro, Beira-Alta e Beira-Baixa. As rochas dominantes nesta regio so os granitos e os xistos. A orogenia desta regio bastante intensa e nela esto representados os movimentos orognicos de todas as idades.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

11 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

CAUSAS DA ASCENSO DAS GUAS TERMAIS. Conforme referimos anteriormente, as guas termais tm a sua origem no aquecimento profundo de guas de infiltrao, que conseguem ascender rapidamente atravs de caminhos preferenciais coincidentes com fracturas. Assim, costuma invocar-se um circuito descendente lento, que permita o aquecimento das guas, aps o que as guas passam a circular por um sistema de fracturas mais abertas, que facilitam a sua ascenso. A figura seguinte ilustra uma situao tpica.

Em A d-se a infiltrao atravs de uma rede de fissuras de pequena dimenso. Na zona ACNM suposto estar-se na presena de uma zona geolgica pouco fracturada, que impede a gua de afluir superfcie. As guas infiltradas, em determinado momento do seu percurso, atingem a fractura profunda MB, prximo de M. Ento, como o ponto B est a uma altura menor que A, o circuito MB passa a funcionar como um circuito de descarga das guas que em M atingiram a sua temperatura mxima. Na situao anterior a gua circula por simples presso hidrosttica, visto B estar a uma cota inferior a A. As duas figuras seguintes mostram esquematicamente situaes em que a gua circula por diferena de cota entre o ponto de recarga e o de descarga.

Todos os casos anteriores podem ser descritos sinteticamente como tratando-se de circuitos em V, em que por um dos lados se d a descida e pelo outro a subida da gua. Constata-se que em determinadas zonas existem guas termais que brotam espontaneamente, sem que exista uma diferena de cota entre a zona de recarga e a zona de descarga. Estas situaes podem ser explicadas pelo efeito de termosifo. Com efeito a densidade da gua lquida diminui com o aumento de temperatura, conforme se pode constatar na tabela seguinte.
T C 0 25 50 75 100 125 150 175 200 225 Densidade 0.99987 0.99708 0.98807 0.977489 0.95838 0.9393 0.9173 0.89195 0.8628 0.83

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

12 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

250

0.794

cujo grfico aparece a seguir

A gua ao ser aquecida diminui a viscosidade o que facilita ainda mais a sua circulao ascendente.

A presena de gases tambm podem contribuir para bombagem por emulsionamento da gua quando sofre descompresso durante o caminho ascendente.. Em resumo, as causas que explicam a ascenso das guas termais so as seguintes:
Presso hidrosttica Fora expansiva do vapor de gua Presena de gases na gua (bombagem por emulso) Diminuio de densidade da gua quando aquecida, bem como da viscosidade (efeito de termo-sifo)

Assim, ainda que a entrada e a sada se encontrem a cotas idnticas, a diferena de carga hidrulica entre a sada e a entrada explica a movimentao da gua, mesmo em situaes em que a cota da descarga seja superior da zona de recarga. tambm invocada a explicao de a gua ser forada a circular no circuito ascendente pela presso do vapor de gua sobre-aquecida no vrtice do V.

Certos autores explicam a origem da gua termal em certos casos como sendo gua juvenil, ou seja, como tendo uma origem hipognica a partir do prprio magma. Quanto aos circuitos preferenciais por onde a gua ascende superfcie possvel identificar os seguintes: 1) Emergncia por diaclases ou juntas 2) Emergncia por dobramentos 3) Emergncia por superfcies de contacto 4) Emergncia por falhas 5) Emergncia por files Numa dada regio com manifestaes de termalismo, muito frequentemente a fonte

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

13 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

aparece numa zona em que haja alguma depresso topogrfica, por exemplo num vale, no sop de uma montanha, junto ao mar, etc. Sucede frequentemente que as fontes termais descarregam no fundo dos rios que por esse facto aumentam de temperatura em determinado ponto do seu percurso. O controlo das guas termais torna-se mais difcil se a sua emergncia se fizer na base de um aluvio e de forma difusa. Quando a gua se aproxima da superfcie sofre por vezes uma mistura com as guas superficiais, tanto maior quanto mais afastada estiver da fractura condutora principal. A figura seguinte referente ao bolho de Plombiers, um exemplo desse efeito, em do centro para a periferia se verifica uma diminuio de temperatura da fonte. Bolho de Plombiers ( Vosgues)

Os efeitos contraditrios que se fazem sentir durante o perodo balnear muitas vezes so os seguintes: As necessidades em caudal so maiores quando se est precisamente na estao seca, em que a recarga do aqufero menor; para aumentar o caudal pode, em determinadas situaes operatrias, conseguir-se baixar a contra-presso do bolho; mas ao baixar-se a contra-presso no bolho pode facilitar-se a invaso do aqufero por guas superficiais contaminadas. Acresce que na poca termal as populaes acorrem ao local, aumentando o risco de poluio por sistemas de esgotos defeituosos ou com capacidade insuficiente.

A variao da temperatura das fontes termo-minerais pode dever-se a outras causas, nomeadamente: Descompresso dos gases Influncia do ar exterior Abalos ssmicos Infiltraes de gua no ramo ascendente do termo-sifo

O estudo da variao da temperatura pode identificar a sua origem e sugerir correces, caso se revelem necessrias. Propriedades das guas termominerais. As guas termo-minerais so ora quentes, ora mineralizadas; por vezes apresentam as duas propriedades em simultneo. A mineralizao pode ser explicada pela natureza das formaes geolgicas que a gua atravessa. Sob o ponto de vista qumico as guas tm surgido diversas classificaes. Por exemplo, segundo L. de Launay, as guas das fontes termominerais classificam-se em: Salinas devem a sua mineralizao a uma simples dissoluo dos sais contidos nos terrenos que

Esta mistura com guas superficiais uma fonte de muitos problemas para os responsveis tcnicos dos estabelecimentos termais. Com efeito as guas superficiais so mais sujeitas ao risco de contaminao. A sua maior ou menor abundncia pode ser at certo ponto ser estimada pela temperatura e, no caso de a gua profunda ser mais mineralizada, pela percentagem de sais, que pode ser medida facilmente pelo resduo seco.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

14 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

atravessam, sem que se verifiquem reaces qumicas em que intervenha, por exemplo, o cido carbnico; exemplos so as guas que transportam carbonato de clcio, sulfato de ferro, cloreto de sdio, sais de magnsio, sulfato de clcio, etc So as guas sulfatadas clcicas ou sdicas, que, noutras situaes, sofrem reduo prximo da superfcie, pela interveno de matria orgnica e de determinadas bactrias e que apresentam um carcter mais ou menos sulfurado, designadas por sulfuradas clcicas e sdicas. Carbonatadas Caracterizam-se por possurem anidrido carbnico dissolvido em quantidade aprecivel, cuja presena pode explicar-se pela libertao de gases de origem vulcnica profunda. O anidrido carbnico presente promove a dissoluo do carbonato de clcio, passando-o a bicarbonato, facilmente solvel. Quando emergem estas guas precipitam o carbonato de clcio na zona do bolho, o que obriga a frequentes limpezas na zona de emergncia. Estas guas apresentam tambm mineralizao em slica quando so muito quentes. Sulfuradas sdicas so alcalinas e caractersticas das zonas onde as rochas sdicas predominam; a alcalinade deve-se presena de silicato e carbonato de sdio. A sulfurao provm das pirites, aparecendo sulfureto de sdio que por decomposio origina algum gs sulfdrico livre. De um modo geral apresentam-se pouco mineralizadas. Hipossalinas caracterizadas por apresentarem uma quantidade muito pequena de sais minerais dissolvidos.

Depositando sais por precipitao, que originam as incrustaes que podem a prazo provocar o deslocamento das emergncias. Reagindo quimicamente com os terrenos.

Uma outra classificao de composio qumica correntemente usada divide as guas em: a) Bicarbonatadas: Sdicas: carbo-gasosas; clori-carbonatadas; ferro-bicarbonatadas; magneso-bicarbonatadas; fluo-bicarbonatadas; Clcicas: carbo-gasosas; clori-bicarnonatas; fluo-bicarbonatas; b) Sulfurosas: Sdicas: fluoradas ou fuosulfuradas; bicarbonatadas; cloretadas ou cloro-sulfuradas; Clcicas; Nitratadas; c) Sulfatadas: Sdicas; Clcicas; d) Cloretadas: bicarnonatadas; carbo-gasosas; nitratadas; sulfatadas; sulfdricas; e) Ferruginosas:

As fontes agem sobre os terrenos que atravessam de duas formas:

f) Radioactivas.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

15 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Exemplo de alguns modelos interpretativos de circuitos termais

Bolho de Caldelas

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

16 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Circuitos de ascenso - emergncia por dobramentos- exemplo, Sua, Canto de Vaud, Yverdon

Circuitos de ascenso - emergncia por diaclases e files

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

17 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Captao das guas termais As captaes termais revestem quase sempre um carcter bastante diferente das outras captaes. Em seguida vo ser descritos diferente exemplos de captaes termais. Cada captao termal um caso particular, que deve ser cuidadosamente estudado e acompanhado, para, em situaes de alterao de comportamento, poder ser correctamente corrigida, com um mnimo de tentativas. As etapas envolvidas so as seguintes: 1 Prospeco da gua termal; 2 Captao propriamente dita; 3 Armazenamento e utilizao da gua termal. Da prospeco das guas termais no nos iremos aqui ocupar, mas a no ser em regies inexploradas do planeta, de um modo geral as populaes conhecem emergncias termais espontneas, que desde longa data esto identificadas e utilizadas. No caso de recurso termais profundos no postos em evidncia por fontes, existe um conjunto de mtodos de prospeco que podem indicar locais a serem sondados mecanicamente. No raramente em zonas de guas minerais ou termais, captaes de particulares acertam involuntariamente com veios daquelas guas. As fontes termo-minerais surgem em diaclases, contactos, dobramentos, fracturas, em zonas do terreno onde a sua emergncia seja facilitada, normalmente correspondentes a zonas erodidas de menor cota topogrfica. Exemplos esquemticos interpretativos da origem das fontes foram j apresentados no captulo anterior. A caracterstica que distingue os circuitos termo-minerais dos exemplos ento apontados reside na maior

profundidade atingida pela gua no seu circuito entre a zona de carga e a zona de emergncia da fonte. No que se refere captao, ela consiste na construo de dispositivos que permitam controlar a sua termalidade e o grau de mistura com guas no termais que brotem no mesmo local. No se deve aumentar o caudal baixando o grau de mineralizao, j que isso corresponde mistura com guas superficiais, que podem conter impurezas que vo contaminar as guas termais. Aqui surge um problema muito delicado e que deve ser resolvido de forma muito cuidadosa e ponderada, visto que a alterao dos nveis de descarga pode conduzir alterao das caractersticas fsicoqumicas das guas, alterando-lhe a composio original. Sucede ainda que, em certos casos, as prprias caractersticas qumicas das guas termais podem ser drasticamente alteradas se evitar a sua mistura; o que acontece com aquelas guas termais que devem algumas propriedades particulares natureza dessas misturas. Por exemplo, as guas sulfatadas clcicas, entrando em contacto prximo da superfcie com lenhites, ficam carregadas com uma pequena percentagem de gs sulfdrico, que lhes confere as propriedades que as caracterizam. Se, por uma questo de aumento da pureza dessas guas, se realizar uma captagem muito perfeita em profundidade, que a ir isolar das guas superficiais, com tal aco poder-se- alterar completamente as caractersticas da gua, tornando-a inadequado para a utilizao tradicional. Em todo o caso, os pontos fulcrais que devem ser observados na construo de uma captao so os seguintes:

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

18 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Procurar estabelecer um modelo da fonte termo-mineral, ainda que incompleto; em particular identificar a fractura ou do sistema de diaclases, que, em muitos casos, no aparecem com nitidez superfcie; identificar a sua interseco com a superfcie topogrfica e escolher um ponto de sada que seja favorvel; ter em ateno o tipo de solo de cobertura das fracturas. Um modelo explicativo, ainda que com algum carcter especulativo, um precioso auxiliar de raciocnio; medida que a experincia o possibilitar, esse modelo ir ser progressivamente aperfeioado e transmitido s geraes vindouras. Estabelecer um nvel de captagem; caso no se proceda assim, podero aparecer vrias emergncias, que, consoante a carga hidrulica sazonal, podero apresentar fortes variaes em mineralizao e em termalismo, pelas variaes de carga hidrulica induzirem diferentes reparties de caudal das guas termo-minerais e das guas de mistura, de origem no termo-mineral. O controlo do nvel de captagem de particular importncia nas pocas de maior risco de contaminao, que coincidem muitas vezes com o perodo de estiagem. Nesses casos necessrio ter em ateno que a necessidade de maiores caudais no v provocar, por rebaixamento, a intruso de aquferos superficiais poludos.

canalizada, devero ser usados tubos adequados s caractersticas fsicoqumicas da gua. Com efeito as substncias minerais em soluo promovem o ataque das paredes dos tubos. As canalizaes devem ser facilmente visitveis a fim de sofrerem inspeces regulares e, eventualmente, serem reparadas. Os mtodos para ir buscar as guas termo-minerais sua origem dependem das condies de emergncia, em que se podem distinguir pelo menos dois grandes grupos: Fontes termais provenientes de fracturas; Fontes termais inter-estratificadas, provenientes de um aqufero confinado inter-estratificado. Quando a gua provm de fractura ntida, ainda assim h duas situaes a distinguir: O bolho situa-se na rocha compacta, que aflora superfcie ou muito prximo da superfcie e pode ser facilmente isolado atravs de trabalhos relativamente simples e a gua captada com relativa facilidade; O bolho localiza-se em profundidade numa rocha compacta mas apresentase difuso, recoberta por um aluvio; neste segundo caso pode ser muito difcil identificar e isolar o local onde o bolho se localiza, sendo ento mais adequado condicionar a emergncia com contra-presses hidrostticas. a) Captao de guas termais numa fractura acessvel No caso de as guas no transportarem quantidade aprecivel de gases dissolvidos a soluo construtiva relativamente simples. Normalmente realiza-se uma pequena obra de proteco em torno do bolho, isolando as guas que dele emergem das guas circundantes. O nvel de descarga das guas do bolho pode, em muitos casos, ser regulvel. Se

Mtodos de captao A captao realizada atravs de poos, galerias, trabalhos subterrneos. As galerias de acesso so revestidas com alvenarias ou com paredes betonadas, procurando impedir que guas de outra provenincia se misturem com a gua termo-mineral. No caso de a gua ser

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

19 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

se pretende aumentar o caudal faz-se com que o bolho descarregue a um nvel mais baixo, caso contrrio aumenta-se ao nvel de descarga. Vejamos alguns exemplos, muitos dos quais extrados de L. de Launay. Em Maizires, Cte-dOr, existe uma fonte j anteriormente captada pelos Romanos, que se localiza num macio microgranultico, encaixado em tufos porfricos do Culm. Ver figuras seguinte. Nesse micro-granulito existe uma fractura preenchida por prfiro com quartzo globular, ao longo da qual emerge uma fonte termal, com uma proporo notvel de sdio e de ltio proveniente dos granitos alcalinos da regio. Essa fractura localizase a uma pequena profundidade; o trabalho romano, retomado nos nossos dias, consistiu em fazer um poo, limpar a fractura e construir uma cuba que sobe da base at superfcie e que isola as guas profundas das guas superficiais.

A fonte de Boubon-lArchambault (Allier) encontra-se num macio de gnaisse, rodeado e recoberto por sedimentos prmicos impermeveis, que impedem a gua do gnaisse de se escapar (ver figura seguinte).

Este macio de gnaisse atravessado por pequenas fracturas filonianas com baritina, celestite, fluorite e galena. Segundo a direco NW-SW existe um filo encaixado no gnaisse; nos pontos mais baixos aparecem diversas sadas de guas termais. O trabalho romano consistiu em cimentar toda a fractura, penetrando at ao ponto onde o gnaisse se apresenta intacto, a uma profundidade de 5 a 6 metros, de forma a impedir todo o contacto com as guas superficiais. Assim a gua quente chega com uma presso hidrosttica considervel e afasta a gua fria. No tempo de Lus XIII foram realizados trabalhos suplementares inteis; por cima de cada emergncia, construram-se trs cubas que ficaram como que suspensas, constituindo uma espcie de chamins de captao.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

20 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Foi construda um dispositivo (ver figura da direita) tipo chamin, a fim de constituir um reservatrio com um plano de captagem mais elevado. A gua fica em carga e o caudal fica reduzido, podendo ser aumentado por descarga do reservatrio. A fonte de Evaux (Creuse) encontra-se localizada num grande filo de quartzo do Macio Central (60 Km de comprimento) que drena uma grande quantidade de guas subterrneas. O vale, onde se localiza a fonte de Evaux e que a determina, continua a descer para jusante. Os Romanos fizeram uma espcie de barragem nos aluvies do vale, contendo assim as guas da fonte.

Quando as fracturas so bem localizadas pode-se realizar a captao como mostra a figura seguinte, em que se colocou uma camada isolante de beto sobre um bolho recoberto previamente com um leito poroso.

Outra soluo construtiva, que se refere s Caldas da Cavaca, consiste em realizar uma pequena obra de rebaixamento e de limpeza das fissuras do bolho, seguida da construo de uma campnula em beto.

Para evitar a mistura com as guas superficiais, o terreno foi recoberto com uma camada de beto, deixando um pequeno nmero de orifcios.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

21 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Tanques sucessivos guas gasosas No caso de as guas terem dissolvidos gases, nomeadamente gs carbnico, o problema mais delicado. Dependendo do tipo de gua mineral, frequente efectuar-se uma separao prvia do gs, tratar a gua e posteriormente promover a dissoluo do gs na parte final do circuito. Esta tcnica aplica-se quer para utilizao balnear quer para engarrafamento, para evitar os problemas causados pela presena de gases em excesso na gua dentro das canalizaes, que origina os chamados golpes de arete. Por vezes recorre-se a dispositivos anlogos ao da figura seguinte, em que a gua transportada pelo tubo de cota mais baixa a e o gs pelo tubo b. Em certos casos constri-se em torno da zona fissurada por onde nasce a gua um conjunto de cintas estanques, actualmente construdas em beto armado, que tem por objectivo isolar a periferia de infiltraes de guas estranhas nascente. Noutros casos apenas se constrem barreiras para isolar as guas onde as infiltraes podem ser maiores.

Trabalhos mineiros Quando as fontes termais so mltiplas, algumas permanentes, outras com variaes sazonais, por vezes realizam-se trabalhos mineiros, nomeadamente poos, sondagens e galerias. Por exemplo a fonte de Ragaz ou Pfoefers (Sua), brota no fundo do vales do Tamina. As guas surgiam dispersa por diversas fontes, umas perenes, outras intermitentes. A fim de regularizar os caudais construiuse uma galeria horizontal, conforme aparece na figura seguinte, que intersecta a fissura G, que simultaneamente drena as outras fracturas secundrias. Apesar deste trabalho ter conseguido captar a maior parte da gua que anteriormente se dispersava por diferentes fontes, ainda assim alguma continuou a escapar-se pelo leito do rio.

b) Captao de guas termais provenientes de uma fractura com bolho dificilmente acessvel.

Existem diversas solues, dependendo da tipologia da nascente.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

22 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

A fim de evitar essas fugas, construiu-se uma barragem, que aumentou a carga hidrulica sobre o leito do rio, passando a gua termal a sair toda pela galeria captante. Em muitos casos procura-se o veio termal atravs de poos ou sondagens, isolandose a primeira parte da captao que neles se instala. A figura seguinte mostra um exemplo desse procedimento e refere-se a uma captao realizada no bolho de Salus.

Sistemas de presso hidrosttica No caso das fontes termais que se dispersam por uma rea relativamente alargada, ou que se localizam em aluvies profundos, no possvel realizar trabalhos do tipo dos anteriormente apresentados, visto no ser possvel delimitar as fontes termais, que brotam de forma difusa por uma mirade de fissuras. Um mtodo muito interessante de controlo das fontes termais particularmente bem estudado e divulgado pelo engenheiro francs Franois de Neufchteau, consiste em recorrer ao mtodo das presses hidrostticas. Este mtodo baseia-se no facto de a gua quente e a gua fria no se misturarem quando em contacto em tempos relativamente curtos. As fontes difusas so assim isoladas por contrapresses que, localizadas em determinadas zonas impedem a gua termal de nascer em determinadas reas, havendo outras onde, por rebaixamento hidrosttico, se promove a sada. A gua fria funciona assim como uma forma de selar determinada zona, muito mais eficiente que seria se fosse cimentada. Evidentemente no se deve exercer uma contra-presso hidrosttica excessiva, sob pena de a gua fria se ir introduzir nos veios termais, misturando-se ento de forma indesejvel com a gua termal. Em Arige, nas fontes de Ussat, em 1838 a gua termal saa no leito do rio. Quando o rio ia cheio, a gua fria invadia as fissuras das guas termais; quando o rio baixava, as guas termais escapavam-se atravs do leito do rio.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

23 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Neufchteau teve ento a ideia de usar a gua do rio para fazer uma cintura hidrosttica, consistindo num canal que era cheio a partir do Arige; sobreelevando a gua desse canal de uma altura suficiente, conseguiu impedir que a gua termal captada em A B e C se escapasse das fracturas e que a gua fria se intrometesse nas fissuras secundrias daquelas fontes. Em Cestona (Biscaia, Espanha), h uma srie de diaclases, com veios de gua quente e de gua fria. Para evitar a mistura, fez-se uma tentativa de construir uma srie de reservatrios que se revelaram inteis. Construiu-se ento uma

grande cuba de parede dupla, representada na figura seguinte.

Acumulando gua fria no recipiente externo F, exerce-se uma presso hidrosttica que obriga toda a gua a sair pelo tubo central C. Constatou-se experimentalmente que nenhuma mistura existia entre a gua quente e a gua fria.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

24 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Em Bagneres-de-Luchin, existe uma formao xistosa, muito fissurada, com veios granulticos. As guas provenientes desses veios dispersam-se num conjunto de pequenas fontes. Em primeiro lugar foram identificados um conjunto de pontos de emergncia mais importantes, representados por S, S e S na figura seguinte.

Traaram-se galerias a determinado nvel, que intersectaram as fontes termais; em seguida uniram-se as galerias umas s outras, aps o que se traou a galeria G que intersectou diferentes fontes termais. Este conjunto de galerias atingia vrios quilmetros. Restava resolver o problema da mistura das fontes termais com as fontes de gua fria. Para esse efeito construiu-se uma galeria circular exterior F que se encheu com gua cuja presso era regulada por eclusas; criou-se assim uma contrapresso de barragem das guas frias, obrigando as guas quentes a convergir numa galeria central C atravs de um nico veio. Outros dispositivos de regulao por presso hidrosttica podem ser vistos nas figuras seguintes.

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

25 Geologia e Captagens Curso de Climatologia e Hidrologia Captulo IV

Bibliografia principal: 1. Alberto Morais Cerveira - Geologia e Captagens - Apontamentos para o Curso de Hidrologia e Climatologia - 1973 2. L.de Launay - Recherche et Amnegement des Sources Thermo Minrales - Librairie Polytechnique CH.Branger - 1899 3. Ghislain de Marsily - Quantitative Hydrogeology - Groundwater Hydrology for Academic Press - 1986.

4. Ablio A.T. Cavalheiro - Hidrogeologia Quantitativa- Apontamentos da disciplina de licenciatura em Engenharia de Minas e Geoambiente - FEUP 2002.

5. The Wonder of Rocks and Minerals, Plate Tectonics and How the Earth Works, The Theory of Plate Tectonics, 3 CD-ROM editados pela Tasa Graphics Inc, 1996.

6. Albert Mabillot - Le Forage d'Eau - Guide Pratique - Edit-Offset -Saint-Etienne, 1980

7. C.W. Fetter - Applied Hydrogeology Prentice Hall, 1994

8. Diversas imagens tiradas da Internet

Ablio Augusto Tinoco Cavalheiro - FEUP 1999-2010

Vous aimerez peut-être aussi