Vous êtes sur la page 1sur 1

Ut5

Definio e Objectivos

Desenho10

Ensaios: Composio
Ortogonalidade/ Obliquidade/ Paralelismo/ Sobreposio.
Escola Secundria de Santa Maria Sintra 2011/12

Podemos definir o conceito de composio visual como a relao entre as formas presentes e o campo visual que as enquadra. Criar uma composio considerada equilibrada envolve uma srie de factores, tais como a forma dos vrios elementos que nela intervm, as cores, os valores, a posio e o tamanho. Uma composio pode tambm ser esttica ou dinmica. Nesta unidade de trabalho iremos isolar alguns destes factores, trabalhando-os no sentido de tentar atingir um estado de equilbrio na composio.

Percurso e Metodologias
Esta unidade de trabalho ir desenrolar-se em 2 fases. Os suportes utilizados sero de formato A3 na fase1 e de formato A2 na fase2, devidamente identificados e legendados. Devers utilizar tinta acrlica com o grau de diluio adequado a cada um dos exerccios que te pedido. A partir de uma cartolina preta de formato 65x50 cm, traa e corta 4 rectngulos com 32x5 cm a que chamaremos rectngulos pequenos. Traa e corta a partir da mesma cartolina, um rectngulo com 65x10 cm a que chamaremos rectngulo grande. Corta tambm um rectngulo branco e um de cada uma das cores primrias (C,M,Y) com 32x5 cm. De acordo com a combinao que te for atribuda por sorteio, irs explorar hipteses de composio que tendam para equilbrios estticos ou dinmicos. Todas as composies devero integrar quatro rectngulos (negros ou coloridos, consoante o caso) e um rectngulo branco que tem sempre precedncia, isto , nunca pode ser sobreposto por nenhum dos outros.

Fase 1 Ensaio de Composio (Estudos)


Em cinco suportes de formato A3, traa levemente em cada um deles, um rectngulo centrado com 28x19 cm. a) Ensaios de composio a negro: Utiliza os quatro rectngulos negros pequenos e o rectngulo branco como elementos para o ensaio de quatro hipteses de composio. Traa e pinta a negro denso os resultados desses ensaios (um por suporte). b) Ensaio de composio com cor: Realiza a mesma aco, usando desta vez os rectngulos coloridos (mais o negro e branco) para encontrar a hiptese que te parea mais equilibrada. Pinta o resultado a acrlico opaco, excepto nas sobreposies onde podes optar pela transparncia.

Fase 2 Ensaio de Composio (Final)


Com base nas aprendizagens decorrentes dos ensaios da fase 1, executa uma verso final, em formato A2 da composio que te parea mais equilibrada, quer pelo seu cunho esttico quer pelo dinmico e que revele maior interesse grfico. Utiliza o rectngulo grande como escantilho para traares as formas. O campo de trabalho na folha A2 ser um rectngulo centrado com 56x38 cm. A composio final pode ser uma das que realizaste na fase 1 ou ainda uma outra, desde que obedea combinao sorteada inicialmente. As combinaes so as seguintes: A B C D E F G H I J L M N O P Q

Posicionamento face s margens Posicionamento entre si Sobreposio Transparncia

Oblquo Concorrentes Sim Sim

Ortogonal Paralelas No No
CM AA AP

Avaliao
C P1 P2 VA

C Conceitos, P Prticas, VA Valores/Atitudes Composio/ Equilbrio/ Estatismo/ Dinamismo/ Paralelismo/ Obliquidade/ Ortogonalidade F1- Viabilidade grfica das hipteses/ Equilbrio/ Variedade de solues/ Conformidade F2- Viabilidade grfica da soluo/ Equilbrio/ Domnio tcnico/ Conformidade Metodologia de trabalho/ Autonomia/ Empenho/ Rigor (CM - Cotao mxima, AA Auto avaliao, AP Avaliao do professor). Total

40 80 60 20 200

Calendarizao 10R (tempos de 90/135*)


TA TB Jan 30 30 31* Fev 2* 6 6 Out 7* 9* 13 13 14 16 17 17

DES10 2011-2012-UT5-AM Ensaio de composio.docAntnio Marques. Pg. 1/1

Vous aimerez peut-être aussi