Vous êtes sur la page 1sur 84

Catlogo de Cursos

A maneira mais rpida de aprender!

CURSOS

Catlogo de Cursos

1_

Catlogo de Cursos

NDICE
Administrao Geral...................................................... 4 Bares e Restaurantes ................................................... 10 Cincias Sociais ........................................................... 11 Contabilidade .............................................................. 18 Direito ......................................................................... 18 Economia..................................................................... 28 Ferramentas para Gesto ............................................. 30 Finanas ...................................................................... 30
3

Gesto de Turismo ....................................................... 35 Gesto Imobiliria ....................................................... 36 Idiomas ........................................................................ 40 Letras .......................................................................... 42 Logstica ...................................................................... 53 Marketing .................................................................... 55 Pedagogia .................................................................... 58 Recursos Humanos ...................................................... 74

3_

Administrao Geral

Contedo
:: Empreendedorismo :: A Psicologia e os empreendedores :: Competncias empreendedoras :: Estabelecimento de metas e objetivos :: Busca de oportunidades :: Busca de informaes e riscos calculados :: Planejamento e monitoramento sistemtico :: Qualidade e eficincia :: Poder :: Competncias mobilizadoras e reforadoras.

Curso
EMPREENDEDORISMO

Imagem da Videoaula

Objetivo
Atualmente, o empreendedor indispensvel na gesto de negcios, e profissionais com essa caracterstica so os mais procurados pelas empresas. Mas afinal, o que empreendedorismo? Pelo Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Empreendedorismo, que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam entender melhor qual o significado dessa palavra to utilizada no ramo dos negcios e sonham em se destacar no mercado de trabalho, por meio da abordagem de temas como o poder, a busca de oportunidades, o planejamento, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Sandro Morales Doutor em Administrao pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Administrao Universidade Autnoma de Madri; Graduado em Administrao pela UFSC.

Administrao Geral

Contedo
:: Por que exportar? :: Elaborando um plano de exportao :: Obtendo informaes para a exportao: o papel do governo e da internet :: Negociao e formao de preos no mercado internacional :: Acordos internacionais de mercado

Curso
NEGCIOS INTERNACIONAIS

Autor

Imagem da Videoaula

Objetivo

Atualmente, todos ns vivemos na era da globalizao, em que empresas buscam atingir mercados internacionais para ampliar sua rea de atuao. Com o curso a distncia de Negcios Internacionais abrir abrir novos horizontes profissionais e ampliar a sua viso do mundo dos negcios, passando de uma viso nacional para uma internacional, com o objetivo de aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

Cristiano Morini Doutor em Engenharia de Produo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); Mestre em Integrao Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduado em Relaes Internacionais pela Universidade de Braslia (UnB); Organizador do primeiro manual de comrcio exterior em lngua portuguesa.

Administrao Geral

Contedo
:: Administrao cientfica: Taylor :: Administrao Cientfica: Ford :: Teoria clssica da administrao :: Escola de relaes humanas :: Abordagem burocrtica da administrao :: Abordagem comportamental :: Abordagem neoclssica da administrao :: Abordagem estruturalista da Administrao :: Abordagem sistmica da administrao :: Abordagem contingencial da administrao

Curso
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO

Imagem da Videoaula

Objetivo
Desde a revoluo industrial, a administrao vem sendo uma das principais carreiras escolhidas pelos profissionais do mercado, e agora voc vai poder aprender uma das principais disciplinas do curso de administrao de empresas atravs do ensino a distncia. Com curso de Teoria Geral da Administrao voc vai abrir novos horizontes profissionais e conhecer melhor toda a evoluo da TGA, desde o seu inicio at os dias atuais.

Autor
Joo Batista Vieira Bonome Mestrando em Administrao Pblica com nfase em Polticas Sociais pela Fundao Joo Pinheiro; Ps-Graduado em Relaes de Trabalho e Negociaes pelo Instituto de Educao Continuada (IEC) da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC Minas); Graduado em Administrao de empresas pela PUC Minas.

Catlogo de Cursos
Administrao Geral
Contedo
:: Ampliando a viso sobre a estratgia competitiva :: Anlise do ambiente interno :: Anlise do ambiente externo :: Estratgia competitiva e posicionamento :: Estratgia de fuses e aquisies :: Governana corporativa :: Estratgia internacional :: O controle da execuo da estratgia :: A estrutura para a estratgia :: Estratgia para o empreendedorismo :: Liderana na conduo da estratgia :: Alianas estratgicas e estratgia cooperativa

Curso
ESTRATGIA COMPETITIVA

Objetivo
Atualmente a estratgia competitiva indispensvel para empresas que buscam um planejamento de marketing consistente nas suas aes, e agora voc pode entender melhor sobre competitividade por meio Ensino a Distncia. Com o curso de Estratgia Competitiva voc abrir novos horizontes profissionais e conhecer caminhos estratgicos para atuar em um mercado de alta competitividade, alcanando metas e o sucesso esperado.

Autor
Anderson Mota Especialista em Anlise Financeira e de Investimentos pelo ICES-GPGA; Graduado em Cincias Econmicas pela PUC Minas; Consultor de empresas, professor e orientador nos programas de MBA e In Company do IBMEC, Fundao Dom Cabral e Fundao Getulio Vargas, tendo atuado no Brasil e no exterior.

Administrao Geral

Contedo
:: Conceito de gesto e concepo de valor :: Empreendedorismo e organizaes que aprendem :: Obter, gerir informaes e comunicar :: Planejar :: Organizar :: Liderar e dirigir tomada de deciso :: Controlar :: Mudar e inovar :: Anlise ambiental e interna (SWOT) :: Estratgia e planejamento estratgico :: Anlise de desempenho (BSC) :: Marketing :: Pessoas e recursos :: Produo e servios :: Contextualizao da Gesto no Milnio

Curso
GESTO EMPRESARIAL

Objetivo
Passamos boa parte da nossa vida profissional fazendo gesto em empresas de vrios tipos e tamanhos, sejam elas pblicas, privadas ou ONGs. Por meio do curso a distncia de Gesto Empresarial voc vai obter uma viso mais ampla dos conceitos de gesto para ocupar cargos importantes dentro de uma organizao, visando sempre ao aumento do desempenho da empresa e de seus colaboradores.

Autor
Mauro Crte Real Mestre em Administrao; Especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduado em Histria Natural.

Administrao Geral

Contedo
:: Princpios da negociao :: Aspectos essenciais da negociao :: Relao de confiana :: Presena da emoo :: Percepo e paradigmas :: Metas compatveis e coerentes :: Relacionamento interpessoal :: Estilos interpessoais :: Campo de fora :: Fontes genricas de poder :: Fontes exclusivas de poder :: Preparando-se para a negociao

Curso
NEGOCIAO EMPRESARIAL

Objetivo
A negociao, muitas vezes, tratada como algo difcil de ser realizado. As pessoas tm medo de enganar ou serem enganadas, mas ela simplesmente uma espcie de acordo que deve agradar a ambos os lados, e agora voc pode desenvolver suas tcnicas de vendas atravs do ensino a distncia. Com o curso de Negociao Empresarial voc abrir novos horizontes profissionais e ampliar sua viso de negociao no momento da compra e da venda, atravs da persuaso e uma viso mais profissional, buscando construir uma relao duradoura entre as partes.

Autor
Carlos Pessoa Coelho Junior Graduado em Engenharia Mecnica pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor de Estratgia de Negociao e Gesto de Conflitos dos programas MBAs do IBMEC; Diretor, coordenador tcnico e instrutor dos programas da Carlos Pessoa Consultores Empresariais.

5_

Administrao Geral

Contedo
:: Desenvolvimento sustentvel :: Gesto participativa e ambiente :: Educao ambiental como instrumento de superao da insustentabilidade :: Estado e ambiente no Brasil :: Sociedade e ambiente no Brasil

Autor Curso
DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL Cynthia Roncaglio Mestre em Histria Social; Especialista pela Universidade Federal do Paran (UFPR) em Histria do Brasil. Graduada em Histria pela UFPR.

Objetivo
Nos dias atuais, a sustentabilidade um dos temas mais discutidos por pessoas e organizaes, devido grande preocupao existente com as questes ambientais. Mas afinal, o que desenvolvimento sustentvel? Pelo Ensino a Distncia voc poder entender melhor esse assunto, fazendo um curso que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam refletir por meio o direito ambiental brasileiro e as alternativas para a preservao do meio ambiente, atravs da abordagem de temas como a gesto participativa, a educao ambiental, entre outros assuntos relevantes.

Administrao Geral

Contedo
:: Planejamento estratgico em projetos :: Definio e planejamento de escopo :: Controle do tempo em projetos :: Fornecedores e prestadores de servio :: Gerenciamento de custos em projetos

Autor Curso
FUNDAMENTOS DE PROJETOS Fernando Baracho Martinelli MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundao Getulio Vargas (FGV); Especialista em Anlise de Investimentos em Projetos pela FGV; Bacharel em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Atuou em algumas das principais empresas hoteleiras do mundo; Fundador de empresa de treinamento e desenvolvimento de pessoas.; Professor universitrio de ps-graduao.

Objetivo

Atualmente, o gerenciamento de projetos indispensvel para definir quais so as atividades necessrias e quando elas devem acontecer, visando atingir um objetivo em um determinado perodo de tempo. Por meio do Ensino a Distncia voc pode aprender sobre Fundamentos de Projetos, abrindo novos horizontes profissionais para aqueles que desejam descobrir caminhos para planejar e controlar o gerenciamento de um projeto empresarial.

Administrao Geral

Contedo
:: Gesto comercial empreendedora :: Estrutura da atividade comercial :: Estratgia e planejamento de marketing :: Conceitos de comercializao :: Planejamento do composto de marketing 4 Ps (marketing mix) :: Planejamento de vendas ou plano de ao de vendas

Autor Curso
GESTO COMERCIAL Marcos Antnio Queiroz Mestre em Gesto Moderna de Negcios: marketing pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Especialista em Gesto da Qualidade e Produtividade pela Universidade do Contestado (UNC); Graduado em Administrao de Empresas pela UNC.

Objetivo
Uma boa gesto comercial fundamental para alavancar as vendas e atingir o sucesso de uma empresa, e agora voc pode se aprofundar no assunto por meio do Ensino a Distncia. Mas afinal, o que gesto comercial? Com este curso voc conhecer melhor os sistemas de gesto, abrindo novos horizontes profissionais, aprendendo estratgias para planejar uma venda, alm de importantes funes do marketing em uma gesto comercial.

Catlogo de Cursos
Administrao Geral
Contedo
:: Histria da Administrao :: A Revoluo Industrial e a Administrao :: O planejamento e suas principais caractersticas :: A organizao e suas principais caractersticas :: A liderana e suas principais caractersticas :: O controle e suas principais caractersticas :: As habilidades administrativas e suas caractersticas :: Ambiente organizacional e as implicaes para o gerenciamento :: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores :: Teorias administrativas

Curso
PRINCPIOS DE ADMINISTRAO

Objetivo
Para a realizao de uma boa gesto, os empreendedores necessitam de habilidades no planejamento e na administrao para obterem os resultados desejados e um bom ambiente organizacional. Com o curso a distncia de Princpios de Administrao voc abrir novos horizontes profissionais e conhecer a evoluo da administrao geral, desde a Revoluo Industrial at os dias atuais.

Autor
Joo Batista Vieira Bonome Mestrando em Administrao Pblica com nfase em Polticas Sociais pela Fundao Joo Pinheiro; Especialista em Relaes de Trabalho e Negociaes pelo Instituto de Educao Continuada (IEC) da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC Minas); Graduado em Administrao de Empresas pela PUC Minas.

Administrao Geral

Contedo
:: As organizaes e o sistema de produo :: A histria da Gesto da Produo: o sculo XX :: Fundamentos e conceitos da Gesto de Produo :: A produo como fator estratgico :: Desenvolvimento de projetos em produo :: As tecnologias de processo :: Planejamento e Controle da Produo :: Sistemas de Planejamento e Controle: MRP e MRP II :: Sistemas de Planejamento e Controle: Just in Time :: Melhoramentos da produo

Curso
PRODUO: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

Objetivo
A gesto da produo algo que est presente no cotidiano da maioria das empresas, e seus processos necessitam de uma excelente organizao. Por meio do Ensino a Distncia voc vai conhecer melhor as etapas de Produo Fundamentos e Processos, abrindo novos horizontes profissionais e aperfeioando o planejamento de produo de uma empresa, sempre buscando a melhoria nos custos da produo.

Autor
Fabiano de Andrade Caxito Doutorando e Mestre em Administrao pela Universidade Nove de Julho (Uninove); MBA em Recursos Humanos pela Universidade Cidade de So Paulo (Unicid); coordenador de cursos de ps-graduao lato sensu em Logstica das Operaes Comerciais e Negcios Internacionais, professor dos cursos de Marketing, Logstica e Recursos Humanos da Unicid, instituio na qual atua tambm como assessor de Assuntos Comunitrios, Culturais e de Extenso.

Administrao Geral

Contedo
:: Clusters e redes de negcios: realidade ou fico? :: Clusters e redes de negcios: substantivos coletivos ou no? :: Por que sistemas supraempresariais? :: O processo de auto-organizao :: Governana e estratgia :: Clusters de negcios: base conceitual :: Operao de clusters de negcios :: Redes de negcios: base conceitual :: Operao de redes de negcios :: Abordagem estratgica de clusters e redes de negcios

Curso
CLUSTERS E REDE DE NEGCIOS

Objetivo
Boa parte das empresas atuais utiliza sistemas complexos de informtica. Para isso, necessrio que dois ou mais computadores trabalhem de maneira conjunta para realizar processamentos pesados. Essa ao conjunta denominada clusters, e agora voc pode aprend-la por meio do Ensino a Distncia. Com o curso de Clusters e Rede de Negcios voc abrir novos horizontes profissionais e aprender sobre os tipos de cluster, tornando-se capaz de operar essas redes de uma maneira estratgica para que no haja perda de dados importantes.

Autor
Renato Telles Doutor em Administrao de Empresas (concentrao em Marketing) pela Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo; Mestre pela mesma instituio, com nfase em Marketing e Finanas; Graduado em Economia pela FEA/USP, Engenharia pela Escola Politcnica da USP e Fsica pelo Instituto de Fsica da USP; Professor titular e pesquisador em nvel stricto sensu em Administrao da ESPM, atuando na graduao e em MBA; Professor da USCS (graduao e ps- graduao).

7_

Administrao Geral

Contedo
:: Administrao: definio e contextualizao :: Evoluo da Administrao :: A nova Sociedade do Conhecimento :: O pensamento estratgico :: A administrao estratgica :: Atividades empresariais e especialidades administrativas :: Funes administrativas: planejar :: Funes administrativas: organizar :: Funes administrativas: dirigir/coordenar :: Funes administrativas: controlar

Curso
GESTO DAS FUNES ORGANIZACIONAIS

Objetivo
Para se tornar um grande lder, um profissional deve implementar uma gesto estratgica de qualidade, visando atingir os melhores resultados. Pelo Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Gesto das Funes Organizacionais, que abrir novos horizontes profissionais para voc que deseja adquirir conhecimento na evoluo da administrao no decorrer do tempo, alm de tcnicas de implementao de uma gesto eficiente, por meio da abordagem de temas como a sociedade do conhecimento, as funes administrativas, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ccero Marques Mestre em Engenharia da Produo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Marketing UFPR; Graduado em Administrao - Fadeps. rico Oda Mestrado em Administrao Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Engenharia de Produo pela UFSC; Especialista em Sistemas de Informaes pela FAE; Graduao em Administrao FAE.

Administrao Geral

Contedo
:: Fundamentos e formatos do atacado e varejo :: Ambiente competitivo e anlise de mercados comerciais :: Comportamento do cliente e do consumidor :: Sistemas de informao e pesquisa :: Gesto de operaes e preos aplicados a empresas comerciais :: Marketing e vendas no atacado e varejo :: Localizao, apresentao da loja e merchandising :: Gesto de pessoas no atacado e varejo :: Gesto de marcas no atacado e varejo :: Estratgias varejistas e atacadistas

Curso
GESTO DE ATACADO E VAREJO

Objetivo

Autor
Mrcio Roberto Camarotto Doutorando em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Mackenzie. Especialista em Didtica do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Administrao de Empresas pela Fundao Armando lvares Penteado (FAAP).

No comrcio, um profissional deve compreender como so elaboradas as estratgias de atuao para atender tanto o atacado quanto o varejo. Pelo Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Atacado e Varejo, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender o comportamento do consumidor e desenvolver ideias de marketing de vendas, por meio da abordagem de temas como a gesto de operaes, os sistemas de informao, o ambiente competitivo, entre outros assuntos relevantes.

Administrao Geral

Contedo
:: O contexto dos produtos :: Composto do produto :: Fundamentos da gesto do produto :: Princpios da gesto dos servios :: Desenvolvimento de novos produtos :: A dimenso das marcas :: Estrutura da marca :: Posicionamento da marca :: Patrimnio de marca :: Embalagens

Curso
GESTO DE MARCAS E PRODUTOS

Objetivo
Toda organizao que deseja conquistar o sucesso e o reconhecimento do mercado, deve definir de maneira clara o posicionamento da marca e a forma como ela pretende ser vista pelo seu pblico. Pelo Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Marcas e Produtos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar na gesto de servios e desenvolvimento de produtos, atravs da abordagem de temas como o patrimnio da marca, o composto do produto, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Francisco Antnio Serralvo Ps-doutor em Administrao de Marketing pela Universidade de Santiago de Compostela Espanha (USC); Doutor em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Mestre em administrao pela PUC-SP; MBA em Marketing pela Canterbury Christ Church University Inglaterra; Graduado em Administrao de Empresas pela Universidade de Marlia (Unimar).

Catlogo de Cursos
Administrao Geral
Contedo
:: Os aspectos Fundamentais na Negociao :: O processo racional de tomada de deciso :: A tica relacionada com a negociao :: O poder do gestor imobilirio versus o poder do cliente :: Ferramentas importantes para a tomada de deciso eficaz do gestor imobilirio :: O gestor imobilirio focado nos objetivos de venda :: Fatores relevantes para a empatia do gestor imobilirio :: Como negociar de forma mais persuasiva :: Negociando e falando do preo do imvel :: Marketing direto: a ao interativa que utiliza vrias mdias :: A negociao como processo :: Preparando-se para a negociao :: Negociao :: Negociao com foco na excelncia de resultados :: Negociao para que todos saiam ganhando

Curso
NEGOCIAO E PROCESSO DECISRIO

Objetivo
A compreenso das tomadas de deciso de compra ou venda de um imvel ajudar muito o gestor imobilirio a realizar uma negociao de sucesso. Com curso a distncia de Negociao e Processo Decisrio voc abrir novos horizontes profissionais e ampliar a sua viso de negociao e tcnicas de vendas, por meio de uma melhor persuaso e domnio do ramo imobilirio.

Autor
Sylvio de Campos Lindenberg Filho Especialista em Marketing; Graduado em Cincias Administrativas.

Administrao Geral

Contedo
:: Conceitos gerais de Polticas Pblicas :: A elaborao de Polticas Pblicas: processos de formulao, implementao e avaliao :: Controle e monitoramento social de Polticas Pblicas no Brasil :: Polticas Pblicas no Brasil: o caso das polticas de habitao :: Novos campos de estudo de Polticas Pblicas: a poltica externa enquanto Poltica Pblica

Curso
POLTICAS PBLICAS

Autor
Joo Martins Tude Daniel dos Santos Terra Fbio Pablo Santana

Objetivo
As polticas pblicas so de grande importncia para o planejamento dos governos, que organizam suas aes em mbito municipal, estadual ou federal, influenciando diretamente as empresas e os cidados comuns. Pelo Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Polticas Pblicas, que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam compreender o conceito de polticas pblicas e as suas influencias no nosso dia a dia, por meio da abordagem de temas como as polticas pblicas no Brasil, as polticas de habitao, entre outros assuntos relevantes.

Administrao Geral

Contedo
:: Introduo ao estudo da Psicologia :: Psicologia e organizaes :: Abrangncia do estudo psicolgico :: A Psicologia aplicada Administrao :: O indivduo e o grupo.

Autor Curso
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAES Gilberto Gnoato Afonso Carlos Spina Maria Inez Antonia Pelacani Spina

Objetivo
As empresas no so compostas apenas por mquinas e recursos financeiros, mas tambm por pessoas. Com isso, o estudo da Psicologia no mbito empresarial fundamental. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Psicologia das Organizaes, que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam compreender a importncia do psiclogo nas organizaes, por meio da abordagem de temas como a introduo ao estudo da psicologia, o indivduo e o grupo, a psicologia aplicada nas organizaes, entre outros assuntos relevantes.

9_

Administrao Geral

Contedo
:: Princpios de gesto :: Sistemas organizacionais contemporneos :: O ciclo de vida das organizaes e suas etapas :: As alianas estratgicas e redes de empresas :: Empreendedorismo: franquias e licenciamento :: Benchmarking e suas etapas :: Aplicaes e processos de avaliao de desempenho :: Fundamentos de indicadores de desempenho e suas aplicaes :: Empowerment: fundamentos e aplicaes :: Gesto do conhecimento como instrumento de desenvolvimento organizacional

Curso
TPICOS GERENCIAIS CONTEMPORNEOS

Objetivo
Atualmente, o gerenciamento de franquias, redes de empresas ou qualquer tipo de organizao exige a liderana de pessoas com o esprito empreendedor. Pelo Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Tpicos Gerenciais Contemporneos, que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam conhecer os princpios de gesto e busca adquirir uma posio de liderana empresarial, por meio da abordagem de temas como o licenciamento, o empowerment, o ciclo de vida das organizaes, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Valria Rueda Elias Spers Doutora em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Mestre em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Especialista em Administrao pela Universidade So Judas Tadeu; Graduada em Administrao de Empresas pelo Centro Universitrio Salesiano.

Bares e Restaurantes

Contedo
:: Introduo Segurana dos Alimentos; :: Doenas Transmitidas por Alimentos e Micro-organismos; :: O Manipulador; :: Higiene do Ambiente de Trabalho; :: Aquisio, Recebimento e Armazenamento; :: Manipulao de Alimentos I; :: Manipulao de Alimentos II; :: Fornecimento de Alimentos Seguros.

Curso
BOAS PRTICAS PARA MANIPULAO DE ALIMENTOS

Imagem da Videoaula

Autor
Leila Carvalho

Objetivo
A gastronomia um ramo de negcios cada vez mais exigente, e a tima manipulao de alimentos um prerrequisito para uma boa administrao de bares e restaurantes. Aproveite a oportunidade e faa o curso a distncia de Boas Prticas para Manipulao de Alimentos, que abrir novos horizontes profissionais e ensinar formas para se ter um maior cuidado com a segurana alimentar em estabelecimentos pblicos.

10

Catlogo de Cursos
Cincias Sociais
Contedo
:: Conhecimento, crena e f :: Ceticismo e conhecimento :: Teorias epistemolgicas :: Relao entre Cincias Sociais e cincias naturais :: Natureza humana e liberdade :: Determinismo, indeterminismo e cincia :: Explanao cientfica Imagem da Videoaula :: Holismo e individualismo :: Causalidade e realidade :: O sujeito e o objeto :: O comportamento significativo :: Estudo de caso: a teoria da cincia de Lakatos.

Curso
EPISTEMOLOGIA DAS CINCIAS SOCIAIS

Objetivo
A Epistemologia tambm pode ser chamada de teoria do conhecimento, que o estudo filosfico da origem, da natureza, cincias humanas e dos limites do conhecimento. Com o curso a distncia de Epistemologia das Cincias Sociais voc abrir novos horizontes profissionais e aprender a fazer uma anlise crtica das principais linhas de reflexo epistemolgica, alm de abordar a sua relao com as Cincias Sociais.

Autor
Paulo Augusto Seifert Mestre em Filosofia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professor de Filosofia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas(RS).

Cincias Sociais

Contedo
:: Planejamento: aspectos tericos e histricos :: Questo social: expressses histricas e atuais :: Direitos humanos, econmicos, sociais e culturais e o desenvolvimento :: Atores sociais e o planejamento de polticas e projetos sociais :: Polticas pblicas Imagem da Videoaula :: Polticas sociais :: Sistema Brasileiro de Proteo Social :: Projetos sociais: aspectos tericos e metodolgicos :: Rede de parceiros e o planejamento de projetos sociais :: Anlise da situao social e objetivos :: Recursos e gesto de projetos sociais :: Avaliao e o processo de planejamento.

Curso
ELABORAO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS SOCIAIS

Objetivo
Assim como em qualquer organizao, um projeto social de qualidade necessita de metas, objetivos e planejamento, para que haja consistncia e profissionalismo. Com o curso a distncia de Elaborao e Planejamento de Projetos Sociais voc abrir novos horizontes profissionais e aprender a estruturar campanhas de projetos sociais de uma maneira bem elaborada, sempre em busca do melhor resultado.

Autora
Samira Kauchakje

11

Cincias Sociais

Contedo
:: A promessa e as tarefas das Cincias Sociais :: As sociedades industriais capitalistas :: As diferentes formas de administrao do processo de trabalho no capitalismo moderno :: A crise econmica mundial, a globalizao da economia e a reestruturao produtiva :: Novas competncias profissionais

Curso
SOCIOLOGIA GERAL

Autora

Imagem da Videoaula

Objetivo
Conhecer os conceitos e o surgimento da sociologia fundamental para entender o comportamento das pessoas nos dias atuais. Por meio do Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Sociologia Geral, que abrir novos horizontes profissionais para voc que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre os grandes clssicos da sociologia, alm de diversas abordagens de temas relevantes sobre sociologia e sociedade.

Nomia Lazzareschi Doutora em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Cincias Sociais do Trabalho pelo Institut Suprieur du Travail da Universit Catholique de Louvain (Blgica); Graduada em Cincias Sociais pela Universidade de So Paulo (USP); Professora do departamento de Sociologia da Faculdade de Cincias Sociais e do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP).

11_

Cincias Sociais

Contedo
:: Introduo aos estudos antropolgicos :: Principais acepes do termo cultura :: Mito: elemento da cultura :: O modo de produo feudal :: A conquista da Amrica e as formas de dominao espanhola :: A conquista do Brasil: historiografia e educao :: O enfrentamento dos mundos :: Composio tnica do Brasil :: Cultura nacional e identidade :: A intolerncia gerada pelo etnocentrismo

Curso
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Objetivo
A antropologia cultural busca estudar o homem e as sociedades humanas, em busca do conhecimento de sua histria, crenas, filosofia, linguagem, caractersticas psicolgicas, valores ticos etc. Com o curso a distncia de Antropologia Cultural voc vai abrir novos horizontes profissionais e aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento cultural do homem como um todo, analisar os contextos brasileiros, os problemas sociais no Brasil e a evoluo da cultura brasileira.

Autora
Priscila Rezende Mestre em Histria Social pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Especialista em Histria, Sociedade e Cultura pela PUC-SP; Graduada em Histria pela Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID).

Cincias Sociais

Contedo
:: O surgimento da Sociologia e suas principais contribuies :: Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia do Trabalho e Sociologia das Organizaes :: Conceitos bsicos para a compreenso da vida social :: Caractersticas e tipologias dos principais grupamentos sociais :: Organizaes e sociedade :: Novas abordagens tericas das organizaes :: O poder nas organizaes :: O estudo das empresas pela compreenso de sua cultura :: As organizaes e suas relaes com o entorno :: Aprendizagem organizacional :: Inovao tecnolgica e organizacional :: A globalizao e as organizaes

Curso
CINCIAS SOCIAIS NAS ORGANIZAES

Objetivo

12

Toda empresa est em constante troca com o ambiente externo em que ela est inserida, e deve ser compreendida pela sociedade que est ao seu redor. Com o curso a distncia de Cincias Sociais nas Organizaes voc vai abrir novos horizontes profissionais, tornando-se capaz de compreender melhor as relaes interpessoais dentro de uma empresa e conseguir assimilar a psicologia organizacional, sua cultura, seus valores e princpios.

Autora
Marcia Londero Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduada em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cincias Sociais

Contedo
:: A modernizao do Brasil :: A formao do Brasil: o atraso para a modernidade :: O Brasil entre dois mundos :: A cidadania moderna e movimentos sociais :: O Brasil das urnas :: O Brasil e o contexto internacional

Autores Curso
CONTEXTOS BRASILEIROS

Objetivo
Ao longo dos seus mais de 500 anos, o Brasil desenvolveu um grande contexto cultural e social desde a sua colonizao at os dias atuais. Por meio do Ensino a Distncia voc poder fazer o curso de Contextos Brasileiros, que abrir novos horizontes profissionais para voc que deseja ampliar sua viso sobre os problemas sociais no Brasil e o seu atual contexto nacional e internacional.

Adriano Carneiro Giglio Mestre em Sociologia pelo Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); Especialista em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Especialista em Gesto de Educao Profissionalizante pela Escola Brasileira de Administrao Pblica de Empresas da Fundao Getulio Vargas do Rio de Janeiro (MBA EBAPE/FGVRJ); Graduado em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Jos Augusto de Souza Nogueira Graduado em Histria pela Universidade Veiga de Almeida.

Catlogo de Cursos
Cincias Sociais
Contedo
:: Cultura religiosa um tema controverso :: O fenmeno religioso :: As grandes religies I, II, III :: Movimentos religiosos no Brasil :: O Cristianismo I, II :: A Reforma do sculo XVI :: A Reforma Luterana pensamento :: A Igreja Luterana e a Educao :: Questes fundamentais de tica :: Princpios de tica :: tica uma perspectiva crist :: tica assuntos prticos

Curso
CULTURA RELIGIOSA

Objetivo
A religio est presente na grande maioria das pessoas, independentemente de suas crenas, rituais ou cdigos morais que fazem parte dessa f, e agora voc pode aprofundar seus conhecimentos em cultura e antropologia por meio do Ensino a Distncia. Com o curso de Cultura Religiosa voc abrir novos horizontes profissionais ou culturais, abordando contedos sobre a cultura religiosa durante a histria, em temas como o cristianismo, a religio no Brasil, a tica, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Douglas Moacir Filho Mestrando em Educao pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); Graduado em Teologia pelo Seminrio Concrdia Instituio da Igreja Luterana do Brasil e em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio (Unisinos).

Cincias Sociais

Contedo
:: A formao do pensamento poltico: dimenso histrica :: A formao do pensamento poltico: dimenso lgica I, II :: A construo da Cincia Poltica Moderna :: O liberalismo :: A democracia liberal :: A democracia direta :: O conceito de poder :: O Estado :: Partidos polticos :: A cultura e a poltica :: Participao poltica

Curso
FUNDAMENTOS DA CINCIA POLTICA

Objetivo
Conhecer os conceitos da Cincia Poltica fundamental para o entendimento da formao do Estado Moderno e suas atribuies culturais, e agora voc vai poder se aprofundar no tema por meio do Ensino a Distncia. Com o curso de Fundamentos da Cincia Poltica voc abrir novos horizontes profissionais e aprender a fazer uma anlise filosfica da Cincia Poltica durante toda a sua evoluo e transformaes.

Autor
Nelson Rosrio de Souza Doutor em Sociologia pela Universidade de So Paulo (USP); Mestre em Sociologia pela USP; Graduado em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

13

Cincias Sociais

Contedo
:: A escola mercantilista :: A Primeira Revoluo Industrial e o pensamento de Adam Smith :: A Segunda Revoluo Industrial e a Escola Clssica :: Do Imperialismo Primeira Guerra Mundial :: A Grande Depresso e o pensamento keynesiano :: O processo de industrializao da economia brasileira entre 1930 a 1945 :: A Segunda Guerra Mundial e suas consequncias :: A Guerra Fria e os choques do petrleo :: A economia brasileira nas dcadas de 1950 e 1960 :: O milagre econmico brasileiro e a crise dos anos 1980 :: O Plano Real e a estabilidade da economia brasileira :: O desempenho recente da economia brasileira e seus principais desafios

Curso
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA

Objetivo
Conhecer os conceitos da histria da economia a partir da Revoluo Industrial fundamental para o entendimento da atual situao mercado-financeira mundial. Com o curso a distncia de Fundamentos da Economia voc abrir novos horizontes profissionais e aprender a ter uma viso mais clara dos principais acontecimentos histricos e a situao atual da economia brasileira e mundial.

Autor
Lucas Lautert Dezordi Doutorando em Desenvolvimento Econmico pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Mestre em Desenvolvimento Econmico pela UFPR; Graduado em Cincias Econmicas pela UFPR.

13_

Cincias Sociais

Contedo
:: Introduo: o mundo ao alvorecer do sculo XX :: Primeira Guerra Mundial :: Revolues socialistas e movimento operrio :: Modelos econmicos: o desenvolvimento do capitalismo :: Modelos econmicos: o desenvolvimento do comunismo :: Segunda Guerra Mundial :: Guerra Fria e bipolarizao :: Socialismo: seus limites e possibilidades :: Capitalismo: suas crises e superaes :: Neoliberalismo, globalizao e mundializao do capital no final do sculo XX :: Terrorismo, guerras e conflitos :: Economia e sociedade no sculo XXI

Curso
HISTRIA CONTEMPORNEA

Objetivo
Para compreender o mundo atual, fundamental conhecer a evoluo da histria geral e a influncia que ela exerce nos acontecimentos dos dias de hoje. Por meio do Ensino a Distncia, voc poder fazer o curso de Histria Contempornea, que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam adquirir uma viso mais ampla da histria do Brasil e mundial, para compreender melhor a situao econmica e social atual.

Autor
Dennison de Oliveira Doutor em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Cincia Poltica pela Unicamp; Graduado em Histria pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

Cincias Sociais

Contedo
:: Histria e sociedade :: Estado, sociedade e luta de classes :: A expanso dos Estados nacionais :: Governar na Era Moderna :: Governo e formas polticas :: O Iluminismo e a era das revolues :: Movimentos sociais nos sculos XVIII e XIX :: Formas polticas do sculo XX :: Sociedade e trabalho no mundo contemporneo :: Globalizao, neoliberalismo e o indivduo :: Arte e sociedade I :: Arte e sociedade II

Curso
HISTRIA, POLTICA E SOCIEDADE

Objetivo

14

Para compreender o mundo atual, fundamental conhecer a evoluo da histria, da poltica e da sociedade mundial e a influncia que elas exercem nos dias de hoje. Por meio do Ensino a Distncia, voc poder fazer o curso de Histria, Poltica e Sociedade, que abrir novos horizontes profissionais para aqueles que desejam adquirir uma anlise crtica e detalhada da poltica atual e da sociedade, para poder projetar perspectivas futuras.

Autor
Andr Luiz Joanilho Ps-doutor pela Escola de Altos Estudos em Cincias Sociais (Frana) e pela Universidade Lumre (Lyon, Frana); Doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Mestre em Histria pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Graduado em Histria pela UEL.

Cincias Sociais

Contedo
:: O pensamento evolutivo: metodologia, raciocnio e conhecimento :: O mtodo cientfico e a pesquisa :: O tema de uma pesquisa, problema, hipteses e variveis :: Mtodos quantitativos, qualitativos e coleta de dados :: Estrutura de um projeto e tcnicas de leitura :: Estilo e redao de um texto, observao e linguagem cientfica :: Estrutura de uma monografia :: Normas da ABNT

Curso
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

Autor
Regina Clia Veiga da Fonseca Mestre em Engenharia de Produo com concentrao em Mdia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Letras Portugus-Ingls pela Universidade Tuiuti do Paran (UTP); Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paran (UTP).

Objetivo
Um trabalho cientfico exige um padro de normas e exigncias para melhor uniformidade e formalidade durante a sua execuo, e agora voc pode aprender essas regras atravs do ensino a distncia. Com curso de Metodologia do Trabalho Cientfico voc vai abrir novos horizontes profissionais e aprender a realizar um trabalho cientfico de maneira detalhada, utilizando uma metodologia de pesquisas e adquirindo uma maior eficincia e rapidez durante o projeto.

Catlogo de Cursos
Cincias Sociais
Contedo
:: O que movimento social? :: Paradigmas para interpretao dos movimentos sociais :: Sociedade civil :: Movimentos sociais do campo :: Movimentos sociais urbanos :: Movimentos sociais e demandas por educao :: Novos movimentos sociais :: Movimentos sociais e questes ambientais :: Movimentos sociais: economia solidria e catadores de materiais reciclveis :: Movimentos sociais antiglobalizao :: Movimentos sociais: comunicao, cultura e educao frente aos processos de globalizao :: Movimentos sociais histricos: dos arcaicos aos modernos

Curso
MOVIMENTOS SOCIAIS E SOCIEDADE CIVIL

Objetivo
A sociedade civil organizada trada das formas de participao social expressas nas entidades, organizaes e movimentos que tem sua base na sociedade. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Movimentos Sociais e Sociedade Civil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender sobre os movimentos sociais no campo e nos meios urbanos, visualizando como eles ocorrem no atual mundo globalizado.

Autor
Maria Antnia de Souza Doutora em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Educao pela Unicamp; Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); Pesquisadora sobre Movimentos Sociais e Educao.

Cincias Sociais

Contedo
:: As sociedades como sistemas :: Grandes ciclos de transformao sistmica da sociedade :: A sociedade agrcola :: A sociedade industrial :: A histria da globalizao :: A ordem internacional ps-Segunda Guerra :: A sociedade ps-industrial :: Identidades em transformao :: Significados e representaes no mercado de smbolos :: O poder na sociedade ps-industrial :: A sociedade brasileira como sistema :: As chances da democracia no Brasil

Curso
SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE

Objetivo
A sociedade contempornea convive em um ciclo de transformaes de grande intensidade. A humanidade, mais numerosa agora do que nunca, controla tecnologias de produo e destruio de grande impacto. Nunca antes a organizao e o funcionamento da sociedade humana foram to complexos. Mas afinal, o que sociedade contempornea? Voc poder saber melhor sobre o assunto pelo curso a distncia de Sociedade e Contemporaneidade, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja ampliar sua viso social atual, atravs do estudo das transformaes sociais de um mundo globalizado.

Autor
Paulo G. M. de Moura Doutor em Comunicao Social pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre em Cincia Poltica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Graduado em Cincias Sociais pela UFRGS.

15

Cincias Sociais

Contedo
:: O surgimento da Sociologia como cincia :: Os tericos clssicos da Sociologia I,II,III :: O funcionalismo de Talcott Parsons :: O culturalismo :: Estrutura e fatos sociais :: Estruturalismo :: Ps-Marx :: Histria e relaes de classe :: Concepes acerca da sociedade ps-moderna :: Chaves analticas fundamentais hoje

Curso
SOCIOLOGIA CONTEMPORNEA

Objetivo
Conhecer os conceitos e o surgimento da sociologia fundamental para o entender do comportamento das pessoas nos dias atuais. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sociologia Contempornea, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir uma anlise crtica das principais linhas de reflexo da sociedade, desde a origem da sociologia como cincia at o seu desdobramento na ps-modernidade.

Autor
Maria Clara Ramos Nery Doutoranda em Cincias Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora do Curso de Cincias Sociais, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS).

15_

Cincias Sociais

Contedo
:: Diversidade humana e deficincia :: A construo do conceito de corpo na sociedade ocidental :: Deficincia e incapacidade :: Diversidade humana, discriminao e igualdade de oportunidades :: Pensando sobre a acessibilidade :: Cidades e acessibilidade :: Polticas sociais e legislao pelos direitos cidadania plena dos PPDs :: Os idosos e a acessibilidade :: A acessibilidade e a Educao Inclusiva :: Esporte e deficincia :: Acessibilidade digital :: Acessibilidade no mundo do trabalho

Curso
SOCIOLOGIA DA ACESSIBILIDADE

Objetivo
A acessibilidade busca permitir que qualquer pessoa portadora de deficincia tenha acesso a educao especial inclusiva e a tudo que a sociedade proporciona nos dias atuais. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sociologia da Acessibilidade, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender sobre o cotidiano das pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial dentro de um mondo globalizado.

Autor
Carla Cristina Garcia Ps-Doutora pelo Instituto Jos Mara Mora (Mxico); Doutora e Mestre em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Professora titular da Universidade Municipal de So Caetano do Sul.

Cincias Sociais

Contedo
:: Violncia, poder e direitos humanos :: Tragdia e violncia na Grcia clssica :: A modernidade e as primeiras reflexes da Sociologia :: A violncia na obra dos clssicos da Sociologia :: Sociologia diante do sculo XX :: Michel Foucault e a inveno da sociedade disciplinar :: A condio humana e a anlise do mal :: Direito, controle social, ideologia e burocracia :: Processo de redemocratizao do Brasil e dilemas da segurana pblica :: Violncia policial, uso da fora e segurana pblica :: Violncia no Brasil e polticas de segurana pblica :: Direitos humanos e instrumentos de desenvolvimento humano

Curso
SOCIOLOGIA DA VIOLNCIA E DO CONTROLE SOCIAL

16

Objetivo
A violncia algo que aos nossos olhos e que existe desde o incio da humanidade. Tentar compreend-la atravs da viso da sociologia muito importante para analisarmos os acontecimentos do da atualidade. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sociologia da Violncia e do Controle Social, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir uma anlise crtica da violncia atravs de olhar sociolgico e que aborda a ideologia e o desenvolvimento humano nos dias atuais.

Autor
Lus Antnio Francisco de Souza Doutor e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (USP).

Cincias Sociais

Contedo
:: Trabalho ou emprego? :: A Sociologia do Trabalho :: As sociedades industriais capitalistas :: As diferentes formas de administrao do processo de trabalho no capitalismo moderno :: A subjetividade do trabalhador: motivao, satisfao e alienao :: A crise econmica mundial e a globalizao da economia :: A reestruturao produtiva e suas implicaes sociais :: O desemprego e as novas relaes de trabalho :: Atitudes e comportamentos dos trabalhadores face s transformaes do mundo do trabalho :: As novas competncias exigidas dos trabalhadores no limiar do sculo XXI :: O movimento sindical e o sindicalismo no Brasil :: Trabalho e lazer

Curso
SOCIOLOGIA DO TRABALHO

Objetivo
Conhecer o maior nmero de reas que envolvem o ambiente de trabalho fundamental para o profissional moderno, que busca adquirir uma viso mais ampla do trabalho no Brasil, do direito no trabalho, entre outros conceitos importantes. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sociologia do Trabalho, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir viso sociolgica do trabalho, que ir contribuir para um melhor desempenho profissional.

Autor
Nomia Lazzareschi

Catlogo de Cursos
Cincias Sociais
Contedo
:: O que Sociologia Poltica? :: Teoria das Elites I :: Teoria das Elites II :: Os Intelectuais e o Poder :: Definio e Formao do Estado do Bem-Estar Social :: O desenvolvimento do Estado do Bem-Estar Social :: A crise do Estado do Bem-Estar Social :: Poltica Pblica e Poltica Social :: A matriz histrica da assistencia social no Brasil :: Assistncia Social e construo da democracia no Brasil :: Os movimentos sociais :: Mdia e poltica

Curso
SOCIOLOGIA POLTICA

Objetivo
Conhecer os conceitos da sociologia Poltica fundamental para entender o desenvolvimento do estado nos dias atuais. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sociologia Poltica, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir uma anlise crtica das principais relaes existentes entre cincia, sociologia e poltica, observando as evolues e aconteceram at a era ps-moderna.

Autor
Nelson Rosrio de Souza Doutor em Sociologia pela Universidade de So Paulo (USP); Mestre em Sociologia USP; Graduado e Licenciado em Cincias Sociais pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

Cincias Sociais

Contedo
:: As origens da Sociologia e os priemrios autores :: As grandes cidades industriais inglesas do sculo XIX e a crtica de Friedrich Engels :: Sobre a metrpole capitalista e seus efeitos no indivduo :: Max Weber e a cidade :: A Sociologia Urbana e a Escola de Chicago: Robert Ezra Park :: Louis Wirth e o urbanismo como modo de vida :: Paul Singer e a Sociologia Urbana no Brasil :: Henri Lfbvre e a Sociologia Urbana pela tica marxista :: Manuel Castells e a Sociologia Urbana :: Ilhas de felicidade no meio do caos urbano :: A modernidade invade as cidades: os shoppings centers e as mudanas do urbano :: Redesenhando a fisiognomia da metrpole moderna

Curso
SOCIOLOGIA URBANA

Objetivo
Conhecer a origem da sociologia fundamental para refletir sobre o desenvolvimento social no Brasil e no mundo. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sociologia Urbana, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender sobre as influencias que os meios urbanos tm sobre o indivduo, atravs do estudo de grandes nomes da sociologia, como Max Weber, Paul Singer, Louis Wirth, entre outros pensadores relevantes.

Autor
Angelo Silva Doutor em Histria pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Mestre em Cincia Poltica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Cincias Sociais pela Unicamp.

17

Cincias Sociais

Contedo
:: Voo panormico da aventura antropolgica :: A formao da literatura antropolgica :: Evolucionismo Social: o ingresso da Antropologia na Era da Cincia :: Antropologia Difusionista: a reao racializao das relaes humanas :: Antropologia: objeto e metodologia de investigao :: Antropologia Funcionalista: a funo das instituies na manuteno da sociedade :: Escola antropolgica do Culturalismo Norte-Americano e seus desdobramentos :: A escola antropolgica do Estruturalismo francs :: A Antropologia Interpretativa ou Hermenutica :: Antropologia Ps-Moderna ou Crtica :: Antropologia Urbana o antroplogo e a cidade :: Antropologia Visual e a descrio etnogrfica

Curso
TEORIAS ANTROPOLGICAS

Objetivo
As teorias antropolgicas ganharam fora a partir da segunda metade do sculo XIX, e ainda tm grande fora no perodo ps-moderno. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Teorias Antropolgicas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir uma anlise crtica das principais linhas de reflexo das teorias cientficas e epistemolgica, alm de abordar a suas influncias na atualidade.

Autor
Juarez Tadeu de Paula Xavier

17_

Contabilidade

Contedo
:: Auditoria contbil :: Testes de auditoria :: Planejamento de auditoria :: Programa de auditoria :: Parecer de Auditoria

Autor Curso
AUDITORIA CONTBIL Mariano Yoshitake Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de So Paulo (USP); Mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP; Graduao em Administrao de Empresas pela USP; professor de cursos de graduao e ps-graduao.

Objetivo
A auditoria contbil busca examinar documentos e organizar um controle do patrimnio da organizao ou entidade em questo. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Auditoria Contbil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender a analisar uma percia contbil e os conceitos da contabilidade, fundamentais para qualquer empresa.

Direito

Contedo
:: Tributos e espcies tributrias; :: Competncia e capacidade tributria; :: Princpios constitucionais tributrios; :: Imunidades tributrias; :: Imunidades tributrias II; :: Crdito tributrio; :: Formas de suspenso do crdito tributrio; :: Formas de suspenso do crdito tributrio I; :: Formas de suspenso do crdito tributrio II; :: Formas de excluso do crdito tributrio.

Disciplina
Direito Tributrio

Imagem da Videoaula

Objetivo

Autor
Alexsander Roberto Alves Valado Doutorando em Direito Tributrio pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Mestre em Direito Tributrio pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Professor da Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR), da Ps-Graduao do Centro Universitrio Curitiba (UNICURITIBA), da PUCPR e da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).

18

O Direito tributrio determina como sero cobrados os tributos da populao para gerar receita para o estado. Dominar esses conceitos fundamental para quem busca atuar nesse ramo jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Tributrio, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nos princpios do Direito Tributrio, atravs da abordagem de temas como o crdito tributrio, os princpios constitucionais tributrios, entre outros aspectos relevantes.

Direito

Contedo
:: Conceitos bsicos de clculo :: Efeitos da prescrio sobre os clculos :: Remunerao e salrio :: Salrio em utilidades e equiparao salarial :: Repouso remunerado e adicionais de periculosidade e de insalubridade :: Dcimo terceiro salrio e gratificao semestral Imagem da Videoaula :: Remunerao das frias e aviso prvio :: Trabalho noturno e horas extras :: Horas extras :: Horas extras valores e reflexos :: Parcelas indenizatrias e multa do artigo 477 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) :: Abatimento dos valores pagos, correo monetria e juros de mora

Disciplina
CLCULOS TRABALHISTAS

Objetivo
Ter o domnio de como fazer clculos trabalhistas fundamental para o andamento estvel de qualquer empresa, seja ela pequena, mdia ou grande. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Clculos Trabalhistas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender como funcionam os clculos referentes aos ganhos dos trabalhadores. Sero abordados temas como o salrio, a remunerao de frias, hora extra, o clculo exato, entre outros assuntos ligados aos direitos de salariais dos trabalhadores.

Autor
Jos Aparecido dos Santos Especialista em Direito do Trabalho pelas Faculdades do Brasil (UniBrasil) e em Direito Previdencirio pelo Centro Universitrio Curitiba (UNICURITIBA); Professor da Ps-Graduao do UNICURITIBA e da Universidade Paranaense (Unipar); Juiz do Trabalho da 9. Regio.

Catlogo de Cursos
Direito
Contedo
:: O Regime Jurdico Administrativo :: Princpios do Regime Jurdico Administrativo - Parte I :: Princpios do Regime Jurdico Administrativo - Parte II :: Organizao Administrativa :: Ato Administrativo :: Atividades Administrativas Parte I (Servio Imagem da Videoaula Pblico) :: Atividades Administrativas - Parte II :: Teoria Geral do Processo - Processo Administrativo Disciplinar :: Agentes Pblicos :: Licitaes Pblicas :: Contratos Administrativos :: Interveno do Estado Na Propriedade Privada :: Bens Pblicos :: Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado :: O Controle da Legalidade da Administrao Pblica

Disciplina
DIREITO ADMINISTRATIVO

Objetivo
Conhecer os conceitos do Direito Administrativo fundamental para os profissionais que desejam ingressar no ramo jurdico, Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Administrativo, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender ou aprofundar os conhecimentos sobre conceitos e os princpios do direito administrativo.

Autor
Vivian Cristina Lima Lpez Valle

Direito

Contedo
:: Direitos e garantias fundamentais :: Nacionalidade :: Direitos polticos :: Diviso espacial do poder - organizao do estado: a federao :: A organizao dos poderes - poder legislativo da unio I, II :: Imunidades parlamentares :: Processo legislativo constitucional - lei complementar e ordinria :: Processo legislativo constitucional das medidas provisrias :: Processo legislativo constitucional :: Poder Executivo :: Jurisdio constitucional :: Controle de constitucionalidade - controle difuso realizado pelo poder judicirio :: Controle de constitucionalidade II, III.

Disciplina
DIREITO CONSTITUCIONAL

Objetivo
Conhecer os princpios do Direito Constitucional fundamental para quem busca ingressar em uma rea importantssima do ramo jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Constitucional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e adquirir noes de Direito Constitucional, atravs da abordagem de temas importantes como a nacionalidade, o poder executivo, os direitos pblicos, entre outros.

19

Autor
Otvio Piva

Direito

Contedo
:: Teoria Geral dos Recursos II Juzo de Admissibilidade e juzo de mrito dos recursos :: Teoria Geral dos Recursos III Efeito dos recursos :: Novo Regime do Agravo I :: Novo Regime do Agravo II :: Apelao I :: Apelao II :: Embargos de declarao :: Embargos infringentes :: Embargos de divergncia :: Recurso ordinrio constitucional :: Fundamentos e hipteses de cabimento dos Resp e Rext :: Juzo de admissibilidade e de mrito do Rext e Resp :: Prequestionamento no Rext e Resp :: Processamento dos recursos extraordinrio e especial :: Smulas vinculantes

Disciplina
RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

Objetivo
Conhecer sobre a teoria geral dos recursos e as principais espcies de recursos no Processo Civil fundamental para quem busca atuar em uma rea grande importncia judicial. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Recursos no Processo Civil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento nos princpios do processo civil por meio da abordagem de temas como a apelao, os embargos infringentes, entre outros.

Autor
Fabio Milman Jos Miguel Garcia Medina Paulo Henrique dos Santos Lucon Wellington Pacheco Barros

19_

Direito

Disciplina
CLCULOS TRABALHISTAS: DO CONTRATO EXTINO

Objetivo
Em qualquer empresa, seja ela pequena, mdia ou grande, necessrio estar por dentro de como fazer os clculos trabalhistas de seus funcionrios, desde sua entrada at a sada da organizao. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Clculos Trabalhistas: do Contrato Extino, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender como funcionam os clculos referentes aos ganhos dos trabalhadores. Sero abordados temas como o salrio, a remunerao de frias, hora extra, entre outros assuntos ligados aos direitos salariais, durante todo o perodo em que estiverem trabalhando na empresa.

Contedo
Estrutura e Desenvolvimento de Clculos :: Conceitos bsicos de clculo :: Efeitos da prescrio sobre os clculos :: Remunerao e salrio :: Salrio em utilidades e equiparao salarial :: Repouso remunerado e adicionais de periculosidade e de insalubridade

:: Dcimo terceiro salrio e gratificao semestral :: Remunerao das frias e aviso prvio :: Trabalho noturno e horas extras :: Horas extras :: Horas extras valores e reflexos :: Parcelas indenizatrias e multa do artigo 477 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) :: Abatimento dos valores pagos, correo monetria e juros de mora :: Legislao Trabalhista e Previdenciria e Contratos :: Admisso de empregados :: Contratos de trabalho :: Durao do trabalho :: Remunerao, salrios e trabalho noturno :: Frias e gratificao natalina :: Folha de pagamento, contribuio previdenciria e depsito de FGTS :: Resciso contratual e exame mdico demissional :: Homologao, indenizao adicional e modalidades de resciso :: Resciso contratual por justa causa :: Processos Trabalhistas :: Rotinas Trabalhistas I, II :: Do Processo Trabalhista :: Do Processo Administrativo do Trabalho :: Do Processo de Execuo Fiscal

Autor
Cludia Salles Vilela Vianna Edson Ganymedes Costa Jos Aparecido dos Santos

Direito

Contedo
:: Ensino do Direito :: Tendncias pedaggicas :: Direito Educacional e o Educador :: Planejamento do processo ensino-aprendizagem :: Tcnicas e estratgias didticas :: Tcnicas centradas no aluno :: A aula e o trabalho em grupo :: Avaliao

20 Disciplina
Objetivo

DIDTICA DO ENSINO SUPERIOR JURDICO Obter a melhor didtica de ensino superior na rea jurdica fundamental para quem deseja lecionar nas melhores universidades. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Didtica do Ensino Superior - Jurdico, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender tcnicas centradas no aluno e tendncias pedaggicas para ter uma melhor docncia no ensino superior,

Autor
Debora Bonat Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc); Professora substituta da UFSC. Advogada.

Direito

Contedo
:: Sindicalismo - Propedutica :: Organizao e administrao de sindical :: O sindicato como base da estrutura sindical :: Conflitos coletivos de trabalho e suas solues I, II, III :: Paralisao coletiva do trabalho :: Soluo jurisdicional dos conflitos de trabalho

Disciplina
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

Autor
Otvio Augusto Reis de Sousa Doutor em Direito do Trabalho pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT); Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Juiz do Trabalho da 20. Regio.

Objetivo
Conhecer os princpios do Direito Coletivo do Trabalho fundamental para o profissional do direito que deseja ingressar na rea trabalhista. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Coletivo do Trabalho, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em direitos trabalhistas, atravs da abordagem de temas como o sindicalismo e os conflitos coletivos.

Catlogo de Cursos
Direito
Contedo
:: Empresrio :: Teoria geral das sociedades :: Sociedades em espcie I :: Sociedades em espcie II :: Ttulos de crdito :: Recuperao da empresa :: Falncia :: Contratos mercantis :: Propriedade industrial :: Concorrncia e consumidor

Disciplina
DIREITO COMERCIAL

Objetivo
Conhecer os conceitos do Direito Comercial fundamental para o profissional que deseja ingressar em uma das reas mais visadas do ramo jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Comercial, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos atravs do estudo de temas como a teoria geral das sociedades, os contratos mercantis, entre outros.

Autor
Mrcia Carla Pereira Ribeiro Doutora em Direito das Relaes Sociais e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Professora da UFPR e da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Estgio de Ps-Doutorado na Fundao Getlio Vargas (FGVEdesp); Ex-pesquisadora da Universit de Montral; Procuradora do Estado do Paran.

Direito

Contedo
:: Direito do trabalho no MERCOSUL :: Direito do trabalho na Unio Europia :: Organizao Internacional do Trabalho :: Convenes Fundamentais da OIT

Autor Disciplina
DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO Marco Antnio Csar Villatore Doutor em Direito pela Universidade de Roma I, La Sapienza, revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Professor da Graduao e da Ps-Graduao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Professor da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e do Centro Universitrio Curitiba (UNICURITIBA); Coordenador da Especializao em Direito do Trabalho da PUCPR; Consultor do Mercado Comum do Sul (Mercosul) 2005/06. Advogado.

21

Objetivo
Em um mundo globalizado, fundamental conhecer as leis Direito Internacional do Trabalho, para ficar por dentro de uma rea em constante expanso. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Internacional do Trabalho, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em diversos temas importantes, como o Direito do Trabalho no Mercosul e na Unio Europia, a organizao internacional do trabalho, entre outros.

Direito

Contedo
:: Princpios e Hermenutica das Aes Constitucionais :: Mandado de Segurana Individual I, II :: Mandado de Injuno :: Habeas Data :: Direitos Difusos e Coletivos :: Ao Popular :: Ao Civil Pblica I, II :: Inqurito Civil :: Mandado de Segurana Coletivo I, II :: Ao de Improbidade Administrativa :: Ao Direta de Inconstitucionalidade :: Ao Declaratria de Constitucionalidade :: Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental

Disciplina
AES CONSTITUCIONAIS

Objetivo
Conhecer os princpios do Direito Constitucional fundamental para ingressar no competitivo mercado jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Aes Constitucionais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em uma das reas mais desejadas do curso de direito, que far voc conhecer melhor sobre o principio da legitimidade, inqurito civil, entre outros conceitos importantes.

Autor
Elaine Harzheim Macedo Roberto de Almeida Borges Gomes Wellington Pacheco Barros

21_

Direito

Contedo
:: O Direito Ambiental no Brasil e os seus Princpios Gerais :: A Constituio Federal e o Meio Ambiente :: Meio Ambiente no Ordenamento Jurdico Brasileiro :: Sistema Nacional do Meio Ambiente :: Poltica Nacional do Meio Ambiente e os Instrumentos Jurdicos :: Tutela Jurdica da Fauna e da Flora :: Crimes Contra o Meio Ambiente :: Responsabilidade Criminal Ambiental :: Responsabilidade Administrativa por Danos ao Meio Ambiente :: O Dano Ambiental e a Responsabilidade Civil :: Instrumentos Processuais de Defesa do Meio Ambiente :: Tutela Jurdica do Meio Ambiente Cultural

Disciplina
DIREITO AMBIENTAL

Objetivo
Conhecer os princpios do Direito Ambiental fundamental para quem busca ficar por dentro das normas e responsabilidades ambientais existentes no Brasil. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Ambiental, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente, entre outras questes ambientais importantes.

Autor
Ney de Barros Bello Filho Doutorando em Direito pela UFSC; Mestre em Direito pela UFPE; Juiz Federal, professor da UFMA e UNDB; Membro da Comisso de Direito Ambiental da IUCN.

Direito

Contedo
:: O Direito Empresarial no contexto da gesto :: A empresa como entidade econmica e sua decodificao jurdica :: Principais instrumentos de captao de recursos no Brasil :: Prtica do ato empresarial, insolvncia e reorganizao societria :: Direito Econmico

Autor Disciplina
DIREITO EMPRESARIAL Marcia Carla Pereira Ribeiro Doutora em Direito das Relaes Sociais; Mestre em Direito Privado pela Universidade - Federal do Paran (UFPR); Professora da UFPR e da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Estgio de Ps-Doutorado na Fundao Getlio Vargas (FGV-Edesp); Ex-pesquisadora de Universit de Montral; Procuradora do Estado do Paran.

Objetivo

22

Conhecer os conceitos do Direito Empresarial fundamental para quem busca ingressar em uma rea importantssima do ramo jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Empresarial, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos atravs da abordagem de temas importantes como a prtica do ato empresarial, o Direito Econmico, entre outros.

Direito

Contedo
:: Direito Internacional pblico :: Sujeitos e fontes de Direito Internacional pblico :: Tratados :: Direito do estrangeiro :: Mercosul e Unio Europia

Autor Disciplina
DIREITO INTERNACIONAL Jorge Fontoura - Doutor em Direito; - Membro consultor da comisso de Relaes Internacionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); - Professor titular do Instituto Rio Branco.

Objetivo
Em um mundo globalizado, fundamental conhecer os princpios do Direito Internacional, para ficar por dentro de uma rea em constante expanso. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Internacional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em diversos temas importantes, como o Direito Internacional Pblico, os tratados, o direito do estrangeiro, entre outros.

Catlogo de Cursos
Direito
Contedo
:: Introduo ao Direito Tributrio :: Princpios e limites da tributao :: Obrigao tributria e crdito tributrio :: Modalidades tributrias e tributos em espcie :: Regimes tributrios, crimes tributrios e tributao internacional

Autor Disciplina
DIREITO TRIBUTRIO NEGCIOS rico Hack Doutorando em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR); Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR); Graduado em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR); Professor de Direito Tributrio, Legislao Tributria e Direito Administrativo; Escritor de livros e artigos jurdicos. Advogado e consultor.

Objetivo
O Direito tributrio determina como sero cobrados os tributos da populao para gerar receita para o estado. um ramo jurdico de fundamental importncia e que est diretamente ligado aos negcios. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Tributrio - Negcios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nos princpios do Direito Tributrio voltado para os negcios, atravs da abordagem de temas como o crdito tributrio, as obrigaes tributrias, entre outros aspectos relevantes.

Direito

Contedo
Direito Tributrio :: Introduo ao Direito Tributrio :: Princpios e limites da tributao :: Obrigao tributria e crdito tributrio :: Modalidades tributrias e tributos em espcie :: Regimes tributrios, crimes tributrios e tributao internacional :: Legislao Tributria :: Noes introdutrias de Direito Tributrio :: Obrigaes e crdito tributrio :: Hipteses de incidncia dos impostos incidentes sobre a atividade empresarial :: Contribuies especiais incidentes sobre a receita, folha de salrios e o lucro das empresas :: Tributao da microempresa e empresa de pequeno porte (Simples Nacional)

Disciplina
DIREITO TRIBUTRIO APLICADO AOS NEGCIOS

Objetivo
O Direito tributrio determina como sero cobrados os tributos da populao para gerar receita para o estado. um ramo jurdico de fundamental importncia e que est diretamente ligado aos negcios. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Tributrio aplicado aos Negcios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nos princpios do Direito Tributrio voltado para os negcios, atravs da abordagem de temas como os regimes tributrios, as obrigaes tributrias, tributao internacional, entre outros aspectos relevantes.

Autor
rico Hack Doutorando em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR); Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR); Graduado em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR). Solon Sehn Mestre em Direito Tributrio pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

23

Direito

Contedo
:: Histria do Direito Municipal :: Autonomia, Competncia e Responsabilidade dos Municpios :: Finanas Municipais :: Prefeitura Municipal e Cmara de Vereadores :: Bens Municipais :: Obras e Servios Pblicos Municipais :: Direito Urbanstico: Fundamentos e Normas Gerais :: Planejamento Municipal e Plano Diretor :: Propriedade e Posse: Definies sobre o Cumprimento da Funo Social :: Uso, Ocupao e Parcelamento do Solo :: Institutos Urbansticos do Estatuto da Cidade :: O Direito Ambiental nas Cidades :: Regularizao Fundiria :: Poder de Polcia Municipal :: Controle sobre as Aes Municipais

Disciplina
DIREITO MUNICIPAL E URBANSTICO

Objetivo
Conhecer sobre o Direito Municipal e Urbanstico fundamental para quem busca entender como funciona o planejamento urbanstico de pequenas e grandes cidades. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Municipal e Urbanstico, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em obras e servios pblicos municipais, controle de aes municipais, entre outros temas importantes que abrangem o planejamento dos municpios.

Autor
Daniele Regina Pontes Jos Ricardo Vargas de Faria

23_

Direito

Contedo
:: Estrutura e organizao da justia do trabalho :: Jurisdio e competncia :: Princpios do processo, atos, termos e prazos :: Teoria geral da ao trabalhista I :: Teoria geral das aes trabalhistas II :: Dissdios individuais I, II, III :: Prova :: Ritos procedimentais: sumarssimo e de alada :: Sentena, coisa julgada e recursos :: Execuo trabalhista e aes especiais

Disciplina
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO OAB

Objetivo
Conhecer sobre o Direito processual trabalhista fundamental para quem busca atuar em uma rea grande importncia judicial. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Processual do Trabalho - AOB, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na rea processual, atravs da abordagem de temas como a jurisdio, execuo trabalhista, entre outros pontos importantes.

Autor
Otvio Augusto Reis de Sousa Ricardo Jos das Mercs Carneiro

Direito

Contedo
:: Aspectos Procedimentais nos Juizados Especiais Cveis :: Institutos Processuais e Juizados Especiais Cveis :: Os Juizados Especiais Cveis e o Acesso Justia :: Os Juizados Especiais Cveis Federais - Lei n. 10.259/2001 :: Sujeitos e Princpios Processuais nos Juizados Especiais Cveis

Autor Disciplina
JUIZADOS ESPECIAIS Marco Antnio G. L. Lorencini Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo (USP). Especialista em Direito Internacional pela USP. Professor Universitrio. Professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/SP. Membro do Centro Brasileiro de Pesquisas Judiciais (CEBEPEJ). Advogado.

Objetivo

24

Os processos nos Juizados Especiais devem ser estudados detalhadamente por todos que buscam atuar em uma rea fundamental do meio jurdico. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Juizados Especiais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender tudo que abrange a lei n 10.259 e os principais assuntos relevantes que envolvem os princpios processuais e os juizados especiais cveis.

Direito

Contedo
:: Estatuto da Advocacia :: Continuao da Lei 8.906/94 - Estatuto da Advocacia :: Cdigo de tica e Disciplina da OAB I :: Cdigo de tica e Disciplina da OAB II :: Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB :: Estatuto da Advocacia e da OAB :: Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB :: Cdigo de tica e Disciplina da OAB :: Provimento 94/2000 :: Provimento 109/2005

Disciplina
LEGISLAO E TICA PROFISSIONAL

Objetivo
Conhecer sobre legislao e tica profissional de grande importncia para quem busca ingressar j rea jurdica e necessita conhecer de forma detalhada o estatuto da advocacia. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Legislao e tica Profissional, que abrir novos horizontes para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em tica profissional atravs da abordagem de temas relevantes como o cdigo de tica e disciplina da OAB.

Autor
Vanderlei Taverna Mestrando em Filosofia pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Especialista em Direito Internacional Privado pelo Centro Universitrio Curitiba (UNICURITIBA); Especialista em Direito Societrio pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Instrutor do Tribunal de tica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR).

Catlogo de Cursos
Direito
Contedo
:: O contrato de trabalho :: Jornada de Trabalho e Frias :: Salrio e Remunerao :: A Segurana e Sade no Trabalho :: Resciso do Contrato de Trabalho

Autor Disciplina
LEGISLAO TRABALHISTA Lourival Pimentel Especializao em Direito Pblico - UNICID; Especializao em Docncia no Ensino Superior - UNICID.

Objetivo
Ter conhecimento sobre as legislaes trabalhistas fundamental para qualquer pessoa que busca conhecer os direitos e os deveres de todos colaboradores de uma organizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Legislao Trabalhista, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja compreender a legislao dentro de uma empresa, atravs da abordagem de temas como o contrato de trabalho, a medicina e a jornada de trabalho, entre outros assuntos relevantes.

Direito

Contedo
:: Noes introdutrias de Direito Tributrio :: Obrigaes e crdito tributrio :: Hipteses de incidncia dos impostos incidentes sobre a atividade empresarial :: Contribuies especiais incidentes sobre a receita, folha de salrios e o lucro das empresas :: Tributao da microempresa e empresa de pequeno porte (Simples Nacional)

Autor Disciplina
LEGISLAO TRIBUTRIA Solon Sehn Mestre em Direito Tributrio pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

Objetivo
O Direito tributrio determina como sero cobrados os tributos da populao para gerar receita para o estado. Conhecer sua legislao fundamental para quem busca atuar nesse ramo jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Legislao Tributria, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nas leis Tributrias, atravs da abordagem de temas relevantes como as normas regulamentadoras, a tributao da microempresa, entre outros.

25

Direito

Contedo
:: A pesquisa jurdica; :: Mtodos de abordagem e de procedimento; :: Produes cientficas; :: Projeto de pesquisa; :: Levantamento, armazenamento e anlise dos dados; :: Elementos pr-textuais da monografia; :: Elementos textuais; :: Elementos ps-textuais.

Disciplina
METODOLOGIA DA PESQUISA

Autor
Debora Bonat Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e professora substituta da UFSC. Advogada.

Objetivo
Um projeto de pesquisa exige um padro de normas para obter uma melhor uniformidade e formalidade durante a sua execuo, visando que os questionamentos sejam respondidos com eficincia. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Metodologia de Pesquisa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender o que uma pesquisa cientfica, atravs da abordagem de temas como o relatrio de pesquisa, a pesquisa em educao, o trabalho cientfico, entre outros assuntos relevantes.

25_

Direito

Contedo
:: Direito Constitucional conceito e objeto de estudo; :: A histria do constitucionalismo no Brasil; :: A Constituio brasileira de 5 de outubro de 1988; :: Repblica Federativa do Brasil: fundamentos e princpios; :: Direitos fundamentais; :: Os direitos fundamentais na Constituio brasileira de 1988; :: Os direitos fundamentais sociais na Constituio brasileira de 1988; :: A organizao do Estado; :: Organizao dos poderes Legislativo; :: Processo legislativo; :: Organizao dos poderes Executivo; :: Organizao dos poderes Judicirio.

Disciplina
FUNDAMENTOS DO DIREITO CONSTITUCIONAL

Objetivo
Conhecer os fundamentos do Direito Constitucional de grande importncia para quem busca ingressar em uma rea muito almejada do ramo jurdico. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos do Direito Constitucional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e adquirir noes de Direito Constitucional, atravs da abordagem de temas importantes como os direitos fundamentais, o processo legislativo, entre outros.

Autor
Vera Karam de Chueiri Doutora em Filosofia pela Graduate Faculty da New School for Social Research, NY (NSSR); Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

Direito

Contedo
:: Introduo ao estudo do Direito :: Da personalidade e capacidade jurdica, do domiclio e bens :: Fato jurdico, ato jurdico e negcio jurdico :: Contrato :: Responsabilidade civil, prescrio e decadncia :: Noes de Direito Administrativo e seus princpios :: Administrao Pblica :: Poderes administrativos e atos administrativos :: Licitao :: Contratos administrativos

Disciplina
NOES GERAIS DE DIREITO

Objetivo

Autor
Eduardo Ganymedes Costa Ps-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Universidade So Judas Tadeu; Cursando especializao em Docncia no Ensino Superior pela Universidade Cidade de So Paulo (UNICID); Graduado em Direito pelo Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas; Diretor do curso de Direito da UNICID.

26

Todo o profissional deve reconhecer a importncia de adquirir Noes Gerais do Direito para utilizar nas mais diversas reas de atuao. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Noes Gerais do Direito, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em temas fundamentais do ramo jurdico, como a administrao pblica, a responsabilidade civil, entre outros assuntos relevantes.

Direito

Contedo
:: Excees de Incompetncia, Impedimento e Suspeio :: Recursos :: Agravo :: Ao de Execuo :: Embargos Execuo :: Aes Possessrias :: Mandado de Segurana e Interveno de Terceiros :: Ao de Despejo e de Usucapio :: Dicas Sobre a Prova Escrita :: Resoluo de Questes

Disciplina
PRTICA CIVIL

Objetivo
Conhecer sobre Prtica Civil fundamental para quem busca atuar em uma rea grande importncia judicial. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Prtica Civil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em temas fundamentais do ramo jurdico, como as aes possessrias e o agravo.

Autor
Sandro Gilbert Martins Mestre e Doutorando em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); Graduado em Direito; Professor dos cursos de Graduao e Ps-Graduao do Centro Universitrio Curitiba (UNICURITIBA).

Catlogo de Cursos
Direito
Contedo
:: Rotinas Trabalhistas I :: Rotinas Trabalhistas II :: Do Processo Trabalhista :: Do Processo Administrativo do Trabalho :: Do Processo de Execuo Fiscal

Autor Disciplina
PROCESSOS TRABALHISTAS Edson Ganymedes Costa - Ps-Graduado em direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; - Ps-Graduado em Docncia no Ensino Superior pela Universidade Cidade de So Paulo (Unicid); - Graduado em Direito

Objetivo
Conhecer sobre Processos trabalhistas vai alm da necessidade de quem atua no ramo jurdico, pois lida com um assunto que est relacionado com diversas reas de atuao. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Processos Trabalhistas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em temas como as rotinas trabalhistas, o processo de execuo fiscal, entre outras questes que esto ligadas ao dia-a-dia do mercado.

Direito

Contedo
:: Peas processuais na fase policial I; :: Peas processuais na fase policial II; :: Peas processuais na fase acusatria; :: Peas processuais na fase acusatria e judicial; :: Fase recursal; :: Recurso de apelao; :: Embargos de Declarao; :: Embargos infringentes e de nulidade e ao de reviso criminal; :: Recurso extraordinrio e recurso especial; :: Recurso de agravo em execuo. :: Resoluo de questes I; :: Resoluo de questes II.

Disciplina
PRTICA PENAL

Objetivo
A rea penal uma das mais instigantes do direito, pois envolve uma serie de fatores que devem ser investigados e estudados detalhadamente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Prtica Penal, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimentos do dia a dia da rea criminal, atravs da abordagem de temas como o recurso de apelao, as peas processuais, os embargos de declarao, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Vilmar Velho Pacheco Filho Mestre em Cincias Criminais pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor de cursos preparatrios no Rio Grande do Sul. Advogado.

27

Direito

Contedo
:: Reclamao trabalhista I: petio inicial; :: Reclamao trabalhista II; :: Defesa do reclamado: contestao; :: Defesa do reclamado: excees e reconveno; :: Recursos I, II, III, IV; :: Ao rescisria; :: Mandado de segurana; :: Questes prticas I, II;

Disciplina
PRTICA TRABALHISTA

Autor
Daniele Sehli Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR). Professora da Graduao da PUCPR. Advogada trabalhista.

Objetivo
Quem busca atuar na rea do direito do trabalho deve conhecer a rotina e a prtica trabalhista, que envolve os direitos e os deveres dos colaboradores de uma organizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Prtica Trabalhista, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento dos procedimentos existentes nas varas do trabalho e nos tribunais, atravs da abordagem de temas como o mandato de segurana, a reclamao trabalhista, a ao rescisria, entre outros assuntos relevantes.

27_

Direito

Contedo
:: Evoluo Histrica do Direito Processual :: Princpios de Direito Processual Civil I, II :: Instrumentalidade do Processo, Efetividade Processual e Acesso Justia :: Jurisdio :: Tutela Jurisdicional Objetivada I, II :: Competncia :: Ao: Elementos e Condies :: Ao e suas Condies :: Defesa e Exceo :: Processo :: Atos, Termos e Prazos Processuais :: Vcios e Nulidades do Ato Processual

Disciplina
TEORIA GERAL DO PROCESSO

Objetivo
Conhecer a teoria geral do processo fundamental para quem atua no ramo jurdico e busca entender melhor tudo que envolve o direito processual civil. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Teoria Geral do Processo, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades para lidar com direito processual, atravs da abordagem de temas como a evoluo histrica do direito processual, os atos processuais, a tutela jurisdicional objetivada, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Bento Herculano Duarte Neto Paulo Henrique dos Santos Lucon Sergio Torres Teixeira

Direito

Contedo
:: Introduo tutela de urgncia :: Tutela cautelar :: Processo cautelar :: Antecipao de tutela: generalidades :: Antecipao de tutela: espcies e requisitos de concesso :: Antecipao de tutela: efetivao e peculiaridades :: Tutela cautelar versus tutela antecipada :: Poder geral de cautela :: Provimentos antecipatrios em espcie :: Competncia no processo cautelar :: Cessao, modificao e revogao da medida cautelar :: Sentena e coisa julgada no processo cautelar :: Responsabilidade objetiva nas tutelas de urgncia :: Aes cautelares especficas I, II, III :: Tutela especfica :: Liminares contra o Poder Pblico

Disciplina
TUTELA DIFERENCIADA

Objetivo

28

Compreender a providncia cautelar e a tutela antecipada fundamental para quem busca atuar em importantes reas do direito e quer aprofundar os conhecimentos sobre tutela diferenciada. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Tutela Diferenciada, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender os mecanismos criados pra aumentar a efetividade dos provimentos jurisdicionais, atravs da abordagem de temas como o processo cautelar, o poder geral da cautela, a tutela de urgncia, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Delosmar Mendona Elaine Harzheim Macedo Sergio Torres Teixeira Wellington Pacheco Barros

Economia

Contedo
:: As transformaes da economia brasileira no sculo 20 :: A crise dos anos 30 e o processo de industrializao :: Do Estado Novo crise do endividamento :: A dcada de 80: dvida externa, recesso, inflao e crise do setor pblico :: Da abertura econmica de Collor ao Plano Real

Curso
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORNEA

Imagem da Videoaula

Autor
Walter Franco Lopes da Silva Mestre em Cincias Sociais pela University of London, Institute for Latin American Studies; Ps-graduado em Economia de Empresas; Graduado em Administrao de Empresas, pela Fundao Getlio Vargas (FGVEAESP); Consultor de Investimentos e Novos Negcios. Professor de Economia e Administrao nos cursos de Bacharelado, Ps-Graduao e Graduao Tecnolgica da Universidade Cidade de So Paulo (UNICID).

Objetivo
Um profissional de sucesso precisa conhecer muito bem a economia brasileira, para poder tomar as melhores decises dentro de uma empresa ou de qualquer outro ramo de atuao. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Economia Brasileira Contempornea, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar o conhecimento na evoluo da economia no Brasil, desde a crise nos anos 30, at a entrada do plano real.

Catlogo de Cursos
Economia
Contedo
:: Preferncias individuais e restrio oramentria; :: O estudo da demanda de mercado; :: O estudo da oferta de mercado; :: O equilbrio do mercado; :: O estudo da elasticidade-preo da demanda; :: A produo; :: Os custos da produo; :: O estudo da margem de contribuio; :: Anlise do ponto de equilbrio; :: As diferentes estruturas de mercado.

Curso
ECONOMIA E NEGCIOS

Imagem da Videoaula

Objetivo
Para um profissional de sucesso, o assunto Economia e Negcios deve estar sempre presente, independentemente de qual seja a rea de atuao. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Economia e Negcios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar idias de negcios, ou quer lidar com investimentos financeiros, por meio do estudo do equilbrio do mercado, dos custos de produo, entre outros temas relevantes.

Autor
Wanderley Gonalves Ps-graduado em Administrao de Empresas pela Universidade So Judas Tadeu (USJT/SP); Graduado em Cincias Econmicas pela Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo (FEA/USP); Professor emrito dos cursos de graduao e ps-graduao da Universidade Cidade de So Paulo (UNICID/SP); Diretor do curso de Cincias Contbeis e coordenador dos cursos tecnolgicos da rea de comrcio e gesto da UNICID/SP.

Economia

Contedo
:: Macroambiente e cenrios econmicos :: Atividade e sistema econmico :: A anlise de um modelo macroeconmico :: O modelo de curva IS-LM-BP :: Interdependncia das polticas fiscal, monetria e cambial

Autor Curso
MACROAMBIENTE E CENRIOS ECONMICOS Walter Franco Lopes da Silva Imagem da Videoaula Mestre em Cincias Sociais pela University of London, Institute for Latin American Studies; Especialista em Economia de Empresa pela Fundao Getlio Vargas (FGV-EAESP); Graduado em Administrao de Empresas pela Fundao Getlio Vargas (FGVEAESP); Consultor de Investimentos e Novos Negcios desde 2001.

Objetivo
Para um profissional de sucesso, muito importante encarar o cenrio econmico de maneira abrangente, para ter uma viso completa de tudo o que est em volta. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Macroambiente de Cenrios Econmicos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar a viso do mercado econmico, atravs da abordagem de temas como o crescimento e desenvolvimento, a anlise de um modelo macroeconmico, entre outros.

29

Economia

Contedo
:: Fundamentos da Cincia Econmica; :: Produo Econmica; :: A organizao da produo: sistemas de organizao econmica; :: Demanda; :: Oferta; :: Equilbrio de mercado; :: Elasticidade; :: Estrutura de mercado; :: Macroeconomia: renda e produto nacional; :: Medidas da atividade econmica; :: Setor pblico e poltica fiscal; :: Meios de pagamento; :: Intermediao financeira e poltica monetria; :: Inflao e desemprego; :: Setor externo e poltica cambial

Curso
ECONOMIA

Objetivo
Conhecer os fundamentos da Economia de grande importncia para profissionais de diversas reas do mercado, pois um tema que est presente nos mais diferentes ramos de atuao. Atravs do ensino a distncia voc poder fazer o curso de Economia, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em assuntos que englobam reas importantes dentro das empresas, como o equilbrio de mercado, a elasticidade, entre outros.

Autor
Leide Albergoni Mestre em Poltica Cientfica e Tecnolgica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Graduada em Cincias Econmicas pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Atuou em instituies pblicas em funes de planejamento, elaborao e anlise de projetos, pesquisa e extenso tecnolgica.

29_

Ferramentas para Gesto

Contedo
:: A atividade econmica para compreender o mercado de capitais :: Conceitos, funes e histria da moeda :: O Sistema Financeiro Nacional e a poltica monetria :: A taxa de cmbio e o mercado cambial :: Os mercados financeiros: monetrio, crdito, capitais e cambial :: O mercado acionrio e a bolsa de valores :: Avaliao de aes: uma anlise fundamentalista :: Fundamentos dos mercados futuros :: A Bolsa de Mercadoria & Futuros e os derivativos :: As operaes na Bolsa de Mercadoria & Futuros: o funcionamento

Curso
MERCADO DE CAPITAIS

Objetivo
Toda pessoa que atua no mercado de trabalho deve compreender a situao econmica do pas, independentemente de qual seja sua rea de atuao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Mercado de Capitais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja compreender o mercado financeiro brasileiro e mundial, atravs da abordagem de temas como a poltica monetria, o mercado acionrio, a taxa de cmbio, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Jos Wladimir Freitas da Fonseca Doutor em Cincias Econmicas pela Universit de Toulouse. Mestre em Desenvolvimento Econmico pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Especialista em Engenharia Econmica pela Universidade So Judas Tadeu (USTJ). Graduado em Cincias Econmicas pela Faculdade Catlica de Administrao e Economia (FAE).

Finanas

Contedo
:: Introduo e conceitos de custos :: As diversas formas de classificao de custos :: Esquema bsico de custos :: A departamentalizao :: O custeio baseado em atividades (ABC) :: Anlise de Custos para a tomada de deciso :: O ponto de equilbrio Imagem da Videoaula :: O ponto de equilbrio em um ambiente de mudanas :: Mtodo da Unidade de Esforo de Produo (UEP) :: Contabilidade de Ganhos

Curso
ANLISE DE CUSTOS

Objetivo

30

Toda organizao deve encontrar um ponto de equilbrio no setor financeiro, visando sempre a estabilidade. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Anlise de Custos, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam atuar no setor de contabilidade de uma empresa, lidando com planilhas de custos, contabilidade de custos, entre outras funes importantes.

Autor
Oscar Guimares Neto Especialista em Gesto Empresarial na Fundao Getlio Vargas (FGV-RJ); Graduado em Administrao de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP); Tcnico em Contabilidade pelo Colgio Comercial 30 de Outubro de So Paulo; Professor dos cursos tecnolgicos nas disciplinas de Matemtica Financeira, Anlise da Relao Custo/Volume/Resultado, Estrutura e Custo de Capital, Avaliao de empresas, Formao de Preos e Controladoria.

Finanas

Contedo
:: A importncia do departamento de Compras; :: Cadeia de suprimentos; :: Organizao do departamento de Compras; :: Classificao de materiais e fluxos de compras; :: Desenvolvimento de fornecedores seleo e relacionamento; Imagem da Videoaula :: Negociao com fornecedores; :: Pedido e acompanhamento de entregas; :: Terceirizao e tica no departamento de Compras; :: Avaliao de desempenho do departamento de Compras; :: Compras na administrao pblica

Curso
COMPRAS, CONTRATAES E TERCEIRIZAES

Objetivo
O processo de compras e contrataes de uma empresa influencia diversos departamentos importantes, e necessita de profissionais capacitados para executar as tarefas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Compras, Contrataes e Terceirizaes, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam atuar na funo de negociao com fornecedores, lidando com cadeia de suprimentos e processos de compras, sempre em busca da melhor deciso para a organizao.

Autor
Gilmar Amilton Macohin

Catlogo de Cursos
Finanas
Contedo
:: Estratgia empresarial e gesto de custos :: Conceitos bsicos de custos :: Mtodos de custeio :: Caractersticas dos mtodos de custeio :: Formao de preo

Autor Curso
PROCESSOS DE FORMAO DE PREOS Marcello Lopes dos Santos Imagem da Videoaula Ps-Graduado em Controladoria pela Universidade So Judas Tadeu; Graduado em Cincias Econmicas e em Cincias Contbeis pela Universidade So Judas Tadeu; Professor de MBA e Ps-graduao nas disciplinas de Gesto de Risco, Comit de Auditoria, Contabilidade, Auditoria, Gesto de Negcios e Lei Sarbanes Oxley (SOX)

Objetivo
A formao de preos dos produtos vai muito alm da simples escolha de valores. Trata-se do estudo de mtodos de custeio para chegar em um valor equilibrado, procurando satisfazer tanto a empresa quanto o cliente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Processos de Formao de Preos, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam adquirir conhecimento em como definir o preo da comercializao de um produto, atravs da abordagem de temas como a formao do preo, estratgia empresarial e gesto de custos, entre outros assuntos importantes. Neste curso online voc pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocao profissional em pouco tempo.

Finanas

Contedo
:: Demonstraes Contbeis; :: Balano Patrimonial; :: Introduo e conceitos de custos fixos e variveis; :: Anlise de indicadores de desempenho; :: Sistemas de custeamento I, II; :: Oramento, provises e reservas financeiras; :: Ponto de Equilbrio; :: Administrao do capital de giro e anlise das fontes de recursos; :: Anlise do Resultado Operacional; :: Planejamento e controle financeiro; :: Planejamento de caixa e Projeo do Balano Patrimonial; :: Custos e fontes de investimentos; :: Mercado de capitais; :: Mercado de aes e financiamento a longo prazo.

Curso
FINANAS: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

Objetivo
A administrao do capital de uma empresa visa o encontro do ponto de equilbrio financeiro e, para isso, necessrio contar com profissionais capacitados para controlar do fluxo de caixa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Finanas, Fundamentos e Processos, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam atuar no departamento financeiro de uma organizao, lidando com o planejamento de caixa, o mercado de capitais, entre outras responsabilidades voltadas para o setor de finanas.

31

Autor
Marcello Lopes dos Santos

Finanas

Contedo
:: Finanas :: Juros compostos, descontos e taxas :: Sries uniformes, antecipadas, postecipadas e diferidas :: Estudo dos fluxos de caixa :: Valor presente lquido e taxa de desconto :: Fluxos de caixa e inflao :: Administrao financeira :: Estrutura financeira das empresas :: Adminstrao de caixa: mercado e avaliao de aes :: Anlise de investimentos :: Risco e retorno :: Custo de capital: financiamento a longo prazo

Curso
FUNDAMENTOS EM FINANAS

Objetivo
Todo profissional que possui ou trabalha em uma empresa, precisa ter um bom conhecimento em fundamentos financeiros, por se tratar de um departamento fundamental para o equilibro da organizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos em Finanas, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam adquirir conhecimento em conceitos financeiros, atravs da abordagem de temas como fluxo de caixa, risco e retorno, anlise de investimentos, entre outros assuntos importantes.

Autor
Edson Carlos Cheno Mestre em Metrologia para a Qualidade Industrial pela PUC Rio de Janeiro; MBA em Estatstica e Pesquisa de mercado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Especialista em Ensino Distncia pela Universidade Federal de Minas Gerais (em andamento); Graduado em Matemtica pela Universidade Metodista do Paran.

31_

Finanas

Contedo
:: Introduo Matemtica Financeira :: Os Juros Compostos :: Taxa de Juros :: Desconto :: Inflao :: Estrutura das Taxas de Juros :: Tributao e Rendimento :: Srie de Pagamentos :: Perpetuidade e Srie de Pagamentos Constantes e Variveis :: Amortizao :: Avaliao de Investimenos :: Ttulos de Renda Fixa

Curso
MATEMTICA FINANCEIRA

Objetivo
Atualmente, ter conhecimento em matemtica financeira passou a ser uma necessidade de todos os colaboradores de uma organizao, independentemente do setor de atuao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Matemtica financeira, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam adquirir conhecimento em conceitos financeiros, atravs da abordagem de temas como taxa de juros, juros compostos, amortizao, entre outros assuntos importantes.

Autor
Mrcio de Menezes Doutor em Fsica pela UNESP; Mestre em Fsica pela UNESP; Graduado em Fsica pela USP.

Finanas

Contedo
:: Introduo Administrao Financeira :: Decises do administrador financeiro :: Gesto do Ativo Circulante :: Gesto das Disponibilidades :: Fluxo de Caixa :: Poltica de Crdito e Cobrana :: Gesto do Contas a Receber :: Gesto de Estoques :: Fontes de Financiamento para o Ativo Circulante :: Gesto Tributria do Capital de Giro

Curso
ADMINISTRAO DO CIRCULANTE

Objetivo
Controlar o fluxo de caixa e contar com profissionais capacitados para coordenar o setor financeiro um fator fundamental para a boa administrao de uma empresa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Administrao do Circulante, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam atuar na administrao financeira de uma organizao, lidando com contas a receber, gesto de estoque, gesto tributria, entre outras funes importantes.

Autor
Alexandre Marino Costa Gilberto de Oliveira Moritz Juliana Tatiane Vilta

32

Finanas

Contedo
:: Intermediao financeira :: Os 4 Cs do crdito :: Garantias :: Risco de crdito :: Anlise de crdito :: Anlise das demonstraes contbeis e financeiras :: Anlise das demonstraes contbil-financeiras II :: Anlise de capital de giro :: Controle e qualidade do crdito :: Processo de cobrana

Curso
ANLISE DE RISCO E CRDITO

Objetivo
O departamento financeiro de uma organizao envolve uma anlise de muitos fatores fundamentais para o controle e estabilidade de uma empresa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Anlise de Risco e Crdito, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundas seus conhecimentos em demonstraes financeiras, atravs da abordagem de temas como a anlise de crdito, as demonstraes contbeis, a intermediao financeira, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Jos Lus de Castro Neto Renata Sena Gomes Srgio

Catlogo de Cursos
Finanas
Contedo
:: Fundamentos de Economia e tipos de projetos de investimentos :: Etapas de um projeto de investimento :: O emprego da engenharia econmica como ferramenta para tomada de deciso de investimento :: Anlise custo-volume-lucro e o projeto de investimento :: Anlise dos indicadores econmicos e financeiros de um projeto de investimento

Autor Curso
ANLISE E DECISO DE INVESTIMENTOS

Objetivo
Para lidar com o capital de uma empresa preciso ficar atento aos indicadores econmicos, alm de outros fatores que determinam uma tomada de deciso de investimento. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Anlise de Deciso de Investimentos, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos nos fundamentos da economia, atravs da abordagem de temas esto presentes nas mais variadas situaes do departamento financeiro das organizaes.

Jos Wladimir Freitas da Fonseca Doutor em Cincias Econmicas pela Universit de Toulouse 1; Mestre em Desenvolvimento Econmico pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Especialista em Engenharia Econmica pela Universidade So Judas Tadeu (USTJ); Graduado em Cincias Econmicas pela Faculdade Catlica de Administrao e Economia (FAE); Atualmente Professor Adjunto da Universidade Federal do Paran; Tem experincia na rea de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Industrializao do Conhecimento, Tecnologia, Inovao, Projetos Industriais, Economia Industrial e Custos Industriais.

Finanas

Contedo
:: Demonstraes contbeis; :: Capital circulante lquido e fontes de recursos; :: Anlise da necessidade de capital de giro; :: Anlise do resultado operacional; :: Oramento, provises e reservas financeiras; :: Anlise de indicadores de desempenho; :: Custos; :: Sistemas de custeamento; :: Ponto de equilbrio; :: Margem de contribuio, alavancagem operacional e margem de segurana; :: Formao de preo; :: Decises de investimento comprar ou fabricar (make or buy).

Curso
GESTO FINANCEIRA

Objetivo
Conhecer os conceitos tericos e prticos de matemtica e gesto financeira fundamental para profissionais envolvidos nessa importante rea do mercado de trabalho. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto Financeira, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimentos para atuar no ramo de administrao financeira, atravs da abordagem de temas como a anlise de investimento, os juros compostos, a taxa de desconto, o risco e retorno, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Edson Carlos Cheno

33

Finanas

Contedo
:: Funes financeiras da empresa :: Natureza e administrao do capital de giro :: Administrao do disponvel :: Administrao de valores a receber :: Administrao financeira de estoques :: O oramento de capital :: Oramento operacional :: Oramento flexvel :: Oramento de caixa :: Alavancagem e seus efeitos :: O ponto de equilbrio: a anlise custo-volume-lucro :: Os indicadores econmicos e financeiros :: Financiamento das atividades empresariais :: Fuses e consolidaes de empresas :: Planejamento e controle financeiro

Curso
ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA

Objetivo
Ter o conhecimento de administrao financeira fundamental para qualquer pessoa que est envolvida no mercado de trabalho, independentemente da sua rea de atuao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Administrao Financeira e Oramentria, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender melhor o que envolve o departamento financeiro de uma organizao, atravs da abordagem de temas como o capital de giro, a alavancagem, o ponto de equilbrio, as funes financeiras, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Jos Wladimir Freitas da Fonseca

33_

Finanas

Contedo
:: Introduo aos mercados e contratos de derivativos :: Mercados futuros :: Mercados futuros de cmbio e de taxas de juros DI :: Mercados futuros de ndices de aes e de commodities :: Contratos a termo e preos dos contratos a termo e futuros :: Contratos e mercados de opes :: Estratgias com opes :: Preo das opes :: Modelo binomial :: Opes exticas :: Contratos e mercados de swaps :: Operaes com derivativos

Curso
DERIVATIVOS FINANCEIROS

Objetivo
O mercado de derivativos muito importante para o mundo das finanas e est divide em quatro partes bsicas que devem ser estudadas detalhadamente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Derivativos Financeiros, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos no mercado financeiro, atravs da abordagem de temas como o contrato de derivativos, o mercado de opes, os contratos de SWAPS, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Mrio Pina Doutorando em Economia pela Escola de Ps-Graduao em Economia Fundao Getulio Vargas EPGE/FGV, Graduado em Engenharia Qumica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Mestre em Economia pela Escola e Ps-Graduao em Economia da Fundao Getulio Vargas (EPGE/ FGV ), Graduado em Economia pela Faculdade de Cincias Econmicas do Rio de Janeiro.

Finanas

Contedo
:: Planejamento Financeiro: conceito, modalidades e aplicao :: Processo oramentrio :: Mdulos oramentrios :: Fundamentos das demonstraes contbeis :: Demonstraes contbeis :: Tcnicas de anlise financeira :: Anlise do Capital de Giro e estrutura de capital :: EVA, EBITDA e Medidas de Retorno :: Anlise custo, volume e lucro :: Elaborao de relatrios financeiros

Curso
PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Objetivo

34

Toda organizao necessita de uma anlise financeira qualificada, para que a empresa controle sua estrutura de capital e alcance a estabilidade. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Planejamento Financeiro, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar em uma posio estratgica do departamento financeiro e busca aprofundar os conhecimentos em temas como o processo oramentrio, as demonstraes contbeis, os relatrios financeiros, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Yumara Lcia Vasconcelos Doutorado em Administrao UFBA; Mestrado em Contabilidade FVC; Bacharela em Cincias Contbeis UCSAL

Finanas

Contedo
:: Fluxo de caixa :: Ciclo de caixa :: Capital de giro :: Gesto das contas a receber :: Gesto dos estoques :: Necessidade de capital de giro :: O valor do dinheiro no tempo :: Princpios para aplicao de capital :: Custo de capital :: Estrutura de capital :: Alavancagem operacional, financeira e combinada :: Risco operacional, financeiro e combinado

Curso
FINANAS CORPORATIVAS

Objetivo
Ter o conhecimento em finanas fundamental para qualquer pessoa que est envolvida no mercado de trabalho, independentemente da sua rea de atuao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Finanas Corporativas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em importantes conceitos relacionados s finanas, como o fluxo de caixa, a estrutura de capital, a gesto de estoques, o capital de giro, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Agnaldo Santos Pereira Mestre em Administrao com especializao em Finanas pelo Ibmec. Mestre em Administrao com especializao em Finanas pela COPPEAD/UFRJ. Especialista em Engenharia Econmica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Catlogo de Cursos
Finanas
Contedo
:: Fundamentos da Matemtica :: A porcentagem: consideraes bsicas e importantes :: Estatstica I :: Estatstica II :: Medidas de variabilidade para dados no-agrupados :: Trabalhando com dados agrupados :: Introduo Matemtica Financeira: juros simples :: Desconto simples :: Equivalncia de capitais :: Operaes com juros compostos :: Equivalncia de taxas efetivas e nominais :: Sries de pagamento I :: Sries de pagamento II :: Sistema de amortizao progressiva (SAP) :: Sistema de amortizao constante (SAC)

Curso
MATEMTICA PARA NEGCIOS E FINANAS

Objetivo
A matemtica financeira est presente em qualquer negcio, independentemente do tamanho ou rea de atuao, tornando-se necessria para todo profissional. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Matemtica Para Negcios e Finanas, que abrir novos horizontes profissionais para pessoas que desejam adquirir conhecimento em fundamentos da matemtica, atravs da abordagem de temas como estatstica, desconto simples, operao com juros compostos, entre outros assuntos importantes.

Autor
Eduardo Arajo Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica Ulbra. Especialista em Educao a Distncia Senac. Graduado em Matemtica Ulbra.

Finanas

Contedo
:: Negcios financeiros internacionais :: Risco-pas, reservas internacionais e balano de pagamentos :: Mercado de cmbio brasileiro :: Participao do Banco Central no mercado de cmbio :: Modalidades de pagamento :: Exportao :: Aspectos cambiais na exportao :: Linhas oficiais de financiamento exportao, Seguro de Crdito exportao e SML :: Importao :: HEDGE e CCR: Convnio de Pagamentos e Crditos Recprocos :: Capitais estrangeiros no Brasil :: Preveno e combate lavagem de dinheiro

Curso
NEGCIOS FINANCEIROS INTERNACIONAIS

Objetivo
Atualmente, a viso de quem atua no mercado financeiro deve ultrapassar as barreiras nacionais, pois estamos em um mundo globalizado e em mudanas constantes. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Negcios Financeiros Internacionais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento no atual mundo das finanas, atravs da abordagem de temas como o balano de pagamentos, o mercado de cmbio, o banco central, a reservas internacionais, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Shirley Yurica Kanamori Atsumi Mestre em Administrao e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estcio de S (UNESA). Especialista em Administrao de Empresas pela Fundao Getlio Vargas (FGV). Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia (FFCL), Cincias e Letras pela Universidade de So Paulo (USP).

35

Gesto de Turismo

Contedo
:: Introduo aos meios de transporte :: Transporte areo: estrutura :: Transporte areo: mercado :: Transporte martimo: estrutura :: Transporte martimo: mercado :: Transporte ferrovirio: estrutura e mercado :: Transporte rodovirio: transporte e mercado :: Transporte e turismo: tendncias e problemas

Curso
MULTIMODALIDADE TURSTICA

Imagem da Videoaula

Objetivo
O turismo e a logstica empresarial so dois ramos que dependem muito dos diversos meios de transporte para exercer os seus servios. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Elaborao de Multimodalidade Turstica, abrindo novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar o conhecimento na situao do transporte e do turismo no Brasil, enfatizando os principais meios de transportes, alm de alternativas para serem utilizados com eficincia.

Autor
Telma M. Brito Mestre em Educao Fsica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na rea de Educao Fsica e Sociedade; Ps-Graduada em Planejamento e Marketing Turstico pelo Servio Nacional do Comrcio (Senac SP); Graduada em Turismo pela Faculdade Ibero-Americana.

35_

Gesto de Turismo

Contedo
:: Planejando um roteiro; :: Inglaterra e Esccia; :: Austrlia e Nova Zelndia; :: Europa Oriental; :: Portugal, Espanha e Frana; :: Itlia, Grcia, Mnaco e pases Blcs; :: Blgica, Holanda e Alemanha; :: Sua, Liechtenstein, ustria; :: Amrica do Sul; :: Canad; :: frica e Oriente Mdio; :: Mxico e Amrica Central; :: Brasil; :: Estados Unidos; :: Tipos de roteiros tursticos; :: Planejamento de roteiros tursticos.

Curso
ELABORAO DE ROTEIROS E PACOTES

Imagem da Videoaula

Objetivo
Viajar uma das coisas mais desejadas pelas pessoas durante frias e feriados. Para que isso se torne ainda mais prazeroso, muito importante que haja um roteiro turstico, que pode ser elaborado por uma agncia de viagens ou por qualquer pessoa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Elaborao de Roteiros e Pacotes, que ajudar pessoas ou agncias de turismo que desejam elaborar roteiros de viagens de maneira bem estruturada, seja pelo Brasil ou pelo exterior, proporcionando uma viagem mais tranqila e sem imprevistos.

Autor
Alessandro Almeida Andra Kogan Rinaldo Zaina Jr.

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Introduo Administrao Imobiliria e locao :: Locao na Lei 8.245/91 :: Questes correlatas locao :: Retomada do imvel pelo locador :: Devoluo do imvel pelo locatrio :: A alienao do imvel durante a locao na Lei 8.245/91 Imagem da Videoaula :: Deveres das partes no contrato de locao :: Benfeitorias e sua indenizao :: Locao por temporada :: Locaes especiais :: Garantias contratuais :: Aspectos gerais das aes locatcias :: Aes locatcias de despejo e consignao de aluguel :: Ao revisional de aluguel :: Ao renovatria

Disciplina
ADMINISTRAO DE IMVEIS E LOCAO

Objetivo
A administrao de imveis vem sendo uma fonte de renda emergente no mercado brasileiro, pois a valorizao dos bens constante. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Administrao de Imveis e locao, abrindo novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar o conhecimento na comercializao e locao de imveis, atravs da abordagem de temas como o contrato de aluguel, a locao por temporada, a retomada do imvel, entre outros assuntos relevantes.

36

Autor
Alexandre Junqueira Gomide

Gesto Imobiliria

Disciplina
AVALIAO DE IMVEIS E PERCIAS

Objetivo
A avaliao de imveis importante para se obter uma noo clara do quanto realmente valem os bens. Para isso, necessrio um avaliador especializado, gil e confivel. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Avaliao de Imveis e Percias, abrindo novos horizontes profissionais para quem busca conhecer melhor os mtodos fundamentais de avaliao de imveis, possibilitando a entrada em um ramo de mercado que est em constante crescimento.

:: Construo e sistemas constituintes do produto imobilirio :: CUB e projetos-padro pela NBR 12.721 :: Definies e conceitos da norma de avaliao de imveis :: Procedimentos e atividades relacionadas avaliao de imveis :: Vistoria para mveis urbanos :: Mtodos de avaliao de imveis Imagem da Videoaula :: Coleta de dados :: Fundamentos para a avaliao de terrenos urbanos :: Fundamentos para a avaliao de edificaes :: Valor dos imveis urbanos e planejamento urbano-ambiental :: Fundamentos para avaliao de imveis rurais :: Laudo de avaliaes

Autor
Eugenia Aumond Kuhn Luis Portella Pereira Patrcia de Freitas Nerbas

Contedo
:: Aspectos fundamentais da avaliao de imveis e percias :: Aspectos legais da atividade de avaliador :: Produto Imobilirio

Catlogo de Cursos
Gesto Imobiliria
Contedo
:: Condomnios em geral no Direito brasileiro :: Condomnio edilcio: definio, caractersticas e sua conveno :: Direitos e deveres dos condminos :: Administrao de condomnio :: Assembleia condominial :: Despesas do condomnio :: Relaes condominiais, contratos e novas Imagem da Videoaula modalidades imobilirias :: Constituio e extino do condomnio :: O incorporador e a incorporao imobiliria :: Fases pr-contratuais da incorporao :: Obrigaes e direitos do incorporador :: Obrigaes do adquirente :: A construo na incorporao :: Infraes e penalidades :: Condomnios, incorporaes e sistemas legislativos

Disciplina
CONDOMNIOS EM GERAL E INCORPORAES IMOBILIRIAS

Objetivo
A administrao de condomnios envolve diversas situaes que devem ser tratadas e discutidas em conjunto, buscando agradar todas as pessoas instaladas no local. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Condomnios em Geral e Incorporaes Imobilirias, que ir colaborar para o entendimento de quem busca conhecer melhor como so tratadas as normas de um condomnio, abordando temas como a administrao de condomnios, os direitos e deveres dos condminos, as despesas do condomnio, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ivens Henrique Hbert

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Contratos e sua aplicao ao Direito Imobilirio; :: Princpios sociais do contrato: funo social do contrato; :: Princpios sociais do contrato: boa-f objetiva; :: Direitos reais: noes iniciais e propriedades; :: Direitos reais: posse e aquisio da propriedade imvel; :: Formas de aquisio da propriedade mvel e imvel; :: Condomnios; :: Propriedade resolvel e fiduciria; :: Direitos reais sobre coisas alheias de gozo ou fruio: enfiteuse, superfcie e servido; :: Direitos reais sobre coisas alheias de gozo ou fruio: usufruto, uso e habitao e o direito real de aquisio; :: Direitos reais sobre coisas alheias de garantia: penhor; :: Direitos reais sobre coisas alheias de garantia: hipoteca e anticrese; :: Efeitos patrimoniais decorrentes do Direito de Famlia; :: Efeitos patrimoniais decorrentes do Direito das Sucesses; :: Espcies de sucesso: legtima e testamentria.

Disciplina
DIREITOS REAIS SOBRE IMVEIS E CONTRATOS

Objetivo
Ao adquirir ou comercializar um imvel, importante ter conhecimento sobre os direitos reais que cada parte tem, para que as negociaes sejam transparentes. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Reais Sobre Imveis, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer melhor a legislao imobiliria, atravs da abordagem de temas relevantes, como a funo social do contrato, a propriedade resolvel, entre outros assuntos.

37

Autor
Jos Fernando Simo Maurcio Baptistella Bunozar

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Sistema tributrio nacional :: Obrigao tributria e crdito tributrio :: Responsabilidade tributria :: Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural: ITR :: Imposto sobre a transmisso causa mortis e doaes :: Imposto sobre a Propriedade Territorial e Urbana (IPTU) :: Imposto de transmisso inter vivos de bens imveis :: Imposto sobre servios de qualquer natureza :: Dos negcios jurdicos :: Dos contratos :: Da compra e venda :: Da doao :: Da Corretagem :: Da Fiana :: Da dvida ativa

Disciplina
LEGISLAO TRIBUTRIA E NEGOCIAO IMOBILIRIA

Objetivo
As negociaes imobilirias so acompanhadas de uma vasta legislao tributria, para que ambas as partes estejam cientes sobre o que pode ser feito durante as transies. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Legislao Tributria e Negociao Imobiliria, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer melhor tudo que envolve uma negociao de imveis, atravs da abordagem de assuntos relevantes, como o sistema tributrio nacional, o IPTU, o imposto sobre servios, entre outros temas.

Autor
Geraldo Jobim

37_

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Questes urbanas :: Histria urbana :: Rede urbana no Brasil :: Estatuto da Cidade :: Plano Diretor :: Componentes do planejamento :: Questo ambiental :: Zoneamento urbano :: Acessibilidade e mobilidade urbana :: Desenho urbano :: Legislao de parcelamento do solo urbano :: Guetizao da cidade :: Incorporaes imobilirias :: ndices urbansticos :: Empreendimentos imobilirios

Disciplina
PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE

Objetivo
Para um profissional que atua no ramo imobilirio, fundamental conhecer o planejamento urbano e o estatuto da cidade, para que seja possvel programar as atividades do municpio de maneira qualificada. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar no processo de urbanizao das cidades, buscando a preservao do meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes, atravs da abordagem de temas como o zoneamento urbano, o plano diretor, os ndices urbansticos, entre outros assuntos.

Autor
Gilda Amaral Cassilha Simone Amaral Cassilha

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Importncia e Contexto do Estudo Arquitetnico :: Planejamento Urbano e Instrumentos de Gesto das Cidades :: Gesto da Qualidade para os Projetos Tcnicos dos Empreendimentos Imobilirios :: Desempenho das Edificaes sob a tica de seus Usurios :: Avaliaes Qualitativas e Quantitativas dos Lotes Urbanos :: Desenvolvimento dos Projetos de Empreendimentos Imobilirios ::T cnicas Grficas para os Projetos de Empreendimentos Imobilirios :: Projeto Arquitetnico: Significados e Funes :: Projetos Urbansticos, Paisagstico e Decorao de Interiores :: Projetos Estrutural, Hidrossanitrio e Eltrico :: Conforto Ambiental nas Edificaes :: A Sustentabilidade e os Empreendimentos Imobilirios :: Avaliaes Qualitativas e Quantitativas do Projeto Arquitetnico das Edificaes :: Anlises do Empreendimento: Aspectos Volumtricos nas Edificaes :: Anlises do Empreendimento: Projetos Complementares

Disciplina
ESTUDO ARQUITETNICO PARA GESTORES IMOBILIRIOS

Objetivo

38

Para um gestor imobilirio, muito importante adquirir conhecimento na questo arquitetnica dos meios urbanos, para obter uma melhor avaliao de lotes. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Estudo Arquitetnico Para Gestores Imobilirios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer melhor os projetos urbansticos e a arquitetura de interiores, visando um melhor planejamento para a transio de imveis.

Autor
Patrcia de Freitas Nerbas Mestre em Engenharia Civil - UFRGS; Especialista em Geoprocessamento - Unisinos/RS; Graduada em Arquitetura e Urbanismo - Unisinos/RS.

Gesto Imobiliria

Contedo
:: A importncia do Cdigo de Defesa do Consumidor :: Delimitando a aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor :: Vulnerabilidade, hipossuficincia e boa-f objetiva :: Transparncia, confiana e equidade :: Os direitos bsicos do consumidor :: Responsabilidade pelo fato do produto ou servio :: Responsabilidade pelo vcio do produto ou servio :: Da proteo reviso contratual :: Cumprimento da oferta e regramento da publicidade :: Contratos por adeso :: Clusulas abusivas e proteo do consumidor :: O CDC e os contratos imobilirios: compra e venda e compromissos de compra e venda :: O CDC e os contratos imobilirios: locao e empreitada :: O CDC e os contratos imobilirios: Corretagem e incorporao imobiliria :: Os enunciados do Conselho da Justia Federal

Disciplina
O CDC E SUA APLICAO NOS NEGCIOS IMOBILIRIOS

Objetivo
Qualquer pessoa que est envolvida em negcios imobilirio, seja na compra ou na venda, precisa estar ciente do cdigo de defesa do consumidor. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de CDC e Sua Aplicao nos Negcios Imobilirios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar em negociaes imobilirias e busca estar por dentro do cdigo de defesa do consumidor, atravs da abordagem de temas como os direitos bsicos do consumidor, os contratos por adeso, entre outros assuntos.

Autor

Marcos Catalan

Catlogo de Cursos
Gesto Imobiliria
Contedo
:: A Propriedade Privada e o Direito Registral e Notarial :: O Direito Imobilirio e o Sistema Registral e Notarial :: O Servio Registral Notarial :: Servios Notariais e Registrais Parte II :: Sistema registral imobilirio :: Princpios do sistema registral imobilirio :: Tramitao do ttulo na serventia de registro de imveis :: Livros da serventia registral imobiliria :: Certides emitidas pelas serventias registrais :: Ttulos apresentados ao registro e atos registrais especiais :: Retificao administrativa de registro :: Atividade notarial :: Incorporaes imobilirias :: Loteamento :: Alienao fiduciria de bem imvel

Disciplina
SISTEMA REGISTRAL E NOTARIAL

Objetivo
Ter conhecimento do Sistema Registral e Notarial muito importante para pessoas que atuam no ramo imobilirio. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sistema Registral e Notorial, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir noes jurdicas perante o processo de propriedade privada e o loteamento, conhecimento no servio resgistral e nas incorporaes imobilirias, entre outros assuntos.

Autor
Maria Darlene Braga Arajo Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza; Coordenadora de curso e professora da Universidade de Fortaleza. Tem experincia na rea de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito imobiliro, sistema notarial, imveis, sistema registral brasileiro e usucapio especial.

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Introduo aos sistemas construtivos :: Estrutura do planejamento de obras :: Gerenciamento de projetos e empreendimentos :: Engenharia de custos :: Desenvolvimento de projetos :: Servios preliminares e montagem de canteiro de obras :: Infra-estrutura de uma obra :: Alvenaria :: Estruturas :: Cobertura e instalaes :: Revestimento de paredes :: Revestimento de piso :: Tipos de esquadrias :: Entrega da obra :: Identificao das deterioraes na estrutura de um imvel

Disciplina
SISTEMAS CONSTRUTIVOS NOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS

Objetivo
Para um profissional que atua no ramo imobilirio, fundamental a busca pela contenso dos custos de produo e, para isso, muito importante conhecer o os sistemas construtivos imobilirios. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Sistemas Construtivos nos Empreendimentos Imobilirios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar no processo de engenharia de custos, atravs da abordagem de temas como a infra-estrutura de uma obra, o desenvolvimento de projetos, a entrega da obra, entre outros assuntos.

39

Autor
Adriana Regina Tozzi Carlos Eduardo Curi Gallego

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Noes gerais de Direito :: Pessoas naturais: reflexos no estado civil :: Posse e propriedade :: Algumas formas de aquisio de propriedade imvel :: Aspectos relacionados ao Direito de Propriedade: direito de vizinhana e condomnio :: Direitos reais :: Contratos :: Contratos em espcie I, II :: Direito agrrio :: Formalizao de contratos imobilirios :: Conhecimentos prticos necessrios na Gesto Imobiliria :: Financiamento de imveis :: Corretagem :: Estatuto da Cidade

Curso
NOES GERAIS DE DIREITO IMOBILIRIO

Objetivo
Qualquer profissional que trabalha no ramo imobilirio deve estar por dentro da legislao vigente, para que no ocorram problemas durante as negociaes. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Noes Gerais do Direito Imobilirio, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver melhor uma gesto imobiliria, atravs da abordagem de temas relevantes, como o estatuto da cidade, a formalizao de contratos, a corretagem, entre outros assuntos.

Autor
Tiago Machado Burtet Ps-Graduado em Direito Notarial e Registral pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Graduado em Cincias Jurdicas e Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

39_

Gesto Imobiliria

Contedo
:: Parcelamento do solo e processo de urbanizao :: Projeto urbano e seus condicionantes :: Infra-estrutura e equipamentos urbanos em projetos de loteamentos :: O parcelamento do solo e a paisagem urbana :: Planos diretores e expanses urbanas :: Projetos tcnicos e aprovao administrativa :: Plano de loteamento :: Exigncias de licenciamento e registro de loteamento :: Loteamentos populares :: Tipos de obras e a responsabilidade do loteador :: Loteamentos ilegais :: Loteamentos clandestinos :: Loteamentos irregulares :: Loteamentos e regularizao fundiria :: Loteamentos ilegais, regularizao e Ministrio Pblico

Curso
PARCELAMENTO DO SOLO URBANO E SUAS DIVERSAS FORMAS

Objetivo
Para um profissional que atua no ramo imobilirio, fundamental ter o conhecimento do parcelamento do solo urbano, para que seja possvel realizar o loteamento da rea. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Parcelamento do Solo Urbano e Suas Diversas Formas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar no processo de urbanizao e loteamento de reas, atravs da abordagem de temas como as exigncias de licenciamento, os loteamentos populares, os loteamentos ilegais, entre outros assuntos.

Autor
Adailson Pinheiro Mesquita Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlndia (UFU); Mestre em Transportes pela Universidade de Braslia (UnB); Ps-Graduado em Trnsito; Graduado em Engenharia Civil pela UFU.

Idiomas

Contedo
:: Recibiendo al cliente (Recebendo o cliente); :: Llegada a la mesa (Chegada mesa); :: Haciendo el pedido (Fazendo o pedido); :: Sirviendo la comida (Servindo a comida); :: Cerrando la cuenta (Fechando a conta).

Autor Curso
ESPANHOL PARA ATENDIMENTO EM BARES E RESTAURANTES Mara Teresita Campos Avella
Imagem da Videoaula

Objetivo

40

Restaurantes e bares costumam receber uma grande quantidade de turistas do mundo todo. Porm, existe uma escassez de profissionais com domnio de outros idiomas para atender este pblico. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Espanhol Para Atendimento de Bares e Restaurantes, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender a lngua espanhola para atender turistas que se comunicam atravs deste idioma. um curso ideal para profissionais do atendimento, recepo, garons ou qualquer pessoa que atua em estabelecimentos gastronmicos que necessitam do dilogo em espanhol.

Idiomas

Contedo
:: Receiving foreigners: at the establishment (Recebendo o estrangeiro no estabelecimento); :: At the table (Recebendo o estrangeiro a mesa); :: Ordering a meal (Fazendo o pedido); :: Serving the meal (Servindo a comida); :: Closing the bill (Fechando a conta).

Curso
INGLS PARA ATENDIMENTO EM BARES E RESTAURANTES

Autor
Anna Christina Grubba Formenti
Imagem da Videoaula

Objetivo
Restaurantes e bares costumam receber uma grande quantidade de turistas do mundo todo. Porm, existe uma escassez de profissionais com domnio de outros idiomas para atender este pblico. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Ingls Para Atendimento de Bares e Restaurantes, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender a lngua inglesa para atender turistas que se comunicam atravs deste idioma. um curso ideal para profissionais do atendimento, recepo, garons ou qualquer pessoa que atua em estabelecimentos gastronmicos que necessitam do dilogo em ingls.

Catlogo de Cursos
Idiomas
Contedo
:: Conociendo el Espaol :: Tratamiento formal X tratamiento informal :: Artculos Singular y plural Verbos :: Conversin de pesos argentinos en reales :: Verbos pronominales :: Experiencias de trabajo :: Para llamar la atencin :: Adverbios Reglas generales de acentuacin Imagem da Videoaula :: Para pedir opinin :: Sustantivos Las partes de un departamento :: Usos de posesivos. :: El verbo poner :: Conjunciones :: Adverbios :: Pretrito indefinid :: Verbos en el infinitivo :: Expresiones idiomticas :: Vocales abiertas (aeo) y vocales cerradas (iu) - diptongos, triptongos y hiatos :: Adjetivos :: Pronombres tonos :: Imperativos en la forma negativa :: Usos de tambin y tampoco :: Alimentos :: Tiempo futuro y sus desinencias :: Usos del futuro

Curso
ESPANHOL

Objetivo
O mercado atual exige que os melhores profissionais tenham o domnio de diversos idiomas, para que possam se comunicar com eficincia em um mundo globalizado. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Espanhol Bsico II, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender a lngua espanhola em nvel bsico e ficar apto para aprofundar o conhecimento do idioma, atravs da abordagem do contedo por textos em espanhol, exerccios de espanhol que abrangem o vocabulrio e a gramtica, entre outras tcnicas de fixao do idioma.

Autor
Javier Armando Contreras Jara Formado em Administrao de Empresas pela UFPR e em Comrcio Exterior em uma universidade chilena, tem ainda formao pedaggica pelo CEFET-PR e Diploma de Espanhol como Lngua Estrangeira emitido pelo governo do Reino de Espanha. Na Lngua espanhola desenhou sua experincia profissional diversificada como: professor de Espanhol como lngua estrangeira, tradutor e autor de material didtico.

Idiomas

Contedo
:: Nice to meet you; :: How old are you?; :: My family; :: Spelling names and describing people; :: Personal information; :: More personal information; :: Telling the time; :: Occupations; :: More occupations; :: Facts about my family; :: Places and transportation; :: Houses and apartments; :: Talking about the weather and the seasons; :: How are you feeling today; :: Food and drink. :: Clothing;. :: Daily activities; :: Talking about things we did; :: Phone calls; :: Review; :: Skills and talents; :: Would you like something to drink?; :: The body; :: Cyberspace and the internet; :: Hypotheses; :: Have you ever danced in a samba school?; :: I havent seen him lately; :: There are many different things being made at the same time; :: Introductions, recipes and manuals; :: Review.

41

Curso
INGLS

Objetivo
O mercado atual exige que os melhores profissionais tenham o domnio de diversos idiomas, para que possam se comunicar com eficincia em um mundo globalizado. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Ingls Bsico I, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja iniciar o aprendizado do idioma Ingls, um dos mais falados no mundo, atravs da abordagem do contedo por exerccios ingls, que abrangem vocabulrio e gramtica, textos em ingls, entre outras tcnicas de fixao do idioma.

Autor
Cristina Schumacher

41_

Idiomas

Contedo
:: Primi passi:: Controllo passaporto :: Si comincia bene!:: Piccoli acquisti :: Una cena tra amici:: Conoscenze in treno :: Caro dirio:: Visita al teatro :: Una giornata al mar :: La sagra del paese :: La notte della Taranta :: Pesce fresco :: L?incontro con lo Zio :: II portachiavi :: Visita alla chiesa

Curso
CURSO DE ITALIANO INTERMEDIRIO

Objetivo
O mercado atual exige que os melhores profissionais tenham o domnio de diversos idiomas, para que possam se comunicar com eficincia em um mundo globalizado. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Italiano Intermedirio, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja dominar o idioma italiano em nvel intermedirio, atravs da abordagem do contedo por textos em italiano, estudo da gramtica italiana, entre outras tcnicas de fixao do idioma.

Autor
Andrea Cerreteli Graduado em Design de Mveis pela Universidade Fachhochschule, na Sua, e graduado em Design de Interiores com especializao em Histria da Arte, pelo Istituto per larte Palazzo Spinelli na Itlia. Experincia profissional como professor de Lngua Italiana, de Histria da Arte e de Histria do Design, pela Scuola Macchiavelli e como professor de Lngua e Cultura Italiana pela Scuola di Arte Visiva, ambas na Itlia. Andrea tambm tem experincia como designer.

Letras

Contedo
:: Origens da histria cultural brasileira :: A grandeza do Barroco e a riqueza da colnia :: Independncia poltica e nacionalismo cultural :: A repblica de cartolina :: Vises do arcaico e do moderno :: 1922 e o sculo XX :: 1930 e os efeitos da crise :: Da casa-grande s razes do Brasil

Curso
CULTURA LUSO-BRASILEIRA

Imagem da Videoaula

Objetivo

Autor
Orlando Vian Jr. Doutor em Lingustica Aplicada e Estudos da Linguagem; Mestre em Lingustica Aplicada ao Ensino de Lnguas; Graduado em Letras Portugus- Ingls pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Araatuba- SP

42

A cultura brasileira fruto de muitas influencias, mas, certamente, a maior delas a portuguesa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Cultura-Lusobrasileira, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir um melhor conhecimento de temas como a repblica da cartolina, as origens da histria cultural brasileira, entre outros assuntos, que relatam as influencias da cultura portuguesa no Brasil desde o sculo XVI at meados do sculo XX.

Letras

Contedo
:: Lngua e cultura :: O ingls antigo e o ingls mdio :: O ingls moderno :: O ingls como lngua nativa :: O ingls como segunda lngua :: O ingls como lngua global :: A lngua inglesa e a internet :: A lngua inglesa no Brasil e os meios de Imagem da Videoaula comunicao :: A lngua inglesa e o campo profissional e de ensino :: O ingls como lngua global e o futuro

Curso
LNGUA E CULTURA INGLESA

Objetivo
Alm de conhecer a gramtica e o vocabulrio da lngua inglesa, muito importante conhecer a histria e a cultura do idioma, principalmente para profissionais da rea da educao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lngua e Cultura Inglesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer afundo a evoluo do idioma ingls, atravs da abordagem de temas como o ingls antigo, o ingls moderno, a lngua nativa, o ingls como lngua global, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Orlando Vian Jr. Doutor em Lingustica Aplicada e Estudos da Linguagem; Mestre em Lingustica Aplicada ao Ensino de Lnguas; Graduado em Letras Portugus- Ingls pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Araatuba- SP

Catlogo de Cursos
Letras
Contedo
:: A (very) brief look at the history of English :: Sentence and word stress are very important :: Different accents for same language :: Hit or miss consonants :: English as a global language :: Pandoras box: the mysteries of language :: Rhythm is in the air, it is everywhere Imagem da Videoaula :: Intonation is crucial for communication :: Differences between American and British English :: Differences between Scottish English and Standard English :: Canadian English :: Australian English

Curso
COMPREENSO ORAL EM LNGUA INGLESA

Objetivo
Muitas vezes, a compreenso oral da lngua inglesa torna-se complicada, mesmo para pessoas que j tem o domnio gramatical e um bom vocabulrio do idioma. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Compreenso Oral em Lngua Inglesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja compreender a oralidade do ingls nos principais pases que utilizam o idioma, atravs da abordagem de temas como a diferena do ingls britnico e americano, a viso do ingls como um idioma global, entre outros assuntos.

Autor
Maria Ceclia Lopes Doutoranda em Lingustica Aplicada ao Ensino de Lnguas; Mestre em Lingustica Aplicada ao Ensino de Lnguas; Bacharel em Letras pela PUC de So Paulo (PUC-SP); Tradutora e assessora lingustica para escolas de idiomas; Professora no ensino superior em disciplinas de graduao em Letras e em psgraduao em Lngua Inglesa

Letras

Contedo
:: Comunicao visual :: O alfabeto manual :: Os numerais :: A famlia :: Sinalizando a casa :: Brinquedos e brincadeiras infantis :: Alimentos :: A cidade e o campo :: A escola e os meses do ano :: Conhecendo o Brasil

Curso
Curso de Formao em Libras

Objetivo
A lngua de sinais utilizada no mundo todo desde o sculo XIX. No entanto, apenas recentemente ela ganhou o devido valor, graas a incluso social. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Formao em Libras, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento no alfabeto manual, que vai alm do interesse das pessoas com necessidades especiais, pois pode ser utilizado por interpretes, pedagogos, empresrios ou qualquer profissional que busca se comunicar com o maior nmero de pessoas.

Autor
SUELI FERNANDES Doutora em Letras pelo Programa de Ps-Graduao em Letras da Universidade Federal do Paran. Mestre em lingstica pela UFPR. Atua como assessora tcnico-pedaggica do Departamento de Educao Especial da Secretaria de Estado da Educao do Paran; Desenvolve pesquisas e consultoria na rea de letramento para surdos, com foco no ensino de portugus como segunda lngua.

43

Letras

Contedo
:: Histria do latim e as lnguas neolatinas :: Fonologia e prosdia do latim :: Estrutura da lngua latina comparada com a do portugus :: Sistema nominal latino :: Sistema nominal latino II :: Graus dos adjetivos e formao de advrbios :: Estrutura da lngua latina: os verbos :: Aprofundamento da morfologia verbal latina :: A voz passiva e os verbos depoentes :: Os pronomes em latim :: Conjunes: coordenao e subordinao :: Os numerais, o calendrio romano, a quarta e quinta declinaes

Curso
LNGUA LATINA

Objetivo
O idioma portugus se desenvolveu a partir da lngua latina e ter conhecimento dessa influncia muito importante, principalmente para os profissionais do ramo educacional. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lngua Latina, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer afundo a histria do latim e as suas semelhanas com a lngua portuguesa, atravs da abordagem de temas como a morfologia do verbo, os pronomes em latim, o sistema nominal latino, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online voc pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocao profissional em pouco tem.

Autor
Rodrigo Tadeu Gonalves Roosevelt Arajo da Rocha Junior

43_

Letras

Contedo
:: Morfologia: campos de ao e conceitos bsicos :: Morfologia: formao de palavras :: Sintaxe: constituintes e estruturao da orao :: Sintaxe: participao, processos e usos :: Semntica: relaes semnticas entre as palavras :: Pragmtica: a dixis e a anfora :: Pragmtica: atos de fala, implicatura e mximas conversacionais :: Lingustica do texto: campo de atuao e conceitos bsicos :: Intertextualidade: conceitos e tipos :: Psicolingustica: campo de atuao e conceitos bsicos :: Sociolingustica: campo de atuao e conceitos bsicos :: Variedades lingusticas

Curso
LINGUSTICA II

Objetivo
Ter conhecimento em lingstica muito importante para profissionais de todas as reas, principalmente para os que atuam na rea da educao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lingstica II, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar o domnio e a compreenso dos mecanismos da lingstica, atravs da abordagem de temas como a intertextualidade, a psicolingstica, a sociolingstica, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Angela Paiva Dionisio Ps-doutora pela University of Califrnia Santa Brbara; Doutora em Lingustica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Lingustica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Graduada pela Universidade Federal da Paraba (UFPB)

Letras

Contedo
:: Lngua e Linguagem :: Coeso e Coerncia :: Pargrafo e Modalidades Textuais :: Informao, Opinio e Dissertao :: Gneros do Discurso

Autor Curso
COMUNICAO ESCRITA Daniela Buscaratti de Souza Tatarin Graduao em Letras - Portugus UFPR; Especializao em Literatura Brasileira e Construo de Texto CEPPEB

Objetivo

44

Uma boa comunicao escrita sempre foi diferencial para as pessoas que atuam no mercado de trabalho. Atualmente, isso ganhou ainda mais fora devido internet. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Comunicao Escrita, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aperfeioar a linguagem escrita, atravs da abordagem de temas como coeso e coerncia, modalidades textuais, dissertao, entre outros assuntos relevantes.

Letras

Contedo
:: Ins de Castro na Literatura Portuguesa :: O imprio portugus :: A gnese do mito de D. Sebastio :: O sebastianismo na Literatura Portuguesa :: Saudade e saudosismo na Literatura Portuguesa :: O anticlericalismo na Literatura Portuguesa :: O Mar Portugus na literatura :: Escrita e reinveno literria da histria de Portugal

Curso
CULTURA E MEMRIA NA LITERATURA PORTUGUESA

Autor
Hlder Garmes Professor de Literatura Portuguesa; Possui ps-doutorado pela cole des Hautes tudes en Sciences Sociales (EHESS), na Frana; Doutor em Letras pela Universidadede So Paulo (USP). Jos Carlos Siqueira Professor de ps-graduao em Teoria Literria; Mestre em Estudos Comparados de Literaturas (USP); Graduado em Lingustica (USP)

Objetivo
A literatura portuguesa uma das mais ricas e apaixonantes, pois conta com nomes de prestgio em todo mundo, como Jos Saramago e Fernando Pessoa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Cultura,e Memria na Literatura Portuguesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir um melhor conhecimento de temas como o sebastianismo e o imprio portugus, tendo como base as obras de grandes nomes da literatura portuguesa.

Catlogo de Cursos
Letras
Contedo
:: Literatura e Crtica Literria :: O Valor na Literatura :: Natureza do Fenmeno Literrio :: Gneros Literrios: Conceituao Histrica :: Gneros Literrios: o Lrico :: Gneros Literrios: o pico ou Narrativo :: Gneros Literrios: o Dramtico :: Gneros Literrios: o Ensastico :: A Linguagem Potica: Poema X Poesia :: A Estrutura da Narrativa: Romance :: A Estrutura da Narrativa: Conto e Novela :: A Estrutura da Narrativa: Crnica e Ensaio

Curso
CONCEPES, ESTRUTURAS E FUNDAMENTOS DO TEXTO LITERRIO

Objetivo
O texto literrio enriquece o vocabulrio, as concepes, a imaginao e muitos outros atributos que colaboram para o crescimento pessoal e profissional. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Concepes, Estruturas e Fundamentos do Texto Literrio, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir um melhor conhecimento nos gneros literrios, atravs da abordagem de temas como o valor na literatura, as estruturas narrativas, a crtica literria, entre outros assuntos.

Autor
Marta Morais da Costa Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de So Paulo (USP); Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de So Paulo (USP); Licenciada em Letras PortugusFrancs pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Silvana Oliveira Doutora em Teoria e Histria Literria pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Paran - UFPR; Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG.

Letras

Contedo
:: Literatura no Brasil Colnia: questes preliminares :: Literatura de informao e literatura jesutica :: O Barroco: fundamentos histricos, estticos e ideolgicos :: O Barroco e a Literatura Brasileira :: Neoclassicismo :: O Arcadismo brasileiro :: Romantismo: fundamentos histricos e filosficos :: O Romantismo brasileiro :: O Realismo :: Naturalismo :: Parnasianismo :: Simbolismo

Curso
LITERATURA BRASILEIRA I

Objetivo
A leitura um hbito que ainda tem que sem muito estimulado em nosso pas. Contando com grandes nomes, a literatura brasileira rica e apaixonante, e todos devem conhec-la. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Literatura Brasileira I, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer com maiores detalhes a histria da nossa literatura, atravs da abordagem de temas como o barroco, o parnasianismo, o neoclassicismo, a literatura jesutica, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Edgar Roberto Kirchof Ps-Doutor em Semitica pela Universidade de Kassel (Alemanha); Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre em Comunicao e Semitica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST); Graduado em letras portugus-alemo pela Unisinos

45

Letras

Contedo
:: Mecanismos de coeso textual :: Coeso textual: reiterao :: Coeso textual: associao e conexo :: Seleo do vocabulrio :: Pargrafo :: Estrutura das frases :: Referenciao e progresso referencial :: Coerncia: princpios gerais :: Intertextualidade :: As meta-regras da coerncia :: Gneros textuais :: Seqncias textuais

Curso
PRTICA TEXTUAL EM LNGUA PORTUGUESA

Objetivo
Redigir um texto de qualidade fundamental para os profissionais de todas as reas. Para isso, a prtica textual deve ser constante, para que exista coerncia e coeso. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Prtica Textual em Lngua Portuguesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir habilidade na formulao de um texto, atravs da prtica de coeso textual, organizao da estrutura das frases, intertextualidade, entre outros temas.

Autor
Luciana Pereira da Silva Doutora em Estudos Lingsticos pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Ps-Graduada em Lngua Portuguesa pela UEL; Licenciada em Letras Anglo-portuguesas pela Fundao Faculdade Estadual de Filosofia, Cincias e Letras de Cornlio Procpio

45_

Letras

Contedo
:: Natureza do fenmeno literrio :: Gneros literrios: conceituao histrica :: Gneros literrios: o lrico :: Gneros literrios: o pico ou narrativo :: Gneros literrios: o dramtico :: Gneros literrios: o ensastico :: A linguagem potica: poema x poesia :: A linguagem potica: o ritmo e a rima :: A estrutura da narrativa: romance :: A estrutura da narrativa: elementos do romance :: A estrutura da narrativa: conto e novela :: A estrutura da narrativa: crnica e ensaio

Curso
TEORIA DA LITERATURA II

Objetivo
Conhecer a histria da literatura mundial fundamental para profissionais da rea da educao e pessoas que desejam adquirir um melhor repertrio literrio. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Teoria da Literatura II, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer com maiores detalhes a evoluo e os conceitos da literatura, atravs da abordagem de temas como a linguagem potica, a estrutura narrativa, os gneros literrios, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Marta Morais da Costa Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de So Paulo (USP); Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de So Paulo (USP); Licenciada em Letras PortugusFrancs pela Universidade Federal do Paran (UFPR)

Letras

Contedo
:: Introduo ao estudo da Educao Lingustica :: O educando e o aprendizado pela Educao Lingustica :: O ensino de Lngua Portuguesa e a natureza da linguagem :: Reflexo sobre a linguagem e o aprendizado de lngua materna :: Ensino e aprendizagem em Educao Lnguistica :: Tratamento didtico para o ensino de lngua materna :: Avaliao em ensino de Lngua Portuguesa :: Linguagens e cdigos e suas tecnologias aplicados Educao Lingustica :: Educao Lingustica no Ensino Mdio :: A disciplina de Lngua Portuguesa no Ensino Mdio :: Conhecimentos de Lngua Portuguesa :: Ensino de Lngua Portuguesa e Educao Lingustica

Curso
EDUCAO LINGUSTICA

Objetivo

46

A Educao lingstica um processo de aprendizagem constante, e que tem inicio nos primeiros dias de vida. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Educao Lingstica, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em tecnologia da educao voltada para lngua portuguesa, atravs da abordagem de temas como a reflexo sobre a linguagem, o tratamento didtico para o ensino de lngua materna, entre outros assuntos.

Autor
Ana Beatriz T. Silveira Ps-Graduada em Docncia do Ensino Superior pela Universidade Cidade de So Paulo (UNICID). Ps-graduada em Lngua e Literatura pela Universidade Paulista (UNIP). Ps-graduada em Educar na Sociedade da Informao pela Universidade de So Paulo (USP). Graduada em Letras pelas Faculdades Integradas Hebraico-brasileira Renascena

Letras

Contedo
:: A crise no ensino de Lngua Portuguesa :: O professor de Lngua Portuguesa :: O ensino de Lngua Portuguesa :: O erro em ensino de Lngua Portuguesa :: Ensino de lngua e variao lingustica :: Sistematizao do ensino de lngua e de gramtica :: A norma padro e a gramtica normativa :: A validade da gramtica no ensino da lngua :: O ensino de Lngua Portuguesa e o ensino da teoria gramatical :: O ensino de Lngua Portuguesa e a qualidade de vida :: Ensino de Lngua Portuguesa e contexto comunicacional :: O ensino de Lngua Portuguesa e a heterogeneidade dialetal

Curso
ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA

Objetivo
A lngua portuguesa uma das mais ricas do mundo. Seu vocabulrio vasto e o seu ensino exige uma tima capacitao profissional. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Ensino de Lngua Portuguesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir habilidades pedaggicas em lngua portuguesa, atravs da abordagem de temas como a norma padro, a teoria gramatical, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Veraluce Lima dos Santos Doutora em Cincias da Educao pela UEVORA em Portugal (Universidade de vora); Mestre em Educao e Licenciada em Letras pela UFMA (Universidade Federal do Maranho); Professora de Lngua Portuguesa e Prtica de Ensino de Lngua do Curso de Letras UFMA; Exerce a funo de coordenadora do Curso de Letras e integra o Ncleo de Educao a Distncia da UFMA, como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, um programa do MEC

Catlogo de Cursos
Letras
Contedo
:: Scrates e o Nascimento da Moral Ocidental :: Plato e o nascimento da razo ocidental :: Aristteles e a Filosofia como Totalidade do Saber :: Immanuel Kant e o idealismo alemo :: Pragmatismo e Existencialismo :: A Pedagogia da Era Moderna: da Reforma Contra-Reforma :: As Luzes na Educao e o Sculo do Ouro no Brasil :: A Sociologia da Educao :: A Escola como Instituio Social :: A Educao nas Primeiras Dcadas do Sc. XX :: A Escola e o Controle Social :: A Escola e o Desvio Social :: Nos Tempos da Escola Nova :: Educao no Brasil sob a Ditadura Militar :: A Profisso de Professor

Curso
FUNDAMENTOS DA EDUCAO

Objetivo
Conhecer a histria e a sociologia da educao fundamental para profissionais que atuam neste ramo. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos da Educao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir habilidades pedaggicas e conhecer a evoluo da educao com o passar do tempo, atravs da abordagem de temas como a pedagogia na era moderna, o idealismo alemo, o existencialismo, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ivo Jos Triches Solange Menezes da Silva Demeterco Vera Regina Beltro Marques

Letras

Contedo
:: O texto conceitos e abordagens :: Tipos de texto e gneros :: Diferenas organizacionais e lingusticas de textos em lngua materna e lngua estrangeira :: Unidades textuais :: Principais tipos de texto I, II :: Gneros do discurso :: Caracterizao e emprego dos gneros textuais I textos instrucionais :: Caracterizao e emprego dos gneros textuais II textos persuasivos/argumentativos :: Gneros textuais da rea acadmica :: Gneros textuais no mundo dos negcios :: Textos, gneros e o ensino

Curso
FUNDAMENTOS DO TEXTO EM LNGUA INGLESA I

Objetivo
Atualmente, aprender ingls fundamental para profissionais de qualquer rea, pois vivemos em um mundo globalizado e em constante comunicao entre os pases. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos do Texto em Lngua Inglesa I, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir habilidades na compreenso de textos em ingls, atravs da abordagem de temas como os gneros textuais, os principais tipos de texto, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Mrcia Costa Bonamin Mestre em Lingstica Aplicada pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo; Especialista em Gramtica da Lngua Inglesa pela UniSantAnna, SP; Licenciada em Lngua e Literatura Inglesas pela PUC-SP

47

Letras

Contedo
:: Os textos acadmicos e outros textos escritos :: A recepo de textos acadmicos: o autor e o leitor :: A linguagem virtual e a comunicao presencial :: A linguagem virtual e tipos de texto digital construdos colaborativamente :: O discurso jornalstico :: Resenhas acadmicas e comerciais :: Perspectivas epistemolgicas no ps-estruturalismo :: Relatos de pesquisa: monografias, teses e dissertaes :: Relatos de pesquisa - resumos (abstracts) e artigos acadmicos :: O discurso literrio :: Os gneros literrios :: Lngua como cdigo e lngua como discurso: concepes de texto

Curso
FUNDAMENTOS DO TEXTO EM LNGUA INGLESA II

Objetivo
Atualmente, aprender ingls fundamental para profissionais de qualquer rea, pois vivemos em um mundo globalizado e em constante comunicao entre os pases. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos do Texto em Lngua Inglesa II, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir habilidades na compreenso de textos em ingls em um nvel mais avanado, atravs da abordagem de temas como o discurso literrio, resenhas acadmicas, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Clarissa Menezes Jordo Juliana Zeggio Martinez

47_

Letras

Contedo
:: Concepo de linguagem :: Linguagem e pensamento :: Linguagem e ideologia :: Esclarecendo Conceitos Fundamentais :: Funes de Linguagem :: O Elemento articulador da Prtica Pedaggica :: As Determinaes sociais na Produo de Texto :: Os Tipos de Texto :: A Relao Oralidade - Escrita :: Recursos de Estrutura e Organizao Textual para a Produo do Sentido :: Coerncia e Argumentao :: Norma Padro e as demais Variedades: Gesto de Erro ou de Inadequao? :: Recursos Semnticos e Fonolgicos para produo do sentido :: Intertextualidade :: Metodologia e Avaliao no Ensino da Lngua Portuguesa

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS DA LNGUA PORTUGUESA

Objetivo
O rico vocabulrio da lngua portuguesa proporciona que profissionais capacitados possam ensinar o portugus com uma didtica muito mais interessante. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos da Lngua Portuguesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir habilidades na transmisso do conhecimento do idioma portugus, atravs da abordagem de temas como a concepo de linguagem, a linguagem e o pensamento, as funes de linguagem, a norma padro, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ligia Regina Klein Doutora e Mestre em Educao, Histria e Filosofia da Educao pela Pontifcia Universidade Catlica (PUCSP). Graduada em Letras - Portugus/Francs pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Palmas

Letras

Contedo
:: As Diferentes Linguagens da Linguagem :: A Linguagem e as Relaes Sociais :: A Histria do Homem a Histria da Linguagem :: Os Estudos Cientficos da Linguagem I, II :: A Linguagem e seus Mltiplos Aspectos :: A Aprendizagem da Linguagem Oral - a Fala :: A Aprendizagem da Linguagem Oral - o Discurso :: O que Normal e Patolgico na Aquisio da Oralidade :: O Desenho como Representao da Linguagem Oral :: Apropriao da Linguagem Escrita :: A Linguagem Escrita: Letramento :: O que Normal e Patolgico na Linguagem Escrita :: Aspectos Cognitivos da Leitura e da Escrita :: Sucesso Escolar, Fracasso Escolar e Leitura / Escrita

Curso
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Objetivo

48

Para a maioria das pessoas, a linguagem um fenmeno pouco conhecido e um assunto que influencia diretamente no sucesso e no fracasso escolar. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Linguagem Oral e Escrita, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer a histria da linguagem, atravs da abordagem de temas como o letramento, a oralidade, os aspectos cognitivos, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Fernando Wolff Mendona Mestre em Educao pela Universidade Federal do Paran (UFPR), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti do Paran (UTP) Graduado em Fonoaudiologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR)

Letras

Contedo
:: Linguagem humana e linguagem animal :: Os estudos da linguagem e a constituio do campo da Lingustica :: Os estudos lingusticos do sculo XIX: a gramtica comparada e histrica :: Ferdinand Saussure e a fundao da Lingustica sincrnica :: A operacionalidade da teoria saussuriana do valor :: Nveis de anlise lingustica :: Biologia e linguagem: Gerativismo :: O Funcionalismo em Lingustica: sistema lingstico e uso das expresses lingusticas :: Linguagem e pensamento no Interacionismo Piagetiano :: Vygotsky e o componente social do Interacionismo: implicaes para o Interacionismo na Lingustica :: O Interacionismo no Crculo de Bakhtin :: Anlise do Discurso

Curso
LINGUSTICA I

Objetivo
Ter conhecimento em lingstica muito importante para profissionais de todas as reas, principalmente para os que atuam na rea da educao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lingstica I, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar o domnio e conhecer melhor os mecanismos da lingstica, atravs da abordagem de temas como o gerativismo, Piaget, vvgotsky, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Fernanda Mussalim Doutora em Lingustica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Lingustica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Catlogo de Cursos
Letras
Contedo
:: Anlise da fala e da conversao :: Conceitos fundamentais para a Anlise da Conversao :: Estratgias de organizao do dilogo :: A aquisio da linguagem :: Anlise retrica da argumentao :: A teoria da argumentao na lngua :: Teoria da informao :: Teoria dos atos de fala :: As mximas conversacionais :: Conceitos bsicos da Anlise do Discurso :: O sujeito da Anlise do Discurso :: Um Exemplo de Anlise do Discurso

Curso
LINGUSTICA III

Objetivo
Ter conhecimento em lingstica muito importante para profissionais de todas as reas, principalmente para os que atuam na rea da educao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lingstica III, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja dominar com profundidade os mecanismos da lingstica, atravs da abordagem de temas como a anlise da conversao, a teoria dos atos de fala, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Iara Bemquerer Costa Doutora em Cincias (Lingustica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Lingustica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Graduada em Letras-Portugus pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Letras

Contedo
:: O momento pr-moderno no Brasil :: As vanguardas europeias :: A fase heroica: a Semana e os principais manifestos :: A obra de Manuel Bandeira :: A obra de Mrio de Andrade :: A obra de Oswald de Andrade :: Segundo momento modernista: estabilizao da conscincia criadora nacional (a poesia) :: A prosa dos anos 30 :: O ensasmo social :: Joo Cabral e a Gerao de 45 :: A fico depois de 45 (o romance experimental): Clarice Lispector :: A obra experimental

Curso
LITERATURA BRASILEIRA II

Objetivo
A leitura um hbito que ainda tem que sem muito estimulado em nosso pas. Contando com grandes nomes, a literatura brasileira rica e apaixonante, e todos devem conhec-la. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Literatura Brasileira II, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer com maiores detalhes a histria da nossa literatura, atravs do estudo das obras de nomes como Clarice Lispector e Oswald Andrade, alm de temas como a prosa dos anos 30 e a gerao de 45.

Autor
Andr Gardel Valdemar Valente Junior

49

Letras

Contedo
:: Como a Lingstica estuda os sons da fala?; :: Distinguindo os sons da fala: consoantes; :: Distinguindo os sons da fala: vogais; :: Uma notao para os sons da fala; :: Prosdia; :: Anlise acstica dos sons da fala; :: Caracterizao acstica dos sons da fala; :: Estudo dos sons com funo comunicativa: fonologia; :: Identificando os fonemas de uma lngua; :: Fonemas do Portugus brasileiro: consoantes; :: Fonemas do Portugus brasileiro: vogais; :: O texto descritivo

Curso
LNGUA PORTUGUESA I: FONTICA E FONOLOGIA

Objetivo
A fontica e a fonologia abrem espao para que seja realizado o estudo dos sons nos seus diferentes nveis e diversas caractersticas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lngua Portuguesa I - Fontica e Fonologia, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver seus conhecimentos sobre os sons da fala, atravs da abordagem de temas como a lingstica, os fonemas, o texto descritivo, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Adelaide Herclia Pescatori Silva Doutora e mestre em Lingstica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 2002. Bacharel e licenciada em Letras pela Unicamp, 1993

49_

Letras

Contedo
:: Morfologia; :: Morfema; :: Estrutura das palavras I; :: Estrutura das palavras II; :: Processo de formao de palavras I; :: Processo de formao de palavras II; :: Criatividade lexical; :: Classes de palavras I; :: Classes de palavras II; :: Pronomes; :: Locues e interjeies; :: Narrao

Curso
LNGUA PORTUGUESA II: MORFOLOGIA I

Objetivo
A morfologia estuda a estrutura das palavras, tornando-se um assunto fundamental quem lida com a anlise da lngua. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lngua Portuguesa II - Morfologia I, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos no processo de formao das palavras, atravs da abordagem de temas como a classe das palavras, a morfema, a morfologia, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Denilson Matos Mestre em estudos da linguagem (Lngua Portuguesa e Lingstica) pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Especialista em Lngua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel e Licenciado em Letras (Portugus/Literatura) pela UERJ

Letras

Contedo
:: O Processo comunicativo e seus elementos :: Variao lingustica e os nveis de linguagem :: Coeso :: Coerncia :: Transcrio :: Parfrase :: Pargrafo-Padro :: Resumo :: Resenha Crtica :: Correspondncias Oficiais :: Concordncia Verbal :: Concordncia Nominal :: Emprego da vrgula e dos porqus :: O significado das palavras no contexto :: Emprego da crase e dos pronomes demonstrativos

Curso
LNGUA PORTUGUESA: DA ORALIDADE ESCRITA

Objetivo

50

Ter conhecimento da lngua portuguesa muito importante para a evoluo do processo comunicativo de qualquer profissional, principalmente do ramo educacional. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Lngua Portuguesa da Oralidade Escrita, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver o domnio do portugus, atravs da abordagem de temas como o uso da crase, o uso da vrgula, a concordncia verbal, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Vanessa Loureiro Correa Mestre em Letras pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Graduada em Letras pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Letras

Contedo
:: O perodo anglo-saxo :: Literatura inglesa do perodo medieval :: O Renascimento na Inglaterra :: William Shakespeare :: Literatura Inglesa no Sculo XVII :: Poesia e prosa na poca do Racionalismo :: O Romantismo ingls :: A era vitoriana :: Poesia e teatro na era vitoriana :: Romance modernista em lngua inglesa :: Poesia inglesa nas dcadas de 30, 40 e 50 :: Ps-Modernismo no romance ingls

Curso
LITERATURA INGLESA

Objetivo
A literatura inglesa, assim como a brasileira, tem uma histria muito rica e conta com grandes nomes conhecidos mundialmente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Literatura Inglesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a poesia e o romantismo ingls, atravs da abordagem de temas como o a era vitoriana, a literatura inglesa medieval, o renascimento na Inglaterra, os clssicos de Willian Shakespeare, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Alpio Correia de Franca Neto John Milton Jos Carlos Siqueira

Catlogo de Cursos
Letras
Contedo
:: Literatura, leitura e aprendizagem :: A concepo escolar da leitura :: O professor-leitor :: A formao do leitor :: Leitura e compreenso :: Leitura e responsabilidade social :: A contao de histrias :: A tipologia textual :: A ilustrao do livro infantil :: Histria da literatura infantil :: A literatura infantil no Brasil :: Poesia e msica :: Tipologia dos textos literrios: As narrativas da tradio :: Contos de encantamento :: Outras formas de narrativa :: O trabalho com a poesia infantil :: A biblioteca escolar :: A avaliao dos projetos de formao de leitores

Curso
LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM

Objetivo
Durante sua histria, o Brasil tem demonstrado pouca vocao para a leitura. A populao l pouco e, com isso, demonstra uma dificuldades de compreender e interpretar os textos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Literatura, Leitura e Aprendizagem, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender como se desenvolve formao do leitor no Brasil, atravs da abordagem de temas como o a poesia infantil, a contao de histrias, a biblioteca escolar, o jornal em sala de aula, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Marta Morais da Costa

Letras

Contedo
:: Vanguardas modernistas e a Semana de 22 :: Oswald de Andrade :: Mrio de Andrade :: Manuel Bandeira :: A poesia da Gerao de 30 no Brasil :: Carlos Drummond de Andrade :: O romance da Gerao de 1930 :: Graciliano Ramos :: Joo Guimares Rosa :: Clarice Lispector :: Joo Cabral de Melo Neto :: Poesia concreta

Curso
MODERNISMO NA LITERATURA BRASILEIRA

Objetivo
O modernismo na literatura brasileira foi um marco na nossa histria e contou com grandes escritores que atingiram o reconhecimento nacional e internacional. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Modernismo na Literatura Brasileira, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nos grandes modernistas do Brasil. Voc vai estudar nomes como Oswald Andrade, Mario de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond Andrade, Clarice Lispector, entre outros escritores relevantes.

Autor
Frederico Barbosa Graduado em Letras Portugus pela Universidade de So Paulo (USP), poeta com vrios livros publicados. Elaine Cuencas Santos Mestra em Estudos Comparados de Literatura em Lngua Portuguesa e graduada em Letras Portugus e Italiano pela USP

51

Letras

Contedo
:: Modos de organizao do discurso em lngua inglesa: enunciao, descrio, narrao e argumentao; :: Descrevendo seu pas e sua cidade: elementos da descrio espacial e temporal; elementos lingusticos caractersticos desse tipo de texto; :: Descrevendo a si mesmo: elementos da descrio pessoal e fsica; elementos lingusticos caractersticos desse tipo de texto; :: Descrevendo pessoas famosas: a linguagem jornalstica e a descrio das celebrities; :: Narrando um fato pessoal:modo de organizao discursivo narrativo, suas caractersticas e expresses genricas desse tipo de texto; :: Narrando um acontecimento do mundo atual: organizao discursiva narrativa e a descrio de fatos recentes; :: Modo de Organizao Discursivo; :: Redao de textos argumentativos: Modo de Organizao Discursivo Argumentativo; :: Argumentando sobre questes sociais atuais; :: Argumentando sobre o meio ambiente; :: Defendendo um ponto de vista sobre um tpico determinado; :: Argumentando sobre uma questo polmica atual

Curso
PRODUO DO TEXTO EM LNGUA INGLESA

Objetivo
Saber elaborar uma redao em ingls to importante quanto falar ou entender o idioma, pois uma maneira fundamental de comunicao no mundo dos negcios. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Produo do Texto em Lngua Inglesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver aptido para realizar uma descrio ou produzir textos em ingls, atravs da abordagem de temas como o vocabulrio em ingls, as partes do corpo em ingls, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Bianca Rigamonti Valeiro Garcia John Milton

51_

Letras

Contedo
:: O Realismo e os perodos literrios precedentes; :: O sculo XIX e o iderrio realista; :: O iderio realista no Brasil; :: O Realismo e o Naturalismo no Brasil; :: Machado de Assis e o Realismo brasileiro; :: Machado de Assis e o conto brasileiro; :: Memrias Pstumas e o realismo psicolgico machadiano; :: Dom Casmurro e a temtica do adultrio feminino; :: Quincas Borba e o jogo social; :: A crtica literria e a obra de Machado de Assis; :: O Realismo em autores posteriores; :: As releituras do realismo

Curso
REALISMO NA LITERATURA BRASILEIRA

Objetivo
O realismo na literatura brasileira contou com grandes escritores e deixou uma importante marca na nossa histria. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Realismo na Literatura Brasileira, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir sobre o realismo e o naturalismo em nosso pas, atravs da abordagem das obras de Machado de Assis e de outros grandes nomes da nossa Literatura. Voc vai compreender ttulos como Dom Casmurro, Quincas Borba, entre outros relevantes.

Autor
Silvana Oliveira Doutora em Teoria da Histria Literria - UNICAMP. Mestre em Literatura Brasileira - UFPR. Graduada em Letras - UEPG

Letras

Contedo
:: Trovadorismo :: Classicismo: poesia lrica :: Classicismo: poesia pica :: Barroco :: Arcadismo :: A alma romntica :: O primeiro momento romntico :: O Ultra-Romantismo :: A Questo Coimbra e a transio para o Realismo :: O Realismo em Portugal :: A prosa realista :: A poesia realista

Curso
ROMANTISMO E REALISMO NA LITERATURA PORTUGUESA

Objetivo

52

O romantismo portugus possui uma histria muito rica e que deve ser estudada por todos os amantes da literatura. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Romantismo e Realismo na Literatura Portuguesa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir aprofundar seus conhecimentos no romantismo e realismo em Portugal, atravs da abordagem de temas como o trovadorismo, o classicismo, a poesia pica e realista, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Stlio Furlan Doutor em Literatura, Mestre em Licenciatura e Graduado em Histria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bruno Zeni Doutorando em Teoria Literria pela Universidade de So Paulo USP. Mestre em Teoria Literria e Literatura Comparada pela USP. Jornalista graduado pela ECA/ USP e escritor, autor de O FLUXO SILENCIOSO DAS MQUINAS (Ateli Editorial, 2002) e Corpo-a-Corpo com o Concreto (Azougue Editorial, no prelo)

Letras

Contedo
:: Conceito, histria e tendncias contemporneas :: Fundamentos e fronteiras da Teoria da Literatura :: A potica clssica: Plato e Aristteles :: Formalismo e Estruturalismo :: A obra literria enquanto estrutura :: Discurso literrio e intertextualidade :: Mmesis e diegese: os modos de narrar :: A estrutura da narrativa :: Literatura e sociedade :: A literatura, o escritor e a modernidade :: A literatura, o pblico e o leitor :: Os desafios da Teoria da Literatura

Curso
TEORIA DA LITERATURA I

Objetivo
Conhecer a histria da literatura mundial fundamental para profissionais da rea da educao e pessoas que desejam adquirir um melhor repertrio literrio. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Teoria da Literatura, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer com maiores detalhes a evoluo e os conceitos da literatura, atravs da abordagem de temas como a potica clssica, mimeses e diegese, literatura e sociedade, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Regina Zilberman Ps-Doutora na Brown University, Estados Unidos; Doutora em Romanstica pela Universidade de Heidelberg, Alemanha; Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Faculdade PortoAlegrense de Educao, Cincias e Letras

Catlogo de Cursos
Letras
Contedo
:: Literatura e crtica literria :: O valor na literatura :: O panorama da crtica literria no tempo :: Os perodos literrios e a crtica biogrfica :: Determinismo e Formalismo :: A crtica estilstica e a nova crtica :: As teorias estruturalistas :: Sociologia da literatura :: A esttica da recepo :: A psicanlise na literatura :: Literatura comparada :: Principais correntes da crtica contempornea

Curso
TEORIA DA LITERATURA III

Objetivo
Conhecer a histria da literatura mundial fundamental para profissionais da rea da educao e pessoas que desejam adquirir um melhor repertrio literrio. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Teoria da Literatura III, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer com maiores detalhes a evoluo e os conceitos da literatura, atravs da abordagem de temas como a crtica literria, as teorias estruturalistas, a literatura comparada, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Silvana Oliveira Doutora em Teoria e Histria Literria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Logstica

da abordagem de temas como a logstica reversa, o canal de distribuio, a logstica interna, entre outros assuntos relevantes.

Contedo
:: Logstica: histrico, conceito e importncia :: Viso sistmica e gerenciamento integrado da cadeia logstica :: Logstica de suprimento :: Logstica interna Imagem da videoaula :: Logstica de distribuio :: Canal de distribuio: uma viso prtica :: Logstica reversa :: Logstica e sistemas de informao :: Aspectos tericos da avaliao de desempenho da cadeia logstica :: Metodologia para avaliao de desempenho logstico

Disciplina
A GESTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Objetivo
A idealizao e a gesto da cadeia de suprimentos so fatores muito importantes para a implementao de uma ao em uma empresa, contribuindo tanto na obteno de um material quanto na contratao de um servio. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto da Cadeia de Suprimentos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logstica, atravs da abordagem de temas como a logstica reversa, o canal de distribuio, a logstica interna, entre outros assuntos relevantes. A idealizao e a gesto da cadeia de suprimentos so fatores muito importantes para a implementao de uma ao em uma empresa, contribuindo tanto na obteno de um material quanto na contratao de um servio. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto da Cadeia de Suprimentos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logstica, atravs

Autor
Antonio de Pdua Salmeron Ayres Doutor e Mestre em Engenharia de Produo. Ps-graduado lato sensu em Economia de Empresas. Graduado em Administrao.

53

Logstica

Contedo
:: Tecnologia logstica :: Logstica de suprimento, de produo e de distribuio e componentes do sistema logstico :: Sistemas de Informao e Tecnologia da Informao na logstica :: Processamento de pedidos :: Nvel de servio ao cliente Imagem da videoaula :: Estoques :: Administrao do transporte :: Armazenagem :: Manuseio e movimentao de materiais :: Logstica reversa

Disciplina
GESTO DE ESTOQUES E OPERAES INDUSTRIAIS

Objetivo
A boa estocagem de materiais em uma organizao fundamental para a qualificao da logstica e das operaes industriais, colaborando com a agilidade dos servios prestados. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Estoques e Operaes Industriais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logstica, atravs da abordagem de temas como a tecnologia logstica, a administrao do transporte, os sistemas de informao na logstica, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Hlio Flvio Vieira Doutor em Engenharia de Produo na rea de Logstica e Transporte - UFSC; Mestre em Engenharia de Produo na rea de Logstica e Transporte - UFSC; Graduado em Engenharia Civil - FURG.

53_

Logstica

Contedo
::Entendendo a logstica ::O sistema logstico ::Gesto da cadeia de suprimentos ::Logstica interna e externa ::A logstica do futuro

Disciplina
LOGSTICA EMPRESARIAL

Autor

Imagem da Videoaula

Objetivo
O departamento de logstica fundamental para empresas de diversos ramos, sempre buscando e eficincia na distribuio e contenso de custos. Mas afinal, o que logstica? Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Logstica Empresarial, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender quais so as funes do setor de logstica de uma organizao, atravs da abordagem de temas como o sistema logstico, a cadeia de suprimentos, a logstica interna e externa, entre outros assuntos relevantes.

Luz Selene Buller Especialista em Gesto e Estratgia de Empresas - Unicamp; Graduada em Engenharia de Alimentos - Unicamp.

Logstica

Contedo
:: Organizao da logstica na empresa :: Supply Chain Management (SCM): Gesto da Cadeia de Suprimentos :: Canais de distribuio :: Compras :: Armazenagem :: Transportes :: Suprimentos :: Distribuio :: Operadores logsticos :: Logstica reversa

Disciplina
LOGSTICA: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

Objetivo

Autor
Kleber dos Santos Fernandes Ps-graduando em Docncia no Ensino Superior pela Universidade Cidade de So Paulo (UNICID-SP). Especialista em Varejo e Logstica na Youngstown State University (YSU) Williamson College of Business Administration nos Estados Unidos. Especialista em Supply Chain Management pela American Production & Inventory Control Society (APICS) Associao para Educao em Administrao Empresarial (ABAI). Especialista em Logstica e Supply Chain pela Faculdades Metropolitanas Unidas Uni-FMU. Graduado em Farmcia Industrial pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

54

Os estudos em logstica so de fundamental importncia na atual realidade da globalizao, contribuindo na busca pela reduo de custos e agilidade dos servios. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Logstica Fundamentos e Processos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer melhor como funcionam os fundamentos e processos na logstica de uma empresa, atravs da abordagem de temas como a armazenagem, os operadores logsticos, a logstica do futuro, entre outros assuntos relevantes.

Logstica

Contedo
::Administrao de Produo e Operaes ::Projeto em Gesto da Produo em Produtos e Servios ::Projeto da Rede de Operaes Produtivas ::Gesto de Estoques ::Gesto da Qualidade ::Gesto da Capacidade ::Gesto de Compras e Terceirizao ::Caractersticas das Operaes em Logstica ::Integrao das Operaes Logsticas ::Recursos Logsticos ::Gesto da Logstica Empresarial ::Logstica Reversa

Disciplina
GESTO DE LOGSTICA E OPERAES

Objetivo
Uma boa gesto de estoque em uma organizao fundamental para a qualificao das operaes de logstica, colaborando com a agilidade dos servios prestados. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Logstica e Operaes, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logstica, atravs da abordagem de temas como a gesto da qualidade, os recursos logsticos, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Antnio de Pdua Salmeron Ayres Mestre e Doutor em Engenharia de Produo e graduado em Administrao, com ps-graduao lato sensu em Economia de Empresas. Acumula mais de 30 anos em gesto empresarial.

Catlogo de Cursos
Logstica
Contedo
:: Elementos de inovao tecnolgica e de logstica empresarial :: Inovao tecnolgica na logstica de suprimentos :: Inovao tecnolgica na logstica industrial :: Inovao tecnolgica na distribuio fsica de produtos :: A inovao tecnolgica nos aspectos ambientais da cadeia logstica

Autor Curso
GESTO DE TECNOLOGIA E INOVAO NA LOGSTICA Carlos Taboada Doutor pela Universidade Tcnica de Dresden Alemanha; Graduado em Engenharia Industrial pela Universidade de Havana Cuba.

Objetivo
Assim como na grande maioria dos setores de uma empresa, a logstica tambm est em constante inovao de suas tecnologias, e fundamental estar por dentro dessa modernizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Tecnologia e Inovao na Logstica, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logstica, atravs da abordagem de temas como a inovao tecnolgica na logstica de suprimentos, na distribuio fsica dos produtos, entre outros assuntos relevantes.

Logstica

Contedo
:: Venda X Produo: a funo produo e seu conceito :: Controle, custo e dimensionamento dos estoques :: Sistemas e processos de produo :: Produo enxuta e controle de qualidade :: Limites verticais da empresa e arranjo fsico

Autor Curso
GESTO DE PRODUO E OPERAES Joo Paulo Lara de Siqueira Doutor em Administrao - USP; Mestre em Administrao - USP; Graduado em Engenharia Civil - Escola de Engenharia Mau.

Objetivo
Uma boa gesto de produo em uma organizao fundamental para estabelecer o controle nos processos de produo e dimensionamento dos estoques. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Produo e Operaes, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em logstica, atravs da abordagem de temas como a produo enxuta, o inventrio de estoques, os limites verticais da empresa, entre outros assuntos relevantes.

55

Marketing

Contedo
Premissas e perspectivas a respeito do consumidor :: Processo de deciso do consumidor :: Influncias sociais no comportamento do consumidor :: Influncias pessoais no comportamento do consumidor :: Tipos de tomada de deciso do consumidor Imagem da Videoaula :: Marketing de relacionamento: conceitos, tipos e caractersticas :: Planejamento do relacionamento: aplicaes estratgicas e tticas :: Administrao da fidelidade :: Requisitos de desempenho do relacionamento :: Preparao e desenvolvimento de equipe no atendimento ao cliente

Curso
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E MARKETING DE RELACIONAMENTO

Objetivo
Todo o profissional envolvido no marketing de uma organizao precisa estar atento ao comportamento do consumidor, em busca de informaes que podero facilitar nas tomadas de deciso e estratgias. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja estabelecer um relacionamento com o seu consumidor, atravs da abordagem de temas como a administrao da fidelidade, o planejamento do relacionamento, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Fabiano Larentis

55_

Marketing

Contedo
:: Fundamentos e Prticas de Marketing Estratgico; :: Segmentao e Posicionamento de Mercado; :: Ambiente e Processo do Planejamento Estratgico; :: Objetivos e Modelos Estratgicos; :: Implementao, Controles e Planos de Marketing.

Curso
ESTRATGIA DE MARKETING

Imagem da Videoaula

Objetivo
Em uma organizao, as estratgias de marketing devem ser planejadas de maneira eficiente e precisam ser elaboradas por pessoas capacitadas, pois devem acompanhar as atualizaes do mercado. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Estratgia de Marketing, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender como se desenvolve o planejamento de marketing de uma empresa, atravs da abordagem de temas como a segmentao de mercado, o conceito de marketing, o posicionamento de mercado, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Mrcio Roberto Camarotto Doutorando em Cincias Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC SP). Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Mackenzie. Especializao em Didtica do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Administrao de Empresas pela Fundao Armando lvares Penteado (FAAP). Atua como consultor e professor universitrio em cursos de Graduao e Ps-Graduao em diversas instituies, dentre elas: Unicid, Mackenzie, FMU, UniSal, IMES. um dos coordenadores do curso de MBA em Gesto Empresarial da UNICID. Atua em cursos In company pelo SENAC-SP.

Marketing

Contedo
:: Marketing: fundamentos e conceitos bsicos :: Princpios do planejamento estratgico empresarial e de marketing :: Composto mercadolgico: produto, preo, praa e promoo :: Gesto de distribuio: canais de marketing e distribuio fsica :: Composto promocional :: Relaes Pblicas :: Mercados organizacionais :: Segmentao de mercado :: Administrao de produtos e marcas :: Elementos de um plano de marketing

Curso
MARKETING: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

Objetivo

56

O departamento de marketing um dos mais importantes dentro de uma organizao, pois realiza a segmentao de mercado e elabora as estratgias que sero utilizadas para a divulgao de uma marca. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Marketing: Fundamentos e Processos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos no planejamento de marketing de uma empresa, atravs da abordagem de temas como o conceito de marketing, as relaes pblicas, os 4Ps, os fundamentos de marketing, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Juarez Tadeu de Paula Xavier Doutorado em Cincias da Comunicao - USP; Mestrado em Cincias da Comunicao - USP; Graduao em Comunicao Social Jornalismo - PUC/SP.

Marketing

Contedo
:: Propaganda e publicidade :: O mundo da publicidade :: Agncia de publicidade :: Atividades e produtos da publicidade e propaganda :: O futuro da comunicao mercadolgica

Autor Curso
PUBLICIDADE E PROPAGANDA Mrcio Carbaca Gonalez Ps-Graduando em Docncia no Ensino Superior, na Universidade Cidade de So Paulo (UNICID); Graduado em Comunicao Social Habilitao em Publicidade e Propaganda pela Universidade Cidade de S. Paulo (UNICID).

Objetivo
constante evoluo, graas s interminveis invenes do homem para divulgar produtos e servios. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Publicidade e Propaganda, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer melhor o mundo da propaganda, atravs da abordagem de temas como o futuro da comunicao, a agncia de publicidade, mercadologia, entre outros assuntos relevantes.

Catlogo de Cursos
Marketing
Contedo
:: O cenrio de Marketing :: Definio e papel do Marketing :: Gerao de valor e orientao a mercado :: Ameaas, oportunidades e foras competitivas :: Estrutura e ciclo de vida :: Segmentao e posicionamento :: Marketing mix :: Comportamento do consumidor :: Ferramentas de comunicao :: Relacionamento :: Concorrncia e competitividade :: Planejamento Estratgico e a Gesto de Marketing

Curso
GESTO DE MARKETING

Objetivo
Com o aumento da concorrncia, as empresas tm elaborado um planejamento estratgico cada vez mais criativo para atrair o consumidor final. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Marketing, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender como o marketing pode ser utilizado na gesto de uma empresa, atravs da abordagem de temas como a definio de marketing, as ferramentas de comunicao, o comportamento do consumidor, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Marcelo Piragibe Santiago Doutor em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mestre em Administrao/Gesto Empresarial pela Fundao Getlio Vargas (FGV-RJ); Especialita em Marketing. Mario Eduardo Gomes da Cunha MBA em Marketing pelo IBMEC Business School; Especialista em Comrcio Exterior pela Fundao Getlio Vargas; Graduado em Administrao de Empresas pela Mackenzie.

Marketing

Contedo
:: Tendncias do turismo e a misso do marketing :: Desafios do marketing e o novo comportamento do turista :: Por que as pessoas viajam? :: O que turismo e quais seus tipos mais comuns? :: Definies bsicas e processo do marketing :: Marketing de servios: particularidades do turismo :: Segmentao do mercado-alvo :: Ambiente de marketing aplicado ao turismo :: Os processos de precificao no turismo :: Canais de distribuio :: Promoo: imagem, voz e acstica do negcio :: Composto de marketing e sua aplicao no turismo :: Posicionamento: uma vantagem competitiva :: Planejamento estratgico no turismo :: O caso Bahia: um exemplo de sucesso no turismo :: Os principais pontos do marketing no turismo

Curso
MARKETING DE SERVIOS

Objetivo
Os servios de marketing tm diversas frentes de atuao, e uma das mais importantes o marketing turstico. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Marketing de Servios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender o que turismo e de que maneira o marketing pode atuar em um ramo que atende um pblico to exigente, atravs da abordagem de temas como os principais pontos do marketing no turismo, o case da Bahia, as tendncias do turismo, entre outros assuntos relevantes.

57

Autor
Ana Maria Donato

Marketing

Contedo
Tcnicas de Negociao :: Tcnicas de negociao e vendas: conceitos introdutrios :: A atividade comercial e o profissional de vendas :: Vendas e marketing :: O cliente e a rea comercial :: Comunicao e vendas :: Fases de venda e suas tcnicas :: Planejamento e previso em vendas :: Organizao da fora de vendas :: Preparao e liderana das equipes de vendas :: Remunerao e controle da fora de vendas Gesto Comercial :: Gesto comercial empreendedora :: Estrutura da atividade comercial :: Estratgia e planejamento de marketing :: Conceitos de comercializao :: Planejamento do composto de marketing: 4 Ps (Marketing - Mix) :: Planejamento de vendas ou plano de ao de vendas

Curso
Marketing em Vendas

Objetivo
Todo profissional que trabalha com vendas precisa adquirir tcnicas de negociao para que o seu desempenho seja o melhor possvel. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Marketing em Vendas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja melhorar suas tcnicas de vendas, atravs da abordagem de temas como a fora das vendas, as fases da venda, o planejamento e a previso em vendas, entre outros assuntos.

Autor
Fabiano Larentis Marcos Antnio Queiroz

57_

Pedagogia

Contedo
:: O Trabalho e o Compromisso da Educao :: As Mudanas no Mundo do Trabalho, a Gesto Democrtica da Educao e a Funo Social da Escola :: A Gesto da Educao como Realidade Poltica: Poltica Educacional e a Formao para a Cidadania :: Polticas Pblicas e Projeto Pedaggico Imagem da Videoaula :: Gesto da Educao e as Polticas de Formao de Profissionais da Educao :: A Administrao da Escola :: Projeto Pedaggico: a Autonomia Coletivamente Construda na Escola :: Participao e Gesto Democrtica Escolar :: Modalidade de Participao da Comunidade Escolar :: Planejamento e Avaliao Educacional na Contemporaneidade

Curso
GESTO E ORGANIZAO ESCOLAR

Objetivo
Atualmente, muito importante as instituies de ensino adquirirem uma organizao e um projeto poltico pedaggico de qualidade, visando atingir a maior excelncia no sistema de ensino. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto e Organizao Escolar, que abrir novos horizontes profissionais da educao que desejam desenvolver um trabalho educacional qualificado em escolas e universidades, atravs da abordagem de temas como a gesto democrtica escolar, a formao para a cidadania, a avaliao educacional, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Naura Syria Carapeto Ferreira - Doutora em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP); - Mestre em Educao pela Universidade Federal do Paran (UFPR); - Graduada em Pedagogia pela Universidade Catlica de Pelotas (Ucpel).

Pedagogia
Contedo
::O Jogo e a aprendizagem ::Lazer e Recreao ::Os tipos de Jogos ::Criatividade ::Criatividade: a misso possvel ::O brincar de ontem e de hoje ::Jogos de msica, teatro e dana ::Avaliao nas Atividade Ldicas e Recreativas

Curso
JOGOS, RECREAO E LAZER

Autor

Imagem da Videoaula

Objetivo

58

Os jogos na aprendizagem infantil fazem parte de uma evoluo natural de qualquer criana, pois ela adquire condies e capacidade de interagir com outras crianas e a possibilidade de conviver com outros grupos alm do familiar. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Jogos, Recreao e Lazer, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprender tipos de jogos e novas maneiras de promover a motivao, participao e interao entre os alunos e o conhecimento, atravs da abordagem de temas como a criatividade, os jogos de msica, teatro e dana, entre outros assuntos relevantes.

Max Gunther Haetinger - Doutorando em Informtica na Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); - Mestre em Jogos Criativos Aplicados em Modelagens e Aprendizagem Distncia na American World University (AWU) - Estados Unidos; - Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cndido Mendes (UCAM); - Especialista em Informtica na Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); - Graduado em Educao Fsica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pedagogia

Contedo
::Um Pouco Mais Sobre a Psicopedagogia ::A Viso Sistmica e a Psicopedagogia ::A Psicopedagogia Atuando no mbito da Instituio ::A Escola Enquanto Instituio ::A Interveno Psicopedaggica na Instituio Educacional ::O Diagnstico Psicopedaggico: Matriz Imagem da Videoaula Diagnstica ::O Diagnstico Psicopedaggico: Instrumentos e Tcnicas ::Mudanas na Ao Educativa: do Ensinar para o Aprender ::Contribuies da Psicopedagogia na Relao Famlia e Escola ::Um Olhar Psicopedaggico sobre as Dificuldades de Aprendizagem ::A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuies para a Psicopedagogia ::Contribuies da Psicopedagogia: Princpios para Trabalhar com Grupos na Escola ::Contribuies da Psicopedagogia no Uso do Ldico ::Contribuies da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos ::Caixa de Trabalho: Uma Contribuio da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula

Curso
INTERVENO PSICOPEDAGGICA NA ESCOLA

Objetivo
Os problemas de aprendizagem esto muito presentes nas escolas. Com isso, muito importante o trabalho em sala de aula e o acompanhamento do psicopedagogo na orientao dos alunos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Interveno Psicopedaggica na Escola, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver diferentes tcnicas para auxiliar alunos com dificuldade no aprendizado dentro das escolas, atravs da abordagem de temas como a aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia, a matriz diagnstica, as mudanas na ao educativa, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Mari Angela Calderari Oliveira

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: Fundamentos do Desenvolvimento da Criana nos Primeiros Anos de Vida :: Alimentao da Criana :: A Importncia da Relao Materno-Infantil na Alimentao :: Anemia Ferropriva :: Controle do Esfncter :: O Sono e a Criana :: A Importncia da Higiene

Curso
ATENO SADE INFANTIL

Autor
Marisa Laporta Chudo Mestre em Educao em Cincias da Sade pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp); Especialista em Anlises Clnicas pela Universidade So Judas Tadeu (SP); Graduada em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (SP); Atualmente ministra aulas no Ensino Superior.

Objetivo
A sade infantil, assim como a alimentao das crianas, merece uma ateno especial, para que o crescimento seja o mais saudvel possvel. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Ateno Sade Infantil, que abrir novos horizontes profissionais para quem lida com crianas de diversas idades e deseja adquirir tcnicas necessrias para um crescimento saudvel, atravs da abordagem de temas como o sono e a criana, a anemia ferropriva, a importncia da higiene, entre outros assuntos relevantes.

Pedagogia
Contedo
:: Educao Superior e Avaliao Institucional :: Avaliao Institucional :: Procedimentos da Avaliao luz do SINAES :: Avaliao Institucional: necessidade contempornea :: Roteiro para processo de Avaliao Institucional de acordo com SINAES :: Avaliao Institucional e Projeto Pedaggico

Autor Curso
AVALIAO INSTITUCIONAL Raquel Cristina Ferraroni Sanches Possui Doutorado em Educao pela UNESP (2007); Mestrado em Educao pela UNESP (1998); Graduao em Pedagogia pela UNESP (1992); Atualmente Coordenadora da Seo de Avaliao Institucional da Fundao de Ensino Eurpides Soares da Rocha; Coordenadora Pedaggica e Pr-reitora de Graduao do Centro Universitrio Eurpides de Marlia - UNIVEM; Tem experincia na rea de gesto com nfase em Avaliao da Aprendizagem e educao de adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensinoaprendizagem, Avaliao Institucional, Projeto Pedaggico, qualidade, contedos, institucional, CPA e Sinaes.

Objetivo
Manter a qualidade de uma instituio de ensino fundamental para sustentar a credibilidade perante os alunos e as demais pessoas que podem desejar estudar na instituio futuramente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Avaliao Institucional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender de que forma as instituies de ensino so avaliadas, atravs da abordagem de temas como o roteiro para o processo da avaliao institucional, o projeto pedaggico, entre outros assuntos relevantes.

59

Pedagogia

Contedo
:: Fundao O Boticrio :: SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educao Ambiental :: Projeto Baleia Franca :: APREMAVI :: Parque Nacional do Iguau :: Caf com Floresta :: Faber-Castell :: Instituto Rom :: Volta Velha :: Arara-Azul

Curso
CASOS DE SUCESSO NA EDUCAO AMBIENTAL

Objetivo
Atualmente, a responsabilidade social e a preocupao com o meio ambiente tm grande importncia nas empresas, resultando em diversos casos de sucesso. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Casos de Sucesso na Educao ambiental, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja implementar idias de ao ambiental em uma organizao, atravs do estudo de casos como o da Fundao O Boticrio, o do Parque Nacional do Iguau, entre outros.

Autor
Rebeca de Mattos Daminelli Mestre em Educao; Graduada em Biologia pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Sandro Menezes Silva Doutor e Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade de Campinas (UNICAMP); Graduado em Cincias Biolgicas pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

59_

Pedagogia

Contedo
:: A Arte no cotidiano e sua importncia no processo educativo :: A Arte e a vivncia de conceitos ticos :: A criatividade, a imaginao e a fantasia da criana :: A Arte como percepo, expresso e representao da realidade :: A Arte: exprimir, fazer ou conhecer? :: A Arte como construo individual e conjunta :: Arte, comunicao e espaos scio-culturais :: O Ldico na sala de aula e a escolha dos contedos em Arte :: Multiculturais: Arte e Histria :: Arte na Mdia e na Escola

Curso
ENSINO DE ARTES

Objetivo
Para ensinar a histria da arte fundamental o profissional adquirir uma desenvoltura para atrair a ateno dos alunos em um tema to vasto e envolvente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Ensino de Artes, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em artes, atravs da abordagem de temas como a arte na mdia, o ldico na sala de aula, a arte na educao, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Elisabeth Seraphim Prosser - Mestre em Educao pela PUCPR, na linha de pesquisa de Filosofia e Histria da Educao; - Especialista em Histria da Arte, Msica; - Professora de Histria da Arte e Esttica da Escola e Msica e Belas Artes do Paran (UNESPAR). Arte educadora; - Autora de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Pedagogia
Contedo
::A gesto da educao :: O gestor escolar :: Pensar e construir uma escola :: Organizando e estruturando a escola :: Planejamento e avaliao institucionais

Autor Curso
GESTO ESCOLAR Maria Cristina Lobo - Mestre em Educao, na rea de Gesto da Educao pela PUCPR; - Especialista em Tecnologia de Projetos Educacionais pela UFPR; - Graduada em Pedagogia com habilitao em Administrao Escolar.

Objetivo

60

Na rea educacional muito importante desenvolver um timo planejamento institucional, para que a execuo dos trabalhos seja de qualidade. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto Escolar, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar na gesto da educao em colgios e universidades, atravs da abordagem de temas como a avaliao institucional, o planejamento de uma escola, entre outros assuntos relevantes.

Pedagogia
Contedo
:: Leitura, Literatura e Aprendizagem :: A Concepo Escolar da Leitura :: O Professor-Leitor :: A Formao do Leitor :: A Construo do Sentido do Texto :: Leitura e Responsabilidade Social :: A Contao de Histrias :: A Tipologia Textual :: O Jornal em Sala de Aula :: Histria da Literatura Infantil :: A Literatura Infantil no Brasil :: Poesia e Msica :: Tipologia dos Textos Literrios: As Narrativas de Tradio :: Contos de Encantamento :: Outras Formas Narrativas ::Projetos de Leitura na Escola ::A Biblioteca Escolar ::A Avaliao dos Projetos de Formao de Leitores

Curso
LITERATURA INFANTIL

Objetivo
Contar histrias, assim como ouvi-las, uma experincia humana insubstituvel. Para isso, o exerccio de formao do leitor fundamental desde a infncia. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Literatura Infantil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver diferentes tcnicas para estimular crianas a exercitar a leitura a partir da alfabetizao, atravs da abordagem de temas como o sentido do texto, as formas narrativas, a contao de histrias, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online voc pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocao profissional em pouco tempo.

Autor
Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de So Paulo; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de So Paulo; Professora Snior da Universidade Federal do Paran (UFPR); Parecerista de revistas especializadas e consultora na rea de literatura infantil; Palestrante e professora de cursos de educao continuada; Membro do Comit de editorao da Secretaria de Cultura do Estado do Paran; Membro da Ctedra UNESCO de Leitura PUC Rio.

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
::Educao a distncia: um panorama :: EAD: opinies, resistncias e expectativas :: Tipologia de projetos em educao aberta e a distncia :: Como se faz EAD: mdias instrucionais :: EAD e mdias audiovisuais :: EAD e mdias digitais :: EAD e mdias interativas :: EAD: formas hbridas :: EAD: desafios e oportunidades :: EAD: cenrios, tendncias e perspectivas

Curso
CENRIOS E MODALIDADES DE EAD

Objetivo
Atualmente, a educao a distncia vem sendo muito utilizada por grandes instituies de ensino, e vo desde ensino fundamental Ps graduao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Cenrios e Modalidades de EAD, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer ou implementar a educao a distncia em alguma instituio, atravs da abordagem de temas como EAD e as mdias audiovisuais, projetos em educao aberta, mdias interativas, entre outros assuntos relevantes. .

Autor
Antonio Simo Neto - Doutor em Educao

Pedagogia

Contedo
:: A natureza e o fenmeno humano :: Natureza x Cultura :: O homem e suas bases existenciais :: O homem e seu desenvolvimento :: A sociedade humana :: O homem contemporneo

Curso
CONHECIMENTO DO HOMEM, DA NATUREZA E DA SOCIEDADE

Autor
Adilon Roble - Doutor e Mestre em Educao pela Faculdade de Educao da Unicamp; - Graduado em Filosofia pela Pontifcia Universidade Catlica; - membro pesquisador do Violar grupo de estudos sobre o imaginrio, prticas culturais, violncia e educao da Unicamp.

Objetivo
O homem, a sociedade e a natureza so os trs grandes pilares fundamentais de reflexo da nossa existncia e, com eles, o ser humano busca conviver de maneira harmnica e equilibrada. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Conhecimento do Homem e da Sociedade, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir sobre o fenmeno humano, a natureza e a sociedade, atravs da abordagem de temas como o homem contemporneo, a relao da natureza com a cultura, entre outros assuntos relevantes.

61

Pedagogia
Contedo
:: Elementos exigidos no processo de criao de um negcio :: Mtodos para gerao de ideias :: Frmulas para identificar oportunidades :: Outras Frmulas para identificar oportunidades :: Fatores a serem considerados na escolha do negcio :: Outros Fatores a serem considerados na escolha do negcio :: Processo de verificao ambiental :: Anlise do Mercado :: Precaues necessrias :: Identificando o interesse por um setor de negcio :: O Cliente :: Trabalhando os riscos do negcio

Curso
DEFINIES DE NEGCIOS

Objetivo
Um grande negcio aquele que surge de uma grande idia ou da identificao das oportunidades que o mercado oferece, juntamente com um bom planejamento e a competncia de seus colaboradores. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Definio de Negcios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver idias para planejar um negcio, atravs da abordagem de temas como a anlise de mercado, o processo de verificao ambiental, o cliente, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ewerton Taveira Cangussu - Especialista em metodologia da Ao Docente e em Gerncia de Servios de Sade Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); - Cirurgio-dentista. Tatiana Jordo Maia Cangussu - Mestre em Administrao; - Especialista em Administrao de Marketing e Propaganda; - Graduada em Administrao pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

61_

Pedagogia

Contedo
::Docncia no Ensino Superior ::Universidades e Faculdades; os locais de trabalho ::A Educao como Fundamento da Ao Educativa ::Prtica educativa, Pedagogia e Didtica ::Ensinar e aprender: a construo do conhecimento ::Planejamento da ao didtica: uma prtica em questo ::Planejamento de ensino numa perspectiva crtica ::Objetivos, contedos e metodologias ::Repensando a aula universitria no dia-a-dia ::Avaliar no o que muita gente pensa

Curso
DIDTICA DO ENSINO SUPERIOR

Objetivo
Para lecionar no ensino superior, fundamental o profissional adquirir uma grande experincia e preparao para poder educar nas melhores faculdades e universidades. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Didtica do Ensino Superior, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades para dar aula universitria, atravs da abordagem de temas como a ao educativa, o planejamento de ensino, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Jane Rangel Alves Barbosa Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educao pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Especialista em Administrao Escolar, Superviso Escolar, didtica no Ensino Superior e Orientao Educacional pela Faculdade Somley no Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Orientao Educacional pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Nova Iguau.

Pedagogia

Contedo
::Aprendizagem e dificuldades ::Fracasso escolar: a dimenso do ensino ::O crebro e sua relao com a aprendizagem ::Distrbios da linguagem: leitura e escrita ::Bases psicomotoras da aprendizagem e seus distrbios ::Fatores comportamentais e dificuldades escolares

Autor Curso
DIMENSES DA NO-APRENDIZAGEM Vnia Aparecida Marques Leite Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia da Educao pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). Professora do curso de Graduao em Pedagogia na Universidade Cidade de So Paulo e em cursos de especializao lato sensu em Psicopedagogia.

Objetivo

62

As dificuldades de aprendizagem so vistas muitas vezes no ramo da educao e para diagnosticar os motivos so necessrias pessoas capacitadas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Dimenses da No-aprendizagem, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir sobre os motivos do fracasso escolar, atravs da abordagem de temas como a psiconeurolgica, as bases psicomotoras, os distrbios da linguagem, entre outros assuntos relevantes.

Pedagogia
Contedo
:: Didtica: entre saberes e sabores; :: Didtica na educao a distncia: limites e possibilidades; :: Design instrucional: conceitos centrais e fundamentos; :: O design instrucional na EAD; :: Design de atividades de aprendizagem; :: Design instrucional para mdias estticas; :: Design instrucional para mdias audiovisuais; :: Design para mdias audiovisuais em movimento; :: Design para mdias digitais; :: Design instrucional para mdias interativas; :: Tecnologias emergentes e promissoras para a educao; :: Design universal, mdia integrada e design instrucional

Curso
DIDTICA E DESIGN INSTITUCIONAL

Objetivo
Este curso pretende contribuir para a desaprendizagem de algumas certezas que dificultam a construo dos princpios necessrios para que a educaoalie o saber ao sabor.

Autor
Antonio Simo Neto Camile Gonalves Hesketh

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: Didtica:identidade e a contextualizao de sua prtica :: Didtica, identidade e profissionalizao docente :: Tendncias pedaggicas I :: Tendncias pedaggicas II :: Escola-professor: funo social :: Planejamento :: Planejamento II :: Plano de aula e pedagogia de projetos :: Currculo: implicaes didtico-metodolgicos :: Estudos culturais, currculo e Educao :: Projetos de trabalho na Educao Infantil :: Projetos de trabalho nas sries iniciais :: Projetos para sries finais do ensino fundamental :: Projetos para o ensino mdio :: Avaliao: perspectivas atuais :: Parmetros Curriculares Nacionais e temas transversais: tecendo fios :: Tecnologias da informao e prticas educativas

Curso
DIDTICA ORGANIZAO DO TRABALHO PEDAGGICO

Objetivo
Para adquirir um bom trabalho pedaggico, o profissional deve realizar um plano de aula eficiente e ficar atento s tendncias pedaggicas que se modernizam a cada dia. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Didtica Organizao do Trabalho Pedaggico, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades pedaggicas para atuar na rea da educao, atravs da abordagem de temas como a prtica educativa, o plano de aula e pedagogia de projetos, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ana Claudia Urban Christiane Martinatti Maia

Pedagogia

Contedo
:: Origens do Direito Educacional Brasileiro :: As Leis Educacionais em mbito Nacional :: Os Diferentes mbitos da Legislao Educacional :: O Estatuto da Criana e do Adolescente :: A Educao Bsica na Nova LDB :: A Formao e a Carreira Docente na Legislao :: A Proposta Pedaggica na Educao Infantil e Ensino Fundamental :: Ensino Mdio e Educao Profissional :: Avaliao na Escola e da Escola :: O Regimento Escolar :: Polticas de Currculo e Legislao :: O Plano Nacional de Educao (PNE)

Curso
DIREITO APLICADO EDUCAO

Objetivo
Todo profissional que atua no ensino deve estar por dentro da legislao educacional e o regimento escolar, para levar uma aula qualificada e completa aos alunos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Direito Aplicado Educao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em direito educacional brasileiro, atravs da abordagem de temas como as leis educacionais, os diferentes mbitos da legislao educacional, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Tefilo Bacha Filho Leila de Almeida de Locco

63

Pedagogia
Contedo
:: Introduo ao conceito de sociedade e de vida coletiva :: Escola e pensamento social :: Teorias educacionais, sociedade e escola :: O conhecimento e suas relaes sociais :: Educao e temas sociais contemporneos :: A escola e seu entorno :: Violncia e educao :: Indisciplina e educao

Curso
ESCOLA E SOCIEDADE

Autor
Odilon Roble - Doutor em Educao pela Faculdade de Educao da Unicamp; - Mestre em Educao pela Faculdade de Educao da Unicamp; - Bacharel em Filosofia pela Pontifcia Universidade Catlica.

Objetivo
A escola tem um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Ela estimula a vida coletiva e o pensamento social dos cidados. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Escola e Sociedade, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na influncia da escola para o crescimento do individuo, atravs da abordagem de temas como as relaes sociais, a indisciplina e a educao, entre outros assuntos relevantes.

63_

Pedagogia

Contedo
:: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: :: Fundamentos e mtodos de estudo da economia da educao As Relaes entre a Economia no Escravismo e a Educao Economia e educao no feudalismo Economia e produo na baixa idade mdia O Capitalismo e a Incorporao da Cincia aos Processos Produtivos O Fordismo Keynesiano O Fordismo Keynesiano e a Educao A Teoria do Desenvolvimento A Teoria do Capital Humano O Toyotismo e suas Consequncias sobre a Formao da Mo-de-Obra O Toyotismo: qualificao ou competncia? As Recomendaes das Agncias Financeiras Multilaterais para a Educao A Situao Fiscal do Estado Brasileiro, a Reestruturao Produtiva e a Educao A Educao no Brasil nos Anos 90 O Modelo de Gesto Empresarial na Educao: a escola vista como uma empresa

Curso
FUNDAMENTOS ECONMICOS DA EDUCAO

Objetivo
O desenvolvimento econmico colabora muito para o crescimento da educao, e muito importante estar por dentro de quais so essas influencias. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Econmicos da Educao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir sobre as relaes entre a economia e a educao, atravs da abordagem de temas como os processos produtivos, a teoria do desenvolvimento, o Fordismo Keynesiano, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Marcos Antnio de Oliveira Srgio Aguilar Silva

Pedagogia

Curso
FUNDAMENTOS FILOSFICOS DA EDUCAO

Objetivo

64

A introduo da filosofia na educao muito importante para desenvolver a reflexo dos alunos dentro e fora do ambiente escolar. Mas afinal, o que filosofia? Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Filosficos da Educao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer e entender as influncias da filosofia na educao, atravs da abordagem de temas como a dialtica idealista, o positivismo, a dialtica materialista, entre outros assuntos relevantes.

::Plato e o Nascimento da Razo Ocidental ::Aristteles e a Filosofia como Totalidade do saber ::De Aristteles Renascena ::Espinosa, Uma Filosofia da Liberdade ::O Iluminismo e o Sculo das Luzes ::Immanuel Kant e o Idealismo Alemo ::A Dialtica Idealista e Materialista ::Schopenhauer: o mundo como representao ::O Positivismo e o desenvolvimento da Cincia ::Nietzsche Educador ::A Escola de Frankfurt ::Pragmatismo e Existencialismo ::A Filosofia da Educao ::tica e Educao ::Filosofia e Formao Humana na Escola ::O processo de Filosofar na Educao Infantil

Autor
Ivo Jose Triches Cludio Joaquim Rezende Luciano D. da Silva Natalina Triches Wanderley Machado

Contedo
::Convite Filosofia ::Scrates e o Nascimento Moral Ocidental

Pedagogia
Contedo
:: Educao de Jovens e Adultos :: A EJA e a Educao Popular, uma Conexo Necessria :: Introduo ao Pensamento de Paulo Freire :: Pontos Fundamentais na Organizao de uma Escola para Adultos :: Uma Possvel Organizao de uma Escola para Adultos :: Uma Possvel Organizao Curricular para a Educao de Jovens e Adultos I :: Uma Possvel Organizao Curricular para a Educao de Jovens e Adultos II :: O Planejamento Pedaggico na Educao de Jovens e Adultos I :: O Planejamento Pedaggico na Educao de Jovens e Adultos II :: Construo e Preparao das Atividades: Plano de Aula :: Algumas Diferenas e Semelhanas entre Alfabetizar Adultos e Crianas :: Uma Viso Geral sobre Processos e Mtodos de Alfabetizao :: A Educao de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho :: A Avaliao na Educao de Jovens e Adultos :: Fundamentos Metodolgicos em Educao de Jovens e Adultos

Curso
FUNDAMENTOS METODOLGICOS EM EJA I

Objetivo
O projeto EJA a modalidade de ensino direcionada aos nveis fundamental e mdio da educao pblica brasileira e, com um planejamento pedaggico, colabora para que jovens e adultos que no concluram o ensino bsico em idade apropriada possam ter a oportunidade de retomar os estudos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Metodolgicos em EJA I, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer a evoluo do projeto EJA desde a sua criao at os dias atuais, atravs da abordagem de temas como a educao de jovens e adultos, a educao popular, a alfabetizao de adultos, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Luis Oscar Ramos Correa - Mestre em Educao pela UFRGS; - Especialista em Educacao de Adultos pela PUC/RS; - Especialista em Gestao Universitaria pela UFRGS.

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: O Conhecimento :: Cincia: Caractersticas, Classificao e Mtodos :: O Currculo :: Princpios Orientadores do Ensino de Cincias :: Princpios Orientadores do Ensino de Cincias II :: As Concepes Epistemolgicas do Professor :: Introduo aos Parmetros Curriculares Nacionais :: PCN: Cincias Naturais :: PCN e Temas Transversais :: Recursos para as Aulas de Cincias :: Estratgias :: Avaliao do Livro Didtico :: Avaliao da Aprendizagem :: Recursos Alternativos de Avaliao :: Breve Viso Histrica

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS DAS CINCIAS NATURAIS

Objetivo
Para ensinar Cincias Naturais, fundamental o profissional conhecer os fundamentos tericos e adquirir uma desenvoltura para atrair a ateno dos alunos em um tema to vasto e envolvente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos das Cincias Naturais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades para dar aula de cincias, atravs da abordagem de temas como as concepes epistemolgicas, os recursos para as aulas de cincias. O PCN e temas transversais, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Christiane Gioppo Marques Lia Kucera Roseli Machado Vilma Maria Mascarenhas

Pedagogia

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS DO PENSAMENTO MATEMTICO

Objetivo
A matemtica do ensino fundamental determinante para que o aluno adquira aptido na resoluo de problemas matemticos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos do Pensamento Matemtico, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver o conhecimento lgico matemtico e o trabalho de aprender sem medo, atravs da abordagem de temas como o sistema de numerao decimal, o conceito de nmero, as operaes fundamentais, entre outros assuntos relevantes.

:: O desenvolvimento histrico do sistema de numerao decimal; :: Discusso de processos e desenvolvimento histrico de algoritmos de algumas operaes fundamentais; :: Idias das quatro operaes fundamentais; :: Compreenso dos nmeros racionais: fraes; :: Os decimais; :: A Construo do pensamento geomtrico; :: Sentido das medidas; :: rea e permetro; :: O pensamento algbrico; :: Conceitos fundamentais da proporcionalidade; :: Introduo Estatstica; :: Avaliao em Matemtica; :: Aprender sem medo; :: A linguagem matemtica e os (des)encontros com a linguagem cotidiana; :: Os problemas da soluo: dificuldades com a metodologia da resoluo de problemas; :: A geometria plana e a geometria espacial: o que vemos e o que vivemos; :: Por que -1 x -1 = 1?: operaes com os nmeros inteiros.

65

Contedo
:: Resoluo de Problemas; :: A Construo do conceito de nmero; :: Conhecimento lgico-matemtico;

Autor
Magna Natlia Marin Pires Marilda Trecenti Gomes Ana Mrcia Fernandes Tucci de Carvalho

Pedagogia
Contedo
:: Desenvolvimento Histrico do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita :: Alfabetizao ou Letramento? :: A Lingua Escrita na Educao Infantil e nas Sries Iniciais do Ensino Fundamental :: Aprendizado da Lingua Escrita e Desenvolvimento do Pensamento da criana :: Textualidade, Cdigo e Meios de Produo da Escrita :: As Quatro Prticas da Alfabetizao :: Leitura e Interpretao :: A Prtica da Produo de Texto :: Produo de Texto Escrito :: Prtica da Anlise Linguistica :: Prtica da Reescrita do Texto :: Sistematizao para o Domnio do Cdigo :: Procedimentos Pedaggicos para Sistematizao para o Domnio do Cdigo :: Reescrita do texto com o objetivo de sistematizao do domnio do cdigo :: Avaliao em Ensino da Lingua Escrita

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS E METODOLGICOS DA ALFABETIZAO

Objetivo
Para que a alfabetizao de alunos seja eficiente, fundamental o profissional adquirir uma desenvoltura para que o aprendizado se rpido e estimulante. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos e Metodolgicos da Alfabetizao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades para dar aula de alfabetizao com uma metodologia planejada, atravs da abordagem de temas como o letramento, a anlise lingstica, a prtica da produo de texto, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Maria Auxiliadora Cavazotti

65_

Pedagogia
:: A Histria das Creches; :: Organizao do Espao na Educao Infantil; :: Organizao do Espao na Educao Infantil II; :: A Rotina na Educao Infantil; :: Elaborao da Proposta Pedaggica: Diretrizes Curriculares Nacionais; :: Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil; :: O Planejamento das Atividades na Educao Infantil; :: O Trabalho com Projetos; :: A Insero da Criana na Creche; :: Jogos e Brincadeiras; :: A Disciplina na Educao Infantil; :: As Polticas de Formao de Professores para a Educao Infantil; :: A Formao do Professor; :: A Participao da Famlia; :: A Gesto Social; :: Educao de Crianas com Necessidades Especiais; :: Transformao da Prtica Pedaggica.

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS E METODOLGICOS DA EDUCAO INFANTIL

Objetivo
A base do conhecimento de qualquer sociedade est na educao infantil. a partir dessa poca que projetamos a formao de pessoas e o desenvolvimento de uma gesto social. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos e Metodolgicos da Educao Infantil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos na rotina da educao infantil, atravs da abordagem de temas como a prtica pedaggica, os indicadores de qualidade, as diretrizes curriculares nacionais, a organizao do espao na educao infantil, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Mrcia Teixeira Sebastiani Doutora em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com bolsa sanduche na Universit Statale de Milano Milo; Mestre em Educao pela Unicamp; Graduada em pedagogia pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran(PUCPR).

Contedo
:: Condies para a Qualidade; :: Indicadores da Qualidade; :: A Idia de Infncia e a Sua Escola;

Pedagogia

Contedo
:: A cincia da Terra :: A sistematizao do saber geogrfico :: Ser humano: o construtor do espao :: O espao vivido e espao percebido :: O espao representado :: O ensino de Geografia e os Parmetros Curriculares :: O ensino de Geografia e os Temas Transversais :: O eu e o outro :: Explorando o espao da escola :: Conhecendo os lugares :: O trabalho e a organizao do espao :: A natureza e suas dinmicas :: O campo e a cidade :: As atividades produtivas :: A cultura e os grupos sociais :: O espao geogrfico brasileiro :: O espao geogrfico mundial

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS E PRTICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA

66 Objetivo Para que o ensino da Geografia seja eficiente, fundamental o profissional adquirir
uma desenvoltura para que o aprendizado se rpido e estimulante. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos e Prticos do Ensino de Geografia, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades para dar aula de geografia com qualidade e planejamento, atravs da abordagem de temas como o saber geogrfico, a organizao do espao, a cincia da terra, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Paulo Csar Medeiros Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

Pedagogia
Contedo
:: O estudo das Cincias Humanas: Histria e Geografia :: Histria para a Educao Infantil I :: Histria para a Educao Infantil II :: O estudo da Histria no 1 e 2 ciclos do Ensino Fundamental :: A Histria e as prospostas dos Temas Transversais :: A seleo de contedos e fontes e a importncia do conhecimentos histrico :: A compreenso do fenmeno tempo :: Observando a Lua :: Meu pai e minha me j forma crianas? :: A criana tem histria :: A histria da criana no contexto social :: A diversidade cultural :: Memria e identidade :: O nascimento da humanidade :: Calendrios :: Discutindo os fatos histricos

Curso
FUNDAMENTOS TERICOS E PRTICOS DO ENSINO DE HISTRIA

Objetivo
Para que o ensino da Histria torne-se interessante, fundamental o profissional adquirir uma desenvoltura para que o aprendizado se rpido e estimulante. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Fundamentos Tericos e Prticos do Ensino de Histria, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver habilidades para dar aula de histria com qualidade e planejamento, atravs da abordagem de temas como a histria na educao infantil, o nascimento da humanidade, o estudo das cincias humanas, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Gisele Thiel Della Cruz Daniela dos Santos Souza

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: Introduo Geografia; :: Conceitos fundamentais; :: Geografia cultural; :: Geografia poltica; :: Globalizao; :: Abordagens do espao agrrio; :: O meio tcnico-cientfico-informacional; :: O espao regional; :: Geografia da populao; :: Estudo da populao; :: Elementos da dinmica populacional; :: Abordagem socioambiental em Geografia Humana.

Curso
GEOGRAFIA HUMANA E ECONMICA

Objetivo
A relao que o homem tem com o meio em quem vive deve ser estudada detalhadamente, para que seja possvel compreender a geografia da populao aps o surgimento da globalizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Geografia Humana e Econmica, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir sobre a geografia cultural e poltica, atravs da abordagem de temas como a dinmica populacional, o meio tcnico cientfico informacional, o espao agrrio, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Rafael Lacerda Martins Doutor, mestre e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pedagogia

Contedo
:: O Homem, a Sociedade e a Comunicao :: O Domnio do Saber :: O Espao Virtual :: O Ensino Virtual :: Gesto do Conhecimento e Capital Intelectual :: Aprendizagem Organizacional :: WWW e Internet :: A Internet e a Educao :: Trabalhos em Equipe na Internet :: Utilizando a Internet :: O Computador e a Escola :: A Multimdia na Sala de Aula :: TI no Ambiente Organizacional :: A Informtica e o Ambiente de Negcios :: Tecnologia de Informao e Comunicao

Curso
GESTO DA INFORMAO E DO CONHECIMENTO

Objetivo
A informao e o conhecimento so atributos fundamentais em uma organizao. Com essas qualidades possvel estabelecer um melhor planejamento e uma busca constante por melhores resultados. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto da Informao e do Conhecimento, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver o domnio do saber e da gesto do conhecimento, atravs da abordagem de temas como o capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a tecnologia da informao, entre outros assuntos relevantes.

67

Autor
Edson Lima Gonzaga Junior - Mestre em Cincias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); - MBA em Gesto Empresarial pelo Instituto de Desenvolvimento Humano e Gesto Empresarial (IDHGE); - Graduado em Administrao de Empresas pela Faculdade Celso Lisboa.

Pedagogia
Contedo
:: Viso Geral do Ambiente e do Marketing Educacional :: As Especifidades do Marketing Educacional :: A Especificidade da Prestao de Servios :: Imagem Corporativa :: O Cliente Educacional :: Pesquisa de Marketing :: Campanhas de Comunicao :: Competitividade no Mercado Educacional :: Refletindo sobre o Portflio das Escolas :: Planejamento de Marketing :: Estudo de Caso: Gesto de Servios e Imagem nas Instituies de Ensino Superior

Curso
GESTO DE MARKETING EDUCACIONAL

Objetivo
Atualmente, o marketing muito importante em qualquer rea do mercado. Na educao no diferente, pois a preocupao pela imagem corporativa cada vez maior. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Marketing Educacional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer e desenvolver o marketing educacional nas escolas e universidades, atravs da abordagem de temas como o cliente educacional, a pesquisa de marketing, o mercado educacional, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Rodrigo Paiva Mestre em Administrao de Empresas pelas Faculdades de Estudos Administrativos de Belo Horizonte

67_

Pedagogia

Contedo
:: Evoluo do Pensamento Administrativo e Gesto Estratgica de Pessoas e Equipes :: Mudanas e Novos Paradigmas :: A Evoluo no Conceito de Gesto de Pessoas e Equipes :: O Pensamento Estratgico na Gesto de Pessoas e Equipes :: Polticas e Diretrizes na Gesto de Pessoas e Equipes :: A Abrangncia da Competncia Gerencial :: Exercitando a Comunicao :: Administrando Relacionamentos :: Desenvolvendo a Liderana ::Trabalhando a Motivao

Curso
GESTO DE PESSOAS - REA EDUCACIONAL

Objetivo
Na rea educacional muito importante desenvolver uma tima gesto de pessoas, para que o planejamento e a execuo dos trabalhos sejam de qualidade. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Processos rea Educacional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver uma gesto de equipe qualificada em escolas e universidades, atravs da abordagem de temas como a competncia gerencial, a gesto estratgica de pessoas, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Andr Guimares Oscar Manuel de Castro Ferreira

Pedagogia

Contedo
:: A gesto do espao educacional :: Participao da comunidade na gesto escolar :: Gesto contempornea: sistemas, escolas e projetos :: A gesto enquanto uma ao integrada e democrtica :: Uma nova perspectiva da gesto de sistemas educacionais :: A gesto futura da escola e de projetos desenvolvidos em espaos no-formais

Autor Curso
GESTO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos - Especialista em Administrao Pblica CIPAD EXECUTIVO pela Fundao Getlio Vargas FGV/RJ; - Graduada em Pedagogia - Habilitao em Superviso Escolar pela Fundao Educacional Unificada Campograndense - FEUC/RJ; - Graduada em Letras Portugus-Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ.

Objetivo

68

Atualmente muito importante desenvolver uma tima gesto escolar em todos os nveis de instituies de ensino, sempre em busca da qualidade educacional. Mas afinal, o que gesto escolar? Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Sistemas Educacionais, que abrir novos horizontes profissionais fundamentando os conceitos de gesto escolar, atravs da abordagem de temas como a gesto contempornea, a gesto do futuro, entre outros assuntos relevantes.

Pedagogia
Contedo
:: Adolescncia :: Desenvolvimento e identidade do adolescente :: O adolescente e o relacionamento grupal :: Famlia e adolescncia :: Violncia e adolescncia :: Bullying :: Resilincia :: Desenvolvimento da sexualidade :: Escola e adolescncia :: Escolha profissional

Curso
INTERVENO E APRENDIZAGEM NA ADOLESCNCIA

Objetivo
A adolescncia uma das fases em que o ser humano sofre as maiores alteraes fsicas e psicolgicas durante a vida. Na educao, fundamental entender essas mudanas e realizar um trabalho em sala de aula que atraia a ateno e o interesse dos alunos nessa faixa etria. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Interveno e Aprendizagem na Adolescncia, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender a importncia da compreenso psicopedaggica na educao de adolescentes, atravs da abordagem de temas como a escolha profissional, a identidade do adolescente, o desenvolvimento da sexualidade, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Aline Iris Gil Parra Magnani - Mestre em Psicologia na rea de Fundamentos Psicossociais do Desenvolvimento Humano, pela Universidade So Marcos; - Especialista em Psicopedagogia pela Universidade So Judas Tadeu; - Graduada em Psicologia pela Universidade So Judas Tadeu.

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: Rumo a uma poltica para a Educao Inclusiva :: Legislao internacional :: Legislao nacional e o paradigma inclusionista :: Categorizao das necessidades especiais na legislao brasileira :: Direitos das pessoas com necessidades especiais :: Integrao e incluso: diferena de conceitos, proposta educacional, modelo mdico e modelo educacional :: Instituies e modelos de atendimento em Educao Especial :: Projeto poltico-pedaggico na perspectiva inclusionista :: Atendimento s pessoas com necessidades especiais :: A formao de recursos humanos na Educao Inclusiva

Curso
LEGISLAO E POLTICAS PBLICAS EM EDUCAO INCLUSIVA

Objetivo
Atualmente, o convvio com portadores de necessidades especiais faz parte rotina diria em qualquer cidado. Nas instituies de ensino isso ainda mais visvel, ento fundamental adquirir conhecimento da legislao vigente dentro da educao especial. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Legislao e Polticas Pblicas em Educao Inclusiva, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender a importncia da educao inclusiva em escolas e universidades, atravs da abordagem de temas como o atendimento de pessoas com necessidades especiais, o paradigma inclusionista, a integrao e a incluso, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Mario Lucio de Lima Nogueira Marcia Souto Maior Mouro S

Pedagogia

Contedo
:: Sociedade de Consumo e Impactos Ambientais :: Recursos Naturais e a Cultura do Desperdcio :: Evoluo do Pensamento Ambiental :: Empresa, Responsabilidade Social e Conscincia do Consumidor :: A Importncia do Terceiro Setor nas Aes Ambientais :: Educao Ambiental na Preveno e Recuperao de reas Degradadas :: A Institucionalizao da Educao Ambiental no Espao Escolar :: A Dimenso da Educao Ambiental e o Currculo Escolar :: A Formao do Educador Ambiental e os Novos Paradigmas :: Educao Ambiental e o Projeto Poltico-Pedaggico :: Questes Ambientais, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade e Transversalidade :: Trabalhando a Educao Ambiental Atravs de Projetos

Curso
INSERO CURRICULAR DA EDUCAO AMBIENTAL

Objetivo
Atualmente, o pensamento ambiental est inserido em todos os ramos de atuao, e na educao isso no diferente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Insero Curricular da Educao Ambiental, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender a importncia do educador ambiental em uma instituio de ensino, atravs da abordagem de temas como a sociedade de consumo, a evoluo do pensamento ambiental, a institucionalizao da educao ambiental no espao escolar, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Vnia Alcntara - Mestre em Educao pela Universidade Catlica de Petrpolis (UCP); - Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.

69

Pedagogia
Contedo
::A Sociedade de Cultura Escrita ::Letramento: Novas Realidades, Novos Conceitos ::Escrita e Leitura na Vida Moderna ::Letramento e Alfabetismo ::Pedagogia do Letramento e da Alfabetizao ::Leitura no Espao Social ::Leitura, Escrita e Subjetividade ::Ler e Escrever para Estudar ::Informao e Conhecimento ::Pedagogia da Leitura e da Escrita

Curso
LETRAMENTO NO BRASIL

Objetivo
A alfabetizao um dos principais processos na educao do ser humano. Atualmente, o letramento no Brasil chegou praticamente ao alcance de todos e, para o profissional de ensino, fundamental adquirir uma didtica para a transmisso desse conhecimento. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Letramento no Brasil, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer as novas realidades do alfabetismo, atravs da abordagem de temas como a pedagogia da leitura, a leitura no espao social, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Luiz Percival Leme Britto - Doutor em Lingustica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); - Mestre em Lingustica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); - Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

69_

Pedagogia

Contedo
:: A Linguagem Humana e seus Efeitos sobre o Pensamento :: O Imprevisvel Animal Humano :: Concepo do Homem como ser de Linguagem :: Analisar os Modos de Falar e de Pensar: Exclusividade do Ser Humano :: A Perspectiva Histrica do Desenvolvimento do Pensamento Humano :: Significado da Palavra: Lugar de Juno do Pensamento e da Linguagem :: O Papel da Linguagem no Desenvolvimento Intelectual de uma Criana :: A Influncia do Aprendizado Escolar no Desenvolvimento da Criana :: O Desafio de Ensinar a Escrever Bem nos Dias de Hoje :: Perspectiva Histrico-Social: a Aula de Lngua Portuguesa e os Textos Nela Produzidos

Curso
LINGUAGEM E PENSAMENTO

Objetivo
A linguagem humana a principal forma de comunicao dos seres humanos, seja em gestos, de forma escrita ou oral. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Linguagem e Pensamento, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar os conhecimentos no papal da linguagem no desenvolvimento das pessoas, atravs da abordagem de temas como o significado da palavra, o pensamento humano, o desafio de ensinar a escrever bem nos dias de hoje, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Claudia Rosa Riolfi - Ps-Doutora pela Universit Paris8 Vincennes-Saint-Denis; - Doutora em Lingustica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); - Mestre em Lingustica Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); - Graduada em Letras pela Universidade de Taubat (UNITAU).

Pedagogia

Contedo
::O que Pesquisa ::O Trabalho Cientfico ::Modalidades de Pesquisa em Educao ::Tcnicas e Instrumentos de Pesquisa ::O Projeto de Pesquisa ::O Processo de Pesquisa ::Normas para Redao de Trabalhos Cientficos ::O Relatrio de Pesquisa ::Cuidados para o Pesquisador Iniciante ::Temas e Problemas de Pesquisa em Educao

Curso
METODOLOGIA DE PESQUISA

Objetivo

Autor
Marilia Freitas de campos Tozoni-Reis Doutora em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Educao pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCar). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Itapetininga (FFCLI)

70

Um projeto de pesquisa exige um padro de normas para obter uma melhor uniformidade e formalidade durante a sua execuo, visando que os questionamentos sejam respondidos com eficincia. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Metodologia de Pesquisa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender o que uma pesquisa cientfica, atravs da abordagem de temas como o relatrio de pesquisa, a pesquisa em educao, o trabalho cientfico, entre outros assuntos relevantes.

Pedagogia
Contedo
:: Formaos social e comunicao :: Estrutura comunicativa dos meios de comunicao :: Mdia impressa :: Fotografia e a produo da imagem esttica :: Rdio: usa da voz e da criatividade :: Mdia audiovisual: cinema :: Mdia audiovisual: televiso :: Televiso brasileira: um caso para estudos :: Mdia e formao do sujeito :: Mdia e sociedade

Curso
MDIAS E LINGUAGENS

Objetivo
Cada meio de comunicao tem maneiras particulares de se comunicar com seu pblico, devido aos diferentes atributos que cada uma delas possui. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Mdias e Linguagens, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar os conhecimentos nas formas de comunicao das mdias audiovisuais, atravs da abordagem de temas como a mdia e a sociedade, a televiso brasileira, o rdio, a fotografia, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Sonia Cristina Vermelho - doutora em Educao: Histria, Poltica, Sociedade pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (2003); - Mestre em Educao: Histria, Poltica, Sociedade pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (1998); - Graduada em Processamento de Dados pelo Centro Universitrio Positivo (1993).

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: Repensando a Educao Ambiental :: Metodologia de Ensino :: Princpios Metodolgicos da Educao Ambiental :: O Tema Gerador como Proposta Metodolgica :: Temas Geradores para a Educao Ambiental :: A Aula Passeio e o Mapeamento Ambiental :: As Atividades Ldicas :: A Memria Ambiental :: A Aula Passeio e as Trilhas Ambientais :: A Dramatizao na Educao Ambiental :: Material Didtico em Educao Ambiental :: Conhecendo Projetos de Educao Ambiental

Curso
METODOLOGIAS APLICADAS EDUCAO AMBIENTAL

Objetivo
Atualmente, ter conhecimento de tcnicas de aplicao da educao ambiental fundamental para pessoas que atuam nas mais diversas reas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Metodologias Aplicadas Educao Ambiental, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja entender a importncia do desenvolvimento sustentvel para pessoas e empresas, atravs da abordagem de temas como o mapeamento ambiental, a memria ambiental, o conhecimento de projetos de educao ambiental, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Marlia Freitas de Campos Tozoni-Reis - Livre-Docncia pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP); - Doutora em Educao pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); - Mestre em Educao pela Universidade Federal de So Carlos (UFSCAR); - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Itapetininga.

Pedagogia
Contedo
:: O Cenrio Competitivo e a Educao Empresarial :: Fundamentos da pedagogia empresarial :: Diagnstico de necessidade e as demandas de conhecimento :: Planejamento em educao empresarial :: Execuo e controle nos programas de educao empresarial :: Avaliao em educao empresarial com foco nos resultados

Autor Curso
PEDAGOGIA NA EMPRESA Edvaldo de Farias - Mestre em Educao pela Universidade Estcio de S (Unesa); - Especialista em Pedagogia Empresarial e Gesto de RH, em Pedagogia do Movimento Humano e em Educao Fsica Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF); - Graduado em Educao Fsica pela Universidade Castelo Branco (UCB); - Professor de Graduao e Ps-Graduao na Universidade Estcio de S (Unesa) e na Universidade Severino Sombra (USS).

Objetivo
No cenrio corporativo de uma organizao muito importante que os colaboradores estejam atualizados, tanto nas suas reas de atuao quanto nas outras reas da empresa. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Pedagogia na Empresa, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja visualizar maneiras de implementao da educao empresarial nas organizaes, atravs da abordagem de temas como o diagnostico de necessidade e as demandas do conhecimento, o planejamento em educao empresarial, entre outros assuntos relevantes.

71

Pedagogia

Contedo
:: Concepes de educao aberta e a distncia :: Processos de ensino e aprendizagem com mediao tecnolgica :: Funes cognitivas humanas: a memria :: Funes cognitivas humanas: a percepo humana :: Funes cognitivas humanas: a percepo visual humana :: Processos de ensino: orientao e mediao :: Planejamento: objetivos e pblicos :: Planejamento: recursos ou ferramentas :: O planejamento: recursos ou ferramentas de comunicao :: O planejamento: metodologias :: O planejamento: avaliao :: Modelos de planejamento

Curso
PLANEJAMENTO

Objetivo
No setor educacional, muito importante elaborar um planejamento de ensino, que visa a utilizao de novas tecnologias e colabora com o aprendizado dos alunos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Planejamento, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja visualizar modelos para um planejamento educacional, atravs da abordagem de temas como a educao aberta e a distncia, as funes cognitivas, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Susane Martins Lopes Garrido - Doutora em Informtica na Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); - Mestre em Educao pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS); - Graduada em Qumica (Bacharelado e Licenciatura) pela PUCRS; - Atualmente professora adjunta e coordenadora da Educao a Distncia da Unisinos (rgo Suplementar da Reitoria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS VIRTUAL).

71_

Pedagogia

Contedo
:: Cincia poltica e polticas pblicas de Educao: aspectos histricos :: Condicionantes sociais e polticas da Educao :: Enfoque das polticas pblicas recentes em Educao :: Concepo da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei 9.394/96 :: Modificaes introduzidas pela Lei de Diretrizes Bases da Educao Nacional Lei 9.394/96 :: Organizao e funcionamento da Educao Bsica :: Os Parmetros Curriculares da Educao Bsica :: Impasses e polticas atuais em relao Educao :: Perspectiva educacional de incluso :: Educao Bsica de Jovens e Adultos :: Desafios da Educao Infantil :: Ensino Mdio: a ltima etapa da Educao Bsica :: Educao Profissional: o desafio de formar trabalhadores :: A avaliao institucional no Brasil :: Perspectivas futuras das polticas pblicas

Curso
POLTICAS PBLICAS EM EDUCAO

Objetivo
A educao pblica brasileira sofre diversas interferncias polticas e sociais, que influenciam diretamente na qualificao do ensino pblico do nosso pas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Polticas Pblicas em Educao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir uma viso ampla sobre a educao pblica no Brasil, atravs da abordagem de temas como a educao profissional, os condicionantes sociais, a educao bsica, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Bertha de Borja Reis do Valle Ana Maria Alexandre Leite (Ana Leite) Eliane Ribeiro Andrade Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Jos Luiz Cordeiro Antunes Maria Fernanda Rezende Nunes Maria Ins do Rego Monteiro Bomfim Marly de Abreu Costa Osmar Fvero Suely Pereira da Silva Rosa

Pedagogia
Contedo
:: Evoluo Histrica da Superviso Educacional :: Ao Supervisora e Tendncias Pedaggicas :: A Superviso Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola :: Ao Supervisora e a Dinmica do Cotidiano Escolar :: A Superviso Educacional e a Construo da Prtica Transformadora :: Origem e Evoluo Histrica da Orientao Educacional :: Ao Orientadora e seus Perodos de Evoluo Histrica na Educao Brasileira :: A Orientao Educacional no Desenvolvimento Institucional da Escola :: Orientao Educacional na Dinmica do Cotidiano Escolar :: Orientao Profissional: Uma Questo de Escolha :: Ao conjunta da superviso e da orientao educacional frente ao projeto poltico-pedaggico :: Ao Conjunta da Superviso e da Orientao Educacional Frente ao Currculo :: O Sistema de Avaliao, Modalidades e Complexidades :: Ensino aprendizagem e clima institucional :: Uma sntese das aes do supervisor e do orientador educacional

Curso
PRINCPIOS E MTODOS DE SUPERVISO E ORIENTAO EDUCACIONAL

Objetivo

72

Para educar preciso conhecer e compreender a histria e as necessidades da educao brasileira, para que tcnicas pedaggicas possam ser implementadas com eficincia. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Princpios e Mtodos de Superviso e Orientao Educacional, que abrir novos horizontes profissionais para quem busca qualificar a o aprendizado nas instituies de ensino e deseja adquirir uma tima dinmica escolar, atravs da abordagem de temas como a superviso educacional, o sistema de avaliao na escola, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Eloza da Silva Gomes de Oliveira Mrian Paura Sabrosa Zippin Grinspun

Pedagogia

Contedo
:: Tecnologia e sociedade :: Tecnologia educacional :: Softwares educacionais :: Desenvolvimento do software educacional :: Aplicativos :: Internet na Educao :: Portais educacionais :: Recursos tecnolgicos de massa :: Recursos audiovisuais :: Incluso digital :: Jogos educacionais :: Robtica pedaggica

Curso
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Objetivo
Todos os dias o avano tecnolgico apresenta novos recursos e ferramentas mais completas e poderosas. Com isso, fundamental ficarmos por dentro desses avanos e nos familiarizarmos com a famosa incluso digital. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Tecnologias Educacionais, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer os recursos tecnolgicos implementados na educao, atravs da abordagem de temas como a internet na educao, os softwares educacionais, os jogos educacionais, a tecnologia e a sociedade, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Maurcio Pessoa Gebran Mestre em Engenharia de Produo com nfase em Mdia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Informtica pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica do Paran (CEFET-PR) e Bacharel em Cincia da Computao pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran(PUCPR). Professor de Tecnologia Educacional de cursos de Graduao e Ps-Graduao da PUCPR e professor de Projetos Multidisciplinares da Faculdade Expoente.

Catlogo de Cursos
Pedagogia
Contedo
:: Organizao Social e dinmica social :: Democracia e cidadania :: A sociedade contra o estado :: Da moral para a tica :: Cultura :: Cidadania e movimentos populares :: Capital e trabalho: cidadania e tica :: Meio Ambiente :: Cincia e poder :: A questo do trnsito

Curso
TICA E CIDADANIA

Objetivo
Para convivermos coletivamente, necessrio uma organizao social e a prevalncia da moral e da tica, para que tudo se desenvolva da melhor maneira possvel. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de tica e Cidadania, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja refletir sobre a moral e a tica no decorrer dos tempos, atravs da abordagem de temas como os movimentos populares, a sociedade contra o estado, a cincia e o poder, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Zeno Crocetti - Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); - Especialista em Geopoltica pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); - Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paran (UFPR).

Pedagogia
Contedo
::A Situao Ambiental no Planeta Terra ::Recursos Hidrcos e Cidadania ::Recursos Hidrcos e Cidadania II ::Resduos Slidos e Cidadania ::Resduos Slidos e Cidadania II ::O Uso do Solo ::O Efeito Estufa ::A Camada de Oznio ::A Hiptese Gaia ::Matrizes Energticas e Meio Ambiente ::Impactos Ambientais ::A Carta da Terra ::Ecopedagogia ::Antropocentrismo e Uso dos Recursos Naturais

Curso
EDUCAO AMBIENTAL E CIDADANIA

Objetivo
Atualmente, a preocupao com a situao ambiental cada vez maior. Pessoas e empresas buscam as mais diversas solues para cuidar melhor do planeta. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Educao Ambiental e Cidadania, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento em cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade, atravs da abordagem de temas como o impacto ambiental, as matrizes energticas, o uso do solo, entre outros assuntos relevantes.

73

Autor
Nathieli K. Takemori Silva Sandro Menezes Silva

Pedagogia

Contedo
:: Histria da Alfabetizao de Adultos no Brasil :: Quem o Aluno da EJA? :: A Atualidade de Paulo Freire :: Alfabetizao e Letramento na EJA :: Discusso de Aulas com Projetos em EJA :: O Ensino da Leitura em Discusso :: A Produo de Texto :: Sistematizao de Experincias em EJA :: Experincias em EJA no Brasil :: Experincias Alternativas de Trabalho na EJA :: O Uso do Jornal para a EJA: Importncia e Possibilidades :: Proposta de Escrita para a EJA: Resgatando Escritas Populares :: Histrias e Mais Histrias para a EJA :: Cartas como Resgate da Cidadania ::Planejamento e Avaliao: Instrumentos da Prtica Pedaggica

Curso
EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

Objetivo
O projeto EJA a modalidade de ensino direcionada aos nveis fundamental e mdio da educao pblica brasileira, e colabora para que jovens e adultos que no concluram o ensino bsico em idade apropriada possam ter a oportunidade de retomar os estudos. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Educao de Jovens e Adultos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento no projeto EJA e tcnicas de ensino para jovens e adultos, atravs da abordagem de temas como a atualidade de Paulo Freire, a alfabetizao de adultos, o ensino da leitura em discusso, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Renato Pontes Costa Edna Tamarozzi

73_

Pedagogia

Contedo
:: Atividade fsica, educao fsica: conceitos e histria :: Bebs e humanidade: uma histria paralela :: Fundamentos do desenvolvimento motor :: O corpo e o movimento na educao infantil :: Psicomotricidade :: Fatores das atividades motoras infantis :: A Dana e a Msica da Educao Infantil :: Recreao e Lazer :: Criatividade e sua importncia para a educao :: A avaliao na educao infantil :: A funo da escola e da educao fsica :: Caractersticas dos alunos da escolarizao inicial e as aulas de educao fsica :: Os alunos do ensino fundamental e as aulas de educao fsica :: As aulas de educao fsica e o processo de integrao e incluso :: A educao fsica e a interdisciplinaridade :: Avaliao: definio, importncia, interfaces e outras consideraes

Curso
EDUCAO, CORPO E MOVIMENTO

Objetivo
O desenvolvimento motor do homem deve ser trabalhado desde os primeiros dias de vida. Nesta evoluo, a educao tem um papel importantssimo para acelerar e aperfeioar esse aprendizado. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Educao, Corpo e Movimento, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja no atuar na educao motora de crianas, atravs da abordagem de temas como a dana na educao, a psicomaternidade, a recreao e lazer, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Ana Cristina Arantes Max Gunther Haetinger

Pedagogia
Contedo
:: Material didtico: conceito, classificao geral e aspectos da elaborao; :: Design e material didtico: criao e produo; :: Material didtico impresso: conceituao, criao, desenvolvimento e produo; :: Material didtico impresso: fio condutor; :: Mdias digitais e a editorao eletrnica; :: Material didtico audiovisual: conceituao, criao e desenvolvimento; :: Material didtico audiovisual: princpios de criao, roteiro e produo; :: Material didtico audiovisual: aspectos criativos e inovao; :: Mdias digitais: alterao do formato, vantagens e possibilidades; :: Material didtico em mdias digitais com uso de software de autoria e software educativo; :: Novas mdias digitais e jogos educativos, temticos e de treinamento; :: Material didtico em mdias digitais: uso de CD-ROM e software de produtividade; :: Novas mdias digitais: internet e ambientes virtuais; :: Novas mdias digitais: web 2.0, internet social e TV interativa; :: Mercado e atuao profissional: produo e diversificao do material didtico; :: Roteiro e produo, check-list, instrumento e critrios para avaliao de materiais didticos.

Curso

74

MATERIAIS DIDTICOS

Objetivo
No processo de aprendizagem, o material didtico fundamental para a assimilao do aluno, independentemente da idade e do contedo abordado. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Materiais Didticos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atualizar seus conhecimentos nos meios modernos e virtuais de aprendizagem, atravs da abordagem de temas como o software educativo, as mdias digitais, a editorao eletrnica, os jogos educativos, os ambientes virtuais, a web 2.0, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Hlio Ciffone

Recursos Humanos

Contedo
:: Benefcios e servios no sculo XXI :: Busca da eficincia e produtividade :: Implantao de um plano de benefcios e servios :: Excelncia na administrao :: Previdncia Social e Privada no Brasil

Disciplina
BENEFCIOS E SERVIOS

Autor

Imagem da Videoaula

Objetivo
Qualquer colaborador ou proprietrio de uma empresa deve estar por dentro de todos os deveres e benefcios que o funcionrio tem direito ao ser contratado por uma organizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Benefcios e Servios, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimento no modo como implementado um plano de benefcios e servios em uma organizao, atravs da abordagem de temas como a previdncia social, a busca de eficincia e produtividade, a excelncia na administrao, entre outros assuntos relevantes.

Walter Franco Lopes da Silva Mestre em Cincias Sociais pela University of London, Institute for Latin American Studies; Ps-Graduado em Economia de Empresa e Graduado em Administrao de Empresas pela Fundao Getlio Vargas (EAESP); Atua como Consultor de Investimentos e Novos Negcios desde 2001; Trabalhou por 12 anos no mercado financeiro, tendo exercido funes comerciais e de anlise de investimentos em instituies financeiras de grande porte como Banco JPMorgan e BankBoston no Brasil, Mxico e Inglaterra; Professor de Economia e Administrao nos cursos de Bacharelado, Ps-Graduao e Graduao Tecnolgica da Universidade Cidade de So Paulo (UNICID) desde 2003.

Catlogo de Cursos
Recursos Humanos
Contedo
:: Conceitos bsicos para iniciar uma estrutura de remunerao :: Princpios gerais para a montagem da estrutura de cargos e salrios :: As etapas para a construo do Plano de Cargos e Salrios (PCS) :: Divulgao do projeto e introduo descrio de cargos Imagem da Videoaula :: Descrio e especificao dos cargos :: Avaliao e classificao dos cargos :: Mtodos quantitativos de avaliao de cargos :: Mtodos sistmicos e introduo pesquisa :: Avaliao de cargos a partir do manual e montagem da estrutura salarial :: Poltica salarial, enquadramentos e estratgias de remunerao

Disciplina
CARGOS, SALRIOS E REMUNERAO

Objetivo
O plano de cargos e salrios a base da estruturao de qualquer empresa, seja ela pequena, mdia ou grande, ento muito importante entender de que maneira essa poltica salarial implementada dentro de uma organizao. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Cargos, Salrios e Remunerao, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja compreender as etapas da montagem de uma estrutura de cargos e salrios de uma empresa, atravs da abordagem de temas como a descrio de cargos, as estratgias de remunerao, a avaliao e classificao de cargos, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Jos de Oliveira Franco Ps-graduado em Administrao de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (Unip); MBA Executivo pela FAAP e New Mexico University EUA; Graduado em Psicologia pela Unip; Mais de 20 anos de experincia na rea de RH, exercendo cargo de Gerente de RH em empresas de Mdio e Grande Porte; Desenvolveu projetos de Remunerao, Avaliao de Desempenho, Competncias, Treinamento e Desenvolvimento; Professor universitrio, consultor e palestrante nessas reas.

Recursos Humanos

Contedo
:: Conceitos de motivao :: Teorias sobre motivao :: Abordagem comportamental de motivao :: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho :: Lideranas nos diversos contextos :: Teoria de liderana com base nos traos de personalidade :: Teoria dos estilos comportamentais :: Teorias situacionais :: Abordagens recentes de liderana :: Como liderar reunies

Disciplina
MOTIVAO E LIDERANA

Imagem da Videoaula

Objetivo
Toda organizao necessita de colaboradores que coordenem grupos de pessoas com motivao e liderana, para que o trabalho seja executado com eficincia. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Motivao e Liderana, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar em cargos de gerencia ou comando, atravs da abordagem de temas como os conceitos de motivao, teorias motivacionais e situacionais, entre outros assuntos relevantes.

75

Autor
Marilsa de S Rodrigues Tadeucci Doutora em Administrao pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Cincias e Letras.

Recursos Humanos

Contedo
:: Recursos Humanos no tempo :: O processo evolutivo da rea de RH :: O planejamento estratgico de RH :: O processo de comunicao em RH :: Liderana em Recursos Humanos :: O processo motivacional :: Clima organizacional :: A competncia do profissional de RH :: Trabalho em equipe :: Transformando o RH em um centro de resultados

Disciplina
RECURSOS HUMANOS: FUNDAMENTOS E PROCESSOS

Objetivo
O departamento de recursos humanos um dos mais importantes em uma organizao, pois lida com o que as empresas tm de mais importante: as pessoas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Recursos Humanos Fundamentos e Processos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar no departamento de recursos humanos e aprofundar o conhecimento em temas como a trabalho em equipe, o clima organizacional, o processo motivacional, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Jos de Oliveira Franco Ps-Graduado em Administrao de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (Unip); MBA Executivo pela Universidade do Novo Mxico; Graduado em Psicologia pela Unip; Mais de 20 anos de experincia na rea de RH, exercendo cargo de Gerente de RH em empresas de Mdio e Grande Porte.

75_

Recursos Humanos

Contedo
:: Introduo Segurana, Sade, Higiene e Medicina do Trabalho; :: Atestados Mdicos; :: Terceirizaes; :: Legislao de Segurana, Sade, Hiegiene e Medicina do Trabalho :: Normas Regulamentadores - NR(s); :: Riscos ocupacionais; :: Acidentes de trabalho; :: Doenas ocupacionais; :: Previdncia Social; :: Qualidade de vida, sade e trabalho

Disciplina
SEGURANA, SADE, HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO

Objetivo
Durante a vida, no trabalho que o homem passa a maior parte do tempo. Ento muito importante que ele esteja alertado sobre sua sade e higiene. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Segurana Sade Higiene e Medicina do Trabalho, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer melhor as normas regulamentadoras que abrangem a sade no trabalho, atravs da abordagem de temas como o atestado mdico, os acidentes de trabalho, os riscos ocupacionais, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Rui Bocchino Macedo Ps-Graduado em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Graduado em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra); Responsvel Tcnico pelo Servio de Engenharia e Sade Ocupacional (SESAO) da UFPR.

Recursos Humanos

Contedo
:: Em que consiste avaliar :: Padres de desempenho no cargo :: Polticas e procedimentos :: Tipos de avaliao :: Modelos de avaliao de desempenho :: Criao e implantao do mtodo 360 :: Relaes de feedback :: Treinamento e desenvolvimento do processo comunicacional :: Falhas mais comuns na avaliao de desempenho :: Implantao da avaliao de desempenho

Disciplina
AVALIAO DE DESEMPENHO

Objetivo

Autor
Marcos Baptista Lopes Dalmau Kelly Cristina Benetti

76

Em uma organizao, a avaliao de desempenho dos colaboradores deve ser feita de maneira justa, para que as percepes de comportamento sejam extradas da melhor maneira possvel. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Avaliao de Desempenho, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir uma viso sistemtica de desempenho dos colaboradores de uma empresa, atravs da abordagem de temas como a interveno psicopedaggica, a implementao do mtodo 360, os modelos de avaliao de desempenho, entre outros assuntos relevantes.

Recursos Humanos

Contedo
:: O ambiente organizacional e as constantes mudanas :: Gesto do clima organizacional :: Diagnstico organizacional :: Modelos de diagnstico de clima e cultura organizacional :: Pesquisa de clima organizacional :: Tabulao dos dados e anlise dos resultados da pesquisa de clima organizacional :: A importncia do feedback na pesquisa de clima organizacional :: A comunicao no ambiente de trabalho :: Assertividade no ambiente de trabalho :: Plano de ao estratgico em Gesto de Pessoas

Disciplina
CLIMA ORGANIZACIONAL

Objetivo
Para uma organizao atingir os melhores resultados, um bom clima organizacional fundamental, pois motiva e melhora o desempenho dos colaboradores. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Clima Organizacional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver metodologias que visam a melhoria do ambiente organizacional, atravs da abordagem de temas como a assertividade no ambiente de trabalho, o diagnostico organizacional, a comunicao no ambiente de trabalho, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Elen Gongora Moreira Mestre em Psicologia Experimental: Anlise do Comportamento - PUC-SP; MBA em Gesto Empresarial - FGV; Especialista em Psicoterapia na Anlise do Comportamento - UEL; Graduada em Psicologia - Centro de Estudos Superiores de Londrina.

Catlogo de Cursos
Recursos Humanos
Contedo
:: Tendncias nas organizaes :: O ser humano no ambiente de trabalho :: O processo motivacional :: O lder como agente de transformao :: Novos fundamentos do comportamento :: A percepo e a tomada de decises :: O processo de comunicao como diferencial competitivo :: Grupos e equipes de trabalho :: As mudanas e a cultura organizacional :: O conflito e a negociao

Disciplina
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Objetivo
Para uma organizao atingir os melhores resultados, o processo motivacional fundamental para conseguir extrair o melhor desempenho dos colaboradores. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Clima Organizacional, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver metodologias que visam a melhoria do ambiente de trabalho, atravs da abordagem de temas como a percepo e a tomada de deciso, os grupos e equipes de trabalho, o processo de comunicao, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Eunice Nascimento Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Lige na Blgica; Mestre em Administrao de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paran (UTP); Ps-graduada em Administrao de Recursos Humanos pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR); Graduada em Psicologia pela UTP; Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e pblicas; Professora de graduao e ps-graduao.

Recursos Humanos

Contedo
:: RH estratgico; :: Conceitos de competncias; :: Gesto por competncias; :: Mapeamento por competncias; :: Viso estratgica dos processos de RH.

Autor Disciplina
ESTRATGIA DE GESTO DE PESSOAS Marcos Baptista Lopez Dalmau Kelly Cristina Benetti Tonani Costa

Objetivo
O departamento de recursos humanos de uma organizao deve ser administrado de maneira competente e estratgica, de acordo com as inovaes do mercado de trabalho. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Estratgia de Gesto de Pessoas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja adquirir conhecimentos inovadores para serem aplicados no RH de uma empresa, atravs da abordagem de temas como o conceito de competncia, viso estratgica dos processos de RH, a gesto de competncias, entre outros assuntos relevantes.

77

Recursos Humanos

Contedo
:: Admisso de empregados :: Contratos de trabalho :: Durao do trabalho :: Remunerao, salrios e trabalho noturno :: Frias e gratificao natalina :: Folha de pagamento, contribuio previdenciria e depsito de FGTS :: Resciso contratual e exame mdico demissional :: Homologao, indenizao adicional e modalidades de resciso :: Resciso contratual por justa causa

Disciplina
LEGISLAO TRABALHISTA, PREVIDENCIRIA E CONTRATOS

Objetivo
A legislao trabalhista engloba fatores fundamentais dos direitos e deveres dos colaboradores de uma organizao, abrangendo desde a folha de pagamento dos funcionrios at a resciso de contrato. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Legislao Trabalhista, Previdncia e Contratos, que abrir novos horizontes para profissionais do direito que desejam atuar na rea trabalhista, atravs da abordagem de temas como os contratos de trabalho, a remunerao, a contribuio previdenciria, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Cludia Salles Vilela Vianna Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC-PR); Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba; Membro Benemrito do Instituto Brasileiro de Direito Previdencirio.

77_

Recursos Humanos

Contedo
:: Fundamentos da estratgia :: Cenrios de transformao empresarial :: Utilizando a estratgia para conquistar mercado :: O ambiente em que as empresas operam :: Anlise do ambiente operacional ou de tarefa :: Anlise do ambiente interno :: Ferramentas do diagnstico ambiental :: O planejamento estratgico :: Modelo e decises estratgicas :: Controle estratgico :: Recursos Humanos como negcio :: Planejamento de Recursos Humanos :: Gerenciamento estratgico de Recursos Humanos :: A organizao do trabalho :: Implantando a gesto estratgica de Recursos Humanos

Disciplina
ESTRATGIA EMPRESARIAL E DE RECURSOS HUMANOS

Objetivo
Para atingir o sucesso, uma organizao necessita de uma estratgia empresarial e um diagnostico ambiental fundamentado, para que as melhores decises possam ser tomadas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Estratgia Empresarial e de Recursos Humanos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver metodologias que visam a melhoria no desempenho dos colaboradores e na gesto estratgica de recursos humanos, atravs da abordagem de temas como o planejamento estratgico, a anlise do ambiente interno, os fundamentos da estratgia, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Renato Vieira Ribeiro

Recursos Humanos

Contedo
::Competncias: o Conceito e sua Evoluo Histrica ::Competncias Individuais e Organizacionais ::Competncias, Estratgia Competitiva e Educao Corporativa ::O Sistema de Mapeamento de Competncias nas Organizaes ::Competncias, Gesto de Carreiras e Sistemas de Recursos Humanos

Autor Disciplina
FORMAO DE COMPETNCIAS Fbio Cssio Costa Moraes Mestre em Engenharia Civil - UFRGS; Especialista em Geoprocessamento - Unisinos/RS; Graduado em Arquitetura e Urbanismo - Unisinos/RS.

Objetivo

78

Para atingir o sucesso, uma organizao deve extrair as maiores competncias de seus colaboradores, visando sempre o alcance das metas estabelecidas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Formao de Competncias, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja desenvolver estratgias corporativas para que os colaboradores possam desempenhar um trabalho qualificado, atravs da abordagem de temas como o conceito de competncia, a gesto de carreira, a formao de competncias, entre outros assuntos relevantes.

Recursos Humanos

Contedo
:: Recompensas, incentivos e punies no ambiente de trabalho :: O carter multivariado das recompensas e incentivos :: Mtodos de remunerao :: Salrio indireto: benefcios e planos flexveis :: Planos de incentivo

Autor Disciplina
INCENTIVOS E RECOMPENSAS Ellen Gongora Moreira Mestre em Psicologia Experimental: Anlise do Comportamento pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP). MBA em Gesto Empresarial pela Fundao Getlio Vargas (Isae). Especialista em Psicoterapia na Anlise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon). Atua como consultora em diversas empresas e tambm como docente em cursos de graduao e ps-graduao.

Objetivo
Em uma organizao, existem diversas maneiras de aumentar o rendimento dos colaboradores e uma delas atravs de recompensas em troca de bons resultados. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Incentivos e Recompensas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja conhecer mtodos para incentivar funcionrios, atravs da abordagem de temas como o salrio indireto, os planos de incentivo, os mtodos de remunerao, entre outros assuntos relevantes.

Catlogo de Cursos
Recursos Humanos
Contedo
:: Conceito de planejamento e desenvolvimento de carreira :: Objetivos do planejamento de carreira :: Planejamento de carreira :: Ascenso e sucesso profissional :: Programao de carreiras

Autor Disciplina
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA Deise Leia Farias Hofmeister Ps-Graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paran (UTP); Graduada em Pedagogia com Concentrao em Magistrio e Superviso Escolar pela Universidade Federal do Paran (UFPR); Atua como professora do Grupo Opet, nas disciplinas de Planejamento Estratgico de Recursos Humanos, Fundamentos de Gesto, Gesto de Pessoas, Tcnicas de Negociao e Marketing Pessoal. Atua como instrutora de treinamento e desenvolvimento.

Objetivo
Atualmente, para buscar uma estabilidade profissional e financeira, fundamental fazer um planejamento de carreira bem estruturado, alm de buscar cargos em empresas muito bem organizadas. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Planejamento e Desenvolvimento de Carreira, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar em uma organizao com perspectivas de crescimento, atravs da abordagem de temas como o conceito de planejamento, a programao de carreiras, a ascenso e o sucesso profissional, entre outros assuntos relevantes.

Recursos Humanos

Contedo
:: O mundo atual, o mercado e a importncia da Gesto de Pessoas :: Trip do trabalho com pessoas :: Recrutamento e seleo de pessoal :: Gesto de Pessoas :: Treinamento :: Motivao :: Plano de benefcios :: Avaliao de desempenho :: Endomarketing :: Higiene, medicina e segurana no trabalho :: Qualidade de vida no trabalho estresse (origem e funcionamento) :: Qualidade de vida no trabalho estresse :: Departamento de Pessoal :: Sistemas de informaes gerenciais (SIG) :: Desenvolvimento Organizacional

Disciplina
GESTO DE PESSOAS

Objetivo
Lidar com pessoas em uma organizao exige preparo, pois os colaboradores devem estar motivados e o recrutamento de seleo deve ser realizado de maneira eficiente. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto de Pessoas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos no trabalho com pessoas, atravs da abordagem de temas como o plano de benefcios, a qualidade de vida no trabalho, a segurana no trabalho, entre outros assuntos relevantes.

79

Autor
Adriano J. Teiga

Recursos Humanos

Contedo
:: Pessoas so Diferentes; :: Sistema Pessoal; :: Motivao; :: Grupos I; :: Grupos II; :: Comunicao; :: Feedback; :: Gerenciando Conflitos; :: Liderana I; :: Liderana II; :: Inteligncia Emocional e Intuitiva; :: Gerenciamento das Mudanas; :: Repensando a Organizao; :: Gesto Estratgica de Pessoas; :: Subsistimas Manuteno.

Disciplina
GESTO ESTRATGICA DE PESSOAS

Objetivo
As organizaes vm inovando seus procedimentos internos e externos, buscando uma adaptao aos ambientes da globalizao que se modificam em velocidade acelerada. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Gesto Estratgica de Pessoas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em gesto de pessoas, atravs da abordagem de temas como a inteligncia emocional, a liderana de pessoas diferentes, a motivao, a inteligncia intuitiva, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Lia Cordeiro

79_

Recursos Humanos

Contedo
:: Admisso de empregados :: Contratos de trabalho :: Durao do trabalho :: Remunerao, salrios e trabalho noturno :: Frias e gratificao natalina :: Folha de pagamento, contribuio previdenciria e depsito de FGTS :: Resciso contratual e exame mdico demissional :: Homologao, indenizao adicional e modalidades de resciso :: Resciso contratual por justa causa

Disciplina
RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAS

Objetivo
O departamento de recursos humanos um dos mais importantes em uma organizao, pois coordena a seleo de pessoas e controla os direitos e deveres do empregador e do colaborador. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Recrutamento e Seleo de Pessoas, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja atuar no departamento de RH e quer aprofundar os conhecimentos em temas como a folha de pagamento, os contratos trabalhistas, a homologao, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Fabiano de Andrade Caxito Doutorando e Mestre em Administrao pela Universidade Nove de Julho (Uninove); MBA em Recursos Humanos pela Universidade Cidade de So Paulo (Unicid); coordenador de cursos de Ps-Graduao lato sensu em Logstica das Operaes Comerciais e Negcios Internacionais, professor dos cursos de Marketing, Logstica e Recursos Humanos da Unicid, instituio na qual atua tambm como assessor de Assuntos Comunitrios, Culturais e de Extenso.

Recursos Humanos

Contedo
:: Downsizing :: O projeto de downsizing :: Resizing :: O conceito de terceirizao :: Empowerment :: Princpios do coaching :: Ferramentas de mapeamento do coaching :: Ferramentas de desenvolvimento e mensurao de resultados do coaching :: Mentoring :: Benchmarking

Disciplina
TPICOS AVANADOS EM RECURSOS HUMANOS

Objetivo

Autor
Fbio Cssio Costa Moraes Doutorando em Administrao pela FEA/USP. Mestre em Economia pela PUC/SP. MBA em Recursos Humanos pela FIA/USP. Coach certificado pela Lambent do Brasil e membro da Comunidade Internacional de Coaching.

80

Lidar com recursos humanos em uma organizao exige preparo, pois os colaboradores devem estar sempre motivados e a seleo de pessoas deve ser feita de maneira correta. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Tpicos Avanados em Recursos Humanos, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em RH, atravs da abordagem de temas como o down size, a terceirizao, o benchmarking, o mentoring, entre outros assuntos relevantes.

Recursos Humanos

Contedo
:: Planejamento estratgico e o treinamento e desenvolvimento de pessoas :: Estratgias de treinamento e o ciclo de vida dos negcios :: Mtodos e tcnicas de treinamento e o ciclo de vida dos negcios :: O gestor de treinamento como facilitador no desenvolvimento de pessoas :: Mecanismos de avaliao e validao do treinamento :: Treinamentos tcnicos e comportamentais :: Formas de aplicao de T&D e seus benefcios :: Fatores que contribuem para o sucesso do treinamento :: Processo de controle do treinamento e seus benefcios para a empresa :: Custo e investimento em treinamento

Disciplina
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Objetivo
Atualmente, muito importante que uma organizao esteja atualizada quanto as diferentes maneiras de treinar seus colaboradores, para que seja possvel acompanhar a evoluo do mercado de trabalho. Pelo ensino a distncia voc poder fazer o curso de Treinamento e Desenvolvimento, que abrir novos horizontes profissionais para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em treinamento de pessoas, atravs da abordagem de temas como o planejamento estratgico, os mtodos de treinamento, o ciclo de vida dos negcios, entre outros assuntos relevantes.

Autor
Harduin Reichel

CURSOS
www.iesdecursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi