Vous êtes sur la page 1sur 5

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

ACPF N 70035639384 2010/CVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO. RESPONSABILIDADE CIVIL. PROCESSUAL CIVIL. RECONVENO JULGADA ISOLADAMENTE. INOBSERVNCIA REGRA INSERTA NO ARTIGO 318 DO CPC. NECESSIDADE DE JULGAMENTO SIMULTNEO. REFORMA DA DECISO. PRECEDENTES DESTA CORTE. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO.

AGRAVO DE INSTRUMENTO N 70035639384 AUTO POSTO VIGUI LTDA ETE ENGENHARIA TELECOMUNICACOES ELETRICIDADE LTDA DE E

SEXTA CMARA CVEL COMARCA DE SANTA MARIA AGRAVANTE AGRAVADO

A D O C R
Vistos, relatados e discutidos os autos. Acordam os Desembargadores integrantes da Sexta Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado, unanimidade, dar provimento ao agravo de instrumento. Custas na forma da lei. Participaram do julgamento, alm do signatrio, os eminentes Senhores DES. LUS AUGUSTO COELHO BRAGA (PRESIDENTE) E DES. ARTUR ARNILDO LUDWIG. Porto Alegre, 23 de setembro de 2010.
DES. ANTNIO CORRA PALMEIRO DA FONTOURA, Relator.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

ACPF N 70035639384 2010/CVEL

R ELA R T IO
DES. ANTNIO CORRA PALMEIRO DA FONTOURA (RELATOR) Trata-se de agravo de instrumento interposto por POSTO VIGUI LTDA em face da deciso das fls. 532/533 que rejeitou os embargos de declarao opostos contra deciso saneadora (fls. 505/512) proferida nos autos da ao que lhe movida por ETE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES E ELETRICIDADE S/A. Em suas razes, a agravante aponta violao ao artigo 318 do CPC, na medida em que a reconveno foi julgada prematuramente. Requer seja a deciso cassada, possibilitando-se a instruo processual do feito, tendo em vista que j h percia deferida nos autos. No mrito, diz que a deciso tambm no logrou acerto, porquanto a pretenso alvo da reconveno a cobrana de valores referentes a servios prestados, submetendo-se ao prazo previsto no artigo 205 do Cdigo Civil de 2002. Afirma ter havido a interrupo do prazo prescricional em decorrncia do ajuizamento e citao relativos DE prpria e por ao de SUSTAO/CANCELAMENTO PROTESTO conseguinte

RECONVENO, eis que ajuizada em 13/07/2005. Cita precedente. Refere ter havido flagrante equvoco na deciso ao assinalar que em razo da extino da execuo no teria ocorrido a suspenso da prescrio, tendo em vista que tal no se deu pela inrcia do exeqente, mas pelo acolhimento de oposio da executada. Propugna pela concesso de efeito suspensivo ao presente recurso e, ao final, pelo seu provimento. O agravo de instrumento foi recebido no duplo efeito (fl. 542). Apresentando contra-razes s fls. 549/553, a recorrida pede a manuteno integral da deciso. Cita jurisprudncia. Vieram-me os autos conclusos em condies de julgamento. o relatrio. 2

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

ACPF N 70035639384 2010/CVEL

VO S TO
DES. ANTNIO CORRA PALMEIRO DA FONTOURA (RELATOR) Eminentes Colegas. Conheo do recurso porquanto preenchidos os pressupostos de admissibilidade. Pretende a agravante a reforma da deciso que, em saneador, afastou as alegaes de nulidade da citao por edital e ilegitimidade passiva da demandada F43 Projetos e Telecomunicaes Ltda; rejeitou as prefaciais de coisa julgada e prescrio argidas em sede de reconveno, julgando-a extinta, com base no artigo 269, IV, do CPC. Pois bem. Inicialmente cumpre esclarecer que a irresignao recursal limita-se ao julgamento antecipado da reconveno, deixando de impugnar os tpicos atinentes nulidade da citao e legitimidade da demandada F43. Feita essa ressalva, passo a analisar as razes de recurso e adianto que meu voto pelo provimento do agravo de instrumento. Tenho que assiste razo agravante quando aponta inobservncia regra inserta no artigo 318 do CPC. Tal dispositivo claro ao dispor que:
Art. 318. Julgar-se-o na mesma sentena a ao e a reconveno.

No foi o que ocorreu no caso concreto, na medida em que a reconveno foi julgada separadamente. Assim, impe-se a cassao da deciso, a fim de oportunizarse o prosseguimento da reconveno e julgamento conjunto com a ao

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

ACPF N 70035639384 2010/CVEL

declaratria de nulidade de ttulo de crdito, cancelamento de protesto e indenizatria por danos morais e materiais. Nesse sentido, precedentes deste Tribunal:
APELAO CVEL. DIREITO PBLICO NO ESPECIFICADO. AO DECLARATRIA. RECONEVNO. FORNECIMENTO DE ENERGIA ELTRICA. FRAUDE NO MEDIDOR. CORTE NO FORNECIMENTO. REVELIA. No se operou a revelia, pois a contestao foi protocolizada, no correio, tempestivamente, sendo imperioso o reconhecimento da reconveno. Pela previso do art. 318 do CPC ao e reconveno devem ser julgadas na mesma sentena. No tendo havido julgamento da ao e reconveno na mesma sentena, esta nula, devendo ser desconstituda. SENTENA DESCONSTITUDA. (Apelao Cvel N 70025581968, Primeira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jorge Maraschin dos Santos, Julgado em 10/06/2009) (grifei) AO DE COBRANA DE COTAS CONDOMINIAIS. RECONVENO. AUSNCIA DE JULGAMENTO. NULIDADE. ART. 318 DO CPC. Nos termos do art. 318 do CPC, mostra-se nula a sentena que no julga simultaneamente a ao principal e a reconveno. APELAO PROVIDA. (Apelao Cvel N 70012643086, Dcima Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Elaine Harzheim Macedo, Julgado em 13/09/2005) (grifei) APELAO. RECONVENO DE COBRANA DE SALDO DEVEDOR DE CONTRATO BANCRIO AUTUADA EM SEPARADO. EXTINO DO FEITO POR AUSNCIA DO INSTRUMENTO PROCURATRIO. SENTENA DESCONSTITUDA. 1.Sendo evidentemente conexa a reconveno de cobrana de saldo devedor de contrato de carto de crdito, que objeto de ao revisional e cuja petio deveria ter sido autuada nos prprios autos da ao principal, impunha-se julgamento em sentena nica. Exegese do art. 318 do CPC. (...) 3.Sentena desconstituda para prosseguimento da reconveno e julgamento conjunto com a ao principal. Apelo da r-reconvinte provido. (Apelao Cvel N 70009650839, Dcima Segunda Cmara Cvel,

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA

ACPF N 70035639384 2010/CVEL Tribunal de Justia do RS, Relator: Orlando Heemann Jnior, Julgado em 30/06/2005) (grifei)

Por essas razes, dou provimento ao agravo de instrumento, para cassar a deciso recorrida, devendo a reconveno ser julgada juntamente com a ao principal, nos termos do artigo 318 do CPC. o voto.

DES. ARTUR ARNILDO LUDWIG - De acordo com o(a) Relator(a). DES. LUS AUGUSTO COELHO BRAGA (PRESIDENTE) - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. LUS AUGUSTO COELHO BRAGA - Presidente - Agravo de Instrumento n 70035639384, Comarca de Santa Maria: "DERAM PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO. UNNIME."

Julgador(a) de 1 Grau: MARCIA INES DOEBBER

Vous aimerez peut-être aussi