Vous êtes sur la page 1sur 10

1

Emergncia inicial de plntulas de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

Samuel Domingos da SILVA

RESUMO Um forma importante de atenuar a degradao do meio ambiente promover meios que aproveitem resduos slidos na composio do substrato para germinao de plantas. Isso poderia melhorar as condies de crescimento da planta, consequentemente, diminuir a quantidade de rejeitos lanados em locais inadequados e realizar uma forma de reflorestamento de reas degradadas. A escria de AltoForno um rejeito que possui propriedades que podem ajudar no crescimento de certas espcies. O Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) uma planta nativa que pode ser usada para reflorestamentos mistos, destinados recomposio de reas degradadas de preservao permanente. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de escria de alto forno no crescimento de Ip Amarelo, em substratos com diferentes porcentagem do mesmo. Para isso, o experimento foi conduzido em seis tipos de substrato com terra e escria, cada um com quatro repeties de dez sementes, com o intuito de avaliar o nmero de germinao, altura das plantas, dimetro do colo e numero de folhas. Aps 21 dias, no foi obtido nenhum resultado para anlise, uma vez que nenhuma semente germinou. Acredita-se que a temperatura e as condies das sementes no estavam adequadas para tal trabalho. Palavras-chaves: substrato.
Cursando de Eng. Ambiental /Faenge - UEMG | samuel_domingos@hotmail.com

Tabebuia

chrysotricha,

escria,

germinao,

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 2 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

Initial development of seeds of Ipe Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) Substrates with different percentage of blast furnace slag.

ABSTRACT

One important way to mitigate the degradation of the environment is to promote ways to seize solid waste in the substrate for the germination of plants. This could improve conditions for plant growth, and consequently reduce the amount of waste thrown into inappropriate sites and perform a form of reforestation of degraded areas. The blast furnace slag is a waste that has properties that can help the growth of certain species. The Ipe Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) Is a native plant that can be used for reforestation mixed, used for restoration of degraded areas of permanent preservation. Thus, this study aimed to evaluate the effects of blast furnace slag in the growth of Yellow Ipe, on substrates with different percentage of it. For this, the experiment was conducted in six types of soil and slag substrate, each with four replicates of ten seeds, in order to assess the number of germination, plant height, stem diameter and leaf number. After 21 days, did not find any results for analysis, since no seed germinated. It is believed that the temperature and conditions of the seeds were not suitable for such work. Keywords: Tabebuia chrysotricha, slag, germination, substrate.

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 3 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

INTRODUO
A crescente industrializao da sociedade moderna, nas ltimas dcadas, tem levado, de vrias maneiras, a um drstico aumento na degradao do meio ambiente. Uma das formas dessa degradao o lanamento de rejeitos industriais em corpos dgua ou no solo. A atividade de recuperao de subprodutos indispensvel em face da necessidade de proteo ambiental. As indstrias siderrgicas, em especial, produzem grande quantidade de resduos, em funo do processo de produo do ao. Durante a fabricao de ao, ocorre um processo de remoo do oxignio do ferro para ligar-se ao carbono no interior do alto-forno, conhecido como processo de reduo. Neste processo, o ferro se liquefaz e chamado de ferro gusa. Impurezas como o calcrio, slica, etc., formam a escria, que o principal resduo do alto forno. (SHREVE, 1977). Estabelecer formas para o aproveitamento destes resduos um dos grandes desafios da sociedade moderna. A utilizao de resduos industriais como fonte de nutrientes ou como corretivos da acidez uma tendncia decorrente da necessidade de minimizar os efeitos nocivos do acmulo de nutrientes nos centros de produo (Marciano et al., 2001). Escrias apresentam em sua composio constituintes neutralizantes (Alcarde, 1992), especialmente Ca e Mg (Piau, 1991), Si (Winslow, 1992) e metais no prejudiciais s plantas e ao solo (Piau, 1995). As melhorias nas caractersticas qumicas do solo pela utilizao de escrias decorrem da ao neutralizante do SiO32-, e, conseqentemente, da elevao do pH e dos teores de Ca e Mg, CTC e V%, e diminuio da concentrao de H+Al (Prado & Fernandes, 2000, 2003; Prado et al., 2002). A presena de Ca na soluo em contato com as razes essencial para a sobrevivncia das mesmas, pois esse nutriente no se transloca da parte

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 4 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

area para as pores novas das razes em crescimento (Caires et al., 2001). Alm disso, o Ca essencial para manter a integridade estrutural das membranas e das paredes celulares (Malavolta et al., 1997). Elemento benfico para as plantas, o Si aumenta a resistncia s doenas (Takahashi, 1995), melhora o aproveitamento da gua (Agarie et al., 1998) e aumenta a fotossntese (Deren et al., 1994) e a produtividade, principalmente em espcies acumuladoras desse elemento (Korndrfer & Datnoff, 1995). O Ip uma espcie utilizada para paisagismo, particularmente para arborizao de ruas e avenidas, sendo tima tambm para reflorestamentos mistos, destinados recomposio de reas degradadas de preservao permanente. O Tabebuia chrysotricha (Mart. ex A. DC.) Standl.), popularmente conhecida como ip-amarelo, pau-darco-amarelo, ip-amarelo-cascudo, entre outros nomes populares, uma Bignoniaceae de porte arbreo, alcanando altura de 4 a 10m, com caractersticas de planta helifila (planta adaptada ao crescimento em ambiente aberto ou exposto luz direta) e decdua (Lorenzi, 2002). Sua ocorrncia estende-se desde o Estado do Esprito Santo at o de Santa Catarina na floresta pluvial atlntica; comum na vegetao secundria localizada sobre solos bem drenados de encostas, capoeiras e capoeires e apresenta valor ecolgico, paisagstico e econmico (Lorenzi, 2002). As sementes de espcies do gnero Tabebuia apresentam forte variao na qualidade durante o armazenamento (Carvalho, 1994) e, alm disso, possuem perodo de viabilidade curto, o que representam dificuldades no estabelecimento de tcnicas de cultivo para o reflorestamento de reas degradadas, alm de limitar sua disperso natural (Pinto et al., 1986). O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de escria de alto forno na emergncia e no crescimento inicial de plntulas de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.).

MATERIAIS E MTODOS

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 5 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 6 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

O presente estudo foi conduzido na rea experimental da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitrio de Joo Monlevade, localizado na regio central do estado de Minas Gerais, a 900 m de altitude, nas coordenadas 19,5 S de latitude e 43,7 W de longitude.

Segundo a classificao climtica de KPPEN(1948), o clima regional do tipo Cwa, tropical de altitude. A temperatura mdia anual de 25 C, com precipitao anual de 1322 mm. As sementes utilizadas foram colhidas na regio, nos anos de 2009 e 2010, e estavam armazenadas em pote plstico at o momento da utilizao. O trabalho foi conduzido em quatro tipos de substrato: 0%

(testemunhas), 10%, 20%, 30%, 40% e 50% de escria, em sacos de polietileno de 300ml de volume. Foi feita uma mistura homogenia dos respectivos ndices de escria com terra, coletada no prprio local de pesquisa, de acordo com o preenchimento do volume total. Foram utilizadas quatro repeties de 10 sementes para cada tipo de substrato, sendo que cada semente foi plantada em um saquinho de polietileno. As sementes foram regadas de dois em dois dias com gua residual.

A semeadura ocorreu no dia 13 de abril de 2011 e o resultado final obtido no dia 04 de maio de 2011.

RESULTADOS E DISCUSSO
No houve germinao das sementes de nenhum substrato aps 21 dias da semeadura. A estimativa era que germinassem entre 10 a 14 dias aps o plantio. Acredita-se que devido s sementes serem de 2009 e 2010 elas tenham perdido a viabilidade. J que segundo Carvalho (1994), as sementes do gnero Tabebuia passam por variao na qualidade durante o armazenamento. E as

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 7 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

sementes de Ip possuem perodo de viabilidade curto, o que representam dificuldades no estabelecimento de tcnicas de cultivo e limitar sua disperso natural (Pinto et al., 1986). Um fator que pode ter aumentado a perda de viabilidade das sementes a armazenagem incorreta das mesmas. A temperatura do local nos dias de semeadura tambm pode ter influenciado, j que a mdia estava cerca de 26 C (CLIMATEMPO, 2011), valor significativamente abaixo da tima que 30 C. A temperatura afeta a capacidade de germinao e a taxa em que esta ocorre. As sementes tm capacidade de germinar sob faixa de temperatura caracterstica da espcie, mas o tempo necessrio para ser alcanada a mxima porcentagem de germinao varia com a temperatura (Bewley & Black, 1994). A quebra de dormncia pode ter sido outro fator determinante. No foi realizado nenhum tratamento para o mesmo, porm acredita-se que o IpAmarelo no possui dormncia (IPEF, 2006). O resduo no teve ter sido a causa da no emergncia das plntulas, uma vez que no emergiu nas testemunhas.

CONCLUSO
No foi possvel realizar o estudo da influncia da escria de Alto-Forno no crescimento do Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.), devido fatores que podem ter atrapalhado a germinao das sementes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 8 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

AGARIE, S.; UCHIDA, H.; AGATA, W.; KUBOTA, F.; KAUFMAN, P. T. Effects of silicon on transpiration and leaf conductance in rice plants (Oryza sativa L.). Plant Production Science, Tokyo, v. 1, p. 89-95, 1998. ALCARDE, J. C. Corretivo de acidez do solo: caractersticas e interpretaes. So Paulo: Associao Nacional para Difuso de Adubos e Corretivos Agrcolas, 1992. 26 p. (Boletim Tcnico 6). BEWLEY, J. D.; BLACK, M. Seeds: physiology of development and germination. 2. ed. New York: Plenum Press, 1994. 445 p. CAIRES, E. F.; FONSECA, A. F.; FELDHAUS, I. C.; BLUM, J. Crescimento radicular e nutrio da soja cultivada no sistema plantio direto em resposta ao calcrio e gesso na superfcie. Revista Brasileira de Cincias do Solo, Campinas, v. 25, n. 4, p. 1029-1040, 2001. CARVALHO, 1994. p.8-15. P.E.R. Espcies florestais brasileiras: recomendaes

silviculturais, potencialidades e uso da madeira. Braslia: Embrapa-CNPF,

CLIMA TEMPO. Temperatura de Joo Monlevade. Disponvel em: < http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/2012/joaomonlevademg>. Acesso em: abr/mai. 2011. DEREN, C. W.; DATNOFF, L. E.; SNYDER, G. H.; MARTIN, F. G. Silicon concentration, disease response, and yield components of rice genotypes grown on flooded organic histosols. Crop Science, Madison, v. 34, p. 733- 737, 1994. IPEF. Identificao de Espcies Florestais IPEF Julho/06. 2006. Disponvel em: <http://www.ipef.br/identificacao/tabebuia.alba.asp>. Acesso em: 30. abril. 2011.

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 9 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

KORNDRFER, G. H.; DATNOFF, L. E. Adubao com silcio: uma alternativa no controle de doenas da cana-de acar e do arroz. Informaes Agronmicas, Piracicaba, n. 70, p. 1-3, 1995. LORENZI, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Editora Plantarum, 2002. v.1, p.64. MALAVOLTA, E.; VITTI, G. S.; OLIVEIRA de S. A. Avaliao do estado nutricional das plantas: princpios e aplicaes. 2. ed. Piracicaba: Potafos, 1997. 319 p. MARCIANO, C. R.; MORAES, S. O.; OLIVEIRA, F. C.; MATTIAZZO, M. E. Efeito do lodo de esgoto e do composto de lixo urbano sobre a condutividade hidrulica de um latossolo amarelo saturado e no-saturado. Revista Pesq. agropec. bras., Braslia, v. 38, n. 11, p. 1323-1328, nov. 2003 1328 J. G. Carvalho-Pupatto et al. Brasileira de Cincia do Solo, Viosa, MG, v. 25, n. 1, p. 1-9, 2001. PIAU, W. C. Efeito de escria de siderurgia em atributos qumicos de solos e na cultura do milho (Zea mays L). 1995. 124 f. Tese (Doutorado em Solos e Nutrio de Plantas) - Universidade de So Paulo, Piracicaba, 1995. PIAU, W. C. Viabilidade do uso de escria como corretivo e fertilizante. 1991. 99 f. Dissertao (Mestrado em Solos e Nutrio de Plantas) Universidade de So Paulo, Piracicaba, 1991. PINTO, M.M.; SADER, R.; BARBOSA, J.M. Influncia do tempo de secagem e do armazenamento sobre a viabilidade das sementes de ip-rosa. Revista Brasileira de Sementes, v.8, p.37-47, 1986. PRADO, R. M.; FERNANDES, F. M. Efeito residual da escria de siderurgia como corretivo da acidez do solo na soqueira da cana-de-acar. Revista Brasileira de Cincia do Solo, Campinas v. 27, n. 2, p. 287-296, 2003.

Desenvolvimento inicial de sementes de Ip Amarelo (Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl.) em substratos com 10 diferentes porcentagem de escria de Alto Forno.

PRADO, R. M.; FERNANDES, F. M. Escria de siderurgia e calcrio na correo da acidez do solo cultivado com cana-de-acar em vasos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 57, n. 4, p. 739-744, 2000. PRADO, R. M.; FERNANDES, F. M.; COUTINHO, E. L. M.; ROQUE, C. G.; VILLAR, M. L. P. Avaliao da escria de siderurgia e de calcrios como corretivos da acidez do solo no cultivo da alface. Pesquisa Agropecuria Brasileira, Braslia, v. 37, n. 4, p. 539-546, 2002. SHREVE, Randolph Norris Indstrias de processos qumicos. In: SHREVE, R. Norris, BRINK, Joseph A. Jr. (Org.); Traduo de Horcio Macedo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1977. TAKAHASHI, E. Uptake mode and physiological functions of silica. In: MATUSUO, T.; KUMAZAWA, K.; ISHII, R.; ISHIHARA, K.; HIRATA, H. Science of rice plant physiology. Tokyo: Nobunkyo, 1995. v. 2, p. 420-433. WINSLOW, M. D. Silicon, disease, resistance and yield of rice genotypes under upland cultural conditions. Crop Science, Madison, v. 32, p. 1208-1213, 1992. Nova semente plantada no dia 11/05

Vous aimerez peut-être aussi