Vous êtes sur la page 1sur 26

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MDS Secretaria Nacional de Assistncia Social SNAS Departamento de Proteo Social Especial DPSE

Orientaes sobre a Gesto do Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS 1 Verso

As orientaes a seguir, organizadas em formato didtico de perguntas e respostas, tm como objetivo orientar e apoiar Estados, Municpios e Distrito Federal no que diz respeito implantao e gesto do Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS. Destina-se, portanto, a gestores, profissionais que atuem no CREAS e equipes tcnicas da Proteo Social Especial (PSE) e Proteo Social Bsica (PSB), alm de outros, como rgos de controle social e rede de articulao do CREAS.

SUAS e Proteo Social Especial

1- O que SUAS? O Sistema nico de Assistncia Social - SUAS um sistema pblico no-contributivo, descentralizado e participativo que tem por funo a gesto e organizao da oferta de servios, programas, projetos e benefcios da poltica de assistncia social em todo o territrio nacional. Em termos gerais, o SUAS: Estabelece a co-responsabilidade entre os entes federados (Unio, Estados, DF e Municpios) para implementar, regular, cofinanciar e ofertar servios, programas, projetos e benefcios de assistncia social, em todo o territrio nacional, como dever do Estado e direito do cidado; Considera o territrio, respeitando as diversidades regionais e municipais, decorrente de caractersticas culturais, socioeconmicas e polticas, e as realidades urbana e rural; Adota a matricialidade sociofamiliar como eixo estruturante das aes de assistncia social. Articula a oferta pblica-estatal com a oferta pblica no estatal de servios socioassistenciais operacionalizados por meio de organizaes e entidades de assistncia social reconhecidas pelo SUAS;

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Organiza a proteo social por nveis: proteo social bsica, proteo social especial de mdia complexidade e proteo social especial de alta complexidade.

2- O que Proteo Social Especial? A Proteo Social Especial organiza, no mbito do SUAS, a oferta de servios, programas e projetos de carter especializado, destinado a famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social, com violao de direitos. Tais situaes podem incidir sobre as relaes familiares e comunitrias, gerando conflitos, tenses e rupturas, demandando, portanto, ateno especializada e maior articulao com os rgos de defesa de direitos e outras polticas pblicas setoriais. A ateno na Proteo Social Especial tem como objetivo principal contribuir para a preveno de agravamentos e potencializao de recursos para a reparao de situaes que envolvam risco pessoal e social, violncia, fragilizao e rompimento de vnculos familiares, comunitrios e/ou sociais. Nesse sentido, algumas situaes podem ser aqui elencadas: violncia fsica, psicolgica e negligncia; abandono; violncia sexual; situao de rua; trabalho infantil; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; afastamento do convvio familiar, dentre outras. Considerando os nveis de agravamento, a natureza e a especificidade do atendimento ofertado, a ateno na Proteo Social Especial organiza-se em Proteo Social Especial de Mdia Complexidade e Proteo Social Especial de Alta Complexidade. 3 - O que Proteo Social Especial de Mdia Complexidade? A proteo social especial de mdia complexidade organiza a oferta de servios, programas e projetos de carter especializado que requerem maior estruturao tcnica e operativa, com competncias e atribuies definidas, destinados ao atendimento s famlias e aos indivduos em situao de risco pessoal e social, com direitos ameaados ou violados. Devido natureza e ao agravamento dos riscos, pessoal e social, vivenciados pelas famlias e indivduos atendidos, a oferta da ateno na Proteo Social Especial de Mdia Complexidade requer acompanhamento especializado, individualizado, continuado e articulado com a rede. Em conformidade com a Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais, constituem Unidades para a oferta de servios especializados no mbito da Proteo Social Especial de Mdia Complexidade: Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social - CREAS Centro de Referncia Especializado para Populao em Situao de Rua

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

4 - O que Proteo Social Especial de Alta Complexidade? A Proteo Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar servios especializados com vistas a afianar segurana de acolhida a indivduos e/ou famlias afastados temporariamente do ncleo familiar e/ou comunitrios de origem. Em conformidade com a Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais, constituem servios de Proteo Social Especial de Alta Complexidade: Servio de Acolhimento Institucional; Servio de acolhimento em Repblica; Servio de Acolhimento em Famlia Acolhedora; Servio de Proteo em Situaes de Calamidades Pblicas e de Emergncias.

Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social - CREAS 5- O que Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social - CREAS? O CREAS a unidade pblica estatal de atendimento e referncia para o acompanhamento especializado no SUAS, onde se ofertam servios continuados de mdia complexidade, conforme Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais. O CREAS pode ser implantado em mbito local ou regional. Sua implantao, funcionamento e a oferta direta dos servios constituem responsabilidades do poder pblico local e, no caso dos CREAS Regionais, do Estado e municpios envolvidos, conforme pactuao de responsabilidades. Devido natureza pblico-estatal, os CREAS no podem ser administrados por organizaes de natureza privada sem fins lucrativos. Dada a especificidade das situaes vivenciadas, os servios ofertados pelo CREAS no podem sofrer interrupes, seja por questes relativas alternncia da gesto ou qualquer outro motivo.

6 Em que situaes o CREAS Regional poder ser implantado? O CREAS de abrangncia regional poder ser implantado nas seguintes situaes: a) Nos casos em que a demanda do municpio no justificar a disponibilizao, no seu mbito, de servios continuados no nvel de proteo social especial de mdia complexidade, ou, b) Nos casos em que o municpio, devido ao seu porte ou nvel de gesto, no tenha condies de ofertar individualmente o servio em seu territrio.

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

A implantao do CREAS Regional dar-se- por iniciativa do Estado ou de um conjunto de Municpios. O Estado deve assumir a responsabilidade de regular, co-financiar, coordenar e supervisionar o funcionamento dos CREAS de mbito regional, desde sua implantao, com a participao dos municpios envolvidos. Os municpios que no tenham condies imediatas de faz-lo ou cuja incidncia das situaes possa justificar a sua articulao com outros municpios, podero utilizar formas alternativas de cooperao intermunicipais para viabilizar o servio. Isso significa que um grupo de pequenos municpios, localizados prximos, podem desenvolver o servio conjunto, cada um assumindo a responsabilidade pela garantia das condies operacionais, a exemplo das instalaes fsicas, dos equipamentos, do atendimento tcnico, da realizao das capacitaes etc. Na regionalizao do atendimento dever ser observada a proximidade geogrfica entre os municpios envolvidos, de forma a viabilizar o acesso dos usurios aos servios ou da equipe tcnica aos municpios vinculados ao CREAS Regional.

7 - Quais normativas fundamentam a oferta de servios especializados pelo CREAS, no mbito da Poltica de Assistncia Social? Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS, 1993 Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS, 2004 Norma Operacional Bsica NOB/SUAS, 2005. Norma Operacional Bsica de Recursos Humanos do Sistema nico de Assistncia Social NOB-RH/SUAS, 2007. Protocolo de Gesto Integrada de Servios, Benefcios e Transferncia de Renda no mbito do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), 2009. Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais, 2009; Portaria n 843, de 28 de dezembro de 2010. 8 Qual pblico pode ser atendido no CREAS?

Nos servios ofertados pelo CREAS podem ser atendidas famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social, com violao de direitos, em conformidade com as demandas identificadas no territrio, tais como: violncia fsica, psicolgica e negligncia; violncia sexual: abuso e/ou explorao sexual; afastamento do convvio familiar devido aplicao de medida de proteo; situao de rua; abandono; vivncia de trabalho infantil; discriminao em decorrncia da orientao sexual e/ou

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

raa/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Famlia e do PETI em decorrncia de violao de direitos, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade por adolescentes, dentre outras.

9 Quais so as principais aes/atividades que constituem o trabalho social essencial aos servios a serem realizadas pela equipe do CREAS?

As principais aes/atividades que constituem o trabalho social essencial ao servio e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS so: acolhida; escuta; estudo social; diagnstico socioeconmico; monitoramento e avaliao do servio; orientao e encaminhamentos para a rede de servios locais com resolutividade; construo de plano individual e/ou familiar de atendimento; orientao scio-familiar; atendimento psicossocial; orientao jurdico-social; referncia e contra-referncia; informao, comunicao e defesa de direitos; apoio famlia na sua funo protetiva; acesso documentao pessoal; mobilizao, identificao da famlia extensa ou ampliada; articulao da rede de servios socioassistenciais; articulao com os servios de outras polticas pblicas setoriais; articulao interinstitucional com os demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos; mobilizao para o exerccio da cidadania; trabalho interdisciplinar; elaborao de relatrios e/ou pronturios; estmulo ao convvio familiar, grupal e social; mobilizao e fortalecimento do convvio e de redes sociais de apoio; dentre outros.

10 Quais so os eixos norteadores da ateno ofertada nos CREAS?

Abaixo esto elencados alguns eixos que devem nortear a ateno nos servios especializados do CREAS, devendo ser observados tanto no processo de implantao e gesto da Unidade, quanto em seu funcionamento e no desenvolvimento de atividades por parte da equipe profissional. TERRITRIO e LOCALIZAO; ATENO ESPECIALIZADA; CENTRALIDADE NA FAMLIA; ACESSO A DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS; TRABALHO EM REDE; 11 Quais sos os objetivos da ateno ofertada pelos Servios do CREAS? Os servios ofertados pelo CREAS devem propiciar acolhida e escuta qualificada, visando, dentre outros aspectos:

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Ao fortalecimento da funo protetiva da famlia; interrupo de padres de relacionamento familiares e comunitrios com violao de direitos; potencializao dos recursos para a superao da situao vivenciada e reconstruo de relacionamentos familiares, comunitrios e com o contexto social, ou construo de novas referncias, quando for o caso; Ao acesso das famlias e indivduos a direitos socioassistenciais e rede de proteo social; Ao exerccio do protagonismo e da participao social; e preveno de agravamentos e da institucionalizao.

12 Quais so as competncias de gesto do CREAS?

O CREAS, alm do lcus de atendimento e referncia para a ateno especializada de proteo social especial de mdia complexidade, tem, ainda, competncias relativas : Coordenao direta dos servios nele ofertados; Coordenao dos processos de trabalho e da equipe da Unidade;

Articulao entre servios prestados diretamente, pela prpria Unidade, e dos servios prestados por unidades referenciadas ao CREAS; Atuao em rede, por meio da referncia e contrarreferncia com a PSB, a PSE de Alta Complexidade, e articulao intersetorial com a rede de servios das demais polticas pblicas e rgos de defesa de direitos. Nessa direo, o CREAS deve coordenar os servios por ele ofertados e a relao com as unidades referenciadas, articulando processos de trabalhos em rede na ateno s famlias e indivduos, sem, todavia, confundir suas competncias com as do rgo gestor da poltica de Assistncia Social, ao qual est subordinado.

13 Como diferenciar as competncias de gesto do CREAS das competncias do rgo gestor da Assistncia Social? Para assegurar ao CREAS delimitao e exerccio de suas competncias, fundamental diferenci-las das competncias do rgo Gestor da Assistncia Social, em especial da rea responsvel pela Proteo Social Especial. De modo geral, cabe ao rgo gestor o desempenho dos macroprocessos relativos gesto da poltica de proteo social especial na localidade, inclusive do CREAS e seus servios. unidade CREAS, por sua vez, cabe a coordenao tcnica e administrativa da Unidade, dos fluxos de trabalho e da oferta, no cotidiano, dos servios especializados.

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

O quadro abaixo ilustra alguns exemplos de distines entre competncias do rgo Gestor e competncias do CREAS: rgo Gestor Municipal ou do DF Definio e planejamento da implantao das unidades CREAS e dos servios a serem ofertados e referenciados, considerando a realidade do territrio de abrangncia, dados de vigilncia socioassistencial e possibilidades de participao dos usurios. Elaborao do Plano Municipal de Assistncia Social, contemplando, conforme o caso: planejamento da implantao do CREAS; localizao da Unidade, organizao de sua infraestrutura, seleo, composio e capacitao de seus recursos humanos; Servios a serem pelo CREAS e por Unidades Referenciadas, quando for o caso; mecanismos para o monitoramento e avaliao da Unidade e servios ofertados ou referenciados; planejamento e implementao de medidas voltadas melhoria da Unidade e qualificao da ateno ofertada. Planejamento do processo de vinculao ao SUAS das entidades pblicas sem fins lucrativos, que componham a rede socioassistencial, e de sua relao com o CREAS na localidade; Planejamento, monitoramento e avaliao do referenciamento ao CREAS dos servios de PSE de mdia complexidade prestados por organizaes privadas, sem fins econmicos e com vnculo SUAS; CREAS Oferta de ateno especializada no mbito dos Servios prestados pelo CREAS, conforme definio do rgo gestor.

Fornecimento de subsdios e informaes ao rgo gestor que contribuam para: elaborao do Plano Municipal de Assistncia Social; planejamento, monitoramento e avaliao da Unidade e dos servios ofertados pelo CREAS ou a ele referenciados; planejamento de medidas voltadas qualificao da Unidade e da ateno ofertada no mbito dos servios do CREAS.

Relacionamento cotidiano com Unidades referenciadas para acompanhamento dos casos, conforme fluxos de encaminhamento e processos de trabalho previamente definidos. Organizao de espaos e oportunidades para troca de informaes, discusso de casos e acompanhamento dos encaminhamentos realizados s Unidades referenciadas.

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Construo de fluxos de articulao e processos de trabalho entre CREAS e Unidades Referenciadas. Acompanhamento das Famlias do PBF, em especial das que se encontram em Situao de Descumprimento das Condicionalidades do PBF e PETI por motivos relacionados a risco e violao de direitos; Alimentao peridica do SICON com registro do acompanhamento familiar efetivado.

Planejamento e Monitoramento da implementao do Protocolo de Gesto Integrada de Servios, Benefcios e Transferncia de Renda na localidade.

Gesto administrativa, financeira e oramentria dos recursos da assistncia social, incluindo a destinao de recursos Unidade CREAS. Provimento de infraestrutura para o CREAS, com acessibilidade, RH, equipamentos e mobilirios necessrios;

Encaminhamento ao rgo gestor de demandas relativas recursos para o desenvolvimento dos servios, melhoria e adequao da infraestrutura da Unidade, capacitao da equipe, assessoramento e suporte tcnico ao CREAS.

Suporte material e tcnico oferta dos Monitoramento da utilizao de materiais, servios prestados pelo CREAS; comunicando demandas de reposio ao rgo gestor. Planejamento e implementao de poltica de capacitao e educao permanente dos Gesto Administrativa profissionais do SUAS. da Unidade CREAS Coordenao de macroprocessos, incluindo a construo e pactuao de fluxos de referncia e contrarreferncia com a rede socioassistencial, das outras polticas setoriais e rgos de defesa de direito. Participao na construo de fluxos de referncia e contrareferncia com a rede socioassistencial e de articulao com as demais polticas setoriais e rgos de defesa de direitos. Desenvolvimento de trabalho em rede na ateno cotidiana, por meio da articulao com a rede socioassistencial, outras polticas setoriais e rgos de defesa de direitos, conforme fluxos pactuados, quando for o caso. Gesto dos recursos humanos do CREAS Gesto tcnica e administrativa da

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

(seleo, poltica de cargos e salrios, etc.); Planejamento de medidas relacionadas capacitao e educao permanente, incluindo assessoria de profissional externo, quando for o caso; Planejamento de medidas de incentivo participao dos usurios no planejamento e melhoria da oferta dos servios; Participao em Comisses, Fruns, etc;

Unidade, incluindo: Coordenao de equipe; Organizao e gesto de processos e fluxos internos de trabalho; Organizao de momentos de reflexo, discusso de caso e integrao em equipe; Participao em campanhas de preveno e enfrentamento, dentre outras. Participao como representante, da Assistncia Social, em Comisses, Fruns, etc, quando for o caso.

Preenchimento anual do Censo SUAS, com Encaminhamento ao rgo gestor, pelo informaes atualizadas e fidedignas. coordenador da Unidade, das informaes solicitadas no Censo SUAS CREAS. Produo, sistematizao, consolidao e anlise de dados de vigilncia socioassistencial; Produo, sistematizao, consolidao e anlise de dados sobre atendimentos/ acompanhamentos realizados. Registro de informaes relativas a atendimento/ acompanhamento; Elaborao e encaminhamentos ao rgo gestor de relatrios sobre trabalhos realizados, com dados de vigilncia socioassistencial e dados sobre atendimentos/ acompanhamentos.

14 Quais etapas devem compor o planejamento da implantao do CREAS no municpio ou DF? O rgo Gestor deve coordenar o processo de planejamento que conduzir implantao do CREAS, definindo etapas, metas, responsveis e prazos, com a devida previso no Plano Municipal de Assistncia Social, a ser submetido aprovao do Conselho. Abaixo esto elencadas etapas que podem compor o planejamento da implantao planejada do CREAS, as quais devem ser flexibilizadas e adaptadas para adequao a cada realidade local: a) Elaborao de diagnstico Socioterritorial que permita identificar:

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

- Particularidades do territrio (histria; cultura; aspectos geogrficos rodovias, fronteiras, extenso; movimentos sociais; rede pr-existente; densidade populacional, etc.); - Dados de incidncia de riscos e violaes de direitos: identificao de demandas, avaliao de relevncia e pertinncia de implantao da Unidade; - Mapeamento da rede de articulao do CREAS. b) Identificao do quantitativo de Unidades CREAS necessrias na localidade, considerando a realidade local, com definio do nmero a ser implantado; c) Levantamento de custos e planejamento financeiro-oramentrio para implantao do CREAS e manuteno dos Servios ofertados; d) Definio do territrio de abrangncia de cada Unidade CREAS, no caso de municpios com mais de uma Unidade; e) Definio dos Servios que cada Unidade CREAS dever ofertar, considerando a realidade de cada territrio; f) Definio dos servios que sero referenciados a cada Unidade CREAS, considerando a rede existente no territrio; g) Definio de local com infraestrutura adequada e localizao estratgica para implantao do CREAS; h) Mobilizao da Rede de Articulao; i) Definio e composio do RH; j) Organizao de equipamentos, mobilirio e materiais necessrios ao CREAS; l) Planejamento de poltica de capacitao e educao permanente; m) Planejamento de medidas preventivas voltadas segurana e sade do trabalhador do CREAS. n) Definio de fluxos de referncia e contrarreferencia no mbito do SUAS. Nos casos de municpios com mais de uma Unidade CREAS, definio de qual CRAS se referencia a qual CREAS; o) Mobilizao da rede das demais polticas pblicas e rgos de defesa de direitos para a construo e pactuao de fluxos de articulao intersetorial; p) Inscrio de Servio do CREAS no Conselho Municipal do Direito da Criana e do Adolescente, quando for o caso; q) Planejamento de procedimentos para o monitoramento e a avaliao.

10

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

15 Como definir a melhor localizao para a implantao do CREAS em cada municpio ou DF? O CREAS deve ter localizao estratgica, prioritariamente de fcil acesso populao a ser atendida, devendo-se observar a disponibilidade de transporte pblico e a proximidade dos locais de maior concentrao do pblico a ser atendido. Apenas por meio de uma anlise local, o gestor poder definir a melhor localizao para a implantao do CREAS. Entretanto, a fim de assegurar a facilidade de acesso aos usurios, sugere-se: Municpios ou DF com uma Unidade CREAS: localizao da Unidade preferencialmente em rea central, com facilidade de acesso e maior circulao da populao, e/ou em localidade estratgica para facilitar a articulao com a rede (CRAS, Poder Judicirio, Conselho Tutelar, etc.) e a prpria circulao da famlia; Municpios ou DF com mais de uma Unidade CREAS: localizao da Unidade em territrios com maior incidncia de situaes de risco pessoal e social e violao de direitos; territorializao e localizao dos equipamentos da rede essencial de articulao do CREAS (territorializao dos CRAS, rede socioassistencial, Sade Mental, Poder Judicirio, Conselho Tutelar, entre outros); diviso administrativa do municpio, quando for o caso; observada a facilidade de acesso. Alm de localizao estratgica e facilidade de acesso a meio de transporte pblico, importante assegurar s equipes do CREAS possibilidades e meios para o deslocamento no territrio.

16 Como deve ser o espao fsico do CREAS? Para promover uma acolhida adequada e escuta qualificada dos usurios, o ambiente fsico do CREAS deve ser acolhedor e assegurar espaos para atendimentos familiar, individual e em grupo, em condies de sigilo e privacidade. Para isso, recomenda-se que seja implantado em edificao com espaos essenciais para o desenvolvimento das suas atividades, no devendo ser implantado em local improvisado. Para que o ambiente seja acolhedor, alm da postura tica, de respeito dignidade, diversidade e no-discriminao, a ser compartilhada por toda a equipe, o espao fsico do CREAS deve contar com condies que assegurem: Atendimento em condies de privacidade e sigilo; Adequada iluminao, ventilao, conservao, salubridade e limpeza; Segurana dos profissionais e pblico atendido;

11

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Acessibilidade a pessoas com deficincia, idosos, gestantes e crianas, dentre outros; Espaos reservados e de acesso restrito equipe para guarda de pronturios. Em caso de registros eletrnicos, devem igualmente ser adotadas medidas para assegurar o acesso restrito aos dados e informaes; Informaes disponveis em local visvel sobre: servios ofertados, situaes atendidas e horrio de funcionamento da Unidade.

A infraestrutura fsica do CREAS deve assegurar as seguintes condies para acessibilidade a pessoas com deficincia e/ou mobilidade reduzida: acesso principal adaptado com rampas, da calada recepo; acesso adaptado s principais reas do CREAS (salas de atendimento e banheiro); e banheiros adaptados. importante mencionar que a acessibilidade deve, tambm, propiciar acesso ao CREAS de pessoas com outras dificuldades, para alm das dificuldades de locomoo (ex: deficincia visual, auditiva, etc.). No que diz respeito acessibilidade, ainda, alm das pessoas com deficincia e idosos, os espaos fsicos e a organizao do mobilirio e equipamentos do CREAS devem considerar a diversidade e especificidades dos diferentes ciclos de vida que podero ser atendidos, incluindo, por exemplo, espaos adequados para acolhida/atendimento de crianas (ex: cantinhos com tapete emborrachado e brinquedos, mesa com cadeiras infantis etc.). Para assegurar acessibilidade na unidade CREAS recomenda-se consultar e observar as normativas relacionadas abaixo: NBR 9050 referente acessibilidade a edificaes, mobilirio, espaos e equipamentos; Lei N 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade das pessoas com deficincia e com mobilidade reduzida; Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004, que regulamenta a Lei N 10.098; Resoluo CNAS n 109, de 11 de dezembro de 2009, que aprova a Tipificao Nacional de Servios Sociassistenciais; Planta sugerida para construo de CREAS. Em caso de construo de CREAS, a planta disponibilizada constitui apenas sugesto com referncias mnimas de espao para o atendimento qualificado. Observadas as normativas aplicadas s edificaes pblicas, e as recomendaes quanto aos espaos que o CREAS deve dispor, o gestor possui autonomia para definio da planta que melhor atender realidade local.

12

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

17 Quais so os espaos essenciais que todo CREAS deve dispor? Constituem espaos essenciais que todo CREAS deve, minimamente, dispor: Sala para recepo; Sala para coordenao e atividades administrativas; Salas de atendimento, individual, familiar e em grupo, em quantitativo condizente com servios ofertados e capacidade de atendimento da unidade (Recomendvel: grande porte, metrpole e DF: pelo menos 4 salas de atendimento; demais portes: pelo menos 3 salas de atendimento); 02 Banheiros coletivos, com adaptao para pessoas com deficincia e/ou mobilidade reduzida; 01 Copa e/ou cozinha. A infraestrutura fsica do CREAS deve ser compatvel com os servios ofertados, recursos humanos disponveis e capacidade de atendimento instalada. Os espaos do CREAS devem, portanto, dispor de quantidade e dimenses suficientes, sendo a infraestrutura ampliada sempre que necessrio. Alm dos espaos essenciais, as Unidades CREAS podero contar com outros espaos, dependendo das possibilidades e necessidades (almoxarifado ou similar, espao externo etc.). 18 Quais materiais o CREAS deve dispor para a realizao de suas atividades de gesto e oferta de atendimento? Constituem materiais essenciais, que todo CREAS deve dispor, para a realizao das atividades de gesto do CREAS e atendimento no mbito dos servios ofertados: Mobilirio, computadores, telefone;

Material de expediente e material para desenvolvimento de atividades individuais, com famlias e em grupos (ex: brinquedos, jogos, lpis colorido, fantoches, revistas, cola, tesouras, etc.); Veculo para utilizao da equipe (de uso exclusivo ou compartilhado);

Arquivos, armrios ou outros, para guarda de pronturios em condies de segurana e sigilo. Alm dos materiais essenciais, constituem materiais desejveis que podero qualificar sobremaneira o desenvolvimento dos trabalhos no mbito da Unidade e de seus servios:

13

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Acesso internet; Impressora; Material multimdia: TV, equipamento de som, aparelho de DVD, mquina fotogrfica.

19 O CREAS pode ser implantado em imvel compartilhado? O CREAS deve ser implantado, preferencialmente, em imvel exclusivo. Todavia, o compartilhamento do imvel ser permitido desde que assegurado, ao CREAS, placa de identificao e espaos exclusivos para realizao de suas atividades. Podero ser compartilhados os seguintes espaos: Entrada ou porta de acesso; Copa ou Cozinha;

Almoxarifado ou similar, desde que os materiais do CREAS sejam guardados com reserva; rea externa; Banheiros.

20 Em caso de compartilhamento, com quais instituies ou servios o imvel de funcionamento do CREAS poder ser compartilhado? Assegurada a exclusividade dos espaos essenciais, o CREAS poder compartilhar infraestrutura fsica com o CRAS ou Conselho de Assistncia Social. Recomenda-se no compartilhar com unidades administrativas (rgo gestor, Prefeitura, etc.); Deve ser evitada a instalao do CREAS em imvel compartilhado com rgos de defesa de direitos (Poder Judicirio, Delegacias, Conselho Tutelar, Ministrio Pblico; Disque Denncia); O CREAS no deve ser instalado em imvel compartilhado com ONG ou com unidade prestadora de Servio de Acolhimento.

21 Como deve ser a identificao visual do imvel de funcionamento do CREAS? O CREAS deve possuir uma identidade visual para que a populao e a rede identifiquem a Unidade e possam acess-la. Assim, independentemente das fontes financiadoras, deve-se adotar a utilizao da placa padro do CREAS, disponvel no site do MDS, resguardando a identificao do SUAS e dos entes federados que cofinanciam.

14

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

A identificao tem como objetivo, ainda, assegurar a homogeneidade de nomenclatura CREAS - em todo territrio nacional, podendo ser acrescida de nome fantasia. A placa de identificao deve ser fixada em local de fcil visualizao da populao.

22 Qual deve ser o horrio de funcionamento do CREAS? O CREAS deve funcionar (estar aberto para atendimento ao pblico), no mnimo, cinco dias por semana, por oito horas dirias, totalizando quarenta horas semanais, assegurada a presena de equipe profissional de nvel superior, alm dos demais profissionais necessrios ao bom funcionamento dos servios. Em funo dos horrios e locais de trabalho das famlias a serem atendidas, em algumas localidades poder ser necessrio flexibilizar os horrios de funcionamento da Unidade para possibilitar a ampliao do acesso da populao aos servios ofertados. Em todo caso, deve-se respeitar o perodo mnimo de funcionamento (cinco dias da semana e quarenta horas semanais) e o horrio de funcionamento deve ser planejado e previsvel, com divulgao visvel na Unidade, no sendo aconselhveis mudanas constantes, em curto perodo de tempo, que possam comprometer o acesso das famlias ao CREAS.

23 Quantos CREAS podem ser implantados em cada municpio? Segue abaixo, quadro com parmetros de referncia para implantao de Unidades CREAS, considerando o porte dos Municpios: Parmetros para a implantao de CREAS Porte do Municpio Pequeno Porte I Nmero de habitantes At 20.000 Parmetros de referncia Cobertura de atendimento em CREAS Regional; ou Implantao de 01 CREAS, quando a demanda local justificar. Implantao de pelo menos 01 CREAS. Implantao de pelo menos 01 CREAS. Implantao de 01 CREAS a cada 200.000 habitantes.

Pequeno Porte II Mdio Porte Grande Porte, Metrpoles e DF

De 20.001 a 50.000 De 50.001 a 100.000 A partir de 100.001.

15

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

importante mencionar que o quadro acima apresenta parmetros de referncia, sendo o diagnstico socioterritorial e os dados de vigilncia socioassistencial fundamentais para a definio mais apropriada do quantitativo de unidades CREAS necessrias, considerando a realidade de cada territrio. Ressalte-se, ainda, que estes parmetros de referncia constituem metas a serem alcanadas por meio do processo de gradativa implementao do SUAS. 24 Qual deve ser a capacidade instalada de atendimento de cada Unidade CREAS? A capacidade instalada a capacidade potencial para o atendimento a famlias e indivduos na Unidade CREAS. Considerando a realidade e demanda local, o gestor deve planejar a implementao do CREAS de modo a assegurar capacidade instalada de atendimento, conforme parmetros de referncia relacionados abaixo:

Porte dos municpios e capacidade de atendimento Porte do Municpio Pequeno Porte I, II e Mdio Porte Capacidade de Atendimento Pelo menos 50 famlias/ indivduos por Ms Pelo menos 80 famlias/ indivduos por Ms

Grande Porte, Metrpole e DF.

importante esclarecer que a Unidade deve reunir condies para o atendimento de sua capacidade instalada, que pode ser ampliada, para alm do disposto acima, considerando demandas e realidade local. A ampliao da capacidade deve ser acompanhada de ampliao tambm da equipe e previso de infraestrutura necessria para comportar os atendimentos. Dependendo da necessidade de ampliao, o gestor deve avaliar se a realidade exige, na verdade, a implantao de nova Unidade. importante mencionar que a capacidade instalada no corresponde, necessariamente, ao fluxo mensal de atendimento realizado, que pode variar dependendo da demandas das famlias e indivduos.

16

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Servios ofertados e/ou referenciado no CREAS 25 Quais servios podem ser ofertados pelo CREAS? De acordo com a Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais, pactuada na Comisso Intergestores Tripartite CIT, e aprovada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social, por meio da Resoluo N 109 de 11 de dezembro de 2009, o CREAS pode ofertar os seguintes servios:

NOME DO SERVIO Servio de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos PAEFI Servio de Proteo Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade

OFERTA Deve ser ofertado por toda Unidade CREAS. Deve ser ofertado pelo CREAS, nas localidades onde se identificar demanda. No caso de possuir mais de uma Unidade CREAS, o municpio tem autonomia para a definio daquelas unidades que devero ofertar este Servio, observada a relao com o territrio. Pode ser ofertado pelo CREAS ou unidade especfica referenciada ao CREAS, nos territrios onde se identificar demanda. Pode ser ofertado pelo CREAS ou unidade especfica referenciada ao CREAS, nos territrios onde se identificar demanda.

Servio Especializado em Abordagem Social Servio de Proteo Social Especial para Pessoas com Deficincia, Idosas e suas Famlias

26 O que PAEFI Servio de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos? o Servio de apoio, orientao e acompanhamento a famlias com um ou mais de seus membros em situao de ameaa ou violao de direitos. Compreende atenes e orientaes direcionadas para a promoo de direitos, a preservao e o fortalecimento de vnculos familiares, comunitrios e sociais e para o fortalecimento da funo protetiva das famlias diante do conjunto de condies que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situaes de risco pessoal e social. O atendimento fundamenta-se no respeito heterogeneidade, potencialidades, valores, crenas e identidades das famlias. O servio articula-se com as atividades e

17

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

atenes prestadas s famlias nos demais servios socioassistenciais, nas diversas polticas pblicas e com os demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento sistemtico, continuado e providncias necessrias para a incluso da famlia e seus membros em servios socioassistenciais e/ou em programas de transferncia de renda, de forma a qualificar a interveno e restaurar direitos. Usurios: Famlias e indivduos que vivenciam violaes de direitos por ocorrncia de: - Violncia fsica, psicolgica e negligncia; violncia sexual: abuso e/ou explorao sexual; famlias com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de LA e PSC; afastamento do convvio familiar devido aplicao de medida de proteo; indivduos egressos de situao de trfico de pessoas; situao de rua e mendicncia; abandono; vivncia de trabalho infantil; discriminao em decorrncia da orientao sexual e/ou raa/etnia; outras formas de violao de direitos decorrentes de discriminaes/ submisses a situaes que provocam danos e agravos a sua condio de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar; descumprimento de condicionalidades do PBF e do PETI em decorrncia de violao de direitos. Atividades Essenciais: - Entrevistas de acolhida e avaliao inicial; - Atendimento psicossocial (individual, familiar e em grupo); - Construo do Plano de Atendimento; - Orientao jurdico-social; - Elaborao de relatrios tcnicos sobre o acompanhamento realizado; - Aes de mobilizao e enfrentamento; - Acompanhamento dos encaminhamentos; - Visita domiciliar, quando necessrio. Condies e Formas de Acesso: Condies: Famlias e indivduos que vivenciam violao de direitos. Formas: Por identificao e encaminhamento dos servios de proteo e vigilncia social; por encaminhamento de outros servios scio assistenciais, das demais polticas pblicas setoriais, dos demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos e do Sistema de Segurana Pblica; por demanda espontnea

18

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

27 O que o Servio de Proteo Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestao de Servios Comunidade (PSC)? O Servio tem por finalidade prover ateno socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a resignificao de valores na vida pessoal e social dos (as) adolescentes e jovens. Usurios: - Adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestao de Servios Comunidade (PSC) aplicada pela Justia da Infncia e da Juventude ou, na ausncia desta, pela Vara Civil correspondente; - Suas famlias. Atividades Essenciais: - Elaborao do PIA (Plano Individualizado de Atendimento); - Atendimento do Adolescente (individual e em grupo); - Atendimento da Famlia, em articulao com o PAEFI; - Acompanhamento da frequncia escolar do adolescente; - Elaborao e encaminhamento de relatrios sobre o acompanhamento dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (LA e PSC) ao Poder Judicirio e Ministrio Pblico; - Elaborao e encaminhamento de relatrios quantitativos ao rgo gestor sobre atendimentos realizados; Condies e formas de acesso: Condies: Adolescentes e jovens que esto em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade; Formas: Encaminhamento da Vara da Infncia e da Juventude ou, na ausncia desta, pela Vara Civil correspondente.

28 O que o Servio Especializado em Abordagem Social? O Servio Especializado em Abordagem Social ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territrios, a incidncia de trabalho infantil, explorao sexual de

19

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

crianas e adolescentes, situao de rua, dentre outras. Devero ser consideradas praas, entroncamento de estradas, fronteiras, espaos pblicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulao de pessoas e existncia de comrcio, terminais de nibus, trens, metr e outros. O Servio deve buscar a resoluo de necessidades imediatas e promover a insero na rede de servios socioassistenciais e das demais polticas pblicas na perspectiva da garantia dos direitos. Usurios: Crianas, adolescentes, jovens, adultos, idosos (as) e famlias que utilizam espaos pblicos como forma de moradia e/ou sobrevivncia. Atividades Essenciais: - conhecimento do territrio - informao, comunicao e defesa de direitos; - escuta; orientao e encaminhamentos sobre/para a rede de servios locais com resolutividade; - articulao da rede de servios socioassistenciais; - articulao com os servios de polticas pblicas setoriais; - articulao interinstitucional com os demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos; - geoprocessamento e georeferenciamento de informaes; - elaborao de relatrios. Condies e formas de acesso: Condies: Famlias e/ou indivduos que utilizam os espaos pblicos como forma de moradia e/ou sobrevivncia. Formas: Por identificao da equipe do servio.

29 O que o Servio de Proteo Social Especial para Pessoas com Deficincia, Idosos (as) e suas Famlias? Servio para a oferta de atendimento especializado a famlias com pessoas com deficincia e idosos (as) com algum grau de dependncia, que tiveram suas limitaes agravadas por violaes de direitos, tais como: explorao da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatrias e preconceituosas no seio da famlia, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorizao da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependncia e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

20

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

O servio tem a finalidade de promover a autonomia, a incluso social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Usurios: Pessoas com deficincia e idosos (as) com dependncia, seus cuidadores e familiares. Atividades Essenciais: - acolhida e escuta; - informao, comunicao e defesa de direitos; - articulao com os servios de polticas pblicas setoriais; - articulao da rede de servios socioassistenciais; - articulao interinstitucional com os demais servios do Sistema de Garantia de Direitos; - atividades de convvio e de organizao da vida cotidiana; - orientao e encaminhamento para a rede de servios locais; - construo de plano individual e/ou familiar de atendimento; - orientao sociofamiliar; - estudo social e cuidados pessoais; - desenvolvimento do convvio familiar, grupal e social; - acesso documentao pessoal; - apoio famlia na sua funo protetiva; - mobilizao de famlia extensa ou ampliada; - mobilizao e fortalecimento do convvio e de redes sociais de apoio; - mobilizao para o exerccio da cidadania; - elaborao de relatrios e/ou pronturios. Condies e formas de acesso: Condies: Pessoas com deficincia e idosos (as) com dependncia, seus cuidadores e familiares com vivncia de violao de direitos que comprometam sua autonomia. Formas: - Demanda espontnea de membros da famlia e/ou da comunidade; - Busca ativa; - Por encaminhamento dos demais servios socioassistenciais e das demais polticas pblicas setoriais; - Por encaminhamento dos demais rgos do Sistema de Garantia de Direitos.

21

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

30 Com a implementao do SUAS no pas e a aprovao da Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais como ficou o Programa Sentinela e o Servio de Enfrentamento Violncia, ao Abuso e Explorao Sexual contra Criana e Adolescentes?

Com a implantao do SUAS no Brasil, o atendimento anteriormente ofertado pelo Programa Sentinela, foi incorporado ao Servio de Enfrentamento Violncia, ao Abuso e Explorao Sexual contra Criana e Adolescentes ofertado pelos Centros de Referncia Especializados de Assistncia Social CREAS, no mbito da Proteo Social Especial de Mdia Complexidade. Por meio da Resoluo N 109, de 11/11/2009 - Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais a ateno ofertada pelo Servio de Enfrentamento Violncia, ao Abuso e Explorao Sexual e pelo Servio de Proteo Social Especial a Indivduos e Famlias foram incorporados ao PAEFI, ofertado obrigatoriamente pelo CREAS.

Equipe de referncia do CREAS

31 Como deve ser a composio da equipe de referncia do CREAS? Os recursos humanos constituem elemento fundamental para a efetividade do trabalho do CREAS. A vinculao dos profissionais do CREAS com a famlia/indivduo constitui um dos principais elementos para a qualificao na oferta da ateno especializada. A NOB/RH estabeleceu os seguintes parmetros para a composio de equipe de referncia dos CREAS: Capacidade de Atendimento de 50 Capacidade de Atendimento de 80 famlias/ indivduos famlias/ indivduos 1 coordenador 1 coordenador 1 Assistente Social 2 Assistentes Sociais 1 Psiclogo 2 Psiclogos 1 Advogado 1 Advogado 2 profissionais de nvel superior ou 4 profissionais de nvel superior ou mdio mdio 1 auxiliar administrativo 2 auxiliares administrativos

Partindo dos parmetros da equipe de referncia do CREAS prevista na NOB/RH, os recursos humanos de cada CREAS devem ser dimensionados, considerando os servios ofertados pela Unidade, demanda por atendimento/acompanhamento e capacidade de

22

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

atendimento das equipes. Assim, a equipe de referncia do CREAS, indicada na NOB/RH, deve ser ampliada considerando a realidade do municpio e capacidade de atendimento de cada Unidade. Em razo da complexidade das situaes atendidas no CREAS, a equipe dever ter uma qualificao tcnica, reunindo um conjunto de conhecimentos e habilidades que sejam compatveis com a natureza e os objetivos dos servios ofertados, bem como com as atribuies pertinentes funo exercida no CREAS. Alm de psiclogos, assistentes sociais e advogados, os CREAS devem contar, em sua equipe, com outros profissionais de nvel superior ou mdio, cuja rea de formao e perfil (conhecimentos tericos, habilidades metodolgicas, postura profissional) deve ser definida com base nos servios ofertados pela unidade. preciso reconhecer as reais dificuldades dos profissionais na realizao do acompanhamento especializado a famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social, com violao de direitos, nos servios do CREAS, em decorrncia das situaes complexas com as quais se deparam e do impacto que este trabalho causa nos trabalhadores. Nessa direo, cabe coordenao do CREAS assegurar momentos de integrao em equipe, troca de experincias, reflexo e discusso de casos. Cabe ao rgo gestor, por sua vez, o planejamento e desenvolvimento de aes de capacitao continuada e educao permanente, incluindo at mesmo momentos com assessoria de profissional externo, alm de medidas preventivas voltadas sade e segurana dos trabalhadores dos CREAS.

32 Qual deve ser o perfil do coordenador do CREAS? O coordenador do CREAS deve ter o seguinte perfil abaixo: Formao em nvel superior; Experincia na rea social, preferencialmente no trabalho com famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social; Conhecimentos e experincia em gesto pblica e coordenao de equipes; Conhecimento da legislao referente poltica de assistncia social, de direitos sociais e de defesa de direitos; Conhecimento da rede de proteo socioassistencial, de polticas pblicas e de defesa de direitos do territrio e da cidade; Habilidade para comunicao, mediao de monitoramento e acompanhamento de servios. conflitos, planejamento,

23

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

33 Quais legislaes e planos nacionais o profissional que atua no CREAS deve conhecer?

Abaixo esto relacionadas as principais legislaes e normativas que, dentre outras, o profissional que atua no CREAS deve conhecer: Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas alteraes: Lei N 11.829, de 25 de novembro de 2008). Poltica Nacional do Idoso (Lei N 8.842 de 4 de janeiro de 1994). Poltica Nacional para a Incluso da Pessoa com Deficincia, 1999. Plano Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual Infanto-Juvenil, 2000. Estatuto do Idoso (Lei N 10.741, de 1 de outubro de 2003). Plano Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil e Proteo ao Trabalhador Adolescente, 2004 (existe uma verso de dezembro de 2009 ainda no publicada). Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade CIF. Organizao Mundial de Sade, 2004. Plano Nacional de Promoo e Defesa do Direito de Crianas e Adolescentes Convivncia Familiar e Comunitria, 2006. Lei Maria da Penha (Lei N 11.340 de 2006). Plano Nacional de Enfrentamento ao Trfico de Pessoas, 2006. Pacto Nacional pelo Enfrentamento Violncia contra a Mulher, 2007. Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia e seu Protocolo Facultativo, 2008. Orientaes Tcnicas: Servios de Acolhimento para Crianas e Adolescentes. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, Conselho Nacional de Assistncia Social e Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente. Braslia, 2009. SINASE Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, 2009. Estatuto de Promoo da Igualdade Racial, 2010. Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Decreto n 7.179, de 20 de maio de 2010. Legislaes sobre o Programa Bolsa Famlia; Cadernos de orientao tcnicas sobre o PETI;

24

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Protocolo de Gesto Integrada entre Servios, Benefcios e Programas de Tranferncia de Renda, 2008. Tipificao Nacional de Servios Socioassitenciais, 2009. CREAS e articulao com a rede

34 Qual a rede de articulao essencial ao CREAS? Existe uma relao de interdependncia do CREAS com a rede socioassistencial, das demais polticas pblicas e rgos de defesa de direitos. Assim, a efetividade do atendimento, nos servios do CREAS, est diretamente relacionada articulao eficiente com a rede, local ou at mesmo regional. Alguns rgos, unidades ou instituies, devido sua funo e competncia, compem a rede essencial de articulao do CREAS, conforme elencados abaixo: CRAS; Gesto dos Programas de Transferncia de Renda e Benefcios (PETI, Bolsa Famlia, Benefcio de Prestao Continuada - BPC) Servios de Sade, em especial a Sade Mental; rgos de Defesa de Direitos (Conselho Tutelar, Ministrio Pblico, Poder Judicirio, Defensoria Pblica); Rede de Educao; Servios de Acolhimento; A articulao do CREAS com outros atores da rede, para alm dos elencados acima, pode qualificar ainda mais o atendimento ofertado (servios das demais polticas pblicas, como trabalho e gerao de renda, por exemplo; Instituies de Ensino Superior; ongs que atuam na defesa de direitos; movimentos sociais, etc.). Na articulao com a rede importante fortalecer a identidade do CREAS, clarificando papis e delimitando competncias, de modo a assegurar o desenvolvimento de aes complementares e sinrgicas. A construo e pactuao de fluxos de referncia e contrarreferncia com a rede socioassistencial e de articulao intersetorial com as demais polticas pblicas e rgos de defesa de direitos pode contribuir para o fortalecimento desse processo. A clarificao de competncias do CREAS junto rede fundamental para prevenir que os servios ofertados pelo CREAS sejam chamados a assumir funes que no lhe competem, como, por exemplo, as da Defensoria Pblica, ou das equipes interprofissionais do Poder Judicirio, das Delegacias Especializadas ou da Sade Mental.

25

CREAS 1 Verso

Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome

Cofinanciamento do Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social - CREAS 35 Como operacionalizado o cofinanciamento Federal dos servios ofertados pelo CREAS? O cofinanciamento dos Servios ofertados pelo CREAS constitui corresponsabilidade dos entes federados (NOB SUAS, 2005). Conforme previsto na NOB SUAS (2005), o cofinanciamento federal para a oferta dos servios pelo CREAS operacionalizado por meio do Piso Fixo de Mdia Complexidade, via transferncia regular e automtica, diretamente do Fundo Nacional de Assistncia Social para os Fundos de Assistncia Social do municpio e DF, ou para os Fundos Estaduais de Assistncia Social, no caso de CREAS regional. Atualmente os valores de referncia para o cofinanciamento dos servios nas Unidades CREAS, por meio do PFMC, esto regulados pela Portaria n 843, de 28 de dezembro de 2010. 36 Como feita a partilha de recursos do cofinanciamento federal do PFMC, para apoio oferta de servios pelo CREAS? Os critrios para cofinanciamento do Governo Federal MDS so definidos e pactuados no mbito da CIT Comisso Intergestores Tripartite e aprovados pelo Conselho Nacional de Assistncia Social. Os recursos do cofinanciamento federal do PFMC devem ser utilizados com custeio das aes/atividades e manuteno do servio, no devendo ser utilizado em despesas como aquisio de material permanente, pagamento de pessoal concursado e encargos sociais. Para maiores esclarecimentos, recomenda-se consultar: Portaria do Tesouro Nacional N 448, de 13 de setembro de 2002; Manual para Agentes Municipais sobre a Gesto dos Recursos Federais publicado pela Controladoria-Geral da Unio; Nota Informativa do FNAS.

37 Como ter acesso Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais?

A Tipificao Nacional de Servios Socioassistenciais poder ser acessada atravs do seguinte caminho no site institucional do MDS: MDS => Assistncia Social (canto superior esquerdo) => Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais (canto inferior direito).

26

Vous aimerez peut-être aussi