Vous êtes sur la page 1sur 10

Gerao e captura de imagem 1.

Formatos de ficheiros de imagem (mapas de bits)


1.1. Formatos mais comuns Existe a necessidade muitas vezes de transferir uma imagem de um programa para outro, quando um determinado trabalho precisa de ser elaborado por vrios sectores, onde cada programa tem as suas capacidades, podendo vir a acrescentar imagem aspectos prprios de cada um. Assim, os vrios programas devem poder importar e exportar as imagens de uns para os outros de forma rpida e eficiente. Existem vrios formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vrios programas devem ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Apesar de. muitas vezes, se guardar no formato que. por defeito, apresentado pelo programa, preciso conhecer os vrios formatos e saber, em cada momento, qual deles o melhor. Assim como importante saber qual o software mais adequado para o trabalho a realizar. Os programas de computador que trabalham com imagens esto genericamente divididos em duas categorias: programas bitmap (imagem) e programas vectoriais (grficos ou desenho). O formato bitmap baseado num mapa de bits e o formato vectorial baseia-se em frmulas matemticas. 1.2. Tipos de formatos para imagens bitmap

A informao de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros. A seguir so apresentados alguns deles. BMP [Bitmap] 0 BMP (bitmap) um formato muito popular, devido ao programa de pintura do Windows, o Paint. o formato mais comum e no inclui, at ao momento, nenhum algoritmo de compresso. GIF [Graphics Interchange Format] O GIF um formato com compresso sem perdas, no perdendo a qualidade quando alterado o seu tamanho original. So ficheiros que ocupam um pequeno espao no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de pginas para a Internet. Este formato no suporta mais do que 256 cores (8 bits de profundidade de cor) e lido por muitos programas. O sucesso deste formato da Web deve-se a particularidades como a transparncia, a animao e o entrelaamento. O formato GIF permite definir uma cor de fundo como transparente, resultando dai imagens sem limites e preenchimento, que se inserem nas pginas web. Igualmente, um ficheiro GIF pode ser animado quando aceita vrias imagens que se abrem com um certo movimento. Uma imagem entrelaada (interlace) no formato GIF visualizada no browser com uma resoluo crescente medida que vai sendo carregada. Todos os browsers suportam este formato, no havendo necessidade de instalar software especfico para usufruir destas animaes. JPEG [Joint Photographic Experts Group] A extenso JPEG, JPG ou JFIF (JPEG File interchange Format) um formato com vrios

nveis de compresso com perdas, muito popular para compresso de ficheiros, mas que implica a perda de informao diminuindo a qualidade da imagem. A compresso deste formato baseia-se na eliminao de informaes redundantes e irrelevantes, isto . na repetio da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes no diferenciadas a olho nu. Pode-se, no entanto, escolher compresses menores para atenuar a perda de qualidade da imagem em cada descompresso. ( um formato especial para trabalhar em pginas
web, apesar da perda de qualidade da imagem, pois so ficheiros que ocupam pequenos espaos e, s vezes, menores do que os do formato GIF.)

PCX (PC Paintbrush) O formato PCX um dos formatos bitmap mais antigos criado para o programa Paintbrush da Microsoft. um formato que continua a ser usado pelas aplicaes da Zsoft, utilizando a compresso com e sem perdas e podendo ser lido por vrios programas. PDF [Portable Document Format] O formato PDF um formato criado com o programa Adobe Acrobat. Este formato muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informao para outros computadores, por rede ou por outro suporte, bastando que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader. PNG [Portable Network Graphics] 0 formato PNG um formato com compresso sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor at 48 bits, mas no comportando animao.

TIFF [Targget Image File Format]


O formato TIFF um formato sem compresso muito utilizado em programas bitmap de pintura e edio de imagem e com software e digitalizao. o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. o formato ideal para o tratamento de imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.

Geralmente, os programas de desenho no utilizam este formato, no entanto, programas de composio de texto permitem a importao de ficheiros com esta extenso.

1.3. Tipos de formatos para imagens vectoriais A informao de uma imagem vectorial pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros. A seguir so apresentados alguns deles. SVG [Scatable Vector Graphics] O SVG tende a ser um formato-padro para a web, especificado pela W3C e definido sob a linguagem XML. SXD [OpenOffice.org DRAW] 0 formato SXD do OpenOffice.org DRAW permite de forma simples o desenho vectorial em trabalhos. PS [PostScrip] e EPS [Encapsulated PostScript] Os formatos PS e EPS so reconhecidos por quase todos os programas de edio de texto ou de imagem que suportam imagem vectorial.

CDR [CorelDRAW) 0 formato CDR o formato utilizado na aplicao CorelDRAW. WMF (Windows Meta Fite) 0 formato WMF reconhecido pela maioria dos programas de edio de texto ou de imagem do Microsoft Office.

2. Grficos vectoriais
2.1. Noo e caractersticas As imagens criadas com programas vectoriais, ou de desenho, baseiam-se em frmulas matemticas e no em coordenadas dos pxeis. Os grficos ou desenhos vectoriais so descritos por equaes matemticas Que representam uma srie de elementos bidimensionais (2D) como linhas, rectngulos, polgonos, curvas, etc, ou tridimensionais (3D), como slidos ou outros volumes (fig. 3.13.). Os elementos contidos em desenhos vectoriais podem ser facilmente deslocados e redimensionados. Muitas das vezes, basta clicar e arrastar o objecto e o computador torna a recalcular a nova posio. Quando se trabalha com um programa vectorial (ou de desenho), no se mexe na resoluo daimagem (fig. 3.13.). A qualidade de uma imagem vectorial no baseada na resoluo da imagem (ppi), mas na resoluo do dispositivo de sada (dpi).

Fig. 3.13. Uma imagem do tipo vectorial, quando ampliada, no perde a sua qualidade porque esta no depende da sua resoluo.

Como a qualidade da imagem criada com programas vectoriais no se baseia na resoluo, estes geram ficheiros muito mais pequenos do que os criados em programas bitmap. Para se obter uma imagem com uma boa resoluo de impresso, basta ter uma impressora de alta resoluo e criar a imagem num programa vectorial. 0 Adobe lllustrator, o CorelDRAW, o Macromedia Freehand e o AutoCad so exemplos de programas que criam e manipulam imagens em formato vectorial. Para se reproduzir uma imagem vectorial num monitor ou numa impressora, utilizada uma operao designada por rendering. O rendering uma operao que transforma os dados grficos em dados de imagem, isto . interpreta as equaes matemticas, que descrevem os objectos e os grficos, e gera os pxeis da imagem bitmap correspondente. Os desenhos vectoriais podem ser guardados no formato bitmap mas. depois de convertidos, no podem ser trabalhados como vectores. Portanto, aconselhvel ler sempre a verso vectorial do mesmo.

3. Grficos Bitmapped
3.1. Noo e caractersticas As imagens criadas com programas bitmap so constitudas por uma grelha de pequenos quadrados chamados pxeis. Cada quadrado localizado de uma forma exacta e representado pela interseco de uma linha com uma coluna. Neste formato as imagens so trabalhadas ao nvel do pxel onde pode estar disponvel uma vasta gama de cores. Quando uma imagem criada num programa bitmap. no fcil alterar partes da imagem, isto , no possvel clicar numa parte da imagem e mov-la. Por outro lado. as imagens com qualidade dependem da resoluo e da profundidade de cor. Desta forma, as imagens bitmap de alta resoluo geram ficheiros de tamanho muito grande. O Photoshop, o Photo Paint, o Paint Shop Pro e o Microsoft Paint so exemplos de programas que usam imagens bitmap.
Fig. 3.36. Uma imagem do tipo bitmap quando ampliada perde a sua qualidade ao mostrar os pxeis que a constituem.

4. Compresso de imagens
Tendo em conta a grande quantidade de informao que, s vezes, se encontra associada aos ficheiros de imagem, as tcnicas de compresso de imagem permitem muitas vezes reduzir o espao de armazenamento das mesmas. As tcnicas de compresso de imagem podem ser de dois tipos: compresso sem perdas, quando a compresso seguida pela descompresso preserva integralmente os dados da imagem; compresso com perdas, quando a compresso seguida da descompresso leva perda de alguma informao da imagem. A tcnica RLE {run-length encoding) uma tcnica simples de compresso sem perdas e utilizada na compresso de imagens que apresentam grandes reas com o mesmo tom. eliminando a redundncia. Esta tcnica suportada pelos formatos de imagem como TIFF e

BMP. A compresso sem perdas LZW (Lempel-Ziv-Welch) utilizada no formato GIF. A codificao de comprimento varivel e a codificao baseada em dicionrios podem ser consideradas tcnicas mais complexas de compresso sem perdas. As tcnicas de compresso com perdas, por exemplo, a codificao atravs de transformadas, eliminam alguma informao da imagem original, para obterem uma representao desta mais compacta. Uma vez eliminada esta informao, nunca mais poder ser recuperada. A imagem descomprimida ter. pois, uma qualidade inferior da imagem inicial, que aumenta a cada compresso e descompresso que se faa a mais. Mas, por outro lado. permite taxas de compresso muito mais elevadas do que na compresso sem perda. Esta tcnica suportada pelo formato de imagem JPG.

5. Retoques de imagem
5.1. Alterao dos atributos da imagem Alterao da resoluo A figura 3.62. mostra a caixa de dilogo New Image do Paint Shop Pro que surge quando se cria uma nova imagem e se dica no menu File. comando New. Nesta caixa, possvel dimensionar a altura, a largura, a resoluo, a profundidade de cor e as caractersticas da cor de fundo da imagem. Depois de definidas estas grandezas, o programa apresenta a informao sobre a quantidade de bytes requeridos pela memria. Depois de uma imagem criada, possvel alterar a sua resoluo. A figura 3.63. mostra a caixa de dilogo Resize do Paint Shop Pro. a partir da qual se pode redimensionar a resoluo da imagem, afectando directamente as dimenses do pixel. Para abrir esta caixa, clica-se no menu Image, comando Resize. Alterao das dimenses No Paint Shop Pro pode-se alterar as dimenses de uma imagem se forem acrescentados limites, dimensionadas as margens da imagem ou redimensionadas a altura e a largura da imagem. Para acrescentar um limite imagem selecciona-se, no menu Image. o comando Add Borders, surgindo a respectiva caixa de dilogo (fig. 3.64.). 0 valor mnimo de um limite zero. Para dimensionar as margens da imagem selecciona-se. no menu Image. o comando Canvas Size. surgindo a respectiva caixa de dilogo (fig. 3.65.). Depois de definidas as novas dimenses, pode-se querer manter, ou no. a proporcionalidade, seleccionando, ou no. a opo Lock aspect ratio. De seguida, seleccionam-se o sentido ou os valores que permitem deslocar as margens da imagem. Como estes valores podem ser negativos, a imagem pode ser recortada. Atravs da caixa de dilogo Resize (fig. 3.63) pode-se definir novas dimenses

para a imagem, aumentando-a ou diminuindo-a.


Alterao do modelo de cor A alterao do modelo de cor de um desenho vectorial possvel, fazendo-o. por exemplo, atravs da utilizao do CorelDRAW, seleccionando a paleta de cor do modelo RGB ou CMYK (fig. 3.66.). entre outras. A converso das cores do modelo RGB para CMYK nem sempre resulta nas cores desejadas e isto porque a gama (gamut) de cores de cada um diferente. No CorelDRAW possvel imprimir, em separado, as cores do modelo CMYK. Para tal. basta seleccionar o comando Print do menu File. Na caixa de dilogo (fig. 3.67.) que surge, selecciona-se o separador Separations e as opes Print separations e Print separations In color.

Alterao da profundidade de cor Quando se altera a profundidade de cor de uma imagem altera-se a qualidade da imagem e o tamanho do ficheiro. As figuras 3.68. e 3.69. mostram os comandos Decrease Color Depth e Increase Color Depth. do menu Image. no Paint Shop Pro. A partir destes comandos, pode-se diminuir ou aumentar a profundidade de cor de uma imagem. Quando se cria uma nova imagem, tambm possvel definir, partida, esta grandeza (fig. 3.62.).

Alterao do formato do ficheiro Para alterar o formato de um ficheiro basta guard-lo com o tipo que se pretende. A figura 3.70. mostra os vrios tipos de formatos em que possvel guardar um trabalho no Paint da Microsoft. No CorelDRAW, para guardar um ficheiro em formatos diferentes dos formatos prprios do programa, selec-cionase a opo Exportar. Para exportar um ficheiro deve-se seleccionar o tipo de classificao: vector, bitmap, texto, etc. (fig. 3.71.). Depois, seleccionar o tipo de extenso a dar ao ficheiro

(fig. 3.72.). tambm possvel seleccionar, para cada caso. o tipo de compresso a utilizar.

Alterao de brilho, contraste e saturao Os programas de imagem e desenho possuem ferramentas que permitem alterar o brilho, o contraste e a saturao das cores num trabalho. As figuras 3.73. e 3.74. mostram duas caixas de dilogo do programa CorelDRAW, respectivamente Brightness/Contrast/tntensity e Hue/Saturation/Lightness. que surgem quando so seleccionadas no menu Effects. submenu Adjust.

As figuras 3.75. e 3.76. mostram duas caixas de dilogo do programa CorelDRAW, respectivamente Brightness/Contrast e Hue/Saturation/ Lightness. que surgem quando so seleccionadas no menu Adjust. submnus Brightness and Contrast e Hue and Saturation.

5.2. Adequao dos atributos da imagem ao tipo de documento

Apresentaes grficas e pginas web Com o aparecimento do audiovisual, do computador e das redes informticas, mais propriamente a Internet, a imagem e o desenho passaram a ter outros objectivos. Surgiram novas ferramentas de criao, tratamento e publicao da imagem, de forma que. no mundo actual, fomos completamente invadidos por ela - a televiso, o cinema, a publicidade, os livros, as revistas, os produtos comerciais, etc. Hoje em dia, com o avano das tecnologias de informao e comunicao, todas os organismos e at muitas pessoas individuais passaram a ter publicadas pginas web. Nestas pginas imprescindvel que se combinem o texto com a cor e a imagem. A importncia pedaggica, de marketing e esttica das imagens no ambiente da Internet igual ou maior do que nos outros meios de divulgao. Na criao de imagens e grficos para a Web. vrios aspectos devem ser observados, como: a resoluo, o tamanho e o formato do ficheiro. Desta maneira, optimizam-se as imagens, diminuindo o seu tempo de carregamento; a forma, a cor e os efeitos que se pretendem obter; a interactividade e a navegao rpidas existentes atravs das ligaes. Para criar imagens optimizadas para a Web, deve-se guardar o ficheiro nos formatos GIF, JPEG, PNG ou PDF. Embora o formato GIF seja um padro mais antigo, o JPEG produz ficheiros mais pequenos. No entanto, os ficheiros GIF permitem criar imagens com a opo interlace para a Web, parecendo que surgem de uma forma mais rpida no site. O formato PNG substitui o formato GIF para a Web. suportando uma profundidade de cor at 48 bits. A figura 3.77. apresenta a opo Web Image Optimizer do comando Publish To The Web. existente no menu File do CorelDRAW, que permite realizar a optimizao de imagens para a Web. A figura 3.78. apresenta as opes JPEG Optimizer. GIF Optimizer e PNG Optimizer do comando Export. existente no menu File, do programa Paint Shop Pro. que permite realizar a optimizao de imagens para a Web.

Documentos impressos A cor importante nos documentos impressos pois permite conferir-lhes qualidade e destaque. A introduo da cor na impresso foi ganhando cada vez mais importncia em documentos de empresas, revistas, livros, manuais, fotografias e cartazes. Estudos estatsticos concluem que os documentos impressos a cores so 60% mais valorizados e os leitores mantm a ateno durante mais 82% do tempo de leitura. H vrios atributos que contribuem para a qualidade dos documentos impressos e para a obteno de imagens mais realistas, como a resoluo da impresso, o nmero de combinaes de cores possveis, a utilizao de cores ntidas e precisas, a utilizao de uma escala de cinzas

completa desde o branco ao preto, a quantidade e a forma de distribuio dos pontos de cor no documento e o tipo de papel e tintas que garantam um maior desempenho e durabilidade da impresso. Vdeos Hoje em dia, as imagens vdeo so amplamente utilizadas em computadores, televiso, cmaras de (ilmar. leitores de CD e DVD e redes informticas. Em todo o caso. para uma boa e agradvel visualizao de uma imagem vdeo, muito importante a sua qualidade. Esta depende de factores como a quantidade de cores reproduzidas, o controlo da luminosidade, a reduo de sinais de rudo, a capacidade de produzir contrastes e sombras e a reproduo perfeita do preto. Desta forma obtmse imagens ntidas, luminosas, subtis e com um alto contraste.

6. Captura de imagens
Os dispositivos de captura de imagem digital mais comuns so os scanners e as mquinas digitais. Estes dispositivos de digitalizao convertem fotografias, trabalhos de arte e outros materiais do mundo real em dados digitais, que podem, depois, ser editados por programas bitmap. A imagem digital proveniente de um scanner constituda por uma srie de pontos armazenados sob a forma de linhas e colunas, onde cada ponto representa a intensidade luminosa recebida pelo scanner. Entretanto, podemos fotografar os objectos desejados utilizando mquinas digitais e transferindo os ficheiros resultantes para o computador.

6.1. Por scanner


Embora o funcionamento bsico dos scanners seja idntico, h uma grande variedade de tipos e modelos no mercado e a escolha deve ser definida pelo tipo de tratamento que vai ser dado s imagens por eles obtidas. Para obter uma boa imagem digitalizada, preciso partir de um bom original, apesar de os programas de imagem poderem melhorar a qualidade da imagem digital. E, para obter uma boa qualidade de digitalizao, conveniente partir, se possvel, de um scanner de boa qualidade. Os scanners baseiam-se no princpio da reflexo da luz. isto . a imagem a digitalizar iluminada de forma que a luz reflectida captada por sensores que transformam este sinal de luz num sinal elctrico. Existem trs tipos de sensores: Photo Multiplier Tube (PMT), Charge Coupled Device (CCD) e Contact Image Sensor (CIS). O Photo Multiplier Tube (PMT) usado em scanners de tambor, que so mais sofisticados e mais caros. Este tipo de scanner usado principalmente na indstria grfica, para impresses de alta qualidade. 0 Charge Coupled Device (CCD) usado em quase todos os scanners domsticos. Este tipo de sensor transforma a luz reflectida em sinais elctricos que, por sua vez, so convertidos em bits atravs de um circuito denominado conversor analgico-digital. Os scanners de mesa. geralmente, possuem vrios sensores CCD colocados em linha recta. O nmero de CCD est directamente relacionado com a resoluo ptica do scanner, que determina quantos pxeis por polegada pode capturar. O Contact Image Sensor (CIS) usa uma srie de LED vermelhos, azuis e verdes para produzir a luz branca, substituindo os espelhos e lentes usados nos scanners com sensores CCD. Assim, na aquisio de um scanner importante conhecer qual a sua resoluo ptica, medida em dpi. O software que acompanha o scanner permite escolher a resoluo a utilizar numa digitalizao e configurar outros parmetros, como clarear, escurecer, equilibrar as cores, etc.

Vous aimerez peut-être aussi