Vous êtes sur la page 1sur 16

Para abrir o Unity Pro, basta localizar o cone a seguir na rea de trabalho ou ir at o menu iniciar:

Aps alguns segundos, eis que a tela do Unity Pro aberta:

CONFIGURAO DO HARDWARE DO CLP Para comearmos a configurao do Unity Pro, devemos inicialmente criar um novo projeto. Para isso, basta ir at o menu File -> New ou ento selecionar o primeiro boto abaixo do menu, chamado New Project:

A seguinte tela dever aparecer:

Nessa tela, iremos escolher quel o MODELO do CLP que estamos trabalhando. Esta verso do Unity Pro suporta os CLPs Modicon M340 BMX, da Telemechanique, e os Premium TSX, tambm da Telemechanique. Como saber qual o modelo do meu CLP? Simples! Normalmente, basta olhar pra ele e j veremos o seu modelo.

Modelo do CLP

J vimos que nosso CLP um Modicon M340. Resta a pergunta: qual dos 4 Modicons M340 o nosso CLP? Devemos olhar, ento, o modelo da CPU (Unidade Central de Processamento ou UCP) que est impresso no slot 1 do CLP, que especfico para as CPUs.

Por exemplo, eu posso ver que a minha CPU uma P34 2030. Tambm posso ver que uma P34 2020. Voc s saber se OLHAR para o slot 1 do CLP, onde est localizada a CPU, e ler o nmero ali contido. No meu caso especifico, uma P34 2030. Ento essa opo que vou selecionar.

Ento clico OK. Aps alguns instantes, no qual o projeto est sendo criado, a seguinte tela do Unity Pro dever aparecer:

Nesta tela, vamos destacar a grande quantidade de itens que temos no menu Project Browser, esquerda:

Destacaremos nesse menu os itens: Configuration: Aqui ns configuramos quantos racks nosso CLP ir ter e com quais dispositivos efetuar comunicaes (Inversor de freqncia, soft-starter, IHM, etc).

Communication: aqui que estabelecemos a comunicao entre o PC e o CLP.

Program > Tasks > MAST: aqui onde iremos criar os nossos programas. Os outros itens so dispensveis nesse momento.

O primeiro passo, portanto, : 1. Irmos at o item Configuration; 2. Dar dois cliques em PLC bus. A seguinte janela dever aparecer na direita:

A janela acima representa um desenho do CLP. Est vendo a quantidade de slots? 8 Slots ao todo do 0 ao 7. Agora, olhe para o seu CLP. Quantos Slots ele tem? Provavelmente ter um nmero diferente normalmente 4 slots, onde o 0 sempre a CPU e os demais so I/O digitais e analgicos. 3. D dois cliques no nmero 0 que aparece esquerda, ou em qualquer regio fora dos slots e da fonte do CLP. Ento a seguinte tela dever aparecer:

Nessa tela configurado a quantidade de slots que esto sendo utilizados em nosso Rack. Basta olhar para o CLP. Se o seu modelo tem 4 slots (lembrando sempre que a CPU sempre o primeiro), ento selecione a primeira opo, cuja descrio 4 SLOTS BACKPLANE. Ento d OK. Agora devemos ver algo do tipo, caso o CLP selecionado tenha 4 Slots:

Agora ns j temos a fonte do CLP configurada (CPS 2000), que escolhida automaticamente assim que escolhemos o modelo de CLP que estamos trabalhando. Temos tambm o processador (CPU) j escolhido, como vimos nas etapas anteriores. Agora, temos de escolher configurar os slots 1, 2 e 3. Para isso, basta dar um duplo clique em cima de cada slot. Comearemos pelo primeiro. A seguinte tela dever aparecer:

Nesta tela ns iremos escolher se no Slot 1 est ligado: - Analog: Um slot que trabalhe com valores analgicos de tenso/corrente (entradas/sadas analgicas); - Communication: Um slot onde temos um mdulo de comunicao; - Counting: Um slot onde temos um mdulo de contagem rpida, tambm conhecido como entrada de contagem rpida; - Discrete: Um slot onde temos um mdulo de entradas/sadas digitais. Para sabermos qual tipo de mdulo est no Slot 1, basta olhar para o mdulo que est no CLP. Ele de entradas/sadas digitais? Ento Discrete. Ele de entradas ou sadas analgicas? Ento Analog. E assim por diante.

Slot 3

Slot 2 Slot 1

Devemos fazer a mesma coisa com cada um dos Slots do nosso CLP, selecionando qual o modelo exato do mdulo neles contidos. Agora que j configuramos o modelo de nosso CLP e quais mdulos esto nos slots, vamos agora configurara a comunicao do CLP com o Computador.

COMUNICAO D um duplo clique em Communication, clique com o boto direito em Networks e d New Network.

A seguinte janela dever aparecer:

Selecione Ethernet e d OK.

Repare que a conexo criada j aparece como uma nota Network:

D dois cliques em Ethernet_1, para configurarmos a rede. A seguinte janela dever aparecer:

Como estamos trabalhando com um CLP acoplado a uma CPU, vamos selecionar, em Model Family, a opo CPU 2020, CPU 2030.

Aps isso, em IP configuration, vamos inserir o IP que o nosso CLP ir ter na nossa rede:

Normalmente, nas redes industriais, cada CLP tem um endereo fixo e especifico. Geralmente este endereo est anotado em um adesivo ou em algum lugar prximo de onde o CLP est. esse endereo de IP que voc deve inserir no campo.

Em subnetwork mask, voc dever inserir a mscara de sub-rede onde o CLP est. Normalmente, mas no em todos os casos, 255.255.255.0, indicando que os trs primeiros nmeros so a rede e o ltimo o computador/clp.

Aps isso, voc j pode fechar a janela de configurao da rede:

Ele vai exibir uma mensagem perguntando se deseja salvar as modificaes. Selecione em SIM. Agora, vamos voltar ao PLC Bus e d um duplo clique:

Voltaremos ento imagem dos slots do rack do CLP:

Vamos agora associar a comunicao da rede que criamos com o Slot da CPU do CLP. Para isso, voc ter de dar um duplo clique no lugar onde est a porta Ethernet na CPU:

Ento, uma nova janela ser aberta:

Agora ns precisamos associar aquela conexo Ethernet_1 que criamos com o CLP que estamos trabalhando. simples: clique em Channel 3. Na parte inferior dever aparecer os campos Function e Net Link. Em Function, selecione ETH TCP IP e em Net Link selecione a rede que criamos (Ethernet_1).

Aps isso, basta fechar a janela. Caso pea para aceitar as modificaes, d Sim. Para finalizarmos, vamos at o menu PLC -> Set Address

A seguinte janela aparecer:

Aqui ns vamos configurar qual o tipo de interface usaremos para comunicar o computador com o CLP. No caso, como ns estamos utilizando ethernet, em Address vamos digitar o IP do CLP o mesmo que est impresso em adesivo. E em media, vamos inserir TCPIP, pois estamos utilizando rede Ethernet.

Para garantir que tudo est correto, vamos testar a conexo. Clique em Text Connection.

Caso a mensagem acima tenha aparecido, ento porque houve erro. Provavelmente voc digitou o IP errado do CLP ou no selecionou o tipo de Media corretamente. Verifique tambm se o cabo que sai do PC est ligado no hub switch e se o CLP tambm est ligado no hub switch. Por fim, verifique se o CLP est ligado. Caso a mensagem ao lado tenha aparecido, ento o seu PC j est se comunicando com o CLP. D OK e depois OK novamente. A configurao da comunicao terminou.

Agora que j configuramos o Hardware e a Comunicao, basta comearmos a programar o CLP. Para isso, vamos at a seo Program, Tasks, MAST e Sections. dentro de Sections que o nosso programa ir ficar. Clique com o boto direito em Sections e v em New Section.

A seguinte tela ir aparecer:

Em Name, vamos dar um nome ao nosso programa. Iremos escrever Programa01. Em Languagem, vamos escolher a linguagem de programao que trabalharemos. Como vamos utilizar a Linguagem Ladder, escolha LD. Ento d OK.

Agora a tela onde faremos nossos programas aparecer. Ela est numerada em linhas e em colunas. Veja:

Agora basta comear a programar.

Vous aimerez peut-être aussi