Vous êtes sur la page 1sur 6

CARACTERIZAO DO ROMANTISMO EUROPEU Alemanha Sturm und Drang [Tempestade e mpeto] (1760-1780), movimento literrio e musical alemo Reaco

o contra o Iluminismo (racionalismo, tecnologia, progresso), contra os prncipes e regentes de uma Alemanha absolutista; contra a burguesia e os seus valores. Apologia das paixes (Kant), do gnio, da liberdade individual, do amor impetuoso e desditoso, do no-limite (princpios estabelecidos por Heinrich Gerstenberg, em Cartas sobre as Curiosidades da Literatura, de 1766). Influncias: Jean-Jacques Rousseau (a Natureza: entendida como mundo fsico, disposio inata do Homem, ou, ainda,conscincia moral(transparncia original, verdade), mas, e acima de tudo, a natureza como oposio a cultura burguesa (tecnologia, lei, instituio, sociedade). Rousseau o precursor do Romantismo, criador de uma literatura confessional (cf. Les Confessions, 1770) e do mito da bondade natural (cf. Le Contrat Social, 1762 e mile, ou de lducation, 1762) William Shakespeare (1564-1616). A luta dos Sturmers visava todos os nveis da prtica literria: A nvel do contedo, o confessionalismo, o individualismo lrico e o sentimento acerca da natureza alargavam-se aos elementos poticos populares e lendrios; No que respeita ao plano da expresso, tentavam quebrar as regras e as convenes para, desta forma, subverterem as formas clssicas e as reparties por gneros; Desenvolviam, ainda, os conceitos de originalidade, enquanto desafio pessoal, e de gnio, redutores dos princpios clssicos de imitao, de moderao, de equilbrio e de bom senso. Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) e Friedrich Schiller (1759-1805) principais representantes alemes do movimento. Frana Madame de Stel, com a publicao da obra De LAllemagne, 1810, implanta defintivamente o Romantismo em Frana. Chateaubriand, com Le Gnie du Christianisme, de 1802, afasta-se dos caracteres mitolgicos; Lamartine cria para si um lirismo e Vitor Hugo, com o seu poder de imaginao, proclama a liberdade na arte, declarando guerra aberta contra as regras clssicas.

O ROMANTISMO PORTUGUS AS TRS GERAES 0. Um precursor: Bocage (1765-1805) Bocage, descendente de franceses por parte da me, comea por imitar os neoclssicos e nunca chega a libertar-se desse neoclassicismo, apesar do seu "francesismo" revolucionrio e ideologicamente romntico. Seja como for, na lenta e hesitante formao do romantismo portugus, dois factores foram determinantes: por um lado, a difuso dos grandes modelos romnticos franceses ou, sendo de outras nacionalidades, conhecidos quase sempre atravs de tradues francesas; por outro lado, um imaginrio romntico que tem a ver predominantemente com uma ideia de Histria e uma ideologia poltica nacionalista influenciadas, de uma maneira ou de outra, paradoxalmente, pelo universalismo da Revoluo Francesa. Poder, assim, traar-se um paralelo entre romantismo literrio e romantismo histrico-poltico de carcter nacionalista em Portugal, desde incios do sculo XIX, a partir sobretudo da imagem tutelar de uma Frana romntica produto da Revoluo de 1789, imagem que se mantm, a vrios nveis, desde Garrett e Herculano Gerao de 70, veiculando modelos literrios que vo de Lamartine ou Lamennais a Victor Hugo.
lvaro Manuel Machado, Influncias estrangeiras na literatura: o romantismo, http://www.janusonline.pt/sociedade_cultura/sociedade_1999_2000_1_28_d.html#dados (6-11-2011)

1. gerao romntica: Almeida Garrett (1799-1854) e Alexandre Herculano (18101877) Ligada passagem do Antigo Regime para o Liberalismo. Empenhamento cultural, lirismo, romance histrico e criao dramtica (Inspeco Geral dos Teatros, Conservatrio de Arte Dramtica, Teatro Nacional de D. Maria II) Importncia do conhecimento da Histria para o entendimento das nacionalidades onde reside o esprito do povo Importncia da Idade Mdia Importncia das Tradies populares (Garrett, Romanceiro, 1845-1850; Herculano, Lendas e Narrativas, 1839-1844).

2. gerao romntica: Antnio Feliciano de Castilho (1800-1875), Maria Browne (1797-1861), Joo de Lemos (1819-1890), Lus Augusto Palmeirim (1825-1893), Soares de Passos (1826-1860) Camilo Castelo Branco (1825-1890) Antnio Pedro Lopes de Mendona (1826-1865), Bulho Pato (1828-1912), Toms Ribeiro (18311901), Brito Aranha (1833-1914), Jlio Csar Machado (1835-1890), Jlio de Castilho (1840-1919), Manuel Joaquim Pinheiro Chagas (1842-1895), etc. rgo de difuso das ideias: O Trovador (1844) jornal literrio. Caractersticas: Convencionalismo, sentimentalismo, academismo. Espcie de Literatura oficial decorre da acomodao do escritor a um sistema polticocultural determinado, colhendo benesses, e resultando na falta de capacidade crtica. Escola do elogio mtuo (segundo a crtica de Antero de Quental).

Convulsivamente impotente, o artista aceita o predomnio social e poltico do baro, cede s prepotncias ou s imposies do pblico. Uma tal passividade implica desistncia cvica e a desistncia implica um tipo particular de investimento esttico; no banco do corao que o intelectual deposita as suas reservas emocionais. Paradoxalmente, no processo de emburguesamento mental, cada um, mais ou menos, acaba por sucumbir s solicitaes e apelos instalados, coao da mediocridade. Na prtica social os intelectuais so atrados pelo Estado, caso particularmente grave num pas em que a literatura conta com uma reduzida falange de leitores burgueses. O escritor ora cede s imposies familiares ora se deixa absorver pela burocracia estatal. Quotidianamente, a seu lado, numa vigilncia invisvel, impondervel mas eficaz, a burguesia determina os destinos da arte.
Alberto Ferreira, O Romantismo em Portugal, Lisboa, Edies 70, 1971, p. 155.

Dominantes estticas do Ultra-romantismo portugus: Funo de decorao social Sentimento amoroso de feio idlica e convencional (amores infelizes) Temas como a morte, a saudade, a nostalgia Entoao melodramtica Linguagem rebuscada, artificial, medievalizante Excesso formal Poesia estereotipada, sem inovao esttica Literatura de imitao: Mistrios do Castelo de Udolfo, de Anna Radcliffe (1840); Mistrios de Paris, de Eugne Sue (1843); Frei Paulo e os Doze Mistrios de Lisboa, iniciado por Cunha Sotto-Mayor e continuado por Aires Menezes (1844); Mistrios de Lisboa, annimo (1850); Os Mistrios de Lisboa, de Camilo Castelo Branco (1854).

Caracterizam-se por serem relatos extensos, intrigas complicadas, com incidentes imprevistos. O ambiente sombrio dos subterrneos conjuga-se com os segredos das personagens. pr-lhe l um chourineur [faquista] a amolar um faco de palmo e meio para espatifar rs e homem, quanto encontrar, uma Fleur de Marie para dizer e fazer pieguices com uma roseirinha pequenina, bonitinha, que morreu coitadinha!, e um prncipe alemo encoberto, forte no soco britnico, imenso em libras esterlinas, profundo em gria de cegos e ladres... Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra, 1846, pp. 97-98

3. gerao romntica: Antero de Quental (1842-1891), Tefilo Braga (18431924) Condies histricas Revoluo industrial Progresso cientfico Capitalismo xodo rural / desertificao Unies Sindicais Inglaterra (1843); Alemanha (1844) Reduo para 10 horas de trabalho dirio; proibio do trabalho a mulheres e crianas nas minas de carvo Insurreio dos bairros operrios do Leste de Paris esmagada pela represso (1848); ecloso de revolues liberais de carcter nacionalista em Itlia, na Alemanha, na ustria, na Hungria Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels e do Droit au Travail, de Louis Blanc (1848) Publicao de Quest ce que la proprit?, de Proudhon (socialismo utpico) Fundao da 1. Internacional Operria, Londres (1864) Proclamao da 1. Repblica Espanhola (1868) Garibaldi: atentado ao Papado (1870) Comuna de Paris (imposio por escasso tempo de uma democracia comunalista, no apenas poltica mas tambm social) e a 3. Repblica francesa (1870-1871) Europa em profunda transformao e a que Ea, Antero e Tefilo no eram indiferentes Questo Coimbr (1865) a funo da literatura, a posio do escritor na sociedade (ainda sem contornos ideolgicos, que s surgiriam, anos depois, nas Conferncias do Casino). Concepo tica da literatura, romantismo de conotao social e humanitarista O romantismo foi justamente condenado. O Sculo, com um sentimento lcido da sua verdadeira misso, afastou-se daqueles que lhe falavam uma linguagem, cujo brilho, cuja eloquncia, cuja sinceridade, por maiores que fossem, no podiam encobrir o falso princpio que a inspirava. Essa misso essencialmente positiva, social e racional, e o romantismo era essencialmente apaixonado, individual e subjectivo. Por mais que se virasse para o futuro, a sua alma pertencia ao passado. [...] No fundo, uma sociedade sada da revoluo, e uma poesia que se inspirava nas tradies da Idade Mdia, contradiziam-se, negavam-se radicalmente. [...] Os poetas da gerao actual vem-se, pois, rasgado aquele vu fantstico da sentimentalidade de outrora, em face de uma sociedade que eles no compreendem, porque ela a si se no compreende bem, mas que os no quer escutar seno com a condio de lhe falarem daquilo que a interessa e a preocupa, de se inspirarem da sua vida real e das suas verdadeiras aspiraes.
Antero de Quental, Tendncias novas da poesia contempornea, A Revoluo de Setembro, 1871

Bibliografia Histria de Portugal online, http://www.arqnet.pt/dicionario/herculanoalex.html REIS, Carlos [coord.], Histria Crtica da Literatura Portuguesa, Maneirismo e Barroco, vol. III, Lisboa, Editorial Verbo, 2001. REIS, Carlos [coord.], Histria Crtica da Literatura Portuguesa, Maneirismo e Barroco, vol. III, Lisboa, Editorial Verbo, 2001. REIS, Carlos [coord.], Histria Crtica da Literatura Portuguesa, O Romantismo, vol. V, Lisboa, Editorial Verbo, 1999. REIS, Carlos [coord.], Histria Crtica da Literatura Portuguesa, Realismo e Naturalismo, vol. VI, Lisboa, Editorial Verbo, 2000. SARAIVA, A. Jos; LOPES, scar, Histria da Literatura Portuguesa, Porto, Porto Editora, 14. edio, 1987. [Sobre o Classicismo e Neoclassicismo: pp. 585-671; Sobre o Romantismo: pp. 705-923).

Ana Cristina Macedo Jos Antnio Gomes

Vous aimerez peut-être aussi