Vous êtes sur la page 1sur 30

PROPOSTA DE IMPLEMENTAO DA COLETA SELETIVA DE LIXO [COM O APROVEITAMENTO DE GARRAFAS PETS E LATAS DE ALUMNIO] : NO CONDOMNIO RESIDENCIAL PRIVE DAS

LARANJEIRAS, GOINIA-GO
Elisabeth Toledo Rodrigues1 Juliana Ferreira Leite 2 Universidade Catlica de Gois Departamento de Engenharia Engenharia Ambiental AV. Universitria, N 1440 Setor Universitrio Fone (62)3946-1351. CEP: 74605-010 Goinia - GO.

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre a importncia que os resduos slidos exercem no dia a dia das pessoas, informando o papel que este desempenha no meio ambiente e no contexto urbano. Foi abordado o tema coleta seletiva de lixo, como proposta de reduzir o lixo gerado pelo condomnio Prive das Laranjeiras, contribuindo para a minimizao de impactos ambientais e gerando renda para classes menos favorecidas da sociedade, que tem o lixo como forma de sobrevivncia. Foram levantados dados para ilustrar o tema aproveitamento de garrafas pets e latas de alumnio, no Condomnio residencial Prive das Laranjeiras, situado na cidade de Goinia-Go.

A proposta de coleta seletiva no condomnio Prive das Laranjeiras foi bem aceita por parte dos moradores

PALAVRAS-CHAVE: Coleta seletiva, resduos slidos, reciclagem. Condomnio Prive das Laranjeiras ABSTRACT
This paper aims to report on the importance of solid waste engaged in daily from people, telling the role it plays in the environment and the urban context. Dealt with garbage collection, as a proposal to reduce the waste generated by private condominiums of Laranjeiras, helping to minimize environmental impacts and generating income for poor society, which has the garbage as a means of survival. Data were collected to illustrate exploitation of the theme pets bottles and aluminum cans in the residential condominium deprived of Huddersfield, located in the city of Goiania-Go. The proposed selective collection of private condominiums in Huddersfield was well accepted by residents

KEY-WORDS: Selective collection, solid waste, recycling, condominiums of Laranjeiras,

1Acadmica do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Catlica de Gois (elisabeth_tinha@hotmail.com) 2 Orientadora, Eng. , Prof. Juliana Ferreira Leite (julianafleite@hotmail.com)

1. INTRODUO

Uma das principais causas para o acmulo de lixo no meio ambiente o incontrolvel crescimento populacional verificado nos ltimos sculos (DREW, 1998). A gerao excessiva de lixo um dos grandes problemas dos centros urbanos, causando impactos ao meio ambiente e podendo vir a causar problemas de sade. A gerao de resduos est diretamente proporcional com a renda total do municpio, ou seja, quanto maior a cidade e a renda, mais lixo ser produzido pelas mesmas. O modo de vida urbana produz uma diversidade cada vez maior de produtos e de resduos que exigem sistemas de coleta e tratamento diferenciados aps o seu uso e uma destinao ambientalmente segura. No manejo dos resduos slidos, desde a gerao at a disposio final, existem fatores de riscos sade para a populao exposta (OPS, 2005). O lixo pode ser a causa de doenas como diarrias infecciosas, amebase e parasitoses. Ele serve ainda como abrigo e/ou fonte de alimentos para insetos, roedores, aranhas e escorpies. Dentre os insetos, as moscas, mosquitos, baratas e formigas so potenciais transmissores de doenas como dengue, febre amarela e contaminaes em geral. J dentre os roedores, os ratos podem transmitir a leptospirose e a peste (AZEVEDO et al., 2001). A primeira experincia de coleta seletiva no Brasil ocorreu em 1985, em Niteri (RJ), em So Francisco, bairro residencial e de classe mdia (EIGENHEER, 1993). Atualmente, menos de 10% dos municpios brasileiros desenvolvem programas de coleta seletiva (IBGE, 2001; CEMPRE, 2006). Concentrados nas regies Sul e Sudeste, a maioria desses programas tem abrangncia territorial limitada e desvia dos aterros sanitrios um volume de materiais reciclveis crescente, porm pouco significativo, se comparado aos volumes desviados pelos catadores avulsos.

2.0 OBJETIVO

Neste sentido esse trabalho tem como objetivo verificar a possibilidade de implementao de um programa de coleta seletiva de lixo, com enfoque no aproveitamento de garrafas pets e latas de alumnio, no Condomnio Residencial Priv das Laranjeiras, situado na regio Sul de Goinia, a fim de contribuir para a reduo de lixo encaminha ao aterro sanitrio da capital.

3.0 REVISO BIBLIOGRFICA

3.1 Resduos Slidos

Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT, 2004), resduos slidos so:
...todos aqueles resduos nos estados slidos e semi-slidos que resultam das atividades industriais, domsticas, hospitalares, comerciais, agrcolas e de servio de varrio. Incluem-se tambm os lodos das Estaes de Tratamento de gua - ETAs e Estaes de Tratamento de Efluentes - ETEs, os resduos gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio e determinados lquidos, cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgoto ou corpos dgua, ou exijam para isso solues tcnicas e economicamente inviveis em face de melhor tecnologia disponvel.

A ABNT define ainda lixo como sendo o resto das atividades humanas, considerado intil, indesejvel ou descartvel pelos seus geradores. Pode apresentar-se no estado slido, semi-slido (no caso todos aqueles resduos com teor de umidade inferior a 85%) ou lquido, sendo esse ltimo vlido somente para resduos industriais perigosos. No mesmo contexto, Ribeiro & Lima (2000) definem lixo como: conjunto heterogneo de elementos desprezados durante um dado processo e pela forma como ele tratado, assume um carter depreciativo, sendo associado sujeira, repugnncia, pobreza, falta de educao e outras consideraes negativas. A origem do lixo o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos. Quanto a isso, existem cinco classes: I) Lixo domstico ou residencial: resduos gerados nas atividades dirias em casas, apartamentos, condomnios e demais edificaes residenciais; II) Lixo comercial: resduos gerados em estabelecimentos comerciais, cujas caractersticas dependem da atividade ali desenvolvida; III) Lixo pblico: resduos presentes nos logradouros pblicos, em geral resultantes do ambiente tais como folhas, galhadas e poeira, alm de entulhos descartados irregularmente pela populao e restos de embalagens; IV) Lixo domiciliar especial: compreende os entulhos de obras de construo civil, pilhas e baterias, lmpadas fluorescentes e pneus; V) Lixo de fontes especiais: lixo industrial, lixo radioativo, lixo de portos aeroportos e terminais rodoferrovirios e lixo agrcola. As caractersticas dessa ltima classe merecem cuidados especiais em seu manuseio,

acondicionamento, estocagem, transporte e disposio final (IBAM, 2001). Segundo a NBR 10.004 (ABNT, 2004), os resduos slidos podem ser classificados em trs categorias, segundo a sua natureza: a) Resduos de Classe I Perigosos: O resduo classificado como Classe I se apresentar risco sade pblica e risco ao meio ambiente. Nesta classificao encontram-se os resduos gerados nos servios de sade. Possuem caracterstica de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. b) Resduos Classe II No Perigosos (II A no inertes e II B inertes) b.1) Resduos classe II A No inertes: resduos slidos ou misturas de resduos slidos que no se enquadram na classe I perigosos ou na classe II B inertes, podendo ter propriedades como combustibilidade,

biodegradabilidade ou solubilidade em gua. b.2) Resduos classe II B Inertes: resduos slidos ou misturas de resduos slidos que, quando amostrados e submetidos a um contato dinmico e esttico com a gua destilada ou deionizada temperatura ambiente, no apresentem nenhum de seus constituintes solubilizados em concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua, excetuando-se aspectos cor, turbidez, dureza e sabor.

3.2.Gerenciamento dos resduos slidos

Com o considervel aumento da conscincia ecolgica das populaes urbanas, surgiram diversas alternativas para se aproveitar os produtos contidos no lixo urbano. No caso dos resduos slidos domsticos ou urbanos as principais alternativas restringem-se a implementao de programas de coleta seletiva em reas ou bairros selecionados das cidades, nos quais podem ser aproveitados vidros, plsticos, metais e papis (RIBEIRO & BESEN, 2007). Segundo Calderoni (1997), o adequado gerenciamento dos resduos constitui uma alternativa que contribui para alcanar o desenvolvimento sustentvel, uma vez que permite economizar recursos naturais (matria-prima, energia, gua) e saneamento ambiental (reduz poluio do ar, gua, solo e subsolo). A relao entre resduos e a problemtica ambiental torna-se mais visvel quando se trata de resduos slidos, uma vez que seu grau de disperso bem menor do que os lquidos e gasosos. (DEMAJOROVIC, 1995).

De acordo com Valle (1995), os aterros sanitrios permitem o confinamento seguro dos resduos em termos de contaminao ambiental e sade pblica. Descreve ainda que os resduos so dispostos em camadas, compactados por tratores e cobertos com uma camada de terra, que ser a base para uma nova camada de resduos. Este mesmo autor acrescenta que a instalao dos aterros deve ser feita em rea adequadamente escolhida, afastada de corpos dgua e a base dos mesmos devem conter camada impermeabilizada e dreno, permitindo o controle e o tratamento do chorume. Os lixes, por sua vez, so locais de disposio final de resduos a cu aberto sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica (SHIRAIWA et al., 2002; LOPES, 2006). Segundo Instituto Brasileiro de Administrao Municipal (IBAM, 2001) o lixo uma forma inadequada de se dispor os resduos slidos urbanos porque provoca uma srie de impactos ambientais negativos. Cerca de 70% dos municpios brasileiros ainda recorrem ao lixo como forma de disposio de resduos slidos (IBGE, 2004) e esta irresponsabilidade traz inmeros problemas sociais e ambientais. Exposto ao ar, o lixo atrai animais, bactrias e fungos. A decomposio libera um odor que transportado pelo vento, atraindo baratas, ratos, urubus e vrios insetos que, ao se nutrirem da matria orgnica presente no lixo, encontram nele tambm condies propcias para viver, se abrigar e se proliferar. Estes animais so vetores de doenas como a clera, desinteria, diarria, dentre outras.

3.3.Coleta seletiva

A coleta seletiva, alm de contribuir significativamente para a sustentabilidade urbana, vem incorporando gradativamente um perfil de incluso social e gerao de renda para os setores mais carentes e excludos do acesso aos mercados formais de trabalho (SINGER, 2002). De acordo com Ribeiro & Besen (2007), os programas municipais de coleta seletiva, no Brasil, integram o sistema de gerenciamento de resduos slidos domiciliares. Esses programas podem ser operacionalizados unicamente pelas prefeituras (ou empresas contratadas para essa finalidade) ou por prefeituras em parcerias com catadores organizados em cooperativas, associaes, ONGs e, recentemente, em Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP). A mobilizao da sociedade para a separao dos materiais reciclveis na fonte geradora realizada atravs de campanhas de sensibilizao promovidas junto aos bairros,

condomnios, escolas, comrcio e indstrias (RIBEIRO & BESEN, 2007). Entre as vantagens ambientais da coleta seletiva, destacam-se a reduo do uso de matria prima virgem e a economia dos recursos naturais renovveis e no renovveis, alm da reduo da disposio de lixo nos aterros sanitrios e dos impactos ambientais decorrentes (WAITE, 1995). Atravs da coleta seletiva, o lixo gerado pelo consumo de produtos da populao coletado e separado. A coleta seletiva pode ser domiciliar (ou porta-a-porta), com os reciclveis separados previamente na residncia do gerador do resduo ou por entrega voluntria, na qual conjuntos de containers (postos de entrega voluntria ou local de entrega voluntria) so instalados em locais estratgicos para depsito dos materiais reciclveis pela populao (RUBERG, AGUIAR E PHILIPPI JR., 1998). Os resduos domsticos possuem um potencial muito grande para a reciclagem, pois contm em sua composio muita matria orgnica (compostagem), alm de substncias que possuem mercado comprador, tais como papel e papelo, metais ferrosos e no ferrosos, plsticos e vidros (RIBEIRO e LIMA, 2000). Com o hbito da coleta seletiva do lixo h uma melhora na limpeza urbana, diminuio do acmulo de lixo a ser despejado nos aterros sanitrios e uma maior gerao de renda atravs da comercializao dos reciclveis (PEREIRA NETO, 1999; VILHENA 1999; CHEMONT, 1996; CALDERONI, 2003). Desde 1990, as iniciativas mais bem sucedidas de coleta seletiva no Brasil so aquelas nas quais as administraes municipais estabeleceram parcerias com catadores organizados em associaes ou cooperativas (RIBEIRO & BESEN, 2007). A separao ou triagem dos resduos pode ser efetuada em usinas de triagem, ou nos locais de disposio inadequados, como nos lixes (WIEBECK, 1997). No mercado de reciclagem os tipos de materiais que tem maior remunerao por sua coleta so os metais, que por terem alta durabilidade e resistncia mecnica, so bastante utilizados na fabricao de equipamentos e embalagens em geral (KONRAD, 2006). O Brasil lder mundial na reciclagem de alumnio, superando pases como Estados Unidos e Japo (CEMPRE, 2008). J quanto ao plstico, o consumo per capita baixo, mas os atuais ndices apontam um potencial crescimento do consumo e, conseqentemente, da aceitao para processos de reciclagem (CEMPRE, 2008).

3.4. O municpio de Goinia e a coleta seletiva

Goinia possui uma populao estimada em 1.244.645 habitantes (IBGE, 2007). De acordo com dados da Prefeitura de Goinia, so coletadas diariamente na capital 1.200 toneladas de resduos slidos, os quais so encaminhados para o aterro existente (COMURG, 2008). De acordo com a COMURG (2008), desse total, 360 toneladas so de materiais que podem ser encaminhados para a reciclagem, gerando renda e trabalho para os catadores, alm de preservar o meio ambiente. O aterro sanitrio de Goinia situado no km 3,5 da rodovia GO 060 (sada para Trindade), Chcara So Joaquim. A rea funcionava como um depsito de lixo a cu aberto desde 1983 e dez anos depois, foi transformada em aterro sanitrio. O programa de Coleta Seletiva que vem sendo implantado na cidade de Goinia uma parceria entre o poder pblico, juntamente com a sociedade civil, com o objetivo de promover educao ambiental, mudanas de hbitos de consumo e a valorizao do trabalho de autnomos, pessoas que vivem da renda do lixo que coletam, promovendo a reciclagem dos resduos slidos (COMURG, 2008). At 2007, o municpio possua oito Pontos de Entrega Voluntria (PEV) (Fig. 1) espalhados pela cidade para deposio do material reciclvel segregado nas residncias e nos comrcios da regio. Atualmente, dados internos da Agncia Municipal do Meio Ambiente (AMMA, 2008) registram 20 PEVs instalados na capital (Anexo 1).

Figura 1 Modelo de Ponto de Entrega Voluntria (PEV) de Goinia.

Com o aumento do desemprego, as pessoas mais carentes comearam a dar mais ateno ao lixo e passaram a separar os materiais que possuem valor econmico e que podem ser reciclados dos demais. Com o passar dos anos, o mercado de reciclagem foi se fortalecendo, aparecendo mais compradores para os materiais reciclveis, e tornando-se o sustento de vrias pessoas e famlias tanto no Brasil, quanto na cidade de Goinia. Aproximadamente 400 catadores de materiais reciclveis foram cadastrados na cidade para fins estatsticos. Atualmente h quatro cooperativas/associaes que congregam os catadores de materiais reciclveis (COMURG, 2008), com apoio da prefeitura. Essas associaes foram formadas com o objetivo de promover o crescimento socioeconmico das partes envolvidas bem como capacitar os catadores para o gerenciamento do prprio negcio. Segundo a AMMA, o programa de coleta seletiva de Goinia baseia-se na poltica dos trs Rs que consistem em (Anexo 2): 1 R (Reduzir) diminuir a quantidade de lixo, consumir apenas o necessrio, evitando o desperdcio; 2 R (Reutilizar) reaproveitar materiais como papeis, embalagens plsticas e latas de alumnio, dando-lhes novas utilidades. 3 R (Reciclar) transformar os materiais recolhidos na coleta seletiva, utilizandoos como matria-prima para a fabricao de novos produtos. Empresas ou entidades podem se cadastrar junto a AMMA para integrar o sistema de coleta seletiva de lixo de Goinia. Basta para isso que preencham formulrio especfico junto esta agencia (Anexo 3).

3.5 O alumnio

O alumnio no encontrado em estado natural no meio ambiente. Sua extrao conseguida a partir da bauxita, a qual possui alumina em sua composio. A eletrlise da alumina fornece, ento, o alumino (KONRAD, 2006). No Brasil as latas de alumnio so usadas basicamente como embalagens de bebidas e representam menos de 1% dos resduos slidos urbanos (CEMPRE, 2008). H anos vm sendo coletadas e fundidas com outras sucatas de alumnio para a produo de panelas, colheres e outros utenslios domsticos. De acordo com o CEMPRE (2008), em 1991, foi lanado o primeiro programa brasileiro de reciclagem de latas de alumnio (CEMPRE, 2008), o que culminou, no ano de 2006, na reciclagem de mais de 10,3 bilhes de latas de alumnio, o que corresponde a 94%

do total de latas de alumnio produzidas, superando pases como Japo e Estados Unidos (Tabela 1). Somente na etapa de compra das latas, R$ 540 milhes vo para a economia nacional (CEMPRE, 2008).
Tabela 1 ndice de reciclagem de latas de alumnio (%) nos ltimos anos. 2002 2003 2004 2005 Argentina Brasil Europa EUA Japo 78 86,5 46 53,4 83,1 80 89 48 50 81,8 78 95,7 48 51,2 86,1 88,1 96,2 52 52 91,7

2006 88,2 94,4 N/D 51,6 90,9

Fonte: ABAL; ABRALATAS 2006

Alm de reduzir a quantidade de lixo gerada, a reciclagem de latas ajuda na economia de energia eltrica e tambm na reduo da extrao de bauxita, pois para cada tonelada de alumnio so necessrias cinco toneladas de bauxita (KONRAD, 2006). O processo de reciclagem das latas de alumnio tem incio na separao e coleta das mesmas. Depois de coletadas, as latas de alumnio vazias so amassadas por prensas especiais, algumas delas computadorizadas, que fornecem o ticket com a quantidade entregue. O material embalado pelos sucateiros, cooperativas e associaes e repassados para a indstria de fundio. Depois de fundidas, as latas transformam-se em lingotes de alumnio. Esses blocos so vendidos para fabricantes de lminas de alumnio que revendem essas lminas para indstrias de latas (CEMPRE, 2008). O ciclo das latas de alumnio observado na Figura 2.

10

Figura 2 Ciclo da lata de alumnio.

3.6 Garrafas de polietileno tereftalato (PET)

A participao do plstico entre os materiais que compem o lixo urbano no Brasil ainda pequena quando comparada dos pases desenvolvidos, mas vem aumentando. O consumo per capita de plsticos nos EUA (o maior consumidor deste material no mundo) de 100 kg/hab./ano e no Japo de 60 kg/hab./ano, enquanto no Brasil est em torno de 19 kg/hab./ano (CEMPRE, 1998). Esta diferena indica que o Brasil apresenta um grande potencial para o aumento do consumo de plstico. Dentre os materiais reciclveis, o plstico representa um resduo de grande aceitao para ser submetido ao processo de reciclagem (WIEBECK, 1997). Segundo Sherman (1989), reciclagem uma das melhores alternativas para os resduos plsticos. Segundo Rolim (2000), existem seis tipos de plsticos mais consumidos no Brasil e no mundo e presentes, conseqentemente, em maior quantidade no lixo urbano: PEBD

11

(polietileno de baixa densidade), PEAD (polietileno de alta densidade), PP (polipropileno), PVC (policloreto de vinila), PET (polietileno tereftalato) e PS (poliestireno). A Tabela 2 e a Tabela 3, a seguir, apresentam a produo e o consumo aparente no Brasil de alguns tipos de plsticos. Essas tabelas demonstram o aumento da produo e consumo de plsticos no Brasil. Associando-se ainda esses dados Figura 3, observa-se que as maiores taxas de crescimento, tanto de produo quanto de consumo, foram observadas para o tipo PET. Por outro lado, PS teve diminuio na produo entre 1996 e 1998, e no consumo entre 1996 e 1997. Quanto ao tipo PEBD, houve diminuio na produo e mais acentuadamente no consumo entre os anos 1997 e 1998. Para o tipo PP houve diminuio no consumo entre 1997 e 1998.

Tabela 2 A produo de plsticos no Brasil. 1996 PEBD PEAD PS PP PVC PET TOTAL 561.246 529.395 149.347 589.577 629.959 97.945 2.735.097 1997 664.363 643.538 132.696 635.939 631.851 143.343 3.038.788 1998 652.647 692.864 129.879 702.795 649.480 200.000 3.212.718

Fonte: COPLAST/ABIQUIM apud JORNAL DO PLSTICO ON LINE (1998) Tabela 3 O consumo aparente de plsticos no Brasil. 1996 PEBD PEAD PS PP PVC PET TOTAL 478.496 510.385 240.208 536.662 561.326 173.268 2.678.532

1997 527.774 563.549 233.342 594.947 608.427 249.012 2.999.301

1998 490.005 632.884 246.107 581.164 687.121 298.413 3.164.064

Fonte: COPLAST/ABIQUIM apud JORNAL DO PLSTICO ON LINE (1998)

12

Figura 3 Taxas de produo e consumo entre os anos de 1996 e 1998 para diferentes tipos de plsticos no Brasil [baseado em dados de COPLAST/ABIQUIM apud JORNAL DO PLSTICO ON LINE (1998)].

0,35 0,3 0,25 0,2 PE BD 0,15 0,1 0,05 0 1996-1997 -0,05 Produo -0,1 -0,15 Consumo 1997-1998 1996-1997 1997-1998 PE AD PS PP PVC PE T

Atualmente, segundo CEMPRE (1997), o maior mercado para o PET psconsumo reciclado a produo de fibras para fabricao de cordas (multifilamento), fios de costura (monofilamento) e cerdas de vassouras e escovas, sendo que outra parte destinada moldagem de autopeas, lminas para termo-formadores e formadores a vcuo (manequins plsticos), garrafas de detergentes, mantas no-tecidas, carpetes e enchimentos de travesseiros. Em 1996, 21% da resina de PET produzida no Brasil foi reciclada, totalizando 22 mil toneladas. As aplicaes do plstico reciclado no Brasil ainda so simplrias [condutes, mangueiras, sacos de lixo, cerdas e cordas] (CEMPRE, 1997). Segundo Pinto (1995), os problemas mais comuns para a reciclagem dos resduos plsticos ps-consumo esto relacionados implantao de um sistema de coleta seletiva e a processos para a adequada separao de materiais plsticos do lixo. Estes problemas so: escassez de empresas interessadas em comprar o material separado;

13

grandes distncias que, s vezes, separam o municpio do mercado comprador; dificuldade em separar corretamente os diferentes tipos de plstico; Dentro deste contexto, a reciclagem de resduos plsticos constitui uma oportunidade e com potencial de crescimento. Atualmente existe uma participao ainda muito pequena da reciclagem de plstico em relao ao potencial de mercado interno de plsticos no Brasil. A reciclagem mecnica tende a crescer significativamente devido abundncia de matria-prima existente e s oportunidades dadas a esta atividade (CEMPRE, 1998). No caso especfico do PET, a demanda por matria-prima reciclada desse tipo dever aumentar consideravelmente. A Portaria n 987 da Secretaria de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, publicada em dezembro de 1998, regulamenta o uso de resina de PET reciclada a partir de garrafas ps-consumo e ps-industrial em embalagens multicamadas, destinadas ao acondicionamento de bebidas carbonatadas no alcolicas (Ferro, 1999). Neste tipo de embalagem, h duas camadas feitas de plstico virgem e uma camada intermediria feita de resduo plstico reciclado, sendo que esta no entra em contato com a bebida. Ferro (1999) verifica que a oferta de flakes de PET deficitria, mas que o aumento do interesse pela reciclagem de PET certamente elevar a disponibilidade deste material. A gerao de resduos de PET tambm dever crescer, tanto pelo esperado aumento do consumo de gua mineral e de isotnicos no Brasil (as garrafas destas bebidas so feitas de PET, entre outras resinas), quanto pelo impacto da introduo deste plstico no engarrafamento de cerveja em larga escala (Borges, 1999).

3.7 O Condomnio Residencial Priv das Laranjeiras

O condomnio Residencial Priv das Laranjeiras situa-se na regio Sul de Goinia, no setor Parque das Laranjeiras. Ele possui uma rea total de 261,4102 m2, e no seu interior existe uma rea social com quadra, piscina, parquinho para as crianas e um salo de festas. Ao todo so 49 casas, sendo essas germinadas. Ao todo, moram no condomnio cerca de 129 pessoas. A renda mensal das famlias, de acordo com o questionrio aplicado, foi de 3 a 15 salrios mnimos. Esse fato demonstra o alto potencial de produo de lixo do condomnio j que, segundo Ribeiro & Besen (2007), a produo de lixo domiciliar est diretamente ligada a renda familiar. A coleta interna de lixo do condomnio feita diariamente por uma pessoa contratada por uma firma terceirizada, que cuida da limpeza e servio de portaria. O

14

recolhimento do lixo do condomnio de Segunda Sexta das 10:00 h da manh s 11:00 hs e no perodo da tarde das 15:00 h s 16:00 h e aos Sbados at as 11:00 h. A pessoa encarregada de recolher o lixo interno do condomnio passa com um carrinho de mo recolhendo-o nos horrios citados a cima, e, no final armazena-o em um continer fechado, localizado atrs do condomnio, no qual encaminhado para o servio de coleta municipal.

4. METODOLOGIA

Inicialmente o trabalho foi desenvolvido tendo como principal fonte de apoio, pesquisas bibliogrficas, feita em documentos e sites da prefeitura Agncia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e Companhia de Urbanizao de Goinia (COMURG) alm de consulta a trabalhos e artigos cientficos e consultas a sites de empresas e associaes relacionadas ao tema em questo. 2 Etapa Foi feita uma reunio, no dia 09/10/08 com os condminos a fim de verificar a aceitao da proposta/projeto. Apresentou-se a proposta de implementao da coleta seletiva aos condminos, com o objetivo de sensibilizar e argumentar as vantagens e benefcios da separao do lixo para o condomnio e para a sociedade em geral. Para isso usaram-se folhetos de educao ambiental fornecidos pela AMMA. 3 Etapa Foram feitas quatro novas reunies, no perodo de outubro novembro (registradas em ata) nas quais foram apresentadas todas as etapas do projeto a serem feitas, custos e benefcios para os condminos, sempre enfocando a importncia de se fazer a separao do lixo, alm de esclarecer dvidas e conquistar novos adeptos a idia. 4 Etapa Foi feita a aplicao do questionrio (Anexo 4) a um representante de cada residncia habitada. A pesquisa foi realizada porta--porta em um prazo de 2 dias, pois nem todos os moradores encontravam-se nas suas residncia, ao todo foram entrevistadas 43 moradores. 5 Etapa Posteriormente, utilizou-se a metodologia no estudos de Ourofino (2000). Uma pessoa produz em mdia 0,6 kg de lixo ao dia e o material reciclvel representa em torno de 40% (0,4) do total de lixo produzido e a densidade do lixo reciclvel

15

de 57m3. A frmula para produo de lixo ao dia consiste em:

Pt = n x 0,6 (kg)
onde: n = ao nmero de moradores x nmero de casas Pt = produo de lixo ao dia

J a frmula para o clculo da produo diria de lixo reciclvel consiste em:

Pr = Pt (kg) x 0,4
Onde: Pr = produo de lixo reciclado ao dia

Por fim calcula-se o espao necessrio para o depsito dos reciclveis

Vd = Pr (kg) x (m3/semana)
6 Etapa Por fim realizou-se uma pesquisa de mercado, para analisar a possibilidade de se fazer parcerias com cooperativas, no que se diz respeito a doao dos materiais reciclveis, levando em considerao a proximidade do local e a existncia de meios de transporte para a coleta dos materiais.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

O grau de escolaridade do moradores (Figura 4) constitudo, principalmente, por pessoas de nvel superior, o que corresponde a 34% dos moradores. Cerca de 12% dos moradores possuem ensino superior incompleto, 25% apenas o ensino mdio completo, 12 % ensino tcnico completo, 5% ensino mdio incompleto e 7% tcnico incompleto. O nvel de escolaridade elevado da maioria dos moradores extremamente importante para campanhas de educao ambiental. Isso porque, a quantidade de informao

16

que esse grupo j dispe facilita a compreenso das vantagens e necessidade da coleta seletiva e da preservao ambiental.

Grau de Escolaridade
Alfabetizado 0% Tcnico incomp leto 7% Tcnico comp leto 12% Ensino mdio completo 28% Ensino Superior incomp leto 12% Ensino Superior comp leto 34% Ensino Fundamental completo 2% Ensino Fundamental Incomp leto 0%

Ensino mdio incomp leto 5%

Ensino Fundamental completo Ensino mdio incompleto Tcnico completo

Ensino Fundamental Incompleto Ensino Superior completo Tcnico incompleto

Ensino mdio completo Ensino Superior incompleto Alfabetizado

Figura 4: Grau de escolaridade dos moradores do Priv das Laranjeiras

Para a maior parte dos condminos, 77% dos entrevistados (Figura 5), a proposta foi bem aceita. Para os outros 23% a implementao indiferente, em razo da indisponibilidade de tempo ou a descrena do processo de coleta seletiva. Esses dados demonstram que a proposta da coleta seletiva, vista pela maior parte como sendo um investimento, resultando em benefcios para a comunidade e meio ambiente. Dona Marcilene Tereza e sua filha Roberta Wonna, moradoras do condomnio, aprovam a proposta acreditando que iniciativas pontuais de cada condomnio da capital contribuiriam consideravelmente para a reduo de lixo no aterro da capital. Dona Divina acrescenta que nos dias atuais, qualquer projeto que beneficie o meio ambiente bem vinda.

Aceitao da Proposta
No se interessa 23%

M idia 0%

Boa idia 77%

Boa idia

M idia

No se interessa

Figura 5: Aceitao da proposta de implemetao da coleta seletiva

17

A Figura 6 demonstra os tipos de materiais reciclveis que podem ser encontrados nos lixos dos condomnios. Podemos perceber que a quantidade de latas e pets bastante alta diante dos outros materiais. Assim, com esse resultado partiu-se para o convencimento, entre os condminos, da necessidade e importncia de se reciclar esses dois tipos de material. Aps aceitao dos mesmos, decidiu-se recolher primeiramente garrafas pets e latas de alumnio no condomnio.

Materiais Reciclaveis
Plstico PET 26% Papel 7% Vidro 12%

Latas de alumnio 55%

Papel

Vidro

Latas de alumnio

Plstico PET

Figura 6: Materiais reciclveis mais utilizados pelos moradores

Com esse resultado decidiu-se recolher garrafas PET e latas de alumnio que tiveram maior aceitao entre os condminos aps o questionrio. A maioria das pessoas, cerca de 51%, respondeu que preferem doar o material, pois estariam contribuindo para as pessoas que trabalham e vivem de materiais reciclveis. Os 37% preferiam que o material fosse vendido para que futuramente viesse a gerar renda para o prprio condomnio. E os 12% responderam que tanto faz vender ou comercializar.

Destino final da coleta


Permuta 0% Outros 12% Comercializao 37%

Doao 51%

Comercializao

Doao

Permuta

Outros

Figura 7: Destino final proveniente da coleta seletiva.

18

A quantidade total de lixo gerado ao dia pelo condomnio foi de 77 kg/dia. Calculando-se a produo dos reciclados, chegou ao valor de 30,96 kg/dia, o que corresponde a 40% do total do lixo. A partir desses dados obteve-se o volume do recipiente, que foi de 3,8 m3 para uma semana de estoque dos materiais. Pelo nvel de instruo dos moradores, a maior parte, cerca de 85%, demonstraram ter conscincia de no jogar lixo em local inadequado e sabem da destinao tanto do lixo do condomnio quanto da cidade como um todo. Os outros 15% para responder.

5. CONCLUSES e SUGESTES

A proposta de implantao de coleta seletiva com nfase em garrafas pets e latas de alumnio vivel para o Condomnio Residencial Priv das Laranjeiras. Os moradores optaram pela doao desses materiais para cooperativas de catadores com intuito de contribuir com projetos sociais desenvolvidos pelas comunidades de catadores, atravs das cooperativas. As campanhas educativas sero facilitadas pelo grau de escolaridade tendo em vista o grau de conscincia ecolgica j despertado. Estudos posteriores para o aproveitamento de outros materiais, at mesmo matria orgnica para compostagem podem serem feitos , diante do grande potencial de produo de lixo pelo condomnio. Para isso, sugerem estudos mais detalhados da composio geral do lixo do condomnio. Alm do mais, trabalhos como este podem ser levados ao conhecimento de outros condomnios e propostos para execuo.

19

6. Bibliografia

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. 1987. NBR 10.004: Resduos Slidos: Classificao. Rio de Janeiro: ABNT. BORGES, A. 1999. PET transforma-se em uma mina de negcios. Gazeta Mercantil. 24 mar. de 1999. p. C6. CALDERONI, S. Os Bilhes Perdidos no Lixo. So Paulo: Humanitas COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM CEMPRE. 1998. CEMPRE Informa. CEMPRE , So Paulo, n. 42, nov./dez. COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA A RECICLAGEM CEMPRE. 1997. Ficha Tcnica 9. CEMPRE, So Paulo. CHERMONT, L.S. & MOTA,R.S. 2006. Aspectos Econmicos da Gesto Integrada de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: IPA. DEMAJOROVIC, J. 1995. Da poltica tradicional de tratamento do lixo poltica de gesto de resduos slidos. As novas prioridades. Revista de Administrao de Empresas. So Paulo, v. 35, n.3, p. 88-93. DREW, D. 1998. Processos Interativos homen-ambiente. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. FERRO, S. 1999. PET: Reciclagem inicia nova fase com aplicao em preforma. Plstico Moderno. Mai., p. 8-19. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICAS IBGE. 1992. Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico 1991. Rio de Janeiro. JORNAL DO PLSTICO ON LINE. On line. Mensal. Disponvel na Internet http://www.jorplast.com.br/cotao.html. Acessado em 25 set. 2008. LOPES, W.S. 2001. Avaliao dos impactos ambientais causados por lixes: um estudo de caso. INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAO MUNICIPAL IBAM. 2001. Manual gerenciamento integrado de residuos slidos. Instituto Brasileiro de Administrao Municipal - IBAM, Rio de Janeiro. ORGANIZACIN PANAMERICANA DE LA SALUD OPS. 2005. Informe regional sobre la evaluacon de los servicios de resduos slidos em la regin de Amrica Latina y el Caribe. Washington (DC). PEREIRA NETO, J.T. Quanto vale nosso lixo. Projeto Verde Vale. Viosa Ao e Promoo, 1999.

20

PINTO, A.G. 1997. Plstico. In: IPT/ CEMPRE. Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. p. 181-192. RIBEIRO, H.; BESEN, G.R. 2007. Panorama da Coleta Seletiva no Brasil: Desafios e Perspectivas a partir de Trs Estudos de Casos. INTERFACEHS Revista de Gesto Integrada em Sade do Trabalho e Meio Ambiente. v.2, n.4, Artigo 1, Ago. www.interfacehs.sp.senac.br. RIBEIRO, T.F.; LIMA, S.C. 2000. Coleta Seletiva de Lixo Domiciliar: Estudo de Casos. Tese (Ps Graduao em Geografia) Instituto de Geografia, UFU, Uberlndia. RUBERG, C., AGUIAR, A., PHILIPPI JR., A. 1998. Promoo da Qualidade Ambiental atravs da Reciclagem de Resduos Slidos Domiciliares. In: II Simpsio Internacional de Qualidade Ambiental Gerenciamento de Resduos e Certificao Ambiental. Porto Alegre, 26 a 28 de out., 1998. Anais: Porto Alegre. p.163-167. SINGER, P. 2002. A recente ressurreio da economia solidria no Brasil. In Santos, B.S. (ORG.) Produzir para viver. Os caminhos da produo no capitalista. Rio de janeiro: Civilizao Brasileira. p 81-126. VALLE, C.E. 1995. Qualidade Ambiental: como ser competitivo protegendo o meio ambiente: (como se preparar para as Normas ISO 14000). So Paulo: Pioneira. VILHENA, A. 1999. Guia de coleta seletiva de lixo. Sao Paulo: CEMPRE. WIEBECK, H. 1997. Reciclagem do Plstico e suas aplicaes industriais. USP/SEBRAE SP, So Paulo, maio. COMPANHIA DE URBANIZAO DE GOINIA COMURG. Coleta seletiva. Disponvel na internet http://www.coletasletiva.goiania.go.gov.br. Acessado em: 12 out. 2008. OROFINO, F.G. Dicas para a implantao da coleta seletiva em condomnios. Disponvel em http://www.comcap.org.br/index.php?link=artigos. Acessado em: 12 out. 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ALUMNIO ABAL. Disponvel em

http://www.abal.org.br/noticias/lista_noticia.asp?id=261. Acessado em 15 out 2008.

21

ANEXOS

22

Anexo 1: Relao de PEVs instalados em Goinia segundo AMMA. RELAO DE PEVs INSTALADOS

NOVOS PEVs INSTALADOS (A PARTIR DE ABRIL 2008)


N
o

Endereo Praa Joaquim Lcio Avenida Itlia (pista de cooper) Praa Nova Suia Praa Walter Santos Cepal Praa prximo ao Detran Praa Marcelino Champagnat (fundo do shopping Bougainville) Rua 7 - entre Rua 4 e Av. Anhanguera Praa A Rua 4 com Avenida Araguaia Subtotal PEV`S J EXISTENTES Endereo PEV - AMMA PEV - AREIO PEV - BEIJA FLOR PEV - COMURG PEV - COOPERSOL PEV - COOPREC PEV - MANHATTAN PEV - MOREIRINHA PEV - SEST/SENAT PEV - ZOOLGICO (Lago das Rosas) Subtotal TOTAL

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Setor Campinas Vila Alvorada Nova Suia Coimbra


Sul

Cidade Jardim Marista Central Campinas Central 10

A B C D E F G H I J

Setor Central Pedro Ludovico Crimia Vila Aurora Vera Cruz Jardim Conquista Sudoeste Coimbra So Francisco Oeste 10 20

Visualizar Atualizao da Lista dos PEV`s Instalados no site: www.coletaseletiva.goiania.go.gov.br ou pelo Fone: (62) 3524-8502

23

Anexo 2 Poltica de 3Rs adotada pela AMMA.

24

Anexo 3 Ficha cadastral para coleta seletiva de lixo (pag. 24 28).

Guia para Implantao do Programa Goinia Coleta Seletiva em Qualquer Entidade ou Localidade
Local
(Nome da entidade ou localidade a ser implantado):

___________________________________________________________________ Nome do Sub-Programa (inserir nome do sub-programa e por ltimo o nome da entidade): ___________________________________________________________________ Data do Preenchimento __ / __ / ____ Responsvel pelo preenchimento: ______________________________________ Contato: Fone ( __ ) _____ - ____________ Celular ( __ ) _____ - _____________ e-mail:______________________________________________________________

FASE 1- PLANEJAMENTO: Descrio: fase em que so levantados os dados importantes para a elaborao do programa de coleta seletiva e a busca de pessoas que sero responsveis pela gesto do

1.1 DIAGNSTICO:

1.1 .1 CARACTERSTICAS DO LOCAL:


rea Total: _______________ m Nmero de pessoas (inserir quantidade de pessoas envolvidas na localidade escolhida como funcionrios,
habitantes, populao,etc):

________________________________________

Nmero de Divisoes do Local (PARA BAIRROS: enumerar o numero de lotes. PARA ENTIDADES E
ESCOLAS: enumerar o numero de ambientes ou salas)

_______________________

Atividades (PARA ENTIDADES E ESCOLAS: descrever as principais atividades desenvolvidas no local) _______________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Atividades (PARA BAIRROS: enumerar e listar as atividades e servios realizados no bairro juntamente com
endereo e telefone em anexo)

25

( ) Comrcio ________________________________________________________ ( ) Industria _________________________________________________________ ( ) Servios Pblicos (descrever se existe servio de gua e esgoto, energia eltrica, telefone, transporte coletivo,
correio, rgos pblicos, delegacia de policia, associaes, etc)

( ) Hospitais e clinicas _________________________________________________ ( ) Escolas e creches __________________________________________________ ( ) Igrejas ___________________________________________________________ ( ) Bancos __________________________________________________________ ( ) Praas e reas pblicas como parques e outros __________________________

1.1.2. INFRA-ESTRUTURA ATUAL

(PARA ENTIDADES E ESCOLAS):


Quantidade de lixeiras
Nmero de Lixeiras de acordo com o tipo Total Plstico Metal Papelo

Estado de conservao das lixeiras


Porcentagem do nmero de lixeiras de acordo com seu estado de conservao timo Bom Ruim

Capacidade mdia das lixeiras (em litros) ________________________________ A quantidade de lixeiras so suficientes para o acondicionamento dos resduos: ( ) sim ( ) no.

(PARA BAIRROS): 1.1.3 CARACTERSTICAS DOS RESDUOS SLIDOS GERADOS NESTE LOCAL

26

Tipos de Resduos:(enumerar de 1 a 6 o tipo de resduo mais gerado na localidade em questo) ( )Papel ( )Plstico ( )Metal ( )Vidro ( )Orgnicos ( )Outros __________________ Freqncia de coleta: ____ dias/semana ___ dias / ms Quantidade de lixo gerado por dia ou por semana (pode ser medido em peso ou nmero de sacos de lixo,
contudo precisa-se saber o volume mdio em litros dos sacos plsticos)

___________________________________________________________________ Estimativa Mensal de Gerao de Resduos: (basta multiplicar a freqncia de coleta em dias/semana pela
quantidade lixo gerado no dia da coleta e depois multiplicar por 4 para descobrir a gerao mensal)

________________________________________________________

1.2 ESTRUTURAO DA COLETA SELETIVA:

1.2.1

PREVENDO A PARTE OPERACIONAL:

a) Segregao: (tanto para bairros quanto para entidade e escolas os resduos sero separados em em dois grupos:
1-Reciclveis e 2-Orgnico e outros)

b) Acondicionamento: (PARA BAIRROS- a populao receber sacos plsticos retornveis de 100 litros para
acondicionamento dos materiais reciclveis. PARA ENTIDADES E ESCOLAS- o publico poder descartar os reciclveis em coletores especficos de cor verde padronizada pelo programa com adesivo ou impresso na parte frontal do coletor identificando os tipos de materiais reciclveis, podendo o coletor ser de plstico, metal ou papelo de acordo com poder aquisitivo de cada local. Contudo recomenda-se que seja utilizado coletor de plstico devido a maior durabilidade e higiene proporcionada pelo mesmo)

b.1) Tipo de Coletor: ( )Plstico ( )Metal ( )Papelo ( )Outro________________ b.3) Volume do Coletor: (recomenda-se que: para coletores internos o volume no ultrapasse 50 litros, podendo
ou no ter tampa; para coletores externos recomenda-se volume de 50 a 100 litros obrigatoriamente tendo tampa. Escrever abaixo o volume adotado para cada coletor)

Coletor interno ____ litros

Coletor externo ____ litros

b.2) Quantidade de Coletores: (a quantidade de coletores variar de acordo com o fato da quantidade de lixeiras
atuais forem suficientes ou no para o armazenamento dos resduos e de acordo com o estado de conservao das mesmas. Dessa forma basta preencher a tabela abaixo para quantificar os coletores)

Quantidade total de resduos gerados em litros/por ms

Quantidade total de resduos em litros/por semana (basta dividir o valor anterior por 4)

Quantidade mdia de Coletores (divida o valor anterior pelo volume adotado para o coletor interno)

27

c) Coleta e Transporte: (sera realizada pelos operrios da coleta: catadores credenciados no programa com uso de
carrinhos ou caminho da coleta seletiva. Anotar no quadro abaixo o horrio da coleta no dia especfico para a localidade em questo) SEG TER QUA QUI SEX SAB

d) Destino (o material poder ser entregue voluntariamente no PEV ou PAC mais prximo do estabelecimento em
questo ou poder ser entregue ao catador ou caminho do programa credenciado para aquela localidade)

___________________________________________________________________

1.2.2

EDUCAO AMBIENTAL

Nmero de pessoas com formao na rea ambiental: _____________________ Nmero de pessoas que possuem liderana expressiva: ___________________ Nmero de pessoas que podem ser voluntrios no programa: ______________ Materiais utilizados para a educao ambiental ( ) cartaz ( ) folder ( ) cartilha ( ) vdeo ( ) camiseta ( ) e-mail ( ) ms para geladeira ou superfcie metlica ( ) sacolas para automveis ( ) adesivos para automveis

( ) outros ___________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Tipos de mobilizao do publico em questo: ( ) Propaganda em TV ( ) Propaganda em radio ( ) Propaganda em internet ( ) palestras ( ) feiras e exposies ( ) exposio corpo-a-corpo e porta-a-porta ( ) cursos de artesanato ( ) aes artstico-culturais: teatro, musica, dana

( ) outras ___________________________________________________________ ___________________________________________________________________

1.2.3

EQUIPE GESTORA DO PROGRAMA


Listar nome da equipe gestora do programa:

28

Coordenador (lder influente na regio) _______________________________________ Educadores ambientais ________________________________________________ Agentes da limpeza (responsveis pela coleta interna no caso de entidades e escolas, e catadores e garis no caso de
bairros)

___________________________________________________________________

29

Anexo 4 Questionrio aplicado aos moradores do Condomnio Residencial Priv das Laranjeiras.

QUESTIONRIO
Nome do entrevistado: __________________________________________. 1) Qual o grau de escolaridade dos moradores na residncia? Ensino Fundamental completo Ensino mdio completo Ensino Superior completo Tcnico completo Alfabetizado 2) Quantas pessoas moram em sua residncia? De 1 a 3 pessoas 3) Qual a renda mdia familiar? De 1 a 5 salrios De 5 a 10 salrios Mais de 10 salrios De 3 a 5 pessoas Mais de 5 pessoas Ensino Fundamental Incompleto Ensino mdio incompleto Ensino Superior incompleto Tcnico incompleto

4) O que voc entende por resduos slidos? R:_________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 5) Voc sabe responder qual a destinao final do lixo coletado diariamente em nosso condomnio ? R:_________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 6) Na sua opiniao quais pessoas devem participar da (s) campanhas de educao ambiental realizadas no condomnio? Somente moradores Somente funcionrios Ambos

7) O que voc entende por coleta seletiva de lixo? R:_________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 8) O que voc acha da proposta de implementao da coleta seletiva no condomnio? Boa idia M idia No se interessa

9) Quais so os materiais reciclveis mais utilizados na sua casa? Papel Vidro Latas de alumnio Plstico PET

10) O que voc prefere fazer com o material proveniente da coleta seletiva? Comercializao Permuta Doao Outros

11) Houve campanha de esclarecimento/conscientizao da coleta seletiva? Sim No

12) Em sua opinio quais os benefcios que a coleta seletiva pode vir a trazer ao condomnio? R:_________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi