Vous êtes sur la page 1sur 31

TTULO DE UTILIDADE PBLICA FEDERAL

De acordo com as normas vigentes, uma entidade declarada de utilidade pblica federal em decreto do Poder Executivo: a) mediante requerimento protocolado e processado no Ministrio da Justia a regra; b) ex-officio a exceo. No primeiro caso, o passo inicial dado pela entidade interessada, que deve protocolar no Ministrio da Justia requerimento prprio, acompanhado de documentos comprobatrios, de acordo com o que segue abaixo:

Documentao para Fundaes e Associaes 1. Ficha de cadastramento da entidade (ver anexo 1) 2. Requerimento (ver anexo 2) dirigido ao Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica solicitando a declarao federal de utilidade pblica. 3. Estatuto (cpia autenticada); se a entidade for fundao, observar os arts. 62 a 69 do Cdigo Civil c/c os artigos 1.199 a 1.204 do CPC; com destaque onde consta a clusula que a instituio no remunera, por qualquer forma, os cargos de sua diretoria, conselhos fiscais, deliberativos ou consultivos, e que no distribui lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados, sob nenhuma forma ou pretexto. 4. Certido de Breve Relato em que conste a data do 1 registro do estatuto, bem como data e breve teor das alteraes estatutrias posteriores, de modo a comprovar a existncia, h mais de trs anos, da clusula de no remunerao aos membros da diretoria e no distribuio de lucros, vantagens, bonificaes de qualquer espcie aos dirigentes, mantenedores ou associados da entidade, sob nenhuma forma ou pretexto. OBS: A Certido de breve relato pode ser substituda por documento equivalente, expedido por autoridade cartorria competente, em que se declare que, h mais de trs anos, o estatuto da entidade est devidamente registrado e que a clusula supra mencionada j existia, durante igual perodo. 5. Carto do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas). 6. Atestado de autoridade local (Prefeito, Juiz de Direito, Delegado de Polcia...) informando que a instituio esteve, e est, em efetivo e contnuo funcionamento nos 3 (trs) ltimos anos, com exata observncia dos princpios estatutrios. Modelo de Atestado (ver anexo 3) *

7. Ata da eleio de todos os membros da diretora atual, registrada em cartrio e autenticada. 8. Qualificao completa dos membros da diretoria atual e atestado de idoneidade moral, expedido por autoridade local (se de prprio punho, dever ser sob as penas da lei). Modelo de declarao (ver anexo 4) * 9. Declarao da requerente de que se obriga a publicar, anualmente, o demonstrativo de receitas e despesas realizadas no perodo anterior, quando subvencionada pela Unio (original). 10. Relatrios Circunstanciados (ver anexo 5) dos servios desenvolvidos nos trs anos anteriores formulao do pedido, acompanhado dos demonstrativos contbeis daqueles exerccios (art.2, e, decreto 50.517/01). Ver Manual para Demonstraes Contbeis (ver anexo 6). OBS: *O mesmo atestado vale para o item 6 e 8 cpia simples, sem autenticao, no tem valor como documento. As Fundaes devem apresentar obrigatoriamente, alm dos documentos listados, o seguinte:

Escritura pblica de instituio da Fundao, cpia autenticada; Aprovao do estatuto pela Curadoria de Fundaes - Ministrio Pblico, cpia autenticada; Aprovao dos demonstrativos financeiros dos 3 (trs) ltimos anos pela Curadoria de Fundaes Ministrio Pblico, cpia autenticada.

Nos casos em que as clusulas de no remunerao e de no distribuio de lucros no constem expressamente no estatuto da entidade h no mnimo 3 (trs) anos, devero ser apresentados os seguintes documentos:

Declarao de prprio punho de todos os dirigentes da entidade de que, nos ltimos trs anos, no foram e no so remunerados por qualquer forma. E que a entidade no distribuiu lucros, bonificaes ou vantagens a dirigentes, mantenedores ou associados sob nenhuma forma ou pretexto, no mesmo perodo;

Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) dos ltimos trs anos

No segundo caso, a iniciativa , obviamente, do Presidente da Repblica.

Vale destacar que: a) declarao ex-officio usada em casos realmente excepcionais (exemplos: o conjunto das Santas Casas de Misericrdia, a totalidade das APAEs); b) quando acontece, o decreto presidencial s produz efeito aps a inscrio da entidade (nos exemplos acima, de cada unidade) no livro destinado ao registro das entidades de utilidade pblica. Esta inscrio esta condicionada apresentao dos documentos comprobatrios acima referidos com que, de certo modo, se retorna estaca zero. Quem pode requerer: As Sociedades civis, as associaes e as fundaes, que no remunerem seus dirigentes sejam constitudas no pas e que tenham o fim exclusivo de servir desinteressadamente coletividade podem requerer o Titulo de Utilidade Pblica Federal Vantagens decorrentes da concesso do Titulo de Utilidade Pblica Federal: a) Imateriais: - A posse do ttulo de utilidade pblica confere prestgio e credibilidade, na medida em que pode ser considerada prova do reconhecimento oficial dos servios prestados pela entidade; - A posse do ttulo de utilidade pblica federal pr-requisito para a obteno do certificado de entidade de fins filantrpicos, que concedido pelo Ministrio da Previdncia. b) Materiais - Possibilidade de receber doaes da Unio e de suas autarquias; - Possibilidade de, para fins de cobrana de imposto de renda, o doador (pessoa fsica) deduzir da renda bruta as contribuies feitas s entidades declaradas de utilidade pblica; - Possibilidade de realizar sorteios; - Imunidade fiscal (art.150, VI, c); -Iseno da contribuio do empregador para o custeio do sistema previdencirio. - Possibilidade de receber receitas das Lotricas Federais

- Acesso a subvenes e auxlios da Unio Federal e suas autarquias -Juntamente com o CEBAS Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social e outros documentos, possibilita a iseno da cota patronal ao INSS e de outras contribuies sociais ( CPMF, CSL, PIS, Cofins)

OBS:
CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social O CEBAS Certificado de Entidade Beneficente de Assistncia Social o antigo CEFF Certificado de Entidade de Fins Filantrpicos. Ele concedido pelo CNAS Conselho Nacional de Assistncia Social. Quem pode requerer: Podem requerer o CEBAS as entidades que atuem nas seguintes reas: promoo da proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; amparo a crianas e adolescentes carentes; promoo de aes de preveno, habilitao e reabilitao de pessoas portadoras de deficincias; promoo gratuita da assistncia educacional ou de sade; promoo da integrao ao mercado de trabalho; promoo do desenvolvimento da cultura; promoo do atendimento e do assessoramento aos benefcios da Lei Orgnica da Assistncia Social e a defesa dos seus direitos.

Requisitos: Para obter o CEBAS, a organizao deve demonstrar, nos trs anos imediatamente anteriores ao pedido: estar legalmente constituda no pas e em efetivo funcionamento; estar previamente inscrita no Conselho Municipal de Assistncia Social do municpio de sua sede, se houver, ou no Conselho Estadual de Assistncia Social; estar previamente registrada no CNAS - Conselho Nacional de Assistncia Social; aplicar suas rendas, recursos e eventual resultado no territrio nacional e na manuteno de seus objetivos; aplicar as subvenes e doaes recebidas nas finalidades a que estejam vinculadas; aplicar anualmente, em gratuidade, pelo menos 20% da sua receita, cujo montante nunca ser inferior iseno de contribuies sociais usufrudas; no remunerar dirigentes; no distribuir resultados, bonificaes, dividendos, participaes ou parcela do patrimnio, sob nenhuma forma; possuir o Ttulo de Utilidade Pblica Federal.

Vantagens O CEBAS possibilita a iseno da cota patronal ao INSS e de outras contribuies sociais (CPMF, CSL, PIS, Cofins). Nota: No tocante s vantagens materiais, cumpre advertir que a regulamentao da concesso desses benefcios muito dinmica, estando sujeita a mudanas constantes e imprevisveis. Embora referida a entidades de fins filantrpicos, a Lei n 9.732, de 11 de dezembro de 1998, que restringiu os casos de iseno da contribuio patronal para a Seguridade, pode servir de exemplo.

A UTILIDADE PBLICA NA CMARA DOS DEPUTADOS importante enfatizar: o ttulo de utilidade pblica federal concedido via decreto, no por lei. Afinal, a concesso um ato discricionrio, de iniciativa e competncia privativa do Presidente da Repblica. Quanto ao uso do processo legislativo formal, via Congresso Nacional, importa esclarecer que, pelo menos na Cmara dos Deputados, os projetos de concesso do ttulo de utilidade pblica federal so considerados: a) inconstitucionais, em virtude do disposto no art. 84, XXI, da Constituio Federal (Compete privativamente ao Presidente da Repblica conferir condecoraes e distines honorficas) e, b) injurdicos (pela Lei n 91, de 28-8-35, o Congresso Nacional atribuiu ao Presidente da Repblica a concesso do ttulo de utilidade pblica federal). Concretamente, h muitos anos, projetos de lei desta natureza no prosperam na Cmara dos Deputados. Insistir em sua apresentao mera perda de tempo e, portanto, implica em prejuzo para a entidade interessada. A segunda modalidade, a da declarao ex-officio, requer gestes junto Presidncia da Repblica. Contudo, normalmente, no h nenhuma garantia de que o tempo e o esforo despendidos na comprovao da excepcionalidade produziro o efeito desejado. Alm disso, em caso positivo, como j foi assinalado, a entidade j titulada ter que cumprir a posteriori as formalidades legais. Note-se que, em matria de concesso de ttulo de utilidade pblica, a legislao federal no coincide necessariamente com as legislaes dos Estados e dos municpios, a Unio segue regras prprias, usa o decreto. Por outro lado, a posse dos ttulos de utilidade pblica municipal e estadual no habilita, por si s, concesso do ttulo de utilidade pblica federal.

ENDEREOS PARA PROTOCOLO Envio por carta ou sedex: Ministrio da Justia Departamento de Justia, Classificao, Ttulos e Qualificao Esplanada dos ministrios, Bloco T, Anexo II, sala 213 CEP: 70064-901 Braslia-DF Central de Atendimento da SNJ: Esplanada dos ministrios, MInistrio da Justia, Bloco T, Anexo II, trreo

ANEXOS OBS: Todos esses anexos podem ser adquiridos no site: http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ3891F04CITEMIDCA855F695684451F B8367BD3E05CD7EDPTBRIE.htm Anexo 1: Ficha de Cadastro

Ministrio da Justia Secretaria Nacional de Justia Departamento de Justia - CTQ Coordenao de Justia Ttulos e Qualificao Diviso de Outorgas, Ttulos e Qualificao

FICHA DE CADASTRAMENTO DE ENTIDADES


Cnpj/Cgc

Nome

rea de Atuao

Endereo

Bairro

CEP

Cidade

Estado

Telefones

Fax

E-mail

Home Page

Representante Legal

* para cada entidade mantida dever ser feito um cadastro individual.

Anexo 2 Modelo de Requerimento Fundaes e Associaes

Concesso do Ttulo de Utilidade Pblica Federal

Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, ____________________________________(nome da requerente),

associao (ou fundao) fundada (ou instituda, se se tratar de fundao) em _________, sediada em _____________________________, vem, por meio deste, solicitar a Vossa Excelncia a concesso do ttulo de Utilidade Pblica Federal institudo pela Lei n 91, de 28 de agosto de 1935, regulamentada pelo
Decreto n 50.517,

de 2 de maio de 1961, por se tratar de entidade dedicada

___________________________ (indicar a finalidade da instituio), para o que apresenta a documentao anexa. (Local e data) __________________________________________ (Assinatura do presidente ou de quem o estatuto da entidade conferir poderes para represent-la)

Anexo 3

ATESTADO
Atesto para os fins de requerimento do ttulo de utilidade pblica federal que a __________________________________________________ (nome da

entidade), inscrita no CNPJ sob o n. ___________________________, sediada em ______ _____________________________, esteve em efetivo e contnuo funcionamento nos 3 (trs) anos anteriores ao presente, cumprindo com suas finalidades estatutrias. Atesto, outrossim, que sua diretoria, cujos membros esto abaixo

relacionados, composta por pessoas de ilibada conduta social, nada conhecendo que desabone sua moral.
Nome Identidade Profisso Cargo na entidade

obs: incluir todos integrantes da diretoria e conselhos, titulares e suplentes

______________________, ___/____/_____. (local e data)

______________________________________________________ Assinatura e carimbo da autoridade declarante

Anexo 4 DECLARAO

Ns, os dirigentes da _______________________________________ (nome da entidade), CNPJ n. __________________, abaixo assinados, declaramos para os fins de requerimento do ttulo de utilidade pblica federal, e sob as penas de responsabilizao impostas pela legislao pertinente, nos termos da Lei 7.115/83, que possumos bons antecedentes, nada havendo que desabone nossa conduta moral frente nossa comunidade.

Nome

Identidade

Cargo ocupado

Assinatura

obs: incluir todos integrantes da diretoria e conselhos, titulares e suplentes

_____________________, ____/____/_____. (local e data)

Anexo 5

MINISTRIO DA JUSTIA SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIA DEPARTAMENTO DE JUSTIA, CLASSIFICAO, TTULOS E QUALIFICAO

RELATRIO CIRCUNSTANCIADO DE ATIVIDADES


Senhor Diretor do Departamento de Justia, Na qualidade de representante legal da Instituio abaixo qualificada, venho, respeitosamente encaminhar o relatrio circunstanciado de atividades, em ateno a Lei n 91/35, regulamentada pelo Decreto n 50.517/61, objetivando:

( ) Concesso do ttulo de Utilidade Pblica Federal (Requerimento)


( ) Manuteno do ttulo de Utilidade Pblica Federal (Prestao de Contas Anual)

____________________, ____________________________ Cidade/UF Representante Legal

_____/____/_____ Data Assinatura

A. IDENTIFICAO

Nome/ Razo Social: CNPJ: Endereo: Cidade/ UF: Telefone: Caso a entidade possua filial ou outros estabelecimentos, favor informar:

Nome: Endereo: Cidade/ UF: Telefone: CNPJ:


Para que todos as filiais sejam cadastradas a entidade poder inserir novos quadros, copiando e colando as informaes solicitadas.

1) TIPO DE ESTABELECIMENTO

A sede da entidade : [ ] Alugada [ ] Prpria [ ] Cedida [ ] Comodato [ ] outros

B. DOCUMENTO LEGAL DE REGISTRO Informe os dados relativos ao PRIMEIRO registro legal da Entidade. A data ser utilizada para saber quando a Entidade foi formalmente constituda e qual sua idade. Nmero do Registro no livro: Nmero: Cartrio: Municpio/ UF: Data do Registro:

2) COMPOSIO DA ATUAL DIRETORIA ESTATUTRIA Presidente ou Representante legal da entidade: Cargo: CPF: Profisso: RG: rgo Expedidor:

funcionrio pblico? Sim ( ) No ( )

Exerce na entidade alguma outra funo pela qual recebe remunerao? Sim ( ) No ( ) Se sim, qual a funo exercida? Mdico ( ) Professor ( ) Outros ( ) Qual:_______________________

Relacione os demais diretores da Entidade. Nome do Diretor: Cargo: CPF: Profisso: RG: rgo Expedidor:

funcionrio pblico? Sim ( ) No ( ) Exerce na entidade funo pela qual recebe remunerao? Sim ( ) No ( ) Se sim, qual a funo exercida? Mdico ( ) Professor ( ) Outros ( ) Qual:_______________________ Nome do Diretor: Cargo: CPF: Profisso: RG: rgo Expedidor:

funcionrio pblico? Sim ( ) No ( ) Exerce na entidade funo pela qual recebe remunerao? Sim ( ) No ( ) Se sim, qual a funo exercida? Mdico ( ) Professor ( ) Outros ( ) Qual:_______________________ Nome do Diretor: Cargo: CPF: Profisso: RG: rgo Expedidor:

funcionrio pblico? Sim ( ) No ( ) Exerce na entidade funo pela qual recebe remunerao? Sim ( ) No ( ) Se sim, qual a funo exercida? Mdico ( ) Professor ( ) Outros ( ) Qual:_______________________
Para que todos os diretores sejam cadastrados a entidade poder inserir novos quadros, copiando e colando as informaes solicitadas.

Mandato da atual diretoria: Incio:

Trmino:

3) ALTERAES ESTATUTRIAS NO EXERCCIO ANTERIOR Informe os dados relativos a eventuais alteraes estatutrias da Entidade ocorridas no ltimo exerccio: Data do Registro: Cartrio: Municpio/ UF: Finalidade da alterao:

Cartrio: Municpio/ UF: Finalidade da alterao: Cartrio: Municpio/ UF: Finalidade da alterao:

Data do Registro:

Data do Registro:

Para informar todas as alteraes a entidade poder inserir novos quadros, copiando e colando as informaes solicitadas.

F- RECURSOS HUMANOS Informar a quantidade de pessoas que colaboram com a entidade:

Colaboradores Funcionrios Estagirios remunerados Total de pessoal ocupado assalariado Voluntrios permanentes Voluntrios eventuais Estagirios no remunerados Total de pessoal ocupado no remunerado N de trabalhadores autnomos que prestaram servios no exerccio anterior Quantidade de diretores remunerados

Quantidade

G. RESPONSVEL PARA CONTATO COM A ENTIDADE OU UNIDADE Indique uma pessoa que conhea detalhadamente a Entidade e que seja de fcil contato para o pblico em geral: Nome: Cargo: DDD/ Telefone: E-mail:

OBSERVAO:

a) Para o requerimento do ttulo de Utilidade Pblica Federal a entidade dever demonstrar os servios desenvolvidos e o demonstrativo contbil dos trs anos anteriores formulao do pedido. Sendo assim, a entidade que requer o ttulo dever preencher os itens de atividades e servios (itens H a J) e o Demonstrativo contbil (item K) para cada um daqueles exerccios, indicando o ano de referncia das atividades relatadas. Por exemplo, a entidade que formular o pedido em 2007 dever apresentar as informaes solicitadas referente aos anos 2004; 2005 e 2006, separadamente.

b) A entidade que estiver apresentando a documentao para renovao do ttulo dever preencher os itens H ao K apenas do ano em que estiver Prestando Contas.

INDIQUE O ANO QUE CORRESPONDE AS ATIVIDADES ABAIXO: ______________________ H. ATIVIDADES 1) Apresentao O espao abaixo destinado para a entidade apresentar de forma sucinta algumas caractersticas e especificidades do seu trabalho que considere relevante. Poder ser destacado, por exemplo: perfil da entidade (suas motivaes; sua histria; misso; etc); caracterizao da comunidade e do pblico alvo (demandas e necessidades ; caractersticas da rea); justificativa para as aes realizadas; recursos da entidade para realizar suas atividades (infra-estrutura; recursos materiais; equipe profissional); forma de organizao; etc.

No h limites para quantidade de informaes relatadas, podendo ser ampliado o quadro de Apresentao.

2) Detalhamento das atividades/ servios e projetos desenvolvidos No quadro de detalhamento das atividades a entidade poder fornecer informaes sobre todas as atividades, servios e/ ou projetos prestados durante o ano, sendo permitida a incluso de novos quadros para inserir quantas atividades desejar. O preenchimento do quadro deve ser realizado articulando a descrio da atividade (contedo), o objetivo pretendido com a realizao da atividade, pblico alvo atendido pela atividade, a quantidade de beneficirios atendidos (n total; n de atendidos de forma gratuita; n de atendidos de forma parcialmente gratuita; porcentagem da gratuidade parcial e n de atendidos de forma no gratuita), o perodo de realizao da atividade durante o ano e os resultados obtidos com a atividade. Ao final do relatrio reservado um espao para acrescentar informaes adicionais, no contempladas neste quadro de detalhamento.

ATIVIDADE (servio ou projeto) 1:


Descrio (Informar, uma a uma, as atividades/ servios ou o nome do projeto desenvolvido pela entidade, detalhando o contedo desses): Objetivo (Informar o objetivo que se pretendeu alcanar com a realizao da atividade, servio ou projeto citado acima): Pblico Alvo (Informar qual o pblico ao qual se destina a atividade, servio ou projeto citado):

Perodo de realizao (Informar o perodo em que a atividade foi realizada (incio e fim; carga horria; periodicidade; etc): Resultados obtidos (Informar os resultados obtidos com o desenvolvimento da atividade. Os resultados podem ser detalhados de forma quantitativa e/ ou qualitativa, descrevendo os benefcios sociais alcanados com a atividade, servio ou projeto citado): N total de beneficirios atendidos (Informar a quantidade de pessoas beneficiadas com a atividade, servio ou projeto citado): N de beneficirios atendidos de forma gratuita (Informar quantas pessoas so atendidas de forma inteiramente gratuitas): N de beneficirios atendidos de forma parcialmente gratuita (Informar quantas pessoas so atendidas de forma parcialmente gratuita, como as que recebem bolsas de estudo parciais, os pacientes atendidos pelo SUS, beneficirios que contribuem parcialmente com os custos do servio, etc): Percentual da gratuidade parcial (Informar de quanto a porcentagem da contribuio dos beneficirios com gratuidade parcial): N de beneficirios atendidos de forma no gratuita (Informar o nmero de beneficirios que contribuem integralmente com os custos do servio prestado pela entidade):
Cadastre cada atividade, servio ou projeto realizado em um quadro separado, copiando e colando os quadros para inserir todas as atividades desenvolvidas. Ao descrever a atividade, projeto ou servio, no h limites para quantidade de informaes relatadas, podendo ser ampliado o quadro de detalhamento.

3) Considerando as atividades detalhadas acima, informe o pblico alvo principal (mais representativo), dentre as opes abaixo, em relao aos beneficirios das atividades. A entidade poder selecionar at trs opes de Pblico Alvo, que considere mais representativos dos beneficirios das principais atividades que realiza. Para isso, os campos selecionados devem ser preenchidos com os algarismos 1, 2 e 3, de acordo com a ordem de prioridade do pblico alvo. ( ) Crianas e Adolescentes; ( ) Crianas e Adolescentes vtimas de violncia sexual; ( ) Idosos; ( ) Mulheres; ( ) Associaes; ( ) Pequenos produtores; ( ) Portadores de Deficincia; ( ) Negros/ Quilombolas;

( ) Indgenas; ( ) Estudantes; ( ) Adolescentes em conflito com a lei; ( ) Indivduos apenados e/ ou egressos do sistema penitencirio; ( ) Indivduos em situao de rua (moradores de rua); ( ) Migrantes/ Imigrantes; ( ) Famlia; ( ) Usurios de substncias psicoativas. ( ) Comunidades locais ( ) Comunidade cientfica ( ) Autoridades locais ( ) Lideranas comunitrias ( ) Moradores de reas de ocupao ( ) Outras ongs; ( ) Organizaes/ movimentos populares ( ) Outros (caso a entidade atenda a algum pblico no especificado anteriormente, dever clicar nessa opo e especificar o pblico atendido) Qual (is)

:_______________________________________ 4) Informe a origem da principal fonte de recursos que custeiam as atividades, servios e projetos realizados, marcando na opo correspondente (se a entidade recebe recursos de mais de uma fonte, informe os percentuais recebidos de cada fonte): ( ) Prpria (recursos decorrentes da prestao de servios da entidade) _____ % ( ) Prpria (recursos decorrentes de mensalidades/ doaes dos membros ou associados) ________% ( ) Privada (recursos de doaes e parcerias com empresas e entidades privadas) _______ % ( ) Privada (recursos de doaes eventuais) ________% ( ) Pblica (recursos de subvenes, convnios e parcerias com rgos ou entidades pblicas)_______% ( ) Internacional Privada (recursos de entidades e organizaes internacionais) _______ % ( ) Internacional Pblica (recursos de Pases estrangeiros, ONU, etc.) _______ %

5) Preencha os campos abaixo com informaes relativas a rea de abrangncia das atividades, servios e projetos desenvolvidos, considerando a localizao do conjunto de pessoas que usufrui os servios prestados pela entidade. Especifique a rea de abrangncia no espao correspondente a opo escolhida: rea Geogrfica de abrangncia do projeto: ( ) Bairro (Se o conjunto de pessoas que usufrui das atividades, servios e projetos desenvolvidos est todo localizado em mbito local - Bairro). Especifique o Bairro atendido pela entidade e o Municpio e o Estado onde se localiza o bairro: Bairro:________________________ Municpio:_____________________ Estado:_________________________ ( ) Municpio (Se o conjunto de pessoas que usufrui as atividades, servios e projetos desenvolvidos est localizado em mbito municipal.) Especifique o Municpio atendido pela entidade e o Estado onde se localiza o Municpio: Municpio:_______________________ Estado:__________________________ ( ) Estado (Se o conjunto de pessoas que usufrui as atividades, servios e projetos desenvolvidos est localizado em mbito estadual) Especifique o Estado atendido pela entidade: Estado:____ ___________________ ( ) Nacional (Se o conjunto de pessoas que usufrui as atividades, servios e projetos desenvolvidos est distribudo em mbito nacional - diferentes regies e/ ou Estados do territrio brasileiro) Especifique os Estados ou as Regies atendidas pela entidade: Regies e/ ou Estados atendidos:___________________________ ( ) Internacional (Se a atuao da entidade alcana outros pases) Especifique os pases atendidos pela entidade: Pas (es):___________________________

6) Informe qual a zona de operao de abrangncia das atividades, servios e projetos desenvolvidos: ( ) Rural ( ) Urbana ( ) Ambas (rural e urbana)

7) Outras informaes: O quadro abaixo destinado para informaes adicionais que a entidade tenha interesse em divulgar. Permite que a entidade relate informaes no contempladas nos itens preenchidos, como: avaliao da equipe da entidade sobre o trabalho realizado;

avaliao do pblico alvo sobre os benefcios recebidos; metodologias de interveno; estratgias originais para enfrentar as dificuldades; impacto social da atuao; experincias inovadoras; resultados alcanados; etc.

No h limites para quantidade de informaes relatadas, podendo ser ampliado o quadro.

I. PARCERIAS E SUBVENES PBLICAS As parcerias pblicas da entidade referem-se a todos os recursos recebidos para a realizao de atividades de interesse pblico. Cadastre cada parceria em um quadro separado, copiando e colando os quadros para inserir mais uma parceria. - Informaes sobre o rgo ou entidade parceira 8) Preencha os campos abaixo com os dados relativos aos rgos ou entidades da Administrao Pblica das quais a instituio recebe repasse de recursos ou subvenes. Nome do rgo ou entidade parceira Classificao do rgo na estrutura administrativa Posio do rgo na estrutura federativa. ( ( ( ( ( ( ( ) Poder Executivo ) Poder Legislativo ) Poder Judicirio ) Ministrio Pblico ) Autarquias ou Fundaes pblicas ) Empresas pblicas ) Sociedade de Economia Mista ( ( ( ) Federal ) Estadual ) Municipal Origem dos recursos repassados ( ) Federal ( ) Estadual ( ) Municipal

- Informaes sobre a parceria 9) Nesse campo, a entidade deve informar de que forma se deu a parceria com o rgo acima descrito.

Cada registro admite apenas um instrumento de parceria. Caso a entidade tenha firmado mais de uma parceria com o mesmo rgo, deve preencher um registro para cada uma delas, copiando e colando o quadro de informaes. Natureza do instrumento de parceria ( ) Contrato Administrativo (precedido de procedimento licitatrio ou de dispensa de licitao) ( ) Convnio ( ) Termo de Parceria ( ) Contrato de Gesto ( ) Outro (especificar): ________________________ Data de publicao na imprensa oficial Total de recursos financeiros previstos Recursos financeiros j repassados

Atividades executadas mediante utilizao de recursos pblicos (relacionada com a parceria descrita). N de beneficirios Previso de incio das atividades Previso de trmino das atividades

J. QUESTIONRIO DE INSERO SOCIAL DA ENTIDADE

10) Responda o questionrio abaixo com informaes sobre a insero social da entidade:

Levando em considerao a relao de representatividade da entidade com o pblico beneficirio de suas atividades, servios e projetos, responda os seguintes itens: Para estabelecer os tipos de atividades e servios prestados pela entidade foram realizados estudos e pesquisas, para levantar demandas e necessidades do pblico alvo e caracterizar o perfil dos beneficirios? Sim ( ) No ( ) A entidade criou espaos para que o pblico alvo participasse do planejamento, execuo e avaliao das atividades e servios oferecidos? Sim ( ) No ( ) Se sim, descreva como se deu a participao dos beneficirios:

A entidade permitiu a participao do pblico alvo na definio e controle dos custos/ oramentos destinados para as atividades e servios prestados? Sim ( ) No ( ) A entidade fez parcerias ou articulou redes com instncias/ instituies da comunidade em que atua, para ampliar o atendimento ao pblico alvo? Sim ( ) No ( ) Se sim, descreva as parcerias e/ ou redes articuladas: A entidade realizou aes para dar visibilidade/ denunciar os fenmenos relacionados ao pblico ao qual dirige suas atividades, contribuindo para mobilizao e organizao do pblico alvo (campanhas, conferencias, capacitao de lideranas, promove a conscientizao acerca dos direitos e leis, etc)? Sim ( ) No ( ) Se sim, descreva as aes realizadas:

O contato e a experincia na realizao de atividades com o pblico alvo foram aproveitados, pela entidade, para realizao e divulgao de pesquisas? Sim ( ) No ( ) Se sim, relate as pesquisas e publicaes realizadas pela entidade:

A entidade promoveu a capacitao dos profissionais em relao temtica com a qual atuou? Sim ( ) No ( ) Se sim, como se deu essa capacitao?

Avaliao A entidade estabeleceu mecanismos de avaliao dos servios e atividades prestados? Sim ( ) No ( ) Se sim, qual mecanismo utilizado (questionrio, pesquisa, etc)? Comente os resultados da avaliao.

Se sim, quem participou das avaliaes: ( ) comunidade ( ( ) pblico alvo/ beneficirio ( ( ) equipe executora (

) outras organizaes ) parceiro ) outros: _____________________

Em relao a contribuio da entidade para a ampliao da democracia e fortalecimento da cidadania preencha os seguintes itens: A entidade participou de espaos de controle social (conselhos, foruns, etc) ? Sim ( No ( ) )

Se sim, quais? Relate de forma sucinta a participao da entidade nos espaos que participou (impactos e resultados para o processo de formulao de polticas pblicas, etc).

A entidade desenvolve alguma ao de valorizao da diversidade (negros (as); gnero; opo sexual; portadores de necessidades especiais) entre beneficirios e/ ou colaboradores da entidade? Sim ( ) No ( ) Se sim, descreva as aes realizadas.

Em relao aos beneficirios das atividades: As atividades e servios realizados pela entidade, atingem a populao de baixa renda (renda mensal per capita de at meio salrio mnimo)? Sim ( ) No ( ) As atividades e servios realizados pela entidade, atingem beneficirios que se encontram em situao de vulnerabilidade social ou de risco social (famlias e indivduos com perda ou fragilidade de vnculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; identidades estigmatizadas; excluso pela pobreza e/ ou acesso s demais polticas pblicas; vtimas de violncia; etc)? Sim ( ) No ( )

Para realizao da Prestao de Contas Anual, caso a entidade tenha recebido recursos pblicos federais neste exerccio, dever comprovar que publicou seu demonstrativo de receitas e despesas, como exigido pelo art. 2, alnea g, do Decreto 50.517/61, informando: Nome do jornal ou peridico: _______________________________________________ Nmero: _________________ Data de publicao: ______________________________ Obs: Caso se faa necessrio, o Ministrio da Justia poder requisitar cpia ou exemplar desta publicao.

K. DEMONSTRATIVO CONTBIL Receita anual (em R$) [ ] Acima de 5 milhes (especificar): _______________ [ ] Acima de 2,5 milhes at 5 milhes [ ] Acima de 1 milho at 2,5 milhes [ ] Acima de 500 mil at 1 milho [ ] Acima de 250 mil at 500 mil [ ] Acima de 100 mil at 250 mil [ ] Acima de 50 mil at 100 mil [ ] Acima de 25 mil at 50 mil [ ] Acima de 10 mil at 25 mil [ ] Acima de 5 mil at 10 mil [ ] At 5 mil

Observao: O Plano de Contas apresentado abaixo procura abranger as diferentes reas de atuao de cada uma das Entidades. Desta maneira procure informar os dados da entidade utilizando a conta que melhor se ajuste sua realidade, a seus objetivos sociais e a seu plano de contas. Se As contas que no se aplicam entidade favor informar como valor zero; Orientamos que o preenchimento seja feito com auxlio de um contador; tiver dvidas no preenchimento das peas contbeis, acesse o site

www.mj.gov.br/snj/utilidadepublica

para obter o Manual de Demonstraes Contbeis.

Razo Social: CNPJ N


BALANO PATRIMONIAL ENCERRADO EM (INFORMAR DIA/MS/ANO)

ATIVO CIRCULANTE
Disponvel Contas Vinculadas

PASSIVO CIRCULANTE
Fornecedores Obrigaes trabalhistas

Convnios, Acordos e Ajustes Valores a receber de terceiros Adiantamento a empregados Outras contas e ttulos a receber (-) Proviso para devedores duvidosos Estoques Despesas antecipadas Outras Contas do Ativo Circulante ATIVO REALIZVEL A LONGO PRAZO Valores a receber a longo prazo ATIVO PERMANENTE Investimentos Imobilizado (-) Depreciao acumulada Diferido Outros Ativos Permanentes / amortizao

Obrigaes Sociais Prestadores de Servios Aluguis a Pagar Adiantamento de clientes Emprstimos e financiamentos a pagar CP Obrigaes fiscais exceto IRenda e CSLL Convnios Pblicos (Saldo) Adiantamento de Projetos Subvenes Pblicas (Saldo) Recursos de Leis de Incentivo Fiscal (-) Rec. Leis de Incentivo Fiscal utilizados Proviso para IRenda e CSLL Sentenas judiciais trabalhistas a pagar Sentenas judiciais a pagar exceto trabalhista Outros Passivos Circulantes PASSIVO EXGVEL A LONGO PRAZO Emprstimos e financiamentos a pagar a longo prazo Contas a pagar Alugueis antecipados Outros passivos exigveis a longo prazo RESULTADO DE EXERCCIOS FUTUROS Resultados de exerccios futuros PATRIMNIO SOCIAL LQUIDO Patrimnio Social (Fundo Patrimonial) Doaes patrimoniais Reservas constitudas Supervits / Dficits acumulados Supervits / Dficits do exerccio Outras Contas do Patrimnio Social

TOTAL

TOTAL

Razo Social: CNPJ N


DEMONSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS DO EXERCCIO_________________ RECEITAS OPERACIONAIS Prestao de servios (Exceto
Sade/Educ)

DESPESAS COM PESSOAL Salrios de Funcionrios(c/vnculo


empregatcio)

Recursos - subvenes pblicas Recursos pblicas contribuies

Encargos Sociais com Pessoal Despesas Diversas com Pessoal Remunerao de Dirigentes Encargos Sociais com dirigentes Outros Encargos Sociais Compulsrios Outras despesas com Pessoal

Recursos - convnios pblicos Recursos - auxlios pblicos Recursos - Termo de Parceria Doaes e contribuies para custeio Receita de convnios de sade privados Prest. Servios de sade noconveniados SUS Sistema nico de Sade Inscries vestibulares de cursos e

SERVIOS CONTRATADOS Recursos Humanos Externos Pessoa Fsica Recursos Humanos Externos Pessoa Jurdica INSS sobre servios prestados por terceiros Outras despesas com servios contratados

Servios Educacionais Taxa, mensalidades contribuies Contribuio mantenedoras de e

CUSTOS DE PROJETOS Custos de Projetos

empresas e

Doaes, Campanhas patrocnios Recursos Internacionais

DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS guas, gs e energia eltrica Aluguis pagos Despesas com veculos Dirias e viagens Hospedagem Passagens areas/rodovirias Material de Consumo/Escritrio/Expediente Telefone, Fax e outras desp. c/comunicaes Publicaes Tcnicas Servios Tcnicos e Especializados Despesas com Informtica

DEDUES DAS RECEITAS (-) Bolsas de estudo concedidas (-) Atendimento gratuito (-) Descontos Comerciais Concedidos (-) PIS sobre receitas (-) COFINS sobre receitas (-) ICMS sobre vendas (-) ISS sobre servios (-) Vendas Canceladas (-) Outras dedues

OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS Outras receitas operacionais

Prmios de seguros contratados Despesas com atividades sociais e culturais Outras despesas administrativas DESPESAS COM BOLSAS DE ESTUDO A TERCEIROS Ensino Fundamental

RECEITAS FINANCEIRAS PATRIMONIAIS Descontos Obtidos Renda de aluguis e arrendamentos Rendimentos Aplicaes Financeiro de no Ttulos e Mercado

Estagirios

(-) Impostos s/aplicaes financeiras Outras Receitas Financeiras RECEITAS NO-OPERACIONAIS Venda de Ativo Permanente Doaes receb. em bens ou mercadorias Outras Receitas NoOperacionais OUTRAS RECEITAS Outras receitas no classificadas anteriormente

Curso Superior Mestrados, Doutorados e Ps-Doutorados Outras Despesas com Bolsas de Estudo IMPOSTOS, TAXAS E CONTRIBUIES (nolanados em Receitas) Impostos federais Impostos estaduais Impostos municipais CMPF COFINS IOF Outros tributos, taxas e contribuies DESPESAS FILANTRPICAS Doao de Alimentos Doao de Roupas e Agasalhos Doao de Medicamentos Outras despesas filantrpicas DESPESAS FINANCEIRAS Descontos concedidos Despesas Bancrias Outras despesas financeiras DEPRECIAO, AMORTIZAO E LEASING Despesas com Depreciao Despesas com Amortizao Despesas com Leasing

OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS (-) Recuperao de despesas Outras despesas operacionais DESPESAS NO-OPERACIONAIS Custo de ativo permanente vendido Custo de ativo permanente baixado Outras despesas no-operacionais PARTICIPAES E CONTRIBUIES Participaes e Contribuies OUTRAS DESPESAS E CUSTOS Outras despesas anteriormente no classificadas

PROVISES CONSTITUDAS Proviso para Imposto de Renda e CSLL Outras provises constitudas

TOTAL DE RECEITAS

TOTAL DE DESPESAS

INFORME O VALOR DO SUPERVIT OU DFICIT DO EXERCCIO ( ) SUPERVIT ( ) DFICT R$_________________________________________

NOTAS EXPLICATIVAS
NOTAS EXPLICATIVAS S DEMONSTRAES CONTBEIS EM 31/12/......... I CONTEXTO OPERACIONAL: NOTA 01 A entidade deve informar os objetivos constantes de seu estatuto. II APRESENTAO DAS DEMONSTRAES: NOTA 02 A entidade deve informar se as Demonstraes Contbeis e Financeiras foram elaboradas em conformidade com a Lei n. 6.404/76 e Resoluo CFC n 877/2000, que aprovou a NBC T 10.19. III RESUMO DAS PRTICAS CONTBEIS: NOTA 03

Informar o regime contbil adotado (competncia ou caixa). NOTA 04 Informar como esto demonstradas as aplicaes financeiras. NOTA 05 Informar quais os critrios utilizados para apurao das receitas e das despesas, especialmente com gratuidades, doaes, subvenes, contribuies e aplicaes de recursos. NOTA 06 (se for o caso) Informar o(s) valor(res) da(s) doao(es) recebida(s) de pessoas fsicas e/ou pessoas jurdicas: a) Pessoa Fsica: R$ b) Pessoa Jurdica: R$ NOTA 07 (se for o caso) Informar o valor dos auxlios e subvenes recebidos do Poder Pblico. a) R$ b) R$ NOTA 08 Informar se os recursos da entidade foram aplicados em suas finalidades institucionais, de conformidade com seu Estatuto Social, demonstrados pelas suas Despesas e Investimentos Patrimoniais. NOTA 09 Informar em que contas so registradas as gratuidades oferecidas que devero estar respaldadas em documentao hbil e respectivas planilhas de apurao. As entidades mistas (Assistncia Social, Educao e/ou Sade) devero informar de maneira segregada as gratuidades concedidas por rea de atuao. NOTA 10 Informar o(s) valor(es) da(s) gratuidade(s) concedida(s): a) R$ b) R$ c) R$ NOTA 11 (se for o caso) Informar o(s) valor(es) da(s) iseno(es) usufruda(s), da seguinte forma: a) Cota Patronal INSS + SAT + Terceiros..................................................R$ b) Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social(COFINS).....R$ c) Contribuio sobre o Lucro Lquido (CSLL)........................................... R$ TOTAL...........................................................................................................R$

(Assinatura do Dirigente da Entidade) Contador)

(Assinatura e Carimbo do

INDICAR O CONTABILISTA RESPONSVEL PELAS INFORMAES PRESTADAS Nome do contabilista responsvel: N do registro no CRC: UF: CPF n

Telefone para contato (

e-mail:

___________________________________________ Assinatura e carimbo do Contador

L. AVALIAO DO MODELO DE RELATRIO


Manifeste

sua opinio sobre este modelo de relatrio para que possamos aprimor-

lo: Na sua opinio, este formulrio modelo de Relatrio Circunstanciado facilita a elaborao dos relatrios de servios? Sim ( ) No ( ) Tem alguma sugesto para que ele alcance esse objetivo?

Os espaos destinados para descrio das atividades realizadas permitem relatar todo o trabalho desenvolvido? Sim ( ) No ( ) Tem alguma sugesto para que ele alcance esse objetivo?

O preenchimento deste relatrio proporcionou um momento de reflexo da entidade em relao s aes desenvolvidas e aos resultados obtidos? Sim ( ) No ( ) Tem alguma sugesto para que ele alcance esse objetivo?

Voc tem alguma sugesto para simplificar e/ ou aprimorar este modelo?

___________________________________________ Assinatura do Representante Legal da Entidade (favor rubricar todas as folhas)

Anexo 6 Ver site:


http://www.mj.gov.br/data/Pages/MJ3891F04CITEMIDCA855F695684451FB8367BD3E05C D7EDPTBRIE.htm

Vous aimerez peut-être aussi