Vous êtes sur la page 1sur 11

II SRIE NO 13 B. O.

DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011

353

MINISTRIO DAS FINANAS Direco-Geral do Planeamento, Oramento e Gesto


COMUNICADO Para os devidos efeitos, comunica-se que o ocial administrativo, referncia 8, escalo D, do quadro de pessoal da Direco-Geral do Planeamento, Oramento e Gesto, do Ministrio das Finanas, Guiomar de Ftima Barbosa Amado Tavares, que se encontrava de licena sem vencimentos, retomou as suas funes desde o passado dia 21 de Maro de 2011. Direco-Geral de Planeamento Oramento e Gesto do Ministrio das Finanas, na Praia, aos 24 de Maro de 2011. A Directora-Geral, Elisa Helena Nascimento Monteiro

De 8 de Fevereiro: A seu pedido, concedida licena sem vencimento de 90 (noventa) dias, a meteorologista, referncia 17, escalo A, Pavlina Adrianova Draganova Cardoso, nos termos do artigo 60 do Estatuto de Pessoal do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica, aprovado pela Portaria n.65/2001, com efeitos a partir de 22 de Fevereiro de 2011. Direco do Recursos Humanos do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica na Ilha do Sal, aos 8 de Fevereiro de 2011 - A Directora, Joanina Gomes.

oo MINISTRIO DA DESCENTRALIZAO, HABITAO E ORDENAMENTO DO TERRITRIO

oo MINISTRIO DA JUSTIA Direco-Geral da Administrao


Despachos de S. Ex a Ministra da Justia: De 15 de Dezembro de 2010: Ermelinda Pina Correia Tavares Lima, tcnica superior, referncia 13, escalo B, do quadro da Direco-Geral dos Servios Penitencirios e da Reinsero Social, ora exercendo em comisso ordinria de servio, as funes de Directora-Geral da Solidariedade Social, do Ministrio do Trabalho, Famlia e Solidariedade Social, promovida para tcnica superior, referncia 14, escalo B, ao abrigo do disposto na alnea b), do artigo 10., do Decreto-Legislativo n. 13/97, de 1 de Julho, conjugado com o n. 3, do artigo 20., do Decreto-Lei n. 86/92, de 16 de Julho e artigo 10 n 11, da Lei n 48/VII/2009, de 29 de Dezembro. Os encargos correspondentes sero suportados pela verba inscrita na rubrica 3.01.01.02 pessoal do quadro, da Direco-Geral dos Servios Penitencirios e da Reinsero Social, do oramento do Ministrio da Justia. Direco de Servio dos Recursos Humanos da Direco-Geral da Administrao do Ministrio da Justia, na Praia, aos 24 de Maro de 2011. O Director, Filipe de Carvalho.

Direco-Geral do Planeamento, Oramento e Gesto


Despacho de S. Ex a Ministra da Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio: De 18 de Maro, de 2011: Ivete Helena Ramos Delgado Silves Ferreira, tcnica superior, referncia 13, escalo C, do quadro de pessoal da DirecoGeral do Ordenamento do Territrio e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), do Ministrio da Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio (MDHOT), ex-Deputada da Nao na anterior legislatura (VII Legislatura), na altura eleita pelo Crculo Eleitoral da Praia e integrada no Grupo Parlamentar do PAICV, em regime de tempo inteiro, desde treze (13) de Maro de dois mil e seis (2006), at ao passado dia onze (11) de Maro do corrente ano, aceite ou autorizado o seu regresso ao servio, no seu quadro de origem, do dito Ministrio, ao abrigo do artigo 99, da Lei n 42/ VII/2009, de 27 de Julho. Direco-Geral do Planeamento, Oramento e Gesto do Ministrio da Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio, na Praia, aos 18 de Maro, de 2010. A Directora-Geral, Sandra Maria Lopes F. Mendona.

oo AGNCIA NACIONAL DAS COMUNICAES Conselho de Administrao


DELIBERAO N 01/CA/2011 de 2 de Fevereiro Identicao dos Operadores com Poder de Mercado Signicativo nos mercados relevantes no sector das comunicaes electrnicas O Decreto-Legislativo n. 7/2005, de 28 de Novembro, que estabelece o regime jurdico geral aplicvel s redes e servios de comunicaes electrnicas e aos recursos conexos, liberalizou o mercado das comunicaes electrnicas em Cabo Verde e criou condies necessrias para a promoo da concorrncia, a diversicao das ofertas de produtos e servios, de forma a garantir aos utilizadores o mximo de benefcio em termos de opo, preo e qualidade. Nesse mbito, o mesmo diploma estabelece no seu art. 15 as competncias da Autoridade Reguladora Nacional (ARN) para analisar e denir mercados relevantes, declarar as empresas com poder de mercado signicativo e determinar as medidas adequadas s empresas que oferecem redes e servios das comunicaes electrnicas.

oo MINISTRIO DO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO RURAL E DOS RECURSOS MARINHOS Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica
Despacho da Presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica: De 25 de Janeiro de 2011: A seu pedido, concedida licena ilimitada ao meteorologista de 2 classe, referncia 16, escalo B, Jos Manuel Gomes Pimenta Lima, nos termos do artigo 60 do Estatuto de Pessoal do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofsica, aprovado pela Portaria n. 65/2001, com efeitos retroactivos a 2 de Agosto do ano de 2009.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

354

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


2. A CVMvel, S.A. considerada como operador com poder de mercado signicativo nos seguintes mercados relevantes: - Terminao das chamadas na rede mvel - Comunicao de voz mvel 3. A CVMultimdia, S.A. considerada como operador com poder de mercado signicativo no seguinte mercado relevante: - Banda larga com e sem os 4. Para efeitos de harmonizao com a terminologia utilizada no Decreto Legislativo n7/2005, linhas alugadas corresponde a circuitos alugadas. 5. Os operadores com poder de mercado signicativo nos mercados relevantes so identicados nos exactos termos constantes no documento em anexo, que faz parte integrante da presente Deliberao. 6. A presente Deliberao entra em vigor na data da sua publicao. Praia, 11 de Maro de 2011. O Conselho de Administrao, David Gomes - Presidente, Carlos Silva, Valdmiro Segredo - Administradores. ANEXO IDENTIFICAO DOS OPERADORES COM PODER DE MERCADO SIGNIFICATIVO NOS MERCADOS RELEVANTES NO SECTOR DAS COMUNICAES ELECTRNICAS PARTE A INTRODUO E ENQUADRAMENTO I Identicao dos Operadores com Poder de Mercado Signicativo (OPMS) Identicao dos Operadores com Poder de Mercado Signicativo (OPMS) 1. Uma empresa considerada como OPMS se, individualmente ou em conjunto com outras, gozar de uma posio equivalente a uma posio dominante, ou seja, de uma posio de fora econmica que lhe permita agir amplamente (numa grande quota de mercado) independentemente dos seus concorrentes, dos clientes e/ou dos consumidores (artigo 57. do Decreto-Legislativo). 2. Cabe a ARN identicar as empresas que detenham tal poder em conformidade com a prtica internacional. 3. A identicao feita com base em critrios resultantes da anlise de mercado, ponderados por vrios factores que se encontram enumerados no Decreto-Legislativo n. 7/2005, tais como o nvel de desenvolvimento do mercado, a homogeneidade do produto, as estruturas de custos, a falta de inovao tcnica e fortes barreiras entrada. 4. Uma empresa com Poder de Mercado Signicativo (PMS) pode igualmente ser considerada como tendo esse poder num mercado conexo, se a sua presena no segundo mercado for reforada devido ao seu PMS no primeiro. II Obrigaes especcas dos Operadores com Poder de Mercado Signicativo 1. No Decreto-Legislativo n. 7/2005 encontram-se elencadas as obrigaes especcas para os OPMS. 2. Para a imposio dessas obrigaes s empresas com PMS, a ARN deve adoptar medidas proporcionais aos problemas identicados, tendo em considerao os objectivos da regulao, nomeadamente: - A promoo da concorrncia; - A defesa dos interesses dos utilizadores nais.

A Agncia Nacional das Comunicaes (ANAC), enquanto Autoridade Reguladora Nacional das comunicaes electrnicas, submeteu, de 28 de Junho a 28 de Julho de 2010, consulta pblica o documento referente anlise de mercados relevantes das comunicaes electrnicas e identicao dos operadores com poder de mercado signicativo, doravante designado OPMS. Assim: Considerando, (i) Os objectivos de regulao dispostos no art. 5 do DecretoLegislativo n. 7/2005, de 28 de Novembro; (ii) O procedimento geral de consulta previsto no art. 7 do Decreto-Legislativo n. 7/2005; (iii) Os procedimentos de anlise e de denio de mercados e identicao dos operadores com poder de mercado signicativo estabelecidos nos art. 53 e seguintes do Decreto-Legislastivo n. 7/2005; (iv) Os poderes de regulao previstos no n. 1 do art. 4. do Decreto-Lei n. 31/2006, de 19 de Junho; (v) Os parmetros da poltica de comunicaes e informaes prevista na Resoluo n. 13/2005, de 25 de Abril; (vi) O procedimento geral de consulta pblica da ANAC previsto na Deliberao n. 01/2006, de 27 de Novembro de 2006; (vii) A reaco do operador T+Telecomunicaes ao documento de consulta pblica; (viii) A reaco conjunta dos operadores CVTelecom, S.A., CVMvel S.A. e CVMultimdia, S.A., ao documento de consulta pblica; (ix) O Relatrio de Consulta Pblica sobre a anlise de mercados relevantes das comunicaes electrnicas e identicao dos OPMS, publicada na pgina electrnica da ANAC no dia 22 de Dezembro de 2010; (x) A Deliberao da ANAC n 05/CA/2010, de 23 de Dezembro, publicada na II Srie do Boletim Ocial n 2, de 12 de Janeiro de 2011, que dene mercados relevantes de produtos e servios de comunicaes electrnicas; (xi) A noticao efectuada as operadoras das comunicaes electrnicas no dia 03 de Janeiro de 2011, conforme N/ Ref.:001/PCA-ANAC/11 referente a publicao do Relatrio de Consulta Pblica e a Deliberao n 5/CA/2010, O Conselho de Administrao da ANAC, no mbito das suas atribuies e dos procedimentos regulatrios previstos no artigo 11 e seguintes dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-lei n 31/2006, de 19 de Junho, decide o seguinte: 1. A CVTelecom, S.A. considerada como operador com poder de mercado signicativo nos seguintes mercados relevantes: Mercado grossista: - Terminao de chamadas na rede xa - Trnsito na rede xa - Linhas alugadas inter-ilhas - Linhas alugadas intra-ilha - Linhas alugadas internacionais - Fornecimento de acesso banda larga - Fornecimento de oferta de acesso desagregado ao lacete local - Fornecimento de acesso s infra-estruturas internacionais Mercados de retalho: - Acesso xo analgico - Acesso xo digital - RDIS - Comunicao de voz xa - Linhas alugadas s empresas

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


3. Em matria de acesso e de interligao, a ARN tem, designadamente, a faculdade de impor as seguintes obrigaes s empresas com PMS (artigos 63. e seguintes): - Publicar ofertas de referncias em matria de acesso e de interligao e de acesso ao lacete local; - Respeitar o princpio de no descriminao, isto , praticar relativamente aos seus concorrentes condies idnticas s das suas liais ou dos seus departamentos no que se refere ao fornecimento de servios e de informaes; - Implementar uma separao contabilstica das actividades especicamente associadas ao acesso ou interligao; - Responder favoravelmente aos pedidos razoveis de acesso dos demais operadores; - Submeter-se ao controlo dos preos (incluindo a obrigao de orientao para os custos) e de contabilizao de custos. 4. A aplicao pela ARN de outras medidas diferentes das supra referidas, na rea do acesso e da interligao excepcional e deve respeitar o princpio de proporcionalidade (n. 4 do artigo 63.). 5. No caso especco dos mercados retalhistas, so aplicadas vrias medidas s empresas com PMS nesses mercados, nomeadamente: - Imposio aos OPMS de publicar ofertas de circuitos alugados denidos nos termos dos artigos 79. e 80. do Decreto Legislativo n7/2005; - Obrigao dos operadores que oferecem servios telefnicos (rede xa) acessveis ao pblico e com PMS conceder uma oferta de pr-seleco a outros operadores (artigo 81 do Decreto- Legislativo n7/2005). 6. A ANAC poder ainda prever outras medidas relativamente s empresas com PMS nos mercados em questo, designadamente, controlar preos retalhistas, proibir prticas de preos excessivamente altos, impedir ou limitar a entrada no mercado concorrente e impedir a discriminao dos utilizadores nais (artigo 82. do Decreto-Legislativo n. 7/2005). Contudo, estas medidas apenas so ponderadas nas seguintes condies: - Ausncia de concorrncia; - Ineccia das medidas adoptadas em matria de acesso e de interligao e em matria de pr-seleco para a promoo da concorrncia e dos interesses dos utilizadores nais. III Identicao de mercados relevantes Na sequncia da Deliberao da ANAC n 05/CA/2010, de 23 de Dezembro, publicada na II Srie do Boletim Ocial n 2, de 12 de Janeiro de 2011, que dene mercados relevantes de produtos e servios de comunicaes electrnicas, a ANAC identicou os seguintes mercados relevantes: 09 (nove) Mercados Grossistas: - Terminao de chamadas na rede xa - Terminao de chamadas na rede mvel - Trnsito na rede xa - Linhas alugadas inter-ilhas - Linhas alugadas intra-ilha - Linhas alugadas internacionais - Fornecimento de acesso banda larga - Fornecimento de oferta de acesso desagregado ao lacete local - Fornecimento de acesso s infra-estruturas internacionais 7 (sete) Mercados de Retalho: - Acesso xo analgico - Acesso xo digital - RDIS - Comunicao de voz xa - Comunicao de voz mvel - Comunicao internacional xa e mvel - Banda larga com e sem os - Ofertas de linhas alugadas s empresas IV

355

Metodologia escolhida para identicao dos operadores com Poder de Mercado Signicativo nos mercados relevantes 1. O Decreto-Legislativo n 7/2005 impe que a metodologia de anlise a ser utilizada pela ARN para a denio de mercados deve ter em conta as melhores prticas adoptadas a nvel internacional. O reconhecimento internacional dos mtodos desenvolvidos no quadro europeu e a fortssima semelhana desse quadro com o quadro legal cabo-verdiano, levam ARN a inspirar-se largamente na metodologia europeia para denir os mercados relevantes e designar os OPMS nos mercados em questo. 2. A denio considerada pelo Decreto-Legislativo n 7/2005 de um OPMS (artigo 57.) corresponde quela escolhida a nvel europeu. Deste modo, considera-se que uma empresa tem PMS se, individualmente ou em conjunto com outras, gozar de uma posio equivalente a uma posio dominante, ou seja, de uma posio de fora econmica que lhe permita agir, em larga medida, independentemente dos concorrentes, dos clientes e dos consumidores. 3. Para apreciar o poder de um operador (ou o poder conjunto de operadores) num determinado mercado, a Comisso Europeia prope um determinado nmero de critrios que coincidem com os escolhidos pela ANAC para o contexto cabo-verdiano, nomeadamente: - Quota de mercado dos operadores; - Capacidade dos operadores actuarem de forma independente; - Avaliao da importncia de barreiras entrada. Quota de mercado dos operadores Conforme acima referido, a Comisso Europeia selecciona trs critrios essenciais para analisar a posio concorrencial de um operador em termos de quotas de mercado. No mbito da anlise dos poderes de mercado dos operadores das comunicaes electrnicas em Cabo Verde, a ANAC aplicar o mesmo procedimento, a saber: - At 25% da quota de mercado, improvvel que um operador esteja em posio de PMS no mercado; - Acima de 40% da quota de mercado, provvel que uma empresa esteja em situao de PMS; - Superior a 50% da quota do mercado, quanto basta, salvo em circunstncias excepcionais, para estabelecer a existncia de uma posio dominante. Os critrios utilizados para determinar as quotas de mercado dos operadores dependero dos mercados considerados relevantes. Assim, no caso de Cabo Verde, a ANAC ser levada a arbitrar entre duas condicionantes: por um lado, a disponibilizao dos dados e, por outro, a abilidade destes. A ttulo de exemplo, para a anlise de um mercado como o de servio de voz mvel, pergunta-se qual poder ser o indicador adequado. Ou seja, se o nmero de assinantes ou se so os lucros provenientes dos servios. O nmero de assinantes d normalmente uma boa medida da quota de mercado. Ainda assim, conveniente que as bases de dados assinantes anunciadas pelos operadores correspondam efectivamente a assinantes activos e que os modos de limpeza das bases de dados assinantes sejam homogneos entre os operadores. Os lucros provenientes do servio de voz mvel podem igualmente ser um indicador relevante, embora a existncia de possveis subvenes cruzadas entre os diferentes produtos e servios de um mesmo operador ou entre as vrias liais de um mesmo operador possam levar a sobrestimar ou subestimar a importncia relativa do respectivo operador. Para cada mercado a ANAC arbitrar entre os diferentes indicadores, podendo em certos casos cruz-los. A capacidade dos operadores para actuarem de forma independente Neste mbito, tambm a Comisso Europeia recomenda que, mesmo nos casos em que a autoridade responsvel pela anlise dos mercados estabelea que um operador tenha uma quota de mercado superior a 50%, necessrio ter em conta outros elementos, de modo a determinar o poder de mercado dos vrios operadores. A ANAC teve em conta a abordagem supra referida, privilegiando os seguintes critrios, em funo dos mercados analisados: - Dimenso global da empresa; - Controlo de uma infra-estrutura que no seja fcil de duplicar;

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

356

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


- Avanos ou a superioridade tecnolgica; - Ausncia ou a fraca presena de um contrapoder dos compradores; - Acesso fcil ou privilegiado aos mercados de capitais e aos recursos nanceiros; - Diversicao dos produtos e/ou dos servios (por exemplo, produtos ou servios agrupados); - Economias de escala; - Economias de gama; - Integrao vertical; - Existncia de uma rede de distribuio e de venda bastante desenvolvida; - Ausncia de concorrncia potencial; - Entraves expanso.
7%

por conseguinte, da capacidade dos mesmos deixarem de comprar terminaes de chamadas CVTelecom e, por conseguinte, deixarem de encaminhar as chamadas para a CVTelecom. Quer seja em termos de volume de trfego, quer de volume de negcios, as comunicaes dos operadores mveis para a CVTelecom representam, respectivamente, menos de 4% no caso da CVMvel e menos de 6% no caso da T+. Ainda que no seja um volume signicativo, no certo que um novo operador como a T+ possa dispensar facilmente este volume de negcios. Figura 1: Quota de chamadas para a CVTelecom nas chamadas dos assinantes da CVMvel e da T+

6%

CV Mvel T+

5,8%

5%

4% 2,9%

3,7%

3,5%

3%

Avaliao da importncia de barreiras entrada Este critrio importante, na medida em que permite ANAC fundamentar a necessidade de uma regulao ex-ante nos mercados onde existem barreiras entrada. Com efeito, a ausncia de barreiras entrada de novos operadores de mercado dissuade, em princpio, um OPMS de adoptar um comportamento anti-concorrencial que prejudique realmente os consumidores. Portanto, s a existncia de barreiras entrada no mercado pode justicar a regulao ex-ante. semelhana do que estabelece a Comisso Europeia, a ANAC distinguir dois tipos de barreiras entrada: barreiras estruturais e barreiras legais ou regulamentares. O primeiro tipo remete para a noo de custo de entrada demasiado elevado para um concorrente potencial em termos de investimentos, ao passo que o segundo remete para as condies de exerccio da actividade do operador tais como denidas pelo quadro regulamentar. PARTE B ANLISE E IDENTIFICAO DOS OPMS NOS MERCADOS GROSSISTAS RELEVANTES 1. Terminao de chamadas na rede xa 1.1. Quota de mercado da CVTelecom Por denio, a CVTelecom o nico operador presente no mercado da sua terminao de chamadas na rede xa. De igual forma, a quota de mercado da CVTelecom no mercado de terminao de chamadas na sua rede de 100%. Efectivamente, nenhum operador terceiro pode fornecer tal desempenho no seu lugar. A CVTelecom ocupa, como tal, uma posio dominante nesse mercado. 1.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente no mercado da sua terminao xa Entre os critrios que permitem considerar que a CVTelecom pode actuar de maneira independente da concorrncia no mercado da sua terminao xa, s aquele relativo existncia de um potencial contrapoder dos compradores que merece uma anlise aprofundada. Essa noo de contrapoder, consiste em avaliar em que medida os compradores de terminao de chamadas (a saber, os outros operadores) tm a capacidade de se oporem a uma eventual subida, pela CVTelecom, dos seus preos de terminao de chamadas ou de obrig-la a baixar os mesmos. Antes de mais, necessrio constatar que, para a concorrncia da CVTelecom, no existe alternativa compra de terminao de chamadas CVTelecom para o encaminhamento das comunicaes at aos assinantes ligados sua rede. A margem de manobra dos outros operadores face a uma subida pela CVTelecom das suas tarifas de terminao de chamadas depende,

2%

1%

0% Em % do trfego voz nacional Em % do volume de negcios voz nacional

A ameaa hipottica que a T+ possa deixar de encaminhar o trfego para a CVTelecom, recusando comprar a terminao de chamadas xas, parece pouco credvel. Do mesmo modo, a T+ no est em condies de exercer um contrapoder face CVTelecom no mercado de terminao xo desta ltima. Pelo facto de no existir um contrapoder no mercado de terminao xo, considera-se a CVTelecom com PMS no mercado de sua terminao xa. 2. Trnsito na rede xa A prestao de servio de trnsito uma componente da oferta de referncia de interligao (ORI) da CVTelecom, sendo este o nico operador que prope uma oferta de trnsito, razo pela qual a ANAC considera este mercado relevante. O mesmo raciocnio aplica-se ao mercado de trnsito xo na rede da CVTelecom, que igualmente considerada como OPMS no mercado de trnsito na sua rede xa. 3. Terminao de chamadas na rede mvel 3.1. A quota de mercado da CVMvel A CVMvel o nico operador presente no mercado de terminao de chamadas na sua rede. De igual forma, a quota de mercado da CVMvel no mercado de terminao de chamadas na sua rede de 100%. Por esse facto, nenhum operador terceiro pode fornecer tal desempenho no seu lugar. Sendo assim, a CVMvel ocupa uma posio dominante nesse mercado. 3.2. A capacidade da CVMvel para actuar de maneira independente no mercado da sua terminao O mesmo raciocnio utilizado no mercado de terminao de chamadas na rede xa utilizado para analisar a existncia de um contrapoder na terminao mvel. No caso da terminao de chamadas na rede da CVMvel, a ausncia de um contrapoder por parte dos outros operadores que compram a terminao da CVMvel ainda mais evidente. Efectivamente, as chamadas para a rede da CVMvel representam 18% das chamadas a partir da CVTelecom e mais de 45% para a rede da T+ Telecomunicaes.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


Figura 2: Quota das chamadas para a rede da CVMvel nas chamadas dos assinantes da CVTelecom e da T+ Telecomunicaes
80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Em % do trfego voz nacional Em % do volume de negcios voz nacionall 18,2% 67,0%

357

5. Identicao dos OPMS no mercado de linhas alugadas nacionais intra-ilha 5.1. Quota de mercado dos operadores A ANAC, na analise efectuada para identicar os mercados relevantes, observou que neste mercado, a CVTelecom a nica que est em condies de ter uma oferta comercial direccionada aos outros operadores e estes ltimos, ainda que dispondo ou podendo dispor de capacidade de transmisso, no esto em condies de o comercializar. Por esse motivo, a CVTelecom ocupa uma posio dominante no mercado de linhas alugadas intra-ilha. 5.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente no mercado de linhas alugadas intra-ilha Critrio Dimenso global da empresa Controlo da infraestrutura Relevante Sim Sim Explicaes A CVTelecom, escala nacional, uma empresa importante A CVTelecom dispe de uma infra-estrutura muito especca, difcil de duplicar pela concorrncia. Os outros operadores no dispem de contrapoderes reais, na medida em que apenas a CVTelecom est em condies de lhes fornecer capacidades para tal. O nico cliente a dispor de algum contrapoder seria a NOSI. Por pertencer a um grupo com PMS, a CVTelecom dispe a priori de um acesso facilitado aos mercados de capitais, comparativamente concorrncia. A CVTelecom benecia de economias de escala importantes, devido ao alcance da sua rede comparativamente concorrncia. A CVTelecom est em condies de oferecer uma gama diversicada de linhas alugadas, tanto em termos de capacidade como de ligao. Neste momento, e num futuro prximo, a CVTelecom e continuar a ser o nico operador que est em condies de oferecer servios de linhas alugadas a outros operadores.

CV Telecom T+ 55,7%

45,3%

Nenhum dos dois operadores alternativos est em condies de exercer qualquer tipo de contrapoder face CVMvel, no que diz respeito importncia que representa para os mesmos o trfego para a rede da CVMvel. Por esse motivo, na ausncia de um contrapoder no mercado de terminao da CVMvel, considera-se que a CVMvel exerce PMS no mercado da sua terminao mvel. 4. Terminao na rede da T+ Telecomunicaes 4.1. Quota de mercado da T+ Telecomunicaes A T+ o nico operador presente no mercado terminao de chamadas na sua rede. De igual forma, a quota de mercado da T+ Telecomunicaes no mercado de terminao de chamadas na sua rede de 100%. Efectivamente, nenhum operador terceiro pode fornecer tal desempenho no seu lugar. Em termos de quota de mercado, a T+ Telecomunicaes ocupa uma posio dominante no mercado de terminao da sua rede. 4.2. Capacidade da T+ Telecomunicaes para actuar de maneira independente no mercado da sua terminao Utiliza-se o mesmo raciocnio que foi utilizado para analisar a existncia de um contrapoder no mercado da terminao xa. Ao contrrio dos dois casos anteriores, no caso da T+ Telecomunicaes a situao muito diferente, o que facilmente explicado pela dimenso da sua rede. Figura 3: Quota das chamadas para a T+ Telecomunicaes nas chamadas dos assinantes da CVTelecom e da CVMvel
3% 2,7% 3% CVTelecom CVMvel 2% 1,7% 2%

Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores

Sim

Acesso ao mercado de capitais

Sim

Economias de escala

Sim

Economias de gama

Sim

Ausncia de potencial concorrncia

Sim

1%

0,9%

1% 0,1% 0% Em % do trfego voz nacional Em % do volume de negcios voz nacional

CV Telecom em relao aos diferentes critrios est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado de linhas alugadas intra-ilha. 5.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 5.3.1 Barreiras estruturais Dotada de uma infra-estrutura essencial, difcil de duplicar pela concorrncia, a CVTelecom benecia de barreiras estruturais signicativas entrada. 5.3.2 Barreiras jurdicas ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom ocupa uma posio de domnio no mercado de linhas alugadas intra-ilha, comportando de maneira independente em relao aos seus concorrentes e seus clientes. Este aspecto, aliado existncia de barreiras estruturais entrada, faz com que a CVTelecom seja considerada como OPMS no mercado de linhas alugadas intra-ilha.

As chamadas que levam compra de terminao de chamadas na rede da T+ Telecomunicaes representam menos de 1% em termos de volume para os dois outros operadores. Estes poderiam, por conseguinte, sem grande desagrado para os seus assinantes, recusar comprar terminaes de chamada T+ Telecomunicaes. Ao contrrio dos dois outros operadores j referidos, a posio da T+ Telecomunicaes no lhe permite estar em condies de garantir aos seus assinantes a recepo de chamadas provenientes de outras redes. A CVTelecom e a CVMvel esto, como tal, em condies de exercer um contrapoder em relao T+ Telecomunicaes, impedindo-a efectivamente de actuar independentemente dos seus compradores. A T+ Telecomunicaes neste momento no exerce PMS no seu mercado de terminao de chamada. Contudo, a ANAC reserva-se no direito de rever a sua posio, em funo da evoluo do mercado das comunicaes mveis.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

358

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


Critrio Dimenso global da empresa Controlo da infraestrutura Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Relevante Sim Sim Explicaes A CVTelecom, escala de Cabo Verde, uma empresa importante. A CVTelecom dispe de uma infraestrutura nica, difcil de copiar pela concorrncia. Os outros operadores no dispem de contrapoderes reais, na medida em que apenas a CVTelecom est em condies de lhes fornecer capacidades para tal. A nica alternativa possvel para os outros operadores passar por terminais VSat que no permitem a mesma qualidade de servio (por exemplo: problema do tempo de espera para um ISP que deseja oferecer VoIP) e colocam sobretudo os Mb de largura de banda a um preo muito superior ao que poderia ser esperado por um operador para um acesso por cabo. Por pertencer a um grupo com PMS, a CVTelecom dispe a priori de um acesso facilitado aos mercados de capitais, comparativamente concorrncia. A CVTelecom benecia de economias de escala importantes, pelo facto de pertencer ao Grupo Portugal Telecom. Neste momento, e num futuro prximo, a CVTelecom e continuar a ser o nico operador que est em condies de oferecer servios de linhas alugadas internacionais a outros operadores. Por causa do seu monoplio efectivo, a CVTelecom est em condies de reprimir o desenvolvimento do mercado de banda larga, porque o custo de acesso largura de banda internacional muito elevado.

6. Identicao dos OPMS no mercado de linhas alugadas nacionais inter-ilhas 6.1. Quota de mercado dos operadores A ANAC baseou a sua anlise sobre a identicao do mercado de linhas alugadas nacionais inter-ilhas como relevante, na constatao de que neste mercado a CVTelecom a nica com capacidade de fazer uma oferta comercial direccionada aos outros operadores que, embora tenham ou possam ter capacidade de transmisso para uso prprio, no esto em condies de fazer ofertas comerciais. Por esse motivo, a CVTelecom ocupa uma posio dominante no mercado de das linhas alugadas inter-ilhas. 6.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente no mercado de linhas alugadas inter-ilhas Critrio Dimenso global da empresa Controlo da infraestrutura Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Acesso ao mercado de capitais Relevante Sim Sim Explicaes A CVTelecom, escala nacional, uma empresa importante. A CVTelecom dispe de uma infra-estrutura nica, difcil de duplicar pela concorrncia. Os outros operadores no dispem de contrapoderes reais, na medida em que apenas a CVTelecom est em condies de lhes fornecer capacidades para tal. Por pertencer a um grupo com PMS, a CVTelecom dispe a priori de um acesso facilitado aos mercados de capitais, comparativamente concorrncia. A CVTelecom benecia de economias de escala importantes, devido ao alcance da sua rede comparativamente concorrncia. Neste momento, e num futuro prximo, a CVTelecom e continuar a ser o nico operador que est em condies de oferecer servios de linhas alugadas a outros operadores.

Sim

Sim

Acesso ao mercado de capitais

Sim

Economias de escala

Sim

Sim

Ausncia de potencial concorrncia

Sim

Economias de escala

Sim

Barreiras expanso

Sim

Ausncia de potencial concorrncia

Sim

A CVTelecom em relao aos diferentes critrios acima apontados est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado de linhas alugadas inter-ilhas. 6.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 6.3.1. Barreiras estruturais Dotada de uma infra-estrutura essencial, difcil de duplicar pela concorrncia, a CVTelecom benecia de barreiras estruturais signicativas entrada. 6.3.2. Barreiras jurdicas ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom ocupa uma posio de domnio no mercado de linhas alugadas intra-ilha, o que lhe permite agir de forma independente dos seus clientes. Este aspecto, aliado existncia de barreiras estruturais entrada, faz com que a CVTelecom seja considerada como OPMS no mercado de linhas alugadas inter-ilha. 7. Identicao dos OPMS no mercado de linhas alugadas internacionais 7.1. Quota de mercado dos operadores A nica forma de acesso aos circuitos internacionais, com excepo de VSAT atravs do cabo Atlantis 2. O acesso a este cabo pode ser feito apenas atravs das infra-estruturas da CVTelecom, esta numa posio de monoplio de facto no mercado de linhas alugadas internacionais. Assim, a CVTelecom tem uma posio dominante no mercado de linhas alugadas internacionais. 7.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente no mercado de linhas alugadas internacionais.

CV Telecom em relao aos diferentes critrios est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado de linhas alugadas internacionais. 7.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 7.3.1. Barreiras estruturais Dotada de uma infra-estrutura essencial, difcil de copiar pela concorrncia, a CVTelecom benecia de barreiras estruturais signicativas entrada. 7.3.2. Barreiras jurdicas ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom ocupa uma posio de domnio no mercado de linhas alugadas internacionais, o que lhe permite actuar de maneira independente dos seus clientes. Este aspecto, aliado existncia de barreiras estruturais, faz com que a CVTelecom seja considerada como OPMS no mercado de linhas alugadas internacionais. 8. Identicao dos OPMS no mercado de fornecimento de acesso banda larga Conforme detalhado na anlise do mercado de fornecimento de acesso banda larga, este mercado actualmente um mercado ctcio. A CVTelecom o nico operador que detm infra-estruturas essenciais necessrias ao fornecimento da oferta grossista de acesso DSL e ocupa, por conseguinte, uma posio dominante. Dotada de uma infra-estrutura essencial difcil de copiar, a curto prazo, pela concorrncia e estando em condies para actuar de forma independente da concorrncia que no dispe de qualquer contrapoder, considera-se que a CVTelecom um OPMS no mercado de fornecimento grossista de acesso banda larga.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


9. Identicao dos OPMS no mercado do fornecimento de oferta de acesso desagregado ao lacete local Conforme detalhado na anlise do mercado de fornecimento de oferta de acesso desagregado ao lacete local, este mercado actualmente um mercado ctcio. A CVTelecom o nico operador que detm infraestruturas essenciais necessrias ao fornecimento da oferta grossista de acesso desagregado ao lacete local e ocupa, por conseguinte, uma posio dominante. Dotada de uma infra-estrutura essencial difcil de copiar, a curto prazo, pela concorrncia e estando em condies para actuar de maneira independente da concorrncia que no dispe de qualquer contrapoder, considera-se que a CVTelecom um OPMS no mercado de fornecimento grossista de acesso desagregado ao lacete local. 10. Identicao dos OPMS no mercado de acesso s infraestruturas internacionais Conforme detalhado na anlise do mercado de acesso s infraestruturas internacionais, a CVTelecom o nico operador presente nesse mercado e ocupa, por conseguinte, uma posio dominante. Dotada de uma infra-estrutura essencial difcil de copiar, a curto prazo, pela concorrncia e estando em condies para actuar de maneira independente da concorrncia que no dispe de qualquer contrapoder, considera-se que a CVTelecom um OPMS no mercado das infraestruturas internacionais. PARTE C ANLISE E IDENTIFICAO DOS OPMS NOS MERCADOS DE RETALHO RELEVANTES 1. Identificao dos OPMS no mercado de acesso fixo analgico 1.1. Quota de mercado dos operadores O nico operador de mercado presente no sector do acesso xo analgico a CVTelecom, pelo que detentora de 100% das quotas de mercado e domina este mercado. 1.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente Critrio Dimenso global da empresa Relevante Sim Explicao A CVTelecom uma empresa importante que domina o panorama das comunicaes electrnicas em Cabo Verde Controlo da infra-estrutura de acesso Apesar da existncia de duas associaes de consumidores, estas no dispem de reais contrapoderes Dada a sua posio de monoplio de facto A CVTelecom uma empresa verticalmente integrada A CVTelecom detm uma rede de distribuio importante que comum a todas as suas liais Actualmente, no existe nenhuma concorrncia. Daqui a 3 anos, inclusive na eventualidade da implementao da desagregao do lacete local, a CVTelecom no se ir deparar com uma verdadeira concorrncia
Acesso analgico: 67.142 linhas ou seja 93 % dos acessos

359

1.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 1.3.1. Barreiras estruturais Como a CVTelecom detm infra-estrutura xa necessria para o fornecimento de acesso rede xa, o custo de entrada para um eventual concorrente de duplicao da infra-estrutura constitui uma barreira estrutural entrada particularmente importante. 1.3.2. Barreiras legais ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom , de facto, detentora do monoplio do mercado de acesso xo analgico, tem a capacidade para actuar de maneira independente neste mercado que est protegido por barreiras estruturais entrada. Por outro lado, a CVTelecom tem PMS no mercado de acesso xo analgico. 2. Identicao dos OPMS no mercado de acesso xo digital 2.1. Quota de mercado dos operadores O nico operador de mercado presente no mercado de acesso xo digital a CVTelecom, que detm 100% das quotas de mercado e domina o respectivo mercado. O tamanho deste mercado (limitado aos acessos RDIS) bastante reduzido. Figura 4: Nmero de linhas da CVTelecom em 31/12/09
Acesso digital: 4.732 linhas ou seja 7 % dos acessos

&

sd

2.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente Critrio Tamanho global da empresa Relevante Sim Explicao A CVTelecom uma empresa importante que domina o panorama das telecomunicaes em Cabo Verde Controlo da infra-estrutura de acesso Apesar da existncia de duas associaes de consumidores, estas no dispem de reais contrapoderes A CVTelecom prope uma gama diversicada Dada a sua posio de monoplio de facto A CVTelecom uma empresa verticalmente integrada A CVTelecom detm uma rede de distribuio importante que comum a todas as suas liais Actualmente, nenhuma concorrncia.

Controlo da infraestrutura Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Economias de escala Integrao vertical Existncia de uma rede de distribuio e venda de produtos e servios bastante desenvolvida Ausncia de potencial concorrncia

Sim Sim

Sim Sim Sim

Controlo da infraestrutura Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Diversicao dos produtos/servios Economias de escala Integrao vertical Existncia de uma rede de distribuio e venda de produtos e servios bastante desenvolvida Ausncia de potencial concorrncia

Sim Sim

Sim Sim Sim Sim

Sim

Sim

A CVTelecom est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado de acesso xo numrico 2.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 2.3.1. Barreiras estruturais Como a CVTelecom detm infra-estrutura xa necessria para o fornecimento de acesso rede xa, o custo de duplicao de infra-estrutura para um eventual concorrente constitui uma barreira estrutural entrada particularmente importante.

A CVTelecom est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado do acesso xo.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

360

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


3.3.2. Barreiras legais ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom , de facto, detentora do monoplio do mercado das comunicaes locais e nacionais, tem a capacidade de actuar de maneira independente neste mercado que, alm do mais, est protegido por barreiras estruturais entrada. Por outro lado, a CVTelecom declarada como OPMS no mercado das comunicaes locais e nacionais. A ANAC poder rever a sua posio conforme o disposto no n. 5 do art. 56. do DecretoLegislativo n. 7/2005, caso se verique uma evoluo signicativa que altera a anlise. 4. Identicao dos OPMS no mercado internacional de comunicaes 4.1. Quota de mercado dos operadores Esto presentes trs operadores neste mercado das comunicaes internacionais: a CVTelecom, a CVMvel e a T+. Figura 6: Evoluo dos trfegos internacionais
800 000 700 000
Milhares de ECV

2.3.2. Barreiras legais ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom , de facto, detentora do monoplio do mercado de acesso xo analgico, tem a capacidade de actuar de maneira independente neste mercado, que est protegido por barreiras estruturais entrada. Por outro lado, a CVTelecom tem PMS no mercado de acesso xo digital. Todavia, tendo em conta o tamanho do mercado e da sua evoluo, uma regulao especca ex-ante do mercado de acesso xo digital no parece impor-se como uma prioridade. 3. Identicao dos OPMS no mercado das comunicaes xas locais e nacionais 3.1. Quota de mercado dos operadores O nico operador de mercado presente no ramo das comunicaes xas locais e nacionais a CVTelecom, que detm portanto 100% das quotas de mercado e domina o respectivo mercado. Figura 5: Evoluo dos trfegos local e nacional e dos lucros associados
60 000 000 50 000 000 40 000 000 30 000 000 20 000 000 10 000 000 0 Milhares de minutos 2006 Lucros - local 2007 Lucros - nacional 2008 Trfego local 2009* Trfego nacional 500 000 450 000 400 000 350 000 300 000 250 000 200 000 150 000 100 000 50 000 0

600 000 500 000 400 000 300 000 200 000 100 000 Milhares de minutosJan-09 Fev-09 Mar- Abr-09 Mai-09 Jun-09 Jul-09 Ago- Set- Out-09 Nov-09Dez-09 09 09 09 Rede fixa Internacional CVMvel Internacional T+ Internacional

*Estimativa das receitas para 2009 com base nas receitas do 1 semestre de 2009 Fonte: ANAC, CVT

3.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente Critrio Tamanho global da empresa Relevante Sim Explicao A CVTelecom uma empresa importante que domina o panorama das comunicaes electrnicas em Cabo Verde Controlo da infra-estrutura de acesso e de transporte Apesar da existncia de duas associaes de consumidores, estas no dispem de reais contrapoderes A CVTelecom prope uma gama diversicada Dada a sua posio de monoplio de facto A CVTelecom uma empresa verticalmente integrada A CVTelecom detm uma rede de distribuio importante que comum a todas as suas liais

Figura 7: Quota de mercado dos operadores com base no trfego internacional de sada (acumulado de 2009) e nas receitas (do primeiro semestre de 2009)
Trfego anual
Receitas 1 semestre de 2009

Controlo da infraestrutura Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Diversicao dos produtos/servios Economias de escala Integrao vertical Existncia de uma rede de distribuio e venda de produtos e servios bastante desenvolvida Ausncia de potencial concorrncia

Sim Sim

Sim Sim Sim Sim

Quer em termos de volume de trfego, quer de receitas, a CVTelecom domina largamente o mercado com, respectivamente, 58% dos trfegos e 73% da receita gerada pelo trfego internacional de sada. A CVMvel representa 32% dos trfegos para o estrangeiro mas conta com apenas 17% das receitas associadas. A T+ representa 10% dos trfegos para o estrangeiro e igual percentagem das receitas associadas ao trfego internacional. Tabela 1: Posicionamento dos operadores no mercado das comunicaes internacionais

Sim

Actualmente, nenhuma concorrncia.

A CVTelecom est em condies de se comportar de maneira independente no mercado de comunicaes locais e nacionais. 3.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 3.3.1. Barreiras estruturais Como a CVTelecom detm infra-estrutura xa necessria para o fornecimento das comunicaes locais e nacionais, o custo de duplicao de infra-estrutura para um eventual concorrente constitui uma barreira estrutural entrada particularmente importante. CVTelecom CVMvel T+

Quota de mercado (qdm) em termos de trfego 25 % 40 % qdm < qdm < qdm < < qdm < 25% > 50% 40% 50%

Quota de mercado (qdm) em termos de receitas 25 % 40 % qdm < qdm < qdm < < qdm 25% > 50% 40% < 50%

Em termos de quota de mercado e tendo em conta os critrios considerados, apenas a CVTelecom pode ser declarada dominante no mercado das comunicaes internacionais.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


4.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente no mercado das comunicaes internacionais Critrio Dimenso global da empresa Relevante Sim Explicao A CVTelecom, escala de Cabo Verde, uma empresa importante que domina o panorama das comunicaes electrnicas

361

Contudo, pode-se observar uma desacelerao do crescimento a partir do 3 trimestre de 2009, que, ao que tudo indica, corresponde ao nvel de saturao alcanado pela T+ Telecomunicaes. Comparando a respectiva evoluo de trfegos das bases de assinantes, regista-se efectivamente uma reduo do nmero de clientes depois de um pico atingido no 3 trimestre de 2009. Figura 9: Evoluo das bases de clientes
350 000 300 000 250 000 80 000 70 000 CV Mvel T+ 60 000 50 000 200 000 40 000 150 000 30 000 100 000 20 000 10 000 Trim 4/07 Trim 1/08 Trim 2/08 Trim 3/08 Trim 4/08 Trim 1/09 Trim 2/09 Trim 3/09 Trim 4/09 AssinantesCVM Assinantes T +

Controlo da infraestrutura Avanos ou superioridade tecnolgicos Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Acesso aos mercados de capitais Diversicao dos produtos/servios

No No Sim Apesar da existncia de uma associao de consumidores, esta no dispe de reais contrapoderes

50 000 -

Sim

A CVTelecom tem uma oferta de cartes pr-pagos que lhe permite efectuar promoes em condies bastante atraentes no mercado de comunicaes xas a nvel internacional

A ANAC ter, portanto, por base os valores do 3 trimestre de 2009 para estudar as quotas de mercado de cada operador, em termos de trfego e de receitas. Figura 10: Respectiva quota de mercado dos operadores
Trfego rede mvel 3 trimestre de 2009

Economias de escala Economias de gama Integrao vertical Existncia de uma rede de distribuio e venda de produtos e servios bastante desenvolvida Ausncia de potencial concorrncia

No Sim No A CVTelecom uma empresa verticalmente integrada A CVTelecom detm uma rede de distribuio e de venda importante, a qual neste caso particular, tambm benecia a CVMvel, operadora concorrente neste mercado

Receitas 3 trimestre de 2009

No Seja em termos de volume de trfego, seja de receitas, a CVMvel domina largamente o mercado com designadamente 91% de trfegos e 83% dos resultados gerados pelo trfego das comunicaes mveis nacionais. Tabela 2: Posicionamento dos operadores no mercado de comunicao de voz mvel
Y Y

A CVTelecom em relao aos diferentes critrios no est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado das comunicaes internacionais. 4.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 4.3.1. Barreiras estruturais Todos os operadores implementaram a sua rede e tm condies para propor ofertas de comunicaes internacionais. 4.3.2. Barreiras legais ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. Apesar da sua posio de domnio em termos de quota de mercado, a CVTelecom no est em condies de actuar de maneira independente face aos seus concorrentes. Alm do mais, a ausncia de barreiras entrada no mercado no justica a implementao de uma regulao ex-ante do respectivo mercado das comunicaes internacionais. 5. Identicao dos OPMS no mercado de servios de telefonia de voz mvel 5.1. A quota de mercado dos operadores Esto presentes dois operadores no mercado das comunicaes de voz mvel: CVMvel e T+ Telecomunicaes. Figura 8: Evoluo de trfegos mveis on net e off net
50 000 45 000 40 000 35 000 30 000 25 000 20 000 15 000 10 000 5 000
Milhes de minutos CVM

sD

Em termos de quota de mercado e tendo em conta os critrios considerados, a CVMvel a nica a que possui uma posio dominante no mercado das comunicaes mveis nacionais. 5.2. Capacidade da CVMvel para actuar de maneira independente no mercado das comunicaes mveis nacionais Critrio Dimenso global da empresa Relevante Sim Explicao A CVMvel, escala de Cabo Verde, uma empresa importante que domina o panorama das comunicaes electrnicas

5 000 4 500 CV Mvel total T + total 4 000 3 500 3 000 2 500 2 000 1 500 1 000 500
Milhes de minutos T +

Trim 4/07 Trim 1/08 Trim 2/08 Trim 3/08 Trim 4/08 Trim 1/09 Trim 2/09 Trim 3/09 Trim 4/09

Controlo da infraestrutura Avanos ou superioridade tecnolgicos

No No

Pelo facto da T+ Telecomunicaes ter iniciado a sua actividade comercial no ltimo trimestre de 2007, a evoluo de trfegos est ligada extenso da base de seus assinantes.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

362

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


Relevante Sim Explicao Apesar da existncia de duas associaes de consumidores, estas no dispem de reais contrapoderes Por pertencer a um grupo com PMS, a CVMvel dispe, partida, de um acesso facilitado aos mercados de capitais comparado com o seu concorrente Deste modo, a CVMvel realiza mais de 95% das suas receitas no trfego on net, o qual, por si s, representa mais de 95% do trfego dos seus clientes. Por conseguinte, a CVMvel est em condies de actuar independentemente da concorrncia e dos seus clientes, sem que tal afecte as suas estruturas de trfego e de receitas. 5.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 5.3.1. Barreiras estruturais Todos os operadores implementaram a sua rede e esto na mesma posio de oferecerem as mesmas ofertas. 5.3.2. Barreiras jurdicas ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVMvel ocupa uma posio de domnio no mercado das comunicaes mveis, o que lhe permite actuar de maneira independente da concorrncia e dos seus clientes. No entanto, a inexistncia de barreiras entrada nesse mercado no justica a necessidade, no momento, de imposio de obrigaes especcas ao operador com PMS. Apesar da ausncia de barreiras entrada, a implementao de uma regulao ex ante no mercado de comunicaes mveis nacionais parece ser necessria para permitir o desenvolvimento da concorrncia, se as medidas tomadas nos mercados relacionados no se mostrarem sucientes. 6. Identicao dos OPMS no mercado de servios de banda larga No Sim A CVMvel pode apoiar-se na sua prpria rede para alm de beneciar da rede comum explorada pela CVTelecom 6.1. Quota de mercado dos operadores Esto presentes vrios operadores nesse mercado. Os trs principais so: CVMultimdia, CVWi e Cabocom. Figura 12: Nmero de assinantes de servios de banda larga
12 000 CVMultimdia 10 000 8 000

Critrio Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores Acesso aos mercados de capitais

Sim

Diversicao dos produtos/servios Economias de escala

No Sim Tendo em conta a sua base de clientes associada sua anterioridade no mercado, a CVMvel amortece as suas infra-estruturas num nmero bem superior de clientes

Economias de gama Integrao vertical Existncia de uma rede de distribuio e de venda bastante desenvolvidas Ausncia de potencial concorrncia Barreiras expanso

No Sim Abuso do efeito de clube

Cabocom CV WiFi

6 000 4 000 2 000 0 CVMultimdia Cabocom CV WiFi

A CVMvel em relao aos diferentes critrios est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado das comunicaes mveis nacionais A capacidade da CVMvel para impedir a expanso da concorrncia, agindo independentemente desta e dos clientes ilustrada pela anlise do peso que representa o seu trfego on net no trfego nacional mvel (96% em termos de trfego e 95% em termos de receitas). Figura 11: Quota do trfego on net no trfego mvel de cada operador no 3 trimestre de 2009
120% CV Mvel 100% 96% T+ 95%

Figura 13: Quota de mercado dos operadores presentes no mercado de banda larga

Cabocom 3% CV Multimedia 93%


67%

80%

CV Wifi 4%

60%

54%

40%

20%

0% no trfego total nas receitas

Na ausncia de informaes sobre o volume de negcios da CVMultimdia, impossvel levar a cabo a comparao nesse indicador. As receitas da CVMultimdia representam uma quota equivalente quela observada em termos de assinantes. Tabela 3: Posicionamento dos operadores no mercado de banda larga

40 35 30 25 ECV/min 20 15 10 5 0 On net CVMvel T+ Off net mvel

sD  s t

A CVMultimdia aparece, assim, como ultra-dominante no mercado de acesso banda larga.

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

II SRIE NO 13 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE MARO DE 2011


6.2. Capacidade da CVMultimdia para actuar de maneira independente no mercado de banda larga Critrio Dimenso global da empresa Controlo da infraestrutura Avanos ou superioridade tecnolgicos Falta ou a fraca presena de um contrapoder dos compradores Acesso aos mercados de capitais Relevante Sim Explicaes A CVMultimdia uma empresa importante que domina o panorama da Internet em Cabo Verde. Por pertencer ao grupo CVTelecom, a CVMultimdia dispe de um acesso privilegiado ao lacete local.

363

7.2. Capacidade da CVTelecom para actuar de maneira independente no mercado de linhas alugadas s empresas Critrio Dimenso global da empresa Controlo da infra-estrutura Relevante Sim Sim Explicaes A CVTelecom, escala de Cabo Verde, uma empresa importante. A CVTelecom dispe de uma infraestrutura muito especca, difcil de copiar pela concorrncia.

Sim

No Sim Apesar da existncia de duas associaes de consumidores, estas no dispem de reais contrapoderes. Por pertencer a um grupo com PMS, a CVMultimdia dispe, partida, de um acesso facilitado aos mercados de capitais, comparativamente concorrncia. A CVMultimdia aproveita o facto de pertencer ao grupo CVTelecom para fazer ofertas bundles (conjuntas). Sim, comparativamente concorrncia, a CVMultimdia benecia de economias de escala.

Avanos ou superioridade tecnolgicos Falta ou fraca presena de um contrapoder dos compradores

No Sim Os compradores no dispem de contrapoderes reais, na medida em que apenas a CVTelecom est em condies de lhes fornecer capacidades para tal. Por pertencer a um grupo com PMS, a CVTelecom dispe a priori de um acesso facilitado aos mercados de capitais, comparativamente concorrncia.

Sim

O acesso aos mercados de capitais

Sim

Diversicao de produtos/servios Economias de escala

Sim

Diversicao de produtos/ servios Economias de escala

Sim Sim A CVTelecom benecia de economias de escala importantes, devido ao alcance da sua rede. A CVTelecom est em condies de oferecer uma gama diversicada de linhas alugadas, tanto em termos de capacidade como de ligao. Sendo um operador verticalmente integrado, a CVTelecom est em condies de tirar proveito dessa posio.

Sim

Economias de gama

Sim

Economias de gama Integrao vertical Existncia de uma rede de distribuio e de venda bastante desenvolvida Ausncia de potencial concorrncia Barreiras expanso

No Sim

A CVMultimdia pode apoiar-se na rede da CV Telecom.

Integrao vertical

Sim

No Sim CVMultimdia, por causa da sua poltica tarifria, diculta a expanso do mercado.

Existncia de uma rede de distribuio e de venda bastante desenvolvida Ausncia de potencial concorrncia

Sim

Sim

A CVMultimdia, em relao aos diferentes critrios, est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado de banda larga. Na Europa, tal como no resto do mundo, o desenvolvimento macio de banda larga foi permitido pela generalizao das ofertas de acesso ilimitado, independentemente do trfego do utilizador. Por impor ofertas sem preo xo, pode considerar-se que a CVMultimdia coloca entraves ao desenvolvimento do mercado. 6.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 6.3.1. Barreiras estruturais Na ausncia de oferta separada, a CVMultimdia a nica a ter acesso infra-estrutura de acesso (lacete local), o que lhe permite cobrir todo o territrio. A concorrncia desenvolveu infra-estruturas alternativas sem os, mas que no permitem cobrir todo o territrio. Por conseguinte, h uma barreira entrada no mercado de banda larga dominado pela CVMultimdia. 6.3.2. Barreiras jurdicas ou regulamentares A ausncia da oferta separada ou da oferta grossista do tipo bitstream, aliada ausncia de licenas de dados mveis de terceira ou quarta gerao, constitui uma barreira regulamentar entrada e/ou ao desenvolvimento de concorrncia no mercado de banda larga. A CVMultimdia ocupa uma posio de domnio no mercado de banda larga, o que lhe permite actuar de maneira independente face concorrncia e aos seus clientes. Este aspecto, aliado existncia de barreiras entrada, tanto a nvel estrutural como regulamentar, faz com que a CVMultimdia seja considerada como OPMS no mercado de banda larga. 7. Linhas alugadas s empresas 7.1. Quota de mercado dos operadores Nesse mercado, apenas a CVTelecom est em condies de ter uma oferta comercial direccionada para as empresas. Em consequncia, a CVTelecom ocupa uma posio de domnio no mercado de linhas alugadas s empresas.

Neste momento, e num futuro prximo, a CVTelecom e continuar a ser o nico operador que dispe de condies para oferecer servios de linhas alugadas a empresas.

Barreiras expanso No relevante A CVTelecom, em relao aos diferentes critrios, est em condies de comportar-se de maneira independente no mercado de linhas alugadas s empresas. 7.3. Avaliao da importncia de barreiras entrada 7.3.1. Barreiras estruturais Dotada de uma infra-estrutura essencial e difcil de copiar pela concorrncia, a CVTelecom benecia de barreiras estruturais substanciais entrada. 7.3.2. Barreiras jurdicas ou regulamentares No existem quaisquer barreiras jurdicas ou regulamentares. A CVTelecom ocupa uma posio de domnio no mercado de linhas alugadas s empresas, o que lhe permite actuar de maneira independente em relao aos seus clientes. Este aspecto, aliado existncia de barreiras estruturais entrada, faz com que a CVTelecom seja considerada como OPMS no mercado de linhas alugadas s empresas. O Conselho de Administrao, David Gomes - Presidente, Carlos Silva, Valdmiro Segredo - Administradores.

oo MUNICPIO DA BOA VISTA Cmara Municipal


DELIBERAO De 23 de Novembro de 2010 Carmem Cristina Almeida Rodrigues, licenciada em geograa, contratada para prestar servios na rea do planeamento no gabinete tcnico da Cmara Municipal da Boa Vista. (Visado pelo Tribunal de Contas em 4 de Maro de 2011).

X4E6K8F2-7J2M6C6T-8Z9O8Q8E-231SAOWJ-9K4O9Z1P-29C3JDXT-0J6R1T1M-43003O11

Vous aimerez peut-être aussi