Vous êtes sur la page 1sur 8

INSTALAO DA CAMEN NO MUNICPIO DE MORRINHOS-GO: ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE AS TRANSFORMAES E OS IMPACTOS SOCIOECONMICOS E ESPACIAIS Daniela Alexnia; Daniela Loureno;

Lorraine Ferreira; Miryan Batista; Onivid Silva

RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal de analisar o processo de instalao da Usina Camen no municpio de Morrinhos-GO, e as transformaes e impactos socioeconmicos e espaciais desse processo. Trataremos sobre a fundao da empresa, que nasce para gerar riquezas para a regio Centro-Oeste do pas, tambm discutiremos sobre o choque ambiental, que quando mal utilizados podem causar graves danos ao potencial hdrico, ao Cerrado e de poluio e outros fins. Constatamos que a empresa uma geradora de empregos, os quais em sua maioria so temporrios.

Palavras-chave: Cana-de-acar. Impactos ambientais. Impactos sociais.

INTRODUO

Este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos ambientais e sociais provocados pela implantao da usina de cana-de-acar, sabe-se que o uso intensivo do solo que pode causar o empobrecimento deste, uso de agrotxicos para o cultivo que exige um manejo monitorado, comprometimento de outras culturas tais como: soja, milho, arroz, entre outras, o arrendamento de terras que antes se plantava outras espcies, agora usada em larga escala para o cultivo de uma nica vegetao. muito importante que se tenha a conscincia dos possveis problemas causados pela instalao dessa cultura, estudando de perto seus possveis impactos gerados no meio ambiente.

1- Trabalho orientado pela professora Lucineide Mendes Pires para obteno de nota na disciplina Geografia do Brasil. 2- Graduando em Licenciatura Plena em Geografia pelas acadmicas

1. INSTALAO DA CAMEN NO MUNICPIO DE MORRINHOS-GO

O municpio de Morrinhos est localizado no Sul do estado de Gois fazendo parte da micro-bacia da regio Meia Ponte e com vias de transporte de rodagem prximas como a BR 153 e BR 060. Assim como a maioria dos municpios goianos, Morrinhos possui uma forte ligao com o setor agroindustrial, sendo que o setor primrio tornou-se importante na produo de gros, cana-de-acar, leite, tomate e de outros produtos agrcolas que servem de mola propulsora para o setor agroindustrial. Desde a origem do seu povoamento, o municpio tem a vocao econmica centrada nas atividades rurais. Em meados do sculo XVIII, atrados pela topografia favorvel da regio e pela fertilidade do solo, ali se estabeleceram mineiros e paulistas dedicando-se a criao de gado e ao cultivo de lavouras. Localizado estrategicamente na regio Sul do Estado de Gois, a 128 km de Goinia, um municpio bem servido de rodovias estaduais pavimentadas e que tem mantido liderana de cidade plo. A rea deste estudo localiza-se na regio de Morrinhos-GO. Para a realizao de determinado trabalho, optou-se por um estudo detalhado, da regio tratada, com pesquisas obtidas em livros, internet, contendo fotografias areas, as quais mostraro a empresa em questo de tal estudo, processo de sua construo, plantio e colheita da cana-de-acar. Buscamos conhecer medidas preventivas relacionadas ao meio ambiente, que adota um funcionamento pratico, organizado em departamentos e setores. Com uma logstica privilegiada no Estado de Gois, acredita-se no desenvolvimento da agricultura regional com a cultura de cana-de-acar, gerando distribuio de renda e emprego. Podemos conferir suas instalaes nas fotos abaixo (01e 02).

Foto 1: vista area da Usina Canavieira no Municpio de Morrinhos-GO, maro de 2008

Autor: Copyright 2007 Usina Camen

Foto 2: Caldeira da Usina Camen Autor: Copyright 2007 Usina Camen

1.1 Um olhar sobre o local de Morrinho-GO

Para arrendar uma rea de terras, a empresa verifica vrios fatores tais como topografia do terreno, ou seja, ele deve dar condies mecanizao da lavoura, possibilidade de gua e facilidade de retirada da cana-de-acar, bem como a distncia da usina. O terreno ideal, que atende as exigncias, geralmente encontrado no Cerrado, que predomina na maior parte desta regio, e, de acordo com o que foi exposto, na cidade de Morrinhos-GO foi instalado mais uma unidade dessa empresa. Esse processo tem a total eliminao desse importante ecossistema (cerrado), uma vez que, ao arrendar uma rea, o primeiro passo dado pela empresa fazer a limpeza do terreno, sendo que todas as rvores so arrancadas com o auxlio de mquinas de esteira e a vegetao rasteira destruda pelas potentes grades aradoras. Esse processo muda por completo a paisagem natural da regio, j que o Cerrado est sendo substitudo pela lavoura e mesmo que um dia essa cultura deixe de existir, a possibilidade de recuperao da vegetao nativa nula. Em seguida,como segue anexo nas fotos abaixo (03 e 04) podemos notar a extensa rea utilizada para o plantio da cana-de-acar em grande parte do municpio de Morrinhos-GO.

Foto 3: plantio de rea para a safra 2009 Autor: Copyright 2007 Usina Camen

Foto 4: viso area da rea plantada para a safra 2009 Autor: Copyright 2007 Usina Camen

Vemos ainda, a questo do avano do processo de eroso do solo, empobrecido pelo cultivo extensivo da cana-de-acar. O solo empobrece e perde a rigidez, tornando-se comum o surgimento de valas que se expandem, no podendo ser contidas, mesmo com a implantao de sistemas de curvas de nvel.

1.2. Fatores e elementos que levaram a usina a se instalar no municpio de Morrinhos Na escolha da regio para a implantao de mais uma unidade da Camen, vrios aspectos foram analisados, em particular os diferentes ambientes para o plantio e o bom desenvolvimento da cana-de-acar. As variedades de cana foram eleitas e alocadas de acordo com cada tipo de ambiente de produo, respeitando as caractersticas agronmicas de cada uma delas. Na implantao do canavial efetuou-se o levantamento pedolgico de toda regio, coleta,

anlise e georeferenciamento do solo, assim como toda a planaltimetria necessria na sistematizao do terreno, o traado das estradas carreadoras e a locao de talhes (DIAS,1997). A Camen utiliza plantio e colheita mecanizada como visto na foto5.

Foto 5: mquinas utilizadas para a colheita da cana-de-acar Autor: Copyright 2007 Usina Camen

A colheita mecanizada praticada na cultura sem a participao da queima, esse processo contribui para a melhoria das condies ambientais, alm de aumentar a eficincia e reduzir os custos (BASTOS,1987). Como em qualquer outra cultura intensiva, decorre da homogeneidade do ambiente, problemas ambientais como a contaminao do solo e dos veios dgua, a degradao ambiental em funo do desmatamento, precisam ser analisados cuidadosamente. Por ser uma planta de crescimento rpido, esta acaba exigindo muito do solo, causando o empobrecimento deste. Outra questo que pode tambm ser mencionada a utilizao intensiva do sistema de irrigao, o que provoca uma relativa presso sobre os recursos hdricos, provocando em algumas situaes degradao das nascentes e diminuio do volume dgua. Alm das situaes mencionadas, deve-se levar em conta tambm, a questo do uso de agrotxicos para o cultivo; o que conseqentemente exige um manejo extremamente monitorado para no provocar prejuzos ao solo, e poluio das guas medida que resduos destes agrotxicos so carreados para dentro dos cursos dgua.

2. O SETOR SULCROALCOOLEIRO E TRANSFORMAES SOCIOESPACIAIS

A expanso do setor sulcroalcooleiro preocupa alguns setores da sociedade principalmente, em regies em que o cultivo da cana-de-acar se d com maior intensidade, como So Paulo, Minas Gerais e Gois. Para evitar o desequilbrio causado pela monocultura, lideranas de municpios com ate 50 mil habitantes pretendem aproveitar a elaborao de planos diretores para criar mecanismos preventivos. Em Morrinhos a situao no se difere dos outros lugares. Muitas especulaes so abordadas sobre esse tema, uma vez que vrias pessoas se dizem favorveis a cultura da cana-de-acar, devido aos seus benefcios econmicos, uma vez que as expectativas so grandes em torno dos empregos gerados pela empresa, sejam diretos ou indiretos ou mesmo pela produo de etanol (FERNANDES,1984). O etanol (lcool etlico) obtido por meio da fermentao de amido e outros acares, como a sacarose existente na cana-de-acar, nos acares da uva e cevada e tambm mediante processos sintticos. um liquido incolor, voltil, inflamvel, solvel em gua, com cheiro e sabor caracterstico. Recentemente, o etanol vem sendo considerado um gerador em potencial de biodiesel, apesar de outras matrias-primas originarem outros tipos de biodiesel (Fonte:INSTITUTO DO ACAR E DO LCOOL). No entanto, existem problemas que precisam ser resolvidos para que o lcool se torne realmente um alternativo scio e ambiental sustentvel no Brasil. Problemas esses gerados pela monocultura da cana-de-acar, pela condio social e trabalhista da mo-de-obra empregada.

2.1 Impactos ambientais/ efeitos do processo

O corte da cana-de-acar feito pela Camem, inicia-se sempre no ms de abril de todo ano, que coincide com o final do perodo chuvoso e, como a renovao da lavoura origina-se da brota, esta s acontece com a ajuda de irrigao do solo. No perodo da estiagem o volume de gua dos rios sofre uma diminuio natural e se utilizado o processo de irrigao adotado pela maioria das usinas no cultivo da cana, reduzir-se- em muito o potencial hdrico desses cursos de gua e conseqentemente provocar a secagem dos rios. Como a gua lanada na irrigao, absorvida em sua totalidade pelo solo, no retornando para os rios. E para agravar mais ainda o problema, notado o desmatamento das matas ciliares, causando freqentes eroses nas margens dos rios , bem como seu assoreamento. Todo esse conjunto de anormalidades torna cada vez mais difcil a recuperao do fluxo normal das guas (FREITAS,2000).

CONSIDERAES FINAIS

Como vimos anteriormente, a implantao de uma espcie de cultura em larga escala capaz de transformar sobremaneira o meio ambiente. Houve uma grande transformao tanto econmica como social e ambiental na regio, fazendo com que o cenrio aqui existente se modificasse. Devido ao desmatamento de matas nativas provocado pelo cultivo de cana-de-acar. Podemos perceber que qualquer monocultura extensiva pode mudar de maneira significativa a regio, mas possvel reduzir esses impactos se forem adotadas tcnicas de desenvolvimento sustentvel, com a preservao do meio, reflorestamento de margens de rios, entre outras medidas. Alm do mais, muito pouco pode-se fazer para reduzir a poluio do solo por agrotxicos, j que cada vez mais, o controle de pragas em lavouras feito por meio desses produtos. No entanto para reduzir os impactos ambientais causados pela lavoura de cana-deacar, os donos de usinas, em parcerias com a sociedade em geral e rgos competentes, podem adotar algumas medidas. Assim, deve-se incentivar a criao de reservas biolgicas em reas consideradas inadequadas para o cultivo de cana-de-acar e rotao de cultura, o que seria indicado para se evitar o empobrecimento do solo, como tem acontecido muito na regio de Gois. Em resumo, a sociedade deve se atentar mais para o que vem acontecendo a sua volta. Somente assim ser possvel reduzir os impactos causados pelo cultivo extensivo da canade-acar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BASTOS, G. Q. SILVEIRA NETO, M. R. Colheita de cana-de-acar visando o P.C.T.S. e as principais variedades existentes no Nordeste de Caxias, MA:IAA; Planaslsucar, 1987.

DIAS, F. L. Relao entre a produtividade, clima, solos e variedades de cana-deacar, na Regio Nordeste do Estado de So Paulo. Piracicaba, 1997. 64p. Dissertao(Mestrado) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de So Paulo.

INSTITUTO DO ACAR E DO LCOOL. Tecnologia do acar: da matriaprima evaporao. Rio de Janeiro: Americana, 1974. 291p. (Coleo Canavieira 13).

FREITAS, Vladimir Passos de. Freitas, Gilberto Passos de. Crimes contra a Natureza. 6 Ed. Ver., atual e ampl. So Paulo: Editora Resta dos Tribunais, 2000.

FERNANDES, A. J. Manual de cana-de-acar. Piracicaba: Livros Ceres, 1984, 196p..

www.paginarural.com.br/noticiasdetalhes.(10-10-2008) www.mundogeo.com.br/revista-interna. (10-10-2008) www.usinacamen.com.br/default.asp. (10-10-2008) www.cidadesdegoias.com.br. (10-10-2008)

Vous aimerez peut-être aussi