Vous êtes sur la page 1sur 14

Anlise de Falhas em Conexes sobre Tecnologia DSL Rogrio Luiz de Morais Especializao em Redes e Segurana de Sistemas Pontifcia Universidade

Catlica do Paran Curitiba, maro de 2010

Resumo

O objetivo deste trabalho analisar falhas em conexes que utilizam tecnologia DSL para transmisso de dados, as quais diminuem o desempenho, causando falta de conectividade. A anlise ser realizada utilizando equipamentos e ferramentas apropriadas para medio de parmetros e testes eltricos. O artigo ir descrever os resultados obtidos realizando prticas de deteco, diagnstico e soluo de falhas da camada fsica. Verificouse a ausncia de literatura aprofundada sobre o assunto, motivo de investigao desta obra, repassando ao leitor as diversas experincias.

1. Tecnologia DSL. A tecnologia DSL baseada na transmisso sobre pares de cobre, ela capaz de melhorar o aproveitamento da capacidade oferecida por este tipo de meio de transmisso. O DSL fornece um acesso remoto de alta velocidade Internet, redes corporativas e servios online sobre uma linha telefnica comum. Usando tecnologia DSL, o usurio possui um canal aprovado e seguro de comunicao entre seu modem e a central e o provedor de servio. Os dados trafegam atravs da prpria linha telefnica do assinante, diferente dos cabos de telefone e servios de modem, onde a linha compartilhada com outros assinantes. Na tecnologia DSL no necessrio discar para o provedor de servios. Por esse motivo ela funciona permanentemente, assim como o telefone, isto , no existe nenhum tempo desperdiado com discagem ou esperando o servio, a DSL sempre est pronto para o uso. 1.2 Motivaes para o desenvolvimento do DSL H anos, existia a previso de que a maioria das residncias seriam conectadas Internet atravs de linhas de transmisso de alta velocidade. Pensava-se em realizar essa conexo atravs de fibras ticas, no entanto, o custo da substituio das linhas de cobre por fibra ptica muito alto, inviabilizando a idia para mdio prazo. Tem se tornado evidente que a transio para fibra ser gradual e de acordo com a demanda para esses servios [1]. Em 1989, o laboratrio Bell1 introduziu o conceito da tecnologia DSL, que utiliza as vantagens da transmisso digital e das tcnicas de compresso. Com isso, possvel utilizar a infra-estrutura baseada em fios de cobre para permitir a transmisso de informao digitalizada a altas taxas e com custos razoveis para as companhias telefnicas e tambm para os consumidores.

A idia inicial partiu pensando que o usurio teria alta taxa de transmisso, para udio e vdeo, por exemplo, somente em uma direo: da central para o assinante. J a transmisso do assinante para a central iria ser requerida apenas para sinais de controle, como por exemplo, selecionar um menu, que podem ser transmitidos a taxas muitos baixas. Considerando essa idia, a transmisso assimtrica comea a crescer e ser utilizada [1].

2 Conceitos envolvidos na tecnologia DSL A conexo utilizando tecnologia DSL depende de vrios fatores para seu bom funcionamento, a seguir veremos alguns conceitos envolvidos na tecnologia. 2.1 Largura de Banda A Internet evolui rapidamente, milhares de usurios desfrutam dos benefcios oferecidos pela grande rede de computadores, mas a Internet no poderia chegar a esse ponto se no fosse pela evoluo da tecnologia rodando por trs. Muitas das pessoas que hoje usam a Internet iniciaram na conexo discada que hoje, o seu uso est restrito apenas quelas que, por algum motivo, ainda no tiveram acesso a Internet Banda Larga. 2.2 Sincronismo Para existir sincronismo entre os equipamentos que esto na rede, o sinal gerado deve estar em conformidade entre o meio fsico, o transmissor e o receptor. O receptor deve ser capaz de determinar o incio e o fim da chegada dos sinais. tambm necessrio conhecer a durao de cada elemento do sinal. Aps o sincronismo dos equipamentos que compem a rede, os equipamentos estaro aptos a comear a transmisso, que pode assumir dois mtodos diferentes denominados transmisso paralela e transmisso serial [8]. A transmisso paralela a transferncia simultnea de todos os bits que compem o byte. Neste tipo de transferncia pode existir interferncia entre si, chamada de crosstalk. Quanto maior a distncia, mais interferncias existem. A transmisso serial a transferncia de um bit por vez, atravs de um nico canal (linha) de transmisso. Cada bit de um byte transmitido em seqncia, um aps o outro. 2.3 Rudos Rudos so distores ou interferncias eletromagnticas no desejadas que um sinal sofra quando transmitido. Eles so um dos principais responsveis pelas limitaes do desempenho de um sistema de comunicao, interferindo diretamente na transmisso dos dados. A linha cruzada provocada pelo acoplamento indutivo entre dois fios que esto prximos um do outro. s vezes, quando se fala ao telefone, pode-se ouvir outra conversao no fundo, o que se chama de linha cruzada [9]. Os rudos podem ser divididos em trmico, diafonia e impulsivo. O rudo trmico causado pelo movimento aleatrio dos eltrons em um fio, e inevitvel. O rudo diafonia ocorre devido aos condutores estarem bem prximo (linha cruzada) e o rudo impulsivo ou rajadas so distrbios eltricos externos, tpicos em ambientes como fbricas e indstrias. Nas transmisses em telecomunicaes e na engenharia eltrica existe um parmetro de medio que sempre se deve levar em conta ao analisar uma conexo chamada de margem do rudo, que acontece quando um sinal excede a quantidade mnima para a operao apropriada. [9].

2.4 Atenuao A linha de transmisso enfrenta um problema chamado atenuao que a perda de energia, medida que o sinal se propaga externamente. A perda pode ser expressa em decibis por quilmetros. A quantidade de energia perdida varia em funo da frequncia [9]. Na transmisso digital, a distoro por atenuao facilmente contornada, colocandose repetidores que podem regenerar ou amplificar totalmente o sinal original; para tanto, a distncia entre os repetidores no pode exceder o limite mximo imposto pelo meio fsico utilizado. Os cabos com proteo melhor de encontro atenuao podem permitir velocidades mais elevadas ou distncias mais longas. Na figura 1, mostra-se uma medio apresentada pelo roteador 3Com, da atenuao e a relao de sinal/rudo de uma conexo utilizando tecnologia ADSL. Conforme algumas operadores que disponibilizam o servio, os valores esperados so atenuao menor que 55dB e Margem de Sinal/Rudo (SNR) maior que 12dB.

Figura 1: Medio Atenuao e Margem de Sinal Rudo

3. Linha de Assinante Digital Assimtrica ADSL Como o prprio nome j diz, uma tecnologia assimtrica, isto , no opera mesma velocidade em ambos os sentidos. Usando-se ADSL podem ser obtidas taxas de transferncia no sentido central - usurio (downstream) de at 8 Mbps, e de at 1 Mbps no sentido inverso, usurio - central (upstream). Essa operao assimtrica no se d por limitao da tecnologia, como a que ocorre com o uso dos modems V.90, mas intencional, pois a largura de banda da planta metlica foi intencionalmente distribuda de forma a privilegiar o sentido downstream. (4). A tecnologia ADSL possui em sua operao, a caracterstica de permitir o uso simultneo da linha telefnica para conversao normal (ou mesmo transferncia de dados usando modems convencionais, pois os canais de dados ADSL e o de voz so independentes.

Estudos sobre as plantas metlicas de pases mostraram que em mdia mais de 80 por cento s linhas so passveis de operar com ADSL [2]. A figura 2 mostra o esquema bsico de ligao de uma soluo de acesso Internet baseada em ADSL:

Figura 2: Estrutura Bsica de um circuito, usando ADSL A estrutura da conexo de um circuito ADSL aparentemente parecida com a estrutura da conexo discada, por usar o mesmo meio de transmisso que o par metlico de cobre, porm, utiliza equipamentos diferentes tanto na central telefnica como no assinante. A conexo realizada de acordo com uma sequncia de aes dos equipamentos: a. na central telefnica, o DSLAM libera o sinal ADSL ao mesmo tempo que o STFC libera o sinal de voz; b. os dois sinais, de frequncias diferentes, so agrupados atravs do splitter e transmitidos atravs do par metlico at o assinante; c. no assinante, o sinal de ADSL e voz so divididos pelo micro-filtro, o sinal de ADSL, que possui maior frequncia redirecionado para o modem e o sinal de voz fica livre e desocupado para utilizao da linha telefnica; d. o modem, ao identificar o sinal ADSL, realiza o sincronismo com o Multiplexador de Acesso Linha Digital do Assinante (DSLAM); e. quando a sincronia entre modem e DSLAM esta estabelecida, o Servio de Acesso Remoto de Banda Larga (BRAS) tem a responsabilidade de verificar a autenticao e liberar um endereo IP para o modem, realizando assim o encerramento do circuito, disponibilizando o acesso Internet ao assinante. 3.1 Infra-Estrutura e Topologia de um circuito ADSL O ADSL uma rede projetada para operar em alta velocidade, exigindo um computador com hardware de interfaces especiais que trate de detalhes como o acesso ao meio de comunicao, transmisso e recepo dos dados, quadros e filtragem de endereos

sem usar a CPU. Esse equipamento conhecido como adaptador de rede ou placa de interface de rede [3]. Porm o ADSL, para seu funcionamento, necessita de muitos outros equipamentos de rede que sero apresentados a seguir. 3.1.1 Multiplexador de Linha de Assinante Digital DSLAM Um DSLAM um dispositivo da rede, geralmente localizado dentro da companhia telefnica, apesar de existirem tambm DSLAM externo para lugares mais afastados que ultrapassam o limite de 4.000 metros limitados pela tecnologia DSL. O DSLAM recebe sinais da linha mltipla do DSL e introduz esse sinal em uma linha de alta velocidade da espinha dorsal, que o conjuntos dos trajetos que as redes locais ou regionais conectam para interconexo interurbana, usando tcnicas de multiplexao. Dependendo do produto, os multiplexadores de DSLAM conectam linhas da DSL com alguma combinao do ATM, ou das redes IP ou redes Ethernet e tem como funo concentrar o trfego de dados das vrias linhas com modem DSL e conect-lo com a rede de dados. A figura 3 mostra um DSLAM do fabricante Lucent com 16 placas de 48 e 24 portas por placa. Dessas 16 placas, duas so controladoras.

Figura 3: DSLAM Lucent de 14 Placas de assinantes e 2 controladoras 3.1.2 Microfiltro Passa Baixa O Micro-filtro Passa Baixa um equipamento que tem a finalidade de fornecer a proteo de aparelhos analgicos, como telefone, fax e fax modem, quando utilizados compartilhando de uma mesma linha com um modem ADSL. Os sinais transmitidos por um modem ADSL entre o lado remoto do assinante e a Central Telefnica pode causar algum tipo de impacto na comunicao como chiados e variao do volume, entre os aparelhos analgicos se os mesmos estiverem compartilhando a mesma linha de transmisso. Da mesma forma, sinais gerados por aparelhos de telefone, fax e outros podem interferir na qualidade de transmisso de equipamentos ADSL causando a degradao de seu desempenho. Deve ser colocado entre o aparelho de telefone, mquina de fax, ou qualquer outro equipamento analgico conectado linha telefnica e a prpria linha.

O micro-filtro trata-se de um filtro passivo, que opera na faixa de freqncia dos sinais trocados por aparelhos de telefonia analgicos em geral. A figura 4 apresenta a atuao do filtro em uma linha ADSL, separando os dois sinais.

Figura 4: Funcionamento do Micro-Filtro passa Baixa 3.1.3 Modem ADSL O modem responsvel pela converso dos sinais digitais para outro apropriado para a transmisso ou vice-versa O modem ADSL no diferente, ele converte o sinal analgico que transmitido atravs do par metlico de cobre para um sinal digital. O modem ADSL divide o sinal recebido em trs partes, como mostra a figura 5 [1]:

Figura 5: Funcionamento do modem ADSL a. O modem ADSL de seu computador conecta a uma linha de telefone analgica padro. b. Voz e Dados: Um modem ADSL tem um chip chamado "POTS Splitter" que divide a linha telefnica existente em duas partes: um para voz e um para dados. Voz viaja nos primeiros 4kHz de freqncia. As freqncias mais altas (at 2MHz, dependendo das condies da linha, densidade do fio metlico e distncia) so usados para trfego de dados.

c. Dividida Novamente: Outro chip no modem, chamado "Channel Separator", divide o canal de dados em duas partes: um maior para download e um menor para o upload de dados.

4. Estudo de Caso Este trabalho teve como objetivo analisar o desempenho de diferentes ambientes residenciais e corporativos que utilizam tecnologia DSL, em servios de comunicao de dados ou Internet. Atravs de equipamentos e ferramentas de diagnsticos de falhas, foi realizado um levantamento dos problemas mais comuns que ocorrem nos assinantes e quais aes foram tomadas para a soluo desses defeitos. Para realizao dos estudos, foram seguidas as etapas relacionadas na figura 6 e foram elaborados de acordo com [7]. Primeiramente realizada uma anlise do ambiente do assinante, verificando possveis problemas de infra-estrutura. O segundo passo realizar o levantamento do problema atravs da descrio das falhas e dos sintomas percebidos pelo assinante. Na terceira etapa, realizado o levantamento dos sintomas reais do problema, com base no relato do assinante na etapa anterior. A quarta etapa visa verificar os sinais que podem levar ao problema, elaborando um pr-diagnstico do defeito. Com o pr-diagnstico concludo, so realizados testes para a confirmao do problema seguido da soluo do mesmo.

Figura 6: Etapa dos Estudos de Caso

4.1 Problema de Nvel Fsico Neste item encontram-se dois estudos de caso com problemas relacionados camada fsica que podem ocorrer em uma rede ou circuito ADSL. O primeiro foi realizado em ambiente residencial e o segundo em ambiente corporativo. 4.1.1 Estudo de Caso I O Estudo de Caso I foi realizado em um ambiente residencial utilizando linha ADSL. Verificando o ambiente ilustrado na figura 7, levantou-se que, externamente, o cabo telefnico est chegando a casa do assinante atravs de dutos subterrneos, a instalao destes

duto serem comuns em residncias mais antigas e com o passar do tempo, com a umidade acabam oxidados, ficando difcil a manuteno e troca dos cabos. No ambiente interno, o assinante possui trs pontos de tomadas telefnicas, dois esto sendo utilizadas por aparelhos telefnicos, sendo um deles sem fio e outro convencional e o terceiro ponto utilizado pelo modem roteador ADSL DLink500.

Figura 7: Estudo de Caso I Ambiente Residencial I) Descrio do Problema Assinante informa que sua Internet apresenta lentido aps alguns minutos de uso e, com o passar do tempo o modem perde o sinal de sincronismo. necessrio reinici-lo, esperar alguns minutos para voltar a operar normalmente porm, funciona por mais alguns minutos e o problema volta a acontecer. II) Sintomas Lentido, chegando falta de conectividade. III) Sinais Atravs do status do sinal ADSL fornecido pelo modem, foi constatado elevado ndice de erros de verificao de redundncia cclica (CRC) e SNR baixo conforme identificado na figura 8. O valor igual ou maior que 12 dB o mnimo para que o SNR esteja dentro da medio esperada e a linha qualificada para o servio.

Figura 8: Status de Sinal ADSL IV) Testes Confirmatrios Erros de CRC acontecem, devido interferncias nos cabos. Nesse caso, verificou-se que o aparelho telefnico sem fio no estava conectado a um micro-filtro, ocasionando rudos na linha, esse rudo no perceptvel ao ouvido humano, pois os telefones sem fio j possuem um filtro anti-rudo. Se um aparelho convencional fosse conectado sem filtro, um rudo muito forte seria percebido na linha, impossibilitando o uso da linha para voz. Mesmo no ouvindo rudos no aparelho telefnico, esto na linha e so escutados pelo modem. O crculo ilustrado na figura 9 define onde exatamente deveria ser conectado o micro-filtro para soluo do problema.

Figura 9: Estudo de Caso I Local do defeito

V) Soluo Aparelho de telefnico sem fio foi conectado a um micro-filtro. Os erros de CRC estabilizaram e o SNR subiu para 32 dB, como mostra a figura 10.

Figura 10: Status do Sinal ADSL aps soluo do defeito 4.1.2 Estudo de Caso II O Estudo de Caso II foi realizado em ambiente corporativo que usa tecnologia ADSL com velocidade assimtrica de 800/320 Kbits. Empresa de pequeno porte, situada no terceiro andar de um prdio de cinco andares. Possui uma rede de trinta computadores e dois servidores. Um dos servidores usado como Firewall e est conectado a um modem roteador ADSL 3Com 812. A linha telefnica chega at o modem atravs de cabeamento estruturado, vindo do Distribuidor Geral do prdio onde so instaladas as linhas da operadora. A linha ADSL usada apenas para o servio de Internet, no sendo utilizada para voz, desta forma, no necessitando de instalao do microfiltro nos aparelhos ou na central telefnica. A figura 11 ilustra o ambiente analisado no estudo de caso II.

Figura 11: Estudo de Caso II Ambiente Corporativo

I) Descrio do Problema O gerente de rede da empresa informou que sua conexo fica instvel, o sincronismo do modem com a central interrompido vrias vezes por dia, ocasionando um grande transtorno para os usurios da rede. Usurio j realizou troca do equipamento e verificao de sua rede interna de telefonia a procura de oxidao ou emendas. Conforme relatrio emitido por tcnico particular da empresa no foram encontrados problemas de rede de telefonia interna. II) Sintomas Falta de conectividade, queda do sincronismo do modem ADSL com o DSLAM. III) Sinais

Figura 12: Status do Sinal ADSL informado pelo modem 3Com. Como no estudo de caso anterior, foram verificados primeiramente os parmetros do sinal ADSL atravs do status fornecido pelo modem ADSL como mostra a figura 12. Nota-se que a Atenuao est em 6 dB e a Margem de Sinal rudo em 26 dB, qualificando a linha para o uso do ADSL. Os resultados da medio acusaram que o sinal de ADSL est dentro dos parmetros esperados, qualificando-a para o uso de ADSL. Porm mesmo com a qualificao, o problema persiste, sendo necessrio realizar testes mais completos em toda a linha do assinante, desde o distribuidor geral do prdio at a central telefnica da operadora. IV) Testes Confirmatrios Neste estudo de caso, foi verificado que toda a estrutura interna do assinante est em boas condies. Por esse motivo, os testes passaram a ser realizado em campo, ou seja, na estrutura da operadora de telefonia. Como o ADSL utiliza o par metlico para transmisso, foram utilizados aparelhos para realizao de medies em fios de cobre como megmetro e analisador de

linha, (figura 13 e figura 14) que so equipamentos apropriados pra diversos tipos de medies, entre elas podemos destacar as medies realizadas na rea de telefonia, em cabos metlicos de cobre, meio por onde trafegam os dados que usam tecnologia DSL. a) Megmetro

Figura 13: Megmetro Modelo ITTKM-920 O megmetro tem a mesma funo do ohmimtro, que a de medir resistncia, porm o megmetro pode medir altas resistncias que o ohmimtro no consegue medir. Ao contrrio do multmetro com escala de ohmimetro que utiliza apenas uma pilha de 9v, o megometro produz uma alta tenso para vencer a grande resistncia do componente e determinar pela corrente produzida o quanto vale a resistncia do componente medido. O megmetro pode ser usado para determinar a isolao dos cabos telefnicos. Proporciona medies confiveis, seguras e precisas de isolamento de at 10.000.000 MOhms. [6]: b) Analisador de Linha

Figura 14: Analisador de Linha Wise TSW400DSL2+ Analisadores de linhas so utilizados para instalao, manuteno ou reparo dos servios de ADSL, ADSL2 e ADSL2+. O analisador de linha permite verificar e certificar linhas que utilizam tecnologia ADSL. Verifica a velocidade e a qualidade da conexo. O equipamento possibilita a identificao de problemas de conectividade entre o assinante ADSL e a Internet ao estabelecer uma conexo PPP e utilizar os testes de ping e navegao. Dentre outras funcionalidades, esto a identificao do protocolo (PPPoE ou PPPoA), exibio do endereo IP recebido durante a fase de autenticao e a medida da taxa de

download. O Analisador de Linha Wise TSW400DSL2+ possui as seguintes caractersticas de acordo com [10]: a. velocidade estabelecida na negociao para transferncia de dados downstream e upstream; b. velocidade mxima em que possvel estabelecer as conexes downstream (sentido central - assinante) e upstream (sentido assinante - central); c. margem de relao sinal/rudo; d. atenuao; e. histograma do nmero de bits por canal para downstream, para upstream e da margem de relao sinal/rudo por canal; f. padro em que foi estabelecida a conexo; g. contadores de anomalias e falhas; h. capacidade de armazenagem de resultados de 10 testes consecutivos na memria; c) Psofmetro O psofmetro um equipamento que tem a finalidade de executar medies bsicas no par de fios de cobre que interliga central e o assinante. Equipamento muito completo pois testa linhas DSL, Incluindo voz, ISDN e HDSL. Entre outras facilidades, o psofmetro possui a de ser conectada a linha telefnica (com RJ11), em teste onde gera e recebe nveis e frequncia e mostra parmetros a fim de qualificar a linha requerida. O psofmetro MT-3000 possui as seguintes caractersitcas de acrodo com [6]: a. possue oito (8) frequncias pr setadas sendo quatro (4) para VF e quatro (4) para DSL; b. mede frequncia de at 300KHz; c. mede Nveis entre -60 dBm e + 14 dBm; d. gera Nveis entre -20 dBm e + 13dBm; e. medio de rudo com filtro psofomtrico; f. display de cristal liquido de 3 1/2 dgitos, 0.5"; g. possui um LED com indicao de bateria fraca. V) Soluo Atravs da medio da resistncia de isolamento do cabo, realizado pelo megmetro, constatou-se que o par metlico no qual a linha do cliente estava conectada, no estava em boas condies para usar em transmisses de dados, somente para voz, sendo necessrio conectar a linha do assinante em outro par que apresentou medies dentro dos parmetros esperados. Aps a troca do par metlico, assinante foi monitorado por cinco dias, total de 120 horas e nesse perodo em nenhum momento o modem perdeu a sincronia, assim sendo, o defeito foi solucionado.

5. Consideraes Finais Hoje no mercado existem vrias solues para comunicao de dados e Internet, porm pela disponibilidade e custos as empresas esto optando pelas tecnologias xDSL, que so promissoras pelo fato de disponibilizarem grande largura de banda para o usurio sem a necessidade de grandes investimentos em equipamentos. Para as operadoras de telecomunicaes e provedores de servios, a tecnologia xDSL muito interessante, pois a rede de cabos metlica j existente pode ser aproveitada. Com a desregulamentao do setor

de telecomunicaes no Brasil, as operadoras comearam a disponibilizar servios novos e diferenciados, sendo o ADSL e HDSL os mais recentes e utilizados. Com a facilidade no acesso e alta velocidade disponvel, novas oportunidades de negcios surgem em diversos setores. Conhecer a infra-estrutura da tecnologia, principalmente no usurio final, sendo ele residencial ou empresarial, extremamente importante, pois ajuda o administrador da rede a diagnosticar e solucionar com mais rapidez e eficcia problemas simples, que influenciam diretamente no desempenho da transmisso de seus dados.
Referncias [1] ABUSAR. Associao Brasileira de Usurios de Internet Rpida. 2007. Assuntos referentes Tecnologia DSL. Disponvel em: <http://www.abusar.org>. Acesso em: Acesso em 25 Jan. 2007. [2] BAY, E. Digital Subscriber Line. In: Digital Subscriber Line. Florianpolis: UFSC/UDESC, 2001. [3] COMER, D. E. Redes de Computadores e Internet: Transmisso de Dados, Ligao Inter-Redes, Web e Aplicaes. So Paulo: Bookman, 2007. [4] CYCLADES, B. Guia Internet de Conectividade. So Paulo: Senac, 2000. [5] DSL, F. Frum DSL. 2007. Assuntos referentes Tecnologia DSL. Disponvel em: <http://www.dslforum.org>. Acesso em: Acesso em 02 Fev. 2010. [6] INSTRUTEMP. Instrutemp Instrumentos de Medio. 2007. Equipamentos para medio. Disponvel em: <http://www.instrutemp.com.br>. Acesso em: Acesso em 01 Fev 2010. [7] LOPES, e. a. R. V. Melhores Prticas para Gerncia de Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. [8] SILVEIRA, J. L. Comunicao de Dados e Sistemas de Teleprocessamento. So Paulo: Makron Books, 1991. [9] TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. Rio de Jaineiro: Elsevier, 2003. [10] WISE. Wise Indstria de Telecomunicaes. 2007. Equipamentos para medio. Disponvel em: <http://www.wi.com.br>. Acesso em: Acesso em 01 Fev. 2010.

Vous aimerez peut-être aussi