Vous êtes sur la page 1sur 13

MANUAL DO CANDIDATO

Publicado em 06/01/2011

ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Tvora, 1240 Vila Mariana So Paulo/SP

Informaes:
Central de Candidatos: (11) 5081-8225 Segunda a sexta - 9h00 s 20h00 e sbado - 9h00 s 13h00 candidato@espm.br PABX: (11) 5081-8200 www.espm.br e www.espm.br/candidato

Cursos oferecidos neste campus: MBA Executivo, Master Executivo, Ps-Graduao e Cursos de Extenso

MBA Executivo ESPM


O MBA Executivo um programa de Ps-Graduao, acreditado pela ANAMBA Associao Nacional de MBAs (http://www.anamba.org.br) e Associado ao EMBAC Executive MBA Council (http://www.emba.org ), que visa formar um profissional com capacidade de liderar e aplicar conhecimento em situaes novas e nofamiliares, por um entendimento conceitual de disciplinas relevantes e que seja apto a adaptar e inovar para lidar com eventos imprevistos e gerenciar ambientes complexos e em transformao. Para tanto, alm de um currculo generalista em negcios, a possibilidade de especializao na rea de excelncia da ESPM (Marketing ou Marketing de Servios) e complementao um amplo espectro de disciplinas.

Objetivos do Curso
Apresentar e aprofundar conceitos mais atuais e inovadores para concepo da arquitetura empresarial empreendedora para formar um profissional com capacidade de liderar e aplicar conhecimento em situaes novas e no-familiares e que esteja apto a adaptar e inovar para lidar com situaes desafiadoras e gerenciar ambientes complexos e em transformao.

O MBA Executivo ESPM foi criado para:


Executivos com mais de 03 anos de experincia em cargo gerencial ou que envolva tomada de deciso e comando de equipes; Profissionais das mais diversas reas de formao, que se preocupam com sua empregabilidade e sabem que o conhecimento o nico caminho para garanti-la.

Dinmica do Curso
Alinhado com os melhores padres internacionais de qualidade, aos alunos do MBA Executivo ESPM aberto um leque de oportunidades para seu aperfeioamento profissional em ambientes internacionais. Neste contexto, so as seguintes opes: 1. Obteno de uma Dupla Certificao ("Dual Degree") pela parceria ESPM - FIU (Flrida International University). Nesta alternativa, preenchidos todos os requisitos
Publicado em 06/01/20110 1

necessrios, o aluno obter o certificado do MBA Executivo pela ESPM e o do MIB (Master in International Business) pela Chapman Graduate School of Business (FIU). 2. Obteno dos crditos referentes s reas de complementao (MINORS) em cursos especficos ministrados pelos parceiros acadmicos da ESPM em seus respectivos pases de origem. Atualmente, ofertada a possibilidade de curso na FIU (Florida International University), em Miami, EUA, e na EADA (Escuela de Alta Direccin y Administracin) em Barcelona, Espanha. Alm dos convnios internacionais, o curso MBA Executivo fornece a bibliografia bsica (livros textos) utilizados no curso. Estes livros so de grande importncia, pois com eles o aluno poder acompanhar melhor as disciplinas e, assim, obter uma formao ainda mais consistente. Oferece tambm um servio nico e exclusivo: o ESPM Carreiras, com objetivo de apoiar o desenvolvimento profissional dos alunos e fornecer orientao em relao ao mercado de trabalho, empregabilidade e carreira.

Estrutura do Curso
O MBA Executivo ESPM se estrutura a partir de quatro blocos de disciplinas, que esto representados graficamente a seguir para melhor compreenso.

BUSINESS ADMINISTRATION 1 Competncias Essenciais em Negcios. 17 crditos

MAJOR Especializao na rea de Marketing. 11 crditos MINOR Complementao na rea escolhida. 4 crditos

BUSINESS ADMINISTRATION 2 Consolidao do Pensamento e da Ao Estratgica. 8 crditos

O MBA EXECUTIVO ESPM est estruturado a partir de 3 reas de conhecimentos. So elas: Gesto de Negcios (Business Administration - BA), Concentrao em Marketing (MAJOR) e a rea de complementao (MINOR).

Publicado em 06/01/20110

rea de Business Administration (BA): 25 crditos


A rea de BA compreende competncias essenciais em negcios e corresponde a 375 h/a, ou 25 crditos e composta pelas disciplinas:

Economia Empresarial (30 h/a)


A disciplina aborda, a partir de uma perspectiva gerencial e dos impactos nos negcios, os seguintes tpicos com relao macroeconomia: introduo economia, anlise do comportamento do consumidor, anlise do comportamento da firma, anlise das estruturas de mercado e das organizaes. Trata tambm dos seguintes tpicos relativos macroeconomia: principais variveis envolvidas (taxa de juros, cmbio, salrios, impostos, ndices de preos, consumo, gastos do governo, importaes, exportaes e investimentos), o estudo do desenvolvimento econmico e anlises de cenrios conjunturais.

Finanas Aplicadas (45 h/a)


A disciplina visa apoiar os processos de tomada de deciso gerenciais, no que tange aos resultados financeiros do negcio, por meio do entendimento da interrelao entre desempenho financeiro e os planos de ao. Apresenta os principais demonstrativos financeiros, alm de abordar os fundamentos do ciclo do capital de giro, e do planejamento financeiro. Aborda, tambm, a avaliao de projetos de produtos e servios com o emprego de critrios econmicos tradicionais, como o valor presente lquido, a taxa interna de retorno, o perodo de recuperao de investimentos (payback) simples e descontado.

Gesto Estratgica de Operaes (30 h/a)


Esta disciplina objetiva o estudo dos fundamentos estratgicos relacionados administrao da produo e das operaes. Abordam-se os sistemas de manufatura, o desenvolvimento integrado de produtos, as decises que envolvem tecnologias (de informao, de produo e de produto), Supply Chain Management, Lean Manufacturing - Lean Thinking, gesto das restries e o mapeamento do fluxo de valor.

Publicado em 06/01/20110

Liderana Estratgica de Pessoas (45 h/a)


Aborda as mudanas ocorridas nas relaes de trabalho e a importncia das pessoas para a performance das empresas. A disciplina contempla tambm a transformao de conceitos em ferramentas prticas para a gesto estratgica de pessoas e de suas competncias para o negcio. So consideradas na disciplina as esferas da organizao, do gestor, da equipe e do lder, sob o ponto de vista tico e sustentvel.

Mtodos Quantitativos Aplicados (45 h/a)


A disciplina visa estimular seus participantes a adotarem abordagem quantitativa para a estruturao e soluo de problemas mercadolgicos. Para tanto, o curso deve desenvolver no aluno a capacidade de empregar mltiplas tcnicas de anlises quantitativas, utilizadas na Gesto Empresarial moderna. So abordados tpicos sobre Inferncia Estatstica, Modelos Probabilsticos de Previso e de auxlio Tomada de Deciso.

Responsabilidade Social e tica (30 h/a)


Esta disciplina integra os conceitos de tica e de responsabilidade social na estratgia empresarial. O objetivo promover uma mudana de comportamento nos tomadores de deciso que venha a contribuir, positivamente, no relacionamento entre acionistas, funcionrios, clientes, consumidores e fornecedores, para o

desenvolvimento sustentvel das organizaes e comunidades.

Tecnologia da Informao (30 h/a)


Esta disciplina tem por objetivo apresentar os principais conceitos e tcnicas associadas gesto de informao utilizada na gesto empresarial, bem como os seus constantes desenvolvimentos. A partir de uma perspectiva gerencial, aborda o planejamento estratgico de TI alinhado com a estratgia da empresa, as aplicaes empresariais de TI (ERP, CRM, BI, entre outras), Internet e questes relacionadas aquisio e implementao e gerenciamento dos sistemas de informao.

Publicado em 06/01/20110

Gesto Estratgica (60 h/a)


A disciplina, em termos gerais, contempla o aprendizado e a aplicao dos conceitos, das metodologias e dos instrumentos para a gesto estratgica de negcios, a partir da elaborao do plano estratgico de uma organizao. Especificamente, leva ampliao dos conhecimentos e da habilidade para a adequada caracterizao de um negcio, bem como para desenvolver a anlise ambiental externa e interna para esse negcio. Busca, tambm, aprimorar a capacitao para desenhar cenrios e avaliar a capacitao de uma organizao, identificando as oportunidades e ameaas derivadas do cenrio, bem como as potencialidades e fragilidades da organizao, para atuar no cenrio desenhado. Propicia, ainda, o conhecimento e a habilidade para a seleo e a aplicao das estratgias de competio e de crescimento, bem como para definir o posicionamento estratgico da organizao, de modo a lhe garantir vantagens competitivas duradouras. Fornece, tambm, a orientao e a superviso necessrias produo de um plano estratgico, de modo a permitir a aplicao dos referenciais conceituais,

metodolgicos e instrumentais aprendidos prtica da gesto dos negcios.

Projeto Final Aplicado (60 h/a)


Utilizando tecnologia de ltima gerao, via Internet, o simulador permite a grupos de participantes exercitar a gesto de um negcio de classe internacional, em um mercado altamente competitivo e dinmico. Isso oferece aos participantes um ganho concentrado de experincia em gesto de um negcio, que requer decises estratgicas em todas as suas reas, com base em anlises de informaes de mercado e da concorrncia. Uma Banca Examinadora, funcionando como um board de investidores avalia a gesto do negcio e o desempenho de cada grupo de participantes, complementando e reforando o aprendizado da simulao.

Publicado em 06/01/20110

rea de Concentrao em Marketing (Majors): 11 crditos


O major consiste na rea de especializao que permite ao profissional obter uma viso ampla e aprofundada sobre a rea de Marketing. A carga horria corresponde a 165 h-a (11 crditos), e composta pelas disciplinas:

Marketing Estratgico (30h/a)


Compreender o ambiente mercadolgico e, a partir da, adaptar estrategicamente a empresa a esse ambiente, por meio do desenvolvimento de estratgias de marketing e da definio de adequado posicionamento competitivo. Discutir as diferenas entre mercados de Bens de Consumo e mercados de Bens Industriais sob o enfoque da Gesto de Marketing.

Marketing de Servios (30h/a)


Entender a especificidade do setor de servios, trabalhar a percepo de valor para clientes/consumidores, tomar decises estratgicas em servios e operacionalizar o marketing de servios atravs de pessoas, processos, ambiente fsico e entrega. Reconhecer o posicionamento competitivo de uma empresa de servios e identificar possvel sinergia entre o posicionamento adotado pela organizao e o ambiente de servio criado.

Gesto de Produtos e Marcas (30 h/a)


Avaliar os desafios que uma empresa enfrenta no gerenciamento de produtos e marcas, compreender os principais estgios desse gerenciamento e como eles podem ser melhor administrados, e compreender como uma empresa pode tomar as melhores decises de produtos e marcas.

Gesto de Canais de Marketing (30 h/a)


Compreender o que so canais de marketing, as decises que as empresas enfrentam no desenvolvimento, administrao, avaliao e modificao de seus canais, quais tendncias esto ocorrendo na dinmica dos canais e como as empresas podem criar vantagens atravs do desenvolvimento de estratgias junto aos canais.

Publicado em 06/01/20110

Gesto da Comunicao com o Mercado (30 h/a)


Compreender, partindo dos objetivos de marketing, quais as principais etapas do desenvolvimento de um programa de comunicao eficaz, e conhecer os principais instrumentos de planejamento, execuo, avaliao e controle do mix de comunicao.

Gesto de Preo (15 h/a)


Estudar conceitos fundamentais relacionados poltica e formao de preos e ao papel do preo no composto mercadolgico e na gerao de valor econmico para a empresa.

rea de Complementao (Minors): 04 crditos


Compreende reas de conhecimentos especficos que visam aperfeioar a formao proposta pelo curso. Essa rea correspondente a 60 h/a, ou 4 crditos. As disciplinas dessa rea so optativas e a escolha feita no decorrer do curso. So as seguintes opes:

MINORS NACIONAIS
O aluno deve optar por 02 (duas) disciplinas de 30 h-a (04 crditos) em qualquer programa de Especializao que esteja sendo oferecida na grade regular dos cursos de Ps-Graduao Especializao (360hs), com as seguintes excees:

Qualquer disciplina do Curso de 1. Gerncia em Gesto de Negcios com nfase em Marketing;

Disciplinas do Business Administration (BA) dos cursos de ps-graduao; Disciplinas que exijam algum tipo de pr-requisito; e Trabalho de concluso de qualquer curso.

Obs.: As duas disciplinas (04 crditos) devem, necessariamente, pertencer a um mesmo curso.

Publicado em 06/01/20110

MINORS INTERNACIONAIS

International Business, EADA, Barcelona, Espanha; International Business, FIU, Flrida, EUA

Processo Seletivo
Inscries abertas at s 12h00 do dia 01 de maro de 2011.

Pr-requisitos para Inscrio


Preenchimento da ficha e do curriculum vitae; Pagamento da taxa de inscrio: R$ 200,00 (Duzentos reais). (No haver devoluo da taxa de inscrio em caso de desistncia ou no aprovao do candidato na anlise curricular ou na entrevista).

Pr-requisitos para Ingresso


Para pleitear uma vaga no curso MBA Executivo, o candidato deve: Apresentar diploma de concluso do curso superior com carga-horria mnima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC (Ministrio da Educao), o qual servir de base para avaliao, em entrevista presencial, da formao acadmica e da experincia em cargo gerencial mnima de trs anos. Numa segunda etapa, submeter-se a uma prova de qualificao que avaliar as habilidades lgicas, quantitativas, de interpretao de texto e de ingls. O candidato dever ser aprovado na entrevista e na anlise curricular. A critrio do Conselho de Direo da Ps-Graduao, em condies especiais, candidatos que no atendam plenamente a todos os requisitos acima, podero ser considerados. A ENTREVISTA SER AGENDADA PELA ESCOLA, NA QUAL O CANDIDATO DEVER TRAZER: CURRICULUM VITAE.

Publicado em 06/01/20110

Exame de Qualificao
O candidato escolher entre as opes abaixo: 27 de NOVEMBRO de 2010 (SBADO 9h00 s 12h00) A prova ter seu incio s 9h00 pontualmente, aps este horrio no ser permitida a entrada de candidatos. 30 de NOVEMBRO de 2010 (TERA 19h00 s 22h00) A prova ter seu incio s 19h00 pontualmente, aps este horrio no ser permitida a entrada de candidatos. 29 de JANEIRO de 2011 (SBADO 9h00 s 12h00) A prova ter seu incio s 9h00 pontualmente, aps este horrio no ser permitida a entrada de candidatos. 01 de FEVEREIRO de 2011 (TERA 19h00 s 22h00) A prova ter seu incio s 19h00 pontualmente, aps este horrio no ser permitida a entrada de candidatos. 26 de FEVEREIRO de 2011 (SBADO 9h00 s 12h00) A prova ter seu incio s 9h00 pontualmente, aps este horrio no ser permitida a entrada de candidatos.

02 de MARO de 2011 (QUARTA 19h00 s 22h00) A prova ter seu incio s 19h00 pontualmente, aps este horrio no ser permitida a entrada de candidatos.

Local
Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Tvora, 1240 Vila Mariana SP

Resultado do Processo Seletivo


A partir de novembro de 2010, por e-mail da Secretaria de Ps-Graduao.

Publicado em 06/01/20110

Matrcula
A partir de dezembro de 2010, mediante convocao por e-mail da Secretaria de PsGraduao.

Documentos Obrigatrios para Efetivao da Matrcula


Cpia simples do RG e CPF; Cpia do Diploma do Curso Superior autenticada, sendo que, na falta do mesmo, ser aceito, temporariamente, o Atestado/Declarao de Concluso do curso autenticado, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma. No caso de diplomas internacionais, faz-se necessrio que seja realizada a traduo juramentada, consularizao pelo Brasil no pas de origem, e a revalidao de acordo com a Resoluo n 8, de 04/10/2007 do CNE - Conselho Nacional de Educao. ( http://portal.mec.gov.br/ ).

Cancelamento ou Adiamento do Curso


O Curso poder ser cancelado ou adiado por falta de quorum, com at 24 horas de antecedncia da data prevista para seu incio: Na hiptese de cancelamento, ser devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depsito bancrio, em at 10 (dez) dias teis aps indicao dos dados bancrios pelo PARTICIPANTE. Na hiptese de adiamento, ser devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail secrpos@espm.br. 100% do valor pago, por meio de depsito na conta bancria indicada pelo PARTICIPANTE, em at 10 (dez) dias teis. Em qualquer destas situaes o ingressante, se compromete em devolver imediatamente a bibliografia bsica (livros textos) recebida a Secretaria de PsGraduao.

Publicado em 06/01/20110

10

A ESPM NO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE SEJA A QUE TTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS AREAS, RODOVIRIAS, COMBUSTVEL, HOSPEDAGEM, ETC, EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO.

Carga Horria e Durao


O curso de MBA Executivo ESPM tem carga horria de 600 horas-aula, com durao aproximada de 04 semestres letivos. Este programa oferecido em uma modalidade: Noturno: Aulas duas vezes por semana, as 2s e 4s ou as 3s e 5s das 19h30 s 22h40.

Incio das Aulas


Noturno - 3s e 5s com incio em 15 de maro de 2011.

Investimento Vlido para os cursos iniciados no 1 semestre de 2011


Matrculas efetuadas at 07/02/2011 tero desconto de 25% Matrcula c/desconto Curso R$ 1.050,00 R$42.265,51 R$43.315,51 23 x R$ 2.066,18 29 x R$ 1.686,18 R$ 48.572,14 R$ 49.949,22 vista Matrcula+Curso Curso Parcelado Matrcula+Curso

Matrculas a partir de 08/02/2011 Matrcula s/desconto Curso R$ 1.400,00 R$42.265,51 R$43.665,51 23 x R$ 2.066,18 29 x R$ 1.686,18 vista Matrcula+Curso Curso Parcelado Matrcula+Curso R$ 48.922,14 R$ 50.299,22

* Os valores esto sujeitos a alteraes, sem aviso prvio.


Publicado em 06/01/20110 11

Consulte a possibilidade de desconto para ex-alunos na Central de Atendimento ao Candidato pelo tel.: (11) 5081-8225 ou e-mail: candidato@espm.br. O pagamento da primeira parcela ser por meio de boleto bancrio e entregue no ato da matrcula. As prximas parcelas sero pagas por meio de boleto bancrio, com vencimento no 5 dia til de cada ms. Parceria Linhas de Crditos A ESPM mantm parcerias com a Caixa Econmica Federal e o Santander que disponibilizam linhas de crditos aos alunos de MBA Executivo, Master Executivo e Ps-Graduao, tendo como objetivo oferecer outras opes de pagamentos para os cursos. Para mais informaes, favor entrar em contato: Caixa Econmica Federal: Contatos: Claudia Lemonte ou Flavia Romano Tel. (11) 3475-3400 E-mail: ag1816@caixa.gov.br Santander: Contato: Juliana Tel. (11) 5085-4621 E-mail: juliana.pedroso@santander.com.br

Publicado em 06/01/20110

12

Vous aimerez peut-être aussi