Vous êtes sur la page 1sur 3

Histria Essencial de Portugal - Prof.

Jos Hermano Saraiva


Histria
40435701247656774.jpg

Citar De forma directa e evidenciando as invulgares qualidades de comunicador que o notabilizaram, o Prof. Jos Hermano Saraiva sublinha nesta monumental retrospectiva histrica os aspectos sociais, econmicos, culturais e polticos determinantes na evoluo de Portugal, desde os tempos mais remotos at actualidade. Numa edio magnfica, a evocao de factos, cenrios e figuras marcantes por um autor amplamente prestigiado.

Volume I - Das Origens revoluo de 1245 - 1248 histriaessencialdeportugalvol1.jpg Numa Histria essencial de Portugal, s tm lugar os factos essenciais, isto , aqueles acontecimentos que permitem compreender a evoluo global das sociedades. Neste video expem-se as razes mais antigas da nacionalidade e d-se particular relevo aco colonizadora dos romanos, aos aspectos sociais da reconquista crist, ao despertar da independncia portuguesa e por fim primeira grande crise monrquica que culmina com a deposio de D. Sancho II e o reinado de D. Afonso III, o Bolonhs, que introduz uma poca nova na histria nacional. Volume II - De D. Dinis Conquista de Ceuta histriaessencialdeportugalvol2.jpg Esta cassete comea com alguns dados essenciais sobre a vida de Santo Antnio e de Pedro Hispano, o nico papa portugus. Referem-se os progressos da poca de D. Dinis e a tragdia da guerra civil que afogou em sangue o fim desse reinado. no tempo do seu sucessor que Portugal desvastado pela peste negra, com consequncias sociais relevantes. Da mesma poca o drama da morte de Ins de Castro, para o qual se prope explicao diferente da que at hoje nos deram.

A crise europeia enche de sombras o reinado de D. Fernando, que alm de um casamento afrontoso para o povo, comete os erros de inteis guerras com Castela e da publicao de leis que impem o trabalho rural obrigatrio. So estes os dados que desencadeiam a crise dinstica que encontra como expoentes o mestre de Avis e Nuno lvares Pereira e que introduzem uma poca nova, marcada pelo triunfo dos interesses da alta burguesia e pela conquista de Ceuta em 1415. Volume III - Da Expanso Restaurao (1415-1640) histriaessencialdeportugalvol3.jpg O Sculo XV marcado em Portugal pela expanso atlntica, com a descoberta de toda a costa africana at ao Cabo da Boa Esperana e pela tentativa da formao de um imprio norte africano, e fundao de cidades-fortalezas no litoral do Magrebe. Portugal intervm na poltica ibrica a propsito da sucesso do trono espanhol. O Rei D. Joo II define uma enrgica poltica de autoridade monrquica e concebe o plano de uma ligao martima directa entre Lisboa e os portos asiticos produtores de especiarias. A viagem de Vasco da Gama inicia o ciclo do imprio oriental, mas a tragdia de Alccer Quibir e a morte de D. Sebastio, afunda o pas numa crise que conduz perda da independncia. Volume IV - Iluminismo - Pombalismo - Revoluo Liberal e Regenerao (1640-1851) histriaessencialdeportugalvol4.jpg Restaurao de 1640 segue-se uma prolongada guerra s termina em 1668 e que fez mergulhar o pas numa crise profunda. a economia do Brasil que est na base da poltica adoptada por D. Joo V e tambm das ousadas reformas empreendidas pelo Marqus de Pombal que visam modernizar o Estado e consolidar o poder monrquico. No fim do sc. XVIII as repercusses das Invases Francesas fazem-se sentir em toda a Europa e Portugal alinha juntamente com a Inglaterra nas coligaes anti-revolucionrias. Isso provoca as invases francesas e a retirada da corte para o Brasil, com a criao de um vcuo da autoridade que desencadeia a revoluo liberal do Porto, em 1820. Volume V - Da Regenerao Repblica (1815-1910) histriaessencialdeportugalvol5.jpg Com a Renerao instala-se uma relativa paz poltica durante a qual possvel realizar um amplo programa de melhoramentos materiais: estradas, vias frreas e telgrafos. Os partidos Regenerador e Histrico revezam-se no poder com regularidade, durante os reinados de D. Maria II, D. Pedro V e D. Luis. Cresce rapidamente a classe mdia aumenta a populao das cidades e a emigrao acentua-se. A colonizao dos

territrios africanos progride com rapidez, e o Governo portugus projecta estender a soberania de Portugal desde Angola costa do ndico. Mas esse projecto foi interrompido por um Ultimatum ingls que emocionou todo o Pas. O Rei e o Governo monrquico foram acusados de no saber defender os interesses nacionais, e o Partido Repblicano aumentou o seu dinamismo, ao mesmo ritmo em que se desacreditavam os partidos monrquicos. Uma revolta de civis e militares ps termo ao regimo monrquico e proclamou a Rpublica em 1910. Volume VI - Do 5 de Outubro Actualidade histriaessencialdeportugalvol6.jpg Proclamada a Repblica foi elaborada nova Constituio, acentuadamente parlamentarista. Em 1916, para evitar a perda das suas colnias, Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial. Mas o desgaste do ps-guerra e uma crise nacional geral tiveram por efeito a ditadura militar que governou Portugal desde 1926 a 1933. Por iniciativa dos sectores nacionalistas e conservadores foi aprovada uma Constituio presidencialista que vigorou at 1974. esse o perodo a que se d o nome de Estado Novo. A fadiga da Guerra Colonial e a crise poltica provocaram o fim da Segunda Repblica em 25 de Abril de 1974. Aps um perodo turbulento restabeleceu-se a democracia. Portugal vira-se ento para a Europa.

Vous aimerez peut-être aussi