Vous êtes sur la page 1sur 3

O Saber em memria do ser Souza M. Ronaldes Professor da UNB, doutor em Letras pela UFRJ.

J. Rev TB, Rio de Janeiro, 95: 13/30 out-dez, 1988.

O Saber em Memria do Ser


Resumo Nesse ensaio Souza nos diz que a histria da ontologia a vitria da apologia platnica do desvelamento do ser contra o velamento do no ser e toda metafsica fala a linguagem de Plato, inclusive o positivismo. Eidos, idia, a palavra fundamental de seu pensamento que a exposio do ser de todo e qualquer ente. No h nenhuma evidncia sem luz. Mas no h luz alguma sem clareira. Nesse sentido, este o tema principal desse ensaio.

Desenvolvimento I clareira
O autor diz que no h luz alguma sem a clareira, at a sombra precisa da clareira. Mesmo no comeo da filosofia fala-se da clareira, isto , na clareira dominante e reinante enquanto tal. Idealista ou positivista, a metafsica supe a evidencia eidtico-notica de um positom. Ele diz que foi a partir de Aristteles que a tarefa da filosofia consistiu em pensar e ente ontoteologicamente. No comeo do pensamento ocidental, pensa-se o ser e no o acontecer. Este acontecer se d de forma que somente d o seu dom e se subtrai o seu destinar, isto , histria do ser significa destino do ser. O ser no , seno o acontecer em que o ente se apropria na patncia do desvelamento e se desapropria na latncia do velamento. O autor nos diz que no surpreende o fato que a compertinncia do ser e do saber, enunciada por Parmnides, tenha sido transformada na cincia a respeito do ser. O que aparece e comparece na iluminao da idia necessariamente acorre numa certa claridade, e esta repousa sempre numa dimenso de abertura onde a transparncia de tudo pode clarear-se. Essa abertura que possibilita esse mostrar-se, a clareira. No sentido do livre e o claro nada possui de comum com o objetivo luminoso. A luz sempre pressupe a clareira. Da clareira, todavia, diz o autor, nada sabe a filosofia, que sempre fala da luz da razo, mas no repara e nem considera a clareira do ser.

II O mito do desvelamento
O autor nos diz que o mito do desvelamento do ser suspenso do mistrio do velamento do no ser. A misso do pensamento alethopoitico est em aprender a pensar a lethe com o corao da altheia. A luciferina divindade platonicamente caracterizada como a senhora do desvelamento, uma deidade da sagrada clareira do divino. A claridade vem da sacrossanta essncia desvelante auto-velante da clareira e da obscuridade. Somente o ser metafisicamente percebido e concebido como presena constante se deixa mostrar. A cincia monlogica e no admite a conscincia. O debate da cincia da literatura com a hermenutica heideggeriana no se iniciar enquanto no se meditar a questo do sentido do ser e do dizer potico-pensante. O pensar poematizar e no somente no sentido da poesia e da cano, mas tambm o pensar do ser originariamente o poematizar. Somente nele, antes de tudo, a linguagem se torna linguagem, isto , atinge sua essncia. O pensar diz o ditado do ser. O pensar dictare originrio. A essencializao poemtica do pensar guarda e resguarda o domnio da verdade do ser. O autor diz que no o homem que detm o saber, mas aquele que se atm a responder e corresponder. Apenas quando a linguagem do homem histrico advm do verbo alethopoitico, que ela assume o destino do ser. De igual provenincia o nomear do poeta. O poeta nomeia o sagrado.

III os quatros poderes nicos


Segundo o autor no magistrio hierofnico-holderliriano, o sagrado a concruz vital e mortal de quatro poderes nicos: o Cu e a Terra, os Deuses e os Homens. Nenhum desse seres imemoriais existe, seno porque coexiste com os demais. Todos giram em torno do sagrado. O mundo do ser, ou o ser do mundo no luciforme, nem noctiforme, mas cruciforme na oposio polar e complementar da transcendncia. Para o autor a sacrossanta essncia da natureza a mediadora e intermediadora da sagrada latncia da excessividade catica e da consagrada patncia da sobriedade csmica. O poema do sagrado origem de todos os poemas e teoremas, mitologemas e filosofemas. O pensador da altheia sublinha e enfatiza que a sua hermenutica um dilogo concriativo da palavra acontecida e acontecedora da histria do ser.

Em suma, Emmanuel Carneiro Leo diz: Hermeneuein, interpretar, no diz conduzir alguma coisa para a claridade da razo e o discurso da lngua, mas reconduzi-la ao seu lugar de origem no mistrio da linguagem. O inefvel que explica no sentido de desdobrar (explicare) o dilogo histrico-antolgico do silncio e da palavra. Somente quem se aventura na perigosa travessia do nada pode sentir com agudez a unimagnfica abertura da senda do ser e pressentir a leveza da alma no advir do desvelamento e no retroagir do velamento. A musa do destino (Moira) no fala do passado, nem do presente ou do futuro, ela realiza o que diz. A sua profecia no antecipao, mas realizao do que se profetiza. O profetizado o profetizar, o poematizado o poematizar. Por esse motivo que os poetas se dizem os servidores da Musa e lhe dedicam piedosa venerao.

Concluso
Finalizando o autor nos diz que Heidegger sustenta e argumenta que o homem, em sua essncia a memria que detm acolhendo e mantm recolhendo a reminiscncia (memria tenere), no somente do luciforme advento epitefnico-teolgico do ser, mas fundamentalmente do evento criptofnico quaterniforme. Para o autor o homem no o agatide extraterreno nem o antropide subterrneo, mas sim, o lugar-tenente do ser da clareira ou da clareira do ser. Existir divertir no diferir da diferena similhante do desvelamento essencializante e do velamento nadificante. E o pensar em memria do desvelar-auto-velante da concruz vital e mortal do destino recordar a latncia do nada como a essencializao cordial da patncia do ser. No se supera o niilismo se no se recupera o desocultar-se do ser que bem quer se ocultar. Descoberto e ao mesmo tempo encoberto , o ser to pouco como o nada. Quem vive num aprendizado permanente tem que baixar os olhos ao desgnios da natureza ambgua e reticente a fim de lhe pressagiar e profetizar o misterioso advento da impronunciada palavra do silencio. A existncia no horizonte mvel da fuga do tempo um peso insuportvel apenas para os acovardados e os ressentidos. Na procura e desenvoltura da inquebrantvel coragem de livremente assumir o seu destino efetivamente mortal que se assegura ao homem o habitar poeticamente o lugar-ptrio da sua morada na terra. Nenhum lar se edifica no ar. O mortal uma planta tenra, mas insupervel se s se aporta em cima do estelar celeste quando se suporta em baixo do solar terrestre.

Vous aimerez peut-être aussi