Vous êtes sur la page 1sur 8

Iluminao

Lmpadas: Panorama Geral


Arq. Marcos Castilha
Luz pela energia eltrica:
As experincias sobre produzir luz com o emprego da eletricidade, resultaram, ainda no sculo XIX, em dois processos que so a base conceitual de praticamente todas as lmpadas disponveis hoje em dia:

A Lmpada de Edison
Thomas Alva Edison tinha a convico que a maneira mais prtica de se obter luz consistia em transformar energia eltrica em energia trmica e esta em luz. Em 1879 a primeira lmpada incandescente contava com filamento de carvo, embutido dentro de uma lmpada de vidro, onde era feito o vcuo. O carvo tornava-se luminoso, mas a volatilizao do filamento provocava o escurecimento do vidro mediante a deposio dos vapores. Estudos posteriores levaram a utilizao do tantlio e, j em 1907, do tungstnio, que possui alto ponto de fuso. A introduo de gases como argnio ou criptnio no interior da lmpada foi outra soluo adotada para aumentar ainda mais a vida til da mesma. As pesquisas com a lmpada incandescente levaram Edison a descobrir o fenmeno de aparecimento de uma ao eltrica em volta das lmpadas, fenmeno este que resultou no advento da vlvula eltrica, em 1883.

O Arco Voltico (Carbon Arc)


Em 1802, Sir Humphrey Davy iniciou seus experimentos com a eletricidade proveniente de uma pilha. Ligando dois fios aos plos da pilha, prendeu uma barra de carvo na extremidade de cada uma. Pondo os carves em contato e separando-os em seguida, obteve intensa emisso de luz, caracterizando o fenmeno conhecido como arco voltico, resultado da passagem da corrente eltrica de um eletrodo para o outro. O arco constituido por vapores da substncia dos eletrodos. O arco voltico foi durante muito tempo a melhor alternativa para sistemas que necessitam de fonte de luz intensa, como por exemplo os projetores de cinema, canhes seguidores para grandes espetculos e tambm as luzes de busca (searchlights), para fins militares ou simplesmente promocionais. Sistemas de arco voltico ainda so fabricados e utilizados em alguns equipamentos; muitos acreditam ainda que o arco a fonte de luz ideal para a correta projeo das pelculas Technicolor, outros o defendem simplesmente a beleza de sua luz.

O que uma lmpada pode fazer por voc?


Temos hoje uma enorme variedade de lmpadas no mercado, das incandescentes mais simples at as mais sofisticadas lmpadas de descarga. Se pensarmos em termos de mercado mundial, esta variedade se multiplica por dez. Precisamos ter em mente que no existe lmpada ruim ou boa, o que existe lmpada adequada ou inadequada ao uso que se quer fazer dela. Desta forma, precisamos conhecer alguns parmetros que nos possibilitem fazer a avaliao:

Searchlight de arco voltico ainda em funcionamento.

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

1 - Tenso de operao: Lmpadas incandescentes, incandescentes halgenas e algumas lmpadas de descarga operam sendo conectadas diretamente tenso da rede, ou seja, 110 ou 220v. Algumas operam em tenses de 12v ou 28v. Nestes casos, quase sempre estamos falando de redes alimentadas por bateria ou ento convertidas para a baixa tenso por meio de transformador. Em aplicaes de luz cnica muitas vezes utilizado o circuito em srie, para viabilizar a conexo de lmpadas de baixa tenso em redes convencionais de 110 ou 220v. 2 - Equipamento Auxiliar necessrio: Equipamento auxiliar todo e qualquer dispositivo eltrico ou eletrnico necessrio para fazer funcionar uma lmpada. Quase todas as lmpadas de descarga precisam de pelo menos um reator para operar, e algumas necessitam tambm de ignitor. Estes so dispositivos encarregados de prover a lmpada de tenso e correntes adequadas para iniciar e manter a ionizao dos gases nelas contidos. 3 - Potncia: Potncia consumida pela lmpada, normalmente expressa em Watts. A potncia tem relao direta com a quantidade de luz emitida pela lmpada. 4 - Fluxo luminoso: Lmpadas de mesma potncia podem iluminar de forma diferente. Basta observar uma lmpada incandescente de 40w e uma lmpada fluorescente tambm de 40w. Claramente a fluorescente nos fornece mais luz, pois consegue propiciar maior fluxo luminoso com a mesma potncia consumida. O fluxo luminoso medido em lmens (lm). Tambm podemos avaliar o mesmo aspecto atravs do conceito de eficcia luminosa, que relaciona o fluxo luminoso com a potncia consumida. A eficcia expressa em lmen por watt (lm/W). Para avaliar lmpadas refletoras normalmente utiliza-se o valor da intensidade luminosa, que a luz emitida por unidade de ngulo slido em uma direo especfica. A intensidade luminosa expressa em candelas (cd). 5 - Temperatura de cor: A lmpada incandescente da sua sala de jantar uma lmpada branca, e a fluorescente da sua cozinha tambm, mas lado a lado, voc dir que uma azulada ou outra avermelhada; ou ento que uma proporciona um aspecto frio e outra um aspecto quente. A graduao da cor da luz classificada pelo mtodo da temperatura de cor correlata. A cor da luz comparada com a luz de uma barra de ferro aquecida intensamente, cuja temperatura conhecida. Desta forma, a cor da luz pode ser especificada por um valor em Kelvin (K). Isso j explica por que fontes de luz classificadas como frias tem temperatura de cor mais alta do que fontes de luz classificadas como quentes. Aspecto frio ou quente um fator subjetivo, relativo s sensaes psicolgicas que as cores nos propiciam; no confundir nunca com a carga trmica gerada pela lmpada.

Quente: 2500 / 4000k - Incandescentes e halgenas em geral, algumas fluorescentes e algumas metlicas. Neutro: 4000 / 4900k - Algumas fluorescentes e de vapores metlicos. Fria: acima de 5000 K - Semelhante luz do dia. fluorescentes convencionais, vapor de mercrio, vapor metlico. 6 - ndice de Reproduo de cor: Para que uma lmpada propicie boa reproduo de cores, preciso que ela emita radiao luminosa em toda a faixa do espectro visvel. O indice de reproduo de cores IRC obtido em funo do clculo do desvio na reproduo das cores principais do espectro. O IRC medido em uma escala de 0 (zero), at 100. O valor nulo corresponderia uma lmpada colorida (verde, amarela...), que s capaz de reproduzir a cor correspondente sua prpria. o valor de 100 poderemos encontrar nas lmpadas halgenas e incandescentes, que so fontes de espectro contnuo, ou seja, emitem luz em todas as faixas do espectro. IRC e temperatura de cor no esto sempre relacionados. Lmpadas de descarga, que geralmente possuem temperatura de cor elevada, em vrios casos apresentam IRC moderado ou at mesmo ruim, pois seu espectro interrompido. De forma geral, sempre devemos procurar comparar IRC entre lmpadas de mesma temperatura de cor. Teremos uma reproduo de cores excelente quando utilizarmos lmpadas de IRC 90 a 100. Quando empregarmos lmpadas de IRC 80 a 90, a reproduo ser classificada como boa. 7 - Vida til: Toda lmpada tem um tempo de durao, ou tempo de vida, o qual normalmente medido em horas. As lmpadas incandescentes comuns duram em geral 1000 horas; j as lmpadas fluorescentes ou de mercrio chegam a durar at 16.000 horas. Existem lmpadas para aplicaes especiais que, em troca do fornecimento de um alto fluxo luminoso, tem vida til de 50 ou 100 horas no mximo. Vale citar que uma lmpada que constantemente acesa e apagada ter vida til menor do que uma que permanece acesa por perodos mais extensos. Isso mais marcante nas lmpadas de descarga, da mesma forma que rpidos acendimentos de lmpadas incandescentes, que provoquem extremas diferenas de temperaturas, podem provocar a sua queima. 8 - Preo: Componente indispensvel, obviamente, para avaliao. O preo no s o da lmpada, mas sim da instalao que a envolve, dos gastos com energia e dos custos de reposio. Uma lmpada de custo de instalao mais baixo pode se tornar um problema se for uma fonte geradora de muito calor, pois aumentar os gastos com ar condicionado para refrigerar o ambiente, por exemplo.

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

Lmpadas incandescentes:
As incandescentes formaram uma grande familia no decorrer do sculo XX, mas em geral pouco evoluiram sobre o conceito do filamento de tungstnio dentro de um bulbo cheio de gs inerte. A maior revoluo em se falando de lmpadas de filamento foi o advento da lmpada incandescente halgena. Hoje temos a disposio milhares de modelos de lmpadas incandescentes, em diversos acabamentos, tamanhos, finalidades, horas de vida, fluxos luminosos e etc. Basicamente as incandescentes esto subjugadas uma equao que diz que, quanto maior seu fluxo luminoso, menor a sua durao e vice versa. Funcionalmente falando, as lmpadas incandescentes podem ser subtituidas com vantagem por algum modelo de lmpada de descarga ou halgena. No entanto, o bulbo incandescente se tornou um clssico e hoje tais lmpadas so empregadas muitas vezes com um carter decorativo ou iconogrfico. Elas so ligadas diretamente rede eltrica e podem trabalhar em conjunto com dimmers, possibilitando efeitos cnicos ou decorativos muito interessantes. Convencionais: A lmpada em sua forma mais tradicional. O bulbo redondo pode ter um acabamento transparente ou fosco. Vamos encontr-las normalmente em potncias de 25 a 500w. Existem algumas verses com bulbos e filamentos de maior resistncia mecnica (rough service) ou ainda com bulbos revestidos de silicone, o que evita estilhaamento. So tambm produzidas algumas verses com bulbos em acabamento azulado, para simular uma luz branca, mas de temperatura de cor mais elevada. Decorativas: Verses em formatos e cores diversificados, que imitam a forma de velas ou at mesmo o efeito destas. Ainda so largamente utilizadas em decoraes de natal. Estaro presentes tambm em ambientes que empreguem luminrias antigas ou reprodues de ambientes de parques de diverses ou ambientes circenses. As potncias variam de 5 a 60w. Existem tambm micro-incandescentes decorativas, montadas em circuitos srie, tambm muito empregadas em decoraes. Espelhadas ou refletoras: So incandescentes com bulbo em formatos especficos, do formato pra ou standard aos formatos baseados em parbolas ou at mesmo elipses. Parte do bulbo espelhada, formando um conjunto que possibilita o direcionamento da luz sobre

um plano especfico. Estas lmpadas se popularizaram a partir da decada de 60, com o crescimento da utilizao da iluminao direcional em comrcio e residncias. Palco, Estdio e Projeo: Estas finalidades demandam uma famlia de lmpadas que proporcionem grande fluxo luminoso e, as vezes temperatura de cor mais alta. Isso obtido normalmente com uma pea de pequenas dimenses, que abriga um filamento de grande potncia. Lmpadas como por exemplo as photo-flood proporcionam um intenso fluxo luminoso, com temperaturas de cor que se aproximam da luz do dia, em alguns modelos. Mas como isso obtido mediante a incandescncia do filamento altas temperaturas, normalmente estas lmpadas possuem vida til de 25 a 50 horas. Lmpadas para projetores e refletores pressupem um filamento com forma e posicionamento especficos, bem como uma base (soquete) especial para permitir um alinhamento preciso em sistemas ticos complexos.
Lmpadas incandescentes para projetores e refletores

As lmpadas incandescentes para estas funes vem sendo rapidamente substituidas pelas lmpadas incandescentes halgenas, mas ainda so utilizadas em projetores e refletores mais antigos, como os projetores de slide tipo carrossel ou os clssicos refletores de teatro conhecidos como sapo. Alguns estdios de fotografia ainda se utilizam das lmpadas photo-flood.

Incandescentes espelhadas

Deixando o aspecto funcional de lado, estas lmpadas podem ser utilizadas para produzir efeitos cnicos interessantes, que explorem por exemplo a tonalidade mais amarelada da luz em refletores antigos, ou ento a luz quase daylight produzida pelas lmpadas photo-Flood..

Lmpadas incandescentes halgenas:


Seu nome correto traduz-se por lmpada de tungstnio-halognio. As halgenas so

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

lmpadas incandescentes de alta presso, que contm gases halgenos no interior do bulbo, como Iodo ou Bromo. Estes gases promovem o chamado ciclo halgeno, que consiste em uma reao qumica entre o gs e o tungstnio do filamento, a qual permite que os vapores de tungstnio emitidos pelo filamento em alta temperatura, sejam reciclados na superfcie do mesmo em lugar de de depositar nas paredes do bulbo. O bulbo feito de quartzo. Desta forma, o filamento trabalha em altas temperaturas, proporcionando maior fluxo luminoso e temperatura de cor mais alta, tudo em um conjunto de dimenses muito pequenas. Novas verses de lmpada halgena esto incluindo um revestimento especial sobre o tubo de quartzo, que refrata somente a luz e reflete a radiao infravermelha novamente para o interior da lmpada. Desta forma, a incandescncia do filamento pode ser obtida com menor consumo de energia. As halgenas operam ligadas diretamente tenso de rede e aceitam dimmerizao; no entanto, o ciclo halgeno no se completa abaixo de uma temperatura ideal e lmpadas que esto constantemente operando dimmerizadas podero sofrer escurecimento do tubo de quartzo. Vale citar que as verses de lmpadas halgenas que no tem duplo invlucro no podem ser tocadas diretamente com as mos, pois a gordura presente na pele se deposita no quartzo e, ao acender, gera diferenas de temperatura que provocam o rompimento do tubo de quartzo. A grande maioria das lmpadas halgenas apresenta temperatura de cor entre 2800 e 3200k. Halgenas Palito ou lapiseira: um tipo de lmpada que se popularizou rapidamente e hoje largamente utilizada comercialmente e at em residncias. uma lmpada de contato bilateral, com um filamento que se extende por toda a extenso de seu invlucro; deste modo uma lmpada adequada para iluminao aberta ou flood. encontrada em potncias de 100 a 2000w e necessita de contatos altamente resistentes ao calor para operar com segurana. Tem vida til em torno de 2000 horas.

volts. Isto proporcionou uma pea ainda menor, com um filamento muito pequeno. Este bulbo inserido em um refletor multifacetado em vidro dicrico, o qual reflete e redireciona a luz e refrata boa parte do calor. Disso resulta uma lmpada de alta eficincia luminosa e preciso tica, com a vantagem de no aquecer o objeto ao qual est iluminando. As dicricas so encontradas com aberturas de facho de 10, 24, 38, e 60 graus, em verses com e sem vidro frontal, cuja presena impede a deteriorao do refletor dicrico. As potncias variam de 20 a 75w. A lmpada bipino uma verso com o mesmo tubo e filamento, porm sem o refletor dicrico.

Dicricas de 12 e 110v.

As lmpadas dicrica e bipino normalmente operam associadas um transformador, que converte a tenso de rede para 12v. Em aplicaes teatrais comum v-las ligadas em circuitos srie de 10 lmpadas, permitindo a conexo em 110v sem o uso de transformador. Halgenas PAR: PAR a sigla de refletor parablico aluminizado em ingls. A lmpada PAR surgiu como incandescente comum e foi outra inveno que se popularizou rapidamente, principalmente nos Estados Unidos. Basicamente consiste em um filamento alinhado dentro de um bulbo em formato de refletor parablico, feito em vidro prensado, com grande resistncia mecnica. A parte Variedade de lmpadas halgenas, incluindo interior do bulbo bipinos e palitos. espelhada, fazendo Halgenas um redirecionamento PAR 16 a PAR 30 da luz com grande eficincia. A poro frontal da pea conta ainda com lente ou prismas que influenciam o desenho final do facho emitido. PAR 16, 20, 30 e 38: A numerao refere-se ao dimetro do refletor. Estas PAR possuem normalmente base de rosca E27 comum. So muito teis e prticas em aplicaes residenciais e comerciais. So encontradas com aberturas de facho de 10 a 30 graus e possuem vida til de 2000 a 4000 horas. Em geral so lmpadas desenhadas para operar sob intempries. PAR 36: So mais comumente utilizadas para iluminao cnica ou comercial. A verso mais popular a de facho pin, extremamente concentrado, empregada no famoso spot

Halgenas dicrica e bipino: A lmpada halgena com refletor dicrico uma inveno que revolucionou todas as categorias da iluminao. O conceito de lmpada eficiente, de pequenas dimenses foi otimizado pela utilizao de uma tenso de operao em 12

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

Pin-Beam. Esta possui bornes de contato ao invs de rosca e potncias de 30w em 12 volts. Existe a PAR 36 DWE, de 650w em 110v, utilizada nos refletores Mini-Brutt. Uma verso da PAR 36, de 250w em 28v, utilizada como farol de aeronaves conhecida tambm como ACL. A ACL utilizada em iluminao cnica devido ao seu intenso e concentrado fluxo luminoso. PAR 46 e PAR 56: Estas duas dimenses englobam uma srie de modelos, com diferentes potncias, voltagens e aberturas de facho. As mais populares so a PAR 56 de 100w / 12v, que equipa o refletor Locolite e a PAR 56 / 300w / 120v, que tem distribuio de luz semelhante PAR 64.

das halgenas desta categoria em potncias de 100 a 20.000 w.

Lmpadas de Descarga
Podemos considerar as lmpadas de descarga como um desdobramento dos princpios do arco voltico. Substitui-se os eletrodos de carvo por contatos metlicos isolados dentro de um tubo, onde o arco ocorre no mais pelos vapores emitidos dos eletrodos, mas sim pela ionizao de um gs contido no tubo. O vapor de mercrio foi o primeiro a ser utilizado e at hoje o gs utilizado nas lmpadas fluorescentes, na lmpada vapor de mercrio e tambm como parte da composio das lmpadas de vapores metlicos. Praticamente todas as lmpadas de descarga necessitam de dispositivo auxiliar de partida ou reator (ballast). Algumas demandam uso conjunto de ignitor e capacitor. Estes dispositivos em alguns casos so integrados lmpada. A tecnologia dos reatores eletrnicos inteligentes j permite que alguns tipos de lmpadas de descarga (fluorescentes geralmente e algumas de vapor metlico) sejam dimmerizadas. Fluorescente: Pode ser chamada de lmpada de mercrio em baixa presso. Basicamente temos o vapor de mercrio em um tubo, o qual ionizado mediante a aplicao de descarga eltrica nas extremidades. O mercrio ionizado emite luz basicamente na faixa azul do espectro, e tambm uma grande quantidade de ultravioleta. Em funo disto, o tubo recebe um revestimento de material fosfrico, que converte o ultravioleta em energia luminosa nas outras frequncias do espectro. Desta forma temos a emisso em de luz branca com grande eficincia. A fluorescente convencional apresenta geralmente temperatura de cor em torno de 5000k e IRC em torno de 60.

Halgenas PAR 56 e PAR 64

PAR 64: a maior da famlia e tem seu lugar de honra na iluminao cnica, equipando os refletores utilizados para iluminao de shows e grandes espetculos. Nos Estados Unidos e Europa utilizada tambm na iluminao de destaque em monumentos ou fachadas. As PAR 64 so fabricadas em 4 aberturas de facho bsicas, denominadas popularmente de focos #1, #2, #5 e #6, os quais vo de aproximadamente 8 at 60 graus. As diferentes aberturas vo sendo obtidas por alteraes na lente frontal da pea. A potncia mais comum a PAR 64 de 1000w / 120v, embora existam verses de 500w e tambm de 1000w / 220v. Em iluminao cnica encontraremos sempre lmpadas PAR 64 / 120v ligadas em circuitos srie de 2 lmpadas, o qual ligado na rede de 220v. Halgenas para palco, estdio e projeo: Esta classificao abriga centenas de lmpadas que seguem os princpios anteriormente descritos para as incandescentes de mesma categoria: Lmpadas de alto fluxo luminoso e preciso tica, muitas vezes de alto custo e curta vida til. A Grande maioria delas possui Halgenas bipino para refletores base bipino, a qual possibilita alinhamento preciso nos sistemas ticos. As mais populares da categoria so as lmpadas T18 ou T19, de 500 a 1000w, que equipam boa parte dos refletores do tipo PC, ou ento a FEP, de pequenas dimenses, que equipa alguns modelos de refletores elipsoidais. Temos tambm a lmpada DYS, de 650w, desenvolvida para vdeo e que tambm empregada como fonte de luz nos refletores Raylite. Existem tambm verses especiais das halgenas palito, que atingem temperaturas de cor de 3600 a 4000k. Encontraremos lmpa-

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

As fluorescentes foram introduzidas no mercado americano no comeo da decada de 40, atingindo grande popularidade em funo de sua eficincia e baixo custo de operao. Na decada de 80, o emprego de materiais fosforescentes feitos de terras raras viabilizou a produo de lmpadas fluorescentes mais eficientes, em vrias temperaturas de cor e com ndices de reproduo de cor mais altos (acima de 85). Isso viabilizou o emprego das fluorescentes na iluminao de cinema e tv, substituindo os refletores de luz aberta. As potncias mais comuns so as de 16, 20, 32, 40 e 110w.

Vapor de Sdio: A substituio do mercrio pelos vapores de sdio proporcionou uma lmpada de altssima eficincia luminosa, porm com baixos ndices de reproduo de cores. A lmpada de sdio em baixa presso ainda hoje a lmpada de maior eficincia luminosa. Foi pouquissimo utilizada no Brasil, sendo empregada nos Estados Unidos e Europa quase que somente na iluminao pblica, pois emite luz monocromtica (amarela), ou seja, tem IRC = 0. A verso mais popular a Vapor de Sdio em alta presso, que emite luz dourada - branca, e alcana um IRC = 23. Hoje a alternativa ideal onde eficincia a prioridade e reproduo de cores no o importante. Sua luz dourada pode ser utilizada tambm para alguns efeitos dramticos. Na dcada de 90 foi introduzida a Vapor de sdio branca, resultado de um tubo de descarga que inclui tambm o xennio alm do sdio. Uma lmpada que simula a

sos modelos, as 5 ltimas possuem As fluorescentes compactas (PL, Dulux e etc) levaram as reatores integrados. fluorescentes onde as grandes dimenses das fluorescentes convencionais seria um empecilho. Os reatores eletrnicos permitiram a fabricao de lmpadas fluorescentes com disparo integrado, que podem simplesmente ser enroscadas onde antes havia uma incandescente. Uma fluorescente compacta de 9w substitui uma incandescente de 60w. Vale citar que esta tecnologia de reatores permite hoje extrair ganhos de at 30% a mais de luminosidade de uma fluores- Acima: Lmpadas de sdio baixa cente de mesma potncia. As compactas so encontradas em temperaturas de cor entre presso, alta presso bulbo tubular e alta presso bulbo ovide revestido. 3000 e 5000k, e potncias de 9 a 23w. O IRC chega a 85.

Fluorescentes compactas em diver-

Vapor de Mercrio: Neste caso, o vapor de mercrio ionizado em um pequeno tubo de quartzo em alta presso e temperatura. O tubo fica envolto em um bulbo de vidro, tambm revestido de fsforo, convertendo o ultravioleta em energia luminosa. A lmpada de Mercrio se popularizou na dcada de 50, principalmente para a iluminao pblica. As potncias mais comuns so de 125, 250 e 400w. O IRC baixo, em torno de 50.

Lmpadas de Mercrio com e sem revestimento fosfrico.

Abaixo: Lmpada de sdio branca.

temperatura de cor das incandescentes, com alta eficincia e IRC maior que 80. uma lmpada que pode encontrar um bom campo na iluminao comercial.

Vapor metlico: As lmpadas de vapor metlico contm em seu tubo de arco, alm do mercrio, uma mistura de vapores de elementos metlicos, alm de sdio e tlio. Desta forma, obtm-se uma emisso luminosa em vrias faixas do espectro, resultando em alto ndice de reproduo de cores. As lmpadas de vapor metlico comearam a se popularizar, pelo menos no Brasil, no comeo da dcada de 70, mas a grande impulso no seu uso se deu somente em fins da dcada de 80, com o lanamento de lmpadas em menores potncias. uma famlia de lmpadas que cresceu muito na ultima dcada. Hoje temos verses em contato bilateral, bipino, bulbo ovide, revestido ou no, PAR 38 e etc. As potncias variam de 30 a 2000w. Podemos encontr-las em temperaturas de cor de 3000 a 5000k, e com IRC de 70 a at acima de 90. Existem tambm verses onde a mistura dos

Luz Mista: Contm um tubo de arco a vapor de mercrio ligado em srie com um filamento de tungstnio, que atua como reator para o tubo de arco, alm de complementar a luz em outras faixas do espectro, incrementando a reproduo de cores. muito popular no Brasil, inclusive residencialmente. A eficincia luminosa, no entanto, menor do que a de Vapor de Mercrio que emprega reator externo.

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

elementos do tubo produz luz monocromtica verde, azul, azul-esverdeado ou magenta. Luz negra: Os raios ultravioleta nas faixas entre 320nm a 400nm (UV-A) tem tambm a propriedade de tornar fluorescentes diversas substncias, excitando os tomos do material sobre o qual incide, fazendo-os emitir ondas cuja frequncia varia para cada elemento e que so percebidas pelo olho humano como um brilho. Esta propriedade explorada no efeito luz negra. Basicamente utilizada uma Ao lado: Variedade de lmpadas lmpada fluorescente, mercde vapores metlicos. rio ou at de vapor metlico, Abaixo: Eficientes verses com tubo de arco cermico, formatos PAR e bipino. com seu bulbo revestido por um filtro especial, que bloqueia o mximo possvel de luz visvel e permite a passagem da faixa de ultravioleta desejada. Luz negra um clssico em iluminao de casas noturnas, tambm utilizada para destacar cenrios e pinturas com tintas fluorescentes. Xenon: So lmpadas de descarga que empregam o gs xennio. As verses mais comuns destas lmpadas equipam nossos flashes e os Strobos. Nestas aplicaes, o arco ocorre em pulsos, alimentados pelas descargas de um capacitor. O desenvolvimento de uma verso de lmpada Xenon com arco contnuo e de pequenas dimenses permitiu substituir o arco voltico em seguidores, searchlights e projetores de cinema. Este tipo de lmpada opera em alta presso e temperatura. Possui IRC acima de 90 e temperatura de cor em torno de 5000k, alm de boa eficincia luminosa. Esta verso encontrada em potncias de 400 a 10.000w. O alto custo da lmpada, alm das complicaes e cuidados envolvidos em sua operao, a tornam vivel somente para aplicaes especficas, como as mencionadas acima.

cuja construo prioriza a mxime eficincia luminosa e preciso tica. Desta forma, so lmpadas que se prestam para a aplicaes especficas, como em seguidores, searchlights, moving-lights, fresneis de cinema, projetores, maquinrio medicinal, grfico, fontes de luz para fibra tica e Etc. Como a prioridade a eficincia, geralmente tais lmpadas tem alto custo de aquisio e vida til mais limitada. Hoje uma lmpada como a HMI alcana o dobro do fluxo luminoso de uma lmpada de Xenon, e uma lmpada como a MSD j pode alcanar vida til de 2000 horas.

Acima: Lmpada HMI. Abaixo: Lmpada MSR.

Novas tecnologias:
At praticamente a dcada de 90, a produo de luz por energia eltrica praticamente se restringia s formas mencionadas at agora: Incandescncia de um filamento ou descarga por meio de eletrodos ionizando um gs. Hoje podemos contar com outros mtodos, que esto se mostrando muito promissores em termos de durabilidade, versatilidade e baixo consumo de energia: Induo Magntica: Nesta nova categoria de lmpadas, no existem filamentos nem eletrodos. O processo de ionizao do gs ocorre por induo magntica, proporcionado por um reator eletrnico. Uma vez que o desgaste de eletrodos o principal fator limitador da vida til em lmpadas de descarga, um processo de ionizao que elimina estes componentes permite uma lmpada de mais de 60.000 horas de durao. Muito til em locais de difcil manuteno como tneis e Etc. LED: Led a sigla de light emitter diode. um diodo semicondutor, formado pela juno de dois pequenos cristais de silcio, impregnados com diferentes materiais. Os cristais que formam o diodo possuem carga eltrica em polaridades opostas. Quando aplicamos

Acima: Lmpada de induo magntica. Abaixo: Refletores que possuem LEDs como fonte de luz.

Lmpada Xenon (XBO)

HMI, HTI, MSD e MSR: A tecnologia de descarga em multivapores metlicos tem se mostrado mais eficiente do que a de lmpadas xenon, para se produzir luz com alta intensidade aliada tima reproduo de cores e temperaturas de cor prximas da luz do dia. As lmpadas HMI, MSR MSD e HTI so verses de lmpadas de vapor metlico

Marcos Castilha / Lmpadas - Panorama Geral

uma voltagem no LED, a movimentao de eltrons gerada libera uma determinada quantidade de energia em forma de luz. A cor da luz emitida pelo LED determinada pelo tipo de material utilizado em sua construo. At h bem pouco tempo, o LED emitia luz somente nas cores verde ou vermelha. Sua combinao permitia a obteno de luz amarela. A pequisa tecnolgica obteve, ainda nos anos 90, condies de produzir LEDs na cor azul, de onde decorreu, atravs da combinao dos materiais, a obteno de LEDs brancos, amarelos, cor-de laranja e etc. As novas possibilidades de cor e o aumento de sua eficincia luminosa, tornaram vivel a construo dos grandes paineis e teles RGB, que hoje so comums tanto na publicidade como em espetculos. Esta evoluo est viabilizando seu emprego na iluminao, particularmente onde a miniaturizao, baixo consumo e operao segura so desejados. Sistemas baseados em LEDs j so adotados em museus, onde o calor e a emisso de UV so nocivos aos objetos expostos. Sistemas que combinam LEDs das trs cores primrias (RGB), controlados por um sistema inteligente de dimmerizao esto sendo empregados em aplicaes comerciais e promocionais, em luminrias e refletores direcionais, gerando em 16.000.000 de cores diferentes, atravs da combinao das 3 cores primrias. A evoluo destes dispositivos s depende do desenvolvimento de LEDs com fluxo luminoso cada vez maior. Bibliografia: Bulbman General Lighting Catalog. GE Lighting Lamp Products Catalog. Catlogos Philips. Catlogos Osram. Revista Lume Arquitetura Light Fantastic - Max Keller (Ed. Prestel). Enciclopdia Britanica (Barsa). Links: - www.bulbman.com - www.sylvania.com/prodinfo/welcome.htm - www.skytrackersearchlights.com/ - w w w. k i n g b r i g h t - l e d . c o m / h t m l / products.html - www.uv-light.demon.co.uk/web-4-1.htm - www.highend.com - www.lumearquitetura.com.br - www.ledpoint.com.br

Quadro comparativo geral: eficcia luminosa:


Tipo de lmpada Incandescente Halgena palito Fluorescente convencional Fluorescente trifsforo Vapor de mercrio Eficcia (lm/W) 16 21 70 103 55 120 80 a 90 40 100 80 80 IRC 1A 1A 2A 1B 3 4 1B 1A 1A 1B 1B Vida til Equip. Auxiliar (h) 1000 2000 7500 16000 24000 28000 10000 750 60000 8000 Reator Temp. de cor (K) 2700 3000 5500

Reator Eletrnico vrias Reator Reator e ignitor Reator e ignitor Fonte dedicada Reator dedicado Reator dedicado 4000 2000 3000/5900 5600 6000 4000 2700/4000

Acima: Leds acoplados a lentes direcionadoras do fluxo luminoso Abaixo: Leds montados em barras (iluminao. linear)

Vapor de sdio Alta Presso Vapor metlico Xenon HMI Lmpada de induo magntica Fluorescente compacta eletrnica

Quadro de correlao de ndice de reproduo de cores (IRC)


IRC 1A 1B 2A 2B 3 4 Faixa 90 - 100 80 - 89 70 - 79 60 - 69 40 - 59 20 - 39 Classificao Muito alto Muito alto Alto Alto Mdio Baixo Aplicaes Grfica / ateli Escritrio Escritrio / uso geral Uso geral / indstrias Indstrias / galpes Rodovias / pteos Fonte: Catlogo Osram 2002. / Light Fantastic - Max Keller (Ed. Prestel). Obs1: Lmpadas de mesma categoria mas de potncias ou fabricantes diversos podem apresentar diferentes ndices de eficcia luminosa. Obs2: Consulte sempre as normas tcnicas e legislao vigente para saber o IRC desejado para cada atividade.

Marcos Castilha - Arquitetura de Iluminao (11) 5683-2788 / 8211-9927 Email: macasti@terra.com.br

Vous aimerez peut-être aussi