Vous êtes sur la page 1sur 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA FRANCINE DOS SANTOS FURLAN

RELATO DA PRTICA PEDAGGICA:


A partir do livro: A princesa e o gro de ervilha

Itapetininga 2011

FRANCINE DOS SANTOS FURLAN

RELATO DA PRTICA PEDAGGICA:


A partir do livro: A princesa e o gro de ervilha

Produo Textual Interdisciplinar do 4 Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paran UNOPAR VIRTUAL.

Itapetininga 2011

1 APRESENTAO Este trabalho est organizado pelo tema escolhido, resumo da histria, pelo motivo da escolha, objetivos e relato, resultados e fundamentos tericos de forma que facilite o entendimento do leitor. Eu escolhi a histria A princesa e o gro de ervilha, obra de Hans Christian Andersen, pois uma histria bem ldica, e que as crianas ainda no conheciam. A princesa e o gro de ervilha a histria de um famlia real e de um prncipe muito exigente que j havia procurado por todo mundo a princesa ideal e porm ainda no havia encontrado, quando num dia chuvoso uma pobre moa toda encharcada e suja de lama bate na porta do castelo pedindo ajuda e um pouso, a rainha e o rei ficam desconfiados se realmente ela uma princesa, e se questionam como pode uma princesa estar naquela situao, ento colocam vinte colches na cama da pobre moa e no meio um gro de ervilha verde, pois se realmente ela for uma princesa ter uma pela delicada e ir se incomodar como o gro de ervilha, no dia seguinte para surpresa de todos a princesa se levanta abatida e se queixa que no teve uma boa noite, seu corpo est dolorido e cansado, eis ento a prova de que realmente ela uma princesa, e mais que isso ideal ao exigente prncipe, foi ento que se casaram e viveram felizes. As obras de Christian Andersen so repletas de fantasia, significados e ludicidade, de maneira que as crianas que esto na faixa de quatro anos se envolvem rapidamente, despertando curiosidade e interesse. Eu escolhi a histria A princesa e o gro de ervilha com o intuito de ampliar o repertrio das crianas, e nada melhor do que apresentar as crianas uma das principais obras de Hans Christian Andersen. O meu objetivo maior com o momento do conto era explorar o

mximo de detalhes existentes na histria, de maneira que as crianas aprendessem de maneira dinmica e pudessem mergulhar e se apaixonar pelo conto.
J dizia o filsofo Lucius Annaeus Seneca:
A educao exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida,

isso que dizer que o educador responsvel para formao do indivduo e para isso precisa estar preparado, posso dizer que conforme aprendemos; a Educao Infantil oportuna a promover o progressivo autoconhecimento da criana, o desenvolvimento de habilidades, comunicao e expresso, a socializao, a manifestao e a compreenso das emoes prprias e as dos outros, a progressiva estruturao de pensamento, a conquista progressiva da autonomia, do esprito crtico, da iniciativa, num ambiente gerador de atitudes e valores. Portanto necessrio propiciar a criana um ambiente ldico, seguro e organizado gerando uma aprendizagem enriquecedora, de forma que a comunicao e interao entre professor e aluno seja expressada pelo afeto, oralidade, musicalidade, experimentao, contato com os primeiros signos, desenvolvendo aos poucos intimidade com as letras e com o mundo, porm respeitando cada etapa, cada momento da educao infantil tem sua finalidade e o professor precisa estar consciente disso, cada momento vivenciado no ambiente escolar como a roda da conversa, as cantigas, o lanche, os cuidados com higiene, as brincadeiras, a contao de histrias, as atividades como pinturas, massinha, alinhavo, bingo de letras, etc, servem para exercitar capacidades motoras e cognitivas e fazer descobertas ao iniciar o processo de alfabetizao. Portanto Educao Infantil um trabalho rduo mas nobre e rico, no a toa que a palavra educar vem do latim e significa insignare, ou seja, marcar com sinal.

Relato da Prtica Pedaggica Este relato foi realizado no dia quinze de setembro, no Instituto Imaculada Conceio com crianas do Nvel III da Educao Infantil com idades entre quatro e cinco anos. Para realizar o relato, resgatei algumas informaes e apresentei a eles o ilustre escritor Hans Christian Andersen, disse que iria apresentar um novo amigo a eles e fui falando um pouco sobre sua vida, passando pelos perodos mais difceis de sua vida, relatei suas viagens, sua maior paixo o teatro, at chegar as suas homenagens e sua morte, apresentei algumas das principais obras: O patinho feio, O rouxinol e A princesa e o gro de ervilha, as histrias aguaram o interesse das crianas que se sentiram envolvidas com os desfechos criados pelo autor, mas a histria que mais chamou ateno foi A princesa e o gro de ervilha, foi ento que resolvi trabalhar em cima desse conto. Fizemos uma roda e dissemos uma parlenda antes, ziringuizu, ziringuiz histria aparea j! E comecei o conto, de imediato j comearam a questionar: _ Professora a princesa no ia sentir o gro de ervilha muito pequeno. Foram realistas, o que demonstrou que j esto conhecendo tamanho, forma e peso das coisas, mas depois de muita interao as crianas se envolveram no mundo da fantasia e comearam a dizer: _Ela sentiu sim, porque ela era uma princesa u. Terminamos a histria com outra parlenda, que diz: Era uma vez uma vaca chamada vitria, morreu a vaquinha, acabou a histria! Nesse momento as crianas j estavam mergurlhadas no universo mgico da fantasia, achei pertinente pedir que elas dessem outro final para histria para analisar a criatividade e pensamento crtico e se realmente conseguiram assimilar o conto. Aluno 1 disse: _Ela no sentiu o gro de ervilha e a rainha mandou ela embora. Aluno 2 disse:_ A rainha no deixou ela entrar no castelo, logo que ela chegou. Aluno 3 disse: _O prncipe levou ela embora, antes que ela dormisse nos colhes tia.

Pedi

depois

que

fizessem

relato

oral

do

conto

demonstraram excelente organizao de pensamento e conseguiram relatar oralmente com sucesso. Eles tambm utilizaram do desenho para expressar esse momento, atravs da prtica pedaggica pde-se avaliar as crianas, sua organizao de pensamento, interesse, criatividade, explorar suas potencialidades, podendo assim alcanar o resultado esperado. No universo infantil, torna-se essencial o contato com as histrias para a formao das crianas, afinal, quem no gosta de ouvir uma boa histria? Gostamos tanto de histrias, que criamos o cinema, a televiso, o rdio, o teatro etc, para produzir as histrias que inventamos. Desde os primrdios da humanidade, o homem conta histrias, sejam elas relatos de seus feitos ou criadas para diverso, para informao ou para tantos outros fins. As histrias servem para encantar, apaixonar, assustar, ensinar, mostrar outros lugares, pessoas e outros jeitos de viver, tambm para incentivar a aprendizagem, preparar para as situaes etc. De acordo com Abramovich (2006, p.17):
Ler histrias para crianas, sempre, sempre... poder sorrir, rir, gargalhar com situaes vividas pelos personagens, com idia do conto ou como o jeito de escrever dum autor e, ento poder ser um pouco cmplice desse momento de humor, brincadeira , de divertimento....

A literatura infantil uma comunicao histrica (localizada no tempo e no espao) entre um locutor ou escritor-adulto (emissor) e um destinatrio-criana (receptor) que, por definio, ao longo do perodo considerado, no dispe seno de modo parcial da experincia do real e das estruturas lingsticas, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta. (SORIANO, 1975 apud COELHO, 200, P.30-31)

CONSIDERAES FINAIS

A experncia do relato da prtica pedaggica proporcionou um momento de interao e prtica onde se pde aprofundar os conceitos dos eixos norteadores do quarto semestre, trazendo clareza e fixao dos contedos apresentados, e a importncia de que o educador trabalhe com planejamento, organizao, dedicao, afeto, seja dinmico, flexvel, e esteja em constante formao. Esta reflexo da prtica e na prtica, como processo contnuo e de formao, aliada troca de experincias, pode facilitar e tornar mais coerente as transformaes do institudo, auxiliando na construo de uma nova epistemologia da prtica, na construo de saberes e resolues de problemas.

REFERNCIAS

REFERNCIAS LIMA, Lilian Salete Alonso Moreira; TEIXEIRA, Ana Maria de Souza Valle. Ensino da Linguagem oral e escrita. Edio.1: So Paulo: Pearson, 2011.

Vous aimerez peut-être aussi