Vous êtes sur la page 1sur 5

Giordano Bruno: A Metafsica do Infinito

Carlos Antonio Fragoso Guimares

Giordano Bruno, 1548-1600

O sacrifcio pelo livre pensar

Bruno nasceu em Nola, Itlia, em 1548. O nome com que ficou conhecido, Giordano, lhe foi dado quando, ainda muito jovem, ingressou no convento de So Domingos, onde foi ordenado sacerdote, em 1572. Mente inquieta e muito independente, Bruno teve srios problemas com seus superiores ainda quando estudante no convento. Sabemos que j em 1567 um processo foi instaurado contra ele, por insurbordinao, mas Bruno j granjeara admirao por seus dotes intelectuais, o que possibilitou a suspenso do processo. Era to sria a largueza de viso de Bruno quanto aos defeitos do pensamento intelectual de sua poca, que em 1576 teve de fugir de Npoles para Roma devido peseguies de toda espcie e, depois, para a Sua, onde frequentou ambientes calvinistas, que logo abandonaria julgando o pensamento teolgico destes protestantes to ou mais restrito quanto o dos catlicos. A partir de 1579, Bruno passa a viver na Frana, onde atraiu as simpatias de Henrique III. Em meados da dcada seguinte, Bruno vai para a Inglaterra. Mas logo ele entra em atrito com os docentes de Oxford. Vai, ento, depois de um curto perodo de retorno Frana, para a Alemanha luterana. Aps um perodo de vivncia no meio dos seguidores de Lutero (de onde seria expulso posteriormente), Bruno parte para Frankfurt, onde publica sua trilogia de poemas latinos. Recebe um convite (que lhe seria fatal) para ensinar a arte da memria ao nobre (na verdade, um interesseiro) veneziano chamado Joo Mocenigno. Assim, selando seu destino, Bruno parte para a Itlia em 1591. No mesmo ano, Mocenigno (que esperava aprender as artes da magia com Bruno) denuncia o mestre ao Santo Ofcio. No ano seguinte, comea o dramtico processo contra Bruno, que se conclui com sua retratao. Em 1593, transferido para Roma, onde submetido a novo processo. Depois de extenuantes e desumanas tentativas de convenc-lo a retratar-se de algumas de suas teses mais bsicas e revolucionrias pelo mtodo inquisitorial, Bruno , por fim, condenado morte na fogueira, em 16 fevereiro de 1600. Giordano Bruno morreu sem renegar seus pontos de vista filosfico-religiosos. Sua morte acabou por causar um forte impacto pela liberdade de pensamento em toda a Europa culta. Como diz A.

Filipe

Guzzo: "Assim, morto, ele se apresenta pedindo que sua filosofia viva. E, desse modo, seu pedido foi atendido: o seu julgamento se reabriu, a conscincia italiana recorreu do processo e, antes de mais nada, acabou por incriminar aqueles qua o haviam matado".

A Filosofia de Bruno

A caracterstica bsica da filosofia de Giordano Bruno a sua volta aos princpios do neoplatonismo de Plotino e ao hemetismo orgnico da Europa pr-crst, notadamente nos trabalhos sobreviventes que conhecemos como "O Corpus Hermeticum". Nos primeiros sculos da era imperal romana durante o desenvolvimento do movimento cristo, veio tona uma surpreendente literatura de carter filosfico-religioso, cujo trao de unio era, segundo seus autores, as revelaes trazidas po Thot, o deus escriba dos egpcios, que os gregos identificaram com Hermes Trismegisto, de onde o nome de literatura hermtica. Parece que o Thot egpcio foi, realmente, baseado em uma figura religiosa histrica real que o tempo se incubiu de envolver nos vus da lenda. Seja como for, temos conhecimento desses escritos filosfico-religiosos que remontam tradio inicada pelo movimento de ThotHermes, e que nos chegaram, em parte. O suporte doutrinrio dessa literatura, segundo Reale e Antiseri (1990), uma forma de metafsica inspirada em fontes do medioplatonismo, do neopitagorismo, da tradio de Apolnio de Tiana, e do nascente neoplatonismo. A iluminao pessoal, com a conseguinte salvao da alma, segunda esta doutrina, depende do grau de conhecimento (gnosi) e maturidade a que chega o homem em sua luta por compreender o porqu da existncia terrena, que a ante-sala do mundo supra-sensvel, alm do plano fsico. Em virtude da

profundidade destes escritos, alguns pais da Igreja (Tertuliano, Lactncio e outros), consideraram Hermes Trismegsito um tipo de profeta pago anterior e preparador dos ensinos de Cristo, embora esta histria tenha sido abafada pelo fanatismo catlico posterior da Idade Mdia. Resgatando parte desta tradio, Bruno se coloca na trilha dos magos-filsofos que ressurgiram na renascena, que, embora procurando manter-se dentro dos limites da ortodoxia crist, leva-o s ltimas consequncias. O pensamento de Bruno gnstico em essncia, profundamente mesclado ao pensamento hermtico e neoplatnico que o sustenta. Ele conduz a magia renascentista s suas fontes prcrists e as demonstra serem to vlidas e ricas quanto a crist, tendo, inclusive, o mrito de se enriquecerem mutamente. necessrio aceitar o diferente, segundo Bruno, com suas riquezes e pontos de vista complementares ao modo de ver do mundo cristo.
Bruno, tal como antes fizera o filsofo Plotino, considerava a religiosidade pr-Crist uma forma de exerccio para uma vivncia plena, mstica e direta com o Uno, o que parecia estar tambm presente no pensamento de Cristo, mas que foi encoberto pelos dogmas da Igreja. Isso foi fatal para Bruno, que surgiu uma poca de extrema intolerncia religiosa ( e que - sejamos honestos - ainda perdura de forma sutil e ainda mais cruel na Igreja Catlica, como no exemplo da condenao da Teologia da Libertao e de seus formuladores, como Leonardo Boff, e no falso discurso ecumnico que esconde interesses polticos, em que cegamente seguida por sua filha prdiga: o universo das igrejas e seitas evanglicas), e que buscava no hermetismo um refgio cegueira fantica da inquisio. E Bruno vem tona pregando um reconhecimento da herana pag antiga e da liberdade de pensamento filosficorelgioso, o que, por si, era uma ameaa e uma atitude por demais revolucionrias para serem suportadas pelo poder de Roma. O pensamento de Bruno era holista, naturalista, sistmico e espiritualista. Dentre suas idias especulativas, destacamos a percepo de uma sabedoria que se exprime na ordem natural, onde todas as coisas, quer tenhamos idia ou no, esto interligadas e

se inter-relacionam de maneira mais ou menos sutil (holismo); a pluralidade dos mundos habitados, sendo a Terra apenas mais um de vrios planetas que giram em volta de outros sistemas, etc. Por tudo isso, por essa ousadia em pensar, Bruno - que estava sculos adiante de seu tempo - pagou um alto preo. Mas sua coragem serviu de estopim e incentivo ao progresso cientfico e filosfico posterior.

Bibliografia: Reale, G. & Antiseri, D. - Histria da Filosofia, Volume II, Ed.Paulis, So Paulo, 1990. Yates, F. A. - Giordano Bruno e a Tradio Hermtica, Ed. Cultrix, So Paulo, 1988.

Vous aimerez peut-être aussi