Vous êtes sur la page 1sur 2

A Esfinge - Guardi das Pirmides de Giz

Nas areias ao lado das pirmides, em Giz, perto do Cairo, est agachada a Esfinge. A significao desse grande monumento ainda nos escapa; ns, que mandamos espaonaves aos planetas, ainda paramos maravilhados diante desse monstro de pedra e tentamos imaginar em vo os motivos da estranha gente que a construiu. Uma vasta cabea humana com toucado real ergue-se nove metros acima do corpo de leo com setenta e dois metros de comprimento, esculpido em slida rocha. Suas feies altivas desprezam as mutilaes dos homens e olham com sorriso enigmtico atravs do Nilo, alm do sol nascente, transcendendo espao e tempo, para o infinito insondvel do universo.

Sua fisionomia serena brilha com um poder csmico, irradiando uma aura que acalma as mentes das pessoas, evocando ecos de uma idade, de uma civilizao gloriosa e maravilhosa governada pelos deuses. Uma to grande nobreza dominando as paixes transitrias da humanidade lembra aquelas cabeas colossais da pr-histria esculpidas nos picos dos Andes e na Ilha de Pscoa, no Oceano Pacfico.

Acredita-se que os atlantes adoravam o Sol puramente como representao fsica do logos solar; quando seus adeptos emigraram para o Nilo, estabeleceram a a religio do Sol e construram a grande pirmide e a Esfinge. Dizem os iniciados que essa cabea humana sobre um corpo de leo simboliza a evoluo do homem desde o animal, o triunfo do esprito humano sobre a besta. Debaixo do monstro devia haver um templo que se comunicava com a grande pirmide, onde h milnios nefitos de vestes brancas procuravam iniciao nos mistrios da cincia secreta. Milnios mais tarde os sacerdotes egpcios relacionaram a Esfinge com Harmachis, um aspecto de Ra, o deus Sol.

A antiga ndia relacionava a Esfinge com Garuda, meio homem, meio ave, o carro celeste dos deuses; os antigos persas identificavam a Esfinge com Simorgh, uma ave monstruosa que de vez em quando pousava na Terra, outras vezes andava no oceano, enquanto com a cabea sustentava o cu. Os magos da Babilnia ligavam Simorgh Fnix, a fabulosa ave egpcia que, acendendo uma chama, consumia a si mesma, depois renascia das chamas, possivelmente um smbolo da renovao da raa humana depois da destruio do mundo. Os povos do Cucaso acreditavam que o Simorgh alado ou cavalo de doze pernas de Hushenk, mestre lendrio que diziam ter construdo Babilnia e Ispa, voou para o norte, atravs do rtico, para um continente maravilhoso. Um sbio caldeu disse a Cosmos Indicapleustes no sculo VI d.C.:

... As terras em que vivemos so rodeadas pelo oceano, mas alm do oceano h outra terra que toca o muro do cu; e nessa terra que o homem foi criado e viveu no paraso. Durante o dilvio, No foi levado em sua arca para a terra que sua posteridade habita agora.

O Simorgh tornou-se a guia de Jpiter exibida nos estandartes das legies romanas atravs do mundo antigo; smbolo de poder divino, foi adotada por Bizncio e tornou-se a divisa herldica do Santo Imprio Romano, quando, como guia de duas cabeas, foi ostentada pelos Habsburgos da ustria; e ainda encontra lugar de honra nos brases das poucas monarquias que restam atualmente.

A prpria Esfinge conjura um mistrio mais desnorteante, e contudo talvez mais cheio de humanidade do que ns compreendemos. Algumas pinturas egpcias mostram a Esfinge com asas e rosto humano, retrato de reis ou rainhas; pensamos nos famosos touros alados de Nnive. Os sacerdotes egpcios de Sas falaram a Slon da grande guerra entre os atlantes e Atenas e disseram-lhe da relao entre o Egipto e a Grcia; ficamos mais intrigados ainda ao descobrir ambos os pases ligados pela Esfinge.

ESFINGE-GIZ

Vous aimerez peut-être aussi