Vous êtes sur la page 1sur 5

Fsica - Ensino Mdio

Texto
Data: 15/02/06

A ARTE DE ESTUDAR
Quem progride, por pouco que seja, diariamente e sem esmorecer, que realizar grandes obras nos momentos decisivos. Massaharu Taniguchi

I] Reflexo: O futuro
O que voc deseja ser daqui a dez anos? O que voc e seus amigos e amigas sero? Como estaro daqui a dez anos? Mdicos, advogados, comerciantes, cientistas, ricos, pobres, empresrios, desempregados, casados, solteiros, felizes, infelizes... Tudo vai depender de voc, do que voc fizer agora com voc mesmo e com os outros; vai depender de sua capacidade de planejar e agir de acordo com aquilo que voc quer ser e fazer; da sua capacidade de entender que para comear a estudar, de modo correto e disciplinado, no fcil, exige "pique", concentrao, muita pacincia e vontade. No por acaso que muitos fracassam nessa tentativa e, mais tarde, dali a dez anos, essas pessoas costumam entrar na posio errada de acusar os outros ou a sociedade; quando a nica coisa que deveriam culpar seria o seu comodismo, a sua inrcia e a sua capacidade de querer seguir o melhor caminho, mais rduo, mas que, contudo, poderia ser encontrado. Hoje voc ainda tem a liberdade para escolher, tudo depende de voc. Voc escolhe agora. Ns acreditamos em voc.

II] A fora de vontade nos estudos


"Uma vontade forte uma esperana realizada." Esta uma verdade para quem estuda, porque vence quem insiste e persiste. A boa vontade uma varinha mgica que abre todas as portas. A atividade intelectual movida pela energia da vontade e ela se prova pela ao. Einstein estudava sozinho desde os 12 anos. Edison foi um menino que no se dava bem com os professores. Sua me foi a orientadora de seus estudos, nem por isso deixou de ser um estudante metdico. O aluno no pode esperar milagres da escola e dos professores, eles ajudam (ou atrapalham), de acordo com o interesse do estudante. O aluno que pensa em estudar somente quando tiver vontade, est errado. preciso que se imponha vontade disciplina. No se submeta aos caprichos, pois para conseguir xito em algum empreendimento, h regras definidas. No se pede aqui que o aluno seja um alienado, que no tenha suas horas de lazer. Nada disso. Est se pedindo organizao, disciplina, ter horas de estudos predeterminadas e no deixar os estudos sempre para depois. Um estudante desorganizado sofre, pois todos ficam cobrando dele um bom rendimento escolar, no se diverte bem porque a lembrana dos trabalhos escolares no lhe saem da mente. Sofrem tambm os pais, os professores. Enfim, seria muito mais fcil a vida se ele organizasse seu horrio de estudos, combinasse com os colegas o horrio que eles podiam visit-lo em casa ou cham-lo para um bate-bola. Por mais experincia de sala de aula que tenha um professor, no possvel dizer que tipo de aluno ser bem sucedido nos estudos. H inteligentes relapsos, por isso no conseguem nada; h medocres que se tornam excelentes profissionais porque possuram fora de vontade. Como se nota, a perseverana e a disciplina so as chaves do sucesso nos estudos. (Resumo de captulo do livro "A Arte de Estudar", de Virgolina Mura Viotto.)

III] Aprendendo a aprender


Colgio I. L. Peretz - Mor George Hirata 1/5

Fsica - Ensino Mdio


Texto
Data: 15/02/06

Tem aumentado, cada vez mais, o nmero de estudantes que no alcanam resultados satisfatrios nos exames de ensino fundamental e mdio. So aqueles que no aprenderam a aprender. Se, com grandes dificuldades, alguns conseguem terminar o ensino mdio, a situao deles agrava-se, ainda mais, para entrar na universidade. Muitos desses alunos abandonam seus estudos aps sucessivas reprovaes no curso vestibular. Aquele que no aprendeu a criar interesse pelo estudo pode at chegar a freqentar as aulas de alguma escola superior menos procurada, em algum curso menos concorrido. Mas o desinteresse que sempre acompanhou esse aluno na sua vida estudantil vai, provavelmente, manifestar-se tambm na sua vida profissional. E a, ele ter perdido uma das mais fascinantes oportunidades da vida: aquela que resulta de um singular sentimento de vitria e felicidade, que compensa todos os esforos daqueles que aprenderam a aprender.

IV] Diagnstico
Uma centena de estudantes que haviam tido duas ou mais reprovaes na escola ou vestibular foram entrevistados. A culpa do fracasso foi atribuda aos seguintes fatores: Professores que no sabem ensinar; Livros e apostilas complicados; Aulas longas e desinteressantes; Sistemas de avaliao deficientes; Problemas familiares; Falta de base. verdade que algumas razes citadas podem ser causas reais do fracasso de alguns estudantes; mas, em muitos outros casos, essas crticas constituem desculpas para encobrir as verdadeiras causas da m performance.

Possveis causas do fracasso


Falta de ateno s aulas

Comentrios

Quem procura prestar ateno nas explicaes consegue uma aprendizagem efetiva. Alm disso, tem a sensao de que a aula passa mais depressa. Falta de preparao conscienciosa e diria para as provas Quem estuda apenas nos dias que antecedem s provas no consegue assimilar os contedos estudados. Falta de disciplina e horrio de estudo Muitos alunos estudam somente quando esto "a fim" Falta de concentrao Estudar, comer, beber e ouvir msica, ao mesmo tempo, certamente diminui a produtividade Falta de sensibilidade e determinao Estudar no fcil, exige "pique", pacincia e muita vontade. Metodologia de estudo Para cada aluno existe uma metodologia adequada. Estudar apenas algumas matrias Os vestibulares e a vida valorizam a formao geral muito mais que a especfica

Colgio I. L. Peretz - Mor George Hirata

2/5

Fsica - Ensino Mdio


Texto
Data: 15/02/06

V] Pr-requisitos
No se deve comear a aprender a arte de estudar diretamente, mas sim, indiretamente. Primeiro, torna-se necessrio dominar e praticar alguns pr-requisitos. "Um aprendiz da arte de tocar piano comea praticando escalas, assim como um aprendiz da arte de atirar com arco e flecha comea fazendo exerccios respiratrios". (Zen in the Art of Archery, Herrigel) Os nossos pr-requisitos para aprender a arte de estudar so: a disciplina, a concentrao e a pacincia e por ai que comeamos. Para aprender a estudar voc deve, primeiramente, aprender a praticar a concentrao, a disciplina e a pacincia em todas esferas de sua vida. Nas prximas sees, vamos tratar dos aspectos tericos e prticos desses valores.

1. A disciplina
Se perguntarmos a uma criana de doze anos a sua opinio a respeito de disciplina, ela, provavelmente responder: "coisa muito chata". J um adulto poder referir-se disciplina como um sistema rgido e autoritrio: levantar cedo, trabalhar duro e no se comprazer em futilidades. exatamente a que reside um dos aspectos mais infelizes do nosso conceito ocidental de disciplina: o de supor que a sua prtica algo doloroso e desagradvel. O Oriente reconheceu h muito tempo que aquilo que bom para o homem, para o seu corpo e alma, deve tambm ser agradvel, ainda que no princpio se torne necessrio superar certas resistncias naturais. O importante que as regras disciplinares no sejam impostas do exterior e sim que sejam a expresso da vontade prpria e que seja sentida como agradvel. Uma pessoa pode, por exemplo, estabelecer para si mesma algumas regras simples com tempos e movimentos para ler, ouvir msica, estudar, meditar, passear, praticar esportes, conversar, ver televiso, etc. Faa um horrio de estudo e no se afaste dele.

2. A concentrao
Ficar concentrado significa viver plenamente o presente, agora, aqui e no pensar na coisa seguinte a ser feita. Ser capaz de concentrar-se significa ser capaz de ficar s consigo mesmo, o que difcil, mas no impossvel. Tente ficar s consigo mesmo. No incio, voc vai sentir-se inquieto, nervoso ou mesmo experimentar uma considervel ansiedade. Continue tentando. Pode ser que muitos pensamentos tomem conta de sua mente: planos para o resto do dia, dificuldades no trabalho ou no estudo, namorado ou namorada, famlia, dinheiro, etc. Alm desses exerccios, voc deve aprender a ficar concentrado em tudo o que estiver fazendo, ouvir msica, em ler este texto, em falar com uma pessoa, em ver uma paisagem, etc. A atividade do momento presente deve ser a nica coisa que importa. Praticando pacientemente, voc vai desenvolvendo a sua capacidade de concentrao. Se estiver estudando, leia com o objetivo de entender, reter e lembrar. Recite para voc mesmo os pontos principais do texto e depois escreva-os. Volte ao texto, confira os erros e as omisses. Procedendo assim, voc aumentar a sua capacidade de compreender, de sintetizar e de fixar a matria. Mas no se esquea: pratique a concentrao em tudo o que fizer na vida.

3. A pacincia
Todos ns sabemos que, para aprender qualquer coisa, a pacincia fundamental. Quem anda atrs de resultados rpidos tem sempre grandes dificuldades para aprender. A pacincia prtica to difcil, quanto a disciplina e a concentrao. Estabelecer regras disciplinares e segu-las ser, inicialmente, muito difcil e a a pacincia desempenha um papel fundamental. Colgio I. L. Peretz - Mor George Hirata 3/5

Fsica - Ensino Mdio


Texto
Data: 15/02/06 A prtica da concentrao parecer impossvel nas primeiras tentativas. Se no se sabe que tudo tem o seu tempo, se quer forar as coisas, ento na verdade nunca se conseguir sucesso em ficar concentrado ou em fazer as coisas de modo disciplinado. Para se ter uma idia do que a pacincia capaz, basta que se observe uma criana aprendendo a andar. Ela cai, torna a cair, cai outra vez, e, no entanto, continua tentando, melhorando, at que um dia anda sem cair. Imagine o que poderia o adulto realizar se tivesse a pacincia da criana e a sua concentrao nos objetivos que lhe so de importncia!

VI] A Arte de Estudar


1. Pratique sempre
A prtica da disciplina, da concentrao e da pacincia em todas as fases da sua vida constitui indispensvel instrumento para ajud-lo a dominar, com excelncia, no apenas a arte de estudar mas, principalmente a arte de viver.

2. A aula e a seqncia em casa


Ao dirigir-se a uma sala de aula, cuide para faz-lo com interesse, com disposio de quem vai a um lugar agradvel e ciente de que, fazendo-o de forma concentrada, voc aprender muito mais e a aula tornar-se- muito mais interessante. Faa ou no anotao, isso depende de voc. Entretanto, se fizer, anote apenas os pontos principais e alguns elementos secundrios. Estando concentrado, ser fcil identific-los. Se voc no tem o hbito de anotar, poder, ento, ficar mais concentrado e mais propenso a fazer perguntas. Utilize isso para tirar dvidas e aprender mais. Se chegar em casa e dedicar aproximadamente 20 minutos para rever a lio atravs do livro-texto, sublinhando os pontos fundamentais e depois fazendo alguns exerccios, voc sentir o que significa aprender, de fato, e o que a concentrao e a disciplina podem fazer por voc.

3. Organizao e eficincia: estudar em casa


Estabelea o seu horrio de estudo e no se afaste dele. Lembre-se: disciplina fundamental. Intercale as matrias, de modo que essa variao atenda ao seu interesse e satisfao. Escolha um local adequado concentrao: silencioso, arejado, bem iluminado. Som, televiso desligados. No estude deitado. Estude 40 minutos, descanse 5 minutos e volte a estudar. Estude em um s lugar e cuide, antes de comear, que apenas os objetos necessrios estejam sobre a mesa. Voc no necessita estudar todas as matrias todos os dias. Faa um horrio semanal de estudo. Utilize o livro ou a apostila o mximo possvel. Faa os exerccios e anote as dvidas relativas ao texto e/ou exerccios, de forma precisa, para esclarec-las com o seu professor. Coloque-se em uma atitude mental ativa, alerta e num constante desafio. Faa a si mesmo perguntas especficas sobre as partes mais difceis. Lembre-se: uma simples leitura ou um estudo desinteressado o faro sonolento. Se estiver realmente cansado fsica ou mentalmente, repouse por algum tempo e, depois, mos obra.

4. Mente s em corpo so
"Ningum de ferro". Estudo tambm tem limites. A prtica de esportes fundamental. No use estimulantes ou drogas para mant-lo alerta. Exerccio fsico, repouso e diverso so os fatores que mantm a mente alerta e saudvel.

5. O que se deve evitar


1. 2. Evite decorar, sem entender. Evite decorar pormenores separados que no podem ser concatenados. 4/5

Colgio I. L. Peretz - Mor George Hirata

Fsica - Ensino Mdio


Texto
Data: 15/02/06 3. 4. 5. 6. Evite estudar somente o que julga que ser pedido nas provas. Evite ler e reler o que j aprendeu. Evite "passar a vista" vagamente por toda a matria. Tenha, da matria, um plano definido. Evite a ociosa "esperana" de que algumas questes no cairo na prova. Prepare-se para faz-las. Um bom estudante no diz: "isso no vai cair".

6. Como preparar-se para prestar exames. O objetivo dos exames.


Os exames dos cursos secundrios, universitrios e vestibulares, do, geralmente, mais nfase informao, compreenso ou interpretao e aplicao. Um exame pode acentuar qualquer destes aspectos ou todos eles, e voc deve estudar e preparar-se para cada situao. Uma das mais importantes funes dos exames contribuir para uma recapitulao compreensiva e bem organizada da disciplina, como um todo. Estas simples observaes oferecem-lhe algumas sugestes quanto ao que deve ter em mente, ao se preparar para realizar suas provas.

Colgio I. L. Peretz - Mor George Hirata

5/5

Vous aimerez peut-être aussi