Vous êtes sur la page 1sur 4

Cincias Fsico-Qumicas

MTODOS DE SEPARAO DOS COMPONENTES DE UMA MISTURA


A grande maioria dos materiais existentes na Natureza uma mistura de vrias substncias. Por vezes necessrio separ-las para depois as poder usar. Como consegui-lo? Conheces j algumas propriedades que permitem distinguir e classificar diversos tipos de materiais. Podes distinguir substncias com base em propriedades como o ponto de ebulio, o ponto de fuso, a densidade e a solubilidade. Usando as diferentes propriedades das substncias, vamos procurar processos fsicos que permitam separar as substncias constituintes de uma mistura, sem as alterar quimicamente. Isto significa que aps a separao das diferentes substncias que constituem a mistura, podes sempre voltar a obter a mistura inicial juntando novamente todas elas.

Separao de Componentes em Fases Distintas de uma Mistura Heterognea


Separao de Componentes Slidos
Peneirao Permite separar dois componentes slidos de uma mistura com partculas de tamanhos diferentes. Utiliza uma rede - a peneira - cuja malha maior que as partculas de um dos componentes e menor que as partculas do outro componente. Quando a mistura vertida sobre a peneira, a fase slida de partculas mais reduzidas consegue atravess-la, enquanto a fase slida de partculas maiores fica retida. Propriedade em que se baseia: Tamanho Exemplos: Separar farinha do farelo; separar areia das pedras. Separao Magntica Permite separar o ferro e o nquel dos outros materiais, uma vez que estes metais tm propriedades magnticas, sendo atrados por manes. Propriedade em que se baseia: Propriedades magnticas Exemplos: Separar os corpos ferrosos do resto do lixo das lixeiras; um dos processos utilizados na reciclagem do lixo. Sublimao Aplica-se a misturas que contenham substncias que sublimem facilmente (passem directamente do estado slido ao gasoso e vice-versa). Nesse caso, aquecendo a mistura estas substncias sublimam, passando do estado slido ao gasoso, e recolhe-se o vapor. O vapor ao arrefecer sublima de novo, passando do estado gasoso ao slido. Este processo permite a obteno de substncias com elevado grau de pureza. Propriedade em que se baseia: Facilidade de sublimao Exemplos: Separao de iodo de uma soluo, separao de naftalina de uma soluo. Extraco por solvente ou dissoluo fraccionada Aplica-se quando, numa mistura de substncias, uma delas particularmente solvel num dado solvente. Quando existem dois componentes slidos numa mistura e apenas um deles solvel num dado solvente (ou pelo menos tem uma solubilidade muito superior do outro), ao adicionar o solvente mistura apenas ele se dissolve. Obtm-se assim uma mistura heterognea com duas fases, uma slida (o slido que no se dissolveu) e outra lquida (o solvente com o componente solvel dissolvido). Para separar as duas fases assim obtidas, slida e lquida, e consequentemente, para terminar a separao dos dois componentes da mistura inicial, necessrio aplicar em seguida um dos processos que permita a separao destas duas fases. Propriedade em que se baseia: Solubilidade Exemplos: Separar areia de sal por extraco com gua; separar sal e acar por extraco com lcool.

Separao de Componentes na Fase Slida de Componentes na Fase Lquida


Decantao Quando a fase slida de uma mistura, mais densa, se deposita no fundo do recipiente, a fase lquida pode retirar-se escoando-a com cuidado para outro recipiente. Desvantagens: um processo rudimentar; difcil garantir que algumas partculas slidas no sejam arrastadas pela fase lquida; de difcil aplicao para partculas slidas de reduzido tamanho e/ou pouco densas. Propriedade em que se baseia: Densidade Exemplos: Separar areia de cloreto de sdio aps solubilizao em gua. Filtrao Aplica-se tambm a misturas heterogneas com uma fase slida e uma fase lquida. Faz-se passar a mistura atravs de um material poroso - o filtro. Os poros do filtro devem ter um dimetro inferior ao das partculas slidas que se pretendem separar. Dessa forma, ao verter a mistura sobre o filtro, a fase lquida consegue atravess-lo, enquanto as partculas slidas ficam retidas no filtro. Materiais porosos: Tecido, papel, porcelana no vidrada, camadas de areia, papel de filtro (no laboratrio). No laboratrio, a filtrao mais simples usa um funil onde se coloca um papel de filtro. Quando a filtrao por este processo muito demorada, recorre-se a filtrao a vcuo, usando um funil de Buchner e um Kitasato. Propriedade em que se baseia: Tamanho Exemplos: Separar areia de cloreto de sdio aps solubilizao em gua. Separao do cloreto de sdio em excesso (slido), de uma soluo saturada da mesma substncia. (Pode tambm ser usada para separar uma fase slida de uma fase gasosa, como no caso do filtro do aspirador). Centrifugao Utiliza-se para conseguir separar mais rapidamente uma fase slida de uma fase lquida, nomeadamente em misturas coloidais. A separao entre as duas fases consegue-se fazendo girar o tubo que contm a mistura em torno de um eixo, numa centrfuga. A fora centrfuga que se exerce "projecta" as partculas slidas, em suspenso, para o fundo do tubo. Aps a centrifugao, as partculas slidas ficam depositadas no findo do tubo com a fase lquida sobre aquele depsito. Com uma decantao cuidadosa podem ento separar-se as duas fases. Propriedade em que se baseia: Tamanho e Densidade Exemplos: Centrifugao durante a lavagem da roupa, extraco da nata do leite para produo de manteiga; separao do plasma dos glbulos do sangue.

Separao de Componentes Lquidos em Fases Diferentes


Decantao Pode ser utilizada para separar duas fases lquidas imiscveis, com diferentes densidades. Geralmente este tipo de decantao efectuado recorrendo a uma ampola de decantao ou funil de decantao. Quando a mistura colocada na ampola de decantao, a fase lquida de maior densidade dispe-se sob a fase lquida de menor densidade. Como a ampola de decantao possui uma torneira na base, abrindo-a deixa-se sair para outro recipiente a fase liquida mais densa. Em seguida deixa-se sair para outro recipiente a fase lquida menos densa. Propriedade em que se baseia: Densidade Exemplos: Separao de gua e azeite, separao de lcool e leo.

Separao de Componentes de uma Mistura Homognea (Soluo)


Cristalizao A cristalizao de uma substncia dissolvida num lquido pode ser conseguida por tcnicas diferentes, dependentes da mistura e das propriedades da substncia que se pretende isolar: A fuso seguida de arrefecimento pode tambm permitir a cristalizao. Usada geralmente para eliminar impurezas de uma substncia. Por aquecimento a altas temperaturas a substncia funde. Por arrefecimento volta a cristalizar, originando cristais com maior grau de pureza. Exemplos: Purificao do enxofre. A evaporao permite separar o componente lquido dos componentes slidos de uma soluo, mas com perda do componente lquido. Aps a completa evaporao do solvente, obtm-se os cristais da substncia dissolvida. O tamanho dos cristais depende da velocidade de evaporao do solvente; quanto mais lenta a evaporao maiores os cristais que se formam. Por este processo podem separar-se vrias substncias dissolvidas numa soluo, desde que apresentem diferentes solubilidades. Quando o solvente comea a evaporar, a substncia menos solvel a primeira a precipitar (devido reduo do volume de solvente a soluo ficou saturada dessa substncia). Os cristais formados podem ser separados por decantao ou filtrao. A soluo ainda contendo os restantes componentes colocada de novo a evaporar. medida que o solvente vai evaporando vo precipitando sucessivamente, e sendo retirados, as diferentes substncias dissolvidas na soluo, por ordem crescente de solubilidades. A este processo d-se o nome de cristalizao fraccionada. Propriedade em que se baseia: Solubilidade Exemplos: Cristalizao do sal dissolvido na gua; cristalizao dos diversos minrios constituintes do magma.

Cromatografia Utiliza-se quando se pretende separar um soluto que existe em muito pequena quantidade em soluo, de tal forma que dificilmente se poderia separar por cristalizao ou destilao. Baseia-se na propriedade que algumas substncias tm de fixarem superficialmente (adsorverem) outras. A substncia que adsorve (ou fixa) chama-se fase adsorvente e pode ser uma folha de papel, papel de filtro, um pau de giz ou um material fabricado prprio para esse efeito (geralmente em colunas). Ao fazer passar a mistura pelo material adsorvente, os seus componentes so adsorvidos em regies diferentes, de acordo com as respectivas propriedades que apresentam (por exemplo, o tamanho). Ao resultado (distribuio das substncias pelo material adsorvente), d-se o nome de cromatograma. Propriedade em que se baseia: Diferentes afinidades para o material adsorvente. Exemplos: Separao dos pigmentos das plantas; separao dos pigmentos de uma tinta; separao dos antibiticos dos seus meios de crescimento.

Destilao A destilao baseia-se nas diferenas de temperatura de evaporao e condensao das substncias componentes de uma soluo, ou seja, nos diferentes pontos de ebulio. Aquece-se a soluo at temperatura de ebulio de um dos seus componentes, o qual comea a passar ao estado de vapor. Ao contrrio do que acontece no processo de evaporao simples, em que o vapor se perde, na destilao o vapor obrigado a passar por um refrigerador. Ao passar pelo refrigerador, a temperatura mais baixa, o vapor condensa, permitindo recolher ento essa substncia no estado lquido. A destilao aplicada na separao de lquidos relativamente volteis (evaporam facilmente) existentes em solues lquidas. Destilao simples Quando a soluo tem vrios componentes com pontos de ebulio muito diferentes podem separar-se os diversos componentes pelo processo descrito aumentando progressivamente a temperatura. As vrias substncias vo sendo vaporizadas, condensadas e recolhidas por ordem crescente dos pontos de ebulio. Destilao fraccionada Quando a soluo tem alguns componentes com pontos de ebulio prximos, utiliza-se uma coluna de destilao especial, dividida em "andares", designada coluna de fraccionamento. Esta coluna permite que cheguem aos andares superiores as substncias com ponto de ebulio mais baixo (mais volteis), que ento passam para o condensador. Nos andares de baixo, onde a temperatura mais alta, ficam as substncias com pontos de ebulio mais elevado (menos volteis), que voltam a condensar antes de atingir os andares superiores, que ainda se encontram a uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulio. medida que os andares superiores vo aquecendo, estas substncias vo subindo mais andares na coluna, at atingirem o topo onde conseguem passar para o condensador para serem recolhidas. Quando conseguem faz-lo j dever ter sado anteriormente todo o vapor das substncias mais volteis. Propriedade em que se baseia: Ponto de ebulio Exemplos: Separao do sal da gua (aproveitando a gua), separao de lcool da gua; obteno da aguardente a partir do vinho, obteno de diversas substncias a partir do petrleo.

Vous aimerez peut-être aussi