Vous êtes sur la page 1sur 4

CONTABILIDADE INTRODUTRIA

1 - INTRODUO AO ESTUDO DAS CINCIAS CONTBEIS 1.1 Conceito O estudo organizado de qualquer assunto deve comear por sua definio. Desse modo, torna-se inevitvel perguntar: O que Contabilidade? A Contabilidade uma cincia que possibilita, por meio de suas tcnicas, o controle permanente do Patrimnio das empresas. 1.2 Objeto da Contabilidade O objeto o assunto do qual a cincia cuida. Qual o objeto da Contabilidade? O objeto ou assunto do qual trata a Contabilidade o Patrimnio. Por intermdio da Contabilidade, o administrador de uma empresa, ou at mesmo de uma residncia, pode, por exemplo, gerenciar melhor os recursos disponveis, obter informaes teis ao planejamento de suas atividades, saber o custo do que produzido ou consumido, apurar o lucro ou prejuzo, controlar ou reduzir despesas, aumentar receitas e prevenir e identificar erros e fraudes. Em resumo por meio da contabilidade, podemos ter o controle e o conhecimento detalhado do estado em que se encontra um patrimnio e acompanhar sua evoluo seja na explorao de um determinado negcio, seja em nossa prpria residncia. 1.3 Finalidade A Contabilidade mantida com a finalidade de fornecer s pessoas interessadas informaes sobre um patrimnio determinado. 1.4 Pessoas Interessadas nas Informaes Contbeis As pessoas que tm interesse na divulgao das informaes contbeis podem ser divididas em dois grupos: 1 pblico interno os administradores e os acionistas ou scios controladores; 2 pblico externo os acionistas ou scios no controladores, bancos fornecedores, clientes, governo entre outros.

Professor: Valdir Aparecido da Silva

Blog: www.valdirsilva.com.br

CONTABILIDADE INTRODUTRIA
Os administradores necessitam das informaes contbeis para melhor desempenhar as funes de gesto do patrimnio. Para eles, essas informaes podem ser teis ao planejamento, ao controle tomada de decises. A Contabilidade pode informar ao administrador qual o produto mais rentvel, quanto custa produzir um bem ou servio, qual ser o resultado provvel num determinado nvel de produo e venda etc. Uma das principais preocupaes da legislao que rege as sociedades annimas a proteo aos acionistas no-controladores. Os controladores tm o poder de nomear os administradores, que iro agir de acordo com os interesses daqueles. Ocorre que muitas vezes os interesses dos controladores so conflitantes com os dos no-controladores. Para estes as informaes contbeis so um instrumento importante na fiscalizao da atuao dos controladores. Com base nesta tica, a Lei das Sociedades por Aes (Lei n 6.404/76) exige das sociedades annimas, a elaborao e publicao de certas demonstraes contbeis. Em relao ao pblico externo, os bancos, fornecedores, financiadores em geral querem saber se a empresa apresenta situao econmico-financeira que lhe permita assumir e saldar dividas; os clientes precisam verificar se ela tem condies de realizar adequadamente o fornecimento de bens ou servios; e o governo deve fiscalizar se o pagamento dos tributos est sendo feito de maneira correta. 1.5 Funes da Contabilidade Entre as funes da Contabilidade, temos: 1 funo administrativa controlar o patrimnio; 2 funo econmica nas empresas consiste em apurar o lucro ou prejuzo, ou seja, calcular o resultado econmico.

Professor: Valdir Aparecido da Silva

Blog: www.valdirsilva.com.br

CONTABILIDADE INTRODUTRIA
2 PATRIMNIO DAS EMPRESAS 2.1 Conceito O que patrimnio? o conjunto de bens, direitos e obrigaes de uma pessoa, fsica ou jurdica, que possam ser avaliados em dinheiro. Sendo assim, podemos imaginar o Patrimnio da seguinte maneira: PATRIMNIO = BENS, DIREITOS E OBRIGAES. Vamos, ento estudar cada um desses elementos que compem o Patrimnio. 2.1.1 Bens So as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetveis de avaliao econmica. Os Bens pode ser de uso, de troca ou de consumo; Exemplos: Bens de Uso > imveis, mveis, veculos, balco, patreleira, espelho, vitrina etc. Bens de Troca > dinheiro, mercadorias etc. Bens de Consumo > papel para embalagem, material para limpeza, quilo de p de caf. Os Bens podem ser classificados de vrias maneiras, tendo em vista o interesse de quem os classifica. Bens materiais. Bens imateriais.

Os Bens materiais, como o prprio nome diz, so aqueles que possuem corpo matria por sua vez, dividem-se em: Bens mveis> os que podem ser removidos do seu lugar. Exemplos: mesas, veculos, computadores, dinheiro, mercadorias etc.; Bens imveis> os que no podem ser deslocados de seu lugar. Exemplos: terrenos, edifcios etc. Os Bens imateriais> so aqueles que embora, considerados Bens, no possuem corpo, no tem matria. So determinados gastos que a empresa faz, os quais, pela sua natureza, devem ser considerados parte integrante do Patrimnio e por motivos, so.

Professor: Valdir Aparecido da Silva

Blog: www.valdirsilva.com.br

CONTABILIDADE INTRODUTRIA
registrados pela contabilidade como Bens. No h muitas variedades. Os mais comuns so:

Fundo de Comrcio. Marcas e Patentes.

Exemplo: Fundo de comrcio > ponto comercial. Exemplo: Marcas e Patentes > valores gastos com o registro ou compra de uma marca (nomes comercial ou industrial) ou de uma patente de inveno. 2.1.2 Direitos So direitos para empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros (clientes, inquilinos etc.). Esses direitos geralmente aparecem registrados nos livros contbeis da empresa como o nome do elemento representativo do respectivo direito, seguido da expresso a Receber. Exemplos: Duplicatas a receber Promissrias a receber Aluguis a receber 2.1.3 Obrigaes So obrigaes para empresa todos os valores que ela tem a pagar para terceiros (fornecedores, proprietrios de imveis, empregados, governo, bancos etc.). As obrigaes geralmente aparecem registradas nos livros contbeis das empresas, como o nome do elemento representativo da respectiva obrigao, seguido da expresso a Pagar. Exemplos: Duplicatas a pagar Promissrias a pagar Aluguis a pagar Salrios a pagar Impostos a pagar

Professor: Valdir Aparecido da Silva

Blog: www.valdirsilva.com.br

Vous aimerez peut-être aussi