Vous êtes sur la page 1sur 5

Disponibilize aqui o relatrio do projeto KDD de sua equipe, e uma amostra da base de dados em formato WEKA (primeiras 1000

linhas). Basta que um aluno faa o upload dos arquivos. O projeto vale 5 pontos de sua nota do 1o bimestre. Aps esta data, ainda ser possvel entregar o relatrio, mas a equipe ter sua pontuao reduzida em um ponto por semana, at atingir o mnimo de dois pontos. Nunca demais lembrar que esta a principal atividade do curso, pois a mesma base de dados ser utilizada no 2o bimestre. Faa um bom pre-processamento agora e ter menos trabalho adiante. O relatrio, preferencialmente em formato PDF, dever incluir os seguintes itens: - Apresentao da empresa - histrico, porte, localizao, segmento, entre outras informaes que caracterizem a instituio selecionada. -- ok - Descrio da base de dados - quais tabelas e colunas foram selecionadas para o processo. Identifique tambm o ambiente de origem, incluindo o SGBD. - ajustar - Atividades de pr-processamento: descreva passo a passo as atividades que a equipe precisou realizar para adequar a base de dados para minerao de dados. ok - Tarefa de Minerao de Dados: especifique qual tarefa foi usada (classificao, clustering, associao) e justifique a escolha de acordo com as caractersticas da base de dados. ok - Algoritmo selecionado: liste os algoritmos avaliados e destaque o que obteve melhores resultados. ok - Padres identificados: apresente as regras mais interessantes obtidas pelo processo. ok - Possveis aplicaes: destaque a utilidade que pode ser dada pela empresa aos padres que sua equipe identificou. Ok. - Concluses: faa uma avaliao final do projeto, comentando eventuais dificuldades do processo e possveis caminhos para futuras anlises dos dados. A pergunta que a equipe deve se fazer neste ponto : "descobrimos algo de til?"ok

1. Apresentao da empresa A Garantia Servios uma empresa de Recuperao de Crditos fundada em 30 de maro de 2001. Inicialmente, atendia a uma empresa local no segmento de Supermercados, recuperando crditos de uma carteira de pouco mais de cinco mil clientes. Na poca, estavam envolvidos seis funcionrios que executavam todas as tarefas administrativas, telemarketing e financeira. Ao longo de sua histria adquiriu novos portflios de trabalho, incluindo-se a as maiores financeiras e grupos bancrios do pas. Hoje, com modernas instalaes situadas na Avenida Doutor Moraes nmero 79 no bairro de Nazar, possui aproximadamente seiscentos funcionrios e possui uma carteira de pelo menos vinte empresas prestadoras de servios diretos e indiretos. Alia-se a tudo isto um investimento em Gesto de Pessoas, os quais colocam a Garantia Servios em nveis de satisfao interna e motivacional os mais agradveis possveis. Investe tambm massivamente em recursos tecnolgicos para melhorar cada vez mais o know-how de seus colaboradores e consequentemente seus resultados. 2. Descrio da base de dados Descrio da base de dados - quais tabelas e colunas foram selecionadas para o processo. Identifique tambm o ambiente de origem, incluindo o SGBD. Trabalhamos com SGBD SQL Server 2005. Para a elaborao dos trabalhos, foram selecionados colunas de dados cadastrais originais de clientes (Com autorizao da Empresa, bem como seguindo processos de confidencialidade de dados exigidos em Polticas de Segurana de TI). Foram selecionadas tabelas de dados pessoais de clientes, bem como tambm de informaes de dbitos. A meta traar um panorama e elaborar um SAD de forma a fornecer indicativos de melhor aproveitamento para segmentar o ambiente de produo e Recuperao de crditos. As colunas utilizadas foram:

CODIGOAGENCIA: CODIGOPRODUTO: TIPOPESSOACLIENTE:

SITUACREDITO EM ATRASO: SIGLAAPLICATIVO: UF: VALORPARCELA: SALDOAVENCER:

:RISCOCLIENTE;

RECOVERYCLUSTER: SEXOCLIENTE: DATANASCIMENTOCLIENTE: ESTADOCIVILCLIENTE: RENDAPRESUMIDA:

Descrever o que representa cada coluna. Ex: CodigoAgencia: representa a agncia que o cliente pertence;
3. Atividades de pr-processamento: descreva passo a passo as atividades que a

equipe precisou realizar para adequar a base de dados para minerao de dados. Ok Para utilizao a base de dados foram necessrios as seguintes atividades: Seleo dos dados: selecionamos os dados das tabelas que julgarmos ser mais necessrios para o resultado que espervamos; II. Limpeza dos dados: padronizamos os valores necessrios, trocando por exemplo o cdigo da agncia pelo nome da agncia para que ficasse mais claro os dados. Alm disso, eliminamos atributos com a maioria dos dados repetidos ou com valores iguais. III. Transformao: analisando a melhor forma de usar as informaes da base de dados, ao invs de utilizarmos a data de nascimento estipulamos faixas etrias e o mesmo foi feita para o campo renda presumida utilizando faixas etrias. IV. Realizamos a transformao para tipo CSV, a fim de que o arquivo fique pronto para ser processado. 4. Tarefa de Minerao de Dados especifique qual tarefa foi usada (classificao, clustering, associao) e justifique a escolha de acordo com as caractersticas da base de dados. Ok I.

utilizado classificao -

5. - Algoritmo selecionado: liste os algoritmos avaliados e destaque o que obteve

melhores resultados. Ok Algoritmo rules zero

6. - Padres identificados: apresente as regras mais interessantes obtidas pelo processo.

7. Possveis aplicaes

A minerao de dados contribuir para melhor assertividade junto aos compromissos que temos com nossos clientes, direcionando para a maximizao dos resultados de crditos recuperados, gerando maior retorno de lucro para a empresa.
Classificar clientes quanto melhor capacidade de liquidez:

Por sexo; Por faixa etria; Por regio; Classificar comprometimento da parcela em relao ao valor da renda lquida; Classificar comprometimento do valor da dvida em relao ao valor da renda lquida; Classificar o cliente quanto ao risco de no liquidez de seus contratos; Perodo necessrio de cobrana at a liquidez do contrato; Produto que possui maior liquidez dos clientes; Alm das aplicaes j citadas, podemos utilizar a metodologia tambm na elaborao de dados estatsticos, traando panoramas geogrficos (Estados, cidades, municpios, etc). O amplo cruzamento destas informaes com os dados financeiros aos qual a empresa tem livre acesso permite montar estratgias levando em considerao aspectos sociais e econmicos, direcionando o foco de ataque aos clientes que possuem melhor condio de liquidez.

Tambm preocupada com aspectos sociais, pode-se preparar tambm a equipe de atendimento a prestar uma verdadeira consultoria, personalizar e regular as regras de atendimentos. Isto faz com que os clientes se sintam mais vontade, conversando sempre com o melhor nvel de entendimento e compreendendo exatamente as dificuldades com que seus clientes se apresentam. 8. Consideraes Finais O projeto possui um carter de importncia muitssimo elevado no s para a Garantia Servios como tambm para quaisquer empresas ou rgos financeiros. Um dos grandes desafios para quaisquer empresas deste segmento traar planos envolvendo dados consistentes e que possam direcionar potencialmente maximizar os resultados. No s descobrimos algo de til, como tambm chegamos concluso que um bom Sistema de Apoio Deciso torna-se imprescindvel para aplicaes nos processos internos. Tanto que, j estamos elaborando projetos que utilizem na prtica da Empresa e tambm no envolvimento com todos os colaboradores. Nos prximos meses, com o advento do lanamento da verso WEB do sistema da Garantia Servios, pretendemos j utilizar um SAD implantado, levando em considerao as metodologias e aplicabilidades para a gesto dos negcios.

Vous aimerez peut-être aussi