Vous êtes sur la page 1sur 2

.: Era Dourada :.

O AMOR PERMITE LIBERDADE - Osho


O AMOR PERMITE LIBERDADE - Osho

"O amor permite que qualquer coisa que o outro queira fazer, ele possa fazer. Tudo o que ele quiser - se o deixa em xtase, a escolha dele. Se voc ama a pessoa, ento voc no interfere na privacidade dela. Voc deixa intocada a privacidade da pessoa. Voc no tenta invadir seu ser interior.

A exigncia bsica do amor "Eu aceito a outra pessoa como ela " e o amor nunca tenta mudar a pessoa em funo da prpria idia que se tem do outro. Voc no tenta cortar a pessoa aqui e ali e deix-la do tamanho certo - o que tem sido feito em todos os lugares no mundo inteiro... Se voc ama, no existem condies. Se voc ama, ento impor condies no o caso. Voc o ama como ele . Se voc no o ama ento tambm no h problema. Ele no ningum para voc; impor condies no o caso. Ele pode fazer tudo que quiser fazer. Se o cime desaparece e o amor permanece, ento voc tem algo slido em sua vida, o qual vale a pena possuir. Quando voc est compartilhando seu contentamento, voc no cria uma priso para ningum, voc simplesmente d. Voc nem mesmo espera gratido ou agradecimento, porque voc est dando no para conseguir alguma coisa, nem mesmo gratido. Voc est dando porque est to repleto ... voc precisa dar. Assim, se algum est grato, voc quem esta grato pessoa que ACEITOU seu amor, que aceitou seu PRESENTE. Ela o aliviou, permitiu a voc que a banhasse. E quanto mais voc compartilha e mais voc d MAIS VOC TEM. Ento isso no o torna um avarento, no cria um novo medo, o de que "eu posso perder isso". Na realidade, quanto mais voc o perde, mais guas frescas fluem, vindas de nascentes sobre as quais voc no estava consciente anteriormente. Se a existncia toda una e se a existncia toma conta das rvores, dos animais, das montanhas, dos oceanos desde a menor folhinha de grama at a maior estrela - ento ela tambm toma conta de voc. Porque ser possessivo? A possessividade mostra simplesmente uma coisa - que voc no consegue confiar na existncia. Voc tem que conseguir uma segurana pessoal separada, uma proteo pessoal separada. Voc no pode confiar na existncia. A no possessividade basicamente confiana na existncia. No h necessidade de possuir, porque o todo j nosso. Abandone a idia de que o apego e o amor so uma coisa s. Eles so inimigos. o apego que destri o amor. Se voc limita, se voc nutre o apego, o amor ser destrudo, se voc alimenta e nutre o amor, o apego desaparecer por si mesmo. O amor e o apego no so um; so duas entidades separadas e antagnicas entre si. E lembre-se sempre da regra bsica da vida: se voc idolatra algum, um dia voc se vingar. Voc tem que estar alerta para no ser manipulado por ningum, no importa quo boas sejam as intenes da pessoa. Voc tem de salvar a si mesmo de tantas pessoas "bem intencionadas", benfeitoras, que constantemente o aconselham a ser isso e a ser aquilo. Oua-as e agradea. Elas no querem fazer nenhum mal - mas mal o que acontece. Simplesmente oua a seu prprio corao. Esse o seu nico professor. As pessoas o tm julgado e voc aceitou a idia dela sem um exame minucioso. Voc est sofrendo todos os tipos de julgamentos das pessoas e est jogando esses julgamentos em outras pessoas. Esse jogo alcanou propores incrveis e toda a humanidade est sofrendo isso. Se voc quer sair desse estado, a primeira coisa : no julgue a si mesmo. Aceite humildemente sua imperfeio, seus
http://www.eradourada.com.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 9 January, 2012, 11:17

.: Era Dourada :.

fracassos, seus erros, suas fraquezas. No h necessidade de fingir o contrrio, seja simplesmente voc mesmo: assim que eu sou - cheio de medo. No consigo sair na noite escura, no consigo ir na floresta densa. O que h de errado nisso? simplesmente humano. Quando voc aceita, voc capaz de aceitar os outros, porque voc ter um insight claro de que eles esto sofrendo da mesma doena. E aceitando-os, voc ir ajud-los a aceitar a si mesmos. Podemos reverter todo o processo: voc se aceita e isso o torna capaz de aceitar os outros. E porque algum os aceita, eles aprendem a beleza da aceitao pela primeira vez - QUANTA PAZ SE SENTE - e eles comeam a aceitar os outros. Dar amor a linda e verdadeira experincia, porque com ela voc um mestre de si mesmo. Receber amor uma experincia muito pequena, a experincia de um mendigo. No seja um mendigo, pelo menos tratando-se de amor, seja um imperador, porque o amor uma qualidade inesgotvel em voc. Voc pode dar tanto quanto quiser. No tenha preocupao que ele esgotar. O amor no uma quantidade, mas uma qualidade e qualidade de um certa categoria que cresce ao se dar e morre se voc a segura. Seja realmente esbanjador!! No se importe para quem. Esta na verdade a idia de uma mente mesquinha: Eu darei amor a determinadas pessoas que tenham determinadas qualidades ... Voc no entende que tem em abundncia, que uma nuvem de chuva. A nuvem de chuva no se importa onde chove - nas pedras, nos jardins, nos oceanos - no importa. Ela quer descarregar-se e essa descarga um tremendo alvio. Assim o primeiro segredo : no pea amor. No espere, pensando que voc dar se algum lhe pedir - D!! Tudo passa, mas voc permanece - voc a realidade.

http://www.eradourada.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 9 January, 2012, 11:17

Vous aimerez peut-être aussi