Vous êtes sur la page 1sur 4

Fundao Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio

de Janeiro

Matemtica Bsica 2012/1 EP1

Prezado aluno, estamos iniciando a disciplina Matemtica Bsica. Nessa disciplina oferecemos trs fontes bsicas de estudo: a Apostila, o Mdulo do Cederj e os EPs(estudos programados). A apostila ser usada como guia da disciplina e o mdulo como consulta auxiliar. Portanto, a cada semana voc dever estudar a unidade indicada da Apostila e o Ep correspondente. Para complementar o estudo, consulte o mdulo do Cederj. Nesta primeira semana, voc deve estudar parte da unidade 1 da nossa apostila da disciplina. um material muito interessante, que apresenta os nmeros naturais e os nmeros inteiros de uma forma mais crtica. Em particular, discute-se bastante o processo de contagem, importantssimo para se compreender vrios conhecimentos matemticos. O contedo desta unidade simples e bastante conhecido. O mais importante nessa leitura despertar o leitor para certas questes matemticas e estimul-lo a assumir uma postura mais crtica em seus estudos. Veja se o nosso texto te afeta desta forma, aluno. De qualquer modo, realizar as atividades propostas ao longo do texto parte fundamental do estudo da disciplina. No deixe de cumprilas (no final do texto, voc encontra as respostas). Lembre-se, tendo dvida voc sempre pode contar com o tutor presencial e com os tutores distncia. Alm disso, aos domingos, voc poder conferir suas respostas com o gabarito comentado, disponvel na plataforma. Como ltima orientao, antes de iniciar o estudo da semana, leia o texto a seguir sobre noes bsicas da linguagem de conjuntos e guarde-o com carinho, pois ele importante para entender os exerccios, enunciados de teoremas, demonstraes, resultados, enfim tudo o que se faz em Matemtica. Ao longo do curso voc vai aprender melhor as notaes apresentadas, com o uso contnuo desta linguagem.

Noes bsicas da linguagem de conjuntos


Um conjunto simplesmente uma coleo de objetos ou de elementos. Por exemplo, os animais mamferos formam um conjunto, os nmeros naturais pares formam outro conjunto. Por simplicidade, quando precisamos nos referir a um conjunto vrias vezes, atribumos uma notao ao mesmo, em geral, uma letra maiscula. Costuma-se chamar de conjunto Universo o maior conjunto no contexto em que se est trabalhando (teorema, livro, captulo de livro, exerccio, aula, etc.). Podemos denotar um conjunto de vrias formas: 1. A = {2, 2, 5} listagem dos elementos entre chaves. 2. B = {0, 3, 6, 9, 12, 15,...} listagem dos elementos entre chaves usando ..., onde usamos ... quando h muitos elementos para representar e uma lei de formao deixa claro quais so esses elementos. 3. C = {x; x mpar} (lemos: o conjunto dos x, tais que x mpar) descrio do conjunto por meio de uma propriedade, no h listagem dos elementos. Para a relao entre um elemento e um conjunto usamos os smbolos e , onde significa que o elemento pertence ao conjunto e significa que o elemento no pertence ao conjunto. Exemplos: 1. 1 (1 pertence ao conjunto dos naturais). 2. 1 , mas 1 (1 no pertence ao conjunto dos naturais, mas 1 pertence ao conjunto dos inteiros). Quando um conjunto no possui elementos dito vazio. O conjunto vazio denotado por { } ou . Por exemplo, {x ; x < 0} = . Dois conjuntos A e B so iguais (A = B), quando possuem exatamente os mesmos elementos. Observe o exemplo: se e ento A = B. Dados A e B conjuntos, dizemos que A est contido em B, em smbolos , quando todo elemento de A pertencer a B. Neste caso, tambm dizemos que B contm A ou que A um subconjunto de B. Por exemplo, dados e , ento A B. Note que , j que, por exemplo , 3 , porm 3 . Observe que A = B quando e tambm . As principais operaes entre conjuntos so a unio e a interseo e temos tambm a diferena : A unio de A e B definida por A B = {x ; x A ou x B}, portanto formado pelos elementos que pertencem pelo menos a um dos conjuntos (no excluindo os que pertencem simultaneamente aos dois conjuntos). Como exemplo, veja que se A = {1, 0, 2} e B = {0, 3, 4}, ento . Obs: Em Matemtica, quando escrevemos , significa que x elemento de um dos conjuntos dados, podendo pertencer aos dois conjuntos simultaneamente ou s a um deles. Observe que na Lngua Portuguesa o uso do ou exclui a possibilidade da simultaneidade (por exemplo: Quer acar ou adoante?)

A interseo de A e B definida por A B = {x ; x A e x B}, portanto o subconjunto de A e de B formado pelos elementos que esto simultaneamente nos dois conjuntos A e B. Note que pode ocorrer da interseo ser o conjunto vazio. Considerando A e B do exemplo anterior, temos que um conjunto unitrio, pois formado somente pelo zero.

Obs: O conjunto vazio subconjunto de qualquer conjunto. De fato, se existir algum conjunto A, tal que , ento deve existir tambm algum elemento no conjunto vazio que no pertence a A, o que impossvel j que o conjunto vazio no possui elementos. Ento, vale o contrrio, ou seja, .

A diferena dos conjuntos A e B o conjunto formado pelos elementos de A que no pertencem a B, isto , . Por exemplo, sejam A = {0, 1, 2, 3, 4} e B = {1, 2, 4}. Ento A\B = {0, 1, 3}. Tambm, = {1, 2, 3, 4, 5, ...} = (conjuntos dos inteiro negativos). Quando , dizemos que o complementar de B em relao a A. e tambm pode ser denotado por ou simplesmente por se A for o conjunto universo. Assim, . o complementar de em relao a . Os quantificadores lgicos so bastante utilizados para favorecer a notao, encurtando a escrita e melhorando o entendimento. So eles: o quantificador universal utilizado quando queremos nos referir a todos os elementos do conjunto; para todo (ou qualquer que seja escrito simplesmente . o quantificador existencial utilizado quando queremos nos referir a alguns elementos do conjunto; existe escrito assim . Obs: Tambm usamos a notao Exemplos: 1. 2. 3. , l-se no existe.

, tal que x < 1. , tal que x < 2.

Os conectivos lgicos de implicao e equivalncia so importantssimos na escrita matemtica e devemos estar bem atentos ao significado de cada um. : sempre que p uma afirmao verdadeira, ento q tambm verdadeira, escrevemos (l-se p implica q, ou se p ento q, ou p uma condio suficiente para q, ou q uma condio necessria para p). : sempre que , escrevemos (l-se p equivalente a q, ou p se e s se q, ou p se e somente se q, ou p uma condio necessria e suficiente para q ). Obs: Informalmente, dizemos que vale a ida, quando quando . Exemplos: 1. Seja e que vale a ida e a volta,

2. 3. 4. 5.

Seja Seja Seja Seja

, , , ,

. . . .

Comentrios sobre os exemplos acima: No exemplo 1, a recproca ( a volta) no vale, isto , no temos uma equivalncia, pois nem todo inteiro maior do que ou igual a 4 positivo, h o 4, 3, 2, 1 e o 0 que no so positivos. No exemplo 2, a recproca tambm no vale, isto , no temos uma equivalncia, pois se , ento e portanto se no implica em x = 1, pois vale tambm para . Comparando os exemplos 2 e 5, observe que o conjunto universo do exemplo 5 , por isso vale a ida e a volta, isto , temos uma equivalncia.

Vous aimerez peut-être aussi