Vous êtes sur la page 1sur 12

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

A CURIOSIDADE INGNUA E O PAPEL DOS GRUPOS AMADORES NO ENSINO E DIFUSO DA ASTRONOMIA


Milton Schivani1, Joo Zanetic2
1

Universidade de So Paulo/ Faculdade de Educao/EDM, e-mail: schivani@usp.br


2

Universidade de So Paulo/Instituto de Fsica/FEP, e-mail: zanetic@if.usp.br

Resumo
No presente estudo discute-se o papel dos clubes e associaes de astrnomos amadores frente a difuso e o ensino da astronomia, bem como levanta alguns questionamentos sobre as implicaes educacionais referentes a curiosidade identificada nesse contexto. O trabalho concentra-se nas aes promovidas por trs grupos, dois da capital de So Paulo e um do nordeste. As discusses e anlises dos dados obtidos foram desenvolvidas tomando como principal base uma perspectiva Freiriana de educao. Vrios dos registros coletados denunciam o tamanho da curiosidade da populao ao se defrontar com os fenmenos celestes e os elementos que o constituem. Essa curiosidade inicial, dentro da perspectiva adotada, no configura-se apenas como ingnua, mas tambm como uma inquietao indagadora, pedra fundamental no processo educacional, seja ele formal ou no, e, uma vez o indivduo nessa inquietao, identificou-se que a curiosidade ingnua pode vir a ser cada vez mais crtica, epistemolgica. Objetivamos chamar a ateno do professor/educador e de toda equipe pedaggica que deseja dialogar com os espaos de educao no formal em astronomia, especialmente na busca de fomentar para que as pessoas possam (re)descobrir o mundo ao seu redor e aguarem cada vez mais suas curiosidades. Palavras-chave: Astronomia (Ensino e Difuso); Curiosidade Ingnua; Astrnomos amadores (Clubes e Associaes); Paulo Freire.

Introduo O presente trabalho, fragmento de uma pesquisa de mestrado concluda recentemente (SCHIVANI, 2010), discute o papel dos clubes e associaes de astrnomos amadores frente a difuso e o ensino da astronomia, bem como levanta alguns questionamentos sobre as implicaes educacionais referentes a curiosidade ingnua identificada nesse contexto. reconhecido que a astronomia possui rico potencial mobilizador, envolvendo as pessoas em diferentes atividades observacionais, de contemplao, redescobertas e questionamentos, assim como os aspectos motivacionais, axiolgicos, os quais despertam, instigam e alimentam a curiosidade de diferentes indivduos (GAMA & HENRIQUE, 2010). Atentos para o aspecto educacional e motivacional, as coisas do cu e o mundo que nos cerca permitem questionamentos muito ricos, que permeiam diversos campos do conhecimento humano, bem como nos tocam profundamente. De onde viemos? Como surgiu o mundo? Qual o significado de tudo que existe? so alguns exemplos de questes que temos nos feito, em todos os tempos e em todas as civilizaes, essas perguntas sempre inquietaram a humanidade e receberam diferentes respostas (MARTINS, 1994, p.7).

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

Defendemos que o observar, tocar, sentir, imaginar, indagar-se sobre os diferentes aspectos e possibilidades que a natureza nos apresenta, sejam elementos fundamentais para estarem presentes em processos de descobertas, de criao, de rupturas epistemolgicas e, principalmente, no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos adquirido/construdos pela humanidade ao longo dos tempos. Dentre tais conhecimentos encontra-se a astronomia. Dentre os mltiplos aspectos, a astronomia pode levar os alunos a compreender a imensido do Universo e a necessidade da populao participar nos destinos do planeta, ampliando a dimenso apenas acadmica do ensino (LANGHI & NARDI, 2004, p.5). Conforme aponta Jafelice (2004, p.7), os aspectos culturais associados em abundncia astronomia so particularmente ricos de elementos fundamentais para alimentar o esprito humano, domnio essencial do ser que anda muito carente de nutrientes.. Compondo parte desse quadro de carncias, acreditamos que:
humilhante, e talvez at preocupante, pensar que as pessoas antigas, com um aparato tcnico mnimo, possam ter desenvolvido uma acuidade maior do que a nossa para sentir fenmenos naturais que eles procuravam expressar simbolicamente. Podemos de fato acreditar que viam padres na natureza que no so conhecidos para ns? Afinal, eles estavam condicionados por uma vida inteira de imerso em um ambiente de vises, cheiros e sons particulares que nutriam e aguavam seus apetites sensorias. E eles estavam livres do efeito de embotamento dos sentidos causado pela dependncia tecnolgica que o mundo moderno adquiriu. (AVENI, 1993, pp. 23-24).

Percebe-se que na cultura humana contempornea, o espao acima de nossas cabeas tem sido ignorado. Ao contrrio de nossos ancestrais, que tinham um contato direto com a natureza e com as coisas do cu, uma intimidade vivencial, o homem moderno, especialmente aquele que vive nos grandes centros urbanos, tem se distanciado da experincia direta com o ambiente que nos cerca. Referimonos a uma experincia de contemplao, de indagao, redescobertas, de espanto perante as maravilhas e desafios que o cosmos nos impe, vivemos em um mundo basicamente sem conscincia da metade de espao visvel que est acima do nvel de nossos olhos. (ibidem, p. 20). pensando nesse quadro de desconhecimento e/ou indiferena que temos por objetivo principal investigar as aes desenvolvidas pelos grupos de astrnomos amadores e possveis implicaes didtico-pedaggicas, uma vez que:
Estas associaes [clubes e associaes de astrnomos amadores] tm prestado uma valiosa contribuio local para a motivao, popularizao e o ensino da astronomia, suprimindo carncias especficas nesta rea, mesmo que realizado muitas vezes de modo pontual e isolado, a partir de conhecimento do senso comum ou como fruto de leituras autodidatas, geralmente sem apoio formal de instituies de ensino ou de pesquisa. (LANGHI & NARDI, 2009, p. 5).

Temos cincia de que no encontraremos uma frmula nica para curar todos os males, no existe um elixir didtico-pedaggico, pois no h solues que sejam panacias para o Ensino de Fsica e isso vale para quaisquer outros campos cognitivos (BASTOS FILHO, 2006). Entretanto, nos propomos a investigar se os espaos no formais de educao, especificamente os clubes e associaes de astrnomos amadores, podem contribuir para sanar, ao menos em parte, o distanciamento e contato quase que inexistente das pessoas com as coisas do cu, especialmente nos grandes centros urbanos e na escola bsica e mdia

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

(SCHIVANI, 2010; LEITE & HOSOUME, 2007), bem como alimentar e nutrir a curiosidade inata imersa no contexto desse saber. Observando o Cu Ambientes acompanhados e abordagem metodolgica Nosso estudo concentra-se nas aes promovidas por trs grupos, dois da capital de So Paulo e um do nordeste. Os grupos e seus respectivos motivos para a escolha foram: - O Clube de Astronomia de So Paulo (CASP): Possui uma vasta gama de atividades (cursos, oficinas, palestras e observaes pblicas) realizadas desde o ano de 2001 na capital de So Paulo e em regies prximas. Contamos com boa abertura e disponibilidade prestada a essa pesquisa. - O Grupo de Astronomia Sputnik: Os motivos principais so por se tratar de um grupo com formao recente (formado em 2008) e por ter algumas de suas atividades dentro da Universidade de So Paulo, onde a maioria do pblico atendido homognea em faixa etria e nvel de escolarizao. Essa caracterstica pode auxiliar numa anlise comparativa com o que realizado em outros contextos; - A Associao Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA): Foi um dos primeiros grupos a termos contato e, ao contrrio do Sputnik, a ANRA uma das organizaes dessa natureza mais antiga no Brasil, fundada que foi em 1956. Optamos por ela tambm por estar inserida em um contexto cultural e social diferente das duas primeiras. Isso pode auxiliar numa anlise comparativa com o que realizado em demais regies do pas, como no sudeste. As atividades foram acompanhados de forma espordica e no simultnea, ou seja, um grupo por vez, entre o fim do ano de 2007 e meados de 2010. Adotamos como principal instrumento a abordagem qualitativa. Nessa abordagem, o ambiente a ser pesquisado a fonte de coleta de dados [em nosso caso, os trs referidos grupos], os dados coletados so predominantemente descritivos e sua anlise tende a seguir um processo indutivo, o pesquisador, seu principal instrumento, e o foco principal de interesse constituem-se no processo como um todo e no significado que as pessoas do s coisas e sua vida [em nosso caso, essas pessoas referemse ao pblico e aos coordenadores e integrantes dos grupos] (LDKE & ANDR, 1986). As atividades Os trabalhos de difuso da astronomia promovidos pelos diferentes grupos e clubes dessa natureza desenvolvem-se essencialmente por meio de telescpios em praas, centros, parques e avenidas. A seguir, vamos citar brevemente e apresentar registros de algumas das principais atividades desenvolvidas por cada um dos grupos estudados, expondo tambm reaes e curiosidades apresentadas pelas pessoas.
CASP e os Telescpios na Rua (TR)

Desde a fundao do CASP, o evento Telescpios na Rua configura-se como um dos trabalhos fundamentais desenvolvidos pelo grupo e daremos aqui maior

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

destaque. Os TR ocorrem em geral com frequncia mensal (sempre na lua crescente) e so comumente realizadas na Avenida Paulista. Em um dos TR que acompanhamos, verificou-se que as pessoas ficaram admiradas com a possibilidade de visualizao dos satlites de Jpiter, sem contar as crateras lunares que quase sempre despertam grande espanto e fascnio. O pblico foi bem diversificado, com faixa etria e nveis de escolaridade variados. A contagem gira em torno 200 pessoas que deram uma olhadela pelo telescpio, mas esse nmero pode variar muito, podendo checar em mais de mil olhadelas dependendo da magnitude do evento. Nesse TR identificamos que mais de 90% das pessoas entrevistadas (em um total de 23) nunca observaram o cu antes por meio de um telescpio. Percentual igual de pessoas que afirmaram nunca terem frequentado um planetrio. Os que afirmaram terem ido relataram que a observao com o telescpio muito mais emocionante por ser algo real. Testemunhamos de um rapaz que estava com sua namorada o seguinte comentrio: ... vou procurar saber mais e tentar observar outras coisas no cu. Os registros fotogrficos expostos na Figura 1 ilustram bem essa reao das pessoas, onde elas contam o nmero de objetos (satlites de Jpiter) observados por meio do telescpio e parecem no acreditarem no que viram, algumas querem registrar com seus aparelhos de celular a imagem que se observa atravs da ocular do telescpio.

a)

b)

c)

Figura 1 (a, b e c) Telescpios na Rua. Avenida Paulista, em frente ao Conjunto Nacional em 28 de Agosto de 2009, 20hs.

Grupo de Astronomia Sputnik e os Telescpios na Praa do Relgio

Um dos projetos pioneiros do Grupo de Astronomia Sputnik so os Telescpios na Praa do Relgio. Nessa campanha o pblico convidado a participar das observaes do cu noturno e, caso algum possua, levar seu prprio instrumento ptico (luneta, telescpio ou binculos). As atividades ocorrem dentro do campus da USP, mais precisamente na Praa do Relgio da Cidade Universitria (So Paulo SP). Assim como o CASP, o Sputnik tambm conta com apoio do Instituto de Astronomia, Geofsica e Cincias Atmosfricas (IAG), o qual empresta alguns de seus instrumentos pticos para as atividades. A faixa etria do pblico que participa das observaes mais homognea comparado aos TR promovidos pelo CASP, possivelmente uma consequncia de se tratar de um ambiente interno, mais restringido e fechado, onde as principais pessoas que circulam so estudantes universitrios. Mas isso, conforme constatamos, no impede que crianas, funcionrios, e residentes nas proximidades sejam tambm contemplados com as observaes astronmicas.

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

Dentre os Telescpios na Praa do Relgio que tomamos nota, apontamos o realizado no dia 27 de agosto de 2009, o qual apresentou uma participao significativa de pblico, mostrando-se empolgados e motivados com as observaes (Figura 2). Os instrumentos pticos foram direcionados para a Lua e para Jpiter, entre as19 horas at as 21h30 aproximadamente.
a) b)

Figura 2 (a e b) Telescpios na Praa do Relgio. Cidade Universitria, em 27 de Agosto de 2009.

Mesmo se tratando de estudantes universitrios em sua maioria, identificamse expresses de admirao, curiosidade e questionamentos similares ao grande pblico (externo comunidade universitria e com nvel de escolaridade menor). Diana Gama e Osvaldo de Souza (estudantes do IAG e IFUSP e coordenadores do Sputnik) falam a esse respeito:
- O mais interessante que: aparecem muitos estudantes universitrios, lgico, mas aparecem pessoas de 40 e 50 anos que nunca olharam no telescpio. Isso o que chama mais ateno da gente. - E isso em atividades aqui na USP mesmo? - Aqui na USP. Ento, as atividades que a gente ta fazendo agora so tanto na Praa do Relgio quanto no atendimento em escolas. A gente j fez atendimento em escolas para alunos de primeira a quarta srie (Ensino Fundamental), ento ai j diferenciado, porque temos uma faixa etria que a gente quer atingir. Mas na praa do relgio legal porque, como a gente faz as quintas-feiras, o pessoal que ta passando na ECA, l na Quinta & Breja, j passa por l antes. Ento vai muito gente da humana que no tem oportunidade, no tem isso no curso, a oportunidade de ver no telescpio. - Como voc observa esse impacto nas pessoas que nunca observaram? - Ahh! Acho que por isso que eu estou no grupo! Porqu... incrvel assim a pessoa... ... a fascinao, entendeu? O que me levou mais para esse caminho ... Porqu a minha inteno no mexer s com ensino de astronomia, n? No tenho a educao numa linha direta. Mas... o fascnio que causa. As pessoas tm muita curiosidade sobre o cu, e o jeito com que elas ficam quanto olham ... Entusiasmadas... E a fsica, querem saber como que , e ai olha de maneira totalmente diferente, ai v Jpiter e as luas e falam O que que aquela estrelinha ta fazendo l? No uma estrelinha. Mas como no ? E ficam perguntando... (Diana Sousa, coordenadora do Grupo de Astronomia Sputnik). J ouvi de um tudo quando mostro o cu para as pessoas, normalmente depende do que se esta mostrando naquele momento, ou seja, se estamos mostrando as estrelas, as pessoas perguntam coisas como Onde esto as estrelas (distncia)?, Qual a temperatura?, Qual o tamanho? Estranham quando falamos que tem muitas estrelas maiores e mais quentes que nosso Sol. Acho tudo no cu interessante para mostrar, mas o que mais gosto a Lua, as reaes so fantsticas. como se as pessoas estivessem vendo a lua pela primeira vez, outra vez! Na minha opinio o espantamento causado na observao da Lua s se compara quando a

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

pessoa v Saturno, j disseram muitas vezes que tnhamos colocado um adesivo colado na frente do telescpio. Outra me disse certa vez, ao ver Saturno Nossa parece de vdeo game. At hoje no entendi muito bem, mas imagino que era algum joguinho que a pessoa tinha com planetas. (Osvaldo de Souza, coordenador e fundador do Grupo de Astronomia Sputnik) Grifo nosso.

De acordo com esse depoimento e dentro daquilo que constatamos, evidencia-se novamente o quanto escasso o contato da populao com as coisas do cu, especialmente nos grandes centros urbanos. Ressalta tambm o importante e significativo papel de tais grupos e atividades em levar a astronomia s pessoas e de propiciar um primeiro contato com o cu, seja fazendo uso de instrumentos pticos ou at mesmo a olho nu.
ANRA e as observaes lunares no calado da praia e em interiores

A Associao Norte Rio-grandense de Astronomia (ANRA), possui sede localizada no Instituto Federal do RN (IFRN), campus central de Natal/RN. Em resumo, as atividades dessa associao englobam duas vertentes: Palestras e observaes astronmicas. As atividades observacionais podem ocorrer dentro do prprio campus do IFRN ou fora da sede, nos calades das praias prximas e em cidades do interior do estado. Um dos trabalhos que acompanhamos remete a observao da Lua no calado da praia de Ponta Negra, em Natal/RN (Janeiro de 2008). Ao final da tarde e incio da noite, grande o nmero de pessoas que se exercitam ao longo da via costeira. Ficamos nesse local por cerca de trs horas, foi o suficiente para perceber o quanto aquela situao chamava a ateno do pessoal que por ali passava. Em mais de uma situao, constatou-se que algumas pessoas pareciam no ter se dado conta de que a Lua estava visvel no cu, foi somente quando perceberam o telescpio direcionado para ela que exclamavam, olhando e apontando para a Lua Nossa! Como ela t bonita. Outras pessoas que caminhavam paravam e se aproximavam, contemplando a Lua que antes pareciam no perceberem. Um senhor, que caminhava com sua esposa e filha de trs anos de idade, ficou visivelmente muito entusiasmado com o que observava ali, chegando a tirar foto com seu aparelho de celular do equipamento e da imagem exibida (Figura 3a). Situao essa idntica ao constatado nos TR promovidos pelo CASP (Figura 1c).
a) b)

Figura 3 a) Atividade observacional no calado da Praia da Ponta Negra. b) Atividade observacional em praa pblica na cidade de Ipanguau (RN).

Outra atividade que apontamos aqui remete as observaes do cu noturno em praa publica desenvolvida na cidade de Ipanguau, interior do RN. A maior parte do pblico local que participou dessas observaes teve sua primeira

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

experincia de olhar as coisas do cu atravs de um telescpio. Era ntido o semblante de espanto e admirao de quem observava (Figura 3b). As pessoas se encantavam com o que era visto e apresentava vrias questes, destacamos algumas:
- Mas aquilo no uma estrela?! Estou mesmo vendo aquilo ali l em cima?! (questionamento geralmente feito ao observar algum planeta atravs do telescpio, principalmente o planeta Vnus); - Olha! T cheio de buraquinhos, como isso aconteceu? (referindo-se observao das crateras lunares); - Que lindo! Parece um desenho. Parece at que foram vocs quem colocaram isso ai pra nos enganar. (observao de Saturno).

Uma constatao interessante, muito recorrente em prticas observacionais dessa natureza, so que algumas pessoas ficam reunidas em grupos, com os amigos, prximo do local da observao conversando sobre astronomia e temas correlatos, geralmente relatam algo incomum que observaram certa vez ou falam de histrias que ouviram e de suas curiosidades. Logicamente que tambm se constata aquele pblico que esto interessados e apenas da uma olhadela e em seguida vo embora, no querendo saber nem o nome do astro que acabara de observar. A curiosidade do pblico: questes recorrentes Independente do local ou grupo que esteja desenvolvendo esse tipo de trabalho so frequentes perguntas sobre o poder de aumento do telescpio, como as estrelas aparecem no telescpio, possibilidade de vida em outros planetas, viagem do homem Lua, dentre outras. O CASP listou vinte e duas perguntas que surgiram ao longo dos trabalhos de TR desenvolvidos por eles, a saber (Tabela 1):
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Por que vocs esto fazendo isso? De onde vocs so? De alguma faculdade? Vocs vm aqui sempre/toda semana? Como vocs sabem que aquilo Jpiter/Saturno/Vnus etc.? Vocs so astrnomos? Onde o clube? O que vocs fazem? Vocs fazem mapa astral? Como se chama este instrumento? Qual a potncia do telescpio? 12. At onde d para ver com ele? 13. Por que vocs esto observando a Lua? 14. O que est acontecendo na Lua? 15. Qual a distncia/tamanho da Lua? 16. O que (alguma parte da Lua)? 17. D para ver So Jorge/Deus? 18. Como as estrelas aparecem no telescpio? 19. De que signo voc ? 20. Voc acredita em astrologia? 21. Existe vida em outros planetas? 22. Vocs acreditam em ETs/UFOs?

10. Quanto ele aumenta? 11. Como funciona o telescpio?

Tabela 1 Questes do pblico frequentes nos Telescpios de Rua.

Essas perguntas refletem tambm boa parte das registradas por ns em outros grupos astronmicos e em regies culturalmente e socialmente diferentes, a exemplo da ANRA. Elas representam um indicativo do rico potencial educacional que essas atividades possuem, especialmente nos aspectos motivacionais e de curiosidade.

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

A Curiosidade Ingnua: um olhar sob a perspectiva Freiriana


Olhar para as estrelas sempre me faz sonhar, com a mesma simplicidade com que sonho ao contemplar os pontinhos negros que representam vilas e cidades num mapa. Por qu, eu me pergunto, os pontinhos brilhantes do cu no poderiam ser to acessveis como pontinhos negros no mapa da Frana? (Vincent van Gogh, apud SAGAN, 1997, p.195).

Por que os pontinhos brilhantes do cu no poderiam ser to acessveis como pontinhos negros no mapa da Frana? Que efeito tal questionamento poderia ter na mente de uma criana? De um estudante? Das pessoas ricas em curiosidades? Em princpio, dadas a individualidades e as motivaes de cada ser humano, justo admitir ser difcil encontrar tal resposta e que ela seja a nica, isto considerando que ela exista. Entretanto, no justo descartar as implicaes que questionamentos desta natureza possam ter no imaginrio e no processo educacional destas pessoas. Vincent van Gogh traz em vrias de suas obras a ilustrao de noites com cu estrelado e constelaes como uma forma de transmitir um pouco a admirao e fascnio que ele declarava abertamente sentir pelas coisas do cu, pelo cosmos. Dentre tais obras destacamos Noite Estrelada sobre o Rdano (1888, leo em tela, 72,5 x 92cm) e Terrao do caf na praa do Frum (1888, leo sobre tela, 81 x 65,5cm). Identificamos esse fascnio tambm em vrios dos registros coletados nessa pesquisa, os quais denunciam o tamanho da curiosidade do pblico ao se defrontar com os fenmenos celestes e os elementos que o constituem. Encontramos nas leituras de Paulo Freire (1921-1997) uma fonte de referncia para tratar o tema curiosidade, curiosidade essa enormemente detectvel quando se trabalha tpicos astronmicos, independente do pblico. De acordo com Freire, essa curiosidade e fascnio, num primeiro momento, caracterizam-se por ser um tanto simplria e sem profundidade, uma curiosidade ingnua. Mas essa curiosidade de extrema importncia no processo de aprendizagem, uma vez que ela pode tornar-se uma curiosidade epistemolgica, seja no mbito da educao formal ou informal. Conforme destaca Freire,
No h para mim, na diferena e na distncia entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experincia feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superao. A superao e no a ruptura se d na medida em que a curiosidade ingnua, sem deixar de ser curiosa, pelo contrrio, continuando a ser curiosa, se criticiza. Ao criticizar-se, tornando-se ento, permito-me repetir, curiosidade epistemolgica, metodicamente rigorizando-se na sua aproximao ao objeto, conota seus achados de maior axatido. (FREIRE, 2007, p. 31).

A curiosidade como inquietao indagadora, pedra fundamental no processo educacional e, uma vez o indivduo nessa inquietao, a curiosidade ingnua vai se tornando cada vez mais crtica. Ao que concerne a astronomia, esse potencial e transio pode ser evidenciado por meio do seguinte relato, a saber:
Uma vez eu tava em Minas, porque eu tenho parente l em Braspolis, onde tem um telescpio, e ai tavam operando e me mostraram o cu. Eu no tinha contato, olhava s a estrela bonitinha. Ai ele pegou um livro e mostrou , aquela a constelao de orion onde tem o telescpio [direo em que o telescpio estava apontado]. Ai ele me mostrou Jpiter, Saturno ai eu fiquei apaixonada por causa desse contato. Ento no foi nem... nem uma coisa formal... Ah! Vamos ler no sei o que... Foi, foi no

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

telescpio mesmo, ver que era de verdade n? Ento a gente falava: Nossa! Ver aquela bolotinha to pequena. [...] Ai eu no consegui mais me desgrudar e sempre que passava alguma coisa na televiso ficava interessada... e comprava livros... ai todo mundo da minha famlia tambm incentivava, dava revistas. Ento... foi a partir disso. (Diana Gama, coordenadora do Grupo de Astronomia Sputnik. Entrevista de 25/11/2009).

Segundo Freire, a prpria conscincia crtica indicao da presena da curiosidade epistemolgica, componente resultante da transformao da curiosidade ingnua ao se criticizar. No seria tambm um exemplo clssico dessa transio a ao de Galileu Galilei (1564-1642) em apontar sua luneta para o cu estrelado numa noite da cidade de Pdua (Itlia) em 1609? Acreditamos que sim. Movido por sua curiosidade e inquietao, ele descobriu um mundo, at ento, nunca antes visto sob aquela perspectiva, desenvolvendo vrios estudos em seguida para compreender e explicar suas observaes. Papel e potencialidade dos grupos astronmicos O dilogo problematizador Queremos destacar e chamar a ateno para que, mesmo que o pblico venha inicialmente com uma curiosidade ainda ingnua, ela possui rico potencial para criticizar-se, tornar-se epistemolgica, especialmente com auxilio do educador e/ou mediador do clube via o dilogo problematizador (FREIRE, 1977), com questes que levem o pblico a refletir sobre aquele ponto que tenha despertado interesse. Acreditamos que essa abordagem possa contribuir fortemente para a construo de um dilogo mais efetivo, um dilogo que explore a curiosidade do educando referente aos saberes astronmicos. Conforme destaca Freire,
Na medida em que ele dialoga com os educandos, deve chamar a ateno destes para um ou outro ponto menos claro, mais ingnuo, problematizando-os sempre. Por qu? Como? Ser assim? Que relao v voc entre sua afirmao feita agora e a de seu companheiro A? Haver contradio entre elas? Por qu? (FREIRE, 1977, p. 53). A tarefa do educador, ento, a de problematizar aos educandos o contedo que os mediatiza, e no a de dissertar sobre ele, de d-lo, de estend-lo, de entreg-lo, como se tratasse de algo j feito, elaborado, acabado, terminado. (ibidem, p. 81).

Em uma atividade observacional do cu noturno com o pblico no faltam perguntas e questionamentos (vide Tabela 1), como, por exemplo: Existe vida extraterrestre? Porque no tem vida em Marte? O homem foi mesmo a lua? Essas questes podem ser utilizadas pelo educador e/ou mediador do clube para enriquecer o dilogo e a curiosidade ingnua, tornando-a mais crtica, epistemolgica, especialmente quando h um dilogo/interao entre o formal e o no formal. Isso pode ser feito estimulando o surgimento de questes como: O que mesmo a vida? Quais as caractersticas fsicas do planeta Marte? Qual o contexto poltico e social na poca em que o homem foi a Lua? Tais questionamentos podem ser feitos especialmente no ambiente formal, na escola, pelos professores e equipe pedaggica para estudantes que retornaram de uma observao pblica ou palestra em um ambiente no formal. importante que, na sala de aula, em um momento posterior, se trabalhe e questione o que foi vivenciado, transformando esse dilogo e contato com o no formal mais pertinente em termos instrucionais (AROCA, 2008).

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011 Ateno com a Invaso Cultural

10

Ao se desenvolver o dilogo problematizador entre os grupos e a populao como um todo referente as coisas do cu, seja visando uma transio da curiosidade ingnua em epistemolgica ou no, preciso tomar cuidado para no cair em uma atitude de Invaso cultural (FREIRE, 1977). Tal invaso implica, sobretudo, na superposio de uma viso do mundo em outra. Nessa ao, sendo afastados de sua identidade cultural, as pessoas da sociedade invadida tendero a adotar os valores daqueles que pertencem cultura que as domina, procurando andar, vestir, falar, ser como elas. (GUSTSACK, 2008, p. 238). Por essa razo, preciso extrema ateno por parte da equipe que dialoga com a populao para que no a assolem com atitudes invasivas, impondo sua viso de mundo a outros indivduos, na qual o sistema de mundo de quem invade considerado o verdadeiro e a do invadido, por decorrncia, seria o falso e ingnuo (FREIRE, 1977). ... (re)descobrir o mundo ao seu redor.
Se voc pedir ao pessoal para desenhar no cho de um salo o mapa do Brasil com giz, vale mais do que voc levar o melhor mapa do Brasil comprado na loja da esquina. Porque o mapa da parede eles olham, enquanto no mapa do cho eles se colocam dentro. Eles andam do Nordeste para o Sul, do Sul para o Norte, e isso tem outro efeito. (BETTO, 2004, p.59)

Como bem traz Frei Betto, o mapa da parede eles olham, enquanto no mapa do cho eles se colocam dentro. Dito isso, ampliamos seu pensamento s atividades aqui descritas, em outras palavras, observar planetas e constelaes no livro texto e documentrios uma coisa, v-los do seu bairro em uma noite de cu estrelado outra completamente diferente. Os dois relatos a seguir permitem ilustrar esse ponto:
- J tinha observado antes a lua pelo telescpio? No. - E ai, o que achou? Nossa! Fenomenal. Parece as fotos daqueles meus livros. Assim... Nunca imaginei que fosse realmente possvel ver dessa forma. - Voc achava que ver igual ao que est no livro no era possvel? No que no era... No que no fosse possvel. Mas eu achava que fosse um pouco de mentira, um pouco enfeitado no livro, entendeu? - Voc acha que aqui diferente por qu? Porque assim... Ver uma foto uma situao. Agora realmente... Eu entendo um pouco de mecnica, n? Eu sei que isso possvel, voc aproximar bem uma situao. Mas ver cratera! Eu sempre vejo s aquela imagem. A Lua pra mim assim... Um smbolo. Mas ver dessa forma, como a realidade dela, ficou diferente.. (E.B, 28 agosto 2009, 21h30min. Entrevista concedida aps observao pblica na Avenida Paulista.). - Oi! Com licena, j tinha observado o cu antes usando um telescpio? No. - E ai, o que achou? Legal. Muito Legal. - Voc imaginava que aquela estrela que voc via era na verdade um planeta?

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

11

No. Isso eu j sabia. Nunca... Tanto que tem um que chamam de estrela Dalva, mas no sei que planeta, nunca tinha visto. - Observando assim diferente? J tinha visto em livros... revistas... a imagem assim? Eu visitei semana passada o planetrio. - E ai, o que achou? Ah! Sinceramente eu esperava mais do planetrio. - Por qu? Ah... no sei, no sei. Eu fui com uma expectativa muito grande e no supri a expectativa. Tem aquela... a parte das estrelas melhor, s que assim, na hora deles passarem a apresentao, tipo... parece telinha de cinema, uma do lado e outra do outro, meio apagado demais... um vdeo... passando um vdeo. [...] Chega aqui ta vendo de verdade, l no, l um... uma imagem que eles reproduzem das estrelas, que essa foi a parte interessante, agora os vdeos, na... na... Por dentro do Sol, alguma coisa assim, e diferente n? L voc ta vendo um vdeo, aqui... tipo assim, se botasse o sol eu ia ver a luz do sol. (E.C, 28 agosto 2009, 21h46min. Entrevista concedida aps observao pblica na Avenida Paulista.).

Conforme constatamos em alguns relatos das pessoas e at mesmo dos coordenadores dos grupos, esse momento ldico e de encantamento apresenta um impacto mais significativo em termos de despertar o pblico, motiv-lo a conhecer mais, saber mais. Motivar e possibilitar o contato das pessoas com as coisas do cu, (re)descobrir o mundo ao seu redor, surge como indicativo de ser um dos principais papis dos ambientes no formais no contexto da difuso e ensino da astronomia. Nessa vertente, os astrnomos amadores podem contribuir com aes que visam o ensino e a divulgao de Astronomia das mais variadas formas (PERCY, 1998, apud BRETONES, 2008, p.8). Consideraes Finais As aes e atividades que acompanhamos apontam ser possvel que pessoas comuns possam (re)descobrir o universo ao seu redor (especialmente jovens e adolescentes residentes nas capitais metropolitanas), ler o cu de uma maneira diferente de quando elas s viam pontos luminosos sem significados ou expresses". Acreditamos que fomentar esse despertar configura-se como sendo um dos principais papis e potencialidades dos ambientes aqui tratados. Nesse caminho, apresentamos indcios de possveis vias de interaes e questionamentos que visam enriquecer e problematizar o ensino e difuso da astronomia, especialmente no auxlio para que as pessoas agucem cada vez mais suas curiosidades e busquem novos conhecimentos sobre o mundo ao seu redor. Muito desse cenrio ainda pode ser discutido e problematizado na perspectiva que adotamos, mas dado nossa limitao de espao alguns aspectos sero tratados oportunamente. Acima de tudo, esperamos ter contribudo com esse trabalho no surgimento de iniciativas/reflexes que auxiliem (re)aproximar as pessoas com as coisas do cu. Referncias AROCA, S. C. (2008). Ensino de fsica solar em um espao no formal de educao. Tese (Doutorado em Cincias - rea de concentrao: Fsica Bsica). Instituto de Fsica de So Carlos da Universidade de So Paulo. Orientadora Cibelle Celestino Silva. So Carlos, SP. 173 p.

I Simpsio Nacional de Educao em Astronomia Rio de Janeiro - 2011

12

AVENI, A. (1993). Conversando com os planetas: como a cincia e o mito inventaram o cosmo. Traduo de Ceclia Camargo Bartalotti. So Paulo: Mercuryo. BASTOS FILHO, J. B. (2006). O que se deve exigir, tendo em vista que no h panacias para o ensino de fsica? In: Encontro de Fsica do Norte e Nordeste EFNNE, 2006, Joo Pessoa. Livro de resumos do XXIV EFNNE, vol. nico, pp. 9899. BETTO, F. (2004). In: Essa escola chamada vida. Depoimentos ao reprter Ricardo Kotscho. FREIRE, P.; BETTO, F. 14 Edio. Editora tica. So Paulo SP. ISBN 85 08 02764 8 BRETONES, P. S. (2008). Astronomia na Amrica Latina na Perspectiva da LIADA. Revista Latino-Americana de Educao em Astronomia - RELEA, n. 6, p. 7-19. FREIRE, P. (2007). Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 36 Edio. So Paulo: Paz e Terra. ___________. (1977). Extenso ou comunicao? 3 edio. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro RJ. GAMA, L. D.; HENRIQUE, A. B. (2010). Astronomia na Sala de Aula: Por Que? Revista Latino-Americana de Educao em Astronomia - RELEA, n.9, p. 7-15. GUSTSACK, F. (2008). In: Dicionrio Paulo Freire. Danilo R. Streck; Euclides Redin; Jaime Jos Zitkoski. (Organizadores). Belo Horizonte: Autntica Editora. ISBN: 97885-7526-306-8. JAFELICE, L. C. (2004). Educao holstica, conscincia ambiental e Astronomia Cultural. In. VIII EBEA. Conferncia de encerramento. Atas do VIII EBEA. LANGHI, R.; NARDI, R. (2009). Ensino da astronomia no Brasil: educao formal, informal, no formal e divulgao cientfica. Rev. Bras. Ensino Fs. Vol.31, n.4, pp. 4402-4412. ISSN 1806-1117. doi: 10.1590/S1806-11172009000400014. ___________. (2004). Um Estudo Exploratrio para a Insero da Astronomia na Formao de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In.: IX EPEF Encontro de Pesquisa em Ensino de Fsica. LEITE, C.; HOSOUME, Y. (2007). Os Professores de Cincias e suas Formas de Pensar a Astronomia. RELEA, n. 4, p. 4768, p. 66. LDKE, M.; ANDR, M. (1986). Pesquisa em Educao: Abordagens Qualitativas. Editora Pedaggica e Universitria LTDA, 11 Reimpresso. So Paulo SP. MARTINS, R. de Andrade (1994). O Universo: Teorias Sobre Sua Origem e Evoluo. 1 ed. So Paulo, SP: Moderna, v. 1. SAGAN, C. (1997). Contato. Editora Companhia das Letras. So Paulo SP. SCHIVANI, M. (2010). Educao no formal no processo de ensino e difuso da Astronomia: aes e papis dos clubes e associaes de astrnomos amadores. Dissertao (Mestrado), Instituto de Fsica da Universidade de So Paulo (IFUSP).

Vous aimerez peut-être aussi