Vous êtes sur la page 1sur 104

BOAS PRTICAS DE GESTO EM SOBREIRO E AZINHEIRA

Nota editorial
Esta publicao tem por objectivo sintetizar e divulgar informao dispersa em abundante bibliografia sobre a gesto dos montados e de povoamentos de sobreiro e azinheira. Por essa razo, embora no contenha informao original, o trabalho no inclui referncias bibliogrficas.

BOAS PRTICAS DE GESTO EM SOBREIRO E AZINHEIRA

Introduo... 1 A Regenerao... 2 Os Desbastes.. 3 As Podas..... 4 O Descortiamento... 5 O Controlo da Vegetao Espontnea 6 O Aproveitamento Silvopastoril.. 7 Os Outros Aproveitamentos........ 8 A Sanidade..... 9 A Actuao em reas Ardidas...... Sade, Higiene e Segurana no Trabalho Para Saber Mais.

3 11 25 29 45 51 57 69 75 87 95 97

FICHA TECNICA
Edio: Direco - Geral dos Recursos Florestais Av. Joo Crisstomo 28, 1069-040 Lisboa Tel.: + 351 21 3124800 Fax: + 351 21 3124989 Email: info@dgrf.min-agricultura.pt URL: http://www.dgrf.min-agricultura.pt Maria da Conceio O. BARROS (DGRF) Edmundo Manuel R. SOUSA (EFN) Maria da Conceio O. BARROS (DGRF) Nuno CALADO (UNAC) Alberto Azevedo GOMES (EFN) Maria de Lurdes INCIO (EFN) Francisco Jacinto LOPES (DGRF) Ana Cristina MARCELINO (EAN) Edmundo M. R. SOUSA (EFN) Maria Carolina VARELA (EFN) Edmundo M. R. SOUSA (EFN)

Editores:

Autores dos textos:

Composio Grfica:

Outros Colaboradores: Alfredo GONALVES FERREIRA (U. VORA) Ana Maria REIS (DGRF) Antnio GONALVES FERREIRA (UNAC) Jos Manuel RODRIGUE S (DGRF) Fotografias: Maria da Conceio BARROS, Nuno CALADO, David G. CRESPO, DGRF, Alberto Azevedo GOMES, Francisco LOPES, Francisco MOREIRA, Nuno ONOFRE, Lourdes SANTOS, Gisela SIMES, Edmundo SOUSA, Agostinho TOMS, Maria Carolina VARELA. Nuno CALADO, Rute PEREIRA, Edmundo SOUSA, Joo A. M. SOVERAL, 972-8097-64-6 | 978- 972-8097-64-6 250330/06 4000 exemplares Lisboa, Novembro de 2006 Agradecimentos : Maria Helena MACHADO (EFN) Nuno ONOFRE (EFN) Ana Eleanora TELHADA (EFN)

Reviso do texto:

ISBN: Depsito legal: Tiragem: Data:

INTRODUO

Porqu esta publicao ?

Constituindo os montados e outros povoamentos de sobreiro e de azinheira cerca de 1/3 da floresta nacional, a poltica florestal portuguesa no pode deixar de considerar como um dos seus principais propsitos a manuteno e valorizao deste tipo to particular de floresta. Para tal concorre tambm de forma decisiva o seu indubitvel valor ecolgico, conferido pela funo protectora do coberto arbreo e pela elevada biodiversidade que sustentam. Os montados, um tipo peculiar de povoamento florestal, sendo sistemas de produo e no como alguns podero julgar formas evolutivas mais ou menos artificiais do bosque primordial das regies que hoje ocupam, foram criados, num passado ainda relativamente recente, porque os seus proprietrios viram vantagem econmica em faz-lo. Subsistem actualmente porque, apesar das vicissitudes decorrentes da sucesso das eras econmicas, continuam ainda a ter interesse na sua manuteno. A prova da importncia dos factores econmicos no desenvolvimento dos nossos montados dada ainda pela estreita correlao entre a evoluo da valia econmica dos seus principais produtos e o historial do seu crescimento e decrscimo, em que, curiosamente, montado de sobro e montado de azinho parecem ter uma certa tendncia para se alternar.

INTRODUO

A constatao de que alguns dos principais problemas que hoje se verificam na nossa floresta de sobreiro e azinheira so motivados ou, pelo menos, agravados por prticas de gesto menos adequada motivou a elaborao desta publicao. O objectivo central sensibilizar proprietrios e outros gestores destes territrios florestais para a ponderao de algumas das principais condicionantes das intervenes nestes povoamentos. No se deve ver neste documento um manual tcnico, nem mesmo um guia de actuao, pois cada deciso individual tomada na gesto florestal tem necessariamente de considerar objectivos de produo e condicionantes silvcolas nicas, que no permitem a padronizao inerente a um qualquer receiturio. A funo desta publicao, BOAS PRTICAS DE GESTO EM SOBREIRO E AZINHEIRA, a de fornecer alguns conhecimentos bsicos e alertar os seus destinatrios para a importncia do aconselhamento tcnico prvio prossecuo de intervenes nos povoamentos que condicionaro de forma decisiva o seu futuro. D-se assim cumprimento ao determinado no Eixo 3 do Programa de Aco para Recuperao da Vitalidade dos Montados de Sobro e Azinho, criado pelo Despacho n. 18 316/2006, de 31 de Agosto, do Senhor Secretrio de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas.

INTRODUO

Como a nutrio ?
A folhagem verde exposta luz solar directa sintetiza os elementos essenciais para a vida da rvore

Dixido de carbono Energia Oxignio Transpirao Fotossntese Seiva elaborada gua

Evaporao

Nutrientes gua

As razes pastadeiras desenvolvem-se essencialmente at 30 cm de profundidade. So as responsveis pela absoro dos nutrientes que existem no solo.

As razes mais profundas so as responsveis pela absoro de gua do solo.


5

INTRODUO

O solo factor determinante da vitalidade das rvores, enquanto fonte de nutrientes e gua, pelo que a sua conservao um dos aspectos-chave a conserva aspectosequacionar. Na camada superficial do solo existem tambm microrganismos tamb que ajudam as rvores, mobilizando e disponibilizando importantes quantidades de nutrientes. Todas as intervenes que danifiquem as razes pastadeiras (uma parte interven ra considervel invisvel ao olho humano) e esse mundo vivo do solo so consider invis prejudiciais boa nutrio das rvores. A modificao das caractersticas nutri modifica caracter fsicas (estrutura, textura, compactao, permeabilidade e teor de gua compacta disponvel) e qumicas (acidez, teor em matria orgnica e disponibilidade dispon qu mat de nutrientes) da camada superficial do solo podem por isso afectar o bom estado vegetativo do arvoredo. Os desequilbrios nutricionais do solo devem ser corrigidos atravs de desequil atrav fertilizaes minerais ou orgnicas e correces do pH. fertiliza correc

INTRODUO

Como se d o crescimento ? Em altura Em dimetro

Em altura
Atravs da rebentao que se verifica na ponta dos raminhos (gomos terminais).
7

INTRODUO

Em dimetro

SOBREIRO

Cortia Felognio Entrecasco Cmbio Lenho

Cmbio fiada de clulas geradoras situada entre o entrecasco e o lenho

Felognio fiada de clulas geradoras situada entre o entrecasco e a cortia

Produz lenho para o interior Produz entrecasco para o exterior

Produz entrecasco para o interior Produz cortia para o exterior

Na azinheira o processo de crescimento em dimetro assemelha-se ao do sobreiro, mas existe apenas cmbio que produz casca para o exterior e lenho para o interior.

INTRODUO

Que tipo de gesto ?

Os povoamentos de sobreiro podem ser geridos apenas com propsitos produtivos, ou como acontece com a generalidade dos prop povoamentos de azinheira, com uma perspectiva multifuncional. Neste caso, pode haver vrios outros aproveitamentos do solo: v o o o o o Pastagens e Pastoreio Cogumelos Plantas aromticas e medicinais arom Fauna silvestre Turismo e Recreio

1 A REGENERAO

Como pode ser feita ? Regenerao natural Regenerao artificial


Regenerao natural - Forma de auto-propagao das rvores. Regenerao artificial Forma de propagao das rvores que requer a interveno humana. Vantagens da regenerao natural
o o o o o As plantas esto adaptadas ao local e sobrevivem as melhores; Minimiza a mobilizao do solo; As plantas tm um desenvolvimento equilibrado; As jovens plantas desenvolvem sistemas radiculares profundos; Aumenta-se a capacidade das plantas para criarem associaes naturais benficas com microrganismos auxiliares; Reduz o investimento.

Vantagens da regenerao artificial


o o o Permite utilizar plantas com melhores caractersticas produtivas; Em caso de sucesso, a constituio do novo povoamento mais rpida; Permite a instalao do sobreiro onde ele antes no existia e em condies de terreno menos favorveis; Facilita a obteno de uma distribuio espacial das rvores mais regular.

11

1 A REGENERAO

Qualquer que seja o mtodo escolhido para renovar ou instalar o arvoredo deve-se preferir semente produzida em anos de safra.

Ano de safra ?
A frutificao muito irregular no sobreiro e um pouco menos na azinheira. difcil determinar com antecedncia para qualquer uma destas espcies.

Os anos de safra garantem abundncia e maior diversidade, de bolota e lande. Minimizam-se assim os efeitos das perdas provocadas pelos animais.

12

A observao, em meados de Maio, do candeio das rvores (flor masculina), permite antever a safra do Outono seguinte. Ano de bom candeio geralmente um ano de safra, a no ser que a Primavera tenha sido seca e o Vero com forte estiagem.

1 A REGENERAO

Regenerao natural

Que mtodos existem ?


Semente Rebentao de toia Rebentao de raiz

O recurso semente o melhor mtodo de perpetuar o sobreiro e a azinheira devendo, sempre que possvel, ser privilegiado. O aproveitamento da rebentao de toia ou de raiz gera clones da rvore que existia, pelo que no deve ser generalizado a todo o povoamento.

Sempre que haja pastoreio, caa, ou outras actividades que danifiquem as jovens plantas, torna-se necessrio recorrer a mtodos de proteco da regenerao. Nas manchas onde as novas plantas no surjam pode-se efectuar a sementeira ao covacho, com semente recolhida no local. REGENERAO NATURAL ASSISTIDA

13

1 A REGENERAO

Regenerao natural

Modelos alternativos
Afolhamento rotativo Protectores individuais
Afolhamento rotativo Consiste na diviso da propriedade em sub-zonas ou folhas, com o objectivo de ter pelo menos uma delas vedada, durante um dado perodo de tempo, para a aplicar um tipo especfico de gesto (por exemplo, retirar o gado para promover a regenerao natural). Este modelo conduz representao de todas as classes de idade no propriedade, embora em cada folha se verifique a predominncia de algumas. Protectores individuais Consiste em proteger uma a uma as plantas nascedias que vo aparecendo em toda a propriedade. Este modelo conduz a povoamentos que podem ter todas as classes de idade mas distribudas de forma casual.

Estes sistemas tm custos associados que dependem de cada situao concreta. aconselhvel fazer sempre um balano econmico antes
14

de qualquer deciso.

1 A REGENERAO

Regenerao natural
Afolhamento rotativo

Como levar a cabo ?


An An A5 A5 A4 A4 A

A3 A3

A2 A2

Zona A sem mon A tado


Zona sem montado

A1

Na propriedade, a rea a regenerar dividida em parcelas, denominadas folhas A1 ,, An das quais pelo menos uma est sempre encerrada. A folha encerrada deve estar vedada ao pastoreio por um perodo de tempo que varia de 5 anos (ovinos) a 20 anos (bovinos e equinos) O resto da propriedade mantm-se em gesto normal. O nmero de folhas deve permitir uma distribuio equilibrada de idades do arvoredo.
15

1 A REGENERAO

Regenerao natural
Afolhamento rotativo

Vantagens

o Sempre que a propriedade tenha dimenso este mtodo reduz os custos associados manuteno do arvoredo; o Aumenta a proteco do solo dos riscos de eroso e do efeito do pisoteio ; o Preserva a matria orgnica no solo.

Condicionantes
o No se pode concretizar em zonas sem arvoredo adulto, ou quando ele muito esparso (a folha encerrada deve ter no mnimo 40 rvores adultas/hectare); o Tambm situaes em que o arvoredo est em ms condies sanitrias ou exibe ms qualidades produtivas desaconselham a sua utilizao; o A dimenso da propriedade determina a exequibilidade do afolhamento (cada folha deve ter pelo menos 5 hectares); o A existncia de pastagens permanentes obriga sua abertura a gado ovino, por perodos curtos, para manter a sua qualidade.
16

1 A REGENERAO

17

1 A REGENERAO

Regenerao natural
Protectores individuais

Como levar a cabo ?

As plantas mais vigorosas e bem conformadas so seleccionadas e protegidas por estruturas de proteco individual. A seleco das plantas (o seu nmero e localizao) visa o estabelecimento de um povoamento adulto com densidade apropriada e classes de idade equilibradas. O tipo de protector individual varia consoante o tipo de gado ou fauna bravia existente.
18

1 A REGENERAO

Regenerao natural
Protectores individuais

Vantagens

o Viabiliza a regenerao na totalidade do montado; o Toda a rea em regenerao passvel de utilizaes complementares; o A possibilidade de pastoreio permite a diminuio das operaes de limpeza de matos; o Possibilita a manuteno de pastagens permanentes.

Condicionantes
o O processo no pode ser conduzido na ausncia de arvoredo adulto, ou quando ele muito esparso; o Tambm desaconselhado quando o arvoredo adulto apresenta condies sanitrias deficientes ou exibe ms qualidades produtivas; o A proteco individual tem de ser assegurada por um perodo de tempo considervel.

19

1 A REGENERAO

Regenerao artificial

Que mtodos existem ?


Sementeira Plantao

A escolha do processo a utilizar dever ter em conta as condies do local e os objectivos de gesto. Em ambos os casos a semente, para uso directo ou para produo de plantas, deve ser obtida: Em povoamentos com condies climticas semelhantes, que manifestem boas caractersticas produtivas e condies sanitrias; Sempre que possvel, em ano de safra.

A experincia mostra que a falta de adaptao das plantas se pode manifestar ao longo de toda a vida do povoamento.

20

1 A REGENERAO

Regenerao artificial

Como levar a cabo ?

No a realizar em zonas encharcadias e/ou com surraipa at cerca de 1 metro de profundidade. Propiciar algum ensombramento das jovens plantas, limpando a vegetao apenas nas entrelinhas (nas regies mais secas, convm tambm efectuar uma sacha em redor das jovens plantas a seguir s chuvas primaveris). As mobilizaes do solo devem ser conduzidas de modo a no danificar as razes pastadeiras. O material a utilizar na(s) retancha(s) dever ter as mesmas caractersticas do utilizado inicialmente. A rega das plantas at aos 2-3 anos aps a instalao um recurso a considerar em situaes de maior secura. O surgimento de problemas sanitrios impe aconselhamento tcnico especializado.
21

1 A REGENERAO

Regenerao artificial
Sementeira

Vantagens
o No h choque de transplante; o As plantas desenvolvem simbioses naturais e sistemas radiculares equilibrados e profundantes o que lhes comfere melhores condies de desenvolvimento e adaptao secura; o Requer menos mo-de-obra e menos dispendiosa.

Condicionantes
As bolotas tm de ser o necessrio manter as bolotas em condies especficas (local fresco, protegidas do apetite dos animais. hmido e bem arejado) para no apodrecerem nem avelarem; No de fauna demasiado o o A abundnciacompactar bravia impe a proteco da sementeira solo bolotas colocao (colocar 2-3 aps a por covacho, adas diferentes profundidades e/ou sementes; em ziguezague). Cuidados Efectuar a sementeira quando particulares exista humidade no teor deque o Efectuar apenas quando o solo humidade no solo permita a garanta que a semente germine; germinao; Entre o 3 e o 5 o solo aps a colocao das o No compactar demasiadamente ano, dependendo do local e do clima, sementes; deve-se 5 ano, dependendo das o Entre o 3 e o mondar para ficar uma s condies, mondar para que planta planta por covacho. fique uma spor covacho.

22

1 A REGENERAO

Regenerao artificial
Plantao

Vantagens
o Ganha-se um ano na fase de instalao; o Reduz a contingncia de danos provocados por animais; o Permite superar a dificuldade determinada por anos de contra-safra;

Condicionantes
o A precipitao insuficiente ou tardia prejudica a viabilidade da plantao. Proteger as bolotas o Preferir plantas certificadas e micorrizadas; protegidas do apetite dos animais. Semear vrias bolotas a vrios oNo plantas devem ter um o As compactar demasiado aspecto vigoroso e saudvel e estarem nveis e/ou em zigzag soloisentas de a colocao das aps pragas e doenas; Manter rvores mortas ou postes o A plantao deve ser feita s primeiras sementes; para torre de vigia pelas aves de guas a sementeira quando Efectuar para que as plantas desenvolvam rapina. um sistema radicular mais adaptado aos exista humidade no solo que 3 a 5 cm acima do colo rigores a estiagem; garanta queda semente germine; Certifique-se junto dos servios oEntre plantas devem ser enterradas 3-5 cm As o 3 e o 5 ano, competentes que as rvores acima do colo e bem calcadas mortas dependendo do local e do clima, (aps as escolhidas no so focos primeiras chuvas ficar uma s deve-se mondar para a terra tem tendncia infeco de doenas ou de a pragas. abater, deixando planta por covacho. o torro descoberto).

oAsCuidados particulares ser bolotas tm de

23

2 OS DESBASTES

O que so desbastes ?
o o So cortes que reduzem, de forma criteriosa e selectiva, o nmero de rvores/hectare. O desbaste uma operao cultural essencial para a conduo de qualquer povoamento florestal que, ao reduzir a sua densidade e/ou ao eliminar os indivduos com piores caractersticas, beneficia o potencial produtivo. Nos ltimos anos, as arborizaes com sobreiro e azinheira tm sido realizadas com densidades relativamente elevadas. Nestes casos, um plano de desbastes adequado influencia decisivamente a rentabilidade dos povoamentos.

Porque devem ser feitos ?

A densidade ptima de um povoamento funo da qualidade da estao e dos objectivos de produo: Se a produo de cortia o objectivo principal, a densidade necessariamente maior do que se o objectivo for tambm o aproveitamento agrcola e/ou silvo-pastoril.

25

2 OS DESBASTES

Como podem ser feitos ?

o A densidade ptima, dependendo dos factores referidos, tambm aquela que, em cada estdio de crescimento do povoamento, melhor permite o desenvolvimento vegetativo e a longevidade do arvoredo.
O clculo da densidade ptima pode basear-se no coeficiente de espaamento/grau de cobertura do solo, ou no valor da CAP mdia do povoamento (circunferncia a 1,30 m do solo)

Sempre que se ultrapassarem os valores crticos necessrio praticar desbastes para repor a densidade ptima. o O plano de desbastes deve ser realizado de forma a conseguir que as rvores, na fase adulta, estejam dispostas aproximadamente em tringulo equiltero; essa disposio no terreno garante uma distribuio mais homognea e um maior nmero de rvores/hectare.

26

2 OS DESBASTES
A densidade ptima para o sobreiro em funo da idade do povoamento

Produo principal

Coeficiente de espaame.nto (*)

Grau de cobertura do solo

Observaes

Uso mltiplo

1,25

58 %

As rvores apresentam copas semelhantes s que adquiririam se estivessem isoladas.

(*) relao entre a distncia da copa das rvores e o dimetro mdio da copa

CAP (cm) 60 70 80 90 100 110 120 130

N de rv./ha

CAP (cm) 140 150 160 170 180 190 200 >200

N de rv./ha

471 291 211 165 136 115 100 88

79 72 65 60 56 52 49 27

2 OS DESBASTES

Que rvores eliminar ?


Critrios de seleco rvores mortas e doentes - no beneficiam o povoamento, constituindo muitas vezes focos de pragas e doenas no montado; rvores velhas - produzem cortia de qualidade inferior e no permitem o desenvolvimento das rvores mais jovens; rvores dominadas - sem possibilidade de desenvolvimento em condies normais, pouco promissoras em termos de crescimento e, no caso do sobreiro, de produo de cortia; rvores mal conformadas - dificultam a extraco de cortia, sendo esta mais morosa, difcil e cara, havendo ainda maior probabilidade de o tirador fazer feridas na rvore; rvores com ms caractersticas produtivas - originam um aumento dos encargos da explorao e a consequente diminuio dos rendimentos.

Estado vegetativo ou sanitrio

Idade da rvore

Estrutura do montado

Morfologia da rvore

Qualidade da produo

28

Se a densidade for elevada e, consequentemente, o n de rvores a retirar grande, os desbastes devem ser pouco intensos e realizados com uma periodicidade mais curta para evitar problemas de estabilidade das rvores.

3 AS PODAS

O que a poda ?
a eliminao selectiva, com diferentes finalidades, de ramos das rvores.

Quais os tipos de poda ?

poda de formao

pretende dar rvore uma forma pr-fixada diferente da natural. pretende eliminar ramos mortos ou com sintomas de pragas e doenas. pretende dar rvore uma forma e dimenso de copa equilibradas.

poda sanitria

poda de manuteno

A poda no deve provocar a reduo desnecessria da capacidade elaboradora da rvore.


29

3 AS PODAS

Poda de formao

Do Fuste

As rvores adultas devero ter fustes bem formados

No caso do sobreiro pretendem-se troncos altos (2-3 metros) e direitos de forma a obterem-se pranchas de cortia com o melhor aproveitamento industrial.

Da Copa
Efectua-se apenas em sobreiros

Pretende-se seleccionar e preparar para o descortiamento as futuras pernadas e braas.


30

3 AS PODAS

Poda de formao

Quando ?

Do Fuste
Em rvores jovens preferivelmente , 2-3 vezes: 1 vez - Quando a rvore atinge 11,5 m de altura; 2 e 3 vez (se necessria) Aps a rvore atingir os 3 m de altura.

Da Copa
Em sobreiros adultos preferivelmente, 2 vezes: 1 vez - 3 anos aps a desbia (pode coincidir com uma 3 interveno no fuste); 2 vez - 3 anos a seguir tirada da cortia secundeira.

Com que intensidade ?

Em qualquer dos casos (fuste e copa) nunca retirar mais de 1/3 dos ramos vivos de cada vez.

31

3 AS PODAS

Poda de formao

Qual o material a retirar ?

Do fuste
1 vez - Prioridade eliminao de forquilhas (caso existam), ramos muito verticais ou com forte tendncia para engrossar, com dimetro igual ou inferior a 4 cm, seguida da eliminao dos ramos mais prximos do solo at 1/3 dos ramos vivos. 2 e 3 vez Corrigir qualquer anomalia e acabar de limpar o fuste at altura de, no mnimo, 3 metros.

//

//

//
32

//

// //

//

3 AS PODAS

Poda de formao

Da copa
1 vez Seleccionar e preparar para o descortiamento as futuras pernadas, permitindo desafogar um pouco a copa; 2 vez Seleccionar e preparar para o descortiamento as futuras braas, cortando-se tambm os ramos mais baixos inseridos nas pernadas at altura previsvel de descortiamento.

//
//
//

//

//
33

//
//

3 AS PODAS

Poda sanitria

As rvores devero ser mantidas em boas condies sanitrias, eliminando-se os ramos afectados ou secos para evitar a disseminao de pragas e doenas.

Quando ?

Se possvel, sempre que se constatem danos e preferivelmente durante o Inverno.

34

3 AS PODAS

Poda sanitria

Qual o material a retirar ?

Apenas os ramos secos ou a secar

CUIDADOS ESPECIAIS Aps o corte de ramos doentes a ferramenta utilizada deve ser desinfectada; Os despojos devem ser destrudos o mais depressa possvel, pois so um potencial foco de propagao de pragas e doenas. Podero ser queimados nas proximidades, mas suficientemente longe do arvoredo de forma a no o afectar.

35

3 AS PODAS

Poda de manuteno

Destina-se unicamente a restabelecer o equilbrio da copa quando esta foi afectada por causas naturais (biticas ou abiticas) ou anteriores prticas de conduo incorrectas e, assim, manter a rvore em boas condies fisiolgicas e produtivas durante tanto tempo quanto possvel.

Este tipo de poda ainda bastante utilizado, em grande parte do pas, por ter sido sempre associado forma clssica de gesto dos povoamentos de sobreiro e azinheira, em que havia a necessidade de desensombrar o solo para realizar culturas cerealferas e permitir a passagem da maquinaria usada.

Esses motivos hoje j no so vlidos pelo que este tipo de poda dever limitar-se a casos de efectiva necessidade. Esta poda dever ser totalmente evitada em sobreiros e azinheiras com copas rarefeitas pois apenas ir diminuir ainda mais a capacidade elaboradora da rvore pela supresso da folhagem, j escassa, exposta directamente luz solar.
36

3 AS PODAS

Poda de manuteno

Quando ?

Em rvores adultas, em plena produo, o mais espaada possvel, sempre com intervalos superiores a 10 anos.

Com que intensidade ?

O mais ligeira possvel, nunca mais de da copa.

37

3 AS PODAS

Poda de manuteno

Qual o material a retirar ?

Ramos vivos ensombrados e empastelados; Ramos que se encontram muito juntos ou entrelaados; em qualquer caso o ramo a sacrificar dever ser sempre o mais fino; Ramos ladres (rebentao epicrmica).

Recomendaes

Ter sempre em ateno que se devem conservar braas e ramos de forma a manter o mximo de folhagem verde directamente exposta luz; Em rvores sujeitas a uma sucesso de podas violentas, acontece muitas vezes que as funes elaboradoras da copa so j, na sua maior parte, desempenhadas pelos ramos ladres. Nestes casos, como lgico, no dever ter lugar a sua completa supresso, deixando-se aqueles que esto melhor colocados para darem lugar a futuras braas e ramos de outra ordem.

38

3 AS PODAS

Podas mal orientadas. Que consequncias ?

Enfraquecem as rvores e, no caso do sobreiro, afectam tambm o crescimento da cortia, pois ao retirarem elevada percentagem da folhagem verde directamente exposta luz solar, obrigam-nas a um esforo vegetativo anormal, com a mobilizao das suas reservas nutritivas, para reconstituir a copa.

Aumentam a predisposio das rvores ao ataque de pragas e doenas.

Encurtam o perodo de explorao econmica - no caso do sobreiro, ao diminurem o crescimento do tronco originam ainda a reduo da superfcie de descortiamento.

39

3 AS PODAS

Cuidados a ter em qualquer tipo de poda

Os cortes no devem incidir nos topos das pernadas mais altas da copa (decapitar). PORQU? Suprime-se a folhagem mais exposta luz solar directa, que mais activamente contribui para a sntese dos elementos essenciais.

// //

//

Os ramos vivos de grande dimetro no devem ser cortados. PORQU? O corte de um ramo provoca uma ferida em que o lenho fica a descoberto e este, sujeito aco do sol e da chuva, tende a apodrecer; A cicatrizao leva tanto mais tempo, quanto maior for a ferida - o vigor e a idade da rvore tambm determinam a rapidez da cicatrizao que, por vezes, pode mesmo no chegar a ocorrer.
40

//

3 AS PODAS

PORQU? Os ramos mais grossos tm maior nmero de folhas e a ferida seria de maiores dimenses.

Ruga da casca

Os cortes executam-se de cima para baixo, to rentes ao tronco quanto possvel, inclinados entre a ruga da casca e a parte superior do colo do ramo. PORQU? Para facilitar a cicatrizao e evitar a acumulao de gua.

X errado

//

Os cortes efectuados em bifurcaes ou ramificaes devem incidir sobre os ramos mais delgados.

//

Colo do ramo correcto

41

3 AS PODAS

O corte de ramos pesados deve ser precedido de incises prvias feitas a uma certa distncia da seco de corte. PORQU? Para evitar o esgaamento que provocaria uma ferida extensa na rvore.

Recomendaes
Nos casos de previsveis dificuldades de cicatrizao recorrer a produtos cicatrizantes; A ferramenta utilizada deve ser desinfectada quando se passa de uma rvore para outra; Os despojos sem aproveitamento devem ser retirados ou destrudos para evitar a propagao de pragas, de doenas e minimizar o risco de incndio.

42

3 AS PODAS

Cortes mal executados. Que consequncias ?


Esgaamento

M cicatrizao

Corte saliente

Ruga da casca

M cicatrizao

Colo do ramo Ruga da casca

M cicatrizao

Colo do ramo

43

4 O DESCORTIAMENTO

O que o descortiamento ?

a operao que consiste em retirar a casca do sobreiro (cortia).

Provoca um choque no sobreiro, do qual este se recompe se for bem efectuado.

Requer alguns cuidados na execuo.

Por vezes a cortia no d, isto , no se despega com facilidade do entrecasco. Tal deve-se reduo da actividade celular do sobreiro motivada por condies desfavorveis de humidade e temperatura.

45

4 O DESCORTIAMENTO

Quando deve ser feito ?

O descortiamento efectua-se entre o final da Primavera e o incio do Vero. Neste perodo, em que a actividade celular intensa, formam-se as fiadas de clulas de cortia que, por terem a parede celular ainda jovem, se separam facilmente do entrecasco.

Com que ferramentas ?

Machado

De um tipo especial, com a lmina em meia-lua, de corte muito fino e cabo biselado na extremidade. Utiliza-se para efectuar as incises e despegar a cortia usando o cabo como alavanca. Apareceram recentemente no mercado e o seu uso no se encontra ainda generalizado. Utilizam-se para efectuar as incises.

Ferramentas mecnicas

46

4 O DESCORTIAMENTO

Machado

Ferramentas mecnicas

Vantagens da sua utilizao : Dificilmente ferem o entrecasco; Efectuam o trabalho com rapidez; Os cortes so mais rectos, aumentando o aproveitamento da prancha; Permitem efectuar as incises 1-2 meses antes do descortiamento, altura em que existe maior disponibilidade de mo-de-obra; O trabalho do tirador de cortia menos penoso.
47

4 O DESCORTIAMENTO

Que cuidados a ter na execuo ?

Caso se verifiquem ventos quentes e secos ou chuva durante a despela, deve-se parar imediatamente o descortiamento. Quando a cortia no d, deve-se suspender descortiamento (em caso algum se deve forar a extraco). o

H perigo do entrecasco descolar e vir agarrado cortia; Pode provocar a morte do felognio; A zona afectada dificilmente cicatrizar; Aumenta a probabilidade de apodrecimento do lenho; Formam-se irregularidades na superfcie do tronco e, portanto, nas futuras pranchas de cortia, desvalorizando-a.

Os golpes do machado, ao efectuar as incises, podem provocar feridas no entrecasco, que, apesar de cicatrizarem muito bem, originam irregularidades que aparecem na futura prancha. Este trabalho deve, pois, ser efectuado por trabalhadores experientes.
48

4 O DESCORTIAMENTO

Em anos de seca e no caso de rvores enfraquecidas (que apresentem desfolha elevada) recomenda-se o adiamento do descortiamento para a campanha seguinte. Os calos (cortia formada na base da rvore junto ao solo) devem ser retirados como medida de precauo sanitria.

Descortiamento mal orientado. Que consequncias ?


A tiragem antecipada de cortia - Provoca o envelhecimento precoce da rvore, com consequncias na produo futura de cortia em termos de calibre e qualidade. O descortiamento exagerado - Enfraquece a rvore, tornando-a mais susceptvel ao ataque de pragas e doenas, e compromete o calibre e a qualidade da cortia na tiragem seguinte.

Descortiamento mal executado. Que consequncias ?


O arranque total ou parcial do entrecasco - Provoca feridas de difcil cicatrizao que desvalorizaro as futuras pranchas de cortia.

49

5 O CONTROLO DA VEGETAO ESPONTNEA

Porque deve ser feito ?

Reduz o risco de incndio; Reduz a competio das plantas pela gua e nutrientes do solo; Facilita as tarefas de tiragem e extraco da cortia; Permite a utilizao de pastagens naturais.

Com que tcnicas ?

Grade de discos Corta-matos Moto-roadoras Fogo controlado

A utilizao da tcnica do fogo controlado tem restries nos montados.

Nunca desmatar com alfaias e/ou mquinas pesadas.


51

5 O CONTROLO DA VEGETAO ESPONTNEA

A escolha da tcnica de desmatao depender da ponderao dos seguintes factores: tipo de solo e morfologia do terreno; condies climticas; tipo de vegetao; caractersticas do povoamento; objectivos de ocupao do solo.

Tipo de solo e morfologia do terreno

A conservao do solo factor determinante, devendo procurar minimizar-se os seguintes efeitos negativos: A acelerao dos processos de decomposio da matria orgnica do solo; O aumento da aridez por aco directa da radiao solar no solo; O aumento do risco de eroso; O corte das razes superficiais; A contaminao por fungos radiculares patognicos; O favorecimento da vegetao xerfita.
52

5 O CONTROLO DA VEGETAO ESPONTNEA

Sem limitaes

Com limitaes

No executar

Declive (%)

Espessura efectiva do solo (EES) (cm) < 10 10 30

Tecnologias de desmatao
Textura mdia na EES fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira fina e mdia grosseira
(***) (***) (***) (***) (***) (**) (*) (**) (*) (**) (*) (***) (***) (***) (***) (*) (*) (*)

Moto roadora

Cortamatos

Grade de discos ligeira

Grades pesadas ou Charrua

< 10 30 60 > 60 < 10 10 30 10 35 30 60 > 60 < 10 > 35 10 30 > 30


(*) (**) (***)

Trabalho das mquinas segundo as linhas de menor declive Trabalho das mquinas segundo as linhas de maior declive Trabalho das mquinas segundo as curvas de nvel

53

5 O CONTROLO DA VEGETAO ESPONTNEA

Condies climticas
Quando o solo est encharcado a utilizao da grade de discos comporta um risco acrescido de compactao do solo. Em condies extremas de secura e calor o uso de corta-matos deve ser evitado em solos pedregosos devido ao risco de ignio de incndio.

Tipo de vegetao
No caso de matos densos, altos e lenhosos, a grade de discos mais eficaz que o corta-matos.

Caractersticas dos povoamentos


A utilizao da grade de discos em povoamentos densos comporta riscos de corte das razes superficiais, pelo que deve ser evitada.

Objectivos de ocupao do solo


A grade de discos apropriada instalao de pastagens pois com uma nica interveno limpa-se e prepara-se o terreno.
54

5 O CONTROLO DA VEGETAO ESPONTNEA

Quando deve ser feito ?

Para evitar uma mobilizao excessiva do solo que conduza perda das suas caractersticas fsicas e qumicas, o intervalo entre limpezas dos matos deve ser to prolongado quanto possvel.

Duas formas de conseguir esse objectivo so a instalao de pastagens permanentes de sequeiro ou a prtica do pastoreio itinerante.

Como pode ser feito ?

aconselhvel efectuar o controlo da vegetao por faixas ou manchas em forma de mosaico, de forma rotativa, evitando a desmatao de grandes reas; Em zonas declivosas pode-se dispor o mato cortado em cordes segundo as curvas de nvel para contrariar a eroso superficial; A fim de proteger a regenerao natural existente nas clareiras ou debaixo das copas de rvores, o intervalo entre limpezas de matos deve ser dilatado e estas podero ter de ser feitas manualmente; No caso de matos muito desenvolvidos, prefervel o corta-matos de correntes que estilhaa a vegetao reduzindo a altura da camada de combustvel depositada superfcie (se a altura da camada combustvel ainda for grande pode passar-se um destroador de martelos).

55

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Por que instalar uma pastagem ?

A instalao de pastagens em povoamentos de sobreiro e de azinheira, desde que correctamente instaladas e bem geridas, contribui para o aumento do rendimento das exploraes. Tambm do ponto de vista da conservao e melhoria do solo as pastagens podem desempenhar um papel relevante.

Tipo Pastagens permanentes de sequeiro Naturais

Composio Compostas por espcies forrageiras autctones Compostas por espcies forrageiras autctones e cultivares Compostas por espcies e variedades seleccionadas Compostas por gramneas puras (aveia, centeio, triticale,)

Principais caractersticas Perodos vegetativos curtos Produo anual escassa Fraca qualidade alimentar Cargas animais reduzidas Perodos vegetativos mais longos Melhor produo anual Boa qualidade alimentar Cargas animais maiores Perodos vegetativos longos Elevada produo de forragem Boa qualidade alimentar Cargas animais maiores Perodos vegetativos anuais Elevada produo de forragem Boa qualidade alimentar Encabeamentos elevados

Naturais Melhoradas

Semeadas

Culturas forrageiras

57

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Que tipo de pastagem ?

A escolha do tipo de pastagem depender da ponderao dos seguintes factores: Da potencialidade produtiva do local; Da intensidade do pastoreio, funo da espcie e carga animal; Da forma de maneio do gado.

A preferncia deve ser dada s pastagens permanentes de sequeiro, porque favorecem a conservao dos montados pela: melhoria progressiva das caractersticas do solo; reduo da mobilizao do solo, por vrios anos.
58

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Potencialidade produtiva do local


Algumas espcies forrageiras espontneas so indicadoras da potencialidade das pastagens naturais. O seu inventrio permite decidir se devemos semear uma pastagem ou melhorar a j existente.

Presena de espcies forrageiras indicadoras

Ocorrncia elevada Ocorrncia escassa

Pastagens naturais Pastagens melhoradas Pastagens semeadas

Ausncia de espcies forrageiras indicadoras

Espcies indicadoras Gramneas


Fina

Leguminosas
Anthyllis vulneraria L./Vulnerria Lathyrus spp./Ciziro, Chcharo Lotus subbiflorus Lag. (ssp.castellanus)/Loto Medicago spp./Luzerna Ornithopus spp./Serradela Trifolium subterraneum L./Trevo
subterrneo

Agrostis stolonifera L. (ssp.castellana)/Erva Dactylis glomerata L./Dactila Festuca paniculata (L.) (ssp. palicea)/Festuca Festuca rubra L./Festuca Lolium rigidum Gaudin./Azevm Poa bulbosa L./Poa

Vicea spp./Ervilhaca

59

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Espcies autctones indicadoras da qualidade das pastagens naturais

Azevm

Ervilhaca

Trevo subterrneo
60

Serradela

Luzerna

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Intensidade do pastoreio
O tipo de pastagem a promover depende tambm da espcie e da carga animal.

Bovino

Menor encabeamento em perodos curtos; Necessita de elevada massa forrageira; Necessita de plantas de maior crescimento em altura (8-10 cm); Provoca um maior pisoteio; Provoca maiores danos na regenerao e nas rvores jovens. Maior encabeamento em perodos mais longos; Admite menor massa forrageira; Admite plantas de menor crescimento em altura (36 cm); Provoca um menor pisoteio; Provoca danos na regenerao.

Ovino

Caprino Maior encabeamento em perodos curtos; Admite reduzida massa forrageira; Admite plantas de menor crescimento em altura (3-6 cm); Provoca um menor pisoteio; Provoca danos elevados na regenerao, rvores jovens e adultas.

61

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

No caso do pastoreio de gado para a produo de carne ou reproduo podem-se considerar as seguintes equivalncias :

1 bovino = 8 ovinos = 7 caprinos = 4 sunos


No caso de animais em produo de leite as exigncias alimentares aumentam 50 a 70%.

A intensidade do pastoreio permitido (n de cabeas/ha/unidade de tempo) depende da quantidade de erva verde presente na pastagem

62

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Forma de maneio do gado

A adequada manuteno de uma pastagem impe o seu pastoreio


Para manter o equilbrio entre as espcies forrageiras que a constituem Para garantir a sua renovao

O maneio do gado pode ser:

Contnuo
Livre acesso dos animais a toda a rea de pastagem

Rotativo
rea da pastagem dividida em folhas
63

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Forma de maneio do gado


necessria a proteco da regenerao natural do arvoredo em ambas as formas de maneio do gado.

O pastoreio contnuo deve ser preferido quando se verifica o risco de compactao pelo pisoteio, especialmente em solos delgados ou em zonas sujeitas a encharcamento.

Vantagens do pastoreio contnuo


o o o o o A gesto mais simples e de menor custo; A carga animal menor; A compactao do solo menor; As dietas anuais so mais estveis; O risco de pisoteio e de atascamento dos animais menor; Os danos na regenerao natural so menores. o

Vantagens do pastoreio rotativo


Melhor distribuio dos nutrientes e sementes presentes nos dejectos; Evita o pastoreio selectivo; Adequa-se a um processo de regenerao natural das rvores por afolhamento rotativo.

o o

64

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Como intervir ?

Pastagens naturais
PASTAGENS NATURAIS

Neste caso, em que se verifica a presena de espcies forrageiras interessantes em quantidade suficiente, a boa manuteno da pastagem depende fundamentalmente do maneio do gado.

Esta manuteno um processo contnuo que a cada momento deve ser reequacionado. Esperar a formao e queda da semente no solo antes de reintroduzir o gado. Evitar o pastoreio quando o solo est encharcado, para evitar o atascamento dos animais e a compactao do solo pelo pisoteio. A manuteno destas pastagens resulta da adequao da carga animal ao valor forrageiro das pastagens. No caso do aproveitamento das pastagens naturais aps o corte dos matos, introduzir o gado somente aps a pastagem estar definitivamente instalada.

Maneio do gado

65

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Pastagens naturais melhoradas


PASTAGENS MELHORADAS

Sementeira de espcies Fertilizao forrageiras

Maneio do gado

As pastagens formadas a partir de espcies espontneas naturais, podem ser melhoradas em qualidade e produo de forragem, atravs da sementeira de leguminosas, da fertilizao e do maneio do gado.

Esta melhoria no um processo imediato e em cada caso deve ser ponderado qual o tipo de interveno a realizar. As espcies de leguminosas devem ser cuidadosamente seleccionadas de acordo com as caractersticas do local (solo e clima), no devendo concorrer com as espcies naturais. Semear antes da emergncia das espcies naturais (primeiras chuvas) com mobilizaes mnimas do solo - passagem ligeira com grade ou escarificador. Optar pela sementeira directa quando os solos no so pedregosos, o declive inferior a 5% e a densidade do povoamentos permite uma boa operacionalidade do semeador. A fertilizao dever ter em conta as carncias nutricionais do solo, sendo importante a adio de fsforo; as adubaes azotadas devero ser evitadas.

66

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Pastagens semeadas
PASTAGENS SEMEADAS

Sementeira de Fertilizao espcies forrageiras

Maneio do gado

Na ausncia de espcies forrageiras interessantes a pastagem deve ser instalada (sementeira e fertilizao) .

A sua manuteno depende das fertilizaes e do maneio do gado. As espcies forrageiras devem ser cuidadosamente seleccionadas de acordo com as caractersticas do local (solo e clima). A consociao de espcies deve ser suficientemente diversificada para permitir superar eventuais variaes das caractersticas do solo. A sementeira dever ser efectuada no incio do Outono com uma mobilizao ligeira do solo. A fertilizao dever ter em conta as carncias nutricionais do solo, sendo importante a adio de fsforo; as adubaes azotadas devero ser evitadas. Esperar a formao e queda da semente no solo antes de reintroduzir o gado. No pastorear quando o solo est encharcado, para evitar o atascamento dos animais e a compactao do solo pelo pisoteio.

67

6 O APROVEITAMENTO SILVOPASTORIL

Culturas forrageiras
So culturas anuais base de gramneas puras (aveia, centeio e triticale) para pastoreio directo ou para armazenamento (silagem).

So culturas exigentes pelo que podem afectar a fertilidade do solo; So culturas inteiramente dependentes das fertilizaes, nomeadamente azotadas, o que no favorece a formao de micorrizas e a fixao biolgica do azoto atmosfrico; Exigem fortes mobilizaes do solo na instalao; Provocam a mineralizao rpida da matria orgnica; Induzem a destruio da estrutura do solo; Comportam riscos de eroso.

Minimizar a sua instalao em reas de montado.

68

Cultivar pequenas reas em zonas de regadio para pastoreio directo no Outono ou para fenao na Primavera.

7 OS OUTROS APROVEITAMENTOS

Quais ? Produo de cogumelos Produo de plantas aromticas e medicinais Fauna silvestre Turismo e recreio

Produo de cogumelos
Nos povoamentos de sobreiro e azinheira pode surgir uma grande variedade de cogumelos. Uns so comestveis e o seu aproveitamento pode significar um interessante contributo para o rendimento da propriedade. Outros no so comestveis, podendo mesmo ser venenosos.

A sua identificao tem de ser feita com o apoio de especialistas !!

69

7 OS OUTROS APROVEITAMENTOS

Produo de cogumelos
Para manter a produo de cogumelos comestveis Minimizar deve-se: as intervenes no solo;
Evitar o pisoteio excessivo e se possvel isolar as zonas onde ocorrem maiores concentraes de cogumelos comestveis; Evitar a colheita macia e indiscriminada de cogumelos, respeitando as seguintes normas:

- No revolver o solo e a manta morta; - No pisar ou destruir os exemplares que no se pretende


colher;

- No danificar as razes das rvores e das espcies arbustivas; - No colher os cogumelos antes de atingirem a maturidade
(por exemplo Amanita no estado de ovo, Boletus de dimetro inferior a 3 cm, Cantarellus de dimetro inferior a 2 cm).

Amanita caesarea

70

7 OS OUTROS APROVEITAMENTOS

Produo de plantas aromticas e medicinais


A vegetao espontnea dos povoamentos de sobreiro e azinheira inclui uma grande variedade de plantas muitas das quais com caractersticas aromticas e medicinais.

Para o seu aproveitamento deve-se:


Inventariar as espcies espontneas com interesse; No intervir intensamente no solo nem danificar o coberto arbustivo durante o trabalho de colheita; Conhecer a produo e qualidade do produto, que varia ao longo do ano; Colher somente as partes de cada espcie que tm interesse (nem sempre as plantas valem pela sua totalidade mas sim por algumas partes).

Chicria

Rosmaninho

Tomilho

Murta

71

7 OS OUTROS APROVEITAMENTOS

Fauna silvestre
Os povoamentos de sobreiro e azinheira so ecossistemas importantes para a conservao da fauna silvestre (grande nmero e diversidade de espcies, nas quais se incluem espcies ameaadas no nosso pas e na Comunidade). Muitas destas espcies desempenham tambm um papel importante na manuteno destes ecossistemas. A polinizao e o controle de pragas e roedores so disso exemplos.

Para a sua preservao deve-se:


Efectuar as podas por manchas; No desmatar reas contnuas superiores a 100 ha e faz-lo de preferncia com corta-mato de correntes; Conservar, algumas rvores velhas e cavernosas e rvores de grande porte, mesmo de outras espcies, para abrigo e reproduo da fauna; Conservar a vegetao ribeirinha na margem dos cursos de gua, mesmo que temporrios.

72

7 OS OUTROS APROVEITAMENTOS

Um dos aproveitamentos econmicos mais importantes nas reas de sobreiro e azinheira a explorao cinegtica da fauna silvestre.

Para o seu favorecimento deve-se:


Deixar pequenas reas de mato, aproveitando nomeadamente as zonas de solos mais delgados e as zonas mais declivosas; Cultivar gramneas ou leguminosas em pequenas clareiras, para alimento dos animais; Disponibilizar locais de abeberamento.

73

7 OS OUTROS APROVEITAMENTOS

Turismo e recreio
Os povoamentos de sobreiro e azinheira so ecossistemas ricos em termos de biodiversidade, contendo endemismos e espcies raras na fauna e flora a eles associados, estando hoje identificados como dos mais valiosos a nvel nacional, europeu e mediterrnico. Assim, para alm do chamado Turismo Cinegtico, tambm as actividades tursticas relacionadas com a Natureza (Eco-Turismo), encontram nestes ecossistemas um campo de desenvolvimento privilegiado.

Para a sua promoo deve-se:


Ter especial cuidado na localizao dos alojamentos, no tipo de transporte a utilizar, nas rotas estabelecidas, por forma a no perturbar ou fragmentar os ecossistemas; As actividades tursticas e de lazer (p. ex. caminhadas, orientao, passeios de bicicleta ou a cavalo, observao da flora e da fauna selvagem) devem salvaguardar os recursos naturais.

74

8 A SANIDADE

Pragas Doenas
Qualquer rgo da planta ( gomos, sementes, folhas, ramos, tronco e raiz) pode ser atacado por pragas e doenas.

SO MUITOS OS AGENTES QUE PODEM CAUSAR DANOS NO MONTADO Os insectos e fungos que atacam as folhas enfraquecem as rvores reduzindo o seu crescimento mas, geralmente, no as matam. Os insectos e fungos do tronco e razes podem causar a morte das rvores, sobretudo se estas j se encontrarem debilitadas. Os danos provocados por animais selvagens ou de pastoreio, podem ser particularmente importantes nas fases juvenis do povoamento: Ratos e toupeiras podem danificar as razes; Coelhos ou gado caprino podem destruir a parte area nos estdios mais jovens; Caa maior e/ou gado bovino podem provocar a quebra das rvores ou o descasque do tronco e colo;
Apesar de tudo, a maior parte dos seres vivos que habitam a floresta, nomeadamente insectos e fungos, no so prejudiciais j que desempenham um papel muito importante na prpria estabilidade do montado.

75

8 A SANIDADE
AS PRINCIPAIS PRAGAS E DOENAS Pragas Limantria Doenas Diplodia

Portsia

Carvo do entrecascco

Lagarta verde

Ferrugem alaranjada

Cobrilha da cortia

Armilria

Pltipo

Fitftora

76

8 A SANIDADE

Avaliao dos sintomas

As mudanas progressivas das caractersticas da floresta podem a cada momento afectar o estado sanitrio das rvores. Estas modificaes so tambm frequentemente favorecidas por perturbaes que afectam as rvores tais como os incndios florestais, a intensificao da produo e a seca.

Alteraes ao estado fisiolgico das rvores podem ocorrer a todo o momento, pelo que a avaliao peridica das mudanas do seu estado sanitrio (monitorizao) fundamental.

A avaliao dos sintomas o primeiro passo para o diagnstico indicando qual a origem do problema.

O tipo de sintomas e a presena de sinais pode variar consoante a poca do ano.

77

8 A SANIDADE
Qualquer problema pode manifestar-se no s atravs de sintomas visveis (por exemplo desfolha e descolorao) como atravs de sintomas menos evidentes (por exemplo reduo do crescimento). Pragas, doenas, gado e animais selvagens podem ser as causas dos problemas encontrados. No entanto tambm situaes desfavorveis de clima, solos ou gesto do povoamento podem provocar sintomas.

Sintomas semelhantes podem ter causas diferentes. Sintomas provocados por pragas, doenas, gado e animais selvagens esto tambm associados presena de sinais.

Sintomas o o o o o o o o o o o
78

Sinais o o o o Galerias Serrim Orifcios Tecidos rodos

Desfoliao Descolorao Destruio dos gomos Seca de ramos ou raminhos Manchas ou pontuaes Galhas Microfilia ou murchido Zonas de tecido morto Fissuras ou fendilhamento Formao de exsudado Deformaes Quebra de ramos e raminhos

o Presena de insectos (adultos larvas, ovos, pupas) o Presena de abrigos de proteco (ninhos, folhas enroladas)

o Presena de fungos (miclio, estruturas reprodutivas e de resistncia)

8 A SANIDADE

O estado geral da copa geralmente um bom indicador da situao fitossanitria da rvore.

Classe A desfoliao a perda de folhas numa rvore. Pode ser avaliada atravs da percentagem da folhagem que deveria estar presente se todos os seus ramos e raminhos estivessem normalmente cobertos. 0 1 2 3 4

Grau de desfoliao Inexistente Ligeiro Moderado Severo rvore morta

Percentagem de perda de folhas Inferior ou igual a 10% Entre 11 e 25% Entre 26 e 60% Entre 61 e 95% Maior que 95%

Os ataques de pragas e doenas (extenso e gravidade dos danos) devem ser avaliados ao nvel da rvore e do povoamento .

+
79

8 A SANIDADE

O que fazer ?

A deciso sobre o que fazer, uma vez identificado o agente nocivo, baseia-se numa anlise quantitativa da extenso e da gravidade do problema e a seleco de mtodos de controlo adequados a cada situao concreta.

De qualquer modo, pragas e doenas so geralmente resultados de desequilbrios do ecossistema, pelo que a superao do problema sanitrio ter de passar sempre pela correco desses desequilbrios.
Identificao do agente causal

Avaliao da extenso e intensidade de danos

Avaliao dos mtodos de controlo disponveis

80

Avaliao da(s) melhor(es) poca(s) para intervir

8 A SANIDADE PRAGAS E DOENAS DA COPA

Em caso de desfoliao severa por ataque de insectos a actuao pode-se efectuar por: Destruio de lagartas atravs da aplicao de insecticidas homologados; Captura de insectos adultos atravs de armadilhas com atractivos ou feromonas (limantria, portsia) e armadilhas luminosas ou de intercepo (generalistas). Na presena de ramos e raminhos secos: Corte com desinfeco e/ou isolamento das superfcies de corte e das feridas Recolha e queima de todo o material resultante do corte bem como dos eventuais despojos existentes no solo; (Os instrumentos de corte devem ser desinfectados aps utilizao) ACOMPANHAR COM CUIDADO O EVOLUIR DA SITUAO EM ANOS SEGUINTES Em nenhuma circunstncia deve ser usado cloro ou produtos organoclorados e organofosforados pela sua possvel implicao no aparecimento de TCA (tricloroanisol) na cortia. A certificao florestal impe ainda o respeito de normas especficas para a utilizao de agroqumicos.
81

8 A SANIDADE PRAGAS E DOENAS DO TRONCO

Caso existam rvores mortas: Abate e remoo A presena de rvores com orifcios e serrim no tronco justifica: Abate e remoo das rvores mortas e daquelas que, gravemente afectadas, apresentam copa acastanhada (Outono e Inverno) Tratamento dos cepos (p. ex. enterramento ou aplicao de insecticida de contacto e cobertura com plstico); Adiamento do descortiamento das restantes rvores do povoamento at concretizao das medidas anteriores; Caso se verifiquem outros sintomas: Avaliar cuidadosamente a evoluo do estado sanitrio das rvores e consultar especialistas na matria

ACOMPANHAR COM CUIDADO O EVOLUIR DA SITUAO EM ANOS SEGUINTES

82

Os fungicidas e insecticidas, para alm de serem pouco efectivos no tratamento das pragas e doenas do tronco, so tambm prejudiciais para o meio ambiente.

8 A SANIDADE FUNGOS RADICULARES

A identificao e o controlo das doenas provocadas por fungos radiculares particularmente difcil, pelo que requer conhecimento especializado. A determinao do agente causal impe a realizao de anlises de solos e razes para o que devero ser consultados os servios oficiais. Em qualquer caso a contaminao de um povoamento impe cuidados particulares para acautelar a disseminao da doena: Evitar a mobilizao do solo e a deslocao de alfaias agrcolas, veculos, plantas e gado de zonas infectadas para reas que no se encontrem afectadas. Nalgumas situaes, em reas de grande mortalidade de rvores, de ponderar a substituio do sistema de ocupao do solo por um perodo o mais alargado possvel. ACOMPANHAR COM CUIDADO O EVOLUIR DA SITUAO EM ANOS SEGUINTES

83

8 A SANIDADE

Como prevenir ?
A criao de boas condies vegetativas, quer na instalao de novos povoamentos, quer em povoamentos j instalados, a melhor maneira de manter o bom estado sanitrio do sobreiro e da azinheira.

Na instalao de novos povoamentos:


Evitar locais com mau arejamento do solo. O excesso de gua durante longos perodos prejudica o bom desenvolvimento do sistema radicular das plantas e favorece a infeco por fungos e outros microrganismos; Evitar solos delgados. Estes solos, conduzem a situaes crticas de excesso de gua (poca das chuvas) ou falta dela (veres quentes e secos) o que prejudica as plantas; Utilizar lande e plantas certificadas, ss e micorrizadas; Definir um bom plano de instalao adequado ao local (solo e clima) com particular ateno para as tcnicas de preparao do terreno.

84

8 A SANIDADE

Nos povoamentos j existentes:


Reduzir ao mnimo as mobilizaes do solo, em particular em solos delgados, pois estas aumentam a eroso do solo e danificam as razes mais superficiais; Sempre que possvel, e, em particular, em reas de elevado declive, fazer o controlo do mato por pastoreio (ver cap. 5); Adubar os solos, que em geral so muito pobres em nutrientes, de acordo com anlises previamente efectuadas. Evitar as adubaes azotadas em excesso (ver cap. 2); Sempre que possvel, aconselha-se o aumento do teor de matria orgnica dos solos, atravs da aplicao de correctivos orgnicos e/ou da introduo de coberturas de solo com recurso pastagem (ver cap. 6); A poda efectuada nas devidas condies (cap. 3) permite diminuir os riscos de eventuais ataques de pragas e doenas; Um descortiamento que siga as normas aconselhadas (cap. 4) minimiza os efeitos fisiolgicos desta interveno e a rvore fica menos sensvel ao ataque de pragas e doenas; Qualquer outra medida que melhore a vitalidade do arvoredo (por exemplo rega) positiva porque aumenta a capacidade de defesa da rvore; A recolha de cogumelos deve ser ponderada de modo a no apanhar todos os cogumelos existentes. Deixar os cogumelos em fase avanada de maturao, para libertao dos esporos e aumento do inculo.

85

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Como intervir ?

Ao nvel do arvoredo Ao nvel do solo

O sobreiro e a azinheira so espcies tipicamente mediterrnicas que desenvolveram ao longo da sua evoluo mecanismos de resistncia e recuperao aps fogo. Por isso, no raras vezes, as rvores queimadas recuperam. Essa recuperao depende em muito do seu vigor inicial, da intensidade do fogo e, no caso do sobreiro, tambm da espessura da cortia.
87

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do arvoredo

Como fazer ?
Avaliao inicial dos danos

No possvel uma tomada de deciso

possvel uma tomada de deciso

Podem recuperar Avaliao dos danos nos perodos vegetativos seguintes

No recuperaro

rvore a arrancar

rvore a cortar

rvore recuperada

rvore ainda em recuperao

rvore morta, ou a morrer

A uma certa distncia do solo

Rente ao solo

88

Descortiar os sobreiros

Limpeza de ramos e pontas secas

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do arvoredo

Avaliao dos danos aps o incndio Deve ser efectuada sem demora, pois h decises que podem e devem ser tomadas no Inverno imediatamente a seguir ao incndio, nomeadamente: as que respeitam ao corte de rvores que claramente no vo recuperar e de que interessa aproveitar a rebentao de toia; as que se referem a aspectos fitossanitrios. rvores que no recuperaro Aquelas em que o entrecasco foi danificado pelo fogo em mais de 40% da circunferncia do tronco; (No caso particular do sobreiro podem considerar-se sem recuperao possvel as rvores em que a cortia tinha 3 anos ou menos de idade e/ou aquelas em que existiam feridas por onde o fogo penetrou. Nas zonas em que o entrecasco foi atingido, a cortia abre ou despega-se facilmente.) Aquelas que tenham sido atacadas pelo pltipo e que manifestam actividade do insecto durante o Inverno (devem ser retirados antes da Primavera).
presena de serrim fresco saindo de orifcios no tronco e acumulado na base da rvore.

rvores a cortar a uma certa distncia do solo A considerar em rvores prximo da idade de desboia.
89

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do arvoredo

rvores a cortar rente ao solo As rvores jovens (idade inferior a 40 anos ou CAP inferior a 90 cm) e as que estavam vigorosas antes do incndio podem ser aproveitadas para rebentao de toia. Tomar a deciso to cedo quanto possvel; Efectuar o corte no final de um perodo de repouso vegetativo; Efectuar o corte horizontal ou ligeiramente inclinado com a superfcie absolutamente lisa.

rvores a arrancar

A considerar quando as rvores so de idade avanada (> 60 anos) ou j debilitadas antes do incndio. Limpeza de ramos e pontas secas

Nas rvores j recuperadas conveniente proceder ao corte de ramos e pontas secas, no s como medida de proteco fitossanitria, mas tambm para evitar eventuais esgaamentos. Esta operao no deve estender-se a partes vivas da copa.

90

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do arvoredo

Descortiamento

Logo que os sobreiros estejam refeitos dos efeitos do fogo podem ser descortiados. Durante esta operao cumprir escrupulosamente todas as boas prticas usuais no descortiamento. Como verificar a recuperao? rvore em que pelo menos 75% da copa est revestida de folhagem. Precauo : Na dvida ou quando se temam condies climticas desfavorveis considerar a rvore como ainda no recuperada

91

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do solo

Como fazer ?
Avaliao inicial dos danos

No necessrio intervir

necessrio intervir

Monitorizao peridica do estado do solo

Sem riscos de eroso

Com riscos de eroso Destruio da crosta impermevel Sementeira de herbceas Colocao de cordes vegetais Armao do terreno

92

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do solo

O fogo destri as plantas e a manta orgnica e deixa o solo exposto eroso, to mais grave quanto maior for o declive. Destruio da crosta impermevel Na eventualidade da sua formao: Efectuar sempre mobilizaes ligeiras do solo; Quando o declive no permita o uso de maquinaria ligeira, fazer passar um rebanho de gado ovino ou caprino.

Sementeira de herbceas A utilizar quando no se preveja uma regenerao natural eficaz. Utilizar sementes de plantas com sistemas radiculares fibrosos; Efectuar sempre mobilizaes ligeiras de solo.

Armao do terreno Abrir regos profundos e bem nivelados; Se a utilizao de maquinaria significar a destruio de razes e remoo de cepos, a preparao deve ser manual.

93

9 A ACTUAO EM REAS ARDIDAS

Ao nvel do solo

Colocao de cordes vegetais Utilizar restos vegetais (ex. troncos de rvores mortas ou sem recuperao possvel) de dimetro superior a 15-20 cm; Dispor os troncos e outros materiais perpendicularmente linha de maior declive; Apoiar bem os troncos no solo com recurso a cepos e a estacas; Colmatar com terra ou pedras os espaos vazios para evitar que a gua passe entre os troncos; Caso se utilizem troncos de sobreiro queimado no retirar a cortia pois a barreira durar mais tempo..

94

Sade, higiene e segurana no trabalho

Que cuidados a ter ?

As operaes referidas ao longo deste guia no esto isentas de riscos para os trabalhadores, seja pela ocorrncia de acidentes, seja pelo aparecimento de doenas profissionais. Existe legislao que regulamenta a segurana, higiene e sade no trabalho, a qual deve ser estritamente cumprida. Um bom planeamento dos trabalhos pode prevenir o risco de alguns acidentes mas nunca os poder eliminar totalmente. Por outro lado, tambm necessrio acautelar o aparecimento de doenas profissionais e tomar medidas para minorar as suas consequncias. O uso de equipamento de proteco individual muito importante para a integridade do trabalhador para que a sua actividade se desenrole nas melhores condies de conforto e segurana. Este equipamento deve ser adequado ao risco que o trabalho comporta e adaptado ao trabalhador que o vai usar. Para alm do equipamento de proteco individual, de toda a convenincia providenciar uma caixa de primeiros socorros ao grupo de trabalhadores.

95

PARA SABER MAIS

CONTACTE: DGRF - DIRECO-GERAL DOS RECURSOS FLORESTAIS Servios Centrais Avenida Joo Crisstomo, 26-28, 1069-040 Lisboa Tel.: (+351) 213 124 800 Fax: (+351) 213 124 988 Email: info@dgrf.min-agricultura.pt URL: http://www.dgrf.min-agricultura.pt Circunscrio Florestal do Norte Parque Florestal, 5000-567 Vila Real Tel.: (+351) 259 330 400 Fax.: (+351) 259 322 199 Circunscrio Florestal do Centro Rua Antero de Quental, 167, 3000-032 Coimbra Tel.: (+351) 239 855 660 Fax.: (+351) 239 855 699 Circunscrio Florestal do Sul Rua Tenente Raul Andrade, 1, 7000-613 vora Tel.: (+351) 266 737 370/9 Fax.: (+351) 266 737 379 EFN - ESTAO FLORESTAL NACIONAL Av. Repblica, Quinta do Marqus, 2784-505 Oeiras Tel.: (+351) 214 463 700 Fax: (+351) 214 463 701 Email: direccao@efn.com.pt URL: http://www.iniap.min-agricultura.pt EAN - ESTAO AGRONMICA NACIONAL Av. Repblica, Quinta do Marqus, Nova Oeiras, 2784-505 Oeiras Tel.: (+351) 214 403 500 Fax: (+351) 214 416 011 Email: dir.ean@iniap.min-agricultura.pt URL: http://www.iniap.min-agricultura.pt ICN - INSTITUTO DE CONSERVAO DA NATUREZA Rua de Santa Marta, 55, 1150-294 Lisboa Tel.: (+351) 213 507 9 00 Fax: (+351) 213 507 984 E-mail: icn@icn.pt URL: http://www.icn.pt

97

PARA SABER MAIS

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA Tapada da Ajuda, 1349-017 Lisboa Tel.: (+351) 213 653 100 Fax: (+351) 213 653 238 URL: http://www.isa.utl.pt UNIVERSIDADE DE TRS-OS-MONTES e ALTO DOURO Quinta dos Prados, Apartado 1013, 5000-911 Vila Real Tel.: (+351) 259 350 000 Fax: (+351) 259 350 480 E-mail: reitoria@utad.pt URL: http://www.utad.pt/ UNIVERSIDADE DE VORA Largo dos Colegiais, 2, 7000-554 vora Tel.: (+351) 266 740 827 Fax: (+351) 266 740 804 E-mail (Gabinete de Relaes Pblicas): garp@uevora.pt URL: http://www.uevora.pt/ UNIVERSIDADE DO ALGARVE Campus de Gambelas, 8005-139 Faro Tel.: (+351) 289 800 957/8 Fax: (+351) 289 818 419 URL: http://www.ualg.pt/ ESCOLA SUPERIOR AGRRIA DE BEJA Rua Pedro Soares, Ap. 6158, 7801-908 Beja Tel.: (+351) 284 314 300 Fax: (+351) 284 388 207 E-mail: esa@esab.ipbeja.pt URL: http://www.esab.ipbeja.pt/ ESCOLA SUPERIOR AGRRIA DE CASTELO BRANCO Quinta da Senhora de Mrcules, Apartado 119, 6001-909 Castelo Branco Tel.: (+351) 272 339 900 Fax: (+351) 272 339 901 URL: http://www.esa.ipcb.pt/ ESCOLA SUPERIOR AGRRIA DE BRAGANA Campus de Santa Apolnia - Apartado 1172 , 5301-855 Bragana Tel.: (+351) 273 303 200/273 331 570 Fax: (+351) 273 325 405 URL: http://www.esa.ipb.pt/

98

PARA SABER MAIS

CENTRO DE MICOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politcnica, 58, 1250-102 Lisboa Tel. (+351) 213 921 827 Fax. (+351) 213 970 882 E-mail: centro.micologia@fc.ul.pt URL: http://www.micobiotas.fc.ul.pt/ ASSOCIAO MICOLGICA DA BEIRA INTERIOR Rua dos Ferreiros, n. 14, 6000-204 Castelo Branco Tel. (+351) 963 570 305 E-mail: ambigeral@hotmail.com ASSOCIAO MICOLGIA A PANTORRA Casa de ValPereiro, Macedo do Peso, 5200-401 Mogadouro Tel. (+351) 279 549 248/917 594 445 E-mail: fxaviermartins@mail.telepac.pt ASSOCIAES E ORGANIZAES DE PRODUTORES FLORESTAIS E AGRO-FLORESTAIS Pode consultar a DGRF: Tel.: (+351) 21 3 124 932 Listagem na URL: http://www.dgrf.min-agricultura.pt

99

BOAS PRTICAS DE GESTO EM SOBREIRO E AZINHEIRA

Publicado no mbito do Despacho n. 18 316/2006, de 31 de Agosto, do Secretrio de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas.

Edio financiada por: TOA CORK CO.; Ltd, Shinden Nakamachi, Daitou City, OSAKA 574-0056 Japo Distribuio Gratuita

Vous aimerez peut-être aussi