Vous êtes sur la page 1sur 5

OAB 1 FASE- EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Empresarial Prof. Elisabete Vido Data: 22.10.

2009 Aula n 02

TEMAS TRATADOS EM AULA

1. Sociedade Comum (art. 986 e ss, CC) Sociedade Irregular Opo Sociedade de Fato

Transitria = enquanto os atos constitutivos no f oram registrados. - Scios: responsabilidade solidria e ilimitada. - Patrimnio especial: bens dos scios colocados pa ra o uso da atividade (art. 988, CC).

2. Sociedade (Art. 991, ss, CC) Scio ostensivo Aparece perante terceiro; Exerce atividade do objeto social; Responde ilimitadamente. Scio participante No aparece e nem responde perante terceiros;

3. Sociedade em nome coletivo (art. 1.039 e ss, CC) S. Simples (Cartrio) PJ reg S. Empresarial (Junta) Os scios respondem ilimitadamente e solidariamente Credor: art. 1.024, CC No se admite scio pessoa jurdica. O incapaz no pode ser scio porque nessa modalidad e os scios respondem ilimitadamente. O administrador ser necessariamente um scio, nunc a um terceiro. 4. Sociedade em Comandita Simples (art. 1.045, ss, CC) Possui personalidade jurdica. Pode ser sociedade s imples ou empresarial. Scio comanditrio (PF); Scio comanditado (PJ / PF). Servidor pblico e incapaz somente como comandit rio.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Empresarial Elisabete Vido 22.10.2009 Aula n. 02

5. LTDA a) Nome empresarial Razo social ou Firma Social Denominao social Nome empresarial = nome ou Nome Empresarial inventado sobrenome dos scios

S. Nome coletivo S. Com. Simples RS + LTDA LTDA DS + Ramo + LTDA

SA

Ver art. 1.158, CC

b) Capital social Deve ser expresso em moeda nacional. a soma do que os scios se comprometeram a disponibilizar para a sociedade. De acordo com o art. 1.055, 2, CC proibida a participao do scio que consista apenas em prestao de servios. Os scios so solidariamente responsveis pela exata estimativa O capital social da limitada dividido em cotas, que podem ser iguais ou desiguais. Aumento Capital Social Alterar o contrato social Averbao na Junta

Excessivo para o objeto social Perdas irreparveis alterar o contrato social Reduo do capital social averbar concordncia dos credores quirografrios

c) Responsabilidade dos scios ( art. 1.052, CC)

X LTDA Cap. social A B

Comprometeu (subscreveu) 70 30

Colocou (integralizar) 50 30

deve 20 0

Cada scio responde pela integralizao da cota que subscreveu. Cotas no integralizadas - os scios respondem solidariamente at o limite do que falta a integralizar.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Empresarial Elisabete Vido 22.10.2009 Aula n. 02

d) Scio Remisso Trata-se do scio que no integralizou as cotas que subscreveu. Notificao do scio, que ter 30 dias para se manifestar; Se permanecer inerte, o scio incorrer em mora; Assim, a sociedade poder: - Cobrar judicialmente; - Pedir a excluso do scio; - Reorganizar as cotas. Ver arts. 1.004 e 1.058, CC. e) Cesso de Cotas Contato social omisso art. 1.057, CC . Scio C Scio D Se no houver a oposio de scios que representam + de capitais sociais 3

f) Administrador (art. 1.010 e ss, CC e arts. 1.060, ss, CC) Poder ser scio ou no scio. A qualificao do administrador e seus poderes poder constar do contrato social ou de instrumento separado. Se o administrador pratica um ato, dentro de seus poderes, que traz prejuzos, quem responder a sociedade. Se o administrador pratica um ato, fora de seus poderes (ato ultra vires), que traz prejuzos, quem responder o administrador quanto ao excesso de poderes (art. 1.015, CC).

g) Excluso Scio remisso - art. 1.058, CC Judicial art. 1.030, CC

falta grave e ressarcimento

Extrajudicial 1.085, CC - Falta grave; - Previso no contrato social; - concordncia da maioria dos scios representativa de mais de do capital social; - possibilidade de defesa do acusado.

h) Unipessoalidade A dissoluo ocorrer se essa situao permanecer por mais de 180 dias (art. 1.033, V, CC).

6. S.A (Lei 6.404/76) a) Caractersticas - Obrigatoriamente ser sociedade empresria; - Sociedade de capital (impessoalidade); - Possui o capital social dividido em aes e poder ser aberta ou fechada. Aberta = mercado de capitais; Fechada = na prpria sociedade.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Empresarial Elisabete Vido 22.10.2009 Aula n. 02

Mercado de Capitais: negociao de ttulos que acontece fisicamente no mercado de balco ou na bolsa de valores. O mercado de balco realiza o mercado de capitais primrio e secundrio. A bolsa de valores realiza apenas o mercado de capitais primrio. Quem fiscaliza o mercado de capitais a CVM, desde 1976.

b) Aes b.1) Direitos comuns aos acionistas (Art. 109, LSA) - Participao nos lucros da AS. b.2) Quanto aos direitos especficos (Art. 15, 17, 18, 110 e 11, LSA) - Aes ordinrias: confere direito de voto. - Aes preferenciais: vantagem poltica (art. 18 e art. 17, 7, LSA) ou patrimonial - Gozo ou fruio: trata-se de uma ao ordinria ou preferencial que foi retirada do mercado. b.3) Quanto forma de circulao - Nominativa: registrada do livre de registro das aes nominativas - Escriturais As aes ao portador so proibidas desde a lei 8.021/90 c)Valores Mobilirios So ttulos emitidos pela S.A., estranhos ao capital social. c.1) Debntures (art. 52, LSA) Direito de crdito contra a S.A. c.2) Partes beneficirias (arts. 46 e 47, LSA) Participao nos lucros da AS. Proibida a sua emisso por Cia aberta. c.3) Bnus de subscrio (art. 75, LSA) Concede a preferncia na aquisio de ttulos emitidos pela S.A.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Empresarial Elisabete Vido 22.10.2009 Aula n. 02

QUESTES SOBRE O TEMA: 1. (OAB CESPE 2008.3) A sociedade simples difere, essencialmente, da sociedade empresria porque (A) aquela no exerce atividade prpria de empresrio sujeito a registro, ao contrrio do que ocorre nesta. (B) aquela no exerce atividade econmica nem visa ao lucro, ao contrrio desta. (C) naquela, a responsabilidade dos scios sempre subsidiria, enquanto nesta, sempre limitada. (D) aquela deve constituir-se apenas sob as normas que lhe so prprias, enquanto esta pode constituir-se utilizando-se de diversos tipos. 2. (OAB CESPE 2008.3) Com relao s regras que disciplinam a situao do scio-quotista da sociedade limitada, assinale a opo correta. (A) As quotas representam a necessria diviso do capital social em partes iguais, sendo as deliberaes consideradas de acordo com o nmero de quotas de cada scio. (B) As quotas podem ser integralizadas pelos scios por valores representados em dinheiro, bens ou prestao de servios, respondendo solidariamente todos os scios pela exata estimao dessas contribuies. (C) As quotas so bens de livre disposio do scio, que poder vend-las a outro scio ou a terceiro, independentemente da anuncia dos demais scios. (D) A responsabilidade dos scios restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem pela integralizao do capital social. 3. (OAB CESPE 2008.2) Acerca do exerccio da empresa em sociedade, assinale a opo correta. (A) A sociedade que precipuamente exercer atividade de empresrio rural s poder adotar tipo reservado s sociedades empresrias. (B) A constituio de sociedade para a realizao de apenas um negcio determinado incompatvel com a atividade empresarial, pois impede a habitualidade de seu exerccio. (C) O conceito de sociedade implica o exerccio de atividade econmica, embora nem toda sociedade que realize atividade econmica seja necessariamente considerada empresarial. (D) A qualificao de uma sociedade como empresarial s ocorre quando ela exerce atividade prpria de empresrio sujeito a registro.

GABARITO 1. A 2. D 3. C

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Empresarial Elisabete Vido 22.10.2009 Aula n. 02

Vous aimerez peut-être aussi