Vous êtes sur la page 1sur 12

ASTM Standard: D 1048 - 05

Especificao para Mantas Isolantes de Borracha Standard Specification for Rubber Insulating Blankets

NOTA 1 Este documento uma traduo para o portugus da ASTM D 1048-05 e destina-se exclusivamente ao uso interno da Empresa. Ele tem carter informativo e por objetivo facilitar a divulgao interna do contedo da Norma. Em caso de divergncia ou contestao, prevalece o que estiver estabelecido na norma original. Este documento vlido somente enquanto a edio ASTM D 1048-05 estiver em vigor. NOTA 2 Nesta traduo, adotou-se a vrgula, em substituio ao ponto, para a notao decimal.

Designao ASTM: D 1048-05 Especificao para Mantas Isolantes de Borracha 1


Esta norma editada sob a designao fixa D 1048; o nmero que segue imediatamente a designao indica o ano da adoo original ou, em caso de reviso, o ano da ltima reviso. Um nmero entre parnteses indica o ano da ltima reaprovao. Um psilon () sobrescrito indica uma modificao editorial aps a ltima reviso ou reaprovao.

Esta norma foi aprovada para uso pelas agncias do Departamento de Defesa. (EUA)

1. Escopo 1.1 Esta especificao cobre os ensaios de aceitao para mantas isolantes de borracha, para proteo de trabalhadores contra contatos acidentais com condutores, aparelhos ou circuitos eltricos vivos. 1.2 Dois tipos de manta so previstos e so designados como Tipo I, no resistente ao oznio, e Tipo II, resistente ao oznio. 1.3 Cinco classes de mantas, diferindo nas caractersticas eltricas, so previstas e so designadas como Classe 0, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4. 1.4 Dois estilos de mantas, diferindo em caractersticas de construo, so previstos e so designados por Estilo A e Estilo B. 1.5 As seguintes advertncias de riscos de segurana referem-se apenas parte de mtodos de ensaio, Sees 16-19, desta especificao: Esta norma no se prope a apontar todos os problemas de segurana, se existirem, associados ao seu uso. de responsabilidade do usurio desta norma estabelecer, antes do seu uso, prticas adequadas de segurana e sade e determinar a aplicabilidade de limitaes de regulamentos.

2. Documentos de Referncia 2.1 Normas ASTM: D 149 Test Method for Dielectric Breakdown Voltage and Dielectric Strength of Solid Electrical Insulating Materials at Commercial Power Frequencies (Mtodo de Ensaio para Tenso Eltrica de Ruptura e Rigidez de Materiais Isolantes Eltricos Slidos a Freqncias Industriais) D 297 Test Methods for Rubber Products Chemical Analysis (Mtodos de Ensaio para Produtos de Borracha Anlise Qumica) D 412 Test Methods for Vulcanized Rubber and Thermoplastic Elastomers Tension (Mtodos de Ensaio para Borracha Vulcanizada e Elastmeros Termoplsticos) D 518 Test Method for Rubber Deterioration Surface Cracking (Mtodo de Ensaio para Deteriorao de Borracha Fratura Superficial) D 570 Test Method for Water Absorption of Plastics (Mtodo de Ensaio para Absoro de gua de Plsticos) D 573 Test Method for Rubber Deterioration in an Air Oven (Mtodo de Ensaio para Borracha Deteriorao em Estufa a Ar) D 624 Test Method for Tear Strength of Conventional Vulcanized Rubber and Thermoplastic Elastomers (Mtodo de Ensaio para Tenso de Cisalhamento de Borracha Vulcanizada Convencional e Elastmeros Termoplsticos) D 1388 Test Methods for Stiffness of Fabrics (Mtodos de Ensaio para Rigidez de Tecidos)
2

Esta especificao est sob a jurisdio do Comit ASTM F18 sobre Equipamento Eltrico de Proteo para Trabalhadores e sob direta responsabilidade do Subcomit F18.25 sobre Equipamento de Cobertura Isolante. Esta norma substitui a norma ANSI J 6.4, que no mais disponvel. Edio atual aprovada em 01 de fevereiro de 2005. Publicada em maro de 2005. Originalmente aprovada em 1949 como D 1048 49 T. ltima edio ante-rior aprovada em 1999 como D 1048 - 99. 2 Para as normas ASTM referenciadas, visitar o website ASTM, www.astm.org, ou contactar o Servio ao Cliente ASTM em service@astm.org. Para informaes sobre volume do Livro Anual de Normas ASTM, referir-se pgina de Sumrio de Documentos normativos no website da ASTM.

Copyright ASTM International, 100 Barr Harbor Drive, PO Box C700, West Conshohocken, PA 19428-2959, United States.

ASTM: D 1048-05 D 2865 Practice for Calibration of Standards and Equipment for Electrical Insulating Materials Testing (Prtica para Calibrao de Padres e Equipamento para Ensaios de Materiais Isolantes Eltricos) F 819 Terminology Relating to Electrical Protective Equipment for Workers (Terminologia Relativa ao Equipamento Eltrico de Proteo para Trabalhadores) 2.2 American National Standards: C 2 National Electrical Safety Code, Section 443 (NESC) C39.5 Safety Requirements for Electrical and Electronic Measuring and Controlling Instrumentation (Requisitos de Segurana para Instrumentao de Medio e Controle Eltricos e Eletrnicos) 3 C84.1 Voltage Ratings for Electric Power Systems and Equipment (60 Hz) (Classes de Tenso para Sistemas e Equipamentos Eltricos de Potncia (60 Hz))
3

3. Terminologia 3.1 rebordo (beaded edge) uma borda estreita de borracha mais espessa que se estende ao redor das bordas externas da manta. 3.2 descarga disruptiva, perfurao descarga eltrica ou arco que ocorre entre os eletrodos e atravs do equipamento que est sendo ensaiado. 3.3 pessoa designada indivduo que qualificado pela experincia ou treinamento para realizar uma tarefa atribuda. 3.4 instalaes para ensaios eltricos local com pessoal qualificado, equipamento de ensaio, e procedimentos para e ensaios eltricos de equipamento eltrico de proteo. 3.5 distncia de isolamento do eletrodo menor distncia entre o eletrodo energizado e o eletrodo de terra. 3.6 descarga de contorno descarga eltrica ou arco que ocorre entre eletrodos e sobre ou ao redor, mas no atravs, do equipamento que est sendo ensaiado. 3.7 isolado separado de outras superfcies condutoras por uma substncia dieltrica (incluindo espao de ar), oferecendo uma alta resistncia passagem de corrente. 3.7.1 Discusso Quando se diz que um objeto qualquer est isolado, entende-se que est isolado de uma maneira adequada para as condies s quais ele est sujeito. De outra forma, ele , dentro do propsito dessa definio, no isolado. A cobertura isolante de condutores um meio de tornar esse condutor isolado. 3.8 oznio forma muito ativa de oxignio que pode ser produzida por corona, arco ou raios ultravioletas. 3.9 corte e gretadura por oznio fissuras produzidas por oznio em um material sob tenso mecnica. 3.10 borracha termo genrico que inclui elastmeros e compostos elastomricos independente da origem. 3.11 usurio o empregador ou entidade que compra o equipamento para ser utilizado pelos trabalhadores para sua proteo; na ausncia desse empregador ou dessa entidade, o indivduo que compra ou utiliza o equipamento de proteo. 3.12 tenso eltrica, mxima de reensaio tenso eltrica, seja c.a. eficaz ou c.c. mdia, que igual tenso de ensaio para equipamento novo de proteo. 3.13 tenso eltrica, reensaio tenso eltrica, seja c.a. eficaz ou c.c. mdia, que um equipamento usado de proteo deve ser capaz de suportar por um perodo de ensaio especificado sem descarga disruptiva. 3.14 tenso eltrica, nominal de projeto valor nominal, consistente com a ltima reviso da ANSI C84.1, atribudo ao circuito ou sistema com o propsito de designar convenientemente sua classe de tenso. 3.15 tenso eltrica, mxima de uso tenso eltrica c.a., eficaz, classificao do equipamento de proteo que designa a tenso nominal de projeto do sistema energizado que pode ser seguramente operado. A tenso nominal de projeto igual tenso entre fases em circuitos polifsicos. 3.15.1 Se no existe exposio polifsica em uma rea do sistema e a exposio tenso limitada ao potencial da fase (polaridade em sistemas c.c.) para terra, o potencial da fase (polaridade em sistemas c.c.) para terra deve ser considerado como a tenso nominal de projeto.

Disponvel no American National Standards Institute (ANSI), 25 West, 43rd Street, 4th Floor, New York, NY 10036.

ASTM: D 1048-05 3.15.2 Se os equipamentos e dispositivos eltricos so isolados ou separados, ou ambos, tais que a exposio polifsica em um circuito em Y aterrado removida, ento a tenso nominal de projeto pode ser considerada como a tenso fase-terra nesse circuito.
NOTA 1 As prticas e mtodos de trabalho associados com a remoo de exposies polifsicas em qualquer local de trabalho determinado no so tratados nesta especificao. Convm que o usurio se reporte ANSI C2, National Electrical Safety Code, Seo 44, para prticas de trabalho corretas.

3.1.6 Para definies de outros termos, reportar-se Terminologia F 819. 4. Significado e Uso 4.1 Esta especificao cobre as propriedades eltricas, qumicas e fsicas mnimas garantidas pelo fabricante e os procedimentos detalhados pelos quais essas propriedades devem ser determinadas. O comprador pode, a seu critrio, realizar ou ter realizado qualquer desses ensaios a fim de verificar a garantia. Reclamaes devido falha em atender especificao esto sujeitas verificao por parte do fabricante. 4.2 Mantas so usadas para proteo pessoal, portanto, quando se autoriza seu uso, deve ser fornecida uma margem de segurana entre a tenso eltrica mxima na qual elas so usadas e a tenso de ensaio na qual elas so ensaiadas. A relao entre a tenso de ensaio e a tenso nominal mxima na qual as mantas devem ser utilizadas mostrada na Tabela 1. 4.3 As prticas de trabalho variam de usurio para usurio, dependendo de muitos fatores. Esses fatores podem incluir, mas no estando limitados a, tenses de operao dos sistemas, projeto construtivo, procedimentos e tcnicas de trabalho, condies atmosfricas, etc. Entretanto, exceto no que se refere s restries apresentadas nesta especificao por causa das limitaes de projeto, o uso e manuteno desses equipamentos esto fora do escopo desta especificao. 4.3.1 prtica comum e responsabilidade do usurio deste tipo de equipamento de proteo preparar instrues e regulamentos completos para governar o uso correto e seguro de tais equipamentos. 5. Classificao 5.1 As mantas cobertas por esta especificao devem ser designadas como Tipo I ou Tipo II; Classe 0, Classe 1, Classe 2, Classe 3 ou Classe 4; Estilo A ou Estilo B. 5.1.1 Tipo I, no resistentes ao oznio, feitas de um composto de borracha cis 1,4 poliisopreno de alto grau, de origem natural ou sinttica, corretamente vulcanizado. 5.1.2 Tipo II, resistentes ao oznio, feitas de qualquer elastmero ou combinao de compostos elastomricos. 5.1.3 A designao da classe deve ser baseada nas propriedades eltricas conforme mostrado na Tabela 1 e Tabela 2. 5.1.4 Estilo A, construdo com os elastmeros indicados para o Tipo I ou Tipo II, deve ser livre de qualquer reforo. 5.1.5 Estilo B, construdo com os elastmeros indicados para o Tipo I ou Tipo II, deve incorporar um reforo; esse reforo no deve afetar negativamente as caractersticas dieltricas das mantas.

TABELA 1 Relaes de Tenses Eltricas de Ensaio/ Uso


Classe das Mantas Isolantes 0 1 2 3 4
A

Tenso Fase-Fase Nominal Mxima de A Uso , c.a., Eficaz, mx. 1 000 7 000 17 000 26 500 36 000

Tenso Eltrica de Ensaio c.a., Eficaz, V 5 000 10 000 20 000 30 000 40 000

Tenso Eltrica de Ensaio, c.c., Mdia, V 20 000 40 000 50 000 60 000 70 000

Exceto para equipamentos Classe 0, a tenso de uso mxima baseada na seguinte frmula:

Mxima tenso de uso (mxima tenso nominal de projeto) = 0,95 x tenso eltrica de ensaio c.a. 2 000

ASTM: D 1048-05 6. Informaes para o Pedido 6.1 Convm que para os pedidos de mantas de acordo com esta especificao sejam includas as seguintes informaes: 6.1.1 Tipo, 6.1.2 Classe, 6.1.3 Estilo, 6.1.4 Tamanho, 6.1.5 Ilhoses, e 6.1.6 Cor. 6.2 A listagem de tipos, classes, estilos, tamanhos e ilhoses no quer dizer que todas sero necessariamente disponibilizadas pelos fabricantes; significa somente que, se produzidas, elas devem estar em conformidade com os detalhes desta especificao. 7. Manufatura e Marcao 7.1 As mantas devem ser produzidas por um processo de vulcanizao sem costura. 7.2 Quando ilhoses so especificados, cada manta deve ser equipada com ilhoses no metlicos. 7.3 Cada manta deve ser marcada de forma clara e permanente com o nome do fabricante ou fornecedor, a norma ASTM D1048, o tipo, classe e estilo. 7.3.1 As mantas podem ser marcadas seja moldando a informao diretamente sobre a manta ou pelo uso de uma etiqueta; qualquer dos dois mtodos igualmente aceitvel. O mtodo ser a critrio do fabricante. Se for usada uma etiqueta, a cor deve ser aquela especificada para cada classe de tenso: Classe 0 vermelha, Classe 1 branca, Classe 2 amarela, Classe 3 verde e Classe 4 laranja. 7.4 As mantas devem ter um acabamento liso, plano e ser providas de rebordos (beaded edges). 8. Requisitos Qumicos e Fsicos 8.1 O material das mantas deve estar em conformidade com os requisitos fsicos da Tabela 3 e o envelhecimento acelerado de 19.2.7. 8.2 Para mantas Tipo I, o polmero de borracha pode ser determinado de acordo com 19.1.1. Este deve ser o ensaio decisrio (referee test), se houver discordncia entre fabricante e comprador em relao ao teor de elastmero das mantas de Tipo I. 8.3 O material das mantas Tipo II no deve apresentar efeitos visveis do oznio quando ensaiado de acordo com 18.6. Qualquer sinal visvel de deteriorao por oznio, como gretaduras, fissuras, fraturas, fendas, etc., deve ser considerado como evidncia de falha em satisfazer aos requisitos para mantas Tipo II. Em caso de discordncia, o Mtodo A de ensaio de resistncia ao oznio deve ser o ensaio decisrio.

TABELA 2 Ensaios Eltricos


C.A. Classe Tenso de Ensaio, Eficaz V 5 000 10 000 20 000 30 000 40 000 Distncia de Isolamento Nominal A do Eletrodo mm 76 76 127 178 254 In. 3 3 5 7 10 Tenso de B Ensaio, Mdia V 20 000 40 000 50 000 60 000 70 000 C.C. Distncia de Isolamento Nominal A do Eletrodo mm 76 76 152 203 205 In. 3 3 6 8 12

0 1 2 3 4
A

Essas distncias de isolamento nominais destinam-se a evitar descargas de contorno (flash over) e podem ser aumentadas de no mais de 51 mm (2 in.), quando requerido por uma mudana nas condies atmosfricas em relao ao padro de presso baromtrica de 100 kPa (1 atm) e condies de umidade mdia. Essas distncias de isolamento podem ser reduzidas se as condies atmosfricas permitirem.
B

As tenses de ensaio foram determinadas utilizando polaridade negativa.

ASTM: D 1048-05
TABELA 3 Requisitos Fsicos
Tipo I Manta Estilo A Resistncia trao, mn., Matriz C, MPa (psi) Alongamento, mn., % Deformao permanente trao, mm (in.) Resistncia lacerao, mn., kN/m (lbf/m) Resistncia perfurao, mn, kN/m (lbf/m) Rigidez deformao (drape stiffness), mx. o o a 25 C (77 C), N.m (in. lbf) Rigidez deformao (drape stiffness), mx. o o a -10 C (14 C), N.m (in. lbf) Rigidez flexo (flex stiffness), mx. a -10 C o (14 C), N.m (in. lbf) Absoro de umidade, mx., %
o

Tipo II Manta Estilo B Manta Estilo A 10,3 (1 500) 500 6,4 (0,25) 16 (90) 18 (100) 89 (3,5) 0,028 (0,25) 0,034 (0,30) 2,0

7,2 (2 500) 500 6,4 (0,25) 21 (120) 18 (100) 89 (3,5) 0,028 (0,25) 0,034 (0,30) 1,5

7,2 (2 500) 500 6,4 (0,25) 26 (150) 26 (150) 89 (3,5) 0,028 (0,25) 0,034 (0,30) 3,0

9. Requisitos Eltricos 9.1 Cada manta deve ser submetida a um ensaio e deve suportar a tenso de ensaio (valor eficaz), c.a., 60 Hz, ou a tenso de ensaio (valor mdio), c.c., especificada na Tabela 2. O ensaio deve ser realizado de acordo com a Seo 18 e deve ser conduzido continuamente por pelo menos 3 min. 9.2 Cada material de manta deve exibir uma rigidez dieltrica a 60 Hz no inferior a 14,8 MV/m (375 V/mil, eficaz) de espessura do corpo-de-prova para cada ensaio individual, quando ensaiado de acordo com 18.5. 10. Dimenses e Variaes Admissveis 10.1 Comprimento e Largura O comprimento e a largura das mantas devem ser especificados na ordem de compra. Alguns tamanhos padronizados so apresentados na Tabela 4. Variaes admissveis em relao ao comprimento e a largura especificados devem ser 13 mm ( 0,5 in.), exceto para o 1160 por 1160 mm (45,5 por 45,5 in.), tamanho ranhurado, para o qual a variao admissvel deve ser de 25 mm ( 1,0 in.). 10.2 Espessura Ver Tabela 5. 10.2.1 Os fabricantes devem satisfazer aos requisitos mnimos de espessura para cada Classe de manta conforme especificado na Tabela 5. O fabricante pode etiquetar uma manta com um valor de Classe inferior ao valor real, se assim for especificado pelo comprador. 10.3 Rebordo O rebordo no deve possuir largura inferior a 8 mm (0,31 in.) nem altura inferior a 1,5 mm (0,06 in.). 10.4 Ilhoses Se um padro diferente daquele do fabricante for desejado, o nmero, tamanho e tipo de ilhs devem ser fornecidos na ordem de compra. O ilhs no deve ser inferior a 8 mm (0,31 mm) de dimetro. 10.5 No permitido na manta nenhum ilhs, furo ou ranhura que possa reduzir a distncia de isolamento de ensaio abaixo dos valores indicados na Tabela 2.
TABELA 4 Tamanhos de Mantas Padronizados Comprimento e Largura
Sem ranhura mm (in.) 457 por 910 560 por 560 690 por 910 910 por 910 910 por 2128 1160 por 1160 Com ranhura mm (in.) 560 por 560 910 por 910 1160 por 1160 (22 por 22) (36 por 36) (45,5 por 45,5) (18 por 36) (22 por 22) (27 por 36) (36 por 36) (36 por 84) (45,5 por 45,5)

ASTM: D 1048-05
TABELA 5 Medies da Espessura
Classe mm 0 1 2 3 4 1,6 a 2,2 2,6 a 3,6 2,8 a 3,8 3,0 a 4,0 3,2 a 4,3 Espessura In. 0,06 a 0,09 0,10 a 0,14 0,11 a 0,15 0,12 a 0,16 0,13 a 0,17

11. Execuo e Acabamento 11.1 As mantas devem ser isentas de irregularidades fsicas nocivas, que podem ser detectadas por inspeo ou ensaio minuciosos. 11.1.1 Irregularidades fsicas nocivas podem ser definidas como qualquer caracterstica que interrompa a superfcie uniforme e lisa e represente um risco potencial ao usurio, tais como pequenos furos (pinholes), fissuras, bolhas, cortes, dobras de material condutivo estranho incrustado, marcas de pinamento, vazios (ar retido), ondas salientes e marca salientes de moldes. 11.2 Irregularidades no nocivas As irregularidades superficiais podem se apresentar em todos os produtos de borracha devido a imperfeies em formas ou moldes e a dificuldades inerentes ao processo de manufatura. Essas irregularidades podem aparecer como endentaes, protuberncias, ou material estranho incrustado, que so aceitveis desde que: 11.2.1 A endentao ou protuberncia tendam a se mesclar em um aclive liso depois do esticamento do material. 11.2.2 A espessura da borracha no local de qualquer irregularidade esteja de acordo com os requisitos da espessura 11.2.3 O material estranho permanea em posio quando a manta laminada e estira juntamente com o material ao redor dele. 12. Garantia 12.1 O fabricante ou fornecedor deve repor, sem nus para o comprador, as mantas no utilizadas que, em qualquer tempo dentro de um perodo de nove (9) meses a partir da data de remessa inicial ao comprador ou seu designado, falham em superar os ensaios desta especificao. Essa garantia compromete o fabricante ou o fornecedor, caso as mantas tenham sido armazenadas corretamente e no tenham sido submetidas a mais de um ensaio de aceitao inicial e um reensaio. 12.2 Qualquer ensaio de aceitao feito pelo comprador, ou por designado pelo comprador, deve ser feito dentro dos dois (2) primeiros meses do perodo de garantia, salvo quando especificado diferentemente.
NOTA 2 Armazenagem correta significa que as mantas so estocadas planas, no dobradas nem armazenadas diretamente acima ou na proximidade de tubulaes de vapor, radiadores ou outras fontes de calor artificial, ou expostas luz solar direta ou outras fontes de oznio. o o desejvel que a temperatura ambiente de armazenagem no exceda 35 C (95 F).

13. Amostragem 13.1 Cada manta em um lote ou remessa deve ser submetida inspeo e ensaio para checar o atendimento aos requisitos das Sees 7, 11, 15 e 9.1. 13.2 Uma amostra original de 1% do lote ou remessa ou no menos que uma manta, o que for maior, deve ser selecionada aleatoriamente do lote ou remessa, para os requisitos de ensaios de 9.2 e Seo 10. Se ocorrer uma falha na primeira amostra, uma segunda amostra de mesma quantidade deve ser selecionada e ensaiada. 13.3 Uma amostra original de 0,1% do lote ou remessa ou no menos que uma manta, o que for maior, deve ser selecionada aleatoriamente do lote ou remessa, para os requisitos de ensaios de 8.1 e 8.3. 14. Rejeio 14.1 As mantas devem ser rejeitadas individualmente, se elas falharem em satisfazer aos requisitos de manufatura e marcao da Seo 7, aos requisitos eltricos de 9.1, aos requisitos de espessura mnima de 10.2, ou aos requisitos de execuo da Seo 11.

ASTM: D 1048-05 14.2 As mantas podem ser rejeitadas de forma individual, a critrio do comprador, se elas falharem em satisfazer aos requisitos estipulados em 10.1, 10.2, 10.3, 10.4 e Seo 15. 14.3 Deve ser rejeitado o lote todo ou toda a remessa de mantas em qualquer das seguintes condies: 14.3.1 Se 5% ou mais, porm no menos de duas mantas, em um lote ou remessa, falharem em atender aos requisitos de 9.1. 14.3.2 Se duas descargas disruptivas, que no satisfazem o valor de rigidez dieltrica de 9.2, ocorrerem em cinco ensaios sobre o corpo-de-prova. 14.3.3 Se uma descarga disruptiva em cinco ensaios no corpo-de-prova original e uma ou mais descargas disruptivas em um corpo-de-prova adicional falharem em satisfazer ao valor de rigidez dieltrica de 9.2. 14.3.4 Se os corpos-de-prova da amostra de mantas Tipo II, usando os mtodos de amostragem e critrios especificados em 14.3.2 e 14.3.3, falharem em satisfazer aos requisitos de corona e resistncia ao oznio 8.3. 14.4 Os ensaios devem ser terminados e o fabricante ou fornecedor notificado caso, durante o curso dos ensaios, as mantas de um lote ou remessa falharem em satisfazer aos requisitos de 8.3, 9.1 ou 9.2, conforme determinado pelos critrios de rejeio de 14.3.1, 14.3.2, 14.3.3 ou 14.3.4. O fabricante ou fornecedor pode nesse caso requerer que o comprador submeta a comprovao de que o procedimento e o equipamento de ensaio esto em conformidade com os pargrafos apropriados da Seo 18. Quando essas provas tiverem sido fornecidas, o fabricante ou fornecedor pode requerer que seu representante testemunhe os ensaios de mantas adicionais retiradas da remessa. 14.5 Se dois de cinco corpos-de-prova ensaiados falharem em qualquer dos requisitos separados descritos na Seo 8, uma segunda manta deve ser selecionada e,se um corpo-de-prova extrado dessa manta falhar, o lote todo ou toda a remessa de mantas pode ser rejeitada, a critrio do comprador. 14.6 O lote todo ou toda a remessa de mantas pode ser rejeitada, a critrio do comprador, se 25% das mantas do lote ou da remessa falharem em satisfazer aos requisitos da Seo 10 ou 11. 14.7 Todo o material rejeitado deve ser devolvido conforme orientado pelo fabricante, por sua solicitao ou dos fornecedores, sem ser desfigurado por gravao na borracha ou outra marcao permanente. Entretanto, aquelas mantas perfuradas quando ensaiadas em conformidade com os requisitos de 9.1 e 9.2 devem ser estampadas, puncionadas ou cortadas, antes de serem devolvidas ao fornecedor, para indicar que elas so imprprias para uso eltrico. 15. Embalagem 15.1 As mantas devem ser embaladas para embarque em uma posio estendida e plana ou em rolos tendo um dimetro interno no inferior a 50 mm (2 in.) e por outro lado no devem ser deformadas mecanicamente enquanto em transito. MTODOS DE ENSAIO 16. Seqncia dos Ensaios 16.1 A seguinte ordem de procedimento sugerida para ensaiar mantas de borracha isolante: 16.1.1 Inspeo das superfcies de acordo com a Seo 11. 16.1.2 A espessura de acordo com a Seo 17. 16.1.3 Ensaio de tenso eltrica de acordo com os pargrafos apropriados da Seo 18. 16.1.4 Ensaio de tenso disruptiva de acordo com os pargrafos apropriados da Seo 18. 16.1.5 Ensaios de resistncia ao oznio de acordo com os pargrafos apropriados da Seo 18. 16.1.6 Ensaios de propriedades qumicas e fsicas de acordo com a Seo 19. 17. Medies de Espessura 17.1 Convm que as medies sejam feitas em mantas completas, com um micrmetro com graduao at 0,025 mm (0,001 in.), tendo um batente de aproximadamente 6 mm (0,25 in.) de dimetro e um fuso de medio de 3,17 0,25 mm (0,125 0,01 in.) de dimetro. O fuso de medio deve exercer uma fora de 0,83 0,003 N (3,0 0,1 ozf) sobre o corpo-de-prova, durante este ensaio. Convm que um suporte suficiente seja dado amostra de manta de modo que ela apresente uma superfcie plana no tencionada entre as faces de medio do micrmetro. A fora aplicada pelo fuso de medio assegurar um carregamento uniforme do material da manta. Efetuar no menos que cinco medies de espessura em pontos selecionados, uniformemente distribudos sobre a rea de ensaio da manta. 7

ASTM: D 1048-05

18. Ensaios Eltricos 18.1 Condicionamento Antes do ensaio, deixar todas as mantas em posio plana por pelo menos 24 h.
NOTA 3 Convm que todas as mantas estejam em condies fsicas sem tenses antes do ensaio. Falha em no alcanar isso pode resultar em rupturas ou danos excessivos. NOTA 4 Ambos os ensaios de tenso eltrica c.a. e c.c. esto includos nesta seo. Pretende-se que um mtodo de ensaio seja selecionado para os ensaios eltricos de aceitao. O mtodo de ensaio selecionado deve ser a critrio do comprador e convm que o fornecedor seja notificado sobre a escolha.

18.2 Precauo: Recomenda-se que a aparelhagem de ensaio seja projetada para permitir total proteo ao operador ao executar seu trabalho. Convm que meios confiveis para energizar e aterrar o circuito de alta tenso sejam providos. particularmente importante a incorporao de meios positivos de aterramento da seo de alta tenso do equipamento de c.c. devido provvel presena de cargas capacitivas de alta tenso na concluso do ensaio. Ver ANSI C39. 18.2.1 Para eliminar o oznio prejudicial e possvel descarga de contorno ao longo da manta, convm que haja um suficiente fluxo de ar para o interior e ao redor da manta e um sistema de exausto para remover de modo adequado o oznio do equipamento de ensaio. Convm que a reduo e verificao consistentes de oznio durante o procedimento de ensaio sejam a causa para confirmar a adequao do sistema de exausto. 18.2.2 O equipamento deve ser inspecionado pelo menos uma vez por ano, para assegurar que a condio geral do equipamento esteja aceitvel e para verificar as caractersticas e acurcia das tenses de ensaio. Para assegurar a acurcia contnua da tenso de ensaio, como indicado pelo voltmetro do equipamento de ensaio, o equipamento de ensaio deve ser calibrado pelo menos anualmente, de acordo com a ltima reviso da Prtica D 3865. 18.3 Ensaio de Tenso Eltrica c.a.: 18.3.1 Eletrodos Quando devem ser empregados eletrodos como parte do aparelho de ensaio, eles devem ter um projeto tal que o gradiente eltrico seja aplicado uniformemente sobre a rea de ensaio para minimizar o corona e a deformao mecnica do material. Os eletrodos usados no ensaio eltrico devem ser projetados para satisfazer s distncias de isolamento para evitar descargas de contorno, especificados na Tabela 2. Um procedimento satisfatrio para ensaio de tenso c.a.utiliza eletrodos de gua ou eletrodos que proporcionam contato ntimo sem presso indevida.
NOTA 5 Para Classes 0, 1 e 2: placas retangulares de metal com aproximadamente 5 mm (3/16 in.) de espessura, tendo bordas lisas e arredondadas e almofadas midas, com aproximadamente 6 mm (1/4 in.) de espessura, colocadas entre as placas de metal e a manta tm sido consideradas satisfatrias. Para Classes 3 e 4: Uma rea mxima pode ser ensaiada quando ambos os eletrodos so do mesmo tamanho. Quando uma mesa isolada no for conveniente, o seguinte mtodo de mscara pode ser usado. Uma folha de material isolante de 3 a 5 mm (0,12 a 0,018 in.), correspondendo a um quadrado mnimo de 1270 mm (quadrado de 50 in.) de lado e tendo uma abertura no centro de 762 mm por 762 mm (30 por 30 in.), colocada sobre uma placa de metal aterrada. Essa mscara, que tem uma aparncia de moldura de quadro, deve ter a abertura preenchida com material condutivo de espessura tal que traga o eletrodo de terra at aproximadamente o mesmo nvel que o da mscara, a fim de manter contato direto com a manta a ser ensaiada. A manta colocada sobre o eletrodo de terra e uma almofada com aproximadamente o mesmo tamanho do eletrodo de terra colocado no topo da manta. A almofada mida energizada com a tenso de ensaio. Este mtodo submeter ao ensaio uma rea de 762 por 762 mm (30 por 30 in.) de uma manta de 914 por 914 mm (36 por 36 in.) a 40 kv c.a., visto que a mscara previne descarga de contorno. Outros projetos de eletrodo podem ser usados para se obterem os mesmos resultados. NOTA 6 As distncias de isolamento da nota de rodap A da Tabela 2 destinam-se a evitar descargas de contorno e podem ser acrescidas de no mais de 51 mm (2 in.), quando requerido por uma mudana nas condies atmosfricas em relao s condies normais de 100 kPa (1 atm) de presso baromtrica e condies de umidade mdias. Essas distncias de isolamento podem ser reduzidas se as condies atmosfricas permitirem.

18.3.2 Alimentao e Regulao da Tenso Eltrica 18.3.2.1 O equipamento eltrico utilizado tanto para o ensaio de tenso eltrica quanto o de rigidez dieltrica deve ser capaz de fornecer ao corpo-de-prova uma tenso essencialmente sem degraus e continuamente varivel. Equipamento de regulao acionado a motor conveniente e tende a fornecer uma velocidade de aumento uniforme da tenso eltrica de ensaio. Proteger a aparelhagem de ensaio com um dispositivo disjuntor automtico projetado para abrir prontamente sob ao da corrente produzida pela ruptura de um corpo-de-prova sob ensaio. Convm que esse dispositivo disjuntor seja projetado para proteger o equipamento de ensaio sob qualquer condio de curto-circuito. 18.3.2.2 A tenso eltrica desejada pode ser obtida mais facilmente a partir de um transformador elevador energizado por uma fonte de baixa tenso varivel. O transformador e seu equipamento de controle devem ser de dimenso e projeto tais que, com o corpo-de-prova inserido no circuito, o fator de crista (relao entre o valor mximo e o valor mdio eficaz) da tenso de ensaio no deve diferir em no mais de 5% daquele de uma onda senoidal, sobre a metade superior da faixa de tenso.

ASTM: D 1048-05 18.3.2.3 A acurcia do circuito de medio da tenso deve ser de 2% em relao ao fundo de escala. Medir o valor eficaz correto da tenso com forma de onda senoidal aplicada manta atravs de um dos seguintes mtodos: (1) um voltmetro usado em conjunto com um transformador para instrumentos calibrado, conectado diretamente ao circuito de alta tenso, (2) um voltmetro eletrosttico calibrado conectado diretamente ao circuito de alta tenso, ou (3) um medidor de c.a. conectado em srie com resistores apropriados tipo alta tenso diretamente ao circuito de alta tenso. 18.3.2.4 O fator de crista pode ser verificado pela leitura de um voltmetro de crista conectado diretamente ao circuito de alta tenso, ou, se um voltmetro eletrosttico ou um voltmetro em conjunto com transformador de potencial (para instrumentos) conectado ao circuito de alta tenso, um centelhador de esferas padro pode ser descarregado e a tenso correspondente comparada com a leitura de um voltmetro c.a. de valor eficaz. 18.3.3 Procedimento Inicialmente aplicar uma tenso eltrica de ensaio com um valor baixo e em seguida aumentar gradualmente a uma velocidade de aumento constante de aproximadamente 1 000 V/s c.a., at atingir o nvel de tenso de ensaio prescrito, ou at ocorrer uma falha. O perodo de ensaio inicia no instante em que a tenso de ensaio prescrita alcanada. Convm que a tenso seja reduzida pelo menos at a metade do valor, salvo se uma perfurao eltrica tenha ocorrido, no final do perodo de ensaio antes de abrir o circuito de ensaio. 18.4 Ensaio de Tenso Eltrica c.c. 18.4.1 Eletrodos O ensaio de tenso eltrica c.c. pode ser realizado com eletrodos secos que consistem em duas placas metlicas planas, uma das quais pelo menos dimensionada de modo que as distncias de isolamento do eletrodo recomendadas na Tabela 2 no so excedidas, ou com o eletrodo mido descrito na Seo 18.2.1. Convm que as bordas dessas placas sejam arredondadas de modo a eliminar entalhes agudos e protuberncias.
NOTA 7 As distncias de isolamento da nota de rodap A da Tabela 2 destinam-se a evitar descargas de contorno e podem ser acrescidas de no mais de 51 mm (2 in.), quando requerido por uma mudana nas condies atmosfricas em relao s condies normais de 100 kPa (1 atm) de presso baromtrica e condies de umidade mdias. Essas distncias de isolamento podem ser reduzidas se as condies atmosfricas permitirem.

18.4.2 Alimentao e Regulao da Tenso Eltrica 18.4.2.1 Obter a tenso eltrica de ensaio c.c. de uma fonte c.c. capaz de fornecer a tenso requerida. A componente de ondulao (ripple) pico a pico da tenso de ensaio c.c. no deve exceder 2% do valor mdio da tenso sob condies em vazio. 18.4.2.2 Medir a tenso eltrica de ensaio c.c.por um mtodo que fornea o valor mdio da tenso aplicada manta. Recomenda-se que essa tenso seja medida pelo uso de um medidor de c.c. conectado em srie com resistores apropriados tipo alta tenso diretamente ao circuito de alta tenso. Um voltmetro eletrosttico de faixa correta pode ser usado em lugar da combinao resistor-medidor de c.c.. A acurcia do circuito de medio da tenso deve ser de 2% do fundo de escala. 18.4.3 Procedimento O procedimento deve ser igual ao de tenso eltrica c.a., exceto que a velocidade de aumento deve ser de 3 000 V/s c.c.. 18.5 Realizar o ensaio de rigidez dieltrica em conformidade com os Mtodos de Ensaio D 149. Aplicar a tenso velocidade de aumento de 3 000 V/s com o procedimento de curta durao. O corpo-de-prova deve ser representativo do material da manta a ser ensaiada. Material suficiente deve ser disponvel para permitir a realizao de cinco ensaios. 18.6 Ensaio de resistncia ao oznio Realizar o ensaio de resistncia ao oznio de acordo com um dos seguintes mtodos de ensaio para assegurar a conformidade das mantas Tipo II com os requisitos de 8.3. 18.6.1 Mtodo A Realizar o ensaio de resistncia ao oznio de acordo com o Procedimento A do Mtodo de Ensaio D 518. Convm que o corpo-de-prova seja cortado em retngulos de dimenses de 10 por 100 mm (0,5 por 4 in.). Seguir o procedimento usando uma extenso de 20%. Manter a concentrao de oznio a 50 5 MPa ( ) de presso parcial (50 5 pphm * em volume presso atmosfrica normal) para um perodo de ensaio de 3 h a o o uma temperatura de 40 C (104 F). As mantas Tipo II no devem apresentar nenhum efeito devido exposio ao oznio durante este ensaio.

(*) N. T. pphm = Partes por cem milhes.

ASTM: D 1048-05 18.6.2 Mtodo B: 18.6.2.1 Realizar o ensaio de resistncia ao oznio em corpos-de-prova de 100 por 150 mm (4 por 6 in.) do material da manta preparado a partir de uma amostra, adequadamente condicionada atravs de um perodo de repouso em um plano por 24 h. Deformar o corpo-de-prova sobre um tubo de metal de 25 mm (1 in.) de dimetro, de comprimento suficiente para suportar completamente o corpo-de-prova, alm de possuir comprimento adicional para os suportes de montagem requeridos. Aterrar eletricamente o tubo metlico. Prender as extremidades livres do corpo-de-prova debaixo do eletrodo de tubo de maneira que um contato ntimo seja estabelecido entre o corpo-de-prova e o tubo ao longo da metade superior da superfcie do eletrodo em forma de cilindro. 18.6.2.2 Colocar uma pea de folha plana de alumnio, de aproximadamente 50 por 100 mm (2 por 4 in.), sobre o corpo-de-prova enrolado de modo a prover uma distncia de separao adequada para prevenir descarga de contorno entre a folha e o tubo de metal. Conectar um fio de eletrodo folha de alumnio. 18.6.2.3 Energizar o eletrodo externo (folha de metal) a aproximadamente 15 kV c.a. (valor eficaz) de uma fonte estvel de 60 Hz. O potencial de 15 kV pode ser derivado de um transformador de potencial de classe adequada energizado a partir de seu enrolamento de baixa tenso, atravs de um autotransformador continuamente varivel. Convm que seja incorporado um dispositivo protetor de sobrecorrente no circuito de controle de baixa tenso, para o caso de perfurao eltrica. 18.6.2.4 Determinar a resistncia ao oznio do corpo-de-prova qualitativamente, por inspeo, depois de um perodo de 1 h de exposio no equipamento de ensaio no potencial de 15 kV. Ensaiar pelo menos dois corposde-prova retirados de cada manta de amostra selecionada em conformidade com 13.2. Convm que dois corposde-prova no sejam retirados da mesma seo da manta de amostra.
NOTA 8 A taxa de degradao por oznio pelo uso do Mtodo B inversamente proporcional umidade relativa do ar circundante. Dados empricos indicam, entretanto, que efeitos visveis do oznio sero evidentes sobre uma ampla faixa de umidades relativas sob estas condies de ensaio.

18.6.3 O Mtodo A o mtodo preferencial para a determinao da resistncia ao oznio. 19. Ensaios Qumicos e Fsicos 19.1 Ensaios Qumicos 19.1.1 Determinar a composio da borracha pela frao do hidrocarboneto elastomrico das mantas Tipo I usando os mtodos de ensaio previstos nos Mtodos de Ensaio D 297. 19.2 Ensaios Fsicos 19.2.1 Realizar os ensaios fsicos para determinar as propriedades fsicas especificadas na Seo 8. Condicionar as amostras de manta, armazenando-as em posio plana por pelo menos 24 h temperatura ambiente. 19.2.2 Realizar os ensaios de resistncia trao, alongamento e deformao permanente de acordo com os Mtodos de Ensaio D 412. O corpo-de-prova deve estar de acordo com as dimenses do Estampo C. O alongamento na deformao permanente deve ser de 400%. 19.2.3 Realizar o ensaio de resistncia lacerao em conformidade com o Mtodo de Ensaio D 624. O corpo-de-prova deve estar de acordo com as dimenses do Estampo C do Mtodo de Ensaio D 624. 19.2.4 Realizar o ensaio de resistncia perfurao, para determinar a habilidade da manta em suportar a perfurao. 19.2.4.1 Cortar um corpo-de-prova de modo a ajustar entre as faces opostas de duas placas metlicas tendo aberturas concntricas. Medir a espessura de cada corpo-de-prova de acordo com a Seo 17. Uma das placas deve ter uma abertura circular de 6 mm (0,25 in.) de dimetro, para permitir a passagem de uma agulha de ao inoxidvel. A outra placa deve ter uma abertura de 25 mm (1,0 in.) de dimetro para prover uma rea fixa livre atravs da qual o corpo-de-prova pode alongar enquanto ele est sendo sujeito presso da ponta da agulha. Convm que as bordas das aberturas sejam arredondadas com um raio de aproximadamente 0,8 mm (0,03 in.). A agulha deve ser feita a partir de uma vareta de ao inoxidvel Tipo 304 de 5 mm (0,19 in.) de dimetro. A vareta deve ser usinada em uma extremidade para produzir um cone com um ngulo compreendido de 12 com a ponta da extremidade cnica arredondada com um raio de 0,8 mm (0,03 in.). Inicialmente posicionar a agulha perpendicularmente ao corpo-de-prova de modo que a ponta contate o corpo-de-prova atravs do pequeno furo na placa. A seguir, aplicar um movimento agulha a uma velocidade contnua de aproximadamente 8,3 mm/s (20 in./min) at que a ponta da agulha tenha sido impelida completamente atravs do corpo-de-prova. Anotar a fora mxima requerida para realizar a operao de perfurao e calcular a resistncia perfurao pela diviso da fora mxima de perfurao pela espessura do corpo-de-prova. Medir a fora mxima aplicada requerida para produzir a perfurao aos 2 N mais prximos (0,5 lbf). A resistncia perfurao calculada pela diviso da fora de perfurao pela espessura do corpo-de-prova e registrada em unidades de newtons por metro (pounds-force por polegada). 10

ASTM: D 1048-05 19.2.5 Realizar os ensaios de rigidez deformao (drape stiffness) e rigidez flexo (flex stiffness) de maneira similar ao mtodo especificado nos Mtodos de Ensaio D 1388. Usar a Opo A, Ensaio em Balano, dos Mtodos de Ensaio D 1388 como o mtodo de ensaio. A rigidez deformao uma medida de como um material dobra sob ao de seu prprio peso e referido como Comprimento de Dobramento (Bending Length) nos mtodos de Ensaio D 1388. A rigidez flexo mede o quo rgido um material reage quando flectido e denominada Rigidez Flexional (Flexure Rigidity) nos Mtodos de Ensaio D 1388. 19.2.5.1 Realizar o ensaio com um de dois tamanhos de corpos-de-prova. Um corpo-de-prova retangular cortado por estampo de dimenses 25 por 300 mm (1 por 12 in.) para a maioria dos ensaios de rigidez em mantas isolantes eltricas. Um corpo-de-prova retangular de dimenses 25 por 150 mm (1 por 6 in.) pode ser usado para ensaiar aqueles materiais de mantas que flexionam com relativa facilidade. O uso de corpos-de-prova maiores pode ser requerido para manter os materiais mais flexveis em uma posio plana na plataforma do dispositivo de ensaio. 19.2.5.2 Ensaiar cinco corpos-de-prova de cada lote de amostra. Realizar o ensaio de rigidez a uma temperao o o o tura de 23 2 C (73 4 F) e tambm a uma temperatura de -10 2 C (14 4 F). Condicionar o corpo-deprova e o dispositivo de ensaio pelo menos por 4 h a cada uma dessas temperaturas antes da realizar o ensaio. 19.2.5.3 Advertncia: Tomar cuidado para assegurar que a temperatura do corpo-de-prova seja mantida dentro das tolerncias prescritas durante a execuo do ensaio. 19.2.6 Realizar o ensaio de absoro de umidade em conformidade com o Mtodo de Ensaio D 570, usando o procedimento de imerso por 24 h temperatura de 24 oC (73,4 oF). 19.2.7 Realizar os ensaios de envelhecimento acelerado em conformidade com o Mtodo de Ensaio D 573. o o Aps ter-se submetido a uma temperatura de 70 1 C (158 2 F), com circulao de ar por 7 dias, a resistncia trao e o alongamento ruptura do corpo-de-prova no deve ser inferior a 80% do original. 20. Palavras-chave 20.1 manta isolante eltrica; instalador-reparador de linhas eltricas; equipamento de proteo de instalador de linhas eltricas

A ASTM Internacional no toma nenhuma posio a respeito da validade de qualquer direito de patente reivindicado em conexo com qualquer item mencionado nesta norma. Os usurios desta norma so expressamente informados de que a determinao da validade de quaisquer desses direitos de patente e o risco de infringir tais direitos so de sua inteira responsabilidade. Esta norma est sujeita a reviso em qualquer tempo pelo comit tcnico responsvel e deve ser revisada a cada cinco anos e, se no revisada, reaprovada ou cancelada. Seus comentrios so bemvindos, tanto para a reviso desta norma, quanto para normas adicionais, e recomenda-se que sejam endereados aos Escritrios Centrais da ASTM Internacional. Seus comentrios recebero considerao cuidadosa em uma reunio do comit tcnico responsvel, da qual voc poder participar. Se voc entender que seus comentrios no receberam uma justa ateno, recomenda-se que expresse seu ponto de vista ao Comit de Normas da ASTM, no endereo indicado abaixo. Esta norma copyrighted pela ASTM International, 100 Barr Harbor Drive, PO Box C700, West Conshohocken, PA 19428-2959, United States. Reimpresses individuais (cpia nica ou mltipla) podem ser obtidas contatando a ASTM no endereo acima ou pelo telefone 610-832-9585, pelo fax 610832-9555, pelo E-mail service@astm.org ou atravs do site Internet ASTM (www.astm.org).

11

Vous aimerez peut-être aussi