Vous êtes sur la page 1sur 9

EXERCCIOS DA FCC DE PROCESSO CIVIL 1. (TRF 4 Regio FCC 2007) Sobre os auxiliares da Justia analise: I.

. Incumbe ao Oficial de Justia, dentre outras atribuies, estar presente s audincias e coadjuvar o juiz na manuteno da ordem. II. A prtica de ato nulo com dolo ou culpa caracteriza uma das hipteses atravs da qual o escrivo e o oficial de justia so civilmente responsveis. III. O perito nomeado poder escusar-se do encargo alegando motivo legtimo, recusa esta que dever ser apresentada dentro de 10 dias, contados da intimao ou do impedimento superveniente. IV. Incumbe ao escrivo, dentre outras atribuies, dar independentemente de despacho, certido de qualquer ato ou termo do processo, respeitando as restries previstas em lei. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que se afirma APENAS em: a) I, II e III b) I, II e IV c) I e IV 2. (TJ PE FCC 2007) Dentre outras sanes, em regra, o perito que, por: a) dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte e ficar inabilitado, por 3 anos, a funcionar em outras percias. b) culpa, prestar informaes inverdicas, no responder pelos prejuzos que causar parte, mas ficar inabilitado, por 1 ano, a funcionar em outras percias. c) culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, mas no ficar inabilitado a funcionar em outras percias. d) dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte e ficar inabilitado, por 2 anos, a funcionarem outras percias. e) dolo, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, e ficar inabilitado, por 5 anos, a funcionar em outras percias. 3. (TRE AP FCC 2006) Com relao aos auxiliares da justia correto afirmar: a) O perito e o intrprete, em razo das peculiaridades de sua atuao, no podem ser considerados auxiliares da justia. b) O escrivo e o oficial de justia sero civilmente responsveis quando praticarem ato nulo com dolo, mas no com culpa. c) Incumbe ao oficial de justia redigir, em forma legal, os ofcios, mandados, cartas precatrias e mais atos que pertencem ao seu ofcio. d) Em cada juzo haver apenas um oficial de justia, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao judiciria. e) No impedimento do escrivo, o juiz convocar-lhe- o substituto, e,no o havendo, nomear pessoa idnea para o ato. d) II, III e IV e) II e IV

4. (TRE AM FCC 2010) O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas a) ficar inabilitado, por dois anos, a funcionar em outras percias. b) ficar inabilitado, por um ano, a funcionar em outras percias. c) ficar inabilitado, por cinco anos, a funcionar em outras percias. d) ficar inabilitado a funcionar em qualquer percia por prazo indeterminado. e) no ficar inabilitado a funcionar em outras percias. 5. (TRF 2 Regio FCC 2007) O Cdigo de Processo Civil estabelece hipteses de suspeio e impedimento. Dentre outras situaes, est impedido de atuar no processo o perito que: a) tiver interesse no julgamento da causa em favor de uma das partes. b) for inimigo capital de qualquer das partes. c) for credor de qualquer das partes. d) for parente afim, na linha colateral, em segundo grau, do advogado de qualquer das partes. e) for herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes. 6. (TRT 15 Regio FCC 2009) Segundo o Cdigo de Processo Civil, o Juiz: a) titular que estiver convocado dever julgar a lide se concluiu a audincia. b) poder se eximir de sentenciar ou despachar alegando lacuna da lei. c) poder decidir por equidade, mesmo nos casos no previstos em lei. d) ser considerado impedido para exercer suas funes em processo de jurisdio contenciosa se alguma das partes for credor de seu cnjuge. e) poder de ofcio determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias. 7. (TRE ES FCC 2007 - modificada) Paulo, juiz de direito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico no processo M; inimigo capital do ru do processo N e cunhado do autor do processo P. Nestes casos, Paulo est impedido, sendo defeso exercer as suas funes em a) P, apenas. b) M, apenas. c) M e N. d) N e P. e) M e P.

8. (DPE MT FCC 2009) Quanto s funes exercidas pelo juiz: a) as decises aplicam sempre as normas legais, sendo-lhe defeso utilizar-se de outros meios para despachar ou sentenciar. b) visando justia de cada caso, deve como regra julgar por equidade. c) deve zelar pelo tratamento isonmico das partes, concili-las sempre que possvel, procurar a rpida soluo do litgio e prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia. d) diante do princpio da iniciativa da parte, deve aguardar que esta requeira as provas a serem produzidas, no podendo faz-lo de ofcio. e) pode decidir livremente a lide, desde que fundamentadamente, podendo examinar quaisquer questes do processo, levantadas ou no pelas partes, em busca de subsdios para o julgamento.

9. (TRF 1 Regio FCC 2006 - modificada) O juiz NO est impedido para exercer suas funes no processo contencioso ou voluntrio a) em que funcionou como rgo do Ministrio Pblico. b) que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso. c) quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. d) quando for herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes. e) quando for parente consangneo, de alguma das partes, em linha colateral at o terceiro grau, como seu tio por exemplo. 10. (TRE AM FCC 2010) defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio quando: a) for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes. b) for parente afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau. c) alguma das partes for sua credora ou devedora ou de seu cnjuge. d) for herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes. e) aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio. 11. (TRT 7 Regio FCC 2009) Considere as assertivas abaixo sobre o Juiz. I. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais e, no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. II. O juiz poder indeferir diligncias requeridas pelas partes, quando inteis ou meramente protelatrias. III. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. IV. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audincia, ainda que estiver promovido, julgar a lide. correto o que se afirma APENAS em a) II e IV. b) II, III e IV. c) I, II e IV. 12. (TJ PA FCC 2009) O juiz a) pode conhecer de questes no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. b) no poder determinar de ofcio a produo de provas necessrias instruo do processo. c) apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes. d) no poder indeferir diligncias inteis ou meramente protelatrias, se formuladas dentro do prazo legal. e) pode deixar de sentenciar ou despachar, alegando lacuna ou obscuridade da lei. d) I, II e III. e) I, III e IV.

13. (TRT 18 Regio FCC 2008) O juiz a) no poder ordenar a produo de provas de ofcio, mas somente a requerimento das partes. b) no poder fundamentar sua deciso em fatos e circunstncias constantes dos autos mas no alegados pelas partes. c) que tiver de proferir a sentena em razo de aposentadoria do que concluiu a audincia de instruo, se entender necessrio, poder mandar repetir as provas j produzidas. d) no pode exercer suas funes em processo voluntrio em que estiver postulando como advogado da parte parente seu, na linha colateral em terceiro grau. e) deve declarar os motivos de sua suspeio, no podendo declarar-sesuspeito por motivo ntimo. 14. (TRT 7 Regio FCC 2009) O Juiz, de conformidade com o Cdigo de Processo Civil, a) sempre poder decidir um litgio por equidade. b) est proibido de exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio quando nele estiver postulando, como advogado da parte, qualquer parente seu consanguneo ou afim na linha colateral at o segundo grau. c) poder se eximir de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. d) considerado suspeito para exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. e) considerado suspeito para exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio em que funcionou como rgo do Ministrio Pblico. 15. (PGE AM FCC 2010) No processo em que se usa meio Eletrnico na comunicao de atos, observar-se- a seguinte regra: a) considera-se como data da publicao o primeiro dia til seguinte ao da disponibilizao da informao no Dirio da Justia eletrnico e os prazos processuais tero incio no primeiro dia til que se seguir ao considerado como data da publicao. b) os prazos processuais tero incio cinco dias aps a disponibilizao da informao no Dirio de Justia eletrnico. c) considera-se como data da publicao o dia da disponibilizao da informao no Dirio da Justia eletrnico e os prazos processuais tero incio no primeiro dia til que se seguir. d) as cartas precatrias, rogatrias e de ordem no podero ser feitas por meio eletrnico. e) a publicao eletrnica substitui qualquer outro meio de publicao oficial e tambm as intimaes ou vista pessoais, que a lei determinar. 16. (MPE AP FCC 2009) A respeito da forma dos atos processuais, considere: I. A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena. II. Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. III. Os atos ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria,dependem de despacho do juiz, no podendo ser praticados de ofcio pelo servidor. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) I b) III c) I e II d) I e III e) II e III

17. (TRF FCC 2007) Sobre a comunicao dos atos processuais, analise: I. Quando a citao for feita por meio de oficial de justia, o prazo comea a correr da data da juntada aos autos do mandado cumprido. II. No se far a citao, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos dez primeiros dias de bodas. III. Em regra, a citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas. IV. A carta precatria tem carter itinerante e somente depois de ordenado o cumprimento poder ser apresentada a juzo diverso que dela consta, a fim de se praticar o ato. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto o que consta APENAS em: a) I, II e III b) I, III e IV c) I e III d) II, III e IV e) II e III

18. (TJ SE FCC 2009) Com relao citao correto afirmar: a) Ser considerada ineficaz se o ru no tiver colocado a nota de cincia no mandado. b) Poder ser feita a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso. c) Ser feita pelo correio quando for r a pessoa jurdica de direito pblico. d) A interrupo da prescrio pela citao retroagir data da propositura da ao. e) A interrupo da prescrio pela citao retroagir data da propositura da ao. 19. (TRT CE FCC 2009) No que concerne aos prazos, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, certo que a) decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. b) podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo peremptrio, mas a conveno s tem eficcia se, requerida antes do vencimento do prazo e se fundar em motivo legtimo. c) quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas quarenta e oito horas. d) nas comarcas onde for difcil o transporte o juiz poder prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de trinta dias. e) a parte no poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. 20. (MPE SE FCC 2009) Se o processo tramita perante Tribunal de Justia, o ato processual, cuja execuo deva ser feita por Juiz de Comarca do interior do Estado, deve ser requisitado atravs de carta a) simples b) registrada c) precatria d) rogatria e) de ordem

21. (TRT Analista Judicirio FCC 2009) Distribuir-se-o por dependncia as causas de qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mrito, for reiterado o pedido: a) ainda que sejam parcialmente alterados os rus da demanda, sendo vedada a possibilidade de formao de litisconsrcio ativo com outros autores. b) ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejamtotalmente alterados os rus da demanda. c) desde que no haja alterao dos polos ativo e passivo da demanda. d) ainda que em litisconsrcio com outros autores, sem possibilidade de alterao dos rus da demanda. e) ainda que em litisconsrcio com outros autores ou que sejam parcialmente alterados os rus da demanda. 22. (TRT PR FCC 2010) Quanto substituio das partes e procuradores, correto afirmar: a) O cessionrio de coisa ou direito litigioso poder ingressar em juzo substituindo o cedente, sem que o consinta a parte contrria. b) O adquirente de coisa ou direito litigioso poder ingressar em juzo, substituindo o alienante, sem que o consinta a parte contrria. c) Na alienao de coisa ou direito litigioso, a sentena proferida entre as partes originrias estende seus efeitos ao adquirente ou cessionrio. d) A morte de qualquer das partes implicar extino do processo. e) A substituio voluntria das partes, no curso do processo, poder ocorrer em qualquer situao, ainda que no prevista em lei. 23. (DPE MA FCC 2010) Em matria de condenao em honorrios, multa e cus tas, no processo de conhecimento, est correto dizer: a) quando forem dois ou mais os litigantes de m-f, o juiz condenar cada um na proporo do seu respectivo interesse na causa, a pagar parte contrria multa mais os honorrios advocatcios. b) o ru que, por no arguir na sua resposta fato impeditivo do direito do autor, dilatar o julgamento da lide, ser condenado nas custas, mas, se vencedor na causa, no perder o direito de haver do vencido honorrios advocatcios. c) se o processo julgado extinto antes da citao do ru, e o autor no recorre, cabem honorrios advocatcios. d) devida a verba honorria se o tribunal anula a sentena e determina o retorno dos autos ao primeiro grau de jurisdio, para a prolao de outra sentena. e) verificando que a exceo de impedimento tem fundamento legal, o tribunal condenar o juiz nas custas e nos honorrios advocatcios, mandando remeter os autos ao seu substituto legal. 24. (TJ PI FCC 2010) A procurao geral para o foro no habilita o advogado para a)receber citao inicial e transigir. b) assinar a petio inicial ou a contestao. c) interpor os recursos especial e extraordinrio. d) ajuizar reconveno e propor a ao declaratria incidental. e) receber intimao da data designada para a audincia e da sentena.

25. (PGE RJ FCC 2010) A respeito das partes no processo e seus procuradores, considere: I. Ao advogado, para desistir, receber e dar quitao, no basta exibir a procurao geral para o foro. II. Se a parte ou seu procurador empregar expresso injuriosa em determinada petio, o juiz, de ofcio, determinar a substituio da pea apresentada. III. Sero sempre sujeitos do processo o autor, o ru, o juiz e promotor. IV. Admite-se no processo a legitimao de entes que no tm personalidade jurdica, desde que prevista em lei. V. A alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato entre vivos, no altera a legitimidade das partes. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e V. b) I, II e IV. c) III, IV e V. d) I, IV e V. e) I, III e IV.

26. (TRT 15R FCC 2009) No que se refere aos deveres das partes e dos procuradores, de acordo com o Cdigo de Processo Civil certo que o juiz ou o tribunal, de ofcio ou a requerimento da parte, condenar o litigante de m-f a pagar multa no excedente a a) um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou, sendo o valor da indenizao desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 20% sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitra- mento. b) dois por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou, sendo o valor da indenizao desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 20% sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitramento. c) um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou, sendo o valor da indenizao desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 30% sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitra- mento. d) dois por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou, sendo o valor da indenizao desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 30% sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitramento. e) um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou, sendo o valor da indenizao desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 10% sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitra- mento. 27. (TRT MA FCC 2009) A respeito das partes e dos procuradores no direito processual civil, correto afirmar: a) As despesas dos atos processuais, efetuados a requerimento do Ministrio Pblico, sero pagas, ao final, pelo vencido. b) As sanes impostas s partes em consequncia de m-f sero contadas como custas e revertero ao Estado. c) Havendo transao e nada tendo as partes disposto quanto s despesas, estas sero de responsabilidade exclusiva do autor. d) As despesas abrangem as custas e atos do processo, no incluindo diria de testemunha. e) Quando a prova pericial tiver sido determinada de ofcio pelo juiz, a remunerao do perito ser rateada entre as partes.

28. (TRF 2 Regio FCC 2007) A respeito das partes e dos procuradores, correto afirmar que a sentena a) fixar os honorrios advocatcios de acordo com o trabalho realizado pelo advogado, sem considerar a natureza e a importncia da causa e o tempo exigido para o seu servio b) no condenar o vencido ao pagamento de honorrios advocatcios nas causas em que no houver condenao. c) no condenar o vencido ao pagamento de despesas com diria de testemunha e remunerao do assistente tcnico do vencedor. d) condenar o vencido ao pagamento de honorrios advocatcios mesmo se o vencedor estiver advogando em causa prpria. e) no condenar o vencido ao pagamento de honorrios advocatcios se no houver pedido expresso do vencedor nesse sentido 29. (TRT 4 Regio FCC 2007) No que concerne substituio das partes e dos procuradores, correto afirmar que a) a sentena, proferida entre as partes originrias, estende seus efeitos ao adquirente. b) a alienao de coisa litigiosa, a ttulo particular, por ato inter vivos, altera a legitimidade das partes. c) o cessionrio pode ingressar em juzo, substituindo o cedente, independentemente do consentimento da parte contrria. d) o adquirente no poder intervir no processo na condio de assistente do alienante. e) ocorrendo a morte de qualquer das partes, o processo ser extinto, podendo o autor renovar a ao contra os herdeiros. 30. (TRT 3 Regio FCC 2009) A respeito das partes e procuradores INCORRETO afirmar que a) a alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato inter vivos, no altera a legitimidade das partes. b) o adquirente ou o cessionrio poder ingressar em juzo, substituindo o alienante, ou cedente, sem que o consinta a parte contrria. c) a sentena, proferida contra as partes originrias, estende os seus efeitos ao adquirente ou ao cessionrio. d) dar-se- a substituio, ocorrendo a morte de qualquer das partes, pelo seu esplio ou pelos seus sucessores. e) o advogado poder, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

B D E A D E E C D B D C C B A

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

C C D A E E C A A D A A D A B

Vous aimerez peut-être aussi