Vous êtes sur la page 1sur 17

Boletim Tcnico

DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo


Produto Chamado Pas(es) : : : Microsiga Protheus Gesto de Pessoal verso 10 TEFLNB Brasil Data da publicao Banco(s) de Dados : : 06/02/12 Todos

Esta melhoria depende de execuo do update de base RHUPDMOD, conforme Procedimentos para Implementao. imprescindvel a leitura completa dos Boletins Tcnicos da Fase 1 (Reestruturao dos Cadastros e Clculos dos Planos de Sade) e da Fase 2 (Gerao de Histrico de Planos Sade) e a implantao dos respectivos pacotes.

A Secretaria da Receita Federal, aprovou a nova verso do programa gerador da Declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF 2011) de uso obrigatrio pelas fontes pagadoras, pessoas Fsicas e Jurdicas. Est disponvel no site da Secretaria da Receita Federal (SRF) www.receita.fazenda.gov.br, o programa gerador da modalidade: Programa Gerador da Declarao (PGD): Para preenchimento ou importao de dados da declarao. A DIRF relativa ao ano-calendrio de 2011, deve ser entregue at as 23h59m59s (horrio de Braslia) do dia 29 de fevereiro de 2011.

Informamos que o tratamento efetuado pela folha de pagamento da marca Protheus, no que diz respeito ao Dissdio Retroativo, vem sendo tributado o imposto de renda juntamente com os rendimentos do ms em que ocorre o seu efetivo pagamento, ou seja, juntamente com a folha de pagamento mensal. Quanto a Apurao/Recolhimento do Imposto de Renda, foram repassados Receita Federal nas DARFs mensais, sobre o cdigo de recolhimento dos rendimentos, portanto ser utilizando o mesmo critrio para a declarao anual, mantendo a coerncia entre o regime de tributao aplicado durante o ano calendrio e o utilizado na declarao anual (DIRF e Comprovante de Rendimentos).

PROCEDIMENTO PARA IMPLEMENTAO


O sistema atualizado logo aps a aplicao do pacote de atualizaes (Patch) deste chamado.

Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD imprescindvel: a) Realizar o backup da base de dados do produto que ser executado o compatibilizador (diretrio PROTHEUS_DATA\DATA e dos dicionrios de dados SXs (diretrio PROTHEUS_DATA_SYSTEM). b) Os diretrios acima mencionados correspondem instalao padro do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo 1

Boletim Tcnico

c) d)

Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usurio deve estar utilizando o sistema. Se os dicionrios de dados possurem ndices personalizados (criados pelo usurio), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que esto identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar ndices, ir adicion-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poder sobrescrever ndices personalizados, caso no estejam identificados pelo nickname.

e)

O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativao indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utiliz-la, observe atentamente os procedimentos a seguir: i. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opo Integridade/Verificao (APCFG60A). ii. Se no h Integridade Referencial ativa, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estar selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, no necessrio qualquer outro procedimento de ativao ou desativao de integridade, basta finalizar a verificao e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instrues. iii. Se h Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, exibida uma mensagem na janela Verificao de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificao seja concluda, ou; iv. Se h Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que no na sua totalidade, so relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade est(aro) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotao para posterior consulta na reativao (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informaes quanto a um arquivo que contm essa informao). v. Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, necessrio desativar tal integridade, selecionando a opo Integridade/ Desativar (APCFG60D). vi. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instrues. vii. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, atravs da opo Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mos as informaes da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possua(m) ativao da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativao.

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DVIDAS!


1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite RHUPDMOD;

Para a correta atualizao do dicionrio de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 04/02/2012. 2. Clique em OK para continuar.

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

3.

Aps a confirmao apresentada a janela para seleo do compatibilizador. Selecione o programa Gesto de Pessoal. Clique em OK para continuar. Ser apresentada uma lista de opes de atualizao. Selecione a opo 157 - Ajustes para DIRF 2012 Fase 3. Ao confirmar exibida uma mensagem de advertncia sobre o backup e a necessidade de sua execuo em modo exclusivo. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execuo a preparao dos arquivos. apresentada uma mensagem explicativa na tela. Em seguida, exibida a janela Atualizao concluda com o histrico (log) de todas as atualizaes processadas. Nesse log de atualizao so apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda no existem no dicionrio de dados. Clique em Gravar para salvar o histrico (log) apresentado. Clique em OK para encerrar o processamento.

4. 5. 6.

7.

8.

9. 10.

ATUALIZAES DO COMPATIBILIZADOR
1. Criao de Perguntas no arquivo SX1 Cadastro de Perguntes: Pergunte Grupo Ordem Tipo Tamanho 2. Categorias a Gerar ? GPM550 08 Caracter 1

Alterao de Tabelas no arquivo SX2 Tabelas: Tabela RCS Inform Complem DIRF: Tabela Reg. nico RCS RCS_FILIAL+RCS_MAT+RCS_TIPOFJ+RCS_CPFBEN+RCS_CODRET+RCS_ANO+RCS_VERBA+RCS_TIP ORE+RCS_CPFCGC+RCS_OUTROS

3.

Criao/Alterao de Campos no arquivo SX3 Campos: Tabela RGE Histrico de Contratos: Campo Tipo Tamanho Decimal Formato RGE_CODNIF Caracter 30 0 999999999999999999999999999999

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Opes When Relao Val. Sistema Help

Cdigo NIF N. Identificao Fiscal 1 Sim No Sim Vazio Vazio Vazio Vazio Informe o nmero de identificao fiscal do funcionrio.

Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Opes When Relao Val. Sistema Help

RGE_BEDINI Caracter 1 0 @! Disp. NIF? Dispensado do NIF? 1 Sim Sim Sim 1=Sim;2=No Vazio Vazio Pertence("12") Informe "1" se o beneficirio est dispensado do Nmero de Identificao Fiscal - NIF, ou "2", se o beneficirio necessita do NIF.

Campo Tipo Tamanho

RGE_PAEXNI Caracter 1

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Opes When Relao Val. Sistema Help

0 @! Pais Ex.NIF? Pais Exige NIF? 1 Sim Sim Sim 1=Sim;2=No Vazio Vazio Pertence("12") Informe "1" se o pas exige o Nmero de Identificao Fiscal - NIF, ou "2", se o pas no exige o NIF.

Tabela RHP Hist. Co-partic. E Reembolso: Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse When Relao Val. Sistema Help RHP_DATPGT Data 8 0 Vazio Dt.Pagamento Data do Efetivo Pagamento 1 Sim Sim No Vazio Ctod('//') Vazio Informe a data do efetivo pagamento.

Tabela RHS Hist. Calc. Plano de Sade: Campo Tipo RHP_DATPGT Data

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse When Relao Val. Sistema Help

8 0 Vazio Dt.Pagamento Data do Efetivo Pagamento 1 Sim Sim No Vazio Ctod('//') Vazio Informe a data do efetivo pagamento.

Tabela SRL DIRF / Informe Rendimentos: Campo Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Opes When Relao Val. Sistema Help RL_BEDINI Caracter 1 0 @! Disp. NIF? Dispensado do NIF? 1 Sim No Sim 1=Sim;2=No Vazio Vazio Pertence("12") Informe "1" se o beneficirio est dispensado do Nmero de Identificao Fiscal - NIF, ou "2", se o beneficirio necessita do NIF.

Campo

RL_PAEXNI

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Tipo Tamanho Decimal Formato Ttulo Descrio Nvel Usado Obrigatrio Browse Opes When Relao Val. Sistema Help

Caracter 1 0 @! Pais Ex.NIF? Pais Exige NIF? 1 Sim No Sim 1=Sim;2=No Vazio Vazio Pertence("12") Informe "1" se o pas exige o Nmero de Identificao Fiscal - NIF, ou "2", se o pas no exige o NIF.

O tamanho dos campos que possuem grupo podem variar conforme ambiente em uso.

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAO

Dvidas frequentes e informaes operacionais: 1. Como devem ser tratados os valores pagos a ttulo de diferena de 13 salrio? importante informar que os valores pagos a ttulo de diferena de 13 salrio, quando o pagamento ocorre no ano seguinte (Regime Caixa), devem constar no Informe/DIRF do ano-calendrio em que ocorreu o pagamento, ou seja, a diferena de 13 salrio paga em janeiro/2011 deve constar para a DIRF de 2012 Ano-calendrio 2011.

Exemplos: Situao 1:

a) b)

O 13 salrio foi pago em 20/12/10. H complemento do 13 a ser pago na folha de dezembro, que paga no 5 dia til do ms seguinte (neste caso, 07/01/11). Nesta situao, esse complemento/rendimento deve ser informado na DIRF e no Informe de Rendimentos do anocalendrio de 2011.

Situao 2:

a) b)

Em dezembro/2010 h uma resciso. Portanto, foi calculada resciso complementar a ser paga na folha de janeiro/2011. Nesta situao, conforme dispe o Art. 38, nico, do Decreto n 3.000/1999, a resciso complementar deve ser considerada no ano-calendrio de 2010. SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo 7

Boletim Tcnico

Estas situaes foram questionadas e solucionadas pela Consultoria IOB/Thomson. Procedimentos para DIRF/Informe de Rendimentos: 1. Em Gesto de Pessoal (SIGAGPE) acesse Atualizaes / Cadastros / Cadastro de Verbas (GPEA040). permitida a conferncia das verbas cadastradas. 2. Na pasta Anuais, informe no campo DIRF, conforme opes relacionadas a seguir: Cada verba pode ser preenchida com letras e nmeros correspondentes s incidncias. Incidncias DIRF: 0 1 2 3 4 5 6 61 7 71 8 81 9 91 A B B1 C C1 D E F F1 G H H1 Abono Pecunirio de Frias Imposto compensado (13) em virtude de deciso judicial ano-calendrio Rendimentos pagos (13) com tributao sob exigibilidade suspensa Deduo de rendimentos pagos (13) com tributao sob exigibilidade suspensa Imposto retido (13) rendimentos pagos com tributao sob exigibilidade suspensa Depsito judicial de Imposto de Renda retido 13 Previdncia oficial - Tributao sob exigibilidade suspensa. 13 Previdncia Oficial - Tributao sob exigibilidade suspensa Dependente Tributao sob exigibilidade suspensa 13 Dependentes Tributao sob exigibilidade suspensa Penso Alimentcia Tributao sob exigibilidade suspensa 13 Penso Alimentcia Tributao sob exigibilidade suspensa Previdncia privada Tributao sob exigibilidade suspensa 13 Previdncia Privada Tributao sob exigibilidade suspensa Rendimento Tributvel Contribuies Previdencirias/Dedues 13 Previdncia Oficial Penso Judicial 13 Penso Judicial Imposto retido na fonte Indenizao por Resciso Parte Proviso de Aposentadoria/Penso (65 anos ou mais) Parte Prov. de Apos. / Penso (65 Anos ou Mais) 13o Dirias e ajuda de custo Proviso de Aposentadoria ou ref. por molstia grave Prov. de Aposentadoria ou Ref. por Molstia Grave 13o

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

I J K L M M1 N O P Q R S S1 T T1 U V W X Y Z

Outros rendimentos isentos e no-tributveis Rendimento 13 salrio Dedues 13 salrio Imposto retido 13 salrio Contribuio Previdncia Privada 13 Contribuio a Previdncia Privada No considerar para DIRF e informe de rendimento Outros rendimentos sujeitos tributao exclusiva Lucro real (dividendos, bonificaes, lucros) Imposto Retido (sujeito a ajuste ou tributao exclusiva) Informaes complementares Imp.Compensado virtude deciso judic.Anos Anteriores Imp. Compensado virtude decis. judic.Anos Anteriores 13o Dependentes 13 Dependentes Valores pagos a titulares/scios da empresa, exceto pr-labore Imposto compensado em virtude deciso judicial ano-calendrio Rendimentos pagos com tributao sob exigibilidade suspensa Deduo de rendimentos pagos com tributao sob exigibilidade suspensa Imposto retido sobre rendimentos pagos com tributao sob exigibilidade suspensa Depsito judicial de Imposto de Renda retido na fonte

As empresas que pagam a folha no ms seguinte competncia (por exemplo: 5 dia til) e que pagaram adiantamento, devem informar incidncia para DIRF tipo A no cdigo de pagamento (Id. Clculo 006) e incidncia para DIRF tipo N no cdigo do desconto do adiantamento (Id. Clculo 007). A verba de IR Adiantamento, no Cdigo de Base (Id. Clculo 012), deve permanecer com a incidncia do tipo D. Para empresas que pagam a folha dentro do ms de competncia, os cdigos de pagamento e desconto de adiantamento, devem ser preenchidos com N na incidncia da DIRF. O Imposto de Renda considerado por Data de Pagamento. Assim, ser considerado o dia de pagamento. Nos casos de frias partidas (que se iniciam em um ms e terminam no ms seguinte), deve sempre considerar o valor total para tributao na data de pagamento das frias. Frias partidas em dois meses, verificar a incidncia da verba com Id. clculo 164, que mesmo sendo um desconto, segue a mesma regra para a incidncia da DIRF, que as verbas de provento de frias e frias do ms seguinte devem permanecer com A. Gerao do Arquivo da DIRF: 1. Em Gesto de Pessoal (SIGAGPE) acesse Miscelnea / D.I.R.F / Gerar Arquivo (GPEM550). Este processo gera um arquivo para conferncia e manuteno dos dados para a DIRF.

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Ao iniciar esse processo, imprescindvel que o arquivo temporrio SRDRHSxx do rateio e gerao de Histrico do Plano de Sade e Odontolgico j esteja validado, pois os seus registros sero importados para as novas tabelas de Histrico do Plano de Sade (RHS e RHP). Caso os registros do arquivo temporrio no sejam importados, no haver nenhuma informao complementar referente a planos de sade. Para maiores detalhes, verifique os respectivos Boletins Tcnicos Fase 1 - Reestruturao dos Cadastros e Clculos dos Planos de Sade e Fase 2 - Gerao de Histrico de Planos Sade. Ao iniciar o processamento de gerao, apresentada uma mensagem informando que existe o arquivo temporrio SRDRHSxx e se deseja efetuar a importao para as novas tabelas de Histrico do Plano de Sade. Ao confirmar a importao, os valores existentes de Assistncia Mdica e Odontolgica (conforme rotina da Fase 2) gerado na pasta system, sob o nome SRDRHSxx, onde xx refere-se ao cdigo da Empresa. Sero gravados na tabela de Histrico de Plano de Sade (RHS) os lanamentos referentes ao Plano de Assistncia Mdica e/ou de Odontolgica. Sero gravados na tabela de Histrico de Co-Participao e Reembolso de Plano de Sade (RHP) os lanamentos referentes s verbas de Co-participao e Reembolso de Plano de Assistncia Mdica e/ou de Odontolgica. Aps o trmino da gerao, o sistema gera um log de ocorrncias e, caso haja alguma inconsistncia, deve-se corrigi-las e gerar novamente a DIRF. O arquivo criado a partir da verificao de Verbas, Datas e Incidncias, no cadastro de acumulados, considerando os parmetros definidos na rotina. O sistema verifica no cadastro, o ano do processamento da DIRF (por exemplo, 2011) e as letras mencionadas na tabela descrita no incio deste documento em Incidncias DIRF. Na tela de manuteno da DIRF (opo Miscelnea / D.i.r.f. / Manuteno Arquivo GPEM560), os valores das colunas so compostos, obedecendo ao seguinte critrio: Coluna Rend. Tributvel Contrib. Previd. Cont. Prev. Priv. Penso Judicial Val. Dependentes Imposto Retido Indenizao Resciso Parte Prov. Aps. Diria/Ajuda Custo Prov. Pens/Apos. Lucro Div. 1996 Val. Pag.Tit. Soc Outros No-trib. 13 salrio Preenchimento Verbas configuradas com a letra A Verbas configuradas com a letra B Verbas configuradas com a letra M Verbas configuradas com a letra C Verbas configuradas com a letra T Verbas configuradas com a letra D Verbas configuradas com a letra E Verbas configuradas com a letra F Verbas configuradas com a letra G Verbas configuradas com a letra H Verbas configuradas com a letra P Verbas configuradas com a letra U Verbas configuradas com a letra I Verbas configuradas com a letra J

10

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

13 Previdncia Oficial (1) 13 Dependentes (1) 13 Penso Alimentcia (1) 13 Previdncia Privada (1) Dedues 13 (2) Imp. Retido 13 Outros Rendimentos Tributveis Informaes Complementares Imp. Compensado Dec. Judicial Rend. Pagos Exig. Suspensa Ded. Exig.Suspensa Previdncia (1) Ded. Exig. Suspensa Dependente (1) Ded. Exig. Suspensa Penso (1) Ded. Exig. Suspensa Prev. Privada (1) Deduo Exig. Suspensa (2) Imposto Retido Exig. Susp. Dep. Judicial Imp. Retido 13 Imp. Comp. Dec. Judicial 13 Rend. Pagos Exig. Susp. 13 Ded. Exig. Susp. Prev. Oficial(1) 13 Ded. Exig. Susp. Dependentes(1) 13 Ded. Exig. Susp. Penso(1) 13 Ded. Exig. Susp. Prev. Privada(1) 13 Deduo Exig. Suspensa(2) 13 Imposto Retido Exig. Susp. 13 Dep. Judicial Imp. Retido Abono Pecunirio Parte Prov. de Apos. / Penso 13 Prov. Aposent. ou Ref. Molstia Grave 13 Imp.Comp deciso.judic.Anos Anteriores Imp.Comp deciso. judic.Anos Ant 13 Onde:
1 2

Verbas configuradas com a letra B1 Verbas configuradas com a letra T1 Verbas configuradas com a letra C1 Verbas configuradas com a letra M1 Verbas configuradas com a letra K Verbas configuradas com a letra L Verbas configuradas com a letra O Verbas configuradas com a letra R Verbas configuradas com a letra V Verbas configuradas com a letra W Verbas configuradas com 6 Verbas configuradas com 7 Verbas configuradas com 8 Verbas configuradas com 9 Verbas configuradas com a letra X Verbas configuradas com a letra Y Verbas configuradas com a letra Z Verbas configuradas com 1 Verbas configuradas com 2 Verbas configuradas com 61 Verbas configuradas com 71 Verbas configuradas com 81 Verbas configuradas com 91 Verbas configuradas com 3 Verbas configuradas com 4 Verbas configuradas com 5 Verbas configuradas com 0 Verbas configuradas com F1 Verbas configuradas com H1 Verbas configuradas com S Verbas configuradas com S1

( ) Colunas apresentadas somente a partir do ano-calendrio 2007 ( ) Colunas apresentadas somente at o ano-calendrio 2006 4. Molstia Grave SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo 11

Boletim Tcnico

A partir da DIRF2011 referente ao ano calendrio 2010 a Receita Federal passou a exigir informao relativa Molstia Grave.

Os rendimentos recebidos a titulo de Aposentadoria por doena grave (pagos pela Previdncia) so isentos do Imposto de Renda, entretanto todos os rendimentos do trabalho assalariado (pagos em folha) no esto isentos do Imposto de Renda, mesmo para os portadores de doenas graves. 5. Residente Exterior No cadastro de Histrico de Contratos (GPEA900) constam as informaes cadastrais referentes ao funcionrio e sua residncia/domiclio no exterior e, tambm, as informaes pertinentes ao recolhimento de imposto de renda, durante o perodo de vigncia do contrato em que o funcionrio trabalhou no exterior. Para atender a caracterstica dos residentes no exterior, a Receita Federal determinou a utilizao dos seguintes Cdigos de Reteno Imposto de Renda:

422 473 481 490 192 286 427 453 466 478

Royalties e pagamentos de assistncia tcnica Renda e proventos de qualquer natureza Juros e comisses em geral Aplicaes em fundos de converso de dbitos externos Obras audiovisuais Aplicaes financeiras/entidades de investimento coletivo Remunerao de direitos Juros sobre o capital prprio Previdncia privada e fapi Aluguel e arrendamento

Informaes complementares: Durante o processamento, so geradas informaes na Tabela RCS Informaes complementares da DIRF, que gera informaes complementares e valores dos beneficirios de penses alimentcias analiticamente. As verbas cujo campo DIRF, esteja preenchido com 2, 5, R, Z e W so geradas com a descrio das verbas e com o CNPJ da filial. Quando houver beneficirios cadastrados, estes valores so gerados no mesmo cadastro. Os valores e dados referentes ao beneficirio, somente ser apresentado se existir no Cadastro de Beneficirios (tabela SRQ, opo Atualizaes / Funcionrio / Beneficirios (GPEA280). Portanto, necessrias que constem as verbas de desconto de penso utilizadas durante o ano-calendrio. Este cadastro pode ser atualizado por meio da opo Miscelnea / D.I.R.F. / Manuteno Arquivo (GPEM560).

Conferncia dos valores gerados:

12

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Utilize a Ficha Financeira do funcionrio, emitida por data de pagamento, ou o Relatrio de Conferncia da DIRF, para conferncia dos valores gerados: 1. Em Gesto de Pessoal (SIGAGPE) acesse Relatrios /Lanamentos/ Ficha Financeira (GPER270) ou opo Miscelnea / D.I.R.F./ Rel. Conferncia (GPEM570) A ficha financeira demonstra as verbas e seus respectivos valores nos meses de pagamento, facilitando a conferncia. O relatrio de conferncia da DIRF demonstra os valores mensais de rendimento tributvel, deduo, imposto retido e inclumos a opo do cliente parametrizar se deseja listar tambm dados referentes s informaes complementares. As verbas que estiverem com a incidncia 2,5, R, Z e W, no campo DIRF no Cadastro de Verbas sero geradas com a descrio das prprias verbas nas Informaes Complementares e com o CNPJ da Filial do cliente, sendo necessrio o ajuste destes itens, em Manuteno DIRF (opo Miscelnea/ D.I.R.F./ Manuteno Arquivo GPEM560), atravs do opo Informaes Complementares.

Sobre o INSS para DIRF, vale observar que somente ter incidncia para DIRF as verbas tipo Base de Ded. INSS para IR (identificadores 167 -> B, 168 -> B, 169 -> B1) e as verbas tipo Desconto do INSS, devem estar com N para DIRF (identificadores 064, 065, 070). As verbas de Abono Pecunirio que anteriormente possuam incidncia I - Outros No-trib, devem ser ajustadas de forma a constarem na base de dados com a nova incidncia 0 - Abono Pecunirio de Frias, pois tero tratamento prprio no validador PGD, embora no Informe de Rendimentos continuem sendo apresentas no quadro Quadro 4 Rendimentos isentos e no-tributveis, linha 07- Outros. Manuteno DIRF/Informe de Rendimento: 1. Em Gesto de Pessoal (SIGAGPE) acesse Miscelnea / D.I.R.F. / Manuteno Arquivo (GPEM560) e Informe de Rendimento (GPEM580). Aps a gerao, a opo de manuteno permite conferir e alterar os valores em tela. Neste cadastro so demonstrados os valores mensais nas respectivas colunas, conforme as incidncias informadas no cadastro de verbas. Na tela de manuteno da DIRF, foi disponibilizada uma nova pasta destinada aos funcionrios que possuem contrato como residente no exterior, sendo apresentadas as informaes existentes de cada contrato, conforme o cdigo de reteno e pas do contrato. Os dados de tal pasta apenas sero preenchidos quando existirem itens no histrico de contrato (tabela RGE). Na manuteno, est disponvel na barra de ferramentas a opo Informaes Complementares, que apresenta informaes complementares detalhadamente.

Opo de manuteno genrica Nome e CNPJ nas informaes complementares: No menu da rotina Manuteno Arquivo da DIRF, h a opo Alt. Inform. Compl, que permite efetuar as alteraes de toda a base por cdigo de verba, inclusive as opes Nome ou CNPJ das informaes complementares. Informe de rendimentos: 1. Em Gesto de Pessoal (SIGAGPE) acesse Miscelnea / D.I.R.F. / Informe Rendimento ( GPEM580). Opes disponveis para impresso do informe de rendimentos: Por ordem de centro de custo. Por ordem de beneficirio.

Para cada beneficirio que conste cdigos de retenes diferenciados, ser impresso um informe de rendimentos correspondente a cada cdigo de reteno, assim um mesmo CPF pode possuir mais de um Informe de Rendimentos de acordo com a quantidade de cdigos de retenes constantes no histrico de Residente no Exterior e/ou Cadastro de Funcionrio.

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

13

Boletim Tcnico

a)

O campo Informaes Complementares, imprime os dados gerados ou informados no arquivo de informaes complementares.

Os valores referentes Assistncia Mdica e/ou Odontolgica do titular e dependentes, sero gravados neste arquivo de informaes complementares, conforme a importao realizada na gerao do arquivo. Os valores aqui gerados passam a ser lidos das tabelas de histrico de plano de sade (RHS e RHP) b) Para a impresso grfica com logotipo, o arquivo Receita.BMP deve ser copiado para o diretrio dos SXs (este arquivo est disponvel juntamente com o patch da verso).

1.

Os campos do informe de Rendimentos so compostos por:

Quadro 3 - Rendimentos tributveis, dedues e imposto: Linha 01 => incidncia A Linha 02 => incidncia B Linha 03 => incidncia M Linha 04 => incidncia C Linha 05 => incidncia D

2.

Quadro 4 Rendimentos Isentos e No-Tributveis: Linha 01 => incidncia F + F1 Linha 02 => incidncia G Linha 03 => incidncia H + H1 Linha 04 => incidncia P Linha 05 => incidncia U Linha 06 => incidncia E Linha 07 => incidncia I + CPMF +0 Abono

3.

Quadro 5 - Rendimentos sujeitos tributao exclusiva: Linha 01 => Valor lquido do 13 (incidncia J incidncia B1 incidncia T1 incidncia C1 incidncia M1 incidncia L) incidncia 1 - incidncia S1 Linha 02 => incidncia O

4.

Quadro 7 - Informaes complementares:

14

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

Sero listados os beneficirios de Penso Alimentcia, desde que estejam cadastrados na tabela SRQ - Cadastro de Beneficirios. Sero listados todos os Dependentes\Agregados que possurem plano de Assistncia Mdica e/ou odontolgica, bem como a Razo Social e o CNPJ do fornecedor dos Planos de Sade. Tais valores sero obtidos da tabela de Histrico de Plano de Sade (RHS) e da tabela de Histrico de Co-Participao e Reembolso de Plano de Sade (RHP). Sero listadas as verbas com incidncias R,W, 2, Z, 5.

Sero listadas neste quadro detalhadamente as informaes referentes Assistncia Mdica, Assistncia Odontolgica e Penso Alimentcia, tais informaes sero necessrias para que a pessoa fsica preencha sua declarao anual, tais como: CPF beneficirio penso; CPF dos dependentes; CNPJ fornecedor de Ass.Mdica e Odontolgica; Razo social do fornecedor de Ass.Mdica e Odontolgica.

Caso deseje efetuar alguma customizao no Informe de Rendimentos, ser necessrio solicitar os RDMAKES: IMPIRPF - Informe de Rendimentos Pessoa Fsica; IMPIRPJ - Informe de Rendimentos Pessoa Jurdica.

Arquivo Magntico DIRF: 1. Em Gesto de Pessoal (SIGAGPE) acesse Miscelnea / D.I.R.F. / Arquivo Magntico( GPEM590). Na opo de arquivo magntico da DIRF, ser gerado um arquivo texto com o layout definido pela Receita Federal (programa PGD), em um diretrio a ser selecionado nos parmetros da gerao. Foi disponibilizado o mnemnico NVLLIMDIRF que define o valor mnimo dos rendimentos a ser considerado para a gerao do arquivo da DIRF. Seu valor padro R$17.989,80 e caso necessrio, seu valor pode ser alterado.

Sero considerados no Arquivo Magntico para a DIRF, os seguintes beneficirios de rendimentos: Com totalizao de valores anuais igual ou superior ao determinado no mnemnico NVLLIMDIRF, ainda que no tenham sofrido reteno do imposto sobre a renda; Que tenham sofrido reteno do imposto sobre a renda ou de contribuies, ainda que em um nico ms do ano calendrio; Residente Exterior, inclusive nos casos de iseno e de alquota zero. (Instruo Normativa RFB n 1.033/2010 , arts. 8, 9 e 10 )

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

15

Boletim Tcnico

Embora no seja utilizada este ano, a opo de gerao para Comprovante de Rendimentos ainda consta no fonte para o ano calendrio igual ou superior a 2010, a rotina assume o novo layout que contempla em um nico arquivo o Informe e a Declarao para ano calendrio anterior a 2010, utiliza o antigo modelo. Se o tipo de arquivo escolhido for Comprovante de rendimentos, o sistema trocar automaticamente o nome do arquivo de DIRF para Informe.txt, e o arquivo ser gerado no diretrio escolhido. Somente utilizar esta opo para ano-calendrio anteriores a 2010. Se o arquivo gerado for referente Declarao, o sistema ir criar no local escolhido para a gravao uma nova pasta que ter como nome o nmero de CNPJ, e o arquivo ter a nomenclatura diferenciada.

Na gerao deste Arquivo TXT (GPEM590), anteriormente gerava o arquivo texto no diretrio informado. Agora com as alteraes, sero criados diretrios dentro do caminho informado, sendo que o(s) diretrio(s) criado(s) ter seu o nome composto pelo CNPJ da empresa que est sendo processada no momento. Isso ocorre porque mais de uma empresa com CNPJ diferente pode ser processada e ento deve ser criado 1 arquivo para cada CNPJ processado. O arquivo criado com a descrio DIRF_ + Ano Calendrio. Exemplo: DIRF_2011.txt Exemplos de parmetros importantes que devem ser observados: a) b) Ano-calendrio? Informe o ano-calendrio da declarao. Sempre informe o ano a que se referem os valores declarados. Exemplo: 2011 c) Ano referncia? Informe o ano de referncia da declarao. Sempre informe o ano em que efetuada a declarao. Exemplo: 2012 d) Nmero recibo da ltima decl.? Se a declarao for retificadora, informe o nmero do recibo da ltima declarao entregue a partir de 2002. e) Indicador de Scio Ostensivo Se o declarante for scio ostensivo responsvel por sociedade por conta de participao SCP. f) Tipo de Arquivo Selecione se o arquivo a ser gerado ser a Declarao ou o Comprovante de Rendimentos.

A partir do ano-calendrio 2010 o layout atual da DIRF j contempla dados da Declarao e do Informe de Rendimentos em um nico arquivo, no sendo necessria a gerao de arquivos distintos. Aps a gerao do arquivo, importar para o sistema da DIRF correspondente ao ano em questo. Este Sistema fornecido pela Receita Federal e sua funo validar e gerar um novo arquivo para entrega ou transmisso Receita Federal. A entrega do Arquivo magntico Receita Federal deve obedecer ao critrio do CNPJ, e entregue um nico arquivo magntico. Os prestadores de servios que receberam honorrios da empresa e no constam no mdulo Gesto de Pessoal (cadastrados como Autnomos), devem ter suas informaes importadas do Financeiro, para manuteno da DIRF, antes de gerar o disquete Receita Federal. A importao realizada diretamente pelo mdulo Financeiro e o processo a ser executado, auxiliado pela prpria rea financeira da empresa.

16

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

Boletim Tcnico

INFORMAES TCNICAS
SRA Funcionrios; SRL DIRF/Informe; SR4 Itens da DIRF/Informe; RCS Informaes complementares DIRF; SRV Verbas; Tabelas Utilizadas RGE - Histrico de Contratos; RHS Histrico do Plano de Sade RHP Histrico de Co-participao e Reembolso de Plano de Sade SRB Cadastro de Dependentes; SRQ Cadastro de Beneficirios. SRDRHSxx Arquivo Temporrio do Rateio e Gerao de Histrico de Plano de Sade. GPEA010 Cadastro de Funcionrios GPEA040 Cadastro de Verbas GPEA300 Cadastro de Mnemnicos GPEA320 Manuteno de Tabelas GPEA900 Histrico de Contratos Funes Envolvidas GPEM550 Gerar Arquivo da DIRF GPEM560 Manuteno da DIRF GPEM570 Relatrio de Conferncia GPEM580 Informe de Rendimentos GPEM590 Arquivo Magntico da DIRF IMPIRPF Rdmake Informe de Rendimentos Pessoa Fsica IMPIRPJ Rdmake Informe de Rendimentos Pessoa Jurdica Sistemas Operacionais Windows/Linux

SIGAGPE DIRF 2012 Ano Calendrio 2011 Fase 3 Gerao do Arquivo

17

Vous aimerez peut-être aussi