Vous êtes sur la page 1sur 12

Ondas e som

Surfar, falar ao telefone celular, ouvir msica, tocar violo... Ser que existe um fenmeno fsico comum a todas essas aes? Provavelmente, voc j ouviu, muitas vezes, a palavra onda ou palavras dela derivada. As ondas esto presentes na luz que ilumina o dia; no funcionamento do telefone celular, da TV, do rdio, do forno de microondas, na conversa dos seus amigos, na msica que voc ouve... Elas esto presentes em praticamente todos os lugares.

O que uma onda? Considere uma corda esticada, com uma das suas extremidades presa a uma parede e a outra segura por uma pessoa. Se a pessoa realizar um movimento rtmico de sobe-edesce com a mo, far com que uma onda se propague na corda esticada, como mostra o desenho.

Embora a onda se movimente da esquerda para a direita, a corda no se movimenta nesse sentido. Os diversos trechos da corda realizam apenas movimento de sobe-edesce, mas a corda continua com uma onda presa mo da pessoa e a outra ponta presa parede. Em outras palavras, quando uma onda se propaga em uma corda ela no leva a corda consigo.

O conceito de onda Ondas so perturbaes regulares que se propagam, mas no transportam matria. As ondas apenas transportam energia. A Ondulatria a parte da fsica que estuda as ondas e os fenmenos relacionados a elas.

Tipos de ondas

As ondas que produzimos ao tocar as cordas de um violo ou as que se propagam em um lago onde atiramos uma pedra so chamadas de ondas mecnicas. Ondas mecnicas so aquelas que precisam de um meio material para se propagar. As ondas do mar e as ondas que produzimos numa corda de violo, o som, so exemplos de ondas mecnicas. Entretanto, nem todas as ondas precisam de um meio para a sua propagao. A luz, por exemplo, uma onda emitida pelo Sol que se propaga at a Terra sem haver um meio material entre eles. Isso tambm ocorre com as ondas de rdio, as ondas de raio X e as ondas trmicas. Essas ondas denominadas ondas eletromagnticas, propagam-se tanto na matria quanto no vcuo, ou seja, em lugar sem matria alguma. As ondas se classificam em ondas mecnicas - aquelas que necessitam de um meio material para se propagar e ondas eletromagnticas que no precisam de um meio material para se propagarem.

Freqncia de uma onda

Uma das caractersticas importantes de qualquer onda a sua freqncia, o nmero de oscilaes por unidade de tempo. A unidade mais comum usada internacionalmente para expressar a frequncia de uma onda o hertz, simbolizado por Hz, que equivale a uma oscilao por segundo.

Assim, por exemplo, dizer que a corda de um violino, colocada em vibrao pelo msico, emite uma onda sonora de freqncia 440 Hz (l-se 440 hertz), significa dizer que essa onda sonora produzida pelo instrumento realiza 440 oscilaes a cada segundo.

Outros elementos de uma onda

A onda peridica caracterizada por alguns elementos, que so:

Cristas: os pontos mais altos de uma onda so as cristas. Vale: os pontos mais baixos de uma onda forma os vales. Amplitude: a distncia da posio da corda em repouso a uma crista ou a um vale.

Comprimento de onda: a distncia entre duas cristas sucessivas ou dois vales sucessivos. Simbolizamos o comprimento de onda pela letra grega l. Perodo: o tempo gasto para produzir uma oscilao completa (um ciclo), ou seja, o tempo em que a fonte gera um ciclo de subida e um de descida. Freqncia: nmero de oscilaes completas (ciclos) geradas por unidade de tempo (minuto, segundo etc.)

Em um mesmo meio de propagao, as ondas de maior comprimento tero a menor freqncia, e as de ondas de maior freqncia tero o menor comprimento de onda.

Lembre-se! A amplitude e a freqncia de uma onda dependem do movimento que d origem a essa onda (nos desenhos, o movimento das mos que vibram a corda).

Relacionando perodo e freqncia

Se um fonte produz um vale e uma crista a cada dois segundos, o intervalo de tempo para um ciclo completo 2 segundos; portanto, o perodo 2s. Nesse caso, quantas oscilaes completas (uma crista mais um vale) so geradas a cada segundo? A resposta meia oscilao, ou meio ciclo, gerada a cada 1s. Portanto, o nmero de oscilaes por segundo ou freqncia 0,5 oscilao em um segundo. Assim, se denominarmos o perodo de T, e a freqncia de f, no nosso exemplo, teremos T = 2s e f = 0,5 ciclo por segundo. Na linguagem matemtica: e

No Sistema Internacional de Medidas (SI), a unidade do perodo o segundo, e a unidade da freqncia o ciclo por segundo, denominado hertz (Hz). Quando ouvimos dizer que o processador de um computador de 2,1 gigahertz, isso significa que ele processa 2,1 bilhes de informaes por segundo. Quando afirmamos que a freqncia de uma estao de rdio de 99,7 megahertz, estamos dizendo que a onda de rdio correspondente a essa estao possui 99,7 milhes de oscilaes por segundo. A equao fundamental das ondas

Em um determinado meio, as ondas se propagam com certa velocidade. Ou seja, a velocidade de uma onda depende do meio em que ela se propaga. Por exemplo, as ondas eletromagnticas se propagam no vcuo com a velocidade de 300 000 km em um nico segundo!

Vamos relacionar a velocidade de propagao das ondas com elementos das ondas que j vimos: freqncia e perodo. J sabemos que, para uma determinada velocidade de propagao constante, ou seja, para uma onda se propagando sem mudar de meio, temos:

em que: v a velocidade; a distncia percorrida; o tempo. Como sabemos, sendo o perodo o tempo necessrio para ser produzido um ciclo completo, e comprimento de onda a largura de uma crista mais um vale, podemos concluir que a onda percorre um comprimento de onda em um perodo.

em que:

o comprimento de onda T o perodo f a freqncia

Acompanhe a situao abaixo, em que relacionaremos a velocidade de propagao, a freqncia e perodo de uma onda.

Uma onda peridica produzida numa corda tem freqncia de 20 Hz e comprimento de onda de 2 m. Calcule a sua velocidade.

Portanto, a velocidade dessa onda de 40 m/s Como a velocidade de uma onda em um determinado meio constante, podemos constatar que, se aumentarmos a freqncia, diminuirmos o comprimento de onda, e vice-versa. Conclumos ento que a freqncia e o comprimento de onda so grandezas inversamente proporcionais.

O espectro eletromagntico

O fsico e mdico ingls Thomas Young (1773-1829) fez seus experimentos sobre a natureza da luz acreditando que ela, de forma semelhante ao som, se propagava em ondas. No entanto, foi o fsico e engenheiro francs Augustin Fresnel (1788-1827) quem demonstrou esse fato. J vimos que as ondas podem ser mecnicas ou eletromagnticas. As ondas eletromagnticas diferem entre si quanto freqncia. Portanto, podemos organiz-las numa seqncia ordenada no sentido crescente das freqncias. Essa seqncia chamada espectro eletromagntico. No espectro eletromagntico, quanto mais seguimos a direita, maior a freqncia e menor o comprimento de onda.

Cada regio desse espectro corresponde a ondas que apresentam determinada faixa de freqncia e possui aplicaes distintas. As ondas de luz, por exemplo, ocupam determinada regio desse espectro. Como freqncia e comprimento de onda so grandezas inversamente proporcionais, podemos apresentar o mesmo espectro eletromagntico indicando o sentido crescente das freqncias e o sentido decrescente dos comprimentos de onda. O meio considerado o vcuo, em que a velocidade da luz 300 000 km/s. Como j vimos, quando essas ondas se propagam no vcuo, elas se propagam com a velocidade de 300 000 Km/s. De acordo com a Teoria de Relatividade, de Einstein, esta a maior velocidade que pode ser alcanada na natureza. As velocidades das ondas eletromagnticas em outros meios ter um valor distinto de seu valor do vcuo, e sempre menor que ele.

O som Voc sabe o que o som? Quando voc fala, as pessoas que esto em variadas posies prximas a voc geralmente podem ouvi-lo. Voc pode experimentar ficar no meio do ptio da escola, dar um grito e verificar a localizao de quem escutou o seu grito.

Esse espalhamento do som ocorre porque o som uma onda que se propaga de forma semelhante quelas que se formam na superfcie lisa de um lago quando uma pedra cai ali. A grande diferena que se propaga no espao, em todas as direes. A produo do som est relacionada com as vibraes de materiais: ao falarmos vibramos as nossas cordas vocais; vibramos as cordas de um violo ao toc-lo, a pele de um tambor vibrada quando a batucamos, etc.

Das fontes sonoras at as nossas orelhas as vibraes produzem ondas que se propagam no meio material: slido, lquido e gasoso. O som movimenta as molculas de ar e estas batem uma nas outras, transferindo, dessa forma, sua energia para outra molcula. As vibraes transmitidas so chamadas de ondas sonoras.

As ondas sonoras so ondas mecnicas. O som precisa do meio (a, gua, etc.) para ser produzido. Para alm da atmosfera, no espao, o silncio absoluto, porque no vcuo (onde no h matria) o som no se propaga. Todo corpo capaz de oscilar ou vibrar tem a sua freqncia natural de vibrao. Isso acontece porque o corpo constitudo por molculas que vibram. Essas molculas vibrando em conjunto determinam uma freqncia natural de vibrao do corpo. Uma vara de bambu, um copo, uma ponte. Todos os corpos tm a sua freqncia natural de vibrao. Agora, imagine o que acontecer se, prximo a esses corpos, for emitido um som exatamente na freqncia natural de vibrao do corpo? A amplitude de vibrao das molculas vai aumentando, aumentando, aumentando... E temos a ressonncia. O que acontece com o corpo ao entrar em ressonncia? Se for uma estrutura rgida vai acabar rachando! A ressonncia responsvel pela sintonia das estaes de rdio e pelo aquecimento dos alimentos no forno de microondas: as molculas do alimento entram em ressonncia com as microondas, aumentando a sua agitao trmica e, portanto, sua temperatura.

Velocidade do som A propagao do som no instantnea. Podemos verificar esse fato durante as tempestades: o trovo chega aos nossos ouvidos segundos depois do relmpago, embora ambos os fenmenos (relmpago e trovo) se formem ao mesmo tempo. (A propagao da luz, neste caso o relmpago, tambm no instantnea, embora sua Velocidade seja superior do som.)

Assim, o som leva algum tempo para percorrer determinada distncia. Alm disso, a velocidade de sua propagao depende do meio em que ele se propaga e da temperatura em que esse meio se encontra. No ar, a temperatura de 15C a velocidade do som de cerca de 340m/s. Essa Velocidade varia em 55cm/s para cada grau de temperatura acima de zero. A 20C, a Velocidade do som 342m/s, a 0C, de 331m/s. Na gua a 20C, a velocidade do som de aproximadamente 1130m/s. Nos slidos, a velocidade depende da natureza das substncias.

Qualidades fisiolgicas do som A todo instante distinguimos os mais diferentes sons. Essa diferenas que nossos ouvidos percebem se devem s qualidades fisiolgicas do som: altura, intensidade e timbre. Altura mesmo sem conhecer msica, fcil distinguir o som agudo (ou fino) de um violino do som grave (ou grosso) de um violoncelo. Essa qualidade que permite distinguir um som grave de um som agudo se chama altura. Assim, costuma-se dizer que o som do violino alto e o do violoncelo baixo. A altura de um som depende da freqncia, isto , do nmero de vibraes por segundo. Quanto maior a freqncia mais agudo o som e vice versa. Por sua vez, a freqncia depende do comprimento do corpo que vibra e de sua elasticidade. Quanto maior a atrao e mais curta for uma corda de violo, por exemplo, mais agudo ser o som por ela emitido.

Voc pode constatar tambm a diferena de freqncias usando um pente que tenha dentes finos e grossos. Passando os dentes do pente na ponta de um carto voc ouvir dois tipos de som emitidos pelo carto: o som agudo, produzido pelos dentes finos (maior freqncia), e o som grave, produzido pelos dentes mais grossos (menor freqncia). Intensidade a qualidade que permite distinguir um som forte de um som fraco. Ele depende da amplitude de vibrao: quanto maior a amplitude mais forte o som e vice versa. Na prtica no se usa unidades de intensidade sonora, mas de nvel de intensidade sonora, uma grandeza relacionada intensidade sonora e forma como o nosso ouvido reage a essa intensidade. Essas unidades so o bel e o seu submltiplo o decibel (dB), que vale 1 dcimo do bel. O ouvido humano capaz de suportar sons de at 120dB, como o da buzina estridente de um carro. O rudo produzido por um motor de avio a jato a poucos metros do observador produz um som de cerca de 140dB, capaz de causar estmulos dolorosos ao ouvido humano. A agitao das grandes cidades provocam a chamada poluio sonora composta dos mais variados rudos: motores e buzinas de automveis, martelos de ar comprimido, rdios, televisores e etc. J foi comprovado que uma exposio prolongada a nveis maiores que 80dB pode causar dano permanente ao ouvido. A intensidade diminui medida que o som se propaga ou seja, quanto mais distante da fonte, menos intenso o som.

Timbre imagine a seguinte situao: um ouvinte que no entende de msica est numa sala, ao lado da qual existe outra sala onde se encontram um piano e um violino. Se uma pessoa tocar a nota d no piano e ao mesmo tempo outra pessoa tocar a nota d no violino, ambas com a mesma fora os dois sons tero a mesma altura (freqncia) e a mesma intensidade. Mesmo sem ver os instrumentos, o ouvinte da outra sala saber distinguir facilmente um som de outro, porque cada instrumento tem seu som caracterizado, ou seja, seu timbre. Podemos afirmar, portanto, que timbre a qualidade que nos permite perceber a diferena entre dois sons de mesma altura e intensidade produzidos por fontes sonoras diferentes.

Vous aimerez peut-être aussi