Vous êtes sur la page 1sur 13

Curriculum vitae

Lisboa, Abril de 2011

Identificao e Contactos
Dados de Identificao
KUTSEMBA - Associao de cooperao para o desenvolvimento NIF/NIPC: 509357741 Morada: Rua das Camlias, lote-12, 1 Esq, 2870-286 Montijo Data de Constituio: 08/03/2010 Site: www.kutsemba.pt

Contactos
Gerais: geral@kutsemba.pt eventos@kutsemba.pt voluntariado@kutsemba.pt Ncleos de Aco: educacao.cultura@kutsemba.pt ambiente.engenharia@kutsemba.pt saude@kutsemba.pt economia@kutsemba.pt desporto@kutsemba.pt Direco: Presidente joana.loureiro@kutsemba.pt Vice-Presidente marcia.viana@kutsemba.pt Secretria Geral isabel.fernandes@kutsemba.pt

Estrutura Organizacional

Curricula individuais disponveis em www.kutsemba.pt

mbito
Objectivos:

1. Capacitar crianas e jovens adultos;


2. Apoiar o desenvolvimento rural, sade e saneamento bsico; 3. Educar para o desenvolvimento, igualdade de gneros e respeito pelos direitos humanos; 4. Promover a melhoria ou reabilitao de habitat e o respeito pelo ambiente; 5. Fomentar a participao e cidadania das comunidades; 6. Incentivar responsabilidade social das empresas.

mbito
Ncleo de Educao Tem como objectivo o desenvolvimento de aces que permitam promover a Educao para o Desenvolvimento e os seus princpios: justia e equidade social, solidariedade, cooperao, co- responsabilidade, dilogo e participao, tendo como base a Estratgia Nacional de Educao para o Desenvolvimento 2010 2015 Ncleo de Economia Pretende trabalhar no mbito do Comrcio Justo, tanto a nvel de vendas de produtos designados como justos, como em termos de divulgao de informao relacionada com a iniciativa, sendo esta ltima o objectivo principal por forma a contribuir para a melhoria das condies de vida dos produtores beneficirios destas vendas.

mbito
Ncleo de Ambiente/Engenharia Alm de uma interveno pedaggica pretende desenvolver projectos na perspectiva da procura de solues recorrendo engenharia como ferramenta-chave de trabalho, integrando assim as dimenses econmica, social e ambiental. Ncleo de Sade Pretende contribuir para os cuidados primrios de sade, com especial ateno dirigida sade infantil e da mulher, atravs de aces de formao e actividades pedaggicas; fomentando o envolvimento destas mesmas populaes ou comunidades nas aces de promoo da sade. Ncleo de Desporto Pretende promover jogos recreativos, competies, eventos desportivos de forma a angariar fundos para a implementao dos seus projectos e ao mesmo tempo promover a integrao social atravs da prtica desportiva, visto que a actividade desportiva se baseia numa linguagem universal e por isso, coloca indivduos e comunidades lado a lado, diminuindo as diferenas tnicas e culturais.

Projectos Nacionais

Vamos vestir esta causa!


No mbito da Responsabilidade Social foi celebrado em Junho de 2010 um protocolo com o CIVEC Centro de Formao Profissional da Indstria de Vesturio e Confeco, com vista confeco de roupa e acessrios associados a uma causa, gerando assim um movimento de voluntariado.

Objectivos: Fomentar a cidadania activa e o voluntariado nos jovens formandos portugueses. Divulgar o trabalho e criatividade dos jovens formandos. Promover o conhecimento de outras culturas. Valorizar e potenciar o papel da mulher na realidade moambicana.
Actividades: Tcnicas de Desenho de Vesturio, Modelao de Vesturio, Costura, Organizao de Eventos e Tcnicas Comerciais, no mbito dos cursos ministrados pelo CIVEC. Passagem de Modelos organizada pelos alunos com vista apresentao do projecto. Angariao de fundos para promover cursos de costura a mulheres carenciadas da Provncia de Matola, Moambique.

Projectos Nacionais

Que dia hoje?


Em parceria com Centro de Acolhimento de crianas em risco Nossa Senhora do Amparo (Cartistas de Setbal) e do Centro de Acolhimento Temporrio - Casa da Palmeira (Loures), este projecto visa promover o desenvolvimento emocional, intelectual e social de crianas de risco.

Objectivos: Estimular o desenvolvimento emocional e afectivo destas crianas, atravs de um programa de aco que lhes proporcione experincias com significado afectivo. Promover o treino de competncias sociais, atravs de actividades ldicas, para que as crianas desenvolvam estilos relacionais saudveis. Fomentar a integrao scio-cultural das crianas, atravs da participao em actividades que lhes permitam o acesso cultura, conhecimento e actividades ldico-pedaggicas.
Actividades: Actividades ldico-pedaggicas, muitas das quais atravs do jogo e do brincar que, alm de terem a funo de estimular e divertir as crianas, visam o desenvolvimento de importantes competncias, essenciais para o seu desenvolvimento. Calendrio disponvel em: http://www.kutsemba.pt/imagens/Calendarioactividades.jpg

Projectos Nacionais

Loja Solidria
Projecto em fase de anlise por parte do parceiro institucional (CM Sintra, Junta de Freguesia de Agualva-Cacm), tem como objectivo ltimo facilitar o acesso a bens (roupa, utenslios cozinha, txteis, etc) a uma populao beneficiria contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida.

Objectivos: Desenvolver o esprito de Voluntariado nos doadores dos bens, assim como no funcionamento da Loja; Envolver os doadores com a comunidade beneficiria; Implementar uma prtica corrente de reutilizao de roupa.
Actividades: Dinamizao de um espao comercial na Freguesia de Agualva-Cacm, Concelho de Sintra, onde os bens so adquiridos por valores simblicos; Promover um sistema de troca de bens por servios quando no houver a possibilidade de pagar pelo bem adquirido.

Projectos Internacionais

Escolinha Solidariedade
Responder de forma construtiva s necessidades estruturais, didcticas e de apoio alimentao de 75 crianas (3-6anos) da Escolinha Solidariedade da Regio de Matola, Moambique, contando com um parceiro no terreno: Parquia Santa Teresa do Menino Jesus (Liqueleva), Missionrios da Consolata. Objectivos: Progredir no processo e no espao educativo atravs: Melhoria das condies do espao fsico exterior; Equipar a escola com recursos didcticos com vista promoo de mtodos de aprendizagem mais activos. Actividades: Construo de espao de jogos didcticos ao ar livre; Vedao da escolinha (construo de um muro); Melhorar o ambiente esttico (jardim); Aquisio de 25 carteiras e 25 cadeiras; Aquisio de um computador e respectiva impressora; Doao de 5 Euros mensalmente por criana, para alimentao.

Projectos Internacionais

Colaborao com Grupo Gnero e gua


O Ncleo de Ambiente e Engenharia envolveu-se como membro participativo deste movimento cvico. Objectivo: Incorporar a perspectiva de gnero nas polticas e prticas de gesto da gua nos pases de lngua oficial portuguesa e nos pases ibero-americanos atravs do acesso equitativo de mulheres e homens gua potvel, saneamento, segurana alimentar e sustentabilidade ambiental. Actividades: Colaborar na concepo e desenvolvimento de um projecto para implementao e Sistema de Abastecimento de gua para consumo humano e agrcola em 3 zonas de Moambique.

Actividades

Exposio fotogrfica Terra Vermelha


Fbrica Brao Prata (Lisboa, Maio 2010) http://www.culturapalopsportugal.com/1965/a-terra-vermelha-de-mocambique/ ISMAI (Maia, Junho 2010) IPL - I Frum do Oeste para a Educao e o Desenvolvimento Sustentvel (Leiria, Outubro 2010) - http://www.jornaldeleiria.pt/files/_Edicao_1373_4cd27a29a46c9.pdf Evento final do I Frum do Oeste para a Educao e o Desenvolvimento Sustentvel (Lourinh, Outubro 2010) - http://creias.ipleiria.pt/i-forum-do-oeste/ Restaurante A Praa (Famalico, Dezembro 2010)http://kutsemba.blogspot.com/2010/12/fotos.html GREFA Grupo para la Recuperacin de la Fauna Autctona Majadahonda (Madrid, Janeiro 2011) http://www.grefa.org/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=679

Actividades

Dinamizao do filme A Guerra da gua, enquanto parceiro do Grupo Gnero e gua

Escola do Ensino Bsico de Canidelo (Vila Nova de Gaia, Maro 2011) http://kutsemba.blogspot.com/2011/03/guerra-da-agua.html

Dinamizao de Tertlias alusivas s temticas do voluntariado e da cooperao

Realizao de actividades de angariao de fundos (Ex: Stand Up Solidrio Cabe mais um sorriso? para assegurar o envio de um contentor para Moambique)

Vous aimerez peut-être aussi