Vous êtes sur la page 1sur 15

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 CONHECIMENTOS BSICOS PORTUGUS

Nesta prova, considera-se uso correto da lngua portuguesa o que est em conformidade com o padro culto escrito. Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. De dezembro de 1951 a abril de 1974, a aventura brasileira de Elizabeth Bishop estendeu-se por 22 anos alguns deles, os anos finais, vividos em Ouro Preto, sobretudo aps a morte de Lota de Macedo Soares, sua companheira, em 1967. A cidade no tomou conhecimento da grande escritora americana, cujo centenrio de nascimento se comemorou dias atrs. Ns, os ento jovens escritores de Minas, tambm no. Hoje leitor apaixonado de tudo o que ela escreveu, carrego a frustrao retroativa de ter cruzado com Elizabeth em Ouro Preto sem me dar conta da grandeza de quem ali estava, na sua Casa Mariana estupenda edificao por ela batizada em homenagem poeta Marianne Moore, sua amiga e mestra. Consolam-me as histrias que saltam de seus livros e, em especial, da memria de seus (e meus) amigos Linda e Jos Alberto Nemer, vinhetas que juntei na tentativa de iluminar ainda mais a personagem retratada por Marta Goes na pea Um Porto para Elizabeth. Algumas delas: * Ela adorava aquela casa, construda entre 1698, dois anos aps a descoberta do ouro na regio, e 1711, quando Ouro Preto foi elevada condio de vila. Comprou-a em 1965 e no teve outra na vida, a no ser o apartamentinho de Boston onde morreria em 1979. Tinha, dizia, o telhado mais lindo da cidade, cuja forma lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Bem cuidada, a casa, agora venda, pertence aos Nemer desde 1982. * Gosto de Ouro Preto, explicou Elizabeth ao poeta Robert Lowell, porque tudo l foi feito ali mesmo, mo, com pedra, ferro, cobre e madeira. Tiveram que inventar muita coisa e tudo est em perfeito estado h quase 300 anos.
(Humberto Werneck. Um porto na Montanha. O Estado de S. Paulo.

2. correta a seguinte afirmao: (A) (linha 2) as expresses alguns deles e os anos finais remetem ao mesmo intervalo de tempo. (B) (linha 3) sobretudo equivale a ainda que. (C) (linha 5) outra redao para no tomou conhecimento da grande escritora estaria tambm correta assim no deu importncia a grande escritora. (D) (linhas 6 e 7) a substituio de dias atrs por fazem dias mantm a correo original. (E) (linha 7) o emprego de ento sinaliza que os jovens no atuam mais em Minas. 3. Hoje leitor apaixonado de tudo o que ela escreveu, carrego a frustrao retroativa de ter cruzado com Elizabeth em Ouro Preto sem me dar conta da grandeza de quem ali estava, na sua Casa Mariana estupenda edificao por ela batizada em homenagem poeta Marianne Moore, sua amiga e mestra. Considerado o fragmento acima transcrito, entende-se corretamente que Humberto Werneck (A) lastima no ter tido a oportunidade de encontrar-se numa rua de Ouro Preto com a grande escritora Elizabeth Bishop. (B) se queixa de ter sido sempre imaturo, como leitor, para dar o devido valor produo potica de Elizabeth Bishop. (C) admite que, no momento de sua fala, reconhece o grande valor de Elizabeth, o que o faz, ento, considerar uma perda o fato de ter feito essa constatao to tarde. (D) faz confisso de culpa por falha do passado, quando ele e outros jovens de Ouro Preto no deram apoio a Elizabeth, principalmente quando teve grande perda afetiva. (E) confessa admirao entusiasmada pela grandeza atual de Elizabeth e, fazendo uma retrospectiva, lastima que o talento da poeta tenha permanecido muito tempo incubado. 4. Consolam-me as histrias que saltam de seus livros e, em especial, da memria de seus (e meus) amigos Linda e Jos Alberto Nemer, vinhetas que juntei na tentativa de iluminar ainda mais a personagem retratada por Marta Goes na pea Um Porto para Elizabeth. Algumas delas: Levando em conta o trecho acima transcrito, correto afirmar: (A) o segmento Consolam-me as histrias que saltam de seus livros apresenta verbo em voz passiva. (B) retirando-se a vrgula depois do e em e, em especial, , a correo da frase fica preservada. (C) a palavra vinhetas remete, exclusivamente, s histrias contadas pelos amigos Linda e Jos. (D) a expresso na tentativa de exprime apenas um vago desejo, no uma finalidade. (E) o emprego de ainda mais permite que se subentenda ideia de que Marta Goes muito elucidou sobre Elizabeth Bishop.

Cidades/Metrpole. Domingo, 13 de fevereiro de 2011, C10)

1. correto afirmar que interessa a Humberto Werneck (A) retratar a vivncia de Elizabeth Bishop em Ouro Preto, durante os 22 anos em que morou na cidade mineira. (B) enaltecer a obra da escritora Elizabeth Bishop, cujos poemas o entusiasmaram desde quando era um jovem escritor. (C) mostrar que, embora tardiamente, privou da intimidade da poeta, tendo tido acesso, inclusive, a cenas da vida privada de Elizabeth Bishop. (D) proporcionar, por meio de breves registros, ngulos de observao que possam mais revelar sobre Elizabeth Bishop, alm do que uma pea j expe sobre a poeta. (E) fazer um balano da vida e obra da escritora Elizabeth Bishop, com base em cenas que ele presenciou ou que lhe foram narradas por quem as vivenciou junto poeta.

INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 5. No segundo pargrafo, a forma verbal que designa um evento posterior poca em que a poeta viveu no Brasil : (A) (linha 18) adorava. (B) (linha 20) foi elevada. (C) (linha 20) Comprou-a. (D) (linha 22) morreria. (E) (linha 22) Tinha. 6. correto afirmar: (A) o contexto evidencia inquestionavelmente que 8. A redao de documentos oficiais deve pautar-se por impessoalidade, clareza, conciso e pelo uso correto da norma culta. Todas essas qualidades so respeitadas no seguinte trecho: (A) Como Deputado da Bancada Estadual, sinto-me avexado por que no estou podendo atender com mais prontido e benefcios as vtimas dessa implacvel seca, que teve motivos alheios minha vontade para no conseguir isso. (B) Membros da Comisso Tcnica destinada a averiguar a distribuio de favores em troca de votos, apurou que o Presidente do Conselho de Agricultores do Estado afirmou ao seu Vice de que ele poderia estar sendo investigado por desvio de verbas. (C) O critrio metodolgico de escolha dos participantes das equipes de atendimento vtimas de desastres (B) as aspas (linhas 22 - 24) indicam que os segmentos foram empregados com sentido irnico. (C) o pronome lhe (linha 23), em cuja forma lhe sugeria, poderia ser deslocado para depois do verbo, sem comprometer a correo. (D) a substituio de venda (linha 24) por a ser vendida mantm a correo da frase. (E) a substituio de Bem cuidada (linha 24) por Mau cuidada preserva a correo do segmento. 7. Considere a frase original e a frase que a reformula. Tinha, dizia, o telhado mais lindo da cidade, cuja forma lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Ela dizia que tinha o telhado mais lindo da cidade, pois a forma dele lhe sugeria uma lagosta deitada de bruos. Na nova redao, (A) nenhuma informao se perdeu, considerado o texto original. (B) o emprego de Ela foi necessrio, pois o nico modo de se saber quem o falante. (C) um trao descritivo do texto original foi apresentado como o motivo da apreciao de Elizabeth. (D) constitui erro a palavra pois no vir seguida de uma vrgula. (E) a vrgula poderia ser substituda por um ponto e vrgula, sem interferncia alguma no fluxo da leitura. naturais esto sendo preparados, tendo em vista que importante observar a correspondncia entre tais desastres e o atingimento de pessoas nessa situao. (D) Este setor do Governo Estadual, responsvel pelo atendimento a vtimas de desastres naturais, elaborou um plano geral de assistncia a ser encaminhado s entidades que colaboram nesse atendimento, para a adequada efetivao dos trabalhos nas ocasies de calamidade pblica. (E) O Instituto Benefcio para Todos dever estar sendo convidado para fazer parte de uma campanha destinada a angariar donativos, que se espera seja suficiente para atender a todos os desabrigados da enchente; conforme estipulado pela Coordenadoria, que foi considerada de relevante interesse social. apartamentinho (linha 21) foi empregado em sentido pejorativo, denotando desprezo pela vida americana.

RLM
9. Considere a seguinte proposio Se os mtodos de trabalho forem antieconmicos, ento eles no sero socialmente desejveis verdadeira. Logo ser verdadeira tambm: (A) Se os mtodos de trabalho sero socialmente

desejveis, ento eles sero antieconmicos. (B) Nem os mtodos de trabalho foram antieconmicos nem eles sero socialmente desejveis. (C) Os mtodos de trabalho so antieconmicos ou eles no sero socialmente desejveis. (D) Os mtodos de trabalho no sero antieconmicos ou eles no sero socialmente desejveis. (E) Os mtodos de trabalho no so antieconmicos ou eles sero socialmente desejveis.

INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001


10. Sobre os 60 tcnicos e analistas que trabalham em uma Agncia do Instituto Nacional do Seguro Social, verdade que: 40% dos tcnicos so casados; 60% dos analistas no so casados; o nmero de tcnicos casados 12. Nessas condies, o total de (A) Analistas 30 (B) Analistas casados 10. (C) Pessoas casadas 25. (D) Analistas 35. (E) Analistas casados 20. 11. Se todas as nossas aes tm consequncia, ento no h aes sem resultado. Se no h aes sem resultado, ento todas as nossas aes tm consequncia. Logo: (A) Algumas aes no tm consequncia se no h aes sem resultado. (B) Todas as nossas aes tem consequncia se e somente se h aes sem resultado. (C) Todas as nossas aes tm consequncia se e somente se no h aes sem resultado. (D) Todas as nossas aes no tm consequncia se e somente se no h aes sem resultado. (E) Algumas aes sem resultado se e somente se todas as nossas aes tm consequncia. Ao arrastar a clula B2 para B3 pela preenchimento, B3 apresentar o resultado (A) (B) (C) (D) (E) 6. 10. 12. 14. 16. ala de 13. Para modificar a pasta padro, onde o editor de texto guarda os Modelos do usurio, deve-se acessar o menu (A) Ferramentas, a opo Opes e a aba Arquivos. (B) Ferramentas, a opo Modelos e suplementos e a aba Arquivos. (C) Ferramentas, a opo Estilos e a aba Opes. (D) Formatar, a opo Estilo e a aba Modelos e suplementos. (E) Editar, a opo Estilo e a aba Modelos e suplementos. 14. Considere a planilha:

DIREITO ADMINISTRATIVO
15. Analise as caractersticas abaixo. I. II. III. IV. V. Personalidade jurdica de direito pblico. Criao por lei. Capacidade de autoadministrao. Especializao dos fins ou atividades. Sujeio a controle ou tutela.

Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) empresa pblica. fundao. autarquia. sociedade de economia mista. rgo pblico.

INFORMTICA
As questes sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da verso referenciada e no quaisquer outras passveis de modificao (customizao, parametrizao, etc.) feita pelo usurio. As verses dos aplicativos so: Windows XP edio domstica (Portugus), Linux bsico, Microsoft Office 2003 (editor de texto e planilha) e navegadores Mozilla Firefox 3.5.3 e Internet Explorer 8. Mouse padro destro. 12. Um Funcionrio utilizou uma funo automtica do editor de texto para converter em letras maisculas uma sentena completa que antes era de composio mista (maisculas e minsculas). O menu que habilita essa opo dentro da qual se pode acessar a funo Maisculas e minsculas (A) Ferramentas. (B) Formatar (C) Inserir (D) Exibir (E) Editar INSS Tcnico do Seguro Social

16. Considere as seguintes assertivas a respeito do provimento de cargo pblico: I. II. A nomeao far-se- em comisso, exceto na condio de interino, para cargos de confiana vagos. O concurso pblico ter validade de at 2 anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. A posse, em regra, ocorrer no prazo de noventa dias contados da publicao do ato de provimento. O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor.

III. IV.

De acordo com a Lei n 8.112/90, est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) II e IV. I, II e III. II, III e IV. I e IV. II e III. 5

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 17. Considere as assertivas abaixo sobre o Provimento, Vacncia, Remoo, Redistribuio e Substituio, nos termos da Lei n 8112/1990. I. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais podero prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos estabelecidos em lei. II. O concurso pblico ter validade de at trs anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. III. A promoo consiste em forma de provimento de cargo pblico. IV. possvel a abertura de novo concurso, ainda que houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade no expirado. Est correto o que se afirma APENAS em: (A) I e III. (B) I e II. (C) I, III e IV. (D) II e IV. (E) III e IV. 19. Sobre a seguridade social na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta. (A) vedado instituir, mesmo que por lei, outras fontes, alm das previstas na Constituio da Repblica Federativa do Brasil, para custeio ou expanso da seguridade social. (B) So atribuies do sistema nico de sade, entre outras, a fiscalizao e inspeo de alimentos, bebidas e guas destinados ao consumo humano e a participao no controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. (C) O acesso aos benefcios da assistncia social est condicionado contribuio seguridade social. (D) permitida a filiao ao regime geral de previdncia social, na condio de segurado facultativo, de pessoa que participa de regime prprio de previdncia. (E) N.D.A

TICA
20. tica o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A respeito de tica, considere:


I. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico. II. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. III. A moralidade na Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, no devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. IV. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico.

DIREITO CONSTITUCIONAL
18. Analise os itens abaixo: I. Os direitos fundamentais institudos no art. 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil so aplicveis somente aos brasileiros natos e

naturalizados. II. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil protege o direito livre manifestao do pensamento, contudo probe o anonimato. III. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil protege o direito de reunio de forma ampla, sem estabelecer qualquer condio ou limite para o exerccio desse direito. Est(o) correto (s): (A) Apenas os itens I e II. (B) Apenas o item II. (C) Apenas os itens I e III. (D) Apenas os itens II e III. (E) N.D.A

V.

O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade no deve ser entendido como

acrscimo ao seu prprio bem-estar, embora, como cidado, seja parte integrante da sociedade. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, II, e IV. (B) I, III e IV. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 CONHECIMENTOS ESPECFICOS DIREITO PREVIDENCIRIO


21. Assinale a opo correta com referncia ao segurado do Regime Geral de Previdncia Social: (A) O brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime prprio de 23. Assinale a alternativa que no corresponde aos segurados empregados do Regime Geral de Previdncia Social: (A) Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural a empresa, em carter no eventual, sob sua subordinao e mediante remunerao. (B) O brasileiro civil que presta servios Unio no exterior, em reparties governamentais brasileiras, l domiciliado e contratado. (C) O servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. (C) O servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem vnculo efetivo considerado segurado facultativo para a previdncia social. (D) considerado empregado domstico aquele que presta servio a de natureza ou eventual, famlia, mediante no mbito organismo oficial internacional do qual o Brasil membro efetivo, ainda que l domiciliado e contratado. (E) O servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio ocupante de emprego pblico. 24. Com relao aos segurados especiais, assinale a afirmativa correta: (E) considerado segurado especial aquele que residente no imvel rural, e trabalha individualmente ou em regime de economia familiar nesta propriedade, ainda que com o auxlio constante de terceiros. 22. Os beneficirios do Regime Geral de Previdncia Social classificam-se como segurados e dependentes. No que refere-se aos dependentes, correto afirmar que: (A) O menor sob tutela somente poder ser equiparado aos filhos do segurado mediante apresentao de termo de tutela. (B) Os pais concorrem em igualdade de condies com os filhos do segurado. (C) Os dependentes tero direito somente ao benefcio da penso por morte. (D) So considerados dependentes somente o cnjuge, a companheira, o companheiro e os filhos do segurado. (E) Os dependentes de uma mesma classe no concorrem em igualdade de condies, tendo sempre a preferncia os filhos. (A) O segurado especial no exerccio de mandato eletivo de dirigente sindical de organizao da categoria de trabalhadores rurais passa a ser considerado segurado contribuinte individual para a Previdncia Social. (B) A atividade artesanal desenvolvida com matria-prima produzida pelo grupo familiar, descaracteriza-os como segurados especiais, visto que passam a exercer atividade comercial e no mais rural. (C) O pescador artesanal considerado segurado (D) O brasileiro civil que trabalha no exterior para

previdncia, segurado empregado para a previdncia social brasileira. (B) O segurado trabalhador avulso aquele que presta, a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, servio de natureza urbana ou rural, mediante intermediao de sindicato ou rgo gestor de mo de obra.

remunerao,

pessoa

residencial desta, em atividades com ou sem fins lucrativos.

especial, desde que, individualmente ou em regime de economia familiar, faz da pesca sua profisso habitual ou meio principal de vida, sem utilizao de grandes embarcaes ou com auxlio constante de terceiros. (D) No perder a qualidade de segurado especial aquele que desenvolva atividade artstica, mesmo que em valor mensal superior ao menor benefcio de prestao continuada da previdncia social. (E) Perde a qualidade de segurado especial aquele que exercer mandato de vereador do municpio onde desenvolve a atividade rural.

INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 25. Com relao aos segurados excludos do Regime Geral de Previdncia Social, assinale a alternativa correta: (A) Um servidor pblico municipal detentor de cargo efetivo, ainda que no amparado por regime prprio de previdncia social, est excludo do regime geral de previdncia social. (B) O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, desamparados de Regime Prprio de Previdncia Social. (C) Mesmo que o servidor ou o militar venham a exercer, concomitantemente, uma ou mais atividades apresentao de documento que caracterize a sua condio ou o exerccio de atividade profissional, liberal ou no. (D) A inscrio dos segurados obrigatrios ser feita pessoalmente por este, perante a Previdncia Social, apresentados os documentos exigidos por lei. (E) A inscrio do segurado em qualquer categoria exige a idade mnima de dezesseis anos, exceto para o menor aprendiz na qualidade de segurado empregado, que requer a idade mnima de quatorze anos de idade. 28. considerado segurado contribuinte individual: (A) O direito empregado. (B) Aquele que explora atividade de extrao mineral. (C) O exercente de mandato eletivo federal no vinculado a regime prprio de previdncia. (D) O servidor contratado pela Unio para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. (E) O sndico de condomnio no remunerado. 29. Podem inscrever-se como segurados facultativos, exceto: (A) O estudante. (B) A pessoa fsica que exerce, por conta prpria, atividade econmica de natureza urbana, com fins lucrativos ou no. (C) O brasileiro que acompanha cnjuge que presta servio no exterior. (D) O membro de conselho tutelar no remunerado, desde que no esteja vinculado a qualquer regime de (A) Est correta apenas as assertivas I e IV (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas III e IV (D) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (E) Est correta apenas a assertiva III e IV 8 INSS Tcnico do Seguro Social previdncia social. (E) O presidirio que no exerce atividade remunerada nem esteja vinculado a qualquer regime de previdncia social. (B) A filiao, para os segurados obrigatrio, decorre do exerccio de atividade remunerada. (C) A inscrio do contribuinte individual decorre com a 27. incorreto afirmar sobre a inscrio e filiao dos beneficirios da Previdncia Social: (A) Incumbe ao dependente promover a sua inscrio quando do requerimento do benefcio a que tiver direito.

abrangidas pelo Regime Geral de Previdncia Social, no se tornaro segurados obrigatrios em relao a essas atividades. (D) O servidor civil ocupante de cargo efetivo ou o militar da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, so excludos do Regime Geral de Previdncia Social, desde que amparados por regime prprio de previdncia social. (E) Os ocupantes de cargo em comisso esto excludos do Regime Geral de Previdncia Social. 26. Com relao aos dependentes, julgue os itens que segue: I. O cnjuge, a companheira, o companheiro e o filho no emancipado, de qualquer condio, menor de 21 (vinte e um) anos ou invlido ou que tenha deficincia intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente concorrem em igualdade de condies por estarem na mesma classe de dependentes. II. Os pais somente faro jus aos benefcios devidos aos dependentes se demonstrar a inexistncia de

dependentes preferenciais e dependncia econmica total com o segurado. III. A perda da qualidade de dependente ocorre para a companheira ou companheiro, pela cessao da unio estvel com o segurado ou segurada, enquanto no lhe for garantida a prestao de alimentos. IV. O filho perder a qualidade de segurado pela emancipao concedida pelos pais.

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001


30. Suponha que Francis, de nacionalidade francesa, presta servios no Brasil embaixada da Frana. Em virtude da natureza de sua atividade, fixou residncia no Brasil, no estando amparado por Regime Prprio de Previdncia Social. Assim, correto afirmar que: (A) Francis no segurado obrigatrio da previdncia social por prestar servios a embaixada estrangeira. (B) Francis no considerado segurado obrigatrio da previdncia social brasileira por ser de nacionalidade estrangeira. (C) Francis segurado obrigatrio da previdncia social brasileira como contribuinte individual. (D) Francis segurado obrigatrio da previdncia social brasileira como segurado empregado. (E) Francis segurado obrigatrio da previdncia social brasileira como segurado facultativo. 31. Analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa correta; I. II. Equipara-se a empresa o contribuinte individual, em relao a segurado que lhe presta servio. No ser equiparado a empresa o proprietrio ou dono de obra de construo civil, quando pessoa fsica, em relao a segurado que lhe presta servio. considerada empresa a firma individual, bem como os rgos e as entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional. As cooperativas e associaes no se equiparam a empresa, visto que no possuem, em algumas situaes, fins lucrativos. 33. Carlos trabalhou durante 15 anos ininterruptos como empregado da empresa HHH Ltda quando em 15 de janeiro de 2007 ficou desempregado, passando a receber regularmente o seguro desemprego, pelo prazo estipulado em lei. Passado este perodo, Carlos no conseguiu uma recolocao no mercado de trabalho, no conseguindo inclusive contribuir para a previdncia social como facultativo. Em 20 de abril de 2009, sofreu um acidente que o deixou invlido. Analise a situao apresentada e assinale a alternativa correta: (A) Carlos no far jus a nenhum benefcio previdencirio, visto que na data do acidente no possua qualidade de segurado. (B) Mesmo que Carlos houvesse perdido a condio de segurado, teria direito concesso de auxlio-doena, pois cumpriu com a carncia exigida em lei. (C) Na data que sofreu acidente, Carlos tinha condio de segurado, o que lhe d direito aos benefcios previdencirios por incapacidade. (D) Caso Carlos houvesse perdido a condio de

segurado, somente teria direito ao auxlio-doena ou aposentadoria por invalidez se contribusse com no mnimo 1/3 da carncia exigida para fazer jus aos benefcios, ou seja, deveria ter quatro contribuies anteriores data do acidente. (E) Caso Carlos j contasse com 65 anos de idade, no poderia se aposentar, visto que a qualidade de segurado essencial para a concesso de qualquer aposentadoria. 34. Assinale a alternativa correta referente a manuteno da qualidade de segurado: (A) O trabalhador que, em razo de estar incapacitado para o trabalho, deixar de contribuir para a previdncia social por mais de doze meses consecutivos perder a qualidade de segurado, pois incapacidade no hiptese legalmente prevista para a manuteno da qualidade de segurado do trabalhador que deixe de exercer atividade remunerada. (B) Todo o segurado obrigatrio da Previdncia Social mantm sua qualidade, sem recolher contribuio nem receber benefcio, por at 6 (seis) meses. (C) O segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar, independentemente de

III.

IV.

(A) Est correta apenas as assertivas I e III (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas III e IV (D) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (E) Est correta apenas a assertiva III e IV 32. Assinale a alternativa correta (A) Uma pessoa aposentada pelo Regime Geral da Previdncia Social, ao voltar a exercer atividade abrangida por este regime, segurado obrigatrio em relao a essa atividade. (B) O enteado e o menor tutelado no podem ser, em hiptese alguma, equiparados a filho para efeito de dependncia perante a Previdncia Social. (C) A dependncia econmica de quaisquer dependente requer sempre comprovao. (D) Somente os dependentes que contribuem podem ser beneficirios da Previdncia Social. (E) As pessoas jurdicas podem ser beneficirias da Previdncia Social. INSS Tcnico do Seguro Social

contribuies, mantm a qualidade de segurado at doze meses aps o licenciamento. (D) O segurado recluso, independentemente de

contribuies, mantm a qualidade de segurado at doze meses aps o livramento. (E) O segurado em gozo de benefcio, manter a qualidade de segurado por at doze meses.

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 35. Analise as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa correta; I. Mantm a qualidade de segurado, independentemente de contribuies o segurado que estiver suspenso ou licenciado sem remunerao por at trs meses aps a cessao das contribuies. O segurado que estiver em gozo de benefcio mantm a qualidade de segurado sem limite de prazo. O segurado que encontra-se desempregado mantm a qualidade de segurado por at trinta e seis meses, fazendo jus a peclio pago pela Previdncia Social. O segurado incorporado s Foras Armadas para prestar servio militar, manter a qualidade de segurado por at trs meses aps o licenciamento. Est correta apenas as assertivas I e IV Est correta apenas as assertivas II e IV Est correta apenas as assertivas II, III e IV Est correta apenas as assertivas I e III Est correta apenas a assertiva III e IV 38. No que refere-se a contribuio dos contribuintes

individuais e segurados facultativos, assinale a alternativa correta: (A) A alquota de contribuio dos segurados contribuinte individual e facultativo ser sempre de vinte por cento sobre o respectivo salrio-de-contribuio. (B) O segurado facultativo domsticos que no realiza mbito servios de sua

II. III.

exclusivamente

IV.

residncia, sem fins lucrativos, que possua renda familiar de at dois salrios mnimos e inscrito no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal, poder contribuir na alquota de 5%. (C) O microempreendedor individual contribuir na alquota de 11% sobre o salrio de contribuio, tendo direito a todos os benefcios devidos ao contribuinte individual. (D) Qualquer contribuinte individual poder contribuir na alquota de 11% sobre o valor que declarar. (E) O contribuinte individual que tenha contribudo na alquota de 11% poder contar o tempo de contribuio correspondente para fins de obteno da

(A) (B) (C) (D) (E)

36. O segurado acometido de doena de segregao compulsria manter a qualidade de segurado: (A) independentemente de contribuies, por doze meses do incio da segregao. (B) independentemente de contribuies, por doze meses aps cessar a segregao. (C) dependentemente de contribuies, por seis meses do incio da segregao. (D) dependentemente de contribuies, por doze meses aps cessar a segregao. (E) independentemente de contribuies, por seis meses aps cessar a segregao. 37. O salrio de benefcio o valor bsico utilizado para clculo da renda mensal dos benefcios de prestao continuada, exceto alguns benficos, como o salrio-famlia. Dadas as assertivas abaixo sobre o salrio de benefcio, assinale a correta. I. O salrio de benefcio consiste para as aposentadorias por idade e por tempo de contribuio, na mdia aritmtica simples dos maiores salrios-decontribuio correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, multiplicada pelo fator previdencirio, sendo a aplicao do fator facultativa nas aposentadoria por idade e obrigatrio nas aposentadorias por tempo de contribuio Sero considerados para clculo do salrio-debenefcio os ganhos habituais do segurado empregado, a qualquer ttulo, sob forma de moeda corrente ou de utilidades, mesmo sobre os quais no tenha incidido contribuio previdenciria. O dcimo terceiro salrio no inclui o clculo do salrio de benefcio. O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo

aposentadoria por tempo de contribuio ou da contagem recproca do tempo de contribuio, sem complementao. 39. No que refere-se as contribuies sociais e prazos para recolhimento das contribuies, assinale a afirmativa correta (A) Quando a contribuio previdenciria paga aps o vencimento, no so acrescidos juros moratrios sobre o valor da contribuio devida, somente uma multa a ser estabelecida pelo rgo arrecadador. (B) As contribuies dos contribuintes individuais devero ser recolhidas at o dia 20 do ms seguinte ao da competncia. (C) A associao desportiva que mantm equipe de futebol profissional tem o dia 20 do ms seguinte para recolher a contribuio a seu cargo, referente a espetculos desportivos. (D) O empregador domstico dever recolher as

II.

contribuies a seu cargo, incidente sobre o salrio de contribuio do empregado, bem como a contribuio descontada da remunerao do segurado domstico a seu servio, at o dia 15 do ms subsequente. (E) As empresas devero efetuar o recolhimento das contribuies a seu cargo at o dia 20 do ms subsequente, prorrogando-se o prazo quando no houver expediente bancrio na data referida.

III. IV.

(A) Est correta apenas as assertivas I e IV (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas III e IV (D) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (E) Todas as assertivas esto corretas 10

INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001


40. Sobre o salrio de contribuio, assinale a alternativa incorreta: (A) Todos benefcios da previdncia social. (A) Entende-se por salrio-de-contribuio para o (B) Recebidas a ttulo da indenizao. (C) Recebidas a ttulo de incentivo demisso. (D) Vale - transporte. (E) Dcimo terceiro salrio. 43. O segurado que encontrar-se incapacitado para seu trabalho, far jus aos benefcios por incapacidade, sendo estes o auxlio-doena, aposentadoria por invalidez e auxlio-acidente. Com referencia a estes benefcios, empregado e trabalhador avulso a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos ou 42. Integra a parcela do salrio de contribuio:

creditados a qualquer ttulo, durante o ms. (B) O salrio de contribuio do empregado domstico a remunerao registrada na sua Carteira de Trabalho e Previdncia Social. (C) O salrio de contribuio do contribuinte individual a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria. (D) No integra o salrio de contribuio as dirias percebidas a qualquer ttulo, a "in natura" recebida de acordo com os programas de alimentao e as frias indenizadas. (E) No integra o salrio de contribuio a "in natura" recebida de acordo com os programas de alimentao, as importncias recebidas a ttulo de indenizao e as frias indenizadas. atividade que lhe garanta a subsistncia, e ser-lhe- 41. Julgue as assertivas com relao ao Salrio de benefcio: I. Salrio-de-benefcio o valor bsico utilizado para clculo da renda mensal dos benefcios de prestao continuada, inclusive os regidos por normas especiais, exceto o salrio-famlia, a penso por morte, o salriomaternidade e os demais benefcios de legislao especial. II. O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, nem superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio na data de incio do benefcio. III. O fator previdencirio ser calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuio do segurado ao se aposentar, sendo aplicado obrigatoriamente nas aposentadorias por tempo de contribuio. IV. O salrio-de-benefcio do segurado especial consiste no valor equivalente ao salrio-mnimo, exceto se contribuir facultativamente para o RGPS. (A) Est correta apenas as assertivas I e IV (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas III e IV (D) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (E) Todas as assertivas esto corretas leses decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar sequela definitiva, conforme as situaes discriminadas em lei. (E) O segurado somente far jus ao auxlio acidente, nos casos da perda da audio, em qualquer grau, quando alm do reconhecimento do nexo entre o trabalho e o agravo, resultar na reduo ou perda da capacidade para o trabalho que o segurado habitualmente exercia. (D) O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado empregado, trabalhador avulso e ao segurado especial quando, aps a consolidao das (C) O auxlio-doena ser devido ao segurado empregado a contar do dcimo sexto dia de afastamento de sua atividade. ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social j portador de doena ou leso invocada como causa para requerer o benefcio. paga enquanto permanecer nessa condio. (B) No ser devido auxlio-doena em nenhuma hiptese segurado que, estando ou no em gozo de auxliodoena, for considerado incapaz para o trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de

assinale a alternativa incorreta: (A) A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida a carncia exigida, quando for o caso, ser devida ao

INSS Tcnico do Seguro Social

11

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 44. A penso por morte um benefcio previdencirio que ser devido ao conjunto dos dependentes do segurado que falecer. Sobre a penso por morte, julgue os itens que seguem e assinale a afirmativa correta: I. A penso por morte devida aos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou no, desde que este possusse qualidade de segurado na data do bito. A concesso da penso por morte no ser protelada pela falta de habilitao de outro possvel dependente, e qualquer habilitao posterior que importe em excluso ou incluso de dependente somente produzir efeito a contar da data da habilitao. Caso o segurado falea deixando filhos e pais que comprovem a dependncia econmica, a penso ser rateada entre todos. A penso por morte ser devida a contar da data do bito quando requerido at trinta dias depois deste; do requerimento, quando requerida aps trinta dias da data do bito ou da deciso judicial, no caso de morte presumida. Est correta apenas as assertivas I e IV Est correta apenas as assertivas II e III Est correta apenas as assertivas III e IV Est correta apenas as assertivas I, III e IV Todas as assertivas esto corretas 47. Sobre o auxlio-recluso, assinale a alternativa correta: (A) A carncia para fazer jus ao benefcio de 10 contribuies. (B) A renda mensal do benefcio de 100% sobre o salrio de benefcio. (C) A renda mensal ser 100% da aposentadoria por invalidez que o segurado teria direito. (D) A carncia para fazer jus ao benefcio de 12 contribuies. (E) O auxlio-recluso devido aos segurados em dia com suas contribuies para a Previdncia Social. 48. Com referencia a aposentadoria por invalidez, assinale a alternativa correta: (A) Para que o segurado faa jus ao benefcio, necessrio que encontra-se incapacitado total e temporariamente para suas atividades. (B) Caso o aposentado por invalidez necessite de assistncia permanente de outra pessoa este ter direito a um acrscimo de 25% sobre o valor da aposentadoria por invalidez, limitado ao teto mximo legal. (C) O aposetado por invalidez ter direito a um abono trimenstral. (D) Caso o aposentado por invalidez necessite de assistncia permanente de outra pessoa este ter direito a um acrscimo de 25% sobre o valor da aposentadoria por invalidez, mesmo atingindo o limite mximo legal. (E) O aposentado por invalidez que recuperar a capacidade laborativa tera seu benefcio cessado de imediato em qualquer hiptese. 49. Aponte a afirmativa correta: (A) No ser devido auxlio-doena ao segurado que se filiar ao Regime Geral de Previdncia Social j portador de doena ou leso invocada como causa para a concesso do benefcio, mesmo que esta venha a se agravar causando a incapacidade do segurado. (B) O auxilio-recluso devido apenas durante o perodo em que o segurado estiver recolhido priso sob regime fechado ou semiaberto; no caso de fuga do preso ocorre a perda do direito ao recebimento do benefcio pelos seus dependentes, que no poder ser restabelecido se houver recaptura do segurado. (C) Para fazer jus aposentadoria especial o segurado dever comprovar a efetiva exposio aos agentes nocivos fsicos, qumicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, pelo perodo equivalente ao exigido para a concesso do benefcio, a saber: quinze, vinte ou vinte e cinco anos conforme dispuser a lei. (D) No tem direito a benefcio da assistncia social aquele que no filiado ao regime geral previdencirio. (E) As contribuies sociais do empregador e da empresa no podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas em razo da atividade econmica, consoante imposio constitucional.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

45. De acordo com a Lei no 8.213/91, em regra, o auxlioacidente, consistir numa renda mensal correspondente a: (A) 100% do salrio-de-benefcio, o decorrente de acidente do trabalho. (B) 100% do salrio-de-benefcio, inclusive o decorrente de acidente do trabalho. (C) 91%% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. (D) 50% do salrio-de-benefcio, exceto o decorrente de acidente do trabalho. (E) 50% do salrio-de-benefcio, inclusive o decorrente de acidente do trabalho. 46. Carolina contribui como segurada contribuinte individual para Previdncia Social desde 15 de outubro de 2011. Em 25 de novembro de 2011, descobriu que estava grvida, porm, a gestao de Carolina teve complicaes que a levaram a um parto prematuro em 20 de maio de 2011. Analisando a situao apresentada, assinale a alternativa correta: (A) Carolina no far jus ao benefcio do salrio maternidade, visto que no momento do parto contava com apenas 8 contribuies para a Previdncia Social, sendo que a carncia para fazer jus ao benefcio de 10 contribuies. (B) Caso o filho de Carolina nascesse sem vida, ela faria jus ao benefcio pelo perodo de 15 dias. (C) Carolina far jus ao benefcio pelo perodo de 120 dias, consistindo o benefcio em uma renda mensal de um doze avos da soma dos doze ltimos salrios-decontribuio, apurados em um perodo no superior a quinze meses. (D) O benefcio do salrio maternidade, em regra, no possui carncia para as seguradas empregadas e trabalhadoras avulsas. (E) O salrio maternidade somente ser devido as seguradas aps o parto. 12

INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001


50. A respeito da aposentadoria por idade, assinale a alternativa correta (A) O benefcio tem inicio a partir da data do desligamento do emprego quando requerida at 30 dias depois do afastamento. (B) Para fazer jus ao benefcio da aposentadoria por idade, a segurada empregada deve contar com 180 52. Aponte a afirmativa correta com relao a aposentadoria especial : (A) O tempo de trabalho exercido em condies especiais no poder ser somado ao tempo de trabalho exercido em atividade comum. (B) Para fazer jus a aposentadoria especial, o segurado deve comprovar que trabalhou em condies especiais que prejudiquem sua sade ou integridade fsica, de modo no ocasional nem intermitente, por 15, 20 ou 25 anos. (C) A renda mesal da aposentadoria especial ser de 91% (C) O segurado especial para fazer jus ao benefcio deve contar com 180 contribuies para a Previdncia e 55 anos de idade. (D) A aposentadoria compulsria poder ser requerida pela empresa, quando o segurado ou segura completar 70 ou 65 anos, respectivamente, independente de 53. Com relao ao salrio famlia, julgue as assertivas: I. (E) Para fazer jus ao benefcio da aposentadoria por idade essencial a qualidade de segurado. 51. A aposentadoria por tempo de contribuio um benefcio pago aos segurados do Regime Geral de Previdncia Social que atinjam um tempo mnimo de contribuio previsto em lei. A respeito deste benefcio correto afirmar que: (A) devido a todos os segurados da previdncia social, com a simples comprovao de contribuio, IV. II. III. O salrio famlia devido aos segurados considerados de baixa renda, com filhos de at 14 anos ou invlido em qualquer idade, mensalmente na proporo do respectivo nmero de dependetes. O salrio famlia devido apenas aos segurados empregados e trabalhadores avulsos na ativa. As cotas do salrio familia no sero incorporados ao salrio de contribuio. Ocorrendo o divrcio dos pais, a cota do salrio familia passar a ser pago diretamente quele cujo cargo ficar o sustento do menor, visto que o benefcio tem a finalidade de custear a manuteno dos filhos. do salrio de benefcio. (D) O direito a aposentadoria especial ficar prejudicado na hiptese de exerccio de atividade comum especial concomitantentemente. (E) No ser considerado perodo de trabalho sob condies especiais o perodo de frias.

contribuies e 60 anos de idade.

carncia.

(A) Est correta apenas as assertivas I e IV (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas III e IV

independente da alquota do salrio de contribuio. (B) Para requer o benefcio, o segurado empregado deve se afastar do seu trabalho e requerer a aposentadoria em at 90 dias aps o afastamento, percebendo o benefcio desde a data do afastamento. (C) A renda mensal do benefcio ser 100% do salrio de benefcio, aplicando-se facultativamente o fator

(D) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (E) Todas as assertivas esto corretas 54. Aponte a afirmativa correta com relao ao auxlio doena: (A) Este um benefcio devido ao segurado que ficar incapacitado para seu labor por mais de 15 dias consecutivos, cumprida a carncia quando exigida. (B) A renda mensal do benefcio de 50% do salrio de benefcio.

previdencirio. (D) A professora tem direito a aposentadoria quando completar 25 anos somente em sala de aula. (E) O segurado especial somente ter direito a

(C) No pressuposto para a concesso do benefcio ter qualidade de segurado. (D) O segurado que perceba o auxlio-doena no est obrigado a submeter-se a processo de reabilitao profissional. (E) A carncia exigida para fazer jus ao benefcio de 12 contribuies.

aposentadoria por tempo de contribuio se, alm da contribuio obrigatria, contribuir facultativamente na alquota de 20% sobre o salrio de contribuio, conforme disposto em lei.

INSS Tcnico do Seguro Social

13

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001 55. Em relao ao auxlio-acidente correto afirmar: 57. A proteo maternidade previsto na Constituio Brasileira e diversos ramos do direito. Considerando o ordenamento jurdico previdencirio atualmente em vigor em nosso pas, correto afirmar que: (A) Nas hipteses de parto, mesmo quando antecipado, o salrio- maternidade devido segurada da previdncia social pelo prazo de cento e vinte dias, fazendo ela jus, no caso de empregos concomitantes, ao salrio-maternidade relativo a cada emprego, sendo que, em casos excepcionais, os perodos de repouso anterior e posterior ao parto podem ser aumentados em mais duas semanas, mediante atestado mdico especfico, com o recebimento do valor integral, quando ento o benefcio transformado em auxliodoena. (B) Na concesso do salrio-maternidade independe de carncia, excetuando-se as seguradas contribuinte individual, especial e facultativa, que so obrigadas a cumprir o perodo de carncia de dez contribuies mensais, prazo esse que, em caso de parto antecipado, ser reduzido em nmero de contribuies equivalente ao nmero de meses em que o parto foi antecipado. (C) O pagamento do salrio-maternidade realizado diretamente pela empresa segurada, pelo perodo de 120 dias, a contar do seu afastamento do trabalho, que poder ocorrer no perodo compreendido entre 28 (vinte e oito) dias antes do parto e a data de ocorrncia deste, sendo devido tambm nos casos de aborto no criminoso, devidamente comprovado por meio de atestado mdico, pelo mesmo perodo. (D) Sobre o valor mensal da renda da segurada no haver desconto previdencirio. (E) A adotante no far jus ao benefcio nos casos em que a me biolgica tenha percebido o benefcio. 58. Analise as assertivas abaixo com relao a aposentadoria por tempo de contribuio e, depois, assinale a alternativa correta: I. A prova exclusivamente testemunhal suficiente para a comprovao de atividade rurcola, visando a obteno da aposentadoria por tempo de contribuio. O clculo da renda mensal do benefcio da aposentadoria por tempo de contribuio incidir obrigatoriamente o fator previdencirio. O segurado especial no far jus ao benefcio citado acima, exceto se contribuir facultativamente. Um servidor municipal vinculado a regime prprio de previdncia social que, posteriormente venha trabalhar exclusivamente na iniciativa privada, vinculando-se ao Regime Geral de Previdncia Social, poder contar o tempo de servio prestado em outro regime, desde que haja a devida comprovao, certificada pelo ente pblico instituidor do regime prprio.

(A) O auxlio-acidente ser concedido, como indenizao, ao segurado quando, aps a consolidao das leses decorrentes resultarem de acidente que de qualquer natureza, da

sequelas

impliquem

reduo

capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. (B) O auxlio-acidente poder se acumular com qualquer aposentadoria. (C) O recebimento de salrio ou concesso de qualquer outro benefcio, no prejudicar a continuidade do recebimento do auxlio-acidente. (D) Caso segurado esteja em gozo do benefcio e, em decorrncia de outro acidente faa jus a novo beneficio, poder acumular ambos. (E) O auxlio-acidente exige o cumprimento do perodo de carncia correspondente a 12 contribuies mensais. 56. Com relao ao salrio famlia, assinale a correta

(A) Uma segurada empregada domstica que perceba um salrio mnimo mensal far jus ao benefcio. (B) O pagamento do benefcio aos segurados empregados ficar a cargo da empresa, que poder deduzir os valores pagos quando do recolhimento das

contribuies devidas sobre a folha de salrio. (C) As cotas do salrio famlia devido aos trabalhadores avulsos sero pagos diretamente pelo INSS. (D) O pagamento do salrio-famlia ser devido a partir da data da apresentao da certido de nascimento do filho ou da documentao relativa ao equiparado, estando condicionado apresentao anual de

II.

III. IV.

atestado de vacinao obrigatria ou comprovao anual de freqncia escola do filho ou equiparado. (E) O salrio famlia devido somente ao servidor inativo, por dependente econmico.

(A) Est correta apenas as assertivas I e II (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (D) Est correta apenas as assertivas II, III e IV (E) Todas as assertivas esto corretas 14 INSS Tcnico do Seguro Social

Caderno de Prova Alfa 01 Tipo 001


59. Analise as assertivas abaixo com relao aposentadoria por idade e, depois, assinale a alternativa correta I. A perda da condio de segurado no ser considerada para a concesso da aposentadoria por idade, desde que a pessoa conte com, no mnimo, o tempo de contribuio correspondente ao exigido para efeito de carncia na data de requerimento do benefcio. Para a concesso de aposentadoria por idade, o tempo em gozo de auxlio-doena no ser computado em nenhuma hiptese, mas o tempo em gozo de aposentadoria por invalidez somente pode ser computado se intercalado com atividade. A carncia do benefcio de 180 contribuies, devendo o segurado especial comprovar o mesmo perodo de atividade. Para todos os segurados, idade mnima exigida para o benefcio de 60 anos se mulher, e 65 anos se homem.

II.

III.

IV.

(A) Est correta apenas as assertivas I e III (B) Est correta apenas as assertivas II e III (C) Est correta apenas as assertivas I e II (D) Est correta apenas as assertivas I, III e IV (E) Todas as assertivas esto corretas 60. Orlando era segurado da previdncia quando sofreu um infarto e veio a falecer. Orlando era casado com Mariane e tinha dois filhos menores de 18 anos: Susana e Luiz. Alm de sustentar sua famlia, Orlando sustentava sua me, Angelina. Nesta situao, correto afirmar que: (A) Mariane, Susana, Luiz e Angelina concorrero em igualdade a penso por morte, visto que todos dependiam economicamente de Orlando, sendo esta rateada entre todos. (B) Somente Mariane, que cnjuge de Orlando, far jus a penso por morte. (C) Mariane, Susana e Luiz tero direito a penso por morte, ficando 50% para o cnjuge e os outros 50% divididos entre os filhos. (D) Mariane, Susana e Luiz tero direito a penso por morte, sendo esta rateada igualmente entre todos. (E) Caso Mariane contraia novas npcias, perder o direito a penso por morte.

INSS Tcnico do Seguro Social

15

Vous aimerez peut-être aussi