Vous êtes sur la page 1sur 18

Site da Dengue

http://www.dengue.org.br/index.html

A doena, sintomas, transmisso, preveno, reas de risco, mapas, vdeos, notcias atualizadas, etc. Notcias Atualizadas
Saiba mais sobre Dengue Tipo 4

Nmero de casos contrados na regio cresce 27%

Dengue

Dirio do Grande ABC - 3 horas atrs Durante os trs primeiros meses do ano foram registrados pelo menos 38 casos autctones de dengue (contrados no prprio municpio) na regio, aumento de 27% Anterior Seguinte Artigos Relacionados

Midiacon

Veja a situao da dengue nas principais cidades:

Fale com o Ministrio da Sade


Disque Dade 0800 61 1997 Ministrio da Sade Esplanada dos Ministrios - Bloco G - Brasilia - DF- CEP: 70058-900
Leia o Termo de Uso

1 of 2

05/04/2011 11:09

Site da Dengue

http://www.dengue.org.br/index.html

2 of 2

05/04/2011 11:09

Site da Dengue

http://www.dengue.org.br/dengue.html

A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referncia ao estado de moleza e prostrao em que fica a pessoa contaminada pelo arbovrus (abreviatura do ingls de arthropod-bornvirus, vrus oriundo dos artrpodos).

Sobre a Dengue - Dr. Drauzio Varella

Histria da Dengue O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na Amrica do Sul atravs de barcos (navios negreiros) provenientes da frica, no periodo perodo colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulao to reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas". Veja mais Histrico da Dengue

Fonte: Globo Vdeos

O que Dengue? O dengue uma doena infecciosa causada por um arbovrus (existem quatro tipos diferentes de vrus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em reas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no vero, durante ou imediatamente aps perodos chuvosos. O dengue clssico se inicia de maneira sbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabea, dor atrs dos olhos, dores nas costas. s vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente h complicaes. Veja os sintomas, fotos e vdeos O que Dengue Hemorrgico? Dengue hemorrgico uma forma grave de dengue. No incio os sintomas so iguais ao dengue clssico, mas aps o 5 dia da doena alguns pacientes comeam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vrios rgos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa morte. Dengue hemorrgico necessita sempre de avaliao mdica de modo que uma unidade de sade deve sempre ser procurada pelo paciente. O que Dengue Tipo 4? O avano do vrus tipo 4 da dengue pelo Brasil uma ameaa sade pblica. No pelo vrus em si, que no mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ao de mais uma variao do microorganismo. Existem quatro tipos do vrus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Causam os mesmos sintomas. A diferena que, cada vez que voc pega um tipo do vrus, no pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, a pessoa s pode ter dengue quatro vezes, explica o consultor de dengue da Organizao Mundial da Sade (OMS), Ivo Castelo Branco. Em termos de classificao, estamos falando do mesmo tipo de vrus, com quatro variaes, explica Marcelo Litvoc, infectologista do Hospital Srio-Libans, em So Paulo. Do ponto de vista clnico, so absolutamente iguais, vo gerar o mesmo quadro, esclarece o mdico. A explicao do problema provocado pelo vrus 4 est no sistema imunolgico do corpo humano. Quem j teve dengue causada por um tipo do vrus no registra um novo episdio da doena com o mesmo tipo. Ou seja, quem j teve dengue devido ao tipo 1 s pode ter novamente se ela for causada pelos tipos 2, 3 ou 4. Quanto mais vrus existirem, maior a probabilidade de haver uma infeco, resume Caio Rosenthal, infectologista e consultor do programa Bem Estar, da TV Globo. Se houvesse s um tipo de vrus, ningum poderia ter dengue duas vezes na vida.

1 of 2

05/04/2011 11:10

Site da Dengue

http://www.dengue.org.br/dengue.html

A possibilidade da reincidncia da doena preocupante. Caso ocorra um segundo episdio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade. Existe certa sensibilizao do sistema imunolgico e ele d uma resposta exacerbada, afirma Litvoc. Esta reao exagerada do sistema imunolgico um problema. Pode causar inflamaes e, por isso, aumenta o risco de leses nos vasos sanguneos, o que levaria dengue hemorrgica. Um terceiro episdio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro. Qual a causa? A infeco pelo vrus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espcie hematfaga originria da frica que chegou ao continente americano na poca da colonizao. No h transmisso pelo contato de um doente ou suas secrees com uma pessoa sadia, nem fontes de gua ou alimento. Como tratar? No existe tratamento especfico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito lquido como gua, sucos, chs, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. No devem ser usados medicamentos base de cido acetil saliclico e antiinflamatrios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Veja mais Dengue - Ministrio da Sade Veja mais Dengue - Para Profissionais de Sade Veja mais Dengue - OMS (Em Ingls)

2 of 2

05/04/2011 11:10

Dengue Mosquitos

http://www.dengue.org.br/mosquito_aedes.html

Mosquitos

A dengue pode ser transmitida por duas espcies de mosquitos (Ades aegypti e Ades albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrrio do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitaes (casas, apartamentos, hotis), em recipientes onde se acumula gua limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).

O Aedes aegypti O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centmetro, tem aparncia inofensiva, cor caf ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manh e nas ltimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar sombra, dentro ou fora de casa. H suspeitas de que alguns ataquem tambm durante a noite. O indivduo no percebe a picada, pois no momento no di e nem coa.
Vdeo: Fiocruz

Modo de transmisso A fmea pica a pessoa infectada, mantm o vrus na saliva e o retransmite. A transmisso ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Aps a ingesto de sangue infectado pelo inseto fmea, transcorre na fmea um perodo de incubao. Aps esse perodo, o mosquito torna-se apto a transmitir o vrus e assim permanece durante toda a vida. No h transmisso pelo contato de um doente ou suas secrees com uma pessoa sadia, nem fontes de gua ou alimento. O mosquito Aedes aegypti tambm pode transmitir a febre amarela. Perodo de incubao Varia de 3 a 15 dias, mas tem como mdia de cinco a seis dias. O Ciclo do Mosquito

1 of 2

05/04/2011 11:10

Dengue Mosquitos

http://www.dengue.org.br/mosquito_aedes.html

O ciclo do Aedes aegypti composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. As larvas se desenvolvem em gua parada, limpa ou suja. Na fase do acasalamento, em que as fmeas precisam de sangue para garantir o desenvolvimento dos ovos, ocorre a transmisso da doena. O seu controle difcil, por ser muito verstil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que so extremamente resistentes, podendo sobreviver vrios meses at que a chegada de gua propicia a incubao. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que do origem s pupas, das quais surge o adulto. O nico modo possvel de evitar a transmisso da dengue a eliminao do mosquito transmissor. A melhor forma de se evitar a dengue combater os focos de acmulo de gua, locais propcios para a criao do mosquito transmissor da doena. Veja tambm Preveno da Dengue

2 of 2

05/04/2011 11:10

Dengue Sintomas

http://www.dengue.org.br/dengue_sintomas.html

Confira os sintomas da Dengue


O tempo mdio do ciclo de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestao da doena chama-se perodo de incubao. s depois desse perodo que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3 dia depois da picada do mosquitos.
Prof. Luiz Alberto Carneiro Marinho UFRN - Fonte: Portal Sade MS

Dengue Clssica Febre alta com incio sbito. Forte dor de cabea. Dor atrs dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite. Manchas e erupes na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no trax e membros superiores. Nuseas e vmitos Tonturas. Extremo cansao. Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulaes. Dengue hemorrgica Os sintomas da dengue hemorrgica so os mesmos da dengue comum. A diferena ocorre quando acaba a febre e comeam a surgir os sinais de alerta: Dores abdominais fortes e contnuas. Vmitos persistentes. Pele plida, fria e mida. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas. Manchas vermelhas na pele. Sonolncia, agitao e confuso mental. Sede excessiva e boca seca. Pulso rpido e fraco. Dificuldade respiratria. Perda de conscincia.
Na dengue hemorrgica, o quadro clnico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficincia circulatria e choque, podendo levar a pessoa morte em at 24 horas. De acordo com estatsticas do Ministrio da Sade, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrgica morrem. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabea, dores pelo corpo, nuseas ou at mesmo no apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contnua e vmitos persistentes podem indicar a evoluo para dengue hemorrgica. Esse um quadro grave que necessita de imediata ateno mdica, pois pode ser fatal.

1 of 2

05/04/2011 11:11

Dengue Sintomas

http://www.dengue.org.br/dengue_sintomas.html

Arte G1

Veja imagens das manchas na pele e aspectos clnicos importante procurar orientao mdica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestaes iniciais podem ser confundidas com outras doenas, como febre amarela, malria ou leptospirose e no servem para indicar o grau de gravidade da doena.

2 of 2

05/04/2011 11:11

Dengue Preveno

http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html

Armadilha para o mosquito

A preveno a nica arma contra a doena.


A melhor forma de se evitar a dengue combater os focos de acmulo de gua, locais propcios para a criao do mosquito transmissor da doena. Para isso, importante no acumular gua em latas, embalagens, copos plsticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas dgua, tambores, lates, cisternas, sacos plsticos e lixeiras, entre outros.
Fonte: Globo.com/videos

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

1 of 1

05/04/2011 11:11

Dengue Mapas

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

Veja a situao da dengue nas principais cidades:

Informe epidemiolgico 17/2009 MS Mapeamento dos municpios infestados por Aedes aegypti em 2008.

1 of 6

05/04/2011 11:11

Dengue Mapas

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

2 of 6

05/04/2011 11:11

Dengue Mapas

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

Fonte: SVS/SES

3 of 6

05/04/2011 11:11

Dengue Mapas

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

4 of 6

05/04/2011 11:11

Dengue Mapas

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

5 of 6

05/04/2011 11:11

Dengue Mapas

http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html

6 of 6

05/04/2011 11:11

Dengue Notcias

http://www.dengue.org.br/dengue_noticias.php

Nmero de casos contrados na regio cresce 27%

Dengue

Dirio do Grande ABC - 3 horas atrs Durante os trs primeiros meses do ano foram registrados pelo menos 38 casos autctones de dengue (contrados no prprio municpio) na regio, aumento de 27% Anterior Seguinte Artigos Relacionados

Midiacon

Dengue

Boletim da Dengue Ministrio da Sade

1 of 1

05/04/2011 11:12

Dengue Downloads

http://www.dengue.org.br/dengue_downloads.html

Faa Download do Material da Campanha da Dengue:

Materiais do Ministrio da Sade


LIRAa municpios infestados por Aedes aegypti em 2008 Cartilha da Dengue (folheto preveno) Manual de Enfermagem da Dengue (profissionais de sade)

Dengue Toque de Celular - Samba Ringtone

Dengue Toque de Celular - Baio Ringtone

Dengue Toque de Celular - Hip Hop Ringtone

Como baixar os ringtones no seu celular via cabo USB ou Bluetooth


Escolha o ringtone no site. Clique no link com o boto direito e baixe o arquivo para o seu computador. Conecte seu celular ao computador com o cabo USB. Transfira o ringtone para o seu celular OU Habilite o Bluetooh do seu celular. Envie um arquivo via Bluetooh do seu computador para o celular Pronto! Seu celular mais um agente contra a dengue.

1 of 1

05/04/2011 11:12

Febre Amarela: Informao e Preveno.

http://www.febreamarela.org.br/

A doena, sintomas, transmisso, vacina, preveno, reas de risco, mapas, vdeos, notcias atualizadas, etc. Leia o Termo de Uso

1 of 1

05/04/2011 11:12

Vous aimerez peut-être aussi