Vous êtes sur la page 1sur 4

A Relquia - resumo

A aco centra-se em torno de Teodorico Raposo o protagonista e narrador. Teodorico vivia com uma velha tia, rica e muito devota. Por influncia de um amigo, Dr. Margaride, decide aproximar-se da tia e traar uma estratgia para herdar a avultada fortuna da velha senhora. Para tal, mostra-se (falsamente) religioso e devoto. Pede tia que lhe financie uma viagem a Paris, mas esta recusa-se terminantemente afirmando que Paris era a cidade do vcio e da perdio. Teodorico pede, ento, para fazer uma peregrinao Terra Santa. A tia consente e pede que lhe traga uma recordao. O sobrinho leviano parte e, na viagem, envolve-se com uma inglesa Mary que, como recordao dos momentos que passaram juntos, lhe d um embrulho com a sua camisa de noite. Chegado Palestina, Raposo continua a sua vida profana e amoral. Mas, a, tem um sonho no qual se imagina a assistir a todo o processo de Jesus. Esta a forma que Ea encontra para negar a verdade da ressurreio. Antes de regressar, Teodorico lembra-se do pedido da tia e corta uns ramos de um arbusto e tece com estes uma coroa, que embrulhou e ps na sua bagagem. Entretanto, uma pobre mendiga pede-lhe esmola e ele deu-lhe o embrulho que (pensava ele) continha a camisa de Mary. Chegado a Lisboa, relata, hipocritamente, tia todas as penitncias e jejuns que fizera durante a peregrinao e oferece-lhe o embrulho, dizendo que este continha a coroa de espinhos. A abertura da suposta relquia faz-se perante uma imensa audincia de sacerdotes e beatas, num ambiente de ansiedade. Qual o espanto de todos quando, em vez do sagrado objecto, surge a camisa de noite da inglesinha. Este inslito episdio vale a Teodorico a expulso de casa da tia e a perda da fortuna que ambicionava. Para sobreviver, Raposo passa, ento, a vender relquias da Terra Santa, que fabrica em grandes quantidades, acabando por arruinar o negcio. Acaba por compreender a inutilidade da falsidade e da mentira quando tem uma viso de Cristo. Arranja um emprego, graas a um amigo do colgio e casa com a irm deste. Parecia regenerado da hipocrisia que o caracterizava, mas ao saber que o padre Negro um dos clrigos que costumava frequentar a casa de Dona Patrocnio herdara desta a Quinta onde ele nascera e que este era amante de Amlia, uma mulher com quem se relacionara em tempos e que o havia trado, Teodorico apercebe-se que tinha perdido a choruda fortuna por no ter sido ainda mais hipcrita e cnico. Se naquele dia tivesse tido a coragem de declarar que aquela camisa pertencia a Santa Maria Madalena, teria ficado bem visto entre os presentes e herdado a fortuna.

As personagens:
Teodorico Raposo Personagem central da obra. O pai era padre e a me morreu quando ele nasceu. Perde o pai aos sete anos. , ento, levado para Lisboa para casa de uma tia materna, Dona Patrocnio das Neves, beata, catlica e muito rica. Teodorico aprende a adular a horrenda senhora que o aterroriza, fingindo-se beato. Mais tarde vai para Coimbra estudar direito; a liberta-se da tutela da "titi" e dedica-se aos prazeres da bomia e da carne. Quando termina a formatura, obtm da tia uma viagem Terra Santa. A obsesso pelo sexo, o fingimento, a cobardia e a avidez do dinheiro, so as traves mestras do seu carcter, embora no seja uma personagem antiptica. machista. Da viagem, traz uma "relquia" para a tia, que uma troca inconsciente de embrulhos faz com que seja a camisa de noite da inglesa com quem convivera em Alexandria. A tia expulsa-o de casa e perde, assim, a herana que ansiosamente ambicionava. Fica pobre, mas acaba por arranjar um emprego e casar-se. Torna-se comendador, prospera e enriquece. , portanto, uma personagem que sofre vrias mutaes ao longo da obra. Sabe depois que a "titi" tinha deixado a sua fortuna ao padre Negro, um padre falso e imoral, e conclui que o seu erro foi no ter dito que aquela camisa era da Santa Maria Madalena, pois todos teriam acreditado. A Relquia - D. Patrocnio das Neves Beata fantica, o produto burgus tpico de um ambiente de riqueza retrgrado. A descrio da sua personagem tem uma inteno crtica. Era alta, "muito seca", sempre vestida de preto, com um grilho de ouro no peito, e um leno roxo sobre a cabea a apertar no queixo. Usava culos. Era solteira e muito rica. Vivia em Lisboa, no campo de Santana, n. 47. Tinha dois directores espirituais - o padre Pinheiro e o padre Casimiro, que ser depois substitudo pelo padre Negro. Tem um verdadeiro dio ao sexo, chegando mesmo a remexer os bas das criadas procura do rasto de algum homem. De temperamento feroz, no admite que o sobrinho a odeie. Pouco tempo depois de ter expulsado o sobrinho de casa, uma "congesto dos pulmes" acaba por mat-la. A sua fortuna dispersa-se entre os padres e beatas que a rodeavam, ficando para Teodorico apenas um culo.

Dr. Margaride

Vivia num prdio seu, em Lisboa. Fora juiz em Mangualde, mas estava j aposentado. Passava o tempo a ler peridicos. Homem "corpulento e solene", calvo, sobrancelhas serradas e negras. Quase nunca estava na sala da "titi" sem contar, logo da porta, uma notcia pavorosa - no era nada de grave, mas ele gostava de exagerar e de impressionar. Tinha esta mania, por ter escrito duas tragdias em novo. Padre Negro um clrigo adulador e disfarado. muito magro, "face chupada, dentes afiados e famintos". Frequentava a casa de Dona Patrocnio, pois viera para substituir o padre Casimiro, seu tio, que adoecera. Foi quem mais acusou Teodorico aquando do episdio da "relquia". Graas expulso de Teodorico, Negro vai herdar a Quinta do Mosteiro, perto de Viana de Castelo, as inscries do Crdito Pblico, a moblia da casa de Santana e o cristo de ouro. Tambm fora herdeiro do tio Casimiro, e preparava-se para herdar a fortuna do padre Pinheiro, a quem vivia "empanturrando-o com tremendos jantares para lhe apressar o fim". Para alm de tomar a Teodorico a fortuna da "titi", toma-lhe tambm a antiga amante que o trara, Adlia. Teodorico acaba por lhe comprar a Quinta do Mosteiro. Mary uma "inglesinha" com quem Teodorico tem um relacionamento amoroso na Alexandria. dela a camisa que causaria o escndalo perante a tia Patrocnio e a comunidade religiosa presente. Mary oferecera-lhe a camisa de noite como recordao. Teodorico, quando uma mendiga lhe pede esmola, lembra-se desta e d-lhe o embrulho. Mas, como os embrulhos eram iguais, em vez de dar a camisa de noite, d a coroa de espinhos que trazia para a tia. Adlia Natural de Lamego, morava no Salitre quando Teodorico (ainda estudante) a conheceu. No ano em que Teodorico acaba a formatura, ela estava j em Lisboa, num 1 andar do Largo das Caldas. Este envolve-se de novo com ela, mas acaba por descobrir que esta o trara com um tal de Adelino, a quem dava o dinheiro que lhe extraa. Adlia ser, mais tarde, amante do padre Negro. Dr. Topsius Arquelogo alemo, Doutor pela Universidade de Bona, scio do Instituto Imperial de Escavaes Histricas. Foi companheiro de viagem de Teodorico Terra Santa. Dirigia-se para a Judeia e a Galileia para colher elementos para a sua "Histria de Herodes", obra que estava a redigir. Ia tambm Alexandria em busca de material para a "Histria da Lagides", outra obra. Era muito magro e pernudo, de tal modo que Teodorico comparava-o a uma cegonha. "Encovado na gola, de gedelha cada, o nariz agudo e pensativo, a cala esguia".

Com apenas vinte e dois anos j havia esclarecido em dezanove revistas do "Boletim Hebdomadrio de Escavaes Histricas" a "questo vital para a civilizao". Era um cobarde, petulante e hipernacionalista. Topsius funcionava como um guia de Teodorico e vai instruindo este. Vai publicar mais tarde "Jerusalm passada e comentada", onde fala de Teodorico "com admirao e saudade". Anlise Crtica Este romance uma stira humorstica hipocrisia - representada por Teodorico, o exemplo da nova gerao - e ao fanatismo religioso - representada por Dona Patrocnio. Nesta obra, Ea exagera ainda mais na utilizao da ironia e da caricatura (sobretudo nas personagens Teodorico e Dona Patrocnio). O auge da representao da hipocrisia faz-se no episdio final, quando em vez da coroa de espinhos, surge uma camisa de noite, perante um ambiente fervorosamente religioso.

Vous aimerez peut-être aussi