Vous êtes sur la page 1sur 16

Ps-Graduao 2011 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA E JURDICA

LEITURA OBRIGATRIA AULA 1


AGNALDO IZIDORO DE SOUZA CLAUDIA COELHO HARDAGH SIMONE ROCHA PEREIRA

Publicao: Maro de 2.011.

DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, pelos autores.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA E METODOLOGIA DA PESQUISA JURDICA


Cursos de Ps-Graduao Lato Sensu Televirtuais | 2011

1 CONSIDERAES SOBRE CINCIA E CONHECIMENTO 1.1 EVOLUO DO CONHECIMENTO A evoluo da raa humana, se d desde os primeiros tempos, a busca de explicaes para os fenmenos existentes faz com que o mundo social e individual tenha a sede do conhecimento e na tentativa de explicar por que acontece esses fenmenos o indivduo tenta compreender e fundamentar a relao entre o sujeito e o objeto a ser desvendado. Assim surgiram muitas questes de discusso nos meios filosficos denominadas: dialtica, racionalismo e empirismo. DIALTICA Tem o desafio da arte do dilogo, levantamento de ideias e contraposies de outras idias. O conceito de dialtica, porm, para Scrates (470 a.C.-399 a.C.) assume um significado distinto, a tcnica de perguntar, responder e questionar o que se tem aprendido. Enquanto, Plato para checar no mundo das idias somente atravs do dilogo. RACIONALISMO Pensadores como Descartes do sculo XV e Plato IV AC , o processo de

aprendizado natural e a idias verdadeiras desvendam os conhecimentos racionais reservados no prprio mundo do indivduo. O racionalismo se d pela experincia do mundo e do acesso do conhecimento. EMPIRISMO O empirismo apresenta-se em sua forma mais radical no positivismo de August Comte (1798 1857). O positivismo refora que o verificvel empiricamente se sustenta por um mtodo nico.

1.2 TIPOS DE CONHECIMENTO O conhecimento aqui citados como filosfico, emprico e cientfico, est inserido num pesquisador, vejamos mais detalhado abaixo: Conhecimento Emprico Demonstra o conhecimento por meio da tradio, experincias prprias e de outros e tira por si suas prprias dedues e prognsticos, no h uma aplicao de mtodo e uma reflexo sobre o objeto de estudo.

Conhecimento Cientfico O conhecimento cientfico, preocupa-se no s com os efeitos, as causas dos acontecimentos um ponto principal para o conhecimento cientfico, a maneira de trabalhar esse conhecimento se d de maneira lenta e evolui num processo de evoluo constante de explicaes e solues com reavaliao dos resultados. Este conceito ganhou fora a partir do sculo XVI com Coprnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros. A formao de idias, a concluso de resultados podem ser comprovadas no conhecimento cientfico, que tem a atuao de especialistas de diversas reas das cincias. Conhecimento Filosfico Filosofar a busca do entendimento, o questionamento sobre o objeto de estudo e o UNIVERSO. O conhecimento filosfico formula o questionamento de mbito mundial, nos aspectos sociais, ambientais, organizacionais, como por exemplo: O homem est preparado para o mundo da tecnologia? O mundo um dia no ter mais os miserveis ou o que mais ter. A cincia um dia nos mostrar o caminho para uma vida melhor? Conhecimento Teolgico o conhecimento da aceitao de axiomas da f teolgica, provar a existncia de Deus. a comprovao dos escritos dos textos Bblicos devendo ser aceitos e seguidos. O conhecimento teolgico tem na Bblia a verdade como absoluta. Porm a humanidade tem a f que tambm fundamenta-se em experincias espirituais, histricas, arqueolgicas e coletivas que lhes d sustentao.

1.3 DEFINIO DE CINCIA A cincia permite o questionamento sistemtico crtico e criativo, aliado interveno prtica inovadora. A teoria e prtica so relevantes para requer o entendimento entre eles, entender a relatividade por meio de um relacionamento lgico-dialtico, isto a prtica requer a necessidade da teoria, assim como a teoria requer algum conhecimento da prtica. A cincia tem o compromisso de reunir e avaliar informaes por meio de mtodos, racionalidades em relao a determinado assunto. O pesquisador, deve entender que a cincia implica em contradies, o processo crtico, mas com o objetivo de inovar e reconstruir o conhecimento fazendo uso exatamente dessa espcie de capacidade crtica e sistemtica.

2 CRITRIOS DO TRABALHO CIENTFICO O trabalho cientfico demonstra o intrnsecos desenvolvimento de um raciocnio lgico que busca demonstrar, em seu problema uma proposta de soluo. O contedo de um trabalho cientfico deve ser pautado com coerncia, consistncia, originalidade, objetividade e por fim com muita importncia as maneiras adotadas para aplicao dos resultados. Abaixo, os critrios apresentados por DEMO (1995). Coerncia: O trabalho deve seguir uma estrutura coerente sem contradio, com argumentao que permita ao longo do texto o desdobramento do tema com comeo, meio e fim com uma deduo fiel as concluses. Consistncia: significa a capacidade de fundamentar com resultados fiis evitando resistir a argumentaes contrrias; e se utiliza da atualidade com poder de argumentao e concluso do objeto pesquisado. Originalidade: significa produo no repetitiva, importante salientar que o tema pode ser igual a outro, mas o problema a ser discutido deve ser sob outro ponto de vista. Objetivao: significa a tentativa nunca completa de descobrir a realidade social assim como ela , mais do que como gostaramos que fosse. Como no h conhecimento objetivo, no existe o critrio de objetividade, que substitudo pelo de objetivao. Objeto de estudo bem definido e de natureza emprica: delimitao e descrio objetiva e eficiente de realidade empiricamente observvel, isto , daquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar por meio de mtodos empricos (guiados pela evidncia obtida atravs de mtodos cientficos); Linguagem precisa: sentido exato das palavras, restringindo ao mximo o uso de adjetivos;

3 METODOLOGIA, MTODOS E PESQUISA Metodologia cientfica, aborda as tcnicas e processos de uso da cincia para

formular e apresentar resultados para a evoluo do conhecimento de uma maneira sistemtica. Metodologia pode ser considerada o estudo dos mtodos aplicados para a aquisio de conhecimento cientfico. Pesquisa processo essencial para encontrar os resultados do problema, que tm por base procedimentos racionais e sistemticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e no se tem informaes para solucion-lo, mas o pesquisador pode dar sua avaliao quanto as condies de melhoria do problema abordado. A utilizao de mtodos cientficos no uma questo exclusiva da Cincia, mas afirmamos que o emprego sistemtico de mtodos cientficos necessrio para a mesma. Cabe aqui o esclarecimento que o mtodo empregado numa investigao e serve de referncia no processo de busca da explicao ou da elaborao de previses, em relao a questes ou problemas especficos. Porm, antes de desenvolver o mtodo, preciso estabelecer os objetivos que pretendemos atingir, de forma clara, examinando de uma maneira ordenada as questes: Por que ocorre? Como ocorre? Onde ocorre? Quando ocorre? O que ocorre? Mtodo o conjunto de processos empregados em uma investigao. importante o esclarecimento que o mtodo aplicado depende do objeto da pesquisa, o que o pesquisador quer provar, o uso das etapas para alcanar determinado objetivo cientfico considerado pelo menos dois aspectos do mtodo cientfico: Sua aplicao de modo geral; Sua aplicao do modo especfico, isto examinar uma situao especfico.

4 MTODOS E TIPOS DE PESQUISA 4.1 SEGUNDO BASES DE INVESTIGAO Indutivo um mtodo que parte de questes particulares at chegar a concluses generalizadas, inicia-se de um ponto particular para o geral, a generalizao do mtodo indutivo, geralmente so baseadas na experimentao e observao. Destacamos algumas etapas para a utilizao do mtodo indutivo: Observao - Identificao de fenmenos da realidade (natural, ou de forma induzida). Hiptese - resposta prvia. Experimentao - anlise da reao causa-efeito. Comparao - classificar e analisar os dados obtidos. Generalizao - tratar de forma universal os dados obtidos. Importanteavaliar o mtodo indutivo, para evitar equvocos na anlise o pesquisador dever se certificar que a relao que se pretende generalizar verdadeira, que os fenmenos ou fatos relacionados devem ser idnticos e, por fim, no se pode relevar o aspecto quantitativo dos fatos ou fenmenos. Portanto, note-se que nesse mtodo imprescindvel a verificao do dado particular, assim como de sua utilizao de forma geral, por meio de uma experimentao ampla para que a generalizao obtida seja considerada verdadeira. Dedutivo O mtodo dedutivo o oposto do indutivo. Ele parte do geral para o particular, e seus argumentos apresentam-se como verdadeiros, pois j foram validados pela cincia. H, portanto, uma relao lgica entre as premissas gerais e os particulares, pois caso a primeira seja considerada invlida, a concluso tambm o ser. O mtodo dedutivo utilizado por pesquisadores , pois parte da premissa maior, para outra menor e chegando a uma concluso particular. Vamos ver um exemplo: Premissa maior Os torcedores do Palmeiras Atltico

Clube so favorveis a construo de um novo estdio. Premissa menor Manoel torcedor do Palmeiras Atltico Clube. Concluso Logo, Manoel a favor da construo de um novo estdio Importante avaliar a premissa, se a premissa maior for considerada falsa, a concluso no ter validade. A questo fundamental da deduo est na relao lgica que deve ser estabelecida entre as proposies apresentadas, a fim de no comprometer a validade da concluso (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2009, p. 65).
6

O pesquisador, ao escolher o mtodo para sua pesquisa, dever levar em considerao os seus objetivos, o que e onde pretende chegar. No se deve esquecer tambm que os mtodos de abordagem devem estar presentes em todos os momentos da pesquisa, independentemente da parte do trabalho cientfico que est sendo analisado. Hipottico-dedutivo O mtodo hipottico-dedutivo busca unir os dois anteriores, acrescentando a racionalizao do mtodo dedutivo experimentao do mtodo indutivo. Foi desenvolvido por Karl R. Popper e consiste na eleio de hipteses (proposies hipotticas), as quais possuem uma certa viabilidade para responder um determinado problema de natureza cientfica. Aps a eleio dessas hipteses, busca-se o falseamento delas, a fim de com- provar sua sustentabilidade. O mtodo encerra-se com a comprovao das hipteses; caso sejam refutadas, as hipteses devero ser refeitas. Tambm chamado mtodo hipottico-dedutivo, constitudo pelas seguintes fases: A observao. Recolha sistemtica de dados. Formulao de hipteses. Dar hipteses para tentar explicar um fenmeno. Deduo. Surgir a partir dos pressupostos verificveis previses.

Dialtico A dialtica permite ao indivduo dialogar, ou seja, permite a argumentao e contraargumentao em relao a assuntos que no podem ser demonstrados, mas a emisso de opinies vlida e considerada fundamental para uma argumentao sustentada. O mtodo dialtico disciplina a construo de conceitos para diferenciar os objetos, e examin-los, com critrio cientfico, o que se coloca perante o pesquisador como verdade deve ser contraditada, confrontado com outras realidades e teorias para se obter uma concluso, uma nova teoria.

Fenomenolgico O mtodo fenomenolgico, limita-se aos aspectos essenciais e intrnsecos do fenmeno, sem lanar mo de dedues ou empirismos, buscando compreend-lo por meio da intuio, visando apenas o dado, o fenmeno, no importando sua natureza real ou fictcia. Aprender a interpretar o fenmeno vivido, e no apenas fazer uma descrio passiva, faz parte da metodologia fenomenolgica. Ao apresentar o aspecto interpretativo do mtodo da fenomenologia, MASINI (2004, p. 63) afirma:
A Pesquisa Fenomenolgica, portanto, parte da compreenso de nosso viver no de definies e conceitos da compreenso que orienta a ateno para aquilo que se vai investigar. Ao percebermos novas caractersticas do fenmeno, ou ao encontrarmos em outras interpretaes, ou compreenses diferentes - surge para ns uma nova interpretao que levar a outra compreenso. 7

4.2 SEGUNDO ABORDAGEM DO PROBLEMA Pesquisa Qualitativa utilizada quando se busca percepes e entendimento sobre a natureza geral de uma questo. Tem carter exploratrio e estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivaes no explcitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontnea. uma pesquisa indutiva, isto , o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padres encontrados nos dados, ao invs de coletar dados para comprovar teorias, hipteses e modelos pr-concebidos. Pesquisa quantitativa Tem carter numrico, seus elementos essenciais a quantificao, mais adequada para apurar opinies e atitudes explcitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionrios). tambm utilizada amostragem com a finalidade de mensurar e permitir o teste de hipteses, j que os resultados so concretos e menos passveis de erros de interpretao. Em muitos casos criam-se ndices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traar um histrico de informao. Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificveis de variveis e inferncias a partir de amostras numricas, ou busca padres numricos relacionados a conceitos cotidianos.

4.2 SEGUNDO O OBJETIVO GERAL A pesquisa exploratria tem por finalidade, explorar maiores informaes sobre determinado assunto; entender a importncia da delimitao de uma temtica de estudo; definir os objetivos ou formular as hipteses de uma pesquisa ou, ainda, descobrir um novo enfoque para o estudo que se pretende realizar e dessa forma possibilita desenvolver um estudo indito, pois o seu planejamento bastante flexvel e assume a forma de pesquisa bibliogrfica ou de estudo de caso. A pesquisa descritiva procura observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos ou fenmenos (variveis), sem que o pesquisador interfira neles ou os manipule. A descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno faz parte da pesquisa descritiva, ou seja, visam estudar as caractersticas de um grupo: sua distribuio por idade, sexo, procedncia, nvel de escolaridade, estado de sade fsica e mental, e outros. Tem como um dos objetivos descobrir, com a preciso possvel, a frequncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com os outros, sua natureza e caractersticas. So inmeros os
8

estudos que podem ser classificados como pesquisa descritiva e uma de suas caractersticas mais significativas a utilizao de tcnicas padronizadas de coletas de dados, tais como o questionrio e a observao sistemtica, e instrumentos como a observao e o formulrio.

4.3 SEGUNDO O PROCEDIMENTO TCNICO Pesquisa Bibliogrfica A pesquisa bibliogrfica, ou seja o referncia terico uma etapa fundamental num trabalho cientfico. Essa etapa influenciar as demais, na medida em que o pesquisador fundamentar a sua pesquisa, melhor ser o resultado e o embasamento terico necessrio. A pesquisa bibliogrfica, consiste no levantamento, seleo, fichamento e arquivamento de informaes relacionadas pesquisa. A pesquisa bibliogrfica tem os seguintes objetivos: Fazer um histrico sobre o tema; Atualizar-se sobre o tema escolhido; Encontrar respostas aos problemas formulados; Levantar contradies sobre o tema; Evitar repetio de trabalhos j realizados.

Pesquisa Documental O mtodo da Pesquisa Documental vale-se de documentos originais, que ainda no receberam tratamento analtico por nenhum autor. Assim, esta pesquisa no se confunde com a bibliogrfica. comum, na produo de monografias da rea da Comunicao, coletar dados em documentos bastante diversificados: Documentos institucionais conservados em arquivos; Documentos institucionais de uso restrito; Documentos pessoais, como cartas e e-mails; Fotografias, vdeos, gravaes;

Pesquisa de levantamento Caracterizada pela interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se solicitao de informaes a um grupo significativo de pessoas acerca
9

do problema estudado para em seguida mediante anlise quantitativa obterem-se s concluses correspondentes aos dados coletados. Estudo de caso Quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Este tipo de pesquisa, normalmente, realizado a partir de um caso em particular e, posteriormente realizada uma anlise comparativa com outros casos, fenmenos ou padres existentes. Amplamente utilizada no levantamento das caractersticas e parmetros de funcionamento ou operao de sistemas e processos. Pesquisa Ao Quando concebida e realizada em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Quando se desenvolve a partir da interao entre pesquisadores e membros da situao investigada.

4.4 POPULAO E AMOSTRA Muitas pesquisas se utilizam de um elemento balizador ou referncia para obter um resultado o mais prximo possvel do seu objeto de pesquisa. Apresentamos duas grandes divises no processo de amostragem: a probabilstica e a no- probabilstica. A amostragem probabilstica submetido a tratamento estatstico que permite compensar erros amostrais. Hoje, dificilmente se aceita urna amostragem no-probabilstica, exceto nos casos em que a amostragem probabilstica no pode ser feita. Em uma amostragem probabilstica ou aleatria, qualquer amostra tem a mesma probabilidade de ser selecionada. A amostragem no-probabilstica, por no fazer uso de forma aleatria de seleo, no aceita diversas aplicaes estatsticas e, por isto, preterida. O tipo mais comum de amostragem no-probabilstica a intencional. Neste tipo de amostragem, o pesquisador est interessado na opinio de determinados elementos da populao estatstica, mas no representativos da mesma. O pesquisador no se dirige "massa", mas queles que entende serem os lderes, pressupondo que estes tm a capacidade de influenciar toda a populao estatstica. Evidentemente, esta tcnica no permite generalizaes do resultado e tem validade apenas dentro de um certo contexto.

10

4.4 TECNICA DE COLETA DE DADOS Questionrios Tambm chamado de survey (pesquisa ampla), o questionrio um dos procedimentos mais utilizados para obter informaes. uma tcnica de custo razovel, apresenta as mesmas questes para todas as pessoas, garante o anonimato e pode conter questes para atender a finalidades especficas de uma pesquisa. Aplicada criteriosamente, esta tcnica apresenta elevada confiabilidade. Podem ser desenvolvidos para medir atitudes, opinies, comportamento, circunstncias da vida do cidado, e outras questes. Podem ser aplicados individualmente ou em grupos, por telefone, ou mesmo pelo correio. Pode incluir questes abertas, fechadas, de mltipla escolha, de resposta numrica, ou do tipo sim ou no. Entrevistas um mtodo flexvel de obteno de informaes qualitativas sobre um projeto. Este mtodo requer um bom planejamento prvio e habilidade do entrevistador para seguir um roteiro de questionrio, com possibilidades de introduzir variaes que se fizerem necessrias durante sua aplicao. Em geral, a aplicao de uma entrevista requer um tempo maior do que o de respostas a questionrios. A entrevista pode fornecer uma quantidade de informaes muito maior do que o questionrio. Um dos requisitos para aplicao desta tcnica que o entrevistador possua as habilidades para conduzir o processo. Nesse mtodo, aconselhvel um questionrio teste, onde voc possa avaliar as perguntas respondidas, se est de acordo com o proposto ao seu objeto de estudo e os objetivos gerais e especficos. Observao Direta Este mtodo de coleta de dados baseia-se na atuao de observadores treinados para obter determinados tipos de informaes sobre resultados, processos, impactos, etc. Requer um sistema de pontuao muito bem preparado e definido, treinamento adequado dos observadores, superviso durante aplicao e procedimentos de verificao peridica para determinar a qualidade das medidas realizadas. Observaes realizadas em fases iniciais de um projeto ou mesmo antes de seu incio podem ser de carter no estruturado, ou seja, realizadas de maneira informal.

4.5 ANLISE E TRATAMENTO DOS DADOS ANLISE DOS DADOS Trata-se da anlise estatstica dos dados que visa verificar o que os dados significam para a pesquisa. A anlise dos dados permite:
11

Caracterizar o que tpico no grupo; Indicar at que ponto variam os indivduos no grupo; Mostrar outros aspectos da maneira pela qual os indivduos se distribuem em relao varivel que est sendo medida;

Mostrar a relao entre si das diferentes variveis; Descrever indivduos. as diferenas entre dois ou mais grupos de

Classificao dos dados Dividir o todo (universo) em partes, dando ordem s partes e colocando cada uma em seu lugar. Normas de classificao: Definir em classes ou categorias Exemplo: Sexo M ou F Na mesma questo no pode haver mais de um critrio Exemplo: Sexo/Menor de idade para o mesmo campo As categorias em que a populao ou universo dividido devem abranger cada um dos elementos, pertencentes ao universo, sem deixar nenhum de fora. Exemplo: Estado Civil (Casado ou Solteiro), deixa de fora vivo ou outros; A classificao deve ser constituda por categorias que se excluam mutuamente. Exemplo: Se j perguntei se Maior de Idade ento no preciso perguntar se adolescente; A classificao no deve ser demasiadamente minuciosa.

Codificao dos dados o processo de atribuir um smbolo a cada classe de cada categoria. Este smbolo pode ser apresentado na forma de palavras ou, preferivelmente, na forma de linguagem numrica.

12

5. CONSIDERAES FINAIS A Pesquisa Cientfica, em sua evoluo demonstra o processo de conhecimento cada vez mais inserido na humanidade. O interesse na cincia e a descoberta dos fenmenos, sejam eles, naturais, sociais, ambientais interferem na curiosidade dos pesquisadores. Cada vez mais estudantes buscam compreender e entender tais fenmenos. A Pesquisa Cientfica atende essa busca constante de construo do conhecimento. O trabalho de investigao, uma arte para aqueles que tenham interesse na descoberta. O projeto de pesquisa desenvolvido por etapas que devem ser muito claras ao pesquisador, permitido mapear todo o processo e evitar imprevistos. As etapas apresentadas contemplam os mtodos e tcnicas das regras relativas a procedimentos de pesquisa e sua apresentao que sero objeto deste curso. Importante frisar desde j que estas regras, alm de servirem como orientao, so as fontes primeira de validade de qualquer pesquisa e de sua expresso escrita, que a monografia ou a produo de um artigo. A pesquisa cientfica permite o estudo constante e a atualizao permanentes, por meio da coleta de informaes, organizao e a disciplina, para ento chegar s concluses e a utilizao da prtica metodolgica. A monografia ou o artigo no precisam ser necessariamente acadmicas ou tericas, hoje tambm so utilizadas com objetivos profissionais.

13

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico: elaborao de trabalhos na graduao. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2001. ASSOCIAO Janeiro, 2003. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica: descubra como fcil e agradvel elaborar trabalhos acadmicos. 11. ed. rev. atual. So Paulo: Hagnos, 2004. 205 p. BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente; MARTIM, Irineu; LENGRAND, Paul. Aprendendo a aprender: introduo metodologia cientfica. 16. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. 104 p. BUNGE, Mrio (1980).Teoria Esttica. La Investgacin Cientfica: su Estrategia y su Filosofia. Barcelona: Ariel, pp. 413, 557. CERVO, A.R. BERVIAN, P. A. Metodologia Cientfica. 6 edio. So Paulo: Prentice Hall, 2006. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3 ed, So Paulo, Atlas, 1995. FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientfica. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2003. MASINI, E. F. S. Enfoque fenomenolgico de pesquisa em educao. Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. So Paulo: Cortez, 2004. MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cludia Servilha. Manual de metodologia a pesquisa no direito. So Paulo: Saraiva, 2009. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Metodologia cientfica aplicada ao Direito. So Paulo: Thomson, 2002. PAIM, Denise Carvalho; DIEHL,Astor Antonio. Metodologia e Tecnica de Pesquisa em Ciencias Sociais Aplicadas. Passo Fundo: Clio Livros. 2004. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 8.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2002.
14

BRASILEIRA

DE

NORMAS

TCNICAS.

NBR

6022:

informao

documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de

TEIXEIRA., Gilberto. Antropolgia do conhecimento. Disponvel em: <http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=11&texto=631.>. Acesso em: 24 fev. 2011.

Currculos Resumidos CLAUDIA COELHO HARDAGH


Doutora em Educao Currculo pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Possui Licenciatura em Histria pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e Pontifcia Universidade Catlica Rio Grande do Sul (1985). Concluiu Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Registro (1996) com nfase em gesto escolar e Especializao em Sociologia pela Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo. Atualmente professora iv - Servio Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, professora da Ps-Graduao do Centro Universitrio Anhanguera, Professora on line dos cursos de formao de professores e gestores da rede pblica do Sudeste, nordeste e Sul do Programa de Ps-Graduao da PUC- SP e assessora pedaggica da Editora do Brasil. Tem experincia na rea de Educao como professora de EJA, de Histria do Ensino Fundamental e Mdio e coordenadora pedaggica na rede pblica (Prefeitura municipal de Santos) e privada. Avaliadora de curso na modalidade EaD da Secretaria Estadual de Educao do Estado de So Paulo e selecionada para a Capacitao de Avaliadores do Basis para atos de reconhecimento, autorizao de cursos e EaD. Palavras chave: WEB 2.0, currculo, formao de professores, histria da indumentria e novas tendncias na educao.

AGNALDO IZIDORO
Possui graduao em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paran (1994) e mestrado em Cincias da Computao pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Tem experincia na rea de Cincia da Computao, com nfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: workflow, web applications, auto-avaliao, mapeamento e trabalhos cientficos. Membro efetivo do banco de avaliadores MEC/INEP.

SIMONE ROCHA PEREIRA


Experincia consolidada de 30 anos nas reas de Marketing e Comercial, em empresas como Coca-Cola (Panamco Brasil), Drogaria Ipiranga e Jornal Planto Sade. Atualmente, Coordenadora dos Cursos de Tecnologia em Marketing, Logstica, Gesto em Recursos Humanos. Professora / Especialista na rea de Marketing, Publicidade, Propaganda e Gesto do Conhecimento do Centro Universitrio Anhanguera So Paulo. Mestranda da Universidade Catlica de Santos - UNISANTOS, Especialista em Administrao com nfase em Marketing - FECAP e Bacharel em Comunicao Social com habilitao em Propaganda e Publicidade - UNISANTOS. Membro POPAI - The Global Association For Marketing At Retail e Membro da Associao Brasileira de Marketing em Sade. Coordenadora dos 15

Projetos de Iniciao Cientfica do Centro Universitrio Anhanguera So Paulo da Unidade Brigadeiro. Experincia com projetos de relacionamentos e gesto administrativa, identificando oportunidades de negcios no mercado. Contato com clientes, visando prospeco de novos negcios.

Como citar este texto:


HARDAGH, C. C, SOUZA, A. I. e PEREIRA, S. R. - Metodologia da Pesquisa Cientfica e

Jurdica Material de Aula da Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientfica e Jurdica,


ministrada nos Cursos de Ps-Graduao Lato Sensu Televirtuais da Anhanguera-Uniderp | Rede LFG, 2011.

16

Vous aimerez peut-être aussi