Vous êtes sur la page 1sur 4

a importncia da tica na maonaria

Ir Jos Castellani

A abordagem de um assunto complexo exige algumas premissas, que, embora verdades inconcussas, podem ser, muitas vezes, esquecidas, em benefcio de interesses pessoais de momento. A primeira premissa esclarece que a Maonaria uma Fraternidade. Ora, o substantivo feminino fraternidade designa o parentesco de irmos, o amor ao prximo, a harmonia, a boa amizade, a unio ou convivncia como de irmos. Isso leva concluso de que, na organizao designada, genericamente, como Maonaria, ou Franco-Maonaria, definida como uma Fraternidade, deve prevalecer a harmonia e reinar a unio ou convivncia como de irmos. A segunda premissa afirma que a Maonaria, como uma Fraternidade, deve ser uma instituio fundamentalmente tica. O substantivo feminino tica designa a reflexo filosfica sobre a moralidade, ou seja, sobre as regras e cdigos morais que orientam a conduta humana; refere-se, tambm, parte da Filosofia que tem por objetivo a elaborao de um sistema de valores e o estabelecimento dos princpios normativos da conduta humana, segundo esse sistema de valores. Sendo, a Maonaria, at pela sua definio, uma organizao tica, devem ser rgidos os cdigos de moral e alto o sistema de valores, que orientam a conduta entre maons. Todos os cdigos manicos ressaltam a importncia dos valores ticos entre maons, ou seja, entre Irmos. Isso est bem evidente em disposies inseridas em textos constitucionais, as quais, com pequenas variaes de Obedincia para Obedincia, afirmam que, entre outros, so deveres do maom: "Reconhecer como Irmo todo maom e prestar-lhe, em quaisquer circunstncias, a proteo e ajuda de que necessitar, principalmente contra as injustias de que for alvo; Haver-se sempre com probidade, praticando o bem, a tolerncia e a fraternidade humana". E completam, destacando que "No so permitidas polmicas de carter pessoal nem ataques prejudiciais reputao de Irmos, nem se admite o anonimato".

A tica, todavia, no fica restrita apenas s relaes entre maons, mas, tambm,, s destes com as Obedincias que os acolhem, principalmente nas referncias a estas, ou aos seus dirigentes, em textos escritos. Isso est bem caracterizado no dispositivo legal, que admite ser direito do maom: "Publicar artigos, livros, ou peridicos que no violem o sigilo manico nem prejudiquem o bom conceito da (do) Grande Loja (Grande Oriente)". A par, entretanto, dessa tica de carter interno, h aquela reconhecida em todos os meios sociais e que considera atentatrias s regras e cdigos morais das sociedades ditas civilizadas, atitudes como: 1. Divulgar denncia de fatos, sem a necessria comprovao, o que envolve difamao e calnia; 2. Difamar e atacar pessoas, em conversas e em reunies, sem a presena dos atingidos pelos ataques; 3. Divulgar, por qualquer veculo, o texto de cartas particulares e, portanto, confidenciais; 4. Atacar pessoas e instituies, sem lhes dar o direito de resposta no mesmo veculo e no mesmo local em que foi publicado o ataque (e esse um direito garantido por lei); 5. Ter conhecimento de que algum est incorrendo em atitudes antiticas, como as citadas, e nada fazer, ou, o que pior, ajudar a increment-las; 6. Aproveitar uma situao de inimputabilidade penal --- por qualquer motivo, inclusive senilidade --- para produzir ataques, difamaes e injrias contra pessoas e/ou instituies. Atitudes antiticas, como essas citadas, ocorrem todos os dias, na sociedade atual, principalmente em pocas de campanha eleitoral, de crises econmicas, de tumulto social ; ocorrem, tambm, nos meios onde a intriga e os mexericos fazem parte do ofcio e trazem dividendos financeiros, como o caso das "colunas sociais" e da mdia especilizada em futricas de rdio, televiso e teatro. claro que ocorrem! A sociedade atual, graas ao esgaramento de sua estrutura familiar e ao avano avassalador da amoralidade, , hoje, altamente antitica : a solidariedade moeda em baixa; o respeito s demais pessoas praticamente inexistente; o acatamento da lei e da ordem vai escorrendo pelo ralo; a deslealdade, no sentido de

auferir vantagens, vai de vento em popa; quem est por cima, pisa na cara de quem est por baixo; e quem est por baixo tenta puxar o tapete de quem est por cima. A Maonaria, contudo, deveria dar o exemplo de moral e de tica. Afinal de contas, ela afirma, em todas as suas Cartas Magnas, que: "Pugna pelo aperfeioamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexvel do dever, da prtica desinteressada da beneficncia e da investigao constante da verdade. (...) Proclama que os homens so livres e iguais em direitos e que a tolerncia constitui o princpio cardeal nas relaes humanas, para que sejam respeitadas as convices e a dignidade de cada um". Nem sempre, porm, isso acontece. A Instituio manica, doutrinariamente, perfeita, mas os homens so apenas perfectveis. Procuram se aperfeioar, mas muitos nem sempre conseguem o seu intento, mesmo depois de muitos e muitos anos de vida templria, persistindo nas atitudes aticas e antiticas, que lhes embotam o esprito e assolam o ideal de solidariedade, de moral e de respeito dignidade humana. Para aqueles que pretendem, realmente, se aperfeioar, valem os conselhos contidos numa mensagem encontrada na antiga igreja de Saint Paul, em Baltimore, datada de 1692 : "V placido entre o barulho e a pressa lembre-se da paz que pode haver no silncio. Tanto quanto possvel, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas. Fale a sua verdade, clara e calmamente; e escute os outros, mesmo os estpidos e ignorantes, pois tambm eles tm a sua histria. Evite pessoas barulhentas e agressivas. Elas so tormento para o esprito. Se voc se comparar a outros, pode se tornar vaidoso e amargo, porque sempre haver pessoas superiores e inferiores a voc. Desfrute suas conquistas, assim como seus planos. Mantenha-se interessado em sua prpria carreira, ainda que humilde; o que realmente se possui, na sorte incerta dos tempos. Exercite a cautela nos negcios, porque o mundo cheio de artifcios. Mas no deixe que isso o torne cego virtude que existe; muitas pessoas lutam por altos ideais e, por toda parte, a vida cheia de herosmo. Seja voc mesmo.

Principalmente, no finja afeio, nem seja cnico sobre o amor, porque, em face de toda aridez e desencanto, ele perene como a grama. Aceite, gentilmente, o conselho dos anos, renunciando, com benevolncia, s coisas sa juventude. Cultive a fora do esprito, para proteger-se, num infortnio inesperado. Mas no se desgaste com temores imaginrios. Muitos medos nascem da fadiga e da solido. Acima de uma benfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo. Voc filho do Universo; no menos que as rvores e as estrelas, voc tem o direito de estar aqui. E que seja claro, ou no, para voc, sem dvida o Universo se desenrola como deveria. Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja a sua forma de conhec-lo, e, sejam quais forem sua lida e suas aspiraes, na barulhenta confuso da vida, mantenha-se em paz com sua alma. Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este ainda um mundo maravilhoso. Esteja atento"!

Vous aimerez peut-être aussi