Vous êtes sur la page 1sur 46

Centro de Formao Schneider Electric Portugal

Documento Tcnico Redes de Comunicao Industrial

Documento tcnico CFP: DC-002 Edio de Setembro 2007

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

A biblioteca tcnica da Schneider Electric muito vasta tendo um elevado nmero de publicaes sobre os mais variados temas :
- Automatismos Industriais, Superviso e Comunicao - Distribuio Elctrica O Centro de Formao em Portugal optou desde h muito por traduzir e adaptar algumas destas publicaes de modo a enriquecer as suas aces de formao com informao mais tcnica. Esta publicao pretende complementar as aces de formao nas reas da automao industrial/comunicao.

Nota: Declinamos toda a responsabilidade derivada da utilizao das informaes e esquemas reproduzidos na presente publicao bem como por eventuais erros ou omisses, contidos na presente publicao. Esta publicao corresponde compilao e adaptao de diversos documentos relativos a redes de comunicao Industrial da Schneider Electric.

Ftima Borges (Eng) Centro de Formao da Schneider Electric Portugal Email : fatima.borges@pt.schneider-electric.com

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Redes de comunicao .............................................................................................4


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 AS-Interface ................................................................................................................... 5 Modbus ........................................................................................................................... 9 Modbus Plus ................................................................................................................. 12 FIPIO............................................................................................................................. 14 Fipway........................................................................................................................... 18 CANopen ...................................................................................................................... 20 Interbus ......................................................................................................................... 23 Profibus DP................................................................................................................... 26 Device Net .................................................................................................................... 29 Ethernet TCP/IP ........................................................................................................ 30 LonWorks .................................................................................................................. 35 BACnet ...................................................................................................................... 37 Ligao dos autmatos programveis a redes informticas (OPC) ......................... 38 Glossrio ................................................................................................................... 39

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Redes de comunicao
De todas as tecnologias associadas ao controlo industrial, as redes de comunicao a que sofreu maiores evolues na ltima dcada, seguindo alis a tendncia global de evoluo das comunicaes que se tem vindo a sentir, praticamente em todos os ramos de actividade, desde as telecomunicaes mveis, Internet, comunicao sem fios (wireless), etc. A utilizao das redes permite a comunicao rpida e fivel entre equipamentos e o uso de mecanismos padronizados, que so hoje em dia, factores indispensveis no conceito de produtividade industrial.

Tecnologias de Bus de Campo


O aumento do grau de automatizao das mquinas e sistemas aumentou a quantidade de cabos a utilizar nas ligaes paralelas. Devido ao aumento do nmero de Entradas/Sadas as especificaes dos cabos so muitas vezes elevadas, por exemplo para a transmisso de valores analgicos. Assim, a ligao em srie dos componentes utilizando um bus de campo cada vez mais utilizada, devido ao menor custo de material e mo de obra, reduo significativa da quantidade de cabos, maiores velocidades nos tempos de comando e respostas dos sistemas, entre outros benefcios. Um bus de campo aberto, permite a interligao de vrios PLCs, mesmo de fornecedores distintos, e tambm de outros componentes de campo. Todos ligados ao mesmo bus, permitem a comunicao dos dados, com maior fiabilidade e disponibilidade do sistema, minimizando os tempos de paragem e de manuteno. Os sistemas de bus de campo abertos, normalizam a transmisso dos dados e a ligao de equipamentos de diversos fabricantes. O utilizador fica assim livre de escolher o fabricante, e com a flexibilidade de expandir ou modificar facilmente o sistema.

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

AS-Interface

Breve descrio
Com o seu caracterstico cabo amarelo, o AS-Interface solues de rede ao nvel de sensores/actuadores.

uma das mais inovadoras

Foi desenvolvido como uma alternativa de baixo custo de estrutura de cablagem e provou ser extremamente fivel, aps vrios anos de utilizao em diversos sectores industriais. O objectivo ligar entre si, sensores e actuadores de diversos fabricantes, utilizando um cabo nico, capaz de transmitir dados e alimentao simultaneamente.

Histrico
AS-International, a organizao que apoia o AS-Interface, formou-se em 1991 atravs de um consrcio de 11 empresas europeias que desenvolveram a norma. Hoje, esta associao est aberta a qualquer fornecedor ou utilizador desta tecnologia, alcanando 100 empresas em todo o mundo e oferecendo mais de 600 produtos e servios. No mercado norte-americano, a AS-i Trade Organization (ATO) existe desde 1996. Atravs da ATO, os seus membros podem submeter produtos AS-Interface para testes de conformidade e certificao. Em 1990 criou-se a associao ASI Verein (Alemanha) sendo a Schneider um dos membros desta associao. Em 1997 inicia-se o desenvolvimento do A2S-Interface, que permite o dobro dos escravos, estando disponvel o chip desde 1998.

Aplicaes tpicas
O AS-Interface uma soluo de cablagem para utilizao em sistemas de automao ao nvel do campo, substituindo a cablagem paralela tradicional, em meios industriais. A tecnologia AS-Interface compatvel com qualquer outro bus de campo ou rede. Existem gateways para ligao a CANopen, Profibus, Interbus, FIP, LON, RS485 e RS232. O AS-Interface est de acordo com as normas europeias EN50295, IEC 62026-2.

Modelo de comunicao
O sistema AS-Interface utiliza o princpio de um cabo comum, onde podem ligar todos os elementos perifricos. O elemento bsico do AS-Interface um chip escravo, atravs do qual os sensores e actuadores se ligam ao cabo AS-Interface. Em cada ciclo, 4 bits de informao so transferidos em srie do mestre para todos os escravos. Outros 4 bits so devolvidos dos escravos para o mestre com entradas ou sadas. O chip e outros componentes associados podem estar num mdulo de interface onde sensores ou actuadores tradicionais podem ser ligados ou estarem integrados nos prprios sensores ou actuadores. Assim o utilizador pode usar tanto equipamento j existente como equipamento especfico AS-Interface.

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Comunicao mestre/escravo
O sistema AS-Interface utiliza apenas um mestre por rede para controlar a troca de dados. O mestre chama cada escravo, sequencialmente e aguarda pela sua resposta. Utilizando uma transmisso de formato fixo, o AS-Interface elimina a necessidade de processos complicados de controlo de transmisso. Assim, o mestre consegue interrogar os 31 escravos e actualizar as E/S em menos de 5ms. O mestre verifica tambm a tenso na rede e os dados transmitidos. Reconhece erros de transmisso e falhas dos escravos e reporta estes eventos ao controlador (PLC). possvel trocar ou adicionar escravos durante a operao normal, sem interferir com a comunicao com os outros ns. O comprimento mximo de cabo para cada mestre de 100 m, sem repetidores. Com repetidores, pode ir at 300 m. Podem existir 2 tipos de escravos: o primeiro um mdulo que permite a ligao de actuadores e sensores standard 24 VDC. Podem ser mdulos IP67 ou IP20 (4 entradas e 4 sadas), para um total de 248 E/S num sistema. O segundo tipo o actuador ou sensor dedicado AS-Interface. Cada uma destas unidades gere 4 bits de entrada e 4 bits de sada. Cada um destes equipamentos tem um endereo nico na rede.

Endereamento
Para haver troca de dados, cada escravo ligado rede AS-Interface deve ser programado com um endereo de 1 a 31. Assim, cada escravo um mdulo AS-Interface ou um equipamento AS-Interface, com um endereo atribudo. O endereo, que pode ser alterado em qualquer altura, guardado em memria no voltil e persiste mesmo sem alimentao. Os endereos podem ser programados pelo controlador (PLC), atravs do mestre AS-Interface, ou com um equipamento especial.

Funes do Mestre
O mestre responsvel pelas seguintes tarefas: Identificao dos participantes Configurao acclica dos valores dos parmetros dos escravos Diagnstico do bus e dos escravos AS-Interface Envio de mensagens ao PLC Configurao dos endereos dos escravos substitudos

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Caractersticas fsicas
AS-Interface utiliza um cabo simples de dois condutores no blindados nem torsados, trapezoidal, e de cr amarela. Embora um simples cabo redondo pudesse ser utilizado para as ligaes, o perfil trapezoidal o utilizado, para evitar a troca de polaridade nas ligaes.

Cabo auto regenerativo

Ligador tipo vampiro

Ficha do equipamento escravo

Resumo
Topologia: Estrutura em rvore. Meio: Cabo de 2 condutores para dados e alimentao (24VDC nominal, 2 A tipicamente) Comprimento do bus: 100m por cada mestre AS-Interface (300m com repetidores) Numero de escravos: mximo de 31 Nmero de E/S: At 4 sensores e 4 actuadores por escravo (mximo 248 E/S digitais) Endereamento: Cada escravo tem um endereo, definido pelo mestre ou equip. especifico Mensagens: Do mestre para o escravo com resposta imediata. Formato mensagem: 4 bits por escravo e mensagem Tempo de ciclo: Com 31 escravos: 5 ms. Com menos escravos o tempo diminui. Deteco de erros: Mensagens incorrectas detectadas, gerando repetio da mensagem. Mdulo Interface: 4 portas configurveis (entradas, sadas ou bidireccional) e 4 parmetros

Caractersticas especiais
Alimentao pelo bus: O cabo de sinal comporta 30Vcc com uma corrente tipicamente de 2 A para os equipamentos. Alimentao adicional pode ser distribuda utilizando um cabo preto. A maioria dos equipamentos esto preparados para esta alimentao adicional. Imunidade AMI/RFI: Uma questo comum a falta de blindagem do cabo AS-Interface e as preocupaes de imunidade ao rudo. Os dados digitais so codificados num sinal sinusoidal, com uma pequena largura de banda.. Existe uma filtragem que elimina as frequncias fora dessa largura de banda. Assim, o AS-Interface pode operar em ambientes com rudo elctrico, sem haver erros de transmisso.

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Determinismo e tempo de escrutnio: O AS-interface

determinstico: pode determinar-

se o tempo que leva uma mudana de estado a chegar ao mestre. Para calcular o tempo de escrutnio, basta multiplicar o nmero de ns (incluindo o mestre) por 150 s. O atraso mximo da rede de 4.7ms.

Exemplo de topologia de um bus AS-interface


PLC Mestre

Repetidor

Sensores sensores

Fonte de Alimentao

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

2 Modbus
Breve descrio
MODBUS um protocolo aberto, normalmente utilizado em comunicao srie. Trata-se de um bus extremamente divulgado e com grande utilizao (variadores de velocidade, robots, mquinas especiais, automatos programveis industriais,). Existem dois standards para MODBUS: - RTU (o mais utilizado com o melhor desempenho): Caracteres codificados com 8 bits + 1 bit de paridade - ASCll : Caracteres codificados em 7 bits + 1 bit de paridade

Histrico
Teve a sua origem em 1971, desenvolvido pela Modicon Inc., tornando-se num standard de mercado em 1980. um protocolo com mais de 30 anos, o que aliado sua simplicidade, leva a que existam hoje uma enorme quantidade de fabricantes de material em todo o mundo, que dotaram os seus equipamentos com a capacidade de comunicar em Modbus.

Aplicaes tpicas
Qualquer tipo de aplicao pode ser alvo (E/S remotas, comunicao entre autmatos, etc).

Modelo de comunicao
A aproximao Modbus ao modelo OSI aparece ao nvel das camadas 1, 2 e 7, respectivamente camada fsica, ligao e aplicao: Nvel fisico (nvel 1): Par torsado, mximo de 19200 Bauds, RS232/RS485/Anel de corrente. Ligao de dados (nvel 2): Acesso rede por mecanismo tipo mestre/escravo. Controlo de erros por CRC16 (Modo RTU). Num mtodo de acesso tipo mestre/escravo, a iniciativa do envio de mensagens est restringida ao mestre. Se uma resposta fr requerida, os escravos respondem solicitao do mestre, ou ento limitam-se a executar as aces pedidas pelo mestre. O mestre pode dirigir-se individualmente aos escravos, ou difundir mensagens dirigidas a todos os escravos (Broadcast), inserindo nas mensagens o endereo 00. Aplicao (nvel 7): definiram-se neste nvel as funes de leitura e escrita de variveis (bits, Words, E/S), diagnstico e estatsticas de ocorrncia da rede. Trs standards possveis de interface elctrica : RS232 RS485 Anel de corrente Este protocolo cria uma estrutura de hierarquia (um mestre e vrios escravos).O mestre gere o conjunto das trocas, segundo dois tipos de dilogo : - o mestre troca com o escravo e espera a resposta, - o mestre troca com o conjunto dos escravos sem esperar a resposta (difuso geral).

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Mecanismo pergunta/resposta
O mestre envia uma ORDEM e espera uma RESPOSTA. Dois escravos no podem dialogar em simultneo. O Polling gerado pelo utilizador.

Mecanismo da difuso (Broadcast)


Nmero do escravo = 0 na trama de envio No h resposta por parte dos escravos

Formato geral de uma trama Tipo ASCII

START

ENDEREO

FUNO

DADOS

LRC

END

1 Caractere

2 Caracteres

2 Caracteres

n Caracteres

2 Caracteres

2 Caracteres

Tipo RTU

START

ENDEREO

FUNO

DADOS

LRC

END

Silncio

2 Bytes

2 Bytes

n Bytes

2 Bytes

Silncio

Informaes necessrias ao envio: Endereo bits, palavras Valores bits, palavras Nmero de bits Nmero de palavras
1 byte 1 byte n bytes 2 bytes

NMERO ESCRAVO

CDIGO FUNO

CONTROLO

INFORMAO

C.R.C.

10

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Palavra de controlo: CRC 16 (controlo de redundncia cclica) Logo que a mensagem recebida pelo escravo, este ltimo l a palavra de controlo aceitando ou recusando (em qualquer caso, este no responde).

N da Funo:
1 ou 2 3 ou 4 5 6 7 8 11 12 15 16

Descrio:
Leitura de bits Leitura de palavras Escrita de bits Escrita de palavras Leitura rpida de 8 bits Diagnstico de trocas Leitura contador de eventos Leitura Buffer Trace Escrita mltipla de bits Escrita mltipla de palavras

Trama de resposta
Informao (n bytes): Valor dos bits ou palavras lidas; Valor dos bits ou palavras escritas; Nmero de palavras ou nmero de bits

1 byte

1 byte

n bytes

NUMERO

CODIGO

INFORMAO

PALAVRA CONTROLO

Identificao da trama de envio

Caractersticas fisicas
Exemplo de tempos de refrescamento dos dados 1 palavra lida bit/s 9600 9600 19200 19200 T ciclo 10ms 50 10 50 Durao mdia 86ms 149 60 100 100 palavra lidas Durao mdia 367ms 405 216 251

11

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

3 Modbus Plus
Breve descrio
Modbus Plus uma rede local industrial que utiliza as camadas 1, 2 e 7 do modelo OSI. utilizada para aplicaes de controlo industrial, multimestre, e com uma velocidade de comunicao de 1 Mb/s. Esta rede permite a troca de dados entre todos os equipamentos sobre o bus. O protocolo baseado no princpio de um bus de passagem de testemunho (Logical Token Passing). Cada estao de uma mesma rede identificada por um endereo compreendido entre 1 e 64.

Histrico
Foi desenvolvido pela Modicon em 1987, com o intuito de ser uma verso de alta velocidade do Modbus.

Aplicaes tpicas
Geralmente utilizada em linhas de montagem, controlo de processos e transportadores. Ligao atravs de um nico cabo de blocos de sensores multiponto, vlvulas pneumticas, equipamentos inteligentes complexos, variadores de velocidade e interfaces de dilogo operador. Automao de produo Automao de edifcios Automao de processos Produo e distribuio de energia Indstria alimentar e de bebidas Indstria petrolfera

Modelo de comunicao
Os ns de rede so identificados por endereos atribudos pelo utilizador. O endereo de cada n independente do seu local fsico, est compreendido entre 1 e 64 (decimal), no pode ser duplicado e no tem de ser sequencial. Mltiplas redes podem juntar-se recorrendo a Bridges Modbus Plus. As mensagens originadas numa rede, podem ser encaminhadas atravs de uma ou mais bridges para um destino noutra rede. Os ns de rede funcionam como membros pares de um anel lgico, ganhando o acesso rede, atravs da recepo de uma frame designada por token que funciona como testemunho. O token um grupo de bits que passa de um n para o outro. Cada rede mantm a sequncia de rotao do seu token, independentemente das outras redes. Quando vrias redes esto unidas atravs de bridges, o token no passado atravs da bridge.

12

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Quando passa o token, o n pode escrever numa base de dados global que enviada a todos os ns da rede em broadcast. Esta base de dados Global Data transmitida como um campo dentro da frame token . Outros ns monitorizam a passagem do token e podem extrair os dados que quiserem e tiverem sido programados para isso. A utilizao da base de dados Global Data permite actualizar rapidamente alarmes, set-points e outros dados. Cada rede mantm a sua prpria base de dados.

Caractersticas fsicas
Topologia de rede: bus de terreno ponto a ponto ou por derivao Mximo de equipamentos (Ns): 64 Suporte: Par torsado blindado, RS 485 (opo de anel) ou fibra ptica (opo redundncia) Distncia mxima em par torsado (segmento): 450m Com repetidores: 1800m Velocidade de transmisso: 1 Mbps de

13

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

4 FIPIO
Breve descrio
FIP ou WorldFIP um conjunto de normas definidas para comunicao em tempo real, necessria implementao de sistemas de automao. O WorldFIP oferece dois tipos de servios de aplicao: Bus FIPIO e rede Fipway. O bus FIPIO e a rede FIPWAY so completamente normalizados segundo a norma FIP. O bus FIPIO um protocolo com origem na Telemecanique. Bus FIPIO Base de dados distribuda (variveis cclicas) que trocada periodicamente entre os equipamentos ligados rede e no requer programao. A informao est disponvel em todos os consumidores ao mesmo tempo, proporcionando dados consistentes e facilitando a sincronizao entre equipamentos.

Histrico
O bus FIPIO compatvel com os standards FIP e WORLDFIP. FIP : de acordo com a norma UTE standard : C46 604 FIPIO: profile 2 do WORLDFIP standard. O nvel fsico de WORLDFIP o standard IEC1158-2. WORLDFIP foi seleccionado pelo European standard EN.50170

Aplicaes tpicas
O FIPIO utilizado para aplicaes de controlo de sensores e actuadores. Com este bus, parte do sistema de controlo pode estar localizado junto produo (mdulos E/S, variadores de velocidade, sistemas de identificao, terminais de operao e estaes de controlo). A gesto do bus efectuada por um gestor.

14

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Modelo de comunicao
FIP e o modelo OSI A norma FIP foi desenhada de acordo com o modelo OSI da ISO. Deste modelo de 7 nveis, apenas trs so necessrios para o FIP: 7 - Application layer (Nvel de aplicao) 2 - Data link layer (Nvel de ligao) 1 - Physical layer. (Nvel fsico) Para alm disso a norma FIP inclui uma descrio completa da funo de gesto de rede.

7 6 5 4 3 2 1

FIP

APLICAO

FIP
FIP Variveis (MPS) UNI-TE Mensagens System

APRESENTAO SESSO TRANSPORTE REDE LIGAO DOS DADOS


FSICA
Endereo X-WAY

Variveis trocadas

Mensagens transferidas

Par torsado 1 Mb/s

Um bus FIPIO consiste em 1 ou mais segmentos ligados entre si por repetidores. O comprimento mximo do bus de 1000 m e o nmero mximo de estaes por segmento 32. Utilizando repetidores elctricos ou pticos, o comprimento do bus pode alcanar 15 Km. Um equipamento identificado pelo seu ponto de ligao. O nmero do ponto de ligao o endereo fsico do equipamento no bus e toma um valor entre 0 e 127.

15

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

O endereo 0 reservado exclusivamente ao PLC gestor do bus (rbitro do bus).

O endereo 63 est atribudo ao terminal de programao.


Este endereo dedicado, permite que este terminal aceda a toda a arquitectura da rede, sem necessidade de configurao prvia. Todos os outros endereos podem ser utilizados pelos equipamentos que possam ser ligados ao bus FIPIO, mas estes devem ser previamente configurados pelo software de programao.

Caractersticas fsicas
Estrutura

Tipo: WORLDFIP-bus de campo industrial normalizado e aberto. Topologia: Equipamentos ligados em bus (linear) ou por derivao. Mtodo de acesso: Controlo por um rbitro de bus. Comunicao: Por troca de variveis s quais o utilizador pode aceder sob a forma de objectos no software de programao ou datagramas X-WAY. Prioridade: Trocas cclicas de estados de variveis e trocas de comandos remotos de E/S (variveis de parametrizao) e datagramas X-WAY so tambm trocados. Transmisso Modo: Nivel fsico de banda bsica em par torsado blindado (norma IEC1158-2). Velocidade: 1 Mb/s. Meio: par torsado blindado (impedncia de 150 Ohms) ou fibra ptica. Configurao N de ligaes: 128 ligaes lgicas para toda a arquitectura. N de segmentos: mximo de 32 entre 2 estaes. Depende da distncia entre eles (ver abaixo) Gestor: Um autmato no endereo 0. Terminal de programao no endereo 63. Comprimento do segmento : Mximo de 1000 metros por segmento elctrico. Maximo de 2500 ou 3000 metros por segmento ptico (dependendo da fibra) Multi-estao : A transparncia da rede assegurada por FIPWAY ou Ethernet TCP-IP

16

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Mximo comprimento do bus FIPIO O comprimento mximo em km de cabo (elctrico ou fibra ptica) entre 2 estaes o mais afastadas possvel (incluindo a estao de rbitro de bus) 22-(0.5 x R) : onde R o nmero de repetidores (elctricos ou pticos) cruzados pelos dados FIP entre essas duas estaes. Existem trs tipos de perfis: FRDP: FIPIO Reduce Device Profile FSDP: FIPIO Simple Device Profile FEDP: FIPIO Extended Device Profile A tabela seguinte mostra as funes possveis de cada perfil:

Dados processo

Aquisio imputs Control outputs

Configurao (opcional) Ajuste (opcional)

Velocidade de comando Diagnsticos / Validao imput Especificaes status

17

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

5 Fipway
Breve descrio
A rede Fipway um sistema de gesto de mensagens, que envia mensagens sob pedido em modo ponto-a-ponto ou em difuso. Isto muito til para configurao, ajuste, diagnstico e manuteno de sensores e actuadores inteligentes, assim como para as funes de superviso e Interface Homem/Mquina. tambm um protocolo criado pela Telemecanique e est de acordo com o standard FIP/WorldFip. Utiliza as camadas 1,2,3 e 7 do modelo OSI, e integra-se na arquitectura XWAY. um protocolo mais restrito aos equipamentos Telemecanique. Caracteriza-se por possuir diferentes tipos de servios: a transmisso ponto-a-ponto, tabela de dados partilhadas e telegramas. Transparncia X-WAY: Possibilidade de comunicao entre equipamentos de redes diferentes, apenas por endereamento.

Modelo de comunicao
Tipo: FIP- rede industrial normalizada e aberta. Topologia: Ligao de equipamentos em bus (linear) ou derivao. Mtodo de acesso: Controlado por um rbitro de bus. Servios: Telegramas, palavras comuns e troca de mensagens UNI-TE em tabela partilhada. Transmisso Nivel fsico: ligao em par torsado blindado, impedncia de 150 Ohms (norma francesa NF C46 604) ou fibra ptica Velocidade de transmisso: 1 Mb/s.

18

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Configurao N de estaes: 32 estaes por segmento (mximo de 64 para todos os segmentos). N de segmentos: Um mximo de 5 (em cascata) usando repetidores elctricos ou pticos (mximo de 4 em cascata). Comprimento : O comprimento do segmento depende do tipo das derivaes. Comprimento mximo: 1000 metros sem repetidor para um segmento e 5000 metros entre equipamentos terminais (5 segmentos). Derivaes: Estas ligaes so feitas atravs de caixas e cabos de derivao prprios. Ligaes: Par torsado blindado de 150 ohm. B

19

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

6 CANopen
Breve descrio
um protocolo muito utilizado na indstria em geral, principalmente pela sua abertura e baixo custo. CAN um bus de comunicao multi-mestre. Permite uma topologia livre, em bus ou com derivaes. Identifica as mensagens e no os equipamentos. Cada equipamento pode enviar mensagens sempre que o bus estiver livre. Este apenas define os nveis 1 e 2 do modelo ISO. A comunicao por eventos, o que reduz o trfego na rede. Possveis conflitos so evitados atravs de uma definio de nveis de prioridade. Todos os participantes tm os mesmos direitos, por isso possvel configurar uma rede sem mestre. A Schneider considera o CANopen um protocolo nuclear, confirmado pelo crescente nmero de equipamentos que comunicam ou tm possibilidades de comunicar em CANopen. um protocolo muito interessante do ponto de vista de funcionalidades e desempenho.

Histrico
Origem em 1983, desenvolvido pela Bosch para a indstria automvel. Introduo oficial do CAN em 1986. Publicao das especificaes CAN em 1991. Incio da associao CiA (CAN in Automation) em 1992. (http://www.can-cia.de) Protocolo CANopen (DS-301 communication profile: CANopen) publicado em 1995 pela CiA. So ento definidas quais as ferramentas a utilizar e assegurada a interoperacionalidade de equipamentos. Em 2001, apareceu o DS-304 communication profile: CANsafe. Normas aplicveis: ISO 11898, ISO 16845

Aplicaes tpicas
Sempre que necessrio ligar, com um s cabo, blocos de sensores, sensores inteligentes, vlvulas pneumticas, leitores de cdigos de barras, variadores de velocidade, interfaces de dilogo operador, etc. Controlo de movimento, robtica, aparelhos mdicos, gruas, transportes, linhas de produo, so algumas das aplicaes possveis. O controlo de mquinas descentralizadas a rea de aplicao em geral.

Modelo de comunicao
Mximo de dados por mensagem: 8 bytes Encapsulamento por mensagem: 46 bits Tipo de comunicao entre ns: mestre/escravo, peer-to-peer, broadcast Gesto de rede: mestre/escravo Utilizando o perfil de comunicao CANopen possvel interligar produtos de diferentes fornecedores. Distribuio das mensagens : todos os ns recebem todas as mensagens e decidem atravs de um filtro quais as mensagens que lhe so dirigidas. Um identificador na mensagem determina a prioridade da mensagem, fazendo com que o tempo de transmisso de mensagens de alta prioridade seja muito pequeno, mesmo em situaes de muito trfego.

20

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Arbitragem do bus sem destruio da mensagem: qualquer n pode transmitir se o bus estiver livre. Sendo assim, possvel que mais do que um transmitam no mesmo instante. Para evitar que se destruam, a comunicao monitorizada durante o incio da transmisso e existe um mecanismo que permite continuar a receber apenas uma das frames. Deteco e tratamento de erros: uma das caractersticas mais vantajosas do protocolo CAN o mecanismo de deteco e tratamento de erros, resultando numa probabilidade muito pequena de erros no detectados. Cada equipamento pode ser dividido em 3 partes: Interface de comunicao e protocolo: servios para transmitir e receber os objectos de comunicao atravs do bus. Dicionrio de objectos: descreve todos os tipos de dados, objectos de comunicao e objectos de aplicao do equipamento Interface com o processo e programa de aplicao: controlo interno e interface com o restante hardware.

Exemplo de topologia
A sua topologia linear (bus) at 1000 metros. Dependendo da seco do cabo e do comprimento da rede podemos ir de 10 Kbps at 1 Mbps.
Premium

ATV58

ATV58

TEGO POWER

TEGO POWER

Fim de linha

FTB1CN FTB1CN

Fim de linha

21

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Caractersticas fsicas
O CANopen utiliza um cabo par torsado, com dois pares; CAN-H,CAN-L, CAN-GND. A sua topologia linear com um sinal diferencial em dois condutores e um comum. O cabo pode incluir tambm 2 condutores extra para alimentao. Nmero mximo de equipamentos numa rede: 126 Distncia (m) Velocidade (Kb/s) 1000 25 800 50 500 100 250 250 125 500 50 1000 20 2500 10 5000

22

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

7 Interbus
Breve descrio
Interbus um protocolo mestre/escravo, baseado no princpio da troca de um buffer entre um mestre e todos os escravos. A troca conseguida usando uma trama com um protocolo simples para todos os escravos na rede. O buffer de sada do mestre transferido para os escravos e o contedo dos buffers dos escravos transferido ao mesmo tempo que o buffer de entrada do mestre. No fim do ciclo, os dados so a sada da aplicao e novos dados so fornecidos. Devido a esta simples troca de buffers, os equipamentos em Interbus no necessitam de ser endereados fisicamente ou por software: Um sistema Interbus configura-se automaticamente sendo por isso considerado plug and play.

Histrico
Interbus foi desenvolvido pela Phoenix Contact em 1987 para utilizar ao nvel do sensor/actuador. um standard alemo (DIN E 19258) desde 1993. desde 1992 regulado pelo Interbus Club e tornou-se um standard Europeu em 1998 (EN50254/1) http://www.interbusclub.com/

Aplicaes tpicas
As implementaes de Interbus so normalmente encontradas em mquinas de montagem de peas e manuseamento de materiais. Uma instalao de Interbus utiliza um cabo nico para equipamentos de campo, tais como blocos multi-entradas para sensores, vlvulas pneumticas, leitores de cdigos de barras, variadores de velocidade e interfaces operador.

Modelo de comunicao Topologia e estrutura


A topologia da rede um sistema em anel, ou seja, todos os equipamentos so activamente integrados num caminho de transmisso fechado. Cada equipamento amplifica o sinal que entra e envia-o de novo, permitindo melhores velocidades de transmisso em distncias maiores. Ao contrrio de outros sistemas em anel, os dados so levados aos equipamentos atravs de um nico cabo. Isto significa que a aparncia do sistema pode ser uma estrutura em rvore. Uma linha principal sai do bus mestre e pode ser utilizada para diversas sub redes, at um nvel de profundidade de 16 nveis. assim bastante flexvel para ser rapidamente adaptado a aplicaes em mudana. Com este sistema, podem ser ligados at 512 equipamentos, ao longo de 16 nveis de redes. A ligao ponto-a-ponto elimina a necessidade de terminadores resistivos.

23

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Endereamento fsico
Os endereos dos equipamentos so automaticamente atribudos pela sua localizao fsica no sistema, sem necessidade de configurar switches nos equipamentos. Esta funo plug &play uma grande vantagem, porque limita os erros que podem ocorrer durante a instalao. A capacidade de atribuir nomes significativos por software aos endereos fsicos, permite que os equipamentos possam ser adicionados ou removidos sem necessidade de reenderear os equipamentos existentes.

Elementos do INTERBUS
De modo a satisfazer as especificaes individuais de um sistema, vrios componentes devem ser utilizados. Por isso, facilita existir uma terminologia para os vrios elementos bsicos que existem em qualquer topologia. Mdulo controlador O modulo controlador o mestre que controla o trfego de dados. Transfere os dados de sada para os correspondentes mdulos, recebendo dados de entrada e monitorizando a transferncia dos dados. So tambm transmitidas mensagens de diagnstico e de erros ao sistema principal (PLC, p. ex)

Bus Remoto O mdulo controlador est ligado aos outros equipamentos atravs do bus remoto. Uma derivao desta ligao ser referida como derivao do bus remoto. O bus remoto pode ser instalado, utilizando um cabo que para alm da linha de dados tenha tambm uma linha de alimentao para os mdulos de E/S, sensores, etc.

Terminal de bus/ Derivao Os mdulos ou equipamentos com funcionalidade terminal integrada que esto ligados ao bus remoto e permitem criar derivaes. O terminal de Bus amplifica o sinal (funo de repetidor) e isola electricamente os segmentos de bus.

Bus local Um bus local uma derivao do bus remoto, feito atravs de um mdulo de interface de bus. No so permitidas derivaes a partir deste bus. Os equipamentos em bus local so tipicamente mdulos de E/S numa estrutura distribuda.

EDS (Electronic Data Sheets)


Ao utilizar uma ferramenta de configurao e diagnstico para configurar, ser necessrio um ficheiro EDS do equipamento em particular (se o equipamento no estiver na lista dessa ferramenta). Esses ficheiros EDS esto disponveis no fornecedor do equipamento ou no Interbus Club. Neste ficheiro est contido um identificador especifico e o tamanho dos dados bsicos.

24

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Caractersticas fsicas
O Interbus utiliza o meio fsico RS485, transmisso full duplex. Os dados podem ser fisicamente transmitidos atravs de cabos de cobre, par torsado, (RS-485), fibra ptica, infra-vermelhos, ou outros meios.

Resumo
Topologia: Estrutura em anel Meio: Cabo de par torsado (500 kb/s) ou fibra ptica (2Mb/s) Comprimento do bus: 13Km (cada n repetidor), 400 m por estao Numero de equipamentos mximo: 64 por anel , 256 mximo Numero de escravos: 512 equipamentos, ao longo de 16 nveis de redes Distncia entre equipamentos: Mnimo de 20 cm e mximo de 20m Alimentao: 19.2Vcc a 30 Vcc, 1,8 A de corrente (expansvel)

Topologia tpica de uma rede Interbus

PLC Mestre

sensores

ATV

25

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

8 Profibus DP
Breve descrio
Profibus um dos protocolos mais difundidos na Europa e tambm na Amrica. As suas capacidades em termos de velocidade, distncia e gesto de dados so adequadas ao controlo de processos e outras aplicaes. A norma Profibus foi introduzida no fim dos anos 80 e evolui para 3 implementaes no incio dos anos 90. PROFIBUS acrnimo de PROcess FIeld BUS. Os 3 tipos de Profibus podem coexistir numa mesma rede. Profibus FMS (Sistema de Mensagens de Campo) Profibus DP (Perifricos Descentralizados) Profibus PA (Automao de Processo)

Implementado em chips ASIC produzidos por diversos fabricantes. Baseada em RS485 e na especificao europeia EN50170 Organizao: Profibus Trade Organization Normas: DIN 19245, EN 13321/1 (FMS), EN50245/2, EN50170/2, IEC61158 tipo 3, SEMI E54.8 (DP).

Histrico
Origem em 1987, pelos fabricantes de automao e o governo Alemo. Definio do Profibus DP em 1993. Aceite como norma europeia, EN50170, em 1996. Includa na norma IEC 61158 em 2000.

Aplicaes tpicas
normalmente utilizado em controlo de processo, linhas de montagem, e manuseamento de materiais. Os tempos de resposta so bons, podendo chegar aos 5 ms para uma rede a 12 Mbps.

Modelo de comunicao
O Profibus DP a verso com desempenho optimizado, especificamente dedicado a comunicao entre sistemas de automao e equipamentos descentralizados. Destinado comunicao com actuadores e sensores. -> DP v1 -> DP v2 DP v1 uma verso posterior que j permite enviar dados aciclicamente. DP v2 inclui tudo o que tem o DP v1 e suporta ainda comunicao entre escravos e ciclos de bus simultneos. Com uma comunicao directa entre escravos, o ciclo de bus pode ser bastante reduzido (o tempo de ciclo de rede mximo inferior a 5ms a 12 Mbds). Permite impulsos de curta durao para garantir preciso em aplicaes de movimentao. Tambm permite horodatao na fonte e outras caractersticas que facilitam o diagnstico.

26

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Ficheiro GDS Para controlar a rede, o mestre deve conhecer toda a informao sobre os equipamentos os endereos, configurao de E/S e parmetros de operao. Cada equipamento deve ter um ficheiro com a sua descrio nica (Generic Data Slave) para descrever as funcionalidades, caractersticas e parmetros de configurao desse equipamento. Nmero de identificao Nome do fornecedor Nome do equipamento Parmetros de escravo Parmetros de configurao de E/S Velocidade de transmisso suportada O utilizador precisa de especificar: Endereo da estao Configurao E/S Parmetros seleccionados Velocidade de transmisso de dados Uma ferramenta de configurao usada para combinar o ficheiro GSD e a informao do utilizador numa base de dados mestre que utilizada para estabelecer a comunicao e iniciar a troca de dados com o escravo Profibus

Caractersticas fsicas
Topologia: Linear, anel ou estrela Nmero mximo de equipamentos: 127 (32 por segmento)

A ligao mais comum feita com cabo de par torsado blindado, mas tambm possvel a utilizao da fibra ptica. Com cabo de par torsado 100 ... 1.900m para um segmento simples 6000 m mximo 9600 bits/s (1200 m), 500 Kbps (400 m), 1,5 Mbps (200 m) e 12 Mbps (40 m), com cabo de fibra ptica 24Km 9600 bits/s ... 12 Mbps

Distncia mxima:

Velocidade de transmisso:

Distncia mxima:

Velocidade de transmisso:

27

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Exemplo de topologia

PLC Mestre

Repetidor

DP Classe 1

FMS Mestre Terminador de linha Sensores Sensores

Variador FMS

Variador DP

DP Mestre Classe 2

I/O

28

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Device Net

Breve descrio
O padro de comunicao DeviceNet, baseia-se na camada fsica 2 do modelo OSI e na tcnica de transporte CAN. As solues apresentam como vantagens a possibilidade de remover e substituir equipamentos em redes sob tenso e sem um aparelho de programao, ou ainda a possibilidade de fornecer a alimentao aos equipamentos atravs do prprio cabo de rede.

Histrico
O DeviceNet surgiu em 1994, baseado na tecnologia CAN. A ODVA (Open DeviceNet Vendor Association), criou todas as especificaes para a rede e equipamentos, que podem ser consultadas no site: http://www.odva.org,

Aplicaes Tpicas
Esta rede aplica-se ao nvel operacional. uma rede importante a nvel de equipamentos de baixa tenso. Proporciona comunicaes fiveis e possibilita a troca de informaes entre sistemas de fabricantes diferentes. O Devicenet permite a integrao em redes de aparelhos, tais como : disjuntores, rels de proteco de motores, arrancadores suaves, mdulos de iluminao, fins-de-curso, sensores de proximidade e fotoelctricos.

Caractersticas Fsicas
Utiliza um cabo de duplo par torsado blindado, em que um dos pares se destina alimentao dos sensores. Nmero mximo de equipamentos: Distncia mxima: Velocidade de transmisso: 64 mximo 1000 m por segmento 20 Kbits/s (1000 m) , 1 Mbits/s (40 m)

Topologias: lineares e com derivaes, como se pode ver na figura:

29

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

10 Ethernet TCP/IP
Breve descrio
A Ethernet a rede mundialmente utilizada para redes de PCs. O grande desafio foi levar a Ethernet TCP/IP para a Indstria e torn-la hoje uma das redes com maior crescimento neste sector.

Histrico
Origem em 1973, desenvolvida pela Xerox no centro de pesquisa Palo Alto Research Center. 1979: desenvolvimento das normas pelo consrcio DIX 1980: especificao da Ethernet 10Mbps 1982: norma Ethernet 802.3 1993: especificao da Ethernet 100Mbps 1996: uso generalizado da Ethernet 100Mbps 1998: normalizao Gigabit Ethernet Normas aplicveis : IEEE 802.3 e DIX v2.0

Aplicaes tpicas
Qualquer aplicao que necessite de: Redes entre PLCs e sistemas de superviso e interligao aos sistemas IT. Est-se a crescer em aplicaes de entradas/sadas descentralizadas, bem como outros equipamentos, como consolas, variadores de velocidade, e at sensores. O tempo numa fbrica algo extremamente importante e necessrio haver uma comunicao em tempo real. A enorme popularidade, performance, baixo custo e a comunicao com os PCs tornou a Ethernet atractiva para aplicaes industriais.

Modelo de comunicao
Ethernet uma rede em que o acesso ao meio feito atravs do mtodo CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access/Collision Detection). Ou seja, se dois ns em diferentes localizaes tentam enviar dados ao mesmo tempo, o resultado ser uma coliso dentro do meio fsico. Se existir essa coliso, as mensagens so destrudas e a cada n atribudo um perodo de espera at voltar a tentar a emisso da mensagem de novo. Existem regras para evitar conflitos na rede e proteger a integridade dos dados. Um n pode escutar a rede para ver se outro n est a transmitir e assim determinar se deve transmitir nesse instante.

30

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Diferentes nveis de aplicao


Algumas organizaes desenvolveram a partir dos seus protocolos nveis de aplicao para Ethernet TCP/IP. Presentemente, os mais conhecidos so: Modbus/TCP (Modbus sobre TCP/IP) EtherNet/IP (ControlNet/DeviceNet sobre TCP/IP) Foundation Fieldbus High Speed Ethernet Profinet (Profibus sobre Ethernet)

Servios TCP/IP
Existem alguns servios universais em Ethernet:

HTTP Hipertext Transfer Protocol Este servio utilizado para transmitir pginas Web entre um servidor e um browser. HTTP utilizado na Web desde 1990.

DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Este servio utilizado para atribuir automaticamente endereos IP a equipamentos numa rede, evitando ter de gerir os endereos de cada equipamento individualmente. A Telemecanique utiliza este servio para implementar o servio FDR Faulty Device Replacement, para substituio de um equipamento automaticamente.

FTP File Transfer Protocol Este servio permite uma partilha bsica de ficheiros. Muitos sistemas utilizam este servio para troca de ficheiros entre equipamentos

NTP Network Time Protocol Este servio utilizado para sincronizao de tempo por um servidor de tempo, com preciso na ordem dos milisegundos para uma LAN (Local Area Network) e das dezenas de milisegundos para uma WAN (Wide Area Network).

SMTP Simple Mail Transfer Protocol Este servio serve para transmisso de e-mail. utilizado para enviar mensagens entre um emissor e um receptor via servidor de mail SMTP.

SNMP Simple Network Management Protocol

Este servio permite gerir de forma simples os equipamentos de uma rede, atravs de um nico sistema. Permite ao gestor da rede ver o estado da rede e equipamentos, modificar a sua configurao e ver os alarmes em caso de falha.

31

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

COM/DCOM Distributed Component Object Model Tecnologia usada nos componentes Windows que lhes permite comunicar de modo transparente. Esta a tecnologia utilizada no servidor de dados OPC. A partir destes servios universais, a Telemecanique implementou outros servios em alguns dos seus equipamentos:

Modbus TCP/IP O Modbus TCP/IP, permite encapsular as tramas Modbus na Ethernet. Reconhecido mundialmente, foi-lhe atribudo um porto especfico de servio Ethernet: 502. o protocolo de maior difuso Ethernet no meio industrial, sendo hoje j um standard. Permite a utilizao de anis (redundncia) com equipamento especfico. um protocolo totalmente livre, cujas especificaes podem ser encontradas no site: www.modbus-ida.org .

IO Scanning Este servio utilizado para gerir as trocas com E/S distribuidas, numa rede Ethernet, sem necessidade de programao especial.

FDR Faulty Device Replacement Utiliza o BOOTP/DHCP, com o objectivo de simplificar a manuteno dos equipamentos em Ethernet. Permite que um equipamento em falha seja substitudo por um novo, garantindo a sua deteco, reconfigurao e inicializao automtica do sistema, sem necessidade de interveno manual.

Global Data Este servio assegura trocas de dados em tempo real entre os diversos equipamentos, que pertenam ao mesmo grupo. utilizada para sincronizar aplicaes remotas, ou partilhar uma base de dados comum entre diversas aplicaes distribudas.

32

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Caractersticas fsicas
A Ethernet Industrial semelhante Ethernet normal, mas desenhada para utilizao em fbrica, ou seja mais robusta em termos de componentes e testes. A ligao entre equipamentos pode ser feita atravs de diversos meios fsicos. Ligao em cobre: A ligao fsica em cobre mais utilizada o 10Base-T ou 100Base-TX, que utiliza cabo UTP (no blindado) ou STP (blindado) com fichas RJ45. Ligao ptica: A fibra ptica constituda por um fio de vidro fino que transmite vibraes de raio de luz e no frequncias elevadas. A perda de energia mnima ao longo do cabo. Este tipo de cabo imune a interferncias electromagnticas. A ligao pode ser com fibra monomodo (at 15Km) ou multimodo (at 3Km). Tipo 10BASE-T 100BASE-TX 1000BASE-T 10BASE-FL Velocidade 10 Mbit/s 100 Mbit/s 1 Gbit/s 10 Mbit/s Cabo (802.3) CAT 3-UTP CAT 5-UTP CAT 5-UTP Fibra ptica multimodo 62.5/125 m, 1300nm Fibra ptica multimodo 62.5/125 m, 1300nm Cabo Recomendado CAT 5E-STP CAT 5E-STP CAT 5E-STP Fibra ptica multimodo 62.5/125 m, 1300nm Fibra ptica multimodo 62.5/125 m ou monomodo 9/125 m, 1300nm Fibra ptica multimodo 62.5/125 m ou 50/125 m, ou monomodo 9/125 m 770 a 860 nm Ficha (802.3) RJ45 RJ45 RJ45 ST

100BASE-FX

100 Mbit/s

ST SC como opo

1000BASE-SX

1 Gbit/s

Fibra ptica multimodo 62.5/125 m ou 50/125 m, 770 a 860 nm

SC LC como opo

1000BASE-LX

1 Gbit/s

LC

33

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Elementos de estruturao da rede


Para estruturar a rede so utilizados diversos componentes: Hubs: so utilizados para interligar 2 ou mais segmentos ou equipamentos Ethernet. Podem tambm servir para aumentar a distncia mxima do segmento (funciona como repetidor, amplificando o sinal). Um hub recebe qualquer sinal e retransmite-o a todas as portas. Switches: fazem um encaminhamento inteligente das mensagens, dividindo a rede em domnios de coliso, o que vai permitir reduzir o trfego na rede geral. No retransmite as mensagens a todas as portas, mas apenas quela onde estar o receptor da mensagem. Routers: um equipamento com duas ou mais interfaces para duas ou mais redes. Interligam diferentes LANs, filtrando as mensagens pelo seu endereo IP. Um router pode tambm ser um host (designa-se de host um computador com uma ou mais redes interligadas e que no tem a capacidade de fazer routing, isto no consegue fazer o transporte de um pacote IP de uma rede para outra). Gateway : uma porta de ligao entre diferentes sistemas, um equipamento intermdio geralmente destinado a interligar redes , separar domnios de coliso, ou mesmo traduzir protocolos. Uma gateway tambm um host e pode ser um router. Mximo nmero de equipamentos por rede (LAN): 1024 (ao utilizar um router pode criar novas redes)

Diferentes topologias de rede


Topologia em estrela: Todos os equipamentos esto ligados atravs de um equipamento intermdio, que pode ser um hub ou um switch. Para aplicaes industriais a utilizao de switches em vez de hubs fortemente recomendada.
DTE DTE DTE DTE

Topologia linear (bus): Esta topologia linear uma das mais utilizadas em automao industrial. Um bus Ethernet implementado, recorrendo a hubs e/ou switches. Existe um nmero limitado de hubs para esta configurao. Se forem utilizados switches, o nmero ilimitado.
DTE

DTE

DTE

Topologia em cadeia (Daisy Chain) No ainda uma soluo muito utilizada em Ethernet, mas ser a soluo de futuro mais interessante. Implica que cada equipamento na rede tenha 2 portas Ethernet e um Switch integrado.

DTE

DTE

DTE

34

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

11

LonWorks

Breve descrio
Desenvolvido pela Echelon como um standard internacional aberto para uma plataforma completa de redes de controlo. Produtos aprovados por uma organizao independente, a LonMark. Existem mais de 4.500 fabricantes associados Lon. Mais de 17 milhes de dispositivos instalados em todo o mundo. Muitas empresas tm solues de dispositivos independentes LonWorks (iluminao, sensores, medio de energia, etc.) Pode colocar-se em qualquer processador, desde os microprocesadores de 32 bit Cada dispositivo LonWorks usa LonTalk Suporta vrios meios de comunicao 1 protocolo A Organizao LonMark establece as normas LonWorks e as exigncias de certificao: Certificao de controladores Perfis Funcionais LonMark Tipos de dados standard (SNVT e SCPT)
Para mais especificaes pode consultar o site : www.echelon.com ou www.lonmark.org

microcontroladores de 8 bits at

Histrico
1988- Criado pela Corporao Echelon 1994- Forma-se a Organizao LonMark 1999- ANSI /EIA standard

Aplicaes Tpicas
Gesto tcnica de edifcios, AVAC (climatizao), controlo de acessos e intruso.

35

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Topologia
Possui uma arquitectura plana Livre: estrela, crcular, linear e rvore No necessita de gateways. Cada dispositivo um ponto da rede

Cada dispositivo pode comunicar directamente usando formatos de datos SNVT e SCPT LonWorks independente do meio de comunicao: par torsado: TP/FT-10 topologia livre, 78 Kbps (2000 m) / TP/XF-1250 par torsado, 1,25 Mbps (500 m) redes IP (TCPIP) , sem limite de distncia : 10 Mbps 10 Gbps fibra ptica, Fibra 78 1,25 Mbps, < 3,2 K / Infravermelhos 78 Kbps linha telefnica : < 19200 Kbps rede de energia : PL-20 linha de tenso, 5 Kbps / PL-30 linha de tenso, 2 Kbps rdio : < 3,2 Km : 9,6-128 Kbps

Arquitectura da rede

36

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

12 BACnet
Breve descrio
um standard aberto. Suporta mltiplos protocolos : Ethernet, ARCnet, MS/TP, PTP, LonTalk, IP. Todos os protocolos standard da indstria. Cada um com implementao especfica e exigncias de meios de comunicao. Poucas empresas tm solues de dispositivos independentes BACnet (controladores de iluminao, ferramentas de diagnstico, passereles. No existe processo de certificao. Aparecimento da BACnet Testing Laboratorios (BTL) para testes e certificao.

Histrico
1987- Forma-se o comit ASHRAE 1995- Lana-se o Bacnet standard 1995- ASHRAE e ANSI standard

Aplicaes Tpicas
Gesto tcnica de edifcios, AVAC (climatizao), controlo de acessos e intruso.

Topologia
Arquitectura escalonada Soluo de passereles (gateways). Soluo BACnet nativa. Troca o meio de comunicao, novo protocolo. Os controladores agrupam-se atrs de dispositivos de superviso.

37

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

13 Ligao dos autmatos programveis a redes informticas (OPC)


Breve descrio
O controlo de processos na indstria pode dividir-se em trs meios distintos: o nvel de campo, onde encontramos os dispositivos inteligentes integrados em redes ou no; o nvel de processo, onde podemos encontrar os sistemas SCADA e PLCs; e um 3 nvel, onde se utilizam habitualmente sistemas de bases de dados. A integrao de todos estes nveis o grande objecttivo da indstria, de modo a poder utilizar as informaes disponveis em todos eles. Para que esta informao esteja disponvel e de um modo simples, um grupo de vrias empresas de automao decidiu apoiar a criao de um associao no lucrativa , de modo a desenvolver um padro de acesso a dados aberto. Surge assim a tecnologia OPC OLE for Process Control. Os primeiros objectivos do OPC limitaram-se a reas comuns a todos os fornecedores: Acesso a dados online; Tratamento de alarmes e eventos; Acesso a histrico de dados.

Posteriormente, outras funcionalidades foram consideradas, como por exemplo a segurana e o acesso ao histrico de alarmes e eventos. O OPC tem por base a tecnologia OLE desenvolvida pela Microsoft, inicialmente como modelo de comunicao entre aplicativos, mas que se desenvolveu de tal modo que hoje a encontramos envolvida nos prprios mecanismos dos sistemas operacionais baseados na plataforma Win 32. Deste modo o padro OPC uma alternativa robusta. Hoje em dia , os maiores fornecedores de produtos de automao industrial desenvolveram, ou esto a desenvolver interfaces OPC. A arquitectura OPC, pressupe 3 elementos bsicos : servidor, grupo e items. Do ponto de vista do cliente o servidor essencialmente uma estrutura de armazenamento para grupos, que por sua vez, tm como funo bsica o armazenamento de items. Estes items representam a ligao a pontos de entrada ou sada. Assim o tem OPC no um valor, mas apenas um meio de acesso a um valor. Desta forma, uma nica varivel de entrada ou sada, pode ser representada por items diferentes, com diferentes propriedades e compartilhadas por mais que um cliente. Exemplo na Schneider Electric o OFS (OPC Factory Server).

38

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

14 Glossrio
Devido utilizao frequente neste sector, de termos na lngua inglesa, inclumos um glossrio de termos usados nesta rea.

10BaseT Ligao fsica de uma rede Ethernet atravs de um cabo par torsado que opera a 10 Mbauds. O cabo no blindado. 100BaseT Ligao fsica de uma rede Ethernet atravs de um cabo par torsado que opera a 100 Mbauds . Access Capacidade de um equipamento se ligar e comunicar atravs de uma rede. Acknowledgment Reconhecimento - Trama de resposta indicando que a trama de dados foi recebida correctamente. Address Valor numrico usado para identificar um equipamento especfico de uma rede. (Normalmente designado endereo IP). ASCII Cdigo digital de 7 bits do standard caractres alfanumricos estabelecido pelo American National Standards Institute. ASCII significa American Standard for Information Interchange. Baud a taxa de velocidade de dados digitais enviados ou recebidos. Deriva do nome BAUDOT. Equivalente a bits/s. Baud Rate a taxa de velocidade de comunicao de uma rede. Binary Sistema numrico onde os valores so representados somente pelos dgitos 0 e 1. Este sistema utilizado em equipamentos digitais permitindo uma economia nos circuitos que utilizem semicondutores lgicos. Um transistor pode ser representado pelo valor lgico 0 ou pelo valor 1.

39

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Bit Acrnimo de dgito binrio. a unidade de informao do sistema numrico binrio. Os Bits so representados pelos dgitos 1 e 0. Bridge Equipamento que interliga dois segmentos de rede ou duas redes de modo transparente no nvel de ligao camada 2 do modelo OSI. Existe continuidade de endereos entre os segmentos antes e depois da Bridge. Broadcast Transmisso de dados a todos os equipamentos que esto ligados numa rede. Buffer Memria intermediria. Bus arbitrator rbitro de bus - Um elemento que controla os direitos de acesso ao meio de cada produtor. Existe apenas um activo num dado momento. Bus Topology Configurao fsica de uma rede. O tipo de topologia de uma rede define como todos os equipamentos da rede esto ligados. Byte Sequncia de dgitos binrios. Constitudo por 8 bits. Client Computador que tem acesso rede, mas que no partilha nenhum dos seus recursos com a rede. Collision Quando dois ou mais equipamentos, no mesmo segmento de rede Ethernet, tentam transmitir mensagens ao mesmo tempo. O resultado que as mensagens iro colidir, pois tentam ocupar o meio fsico ao mesmo tempo. Collision Domain Segmento de uma rede Ethernet que inclui uma bridge ou um switch para alm dos outros equipamentos, permitindo que a rede seja seccionada em diversos segmentos.

40

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Control field Campo de controlo - Numa trama transmitida, a parte que especifica o tipo de informao trocada e o tipo de troca. Cyclic scan of variables Funo suportada pelo rbitro de bus, e que consiste na troca cclica de variveis. Datagram Datagrama - Pacote de dados estruturados transmitidos atravs da rede. Cada pacote de dados uma entidade da rede. Devicenet Comunicao de rede tipo mestre/escravo e peer-to-peer que opera par torsado. Digital Valor discreto. Tipicamente com dois estados: ON e OFF. Driver Programa includo no sistema operativo que executa pedidos de transmisso/recepo atravs de um perifrico especifico. Ethernet Rede de comunicao aberta que permite a ligao de uma fbrica a todos os nveis, desde o escritrio at s E/S de campo. Fast Ethernet Rede de comunicao Ethernet que a nvel de comunicao dos dados opera a 100 Mbaud. Fiber Optic Cable Cabo de ligao de uma rede que utiliza para a transmisso dos dados a luz em lugar de um sinal elctrico. As fibras pticas so utilizadas em redes para grandes distncias ou em ambientes poludos (rudo). FIP Factory Instrumentation Protocol Flow (data rate)/Fluxo (taxa de transferncia) Velocidade de transmisso do meio, expresso em bits/segundo(b/s). com taxas de

comunicao entre 125 e 500 Kbaud, e permite ligar at 64 equipamentos num mesmo cabo

41

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Frame Trama - Grupo de bytes enviado atravs da rede, contendo dados de diversos tipos. FTP - File Transfer Protocol Protocolo para transferncia de ficheiros entre equipamentos atravs de uma rede. Full Duplex Modo de comunicao onde todos os equipamentos podem transmitir ou receber mensagens simultneamente. Gateway Equipamento que interliga quaisquer 2 tipos de redes. Funciona como um interface no nvel da aplicao camada 7 do modelo OSI . A gateway executa a converso de protocolos e/ou endereos, permitindo comunicao entre estaes em redes diferentes. Half Duplex Modo de comunicao onde enquanto um equipamento envia uma mensagem, o outro recebe e vice-versa. Hubs Equipamento que permite ligar mltiplos equipamentos numa comunicao em rede. Ligao dos equipamentos em estrela. Internet Grupo de redes interligadas, que utilizam a Ethernet TCP/IP, para funcionarem em conjunto. Intranet Rede privada de uma fbrica ou empresa, baseada nas tecnologias da Internet. uma rede isolada do acesso a utilizadores via Internet (World Wide Web) atravs de uma firewall. Interbus Comunicao do tipo mestre/escravo que opera a uma velocidade de 500 Kbaud e pode ligar at 256 equipamentos num cabo par torsado a uma distncia mxima de 12.800 m. IP Address Endereo de n para cada equipamento ligado em rede. ISO International Standards Organisation.

42

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Layer Nvel ou camada - Um nvel OSI um conjunto de servios que desempenham uma funo, definidos pela ISO no modelo OSI. As camadas do modelo OSI so: Camada 1 : Fsica, , Camada 2 : Ligao, Camada 3 : Rede, Camada 4 : Transporte, Camada 5 : Sesso Camada 6 : Apresentao, Camada 7 : Aplicao, Line terminator Fim de linha - Componente ligado nas extremidades de um segmento, assegurando a manuteno de uma determinada impedncia. Management information base Base de gesto de informao - Conjunto de dados a serem geridos numa rede.Alguma da informao contida nesta base refere-se apenas a um nvel, contudo o protocolo de troca e o formato esto sempre na camada aplicao. Master/Slave Modo de comunicao onde um equipamento inteligente, tal como um autmato programvel ou um computador, inicia a comunicao com todos os outros equipamentos ligados na rede. Medium Meio - Sistema completo de ligaes fsicas (cablagem).: cabos, ligadores, caixas de derivao, etc. Memory rea de armazenamento no processador do autmato para o programa, o estado das entradas/sadas e os dados. Memory Address Localizao especfica da memria.

43

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Modbus Comunicao de rede tipo mestre/escravo, baseada no standard RS-232 permitindo velocidades de comunicao de 19,2 Kbaud, ligao no mximo de 31 equipamentos num nico cabo par torsado. Modbus Plus Comunicao de rede tipo peer-to-peer, permitindo velocidades de comunicao de 1 Mbaud, ligao de 64 equipamentos num cabo par torsado simples ou redundante. Modem Acrnimo para modelador/desmodelador. Modula o sinal digital num analgico para transmisso atravs de rede telefnica, utilizando um cabo coaxial ou outro meio de transmisso. Desmodula o sinal analgico num sinal digital. Node N - Unidade ou equipamento comunicante de uma rede. OSI - Open System Interconnection Tem como objectivo fornecer uma base comum na coordenao das diferentes normas sobre a interligao de sistemas comunicantes.Este modelo define com preciso as funes associadas a cada camada mas no precisa os meios informticos ou materiais que permitem realizar estas funes. Peer-to-Peer Communications Modo de comunicao onde todos os equipamentos na rede tm a capacidade de iniciar a comunicao com outros equipamentos ligados na mesma. Protocol Protocolo - Conjunto de regras definidas, necessrias para assegurar que vrios elementos possam executar trocas de dados. Redundancy Utiliza dois ou mais equipamentos de controlo que podem operar em paralelo, para controlo de uma nica operao. Repeater Dispositivo inteligente para regenerar o sinal em redes com grandes distncias.

44

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

Response frame Trama de resposta - Dados enviados pelo produtor de informao como resposta a uma determinada trama. Estes dados so enviados a todos os consumidores. RJ-45 Tipo de ficha utilizada nas redes 10Base T e 100Base T.. Router Equipamento de comunicao que permite ligar mltiplos segmentos de rede ou sub-redes, reenvia mensagens de uma rede para outra e isola o trfico de mensagens entre segmentos de rede. RS-232C / Electronic Institute of America (EIA) Standard para a comunicao de dados. Os dados so enviados em diferentes velocidades. 8 bits de dados por caractere, distncias at 12 metros. Comunicao ponto-a-ponto. RS-485 / Electronic Institute of America (EIA) Standard para a comunicao de dados. Os dados so enviados em diferentes velocidades . 8 bits de dados por caractere. Distncias at 120 metros. Scan Tcnica para escrutnio da lgica das redes, uma de cada vez, e por ordem numrica. Scan table Tabela contendo todos os identificadores. Slot time Tempo mximo que uma estao que acabou de transmitir deve aguardar at detector transmisso pela prxima estao. Station (Device) Estao (Equipamento) - Equipamento ligado a um segmento. Uma estao pode trocar dados com outras estaes. Tem um endereo nico em toda a rede. Swich Equipamento de comunicao inteligente que redirecciona as mensagens entre dois equipamentos de uma rede. Evitam as colises. Tap Derivao - Um equipamento que serve para ligar uma ou mais estaes rede ao longo do cabo principal.

45

Documento Tcnico - Redes de Comunicao Industrial

TCP/IP (Transmission Control Protocol)/(Internet Protocol) Conjunto de protocolos de comunicao, em que cada um realiza um conjunto de tarefas de comunicao. Triggered scan of messages Funo suportada pelo rbitro do bus, permitindo a transferncia de mensagens aperidicas. Triggered scan of variables Funo suportada pelo rbitro do bus, permitindo a transferncia de variveis aperidicas. Trunk cable Cabo principal - Cabo que liga duas estaes. UNI-TE Servio de transporte de mensagens proprietrio da Schneider Automation que fornece uma nica interface de comunicao para todos os componentes da Schneider Automation e outros fornecedores que suportem UNI-TE. Compreende uma lista de pedidos standard, baseados no conceito cliente/servidor e fornecendo os seguintes servios: Gesto de variveis, gesto de modos operatrios, diagnstico de redes e equipamentos, carregamento/descarregamento de programas e ficheiros. Web Pges Pginas para visualizao de texto, de grficos e de animaes includas num site Web. Word Grupo de bits (16 bits) armazenados numa rea de memria.

46

Vous aimerez peut-être aussi