Vous êtes sur la page 1sur 4

1

PRINCPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTRIO PBLICO

1 - Unidade Institucional

O princpio da unidade institucional significa que os membros do Ministrio Pblico integram apenas um rgo, sob comando nico. Nos dizeres de Jatahy1, os [...] membros [do MP] no devem ser identificados na sua individualidade, mas sim como integrantes de um mesmo organismo, que tem a funo de exercer as tarefas constitucionais que lhe foram deferidas pela Carta Magna. Ressalta-se, contudo, que no existe unidade entre Ministrios Pblicos de estados distintos, nem entre Ministrio Pblico estadual e Ministrio Pblico da Unio. H, em verdade, conforme leciona Jatahy2, funes institucionais elencadas no texto constitucional que s podem ser exercida por um nico ramo do Ministrio Pblico.

1.1. Conflito de atribuio entre membros de Ministrio Pblico

Tema de grande controvrsia doutrinria ao longo dos anos diz respeito a conflito de atribuies entre membros de Ministrio Pblico distintos, como, por exemplo, entre membros de Ministrios Pblicos de dois Estados da federao, ou entre membro de Ministrio Pblico estadual e o Ministrio Pblico da Unio. Considerando que no existe hierarquia entre os ramos do Ministrio Pblico, quem seria competente para dirimir conflito de atribuies entre membros de instituies ministeriais distintas? Inicialmente o STF entendeu que o conflito de atribuies entre membros do Ministrio pblico se tratava de conflito virtual de jurisdio, ou seja, conflito entre membros do

JATAHY, Carlos Roberto de Castro. Princpios Institucionais do Ministrio Pblico. 3 Edio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 111. 2 Idem pg. 112

Ministrio Pblico que anteciparia, necessariamente, um futuro conflito de competncia entre dois magistrados vinculados a tribunais diversos3. Tratando-se, pois, de conflito antecipado de competncia entre magistrados vinculados a tribunais distintos, a Corte apta a apreciar o conflito seria o STJ, nos termos do art. 105, I, d, da CF. Ocorre que a controvrsia no quedou-se totalmente solvida, visto que poderia existir conflito de atribuies entre membros de Ministrio Pblicos distintos sem a existncia de conflito virtual de jurisdio, como no exemplo dado por Jatahy4, em que membros de Ministrio Pblico de dois Estados instauram inqurito civil sobre o mesmo fato. Nesse caso, h conflito de atribuies sem que, necessariamente, exista conflito de jurisdio, pois o inqurito civil pode ser arquivado. Diante dessa constatao, o STF, na Pet. 3528/BA, rel. Min. Marco Aurlio, julgada em 28.9.2005, voltou a apreciar a questo e entendeu que, no existindo conflito virtual de jurisdio, a Suprema Corte seria competente para dirimir a questo, nos termos do art. 102, I, f, da CF. A propsito, veja-se o seguinte excerto, retirado do informativo n. 403/STF a respeito do referido julgado:
CONFLITO DE ATRIBUIES E COMPETNCIA ORIGINRIA DO SUPREMO. Compete ao Supremo Tribunal Federal dirimir conflito de atribuies entre os Ministrios Pblicos Federal e Estadual, quando no configurado virtual conflito de jurisdio que, por fora da interpretao analgica do art. 105, I, d, da CF, seja da competncia do Superior Tribunal de Justia [...] Asseverou-se, ademais, a incompetncia do ProcuradorGeral da Repblica para a soluo do conflito, em face da impossibilidade de sua interferncia no parquet da unidade federada. Precedentes citados: CJ 5133/RS (DJU de 22.5.70); CJ 5267/GB (DJU de 4.5.70); MS 22042 QO/RR (DJU de 24.3.95).

Dessarte, existindo conflito virtual de jurisdio a competncia para solv-la ser do STJ. No existindo o referido conflito, ser competente o STF.

3 4

Jatahy pg. 121 Jatahy pg. 121

2 Indivisibilidade
Esse princpio expressa a legitimidade de substituio dos membros do Ministrio Pblico uns pelos outros, sem soluo de continuidade, nos casos de licenas, frias, afastamentos, entre outros. Conforme explica Mello Junior, O princpio da indivisibilidade significa que quem est presente em qualquer processo o Ministrio Pblico por intermdio de um determinado promotor ou procurador de Justia5. A indivisibilidade est intimamente ligada ao Princpio do Promotor Natural e garantia da inamovibilidade6, evitando-se, assim, a figura do promotor de exceo.

2.1. Funcionamento de Promotor sem atribuio O cerne do princpio da indivisibilidade reside na possibilidade de um promotor substituir o outro, presentando a Instituio em determinado ato processual. Entretanto, esse princpio no convola ato praticado por membro sem a devida atribuio para tanto. Contudo, o entendimento doutrinrio e jurisprudencial sedimentou-se no sentido de que os atos praticados pelo rgo ministerial destitudo das atribuies necessrias pode ser aproveitado, desde que no se tenha burlado o Princpio do Promotor Natural e o ato seja ratificado pelo rgo ministerial munido das devidas atribuies. Nesse sentido, tem sido o entendimento do STF e STJ:
[...] 1. Ratificao da denncia apresentada por autoridade ministerial incompetente. No h necessidade de oferecimento de nova inicial, se a denncia do Promotor foi ratificada pelo Procurador- Geral de Justia. A ratificao da denncia, validamente recebida pelo pleno do Tribunal de Justia, suficiente para afastar a alegao de ilegitimidade da parte. (STF - HC n. 72.904/PB, Rel. Min. Maurcio Correa, julgado em 29.04.1996).

Veja-se ainda: STJ - HC N. 10.564/PE, Rel. Min. Gilson Dipp, DJ 23.10.2000.

MELLO JNIOR, Joo Cancio de. A funo de controle dos atos da Administrao Pblica pelo Ministrio Pblico. Belo Horizonte: Editora Lder, 2001, p. 117. 6 Jatahy p. 127.

3 Independncia Funcional
Esse princpio preceitua que os membros do Ministrio Pblico no esto subordinados a nenhum rgo ou poder, mas seus atos processuais precisam sempre ser fundamentados. Nos dizeres de Garcia, O ofcio ministerial deve ser livremente exercido, somente rendendo obedincia ao ordenamento jurdico e conscincia do membro do Ministrio Pblico7. Importante ressaltar que, no mbito do Ministrio Pblico, o princpio da independncia funcional limita a hierarquia entre o Chefe da Instituio e seus membros s questes administrativa da Instituio 8. Por ltimo, o princpio ora em apreo concede imunidade aos membro ministeriais quanto responsabilidade civil por possveis erros de atuao.

GARCIA, Emerson. A Ministrio Pblico Organizao, Atribuies e Regime Jurdico. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2005, p. 67.
8

Jatahy, p. 131.

Vous aimerez peut-être aussi