Vous êtes sur la page 1sur 31

SENAC-S/ MURS INFORMTICA

________________________________________________________________________________________ CONHECENDO O EXCEL FOR WINDOWS 2010 O Microsoft Excel for Windows do Office 2010 um aplicativo que possibilita ao usurio a criao de planilhas eletrnicas, apresentando-se no sistema operacional Windows 7, que nos fornece ferramentas adequadas para voc colocar seu dados em grficos, gerenci-los e analis-los. Voc poder criar planilhas, manter e listar relatrios e, tambm, clculos aritmticos (Padro ou Cientifico).

CONHECENDO PLANILHAS Planilhas - Nas planilhas eletrnicas, podemos armazenar, operar, calcular e analisar dados tais como nmeros, textos e frmula de clculos. Observamos que s planilhas desenvolvidas pelo usurio, pode-se acrescentar elementos grficos retngulos, caixas de textos, etc...) Trabalhar com Banco de Dados - Pode-se classificar, pesquisar e administrar grandes quantidades de informaes. Basta simplesmente o uso de Banco de Dados padronizados. Grficos - Atravs do Microsoft Excel, podemos criar e desenvolver em nossas planilhas existentes um conjunto de 14 tipos de grficos, com extrema facilidade e rapidez.

INSTALAO DO EXCEL FOR WINDOWS A instalao do Excel for Windows muito simples e automtica. O programa interage com voc solicitando a troca de discos quando for necessrio e faz algumas perguntas sobre o tipo de instalao que dever ser feita, para tal siga os seguintes passos: Ligue o computador. Insira o disco 1, ao drive requerido. Caso o Windows j esteja em uso, abra a Janela Gerenciador de Programas e escolha o comando Executar no menu Arquivo. Na caixa Linha de Comando, digite (o comando de instalar = config.exe ou instalar), e pressione o boto OK. Em seguida, siga as instrues na tela para terminar o processo de instalao.

ABRINDO O EXCEL FOR WINDOWS Para executar o Excel for Windows, clique sobre o cone o boto Iniciar, localizado na Barra de Tarefas do seu Windows 7, ative o Menu de todos os Programas, Microsoft Office. e em seguida Microsoft Office Excel 2010. Ao abrir o Microsoft Excel disponibilizado ao usurio Pasta de Trabalho sendo o documento ou tipo de arquivo normal do Excel. Uma pasta de trabalho o equivalente eletrnico a um fichrio. Dentro da pasta de trabalho, voc encontrar planilhas, como planilhas de trabalho e folhas de grficos. O nome de cada planilha aparece na guia da parte inferior da pasta de trabalho. Voc pode mover ou copiar planilhas entre pastas de trabalho e reorganizar planilhas dentro de uma pasta de trabalho.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

CONHECENDO A PLANILHA ELETRNICA DO EXCEL Para os novos usurios do Excel, damos a seguir conceitos bsicos referente apresentao da janela do Excel. Relembrando o uso do mouse pode ser recomendado, para movimentao e acesso rpido aos comandos. A Planilha eletrnica do Excel possui Colunas representadas por letras de A at Z (depois da coluna Z, vem coluna AA, AB, AC, e assim por diante) e 1048576 Linhas representadas em ordem numrica.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ A interseco entre uma coluna e uma linha chamada de "CLULA", local onde so inseridos os registros, podendo ser numricos ou textos.
Menu Arquivo Barra de Ttulo Barra de Menu Barra de Ferramentas

Barra de Frmulas Caixa de Nome Clula Selecionada Barra de Status Menu Arquivo - Serve para realizar os comandos de arquivo, tais como; Novo, Abrir, Salvar Como, Salvar, imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e fechar.. A Barra de Titulo informa o nome da Pasta de Trabalho Ativa. A Barra de Menu contm os menus. Cada menu contm as referncias para barra e ferramentas a serem utilizados ao Excel. A Barra de Ferramentas possui botes que possibilitam o acionamento imediato dos comandos. A Barra de Frmulas habilita a edio de Frmulas. Voc poder digitar uma frmula diretamente dentro do texto de uma clula ou na barra de frmulas. A Caixa de Nome indica o nome da clula ativa e permite que se d um nome a clula no nomeada. Pode tambm ser utilizada para a seleo de uma ou mais clulas. A Clula Selecionada indica onde est o ponto de insero. A Barra de Status indica o comando ativo e sua funo. Ele tambm indica que a tarefa est sendo executada ou se j est finalizada.

UTILIZANDO O MOUSE NO EXCEL Usando o mouse, voc poder rolar, mover, dimensionar e fechar uma janela ativa.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Opes Rolar uma Janela Operao D um clique nas barras de rolagem ou arraste a caixa de rolagem. Arraste qualquer lado ou canto da janela. D um duplo clique na Barra de Titulo ou d um clique no Boto Maximizar. D um clique no Boto Minimizar. D um clique no Boto Restaurar. Arraste a Barra de Titulo. D um duplo clique na caixa do menu de Controle.

Mudar o tamanho de uma janela Aumentar uma janela, para preencher tela

Reduzir uma janela a um cone Restaurar uma janela a seu tamanho anterior Mover uma janela Fechar uma Janela

INSERINDO DADOS A PLANILHA Em uma clula voc pode inserir trs tipos bsicos de dados: 1. 2. 3. Digitao de Textos Nmeros Frmulas e Funes

Textos - qualquer entrada que inclua uma combinao de letras, nmeros e espaos em branco considerada um texto. Uma entrada de texto limitada a um mximo de 255 caracteres por clula. Para alterar um texto, basta posicionar-se a clula desejada e corrigir o texto, e confirmar a alterao atravs da tecla Enter. Frmulas - so relaes matemticas, ou equaes que voc cria. Elas resultam os valores requeridos nas clulas que as contm, devendo sempre comear com o caracter = (igual!). A Barra de Frmulas na parte superior da janela do Excel utilizada para digitar ou editar valores ou frmulas em clulas ou grficos. Exibe o valor ou a frmula constante na clula ativa. Use o comando Barra de Frmulas do menu Exibir para visualizar ou ocultar a barra de frmulas. Os Vrios Formatos do Cursor do Mouse no Excel A cruz branca espessa aparece conforme voc movimenta o cursor ao redor das clulas da planilha. Utilizese deste cursor para selecionar as clulas com as quais voc precisa trabalhar. A ala de preenchimento (cruz preta fina) aparece apenas quando voc posiciona o cursor no canto direito inferior da clula que contm o cursor da clula. Use este cursor para copiar dados da clula selecionada ou frmula em outras clulas, basta arrastar a ala de preenchimento. A seta aparece quando voc posiciona o cursor na barra de ferramentas, a barra de menus do Excel, ou em umas das bordas das clulas. Use este cursor para escolher comandos do Excel ou para mover ou copiar seleo de clulas com o recurso (arrastar e soltar). O ponto de insero aparece quando voc clica sobre a barra de frmulas, aciona duplamente em uma clula, ou editar uma clula. Use este cursor para Localizar seu lugar quando editar uma entrada de clula na prpria clula ou na barra de frmulas.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ O ponto de interrogao aparece quando voc clica na ferramenta Ajuda na barra de ferramentas. Use este cursor para clicar no comando de menus ou ferramentas numa barra de ferramentas para a qual voc deseja ter informaes como ajuda. SELECIONANDO CLULAS A necessidade de selecionar clulas implica na identificao na planilha, das clulas a possurem novas configuraes. Voc pode selecionar no apenas uma, mas vrias c1ulas de uma s vez. O Excel faz referncia a vrias clulas atravs de Intervalos. Um intervalo definido como qualquer grupo retangular de clulas. Para selecionar vrias clulas contnuas, deve-se pressionar o boto esquerdo do mouse com o cursor sobre a primeira clula, a ser includa na seleo e arrast-lo at a ltima clula. Liberando em seguida o boto do mouse. Para efetuar a seleo de mltiplas c1ulas no contnuas. voc dever pressionar a tecla <Ctrl> e selecionar as clulas desejadas.

MENU ARQUIVO

Novo Cria uma nova pasta de trabalho.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Abrir Exibe a caixa de dilogo Abrir para voc abrir um arquivo existente. Voc pode abrir vrias pastas de trabalho imediatamente.

Salvar Salva as modificaes realizadas na pasta de trabalho ativa. Salvar Como Salva uma nova pasta de trabalho ou uma nova verso de uma pasta de trabalho j existente. A pasta de trabalho salva permanece aberta. Siga os seguintes passos para gravar uma pasta de trabalho aos diretrios existentes: Acione o menu Arquivo. Clique em Salvar Como, ir aparecer a seguinte Caixa de Dilogo,

Digite aqui o nome do arquivo desejado

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Imprimir Possibilita ao usurio a impresso da planilha selecionada, da pasta de trabalho inteira. Ou uma rea selecionada, o boto Imprimir encontra-se na barra de ferramentas Padro. Visualizar Impresso Exibe cada pgina na forma em que ser impressa. Observe que a barra de status exibe a numerao da pgina atual e o nmero total de pginas da planilha selecionada. O boto Visualizar Impresso encontra-se na barra de ferramentas Padro. Fechar Fecha a janela da pasta de trabalho ativa ou uma caixa de dilogo aberta. Para fechar todas as janelas de uma pasta de trabalho use o comando Fechar. Para fechar todas as janelas abertas e todas as pastas de trabalho, use o comando Fechar Tudo.

CONHECENDO A BARRA DE MENU


A grande inovao do Excel 2010 so as Barra de Menus, elas esto associadas as funes das Barras de Ferramentas que esto localizados abaixo da Barra de Menu, Vamos Conhec-las: Pgina Inicial Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de edio mais comuns e facilitadores no preparo da pasta, bem como sua navegao entre pginas, clulas, fornece o uso, quanto ativo, a visualizao dos elementos da janela do Excel for Windows, e possibilita dar novas configuraes as pastas, tanto aos caracteres existentes, bem como s linhas de pargrafo

Inserir Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de insero de grficos, figuras, tabelas e demais funes de insero que iremos ver no decorrer da apostila.

Layout da Pgina - Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de exibio das pginas, bem como suas configuraes, e demais funes de Layout que iremos ver no decorrer da apostila.

Frmulas - Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de frmulas pr-definidas e funes do Excel que iremos ver no decorrer da apostila.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Dados - Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de dados, bem como suas funes de configurao que iremos ver no decorrer da apostila.

Reviso - Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de reviso tipo reviso de planilha, comentrios, controle, alteraes e proteo da planilha, bem como suas funes que iremos ver no decorrer da apostila.

Exibio - Este Menu permite aos usurios utilizar os comandos de exibio tipo modo de exibio de pasta, mostrar ou ocultar uma pasta, zoom, as funes de uma janela, bem como suas funes que iremos ver no decorrer da apostila.

CONHECENDO OS MENUS E OS COMANDOS DO EXCEL FOR WINDOWS


Menu Pgina Inicial
rea de Transferncia

O Boto Recortar apaga o texto marcado da sua posio e faz uma cpia dele para a rea de transferncia.

O Boto Copiar faz uma cpia do texto marcado para a rea de transferncia sem retir-lo da sua posio original.

O Boto Colar insere o contedo de transferncia na posio atual do cursor.

O Boto Pincel serve para copiar a formatao de um local e aplic-la a outro.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

Fonte

Serve para alterar o tipo de fonte.

Serve para alterar o tamanho da fonte.

Serve para aumentar e diminuir o tamanho da fonte, e limpar toda a formatao da seleo.

Serve para aplicar o negrito, itlico, sublinhado ao texto selecionado.

Serve para colorir o plano de fundo das clulas selecionadas, e para alterar a cor do texto.

Serve para aplicar bordas s clulas selecionadas no momento.

Alinhamento

Serve para alinhar s partes superior, no centro e inferior da clula.

Serve para definir o alinhamento do texto quer seja direita, centralizado ou esquerda.

Serve para aumentar ou diminuir margem entre a borda e o texto da clula.

Serve para tornar todo o contedo visvel em uma clula, exibindo-o em vrias linhas.

Serve para associar s clulas selecionadas a uma clula maior e centraliza o contedo da nova clula.

Serve para girar o texto em um ngulo diagonal ou em uma orientao vertical.

Excel For Windows Office 2010

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Nmero

Serve para escolher como os valores de uma clula sero exibidos como: percentual, moeda, data e hora e etc .

Serve para escolher um formato alternativo de unidade monetria para a clula selecionada.

Serve para exibir o valor da clula como percentual .

Serve para exibir o valor da clula com um separador de milhar.

Serve para mostrar valores mais ou menos precisos, exibindo mais ou menos casas decimais. Estilo

Serve para realar as clulas de seu interesse de um modo geral, para formatar rapidamente um intervalo de clulas e convert-lo em tabela e para formatar rapidamente uma clula escolhendo um dos estilos predefinidos. Clulas

Serve para inserir clulas, linhas ou colunas na planilha ou tabela, para excluir linhas ou colunas na planilha ou tabela e para alterar a altura da linha ou largura da coluna, organizar planilhas ou proteger/ocultar clulas. Edio

Serve para exibir as somas das clulas selecionadas diretamente aps essas clulas, para continuar um padro em uma ou mais clulas adjacentes, para excluir todos os elementos da clula ou remover seletivamente o contedo ou os comentrios, para organizar os dados para que seja mais fcil analis-los e para localizar e selecionar um texto especifico, uma formatao ou um tipo de informao na pasta de trabalho.

Excel For Windows Office 2010

10

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

EXERCCIOS PRTICOS

1.

Digite a seguinte planilha abaixo: A PRODUTOS B ESTOQUE INICIAL 20 41 21 78 12 25 11 23 C VENDAS D ESTOQUE FINAL 08 16 10 55

1 2 3 4 5 6 7

ARROZ FEIJO FARINHA MIOJO TOTAL 2.

Salvar o arquivo com o nome marquivo, na sua pasta de trabalho.

Seqncia: Menu Arquivo Salvar Como... Digite o nome do arquivo, Selecione a sua Pasta de trabalho. Clique no boto Salvar 3. Localizar a palavra PRODUTOS e substitu-las pela palavra ITENS.

Seqncia: Menu Pgina Inicial boto Localizar e Selecionar.. Digite a palavra a ser localizada Clique na Guia Substituir Digite a palavra que ser substituda Clique no boto Substituir tudo Clique no boto Fechar. 4. Copiar as frmulas de calculo acima, e colar nas demais clulas.

Seqncia: Selecionar a clula onde contem a frmula Menu Pgina Inicial opo Copiar Selecionar as clulas a ser copiada - opo Colar.

5. Excluir a linha onde contem o item ARROZ Seqncia: Selecione a linha que ser excluda. Menu Pgina Inicial Boto Excluir... Na Guia Excluir, Selecione a opo Linha Inteira e ao finalizar OK. 6. Salvar o arquivo novamente para atualizar os dados.

Seqncia: Menu Arquivo Salvar.

Excel For Windows Office 2010

11

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

Menu Inserir
Tabelas

Serve para resumir os dados usando uma tabela dinmica e para criar uma tabela para gerenciar e analisar dados relacionados.

Ilustraes

Serve para inserir uma imagem de um arquivo, inserir uma imagem do Clp-Art, inserir formas geomtricas e elementos grficos SmartArt.

Grficos

Serve para elaborar vrios tipos de grficos, com diversas formas.

Links

Serve para criar um link para uma pgina da Web, uma imagem, um endereo de Email ou um programa.

Excel For Windows Office 2010

12

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Texto

Serve para inserir uma caixa de texto, que possa ser posicionada em qualquer lugar da pagina, para editar o cabealho ou rodap do documento, para inserir um texto decorativo na pasta, para inserir uma linha de assinatura que especifique a pessoa que deve assinar e para inserir um objeto incorporado.

Smbolos

Serve para inserir smbolos que no constam no teclado e para inserir equaes matemticas.

Excel For Windows Office 2010

13

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

EXERCCIOS PRTICOS
1. Digite a seguinte planilha abaixo: A VECULOS VECTRA GLS MONDEO GLX MAREA CSI SANTANA CLS TOTAL... MDIA... MAIOR VALOR MENOR VALOR 2. B 1998 R$ 34.000,00 R$ 36.000,00 R$ 33.000,00 R$ 32.000,00 =SOMA(B3:B6) =MEDIA(B3:B6) =MXIMO(B3:B6) =MINIMO(B3:B6) C 1997 D 1996 E 1995

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

R$ 28.000,00 R$ 24.000,00 R$ 20.000,00 R$ 30.000,00 R$ 26.000,00 ----------------------R$ 29.000,00 ----------------------- ----------------------R$ 28.000,00 R$ 19.000,00 R$ 13.000,00

Inserir uma nova linha entre os veculos Mondeo e Marea, e acrescentar um novo veculo com os seguintes dados: (Veculo Honda Civic, 1998 R$ 31.000,00, 1997 R$ 28.000,00, 1996 R$ 25.000,00, 1995 R$ 23.000,00).

Seqncia: Selecionar a clula onde contem o veculo Marea. Menu Pgina Inicial boto inserir Opo - Inserir Linhas na planilha Digitar as novas informaes. 3. Construir um grfico tipo Colunas 3D com todos os veculos e seus respectivos preos.

Seqncia: Selecionar as clulas que contenham os dados que iro compor os dados. Menu Inserir, escolha Grficos. Escolha o tipo de Grfico desejado e ok. 4. Modificar o Tipo do Grfico Colunas 3D para Barras 3D. Seqncia: Clique uma vez sobre o grfico Menu design opo alterar Tipo de Grfico Na Guia alterar Tipo de Grfico, Selecione a opo desejada, e ao finalizar OK. 5. Colocar cabealho com o seu nome, e o rodap com o nome da escola.

Seqncia: Menu Inserir - Clique na guia Cabealho e Rodap Clique no boto Personalizar Cabealho, Clique na seo desejada, Digite o Cabealho desejado e ao finalizar Ok. Clique no boto Personalizar Rodap, Clique na seo desejada, Digite o Rodap desejado e ao finalizar Ok. 6. Salvar o arquivo com o nome minserir, na sua pasta de trabalho.

Seqncia: Menu Arquivo Salvar Como... Digite o nome do arquivo, Selecione a sua Pasta de trabalho. Clique no boto Salvar

Excel For Windows Office 2010

14

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

Menu Layout da Pgina


Temas

Serve para alterar o design geral da planilha inteira, incluindo cores, fontes e efeitos, alterar as cores, as fontes e os temas atuais.

Configurar Pgina

Serve para selecionar os tamanhos de margem da planilha inteiro ou da seo atual, alternar as pginas entre os layouts retrato e paisagem, escolher um tamanho do papel para seo atual e marcar uma rea especifica da planilha para impresso.

Serve para especificar onde uma nova pgina iniciar na cpia impressa, escolher uma imagem a ser exibida como plano de fundo da planilha e especificar linhas e colunas a serem repetidas em cada pgina impressa.

Dimensionar para Ajustar

Serve para reduzir a largura e a altura da sada impressa de modo que ela se ajuste a um nmero mximo de pginas, e serve para alongar e reduzir a sada impressa em um percentual de seu tamanho real.

Excel For Windows Office 2010

15

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Opes de Planilha

Serve para definir as opes de exibio e impresso das linhas de grade, e serve para definir as opes de exibio e impresso das dos ttulos de linha e coluna.

Organizar

Serve para definir os tipos de posies de um objeto sobre a planilha.

Excel For Windows Office 2010

16

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

EXERCCIOS PRTICOS
1. Digite a seguinte planilha abaixo:

PLANILHA DE AVALIAO DO CONCEITO DAS TURMAS


3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 A TURMAS B COMPORTAMENTO C PARTICIPAO 10,0 10,0 8,5 8,5 7,5 6,0 8,5 10,0 D FREQUNCIA 9,0 9,0 8,0 8,5 8,0 7,0 9,0 9,5 E MDIA

1 Sries M e T 9,0 2 Sries M e T 7,5 3 Sries M e T 7,0 4 Sries M e T 7,5 5 Srie M 6,5 5 Srie T 4,5 6 Srie M 8,0 7 Srie M 9,0 MDIA 2. Dar formatao ao ttulo, conforme acima.

Seqncia: Selecionar a linha onde contem o ttulo. Menu Pgina Inicial opo fonte Na guia Fonte, selecione os estilos desejados e OK. 3. Dar formatao aos valores, no formato de pargrafo centralizado. Seqncia: Selecionar as clulas onde contm os valores. Menu Pgina Inicial, opo alinhamento. Na guia Alinhamento, selecione o alinhamento desejado e OK. 4. Definir novos formatos para as colunas da planilha. Seqncia: Selecione as colunas desejadas. Menu Pgina Inicial Estilo de Clula Na guia estilo, Escolha o estilo desejado, e OK. 5. Configurar o Tamanho do Papel para A4 e a Orientao para Paisagem. Seqncia: Menu Layout da Pgina Configurar Pgina... Na guia Tamanho, modificar o tamanho do papel e na guia orientao escolha a opo desejada e Ok. 6. Configurar as margens esquerda e direita para 3,0 cm. Seqncia: Menu Layout da Pgina Configurar Pgina... Na guia Margens, alterar a margem esquerda e direita p/ o valor desejado e Ok. 7. Salvar o arquivo com o nome mlayout, na sua pasta de trabalho.

Seqncia: Menu Arquivo Salvar Como... Digite o nome do arquivo, Selecione a sua Pasta de trabalho e clique no boto Salvar.

Excel For Windows Office 2010

17

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

Menu Frmulas
Biblioteca de Funes

Serve para editar a frmula da clula atual escolhendo funes e editando argumentos.

Serve para exibir a soma das clulas selecionada diretamente aps essas clulas, Procurar e selecionar itens de uma lista de funes usadas recentemente e serve para procurar e selecionar itens de uma lista de funes financeiras.

Serve para procurar e selecionar itens de uma lista de funes Lgica, de Texto e de Data e Hora, para procurar e selecionar itens de uma lista de funes de pesquisa e Referncia; de Matemtica e trigonometria; e de Estatsticas, informativas, de engenharia e de cubo.

Nomes Definidos

Serve para Criar, Editar, Excluir e Localizar todos os nomes usados na pasta de trabalho, para atribuir nome s clulas para que seja possvel referenci-las nas frmulas, Escolher um nome usado nesta pasta de trabalho e inseri-lo na frmula atual e Gerar automaticamente os nomes das clulas selecionadas.

Excel For Windows Office 2010

18

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Auditoria de Frmulas

Serve para mostrar setas que indicam quais clulas que afetam o valor da clula selecionada no momento e serve para remover as setas de rastrear precedentes e rastrear dependentes, para exibir a frmula em cada clula, em vez do valor resultante, para procurar os erros comuns que ocorrem nas frmulas e para depurar uma frmula avaliando cada parte da frmula individualmente.

Serve para monitorar os valores de determinadas clulas medida que so feitas alteraes na planilha.

Clculo

Serve para especificar quando as frmulas sero calculadas e para calcular a pasta de trabalho inteira agora e Calcular a planilha atual agora.

Menu Dados
Obter Dados Externos

Serve para obter dados externos de outros aplicativos.

Excel For Windows Office 2010

19

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Conexes

Serve para atualizar, na pasta de trabalho, todas as informaes provenientes de uma fonte de dado, para exibir todas as conexes de dados na pasta de trabalho, para especificar como as clulas conectadas a uma fonte de dados e serve para exibir todos os outros arquivos aos quais esta planilha esta vinculada, para que voc possa atualizar ou remover os vnculos.

Classificar e Filtrar

Serve para classificar os dados com base em vrios critrios ao mesmo tempo e para classificar a seleo para os valores inferiores fiquem na parte superior da coluna e vice-versa, para habilitar a filtragem das clulas selecionadas, para limpar o filtro e o estado de classificao do intervalo de dados atual e para reaplicar o filtro e a classificao no intervalo atual e especificar critrios complexos para limitar quais registros sero includos no conjunto de resultados de uma consulta.

Ferramentas de Dados

Serve para separar o contedo de uma clula do Excel em colunas separadas, para excluir as linhas duplicadas de uma planilha, para impedir que dados invlidos sejam digitados em uma clula, para combinar valores de vrios intervalos em um novo intervalo e serve para testar diversos valores para as frmulas na planilha. Estrutura de Tpicos

Serve para vincular um intervalo de clulas para que elas possam ser recolhidas ou expandidas, Desagrupar um intervalo de clulas agrupadas e Totalizar vrias linhas de dados relacionados inserindo automaticamente os subtotais e totais das clulas selecionadas e para expandir ou recolher um grupo de clulas.

Excel For Windows Office 2010

20

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

EXERCCIOS PRTICOS
Digite a seguinte planilha abaixo: A ORAMENTO DE DESPESAS Atividade da Empresa Mensalidades Lanchonete Inscries Novas Aluguel Eletricidade gua Salrios Total Receitas Total Despesas Lucro ou Prejuzo B C

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Valores 3000 750 500 250 150 100 2000 =SOMA(C5:C7) =SOMA(C8:C11) =C13-C14

1. Salvar a pasta de trabalho, com um nome mdados. Seqncia: Menu Arquivo, Salvar Como. Na caixa Nome de Arquivo, digite o nome acima. Selecione sua Pasta de Trabalho desejado e OK. 2. Alterar o tipo de fonte da planilha para Arial Estilo Itlico Tamanho 12 Seqncia: Selecionar as clulas Menu Pgina Inicial, Opo fonte. Na guia Fonte, Selecione tipo Arial Estilo Itlico Tamanho 12. 3. Negritar o ttulo e colocar Sublinhado Simples ORAMENTO DE DESPESAS. Seqncia: Selecionar a clula que contm o ttulo Menu Pgina Inicial, Opo fonte. Na guia Fonte, Selecione Estilo Negrito e na caixa de dilogo Sublinhado, escolha Simples. 4. 0900Excluir a coluna B. Seqncia:4000 Selecionar qualquer clula da coluna B Menu Pgina Inicial, opo clulas. Escolha a opo excluir, Coluna Inteira e OK 5. Dar nova largura coluna A. Seqncia: Selecionar qualquer clula da coluna A Menu Pgina Inicial, opo clulas. Escolha a opo formatar, largura da Coluna digite a largura desejada e OK.

Excel For Windows Office 2010

21

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

Menu Reviso

Reviso de Texto

Serve para verificar a ortografia do texto e para abrir o painel de tarefas Pesquisas para fazer uma pesquisa de materiais em referncia, Sugere outras palavras com significado semelhante ao da palavra selecionada.

Idioma

Serve para traduzir o texto selecionado em outro idioma.

Comentrios

Serve para adicionar um comentrio sobre a seleo, para Excluir o comentrio selecionado, Selecionar o comentrio anterior na planilha, Navegar para o prximo comentrio no documento, Mostrar ou ocultar o comentrio anexado clula selecionada, Exibir todo o comentrios da planilha e Mostrar ou ocultar as anotaes tinta na planilha.

Alteraes

Serve para impedir alteraes indesejadas nos dados de uma planilha, Restringir o acesso pasta de trabalho e Permitir que vrias pessoas trabalhem em uma pasta ao mesmo tempo.

Excel For Windows Office 2010

22

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

Serve para compartilhar a pasta de trabalho e proteg-la com uma senha ao mesmo tempo, Permite que pessoas especificas editem intervalos de clulas em uma pasta de trabalho ou planilha protegida e serve para controlar todas as alteraes feitas no documento, incluindo inseres, excluses e alteraes de formatao.

Menu Exibio
Modos de Exibio de Pasta de Trabalho

Serve para Exibir o documento de modo normal e serve para exibir o documento do modo como ficar na pgina impressa, para Exibir uma previa dos lugares onde as pginas iro quebrar quando o documento for impresso, Salvar um conjunto de configuraes de exibio e impresso como um modo de exibio personalizada e Exibir o documento no modo tela inteira.

Mostrar

Serve para mostrar ou ocultar as barras de ferramentas da pasta de trabalho.

Zoom

Serve para abrir a caixa de dilogo zoom para especificar o nvel do zoom da planilha, alterar o zoom da planilha para 100% do normal e Alterar o zoom da planilha de modo que o intervalo das clulas selecionado preencha a janela inteira.

Excel For Windows Office 2010

23

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ Janela

Serve para abrir uma nova janela com uma exibio na pasta atual, colocar todas as janelas abertas no programa lado a lado na tela e Manter uma parte da planilha visvel enquanto o restante percorrido, para dividir a janela em vrios painis, fazer com que a janela atual deixe de ser visvel, Voltar a exibir as janelas que foram ocultas, exibir duas planilhas lado a lado, Sincronizar a rolagem de dois documentos e Redefinir a posio da janela dos textos que esto sendo comparados.

Serve para salvar o layout atual de todas as janelas como um espao de trabalho, para que possa ser restaurado mais tarde e passar para a outra janela aberta no momento.

Macros

Serve para exibir a lista de macros, no qual voc pode executar, criar ou excluir um macro.

Excel For Windows Office 2010

24

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________

EXERCCIOS PRTICOS
Digite a seguinte planilha abaixo: FICHA DE CONTROLE DE ESTOQUE SADA TOTAL QTD. Valor UN. TOTAL QTD.

DATA QTD.

ENTRADA Valor UN.

SALDO Valor UN. 4000 8200 8200 4200 8300 4100 8400 4300 8700 8700 TOTAL

01/09 02/09 03/09 04/09 05/09 06/09 SOMA 07/09 08/09 09/09 10/09 SOMA

10

4200 3 28 4000 8200 8300

4100 10

30 40 37 9 14 4 24 14 19 7

20 5

4300 10 4400 12 4300 8400

1. Salvar a pasta de trabalho, com um nome mreviso. Seqncia: Menu Arquivo, Salvar Como. Na caixa Nome de Arquivo, digite o nome mreviso. Selecione sua Pasta de Trabalho desejado e OK. 2. Alinhar o contedo das clulas. Seqncia: Selecionar clula que contm o ttulo Menu Pgina Inicial, na guia Clulas... Formatar, Formatar Clulas, Na guia Alinhamento, Selecione o alinhamento desejado (Horizontal e Vertical) e OK. Formatar as clulas que representam valores, com unidade monetria (R$) e duas casas decimais (0,00). Seqncia: Selecionar as clulas que representam os valores. Menu Pgina Inicial, Na guia Nmero Selecione Categoria Moeda e Cdigo de Formatao com duas casas decimais e OK. 4. Construir um grfico tipo Barras 3D com toda a planilha. 3.

Seqncia: Selecionar as clulas que contenham os dados que iro compor os dados. Menu Inserir, escolha Grficos. Escolha o tipo de Grfico desejado e ok.

Excel For Windows Office 2010

25

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ EXERCCIO N 1

Digite a seguinte planilha abaixo: A CALCULO DE SALRIO FUNCIONRIOS Joo da Silva Antnio Carlos Maria R. Gomes Pedro Gomes Jos Oliveira Ana Rita Silva TOTAL FOLHA PGTO. B C D

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 1. 2. 3. 4.

SALRIO BASE 1350 1000 575 820 750 575 =SOMA(B5:B10)

PRMIO =(B5*5%) =(B6*5%) =(B7*5%) =(B8*5%) =(B9*5%) =(B10*5%) =SOMA(C5:C10)

TOTAL SALRIO =SOMA(B5:C5) =SOMA(B6:C6) =SOMA(B7:C7) =SOMA(B8:C8) =SOMA(B9:C9) =SOMA(B10:C10) =SOMA(D5:D10)

Copiar as frmulas de clculo, para as demais clulas. Formatar as clulas com Bordas. Alinhar o contedo das clulas. Salvar o arquivo na sua pasta de trabalho, com um nome exercicio1.

Excel For Windows Office 2010

26

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ EXERCCIO N 2

Digite as seguintes planilhas abaixo: DIGITAR NA PASTA PLAN1 A PRODUTOS AUCAR ARROZ FEIJO LEO SAL CAF FARINHA B JANEIRO (R$) 0,90 1,20 2,00 1,10 0,45 3,20 0,90 C FEVEREIRO (R$) =(B3*Plan2!C3) =(B4*Plan2!C4) =(B5*Plan2!C5) =(B6*Plan2!C6) =(B7*Plan2!C7) =(B8*Plan2!C8) =(B9*Plan2!C9) D MARO (R$) =(C3*Plan2!D3) =(C4*Plan2!D4) =(C5*Plan2!D5) =(C6*Plan2!D6) =(C7*Plan2!D7) =(C8*Plan2!D8) =(C9*Plan2!D9)

1 2 3 4 5 6 7 8 9

DIGITAR NA PASTA PLAN2 A PRODUTOS AUCAR ARROZ FEIJO LEO SAL CAF FARINHA B JANEIRO 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% C FEVEREIRO 105% 106% 105% 108% 109% 112% 115% D MARO 108% 105% 109% 112% 110% 108% 105%

1 2 3 4 5 6 7 8 9 1. 2. 3. 4.

Classificar em ordem crescente a coluna PRODUTOS. Dar Autoformatao planilha. Dar novas larguras s colunas Salvar o arquivo na sua pasta de trabalho, com um nome exercicio2.

Excel For Windows Office 2010

27

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ EXERCCIO N 3

Digite as seguintes planilhas abaixo: A DEPARTAMENTOS Montagem Compras Vendas Tcnico SOMA MDIA MXIMO MINMO B MICROS 52 31 72 85 =SOMA(B3:B6) =MDIA(B3:B6) =MXIMO(B3:B6) =MINMO(B3:B6) C MONITORES 65 42 92 64 D MOUSE 82 73 52 23

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1.

Inserir uma nova coluna entre os produtos, monitor e mouse, tendo os seguintes dados e complete os dados:

IMPRESSORA
45 60 75 92 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Dar orientao paisagem pgina. Colocar Cabealho SENAC - S na seo Direita. Retirar as linhas de grades da planilha para imprimir. Mudar a escala da planilha para imprimir. Substituir a palavra DEPARTAMENTOS pela palavra SETORES. Formatar as clulas com Bordas e Sombreamento Salvar o arquivo na sua pasta de trabalho, com um nome exercicio3.

Excel For Windows Office 2010

28

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ EXERCCIO N 4

Digite as seguintes planilhas abaixo:

PLANILHA DE PRODUO AUTOMOBILSTICA


3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 A VECULOS MONZA GLS GOL CL ESCORT 1.8 GL OMEGA CD SANTANA CD CHEVETTE 1.6 FUSCA 1600 VECTRA 2.0 GSI B 1992 2120 1700 2125 0 3000 3540 1220 0 C 1993 2200 1965 2500 0 2410 3270 2411 0 D 1994 1972 2568 1478 2599 2478 2365 3258 1324 E 1995 1987 2547 2456 1589 2540 2364 4520 1358 F 1996 2548 4856 3652 2489 4562 2546 1265 1758

1. 2. 3. 4.

Construir um grfico tipo Colunas 3D com todos os veculos e seus respectivos Anos de Produo. Construir um grfico tipo Barras 3D com os veculos dos Anos de 1992 e 1996. Modificar o Tipo do Grfico Colunas 3D para Pizza 3D. Salvar o arquivo na sua pasta de trabalho, com um nome exercicio4.

Excel For Windows Office 2010

29

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ EXERCCIO DE REVISO GERAL

EXERCCIO DE REVISO N 1 Digite a seguinte planilha abaixo: A VENDEDOR B PRODUTOS C QUANTIDADE D P.U. E VALOR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Joo da Silva

Microcomputador Impressora CD-ROM Drive 1,44 Mb Monitor SVGA

50 90 50 70 120 =SOMA(C4:C8)

520,00 250,00 370,00 180,00 350,00

=(C4*D4) =(C5*D5) =(C6*D6) =(C7*D7) =(C8*D8) =SOMA(E4:E8)

TOTAL... Pedro da Silva Microcomputador Impressora CD-ROM Drive 1,44 Mb Monitor SVGA

45 60 35 80 50 =SOMA(C12:C16)

520,00 250,00 370,00 180,00 350,00

=(C12*D12) =(C13*D13) =(C14*D14) =(C15*D15) =(C16*D16) =SOMA(E12:E16)

TOTAL... Jos da Silva Microcomputador Impressora CD-ROM Drive 1,44 Mb Monitor SVGA

35 30 45 50 150 =SOMA(C20:C24)

520,00 250,00 370,00 180,00 350,00

=(C20*D20) =(C21*D21) =(C22*D22) =(C23*D23) =(C24*D24) =SOMA(E20:E24)

TOTAL...

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Alterar o Tipo de fonte da planilha. Negritar e Sublinhar o Ttulo. Dar novas larguras s colunas. Dar alinhamento ao ttulo entre colunas selecionadas. Formatar Clulas com Bordas e Sombreamento. Formatar clulas que representam valores com separador de milhares e duas casas decimais. Classificar os produtos em ordem Crescente. Dar autoformatao Planilha. Configurar margens Esquerda e Direita para 3,5 cm. Personalizar Cabealho e Rodap. Retirar linhas de grade de Impresso. Dar orientao Paisagem Pgina. Ajustar a escala na pgina para 90%. Inserir quebra de pgina a cada vendedor. Dar proteo s clulas da planilha. Salvar o arquivo na sua pasta de trabalho, com um nome exercrev1.

Excel For Windows Office 2010

30

SENAC-S/ MURS INFORMTICA


________________________________________________________________________________________ EXERCCIO DE REVISO N 2 Digite a seguinte planilha abaixo: A PERODOS 1993 1994 1995 1996 1997 B HOMENS 15800 17000 13500 16700 18900 C MULHERES 16500 15000 17900 14800 12900

1 2 3 4 5 6 7 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Criar um grfico Colunas3D, com os dados Perodos, Homens e Mulheres. Criar um grfico em Tortas, com os dados - Perodos e Mulheres. Dar nova formatao aos grficos. Configurar margens de Pgina e Orientao do Papel. Ajustar a escala dos grficos para o tamanho da pgina. Colocar Cabealho e Rodap nos grficos. Dar ttulos aos grficos. Salvar o arquivo na sua pasta de trabalho com o nome exercrev2..

Excel For Windows Office 2010

31

Vous aimerez peut-être aussi